ACIF lança convite à apresentação de ideias para valorizar o setor do Turismo
A ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal acaba de lançar, na sua página web, um convite às empresas da Região da Madeira para apresentarem ideias e projetos inovadores que beneficiem o setor do Turismo. O prazo de apresentação das propostas decorre até janeiro de 2025.
Publituris
SIXT revoluciona mobilidade urbana em Portugal
Movimento nos aeroportos de Cabo Verde bate recorde em 2024
Governo dos Açores está contra aplicação de qualquer taxa turística na região
Pinto Lopes Viagens tem novas “Viagens com autores” e novos convidados
Tax free estimula gastos de turistas estrangeiros no Brasil
Viagens dos residentes invertem trajetória de quebra e crescem 2,6% no 3.º trimestre de 2024
Costa Cruzeiros também participa na Feira de Emprego e Carreiras Azuis
Taxa turística de Lisboa vai pagar reabilitação da Tapada das Necessidades
American Airlines aumenta lucro para 812,7M€ em 2024
Ryanair transporta mais de 160 milhões de passageiros nos primeiros nove meses do exercício 2025, mas regista quebra nos lucros
O convite visa selecionar 15 projetos e soluções na Região que “tenham criatividade e elevado potencial de inovação, sustentabilidade a longo prazo e replicabilidade na área do turismo, no entanto, as empresas promotoras não têm que pertencer necessariamente ao setor do turismo, poderão ser empresas parceiras ou fornecedoras, que aportem valor a este setor”, indica a nota, que acrescenta que os projetos devem centrar-se em, pelo menos, uma das seguintes áreas temáticas: Transição verde e digital; Turismo regenerativo; Ligação entre o Turismo e a Agricultura.
Cada projeto selecionado, revela ainda a ACIF, receberá um montante fixo de 25 mil euros bem como consultoria e apoio personalizado durante a fase de implementação que deverá durar cerca de 15 meses, iniciando-se a partir de abril de 2025, data em que serão conhecidos os projetos selecionados.
Estes apoios enquadram-se no âmbito do projeto SMARTIES para PME, financiado pelo programa COSME da União Europeia, envolvendo oito parceiros de seis países europeus, Itália, Grécia, Croácia, Eslovénia, Portugal e Chipre, visando reforçar a competitividade das PME no setor do turismo, através do desenvolvimento das suas capacidades para realizar a dupla transição verde e digital e promover a inovação, a resiliência, a sustentabilidade e a qualidade ao longo da cadeia de valor do turismo na região mediterrânica da UE. Neste caso, a ACIF-CCIM funciona como entidade parceira.