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Congresso APAVT

Congresso APAVT: Pedro Machado destaca importância da cooperação ibérica

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que discursava na sessão de abertura do 49º Congresso da APAVT, em Huelva, destacou a importância da cooperação ibérica na área do turismo, bem como os desafios que se colocam ao setor.

Carolina Morgado
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Congresso APAVT: Pedro Machado destaca importância da cooperação ibérica

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que discursava na sessão de abertura do 49º Congresso da APAVT, em Huelva, destacou a importância da cooperação ibérica na área do turismo, bem como os desafios que se colocam ao setor.

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O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado realçou a sustentabilidade como um dos temas que unem as agendas de vários países e organizações,  mas também amplamente analisado na Cimeira Ibérica que decorreu esta semana em Faro, e cujas conclusões refletem “a pressão sobre os nossos recursos, em particular os hídricos”, apontando que “uniram os nossos dois nossos países, os nossos dois governos, no sentido de uma proposta de valor e de responsabilidade, sobretudo para os anos vindouros, mas não é apenas a pressão sobre os recursos, é também o fenómeno da mitigação das alterações climáticas, um tema que nos deve ocupar a todos, em particular, àqueles e àquelas como nós que representamos o setor do turismo, que trata de uma matéria prima muito especial: pessoas”.

Pedro Machado reforçou a necessidade de fazer deste território que é a Península Ibérica, “a maior placa recetiva do mundo”. Para isso, disse, “estamos a trabalhar nesta e noutras agendas, com vista a encontrarmos, quer nos observatórios, quer na recolha de informação, mas muito, no tratamento dessa informação que nos permita consolidar e justificadamente, podermos tomar opções estratégicas para os desígnios do futuro da nossa comunidade”.

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Segundo o governante, quando Portugal assume o compromisso da sustentabilidade ao rubricar a Declaração de Belém, saída da última cimeira do G-20, que teve lugar no Brasil, “percebemos que o turismo é identificado como aquilo que ficou denominado intensificador do desenvolvimento. Desenvolvimento que significa criação e captação de riqueza, desenvolvimento que significa mais coesão, e a coesão significa hoje e cada vez mais, um trabalho que não diz respeito a uma comunidade, mas a um conjunto dos territórios contíguos entre si e numa aposta cada vez maior no domínio da mobilidade e da conectividade”.

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Pedro Machado destacou ainda o trabalho que tem sido feito com vista a “reforçar verdadeiramente aquilo que é um espaço territorial que tem muito para dar ao mundo. Portugal e Espanha são de facto, essa maior placa recetiva que o mundo conhece em matéria de turismo, mas também queremos reforçar essa cooperação estratégica que já vínhamos a trabalhar há algum tempo”, lembrando as ações levadas a cabo pelas regiões portuguesas do Alentejo, Centro e Porto e Norte, e das espanholas Extremadura e Castilla e Leon, não só nas áreas de conjugação da promoção internacional, mas também da estruturação do produto.

Igualmente, o secretário de Estado do Turismo revelou que, em recente reunião em Elvas com a secretárias de secretária de Estado do Turismo de Espanha “reforçámos alguns dos aspetos, alguns dos programas que consideramos mais importantes para esta cooperação ibérica. Estamos a falar de projetos de redes, por exemplo, as fortalezas e os castelos de fronteira. Estamos a falar na gastronomia, estamos a falar do reforço de uma aptidão que Portugal e Espanha têm, sobretudo naquilo que é o seu património classificado pela UNESCO, e a forma como posicionamos os mais de 20 sítios patrimónios edificados que são hoje uma capacidade enorme de nos projetarmos do ponto de vista internacional e por isso, estamos, no fundo, a decidir esse reforço da cooperação”.

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Solférias anuncia a sua operação charter verão 2025 já disponível para reserva

O operador turístico Solférias apresenta a sua programação charter para o verão de 2025 já disponível para reserva e venda, com destaque para as novidades Egipto – Costa Norte, e Tunísia – Enfidha, que se juntam a alguns dos destinos favoritos dos viajantes portugueses como Cabo Verde, Porto Santo, Senegal, Saïdia, Hurghada ou Djerba.

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Com vista a proporcionar aos agentes de viagens portugueses as melhores propostas para os melhores destinos, a Solférias anunciou ao mercado a sua programação charter para o verão de 2025, já pode ser comercializado.

O operador turístico assegura que para esta programação, voltou a escolher os melhores parceiros, os melhores hotéis para a preferência de cada viajante, para poder apresentar a mais completa programação e fazer jus à frase: “O Mundo é Solférias”.

E para que o verão 2025 seja uma temporada ainda mais especial, o operador turístico preparou e programou antecipadamente a mais variada e completa oferta em voos especiais, para tornar não só mais cómoda, mas também mais fácil a escolha de quem viaja e de quem tem o papel tão importante de ajudar na escolha dos destinos de férias: os agentes de viagens.

