Lançado relatório de estratégia de sustentabilidade para aeroportos
Esta orientação da ACI World fornece a primeira visão geral dos tópicos materiais para ajudar os aeroportos a construir as estratégias de sustentabilidade.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Airports Council International (ACI) World lançou um relatório abrangente para ajudar executivos de aeroportos na sua estratégia holística de sustentabilidade enquanto trabalham para alinhar as iniciativas locais com tópicos e objetivos internacionais comuns.
A Estratégia de Sustentabilidade Mundial para aeroportos em todo o mundo da ACI (ACI World Sustainability Strategy for Airports Worldwide), que se baseia nas estratégias de sustentabilidade da ACI EUROPE para aeroportos, fornece uma visão geral de como a aviação sustentável pode contribuir para os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) da ONU e fornece a primeira visão geral sobre os tópicos da sustentabilidade material mais relevante e comumente relatados. Com base na recolha de dados rigorosa de mais de 80 aeroportos em todo o mundo e em diversas pesquisas, os tópicos cobertos incluem qualidade de serviço, desenvolvimento de infraestrutura e operações seguras e eficientes.
O relatório também fornece case studies que mostram as melhores práticas sobre como os aeroportos estão a implementar iniciativas de sustentabilidade social, ambiental e económica, incorporando-as na estratégia de negócios e operação geral.
“Embora a sustentabilidade seja um tópico altamente influenciado por questões locais, questões globais como mudanças climáticas e tendências globais relacionadas a relatórios ambientais, sociais e de governança (ESG) também surgiram”, afirma o diretor-geral da ACI, Luis Felipe de Oliveira, em nota no site da ACI.
O responsável pela entidade vai, inclusivamente, mais longe ao afirmar que “a comunidade financeira está a pedir mais uniformidade e harmonização nas formas como as partes interessadas relatam a sustentabilidade, incluindo os tópicos materiais que escolhem relatar. Uma maior consistência a este respeito facilitaria a tomada de decisões seguras, reduzindo os riscos relacionados com as classificações de crédito de sustentabilidade e a alocação de financiamento e investimento que requerem critérios de sustentabilidade.
De referir que, em junho de 2021, os aeroportos membros da ACI a nível global, comprometeram-se com o carbono zero líquido até 2050. Mais de 350 aeroportos foram credenciados sob o programa “ACI Airport Carbon Accreditation”, o único padrão de certificação de gestão de carbono endossado institucionalmente para aeroportos.
Mais recentemente, a ACI World lançou as “Melhores Práticas de Recuperação Sustentável” (ACI World Sustainable Recovery Best Practice), bem como “Case Studies de Recuperação Sustentável” (ACI World Sustainable Recovery Case Studies), que ajudam os aeroportos a incorporar a sustentabilidade nos esforços de recuperação.