Minas Gerais mostra-se em Portugal
A iniciativa “Minas em Portugal” inclui um programa de capacitação, que decorrerá no dia 15, em Lisboa, seguido de um jantar com gastronomia mineira, roadshow e participação no Essência do Vinho, visando atrair turistas e investimentos.
Publituris
O estado brasileiro de Minas Gerais encontra-se em Portugal para apresentar os seus atrativos turísticos, culturais e gastronómicos, promovendo iniciativas que facilitam o intercâmbio de negócios e investimentos, além de reforçar as relações económicas e comerciais bilaterais.
Neste contexto, será realizado um programa de capacitação em turismo e investimento no dia 15 de novembro, no hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, seguido de um jantar que destacará a gastronomia mineira. Além disso, Minas Gerais marcou presença no evento Essência do Vinho – Lisboa, promovendo o destino e os produtos regionais, como vinhos, queijos, cachaças, azeites e a cozinha mineira. A iniciativa integra a “Semana da Gastronomia Mineira”, durante a qual, esta quarta-feira, dia 13 de novembro, o chef lisboeta João Sá acolherá o chef mineiro Caio Soter no seu restaurante Sála, convidado pelo Governo de Minas Gerais, Grupo Fartura e Essência Company.
“Minas Gerais e Portugal têm uma ligação profunda, partilhando a língua e raízes culturais e históricas. Com apenas algumas horas de distância, acreditamos que, ao fortalecer a cooperação e as relações bilaterais, podemos aumentar o fluxo turístico entre os dois destinos, além de criar novas oportunidades de negócios para investidores e empresários portugueses e brasileiros, impulsionando as exportações, importações e o crescimento conjunto dos dois mercados”, defendeu Romeu Zema, governador do estado.
Recentemente, as relações entre os dois países foram reforçadas com a assinatura de um Memorando de Interesse entre o Governo de Minas Gerais e a Câmara de Comércio Portuguesa, realizado no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), no dia 4 de outubro. O estado já havia promovido ações na BTL em Lisboa, na Wine & Travel Week e no Essência do Vinho no Porto, e está atualmente a implementar o projeto “Minas em Portugal”, com iniciativas voltadas para ampliar parcerias, estabelecer colaborações com cidades portuguesas e fomentar o comércio mineiro junto aos empresários locais. O projeto inclui ainda intercâmbio cultural, programas de capacitação, eventos de networking e iniciativas para atração de investimentos.
O investimento direto português no Brasil atingiu um pico histórico em 2022, segundo o Banco Central do Brasil, e Minas Gerais tem beneficiado dessa tendência. Entre 2019 e 2024, foram formalizados investimentos portugueses no estado, totalizando 120 milhões de reais, através de projetos como a nova unidade hoteleira Vila Galé Brasil, que criará 120 postos de trabalho em Ouro Preto, neste caso, no turismo.
Minas Gerais tem-se afirmado como um destino turístico atrativo para portugueses, sendo o segundo maior mercado emissor de turistas, com 44.670 registos (valores de 2023), superando os números pré-pandemia.