Edição digital
Assine já
PUB

Foto: Depositphotos.com

Destinos

Proteção do turismo costeiro e marinho exige 65 mil milhões de dólares

Segundo contas feitas pelo WTTC, são necessários 65 mil milhões de dólares por ano para proteger o turismo costeiro e marinho da crise climática.

Publituris

Foto: Depositphotos.com

Destinos

Proteção do turismo costeiro e marinho exige 65 mil milhões de dólares

Segundo contas feitas pelo WTTC, são necessários 65 mil milhões de dólares por ano para proteger o turismo costeiro e marinho da crise climática.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Turismo europeu regista forte desempenho no terceiro trimestre
Análise
“Espanha Verde”: uma marca turística 4 em 1
Destinos
“Viajante multifacetado e complexo” viaja mais e combina viagens domésticas e internacionais
Destinos

Ao apelar a um investimento climático urgente no turismo costeiro e marinho para o proteger da escalada dos riscos climáticos, o World Travel & Tourism Council (WTTC) afirma que é necessário um investimento anual de 30 mil milhões de dólares (cerca de 28,5 mil milhões de euros) para a redução direta das emissões, com necessidades totais que atingem os 65 mil milhões de dólares (cerca de 62 mil milhões de euros) quando se incluem os esforços de adaptação climática.

As contas são apresentadas no relatório “Quantifying Coastal and Marine Tourism and Protecting Destinations”, desenvolvido pelo WTTC em colaboração com o Grupo Iberostar e a Oxford Economics, sublinhando a dupla necessidade de ação climática e de construção de resiliência.

PUB

Em 2023, o turismo costeiro e marinho gerou diretamente 1,5 biliões de dólares (mais de 1,4 biliões de euros) e apoiou 52 milhões de empregos a nível mundial, representando cerca de 50% das despesas de todos os turistas a nível mundial, gerando 820 mil milhões de dólares (cerca de 780 mil milhões de euros) em receitas fiscais diretas.

PUB

Reconhecendo a importância económica, a pegada ambiental do turismo costeiro e marinho “exige medidas rápidas de atenuação e adaptação”, afirma o WTTC, destacando o relatório que turismo costeiro e marinho contribuiu diretamente com 0,8% das emissões globais de GEE em 2023, o que equivale a 390 milhões de toneladas de CO₂.

“Os destinos costeiros em todo o mundo, especialmente aqueles em regiões vulneráveis, enfrentam ameaças crescentes das alterações climáticas, incluindo a subida do nível do mar, condições meteorológicas extremas e erosão costeira”, salienta o WTTC.

“Os pequenos estados insulares em desenvolvimento e as zonas costeiras do Pacífico, em particular, estão sob forte pressão, com o aumento das deslocações relacionadas com o clima e as perdas económicas a colocarem desafios urgentes”, reconhece a entidade, afirmando que “isto torna claro que os investimentos na ação climática não são apenas essenciais, mas urgentes”.

Para Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, “o turismo costeiro e marinho é uma tábua de salvação para milhões de pessoas em todo o mundo. A proteção da nossa costa e da vida marinha não é apenas uma necessidade ambiental, é um imperativo social. O nosso relatório quantifica a dimensão do desafio. A redução do impacto ambiental do turismo costeiro e marinho pode custar 65 mil milhões de dólares por ano”.

Foto: Depositphotos.com
Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
PUB
Distribuição

CATAI com partidas garantidas para seis destinos na Páscoa

A CATAI, operador turístico do grupo Ávoris colocou no mercado seis destinos para a Páscoa de 2025, em saídas especiais e partidas garantidas (voos internacionais de allotment), desde Lisboa ou Porto.

Para o programa “Japão Feudal” (11 dias,  desde 4.560 euros), a saída está agendada para 9 de abril, enquanto o “Tailândia Essencial” será no dia 12 de abril de 2025, num circuito de 12 dias, desde 2.590 euros por pessoas. Por sua vez o “Bali Essencial”, tem partida marcada para 13 de abril. Esta será uma viagem com a duração de 10 dias, com preços por pessoa a partir de 2.155 euros.

A Índia (sete dias com valores desde 1.695 euros por pessoa) está igualmente na programação especial Páscoa do operador turístico, com partida a 13 de abril 2025, bem como o Vietnam, que está marcada para o dia 14 de abril, numa viagem de 10 dias desde 2.690 euros, e ainda o “Sri Lanka Clássico”, com saída a 15 de abril do próximo ano, com o pacote de nove dias a custar desde 2.485 euros por pessoa.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Aviação

Ryanair satisfeita com decisão da CNMC relativamente ao congelamento das taxas da AENA

Conhecida que foi a decisão da Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC), a Ryanair congratula-se com o congelamento das taxas das AENA para 2025.

A Ryanair saudou a decisão da Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) – o equivalente à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários portuguesa – de aceitar o recurso da companhia aérea de origem irlandesa “contra o monopólio do operador aeroportuário AENA”.

Apesar da decisão do Governo espanhol, em 2021, de congelar as taxas nos aeroportos da AENA até 2026, o operador aeroportuário tem tentado aumentar as taxas todos os anos, especialmente nos aeroportos regionais de Espanha, onde o tráfego continua abaixo dos níveis anteriores à crise da COVID.

Embora a decisão da CNMC seja positiva, “não resolve os problemas dos aeroportos regionais espanhóis”, diz a Ryanair, avançando que estes são “cronicamente mal servidos e subutilizados devido a taxas aeroportuárias monopolistas excessivas e a regimes de incentivos ineficazes, que são completamente ineficazes no apoio à política regional do Governo”.

Assim, explica a Ryanair, em comunicado, “a única forma de estimular o crescimento dos aeroportos regionais é aplicar taxas baixas, o que, por sua vez, exige custos de acesso competitivos”. E dá o exemplo do aeroporto de Castellón para “compreender como aumentar a conetividade, o turismo de entrada e o emprego”. “O aeroporto não pertencente à AENA conseguiu uma década de crescimento graças a operações eficientes e a tarifas competitivas, o que o tornou o aeroporto de mais rápido crescimento em Espanha nos últimos cinco anos”.

Embora a decisão da CNMC constitua, segundo refere a Ryanair, “um passo na direção certa” para as regiões espanholas (protegendo-as do aumento das taxas em 2025), “não anula os aumentos injustificados e excessivos das taxas da AENA em 2023 e 2024, que já obrigaram a Ryanair a abandonar os seus planos de investimento em Espanha e a reafetar cinco aeronaves de Espanha para outros países da UE mais competitivos”.

A Ryanair pede agora à CNMC que anule os aumentos de tarifas de 2023 e 2024 da AENA, que, tal como os seus planos de aumento de tarifas para 2025, “violam o congelamento de tarifas de 2021 do Governo espanhol”. E admite que, “caso contrário, os recursos continuarão a migrar da Espanha regional para locais mais competitivos na Europa”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Setores ligados ao Turismo entre os que mais recuam na constituição de novas empresas

Segundo o relatório Informa Business by Data, até final de novembro, a criação de novas empresas nos Transportes e Alojamento e restauração desceu 23% e 3,3%, respetivamente, numa tendência que foi acompanhada por mais de metade dos setores económicos.

Os setores ligados ao Turismo, nomeadamente os Transportes e o Alojamento e restauração, estão entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até novembro, avança a Informa D&B, que diz a criação de novas empresas nestes setores desceu 23% e 3,3%, respetivamente, comparativamente ao mesmo período de 2023.

Os dados do relatório Informa Business by Data, mostram que, até novembro, foram criadas 47.117 novas empresas em Portugal, o que corresponde a uma descida de 2,8% (-1.348 empresas) face ao mesmo período do ano passado.

“Este é o quarto mês em que a constituição de empresas recua consecutivamente”, indica a Informa D&B, explicando que novembro veio confirmar uma “tendência de abrandamento neste indicador”, que revelou descidas em mais de metade dos setores.

Nos setores ligados ao Turismo, os Transportes foram onde o número de novas empresas constituídas mais desceu, numa descida que chegou aos 23% e representou menos 1.292 constituições de empresas face a igual período do ano passado, com a Informa D&B a sublinhar que a quebra neste setor “só por si justifica a quase totalidade da descida global do indicador”.

Além dos Transportes, também o Alojamento e restauração viu serem constituídas menos empresas que em período homólogo do ano passado, apresentando uma descida de 3,3%, equivalente à constituição de menos 161 empresas.

O setor Grossista (-11%; -247 constituições de empresas) e a Agricultura e outros recursos naturais (-8,5%; -130 constituições de empresas) estiveram também entre os setores com menores constituições de empresas.

Em sentido contrário estiveram setores como a Construção, que registou o maior aumento na constituição de novas empresas (+7,2%; +388 constituições de empresas) e manteve a forte tendência de subida verifica nos últimos nove meses, mas também os Serviços empresariais (+1,7%; +132 constituições de empresas); os Serviços gerais (+0,4%; +30 constituições de empresas); as Tecnologias da informação e comunicação (+0,2%; +5 constituições de empresas) e as Atividades imobiliárias (+0,3%; +15 constituições de empresas).

O relatório da Informa D&B diz ainda a região Centro e as Regiões Autónomas da Madeira e Açores foram as únicas a registar “aumento no número as constituições de empresas no acumulado dos 11 meses”, com aumentos de 3,5%, 14% e 20%, respetivamente.

Encerramentos descem mas insolvências aumentam

O relatório Informa Business by Data mostra ainda que, até final de novembro, foram registados 11.480 encerramentos de empresas, o que corresponde a um decréscimo de 6,9% face ao período homólogo.

Nos últimos 12 meses, acrescenta a Informa D&B, houve 14 513 encerramentos, representando uma descida mais ligeira de 5,1% relativamente aos 12 meses anteriores, que foi transversal a “quase todos os setores de atividade”.

Já os setores dos Transportes (+15%; +115 encerramentos de empresas), TIC (+6,9%; +56 encerramentos de empresas) e Energias e ambiente (+38%; +25 encerramentos de empresas) foram “os únicos cujo número de encerramentos aumentou na comparação a 12 meses”.

No que diz respeito às insolvências, verificou-se que, até final de novembro, houve 1.910 empresas que iniciaram um processo de insolvência, o que traduz um aumento de 5,9% (+107 empresas com processos de insolvência) face ao mesmo período do ano passado.

A Informa D&B diz que esta subida foi “transversal a mais de metade dos setores de atividade”, ainda que tenha sido mais visível no “setor das Indústrias (+25%; +107 empresas com processo de insolvência), sobretudo nas Indústrias de Têxtil e Moda (+30%; +69 empresas com processo de insolvência) e em especial no distrito do Porto (+63%; +48 indústrias de têxtil e moda com processos de insolvência)”.

 

 

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
PUB
Transportes

Euroairlines com novo serviço charter entre Paris CDG e Punta Cana

A Eurolines ligará Paris a Punta Cana em dois períodos distintos a partir de fevereiro de 2025.

O grupo Euroairlines lançou um novo serviço charter que liga Paris a Punta Cana. O serviço estará disponível de 7 de fevereiro a 3 de maio, 2025, e novamente de 25 de novembro de 2025 a 26 de maio do ano seguinte.

De acordo com o CEO do grupo Euroairlines, Antonio López-Lázaro, “esta nova rota demonstra o nosso compromisso com o mercado francês e apoia a recuperação do turismo francês para a República Dominicana”.

Este produto turístico já está disponível através dos principais canais de distribuição e agências de viagens.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Aviação

TAAG abre mais quatro destinos domésticos no novo Aeroporto Internacional de Luanda

Saurimo, Luena, Dundo e Soyo são os próximos destinos a contar com voos domésticos da TAAG desde o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, Angola.

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola anunciou que, a partir de 10 de dezembro, vai passar a operar voos para mais quatro destinos domésticos a partir do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.

Saurimo, Luena, Dundo e Soyo são os próximos destinos a contar com voos domésticos da TAAG desde a nova infraestruturas, que foi inaugurada em novembro de 2023 e a partir de onde a companhia aérea angolana já tinha iniciado os voos para Cabinda no passado mês de novembro.

Numa nota divulgada esta quinta-feira, 5 de dezembro, a TAAG diz que os voos domésticos para aqueles quatro destinos passam, a partir de 10 de novembro, a ser “operados exclusivamente” a partir do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.

Todos os voos já estão disponíveis para venda através dos canais oficiais da TAAG.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Aviação

Governo vai lançar novo concurso público para rotas não liberalizadas dos Açores e Madeira

O Governo reprogramou os encargos para a concessão dos serviços aéreos regulares nas rotas não liberalizadas da Madeira e Açores com o objetivo de lançar um novo concurso público, depois do anterior ter ficado deserto. Apesar das mudanças, o “valor máximo da despesa global autorizada” mantém-se, segundo comunicado do Conselho de Ministros.

O Governo vai lançar um novo concurso público para a concessão dos serviços aéreos regulares nas rotas não liberalizadas da Madeira e Açores, cujos encargo foram reprogramados, apesar de se manter o “valor máximo da despesa global autorizada”.

No comunicado do Conselho de Ministros desta quinta-feira, 5 de dezembro, o Governo explica que foram reprogramados “os encargos relativos à prestação de serviços aéreos regulares, em regime de concessão, nas rotas Lisboa/Horta/Lisboa, Lisboa/Santa Maria/Lisboa, Lisboa/Pico/Lisboa, Funchal/Ponta Delgada/Funchal e Funchal/Terceira/Funchal, para o período 2025-2030”.

Apesar das mudanças, refere o comunicado do Conselho de Ministros, o executivo manteve “o valor máximo da despesa global autorizada”, que é de 45 milhões de euros para um período de cinco anos, entre 2025 e 2030.

Esta nova versão, acrescenta a informação divulgada, visa permitir o lançamento de um novo concurso público para a concessão destes serviços aéreos, uma vez que o anterior procedimento, lançado em abril deste ano, ficou deserto.

“Dado que o concurso público anterior ficou deserto, o Governo ajusta as condições contratuais para as rotas em causa, procurando assegurar a exequibilidade e eficácia das referidas obrigações de serviço público, sem colocar em causa o sucesso do novo concurso público”, explica ainda o comunicado do Conselho de Ministros.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Aviação

IATA chega aos Emirados Árabes Unidos e abre centro de formação em Abu Dhabi

Prevê-se que, no próximo ano, o novo centro da IATA em Abu Dhabi disponibilize mais de 60 cursos, abrangendo áreas chave da aviação, como a segurança, proteção, sustentabilidade, operações aéreas, gestão aeroportuária e operações e gestão de carga.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) abriu um novo escritório e um centro de formação em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, que vai “apoiar o crescente setor da aviação no Médio Oriente” e formar a próxima geração de profissionais da indústria.

Num comunicado enviado à imprensa, a IATA explica que as instalações já receberam os primeiros estagiários e representantes da IATA, tendo sido inauguradas numa cerimónia que contou com a presença de Saif Mohammed Al Suwaidi, diretor-geral da Autoridade Geral de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos.

“A expansão da presença da IATA nos Emirados Árabes Unidos com um novo centro de formação reforça a posição do país como um centro de aviação global. Ter uma organização internacional importante como a IATA a expandir a sua presença aqui também demonstra a atratividade de Abu Dhabi e a sua proposta de valor”, afirmou o responsável, durante a inauguração do espaço.

O novo escritório da IATA vai prestar serviços a companhias aéreas, parceiros estratégicos e governos no Médio Oriente, disponibilizando programas de formação de ponta numa vasta gama de disciplinas da aviação, de forma a apoiar o desenvolvimento de profissionais da indústria e fortalecendo as capacidades do setor no Médio Oriente.

“Ao expandir a nossa presença física neste centro de aviação global, seremos capazes de apoiar de forma mais eficiente as nossas companhias aéreas, estagiários de toda a cadeia de valor da aviação e as muitas partes interessadas da indústria. O nosso objetivo é facilitar o crescimento bem sucedido do setor da aviação da região”, acrescentou Kamil Alawadhi, vice-presidente Regional da IATA para África e Médio Oriente.

Prevê-se que, no próximo ano, o novo centro da IATA em Abu Dhabi disponibilize mais de 60 cursos, abrangendo áreas chave da aviação, como a segurança, proteção, sustentabilidade, operações aéreas, gestão aeroportuária e operações e gestão de carga.

O centro destina-se a formar profissionais das várias da aviação, desde companhia aéreas, a aeroportos, órgãos reguladores e outras partes interessadas, fornecendo treino “essencial para enfrentar os desafios de um cenário de aviação global em rápida evolução”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

FITUR Talent 2025 aborda estratégias para atrair e reter talentos no turismo

A FITUR Talent organiza a sua 6.ª edição com foco na atração e retenção de talentos no setor do turismo.

A FITUR Talent, secção organizada pela FITUR em colaboração com a empresa de comunicação EDUCACIÓN 3.0, realizará a sua 6.ª edição sob o lema “Como atrair e reter o talento na indústria do turismo. Boas práticas e casos de sucesso”.

No dia 23 de janeiro, no pavilhão 10, o foco estará nas pessoas, no talento, na educação e na formação profissional, procurando oferecer soluções práticas adaptadas às necessidades da indústria do turismo.

A indústria do turismo, responsável por 348 milhões de empregos diretos e indiretos em todo o mundo, de acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), enfrenta uma concorrência crescente pelo talento devido às exigências de um mercado de trabalho mais especializado e competitivo. Perante esta realidade, a FITUR Talent 2025 procura oferecer soluções práticas adaptadas às necessidades do setor, destacando a importância de políticas inovadoras para atrair e reter os melhores profissionais.

Assim, a FITUR Talent será uma jornada de reflexão em que especialistas em RH, representantes de instituições académicas e líderes da indústria debaterão os desafios e oportunidades na gestão de talentos no setor do turismo e na educação e formação de profissionais ágeis e preparados para interagir com o novo turista digital e para trabalhar com as novas tecnologias que estão a impactar o negócio do turismo (IA, big data, IoT, etc.).

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Hotelaria

Ocupação de hotéis do Algarve subiu 8,9% em novembro

De acordo com os números avançados pela AHETA, os hotéis do Algarve registaram um aumento de 8,9% na ocupação de quartos em novembro, face ao ano passado, para 43,3%.

De acordo com dados provisórios avançados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), a taxa de ocupação das unidades de alojamento algarvias foi em novembro superior em 3,6 pontos percentuais face ao mesmo mês do ano anterior, tendo passado de 39,8% em 2023 para 43,3% este ano.

De assinalar que a percentagem de ocupação no mês passado é idêntica à verificada no mesmo mês de 2019 (43,8%), o último ano antes da pandemia de covid-19, que antecedeu os 12,0% de 2020.

Segundo o resumo mensal da evolução da hotelaria elaborado pela AHETA, os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o britânico (mais 7,4%), o espanhol mais 40%) e o alemão mais 11%).

O mercado nacional registou uma subida homóloga de 6,7%, segundo os números daquela associação.

Por outro lado, a estadia média foi de quatro noites, um valor semelhante ao verificado no mês homólogo do ano anterior.

As estadias médias mais prolongadas foram as do mercado sueco, com 9,5 noites, e do holandês, com 7,4, concluiu

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Charmain da Airmet preocupado com a concentração do mercado

O charmain da Airmet, Miguel Quintas demonstrou preocupação face à concentração do mercado das agências de viagens e grupos de gestão, referindo-se, indiretamente à aquisição da DITGestión pela Ávoris Corporación Empresarial.

“Recebemos a notícia de que a autoridade de concorrência espanhola está para aprovar a compra de um grupo concorrente, que está presente em Portugal e também em Espanha, por um grande grupo económico”, disse recentemente aos jornalistas, avançando que “o poder de um grupo vertical daquela dimensão comprar uma rede em Portugal, que é concorrente direta da Airmet e de outros grupos de gestão, é um fator de preocupação altíssimo”.

Assim, Miguel Quintas considera ser importante conhecer “o que é que quer este grupo económico fazer no setor da distribuição, como é que vai concorrer a completar-se esta transação, como é que vai concorrer com os grupos existentes e que tipo de potencial conflito económico e estratégico poderá surgir para os grupos atuais das agências de viagens”.

E isto, “a mim pessoalmente, e enquanto futuro, põe-me em sobressalto”, porque “as agências de viagens portuguesas, as independentes, e as demais, têm de dar uma resposta a isto”, evidenciou.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.