 

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Transportes

Portugal e Espanha estabelecem “calendário ambicioso” para ligações ferroviárias de alta velocidade

Numa reunião bilateral, no âmbito da XXXV Cimeira Luso-Espanhola, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e o ministro dos Transportes e Mobilidade Sustentável de Espanha, Óscar Puente, apontaram o início da ligação ferroviária de alta velocidade Porto-Vigo para 2032, bem como 2034 no caso das ligações Lisboa-Madrid.

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O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e o seu homólogo espanhol Óscar Puente, ministro dos Transportes e Mobilidade Sustentável do Governo de Espanha, estiveram esta sexta-feira, 25 de outubro, reunidos “com vista a aproximar os dois países, entre outros meios, através das ligações transfronteiriças de ferrovia”, para as quais foi estabelecido um “calendário ambicioso”.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação, esta reunião bilateral, que decorreu no âmbito da XXXV Cimeira Luso-Espanhola, que decorreu esta semana, em Faro, serviu para reafirmar o compromisso entre os dois países nesta questão, nomeadamente nas ligações ferroviárias de alta velocidade entre o Porto e Vigo, assim como da Lisboa a Madrid, via Évora-Badajoz.

No caso da ligação em Alta Velocidade entre Porto e Vigo em 50 minutos, que incluirá
também ligação a Braga e ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, ambos os países reforçaram o compromisso estabelecido para 2032, enquanto no caso da  ligação de Alta-Velocidade entre Lisboa e Madrid em três horas, foram reforçadas as metas
com vista à sua conclusão até 2034.

“O diálogo entre os dois governos focou-se ainda no objetivo futuro comum de investimento no corredor ferroviário de transporte de mercadorias entre Aveiro-Salamanca-Irun, como corredor preferencial ibérico de ligação à Europa central, e ainda na intenção de desenvolvimento de estudos para futuras ligações Faro-Huelva-Sevilha e Porto-Vila RealBragança-Puebla Sanabria-Zamora-Madrid”, acrescenta a informação divulgada.

Para o Ministério das Infraestruturas e Habitação, estes são “passos importantes rumo à construção comum de um Corredor Mediterrânico e Atlântico, que fortalece a posição ibérica na Europa, através da infraestrutura ferroviária, cumprindo com os objetivos de rapidez, comodidade, e, acima de tudo, de sustentabilidade no transporte transfronteiriço”.

Além da ferrovia, a reunião bilateral entre os dois ministros de Portugal e Espanha serviu ainda para abordar “os compromissos comuns na infraestrutura rodoviária e de
transporte marítimo”.

 

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Aviação

Brasil interessado na TAP quer ver o que oferece ao mercado internacional

O ministro dos Portos e Aeroportos do Brasil admitiu que o seu Governo aguardará para ver o prospeto de privatização da TAP e a oferta para o mercado internacional, para avaliar com as companhias brasileiras o interesse em concorrerem.

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Depois de se reunir com o ministro português das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, em Lisboa, e no qual foi informado oficialmente pelo seu homólogo que “a TAP seria privatizada ao longo de 2025″, o ministro dos Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, sublinhou, em entrevista à Lusa, que “terá de aguardar o que vai ser oferecido ao mercado internacional”.

O Brasil acompanhará o processo, disse o ministro, mas ressalvando, que o executivo de Lula da Silva, respeitará institucionalmente “a decisão do governo português” e no encontro com o homólogo português foi referido que “qualquer companhia aérea no mundo pode participar” naquele processo.

Por isso, no regresso ao Brasil irá transmitir essa ideia no diálogo com a LATAM, com a Azul, com a GOL e outras companhias”, mesmo que “o governo brasileiro apoie e torça pelo fortalecimento das companhias aéreas do Brasil, mas qualquer compra de ativos compete ao mercado e às companhias aéreas”.

A 10 de outubro, em declarações públicas, o ministro português de Estado e das Finanças falava de três grupo interessados na privatização da companhia aérea portuguesa.

“Estamos em diálogo com as três companhias áreas [Lufthansa, Air France-KLM e IAG] que mostraram interesse na privatização da companhia, este é um diálogo preliminar, estamos a analisar a pretensão de cada uma destas companhias”, adiantou então Joaquim Miranda Sarmento, em conferência de imprensa, em Lisboa, após a entrega no parlamento da proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).

O Brasil, disse o ministro brasileiro à Lusa, o que pretende é poder ter “melhoria dos serviços prestado pela TAP” após a sua alienação a privados e para que a companhia aérea “possa preservar os voos” para o país e “se possa ampliar o diálogo entre a aviação brasileira e aviação portuguesa”.

Do seu homólogo português, leva a garantia que, “independentemente da privatização da TAP”, todas as rotas e voos que a companhia aérea tem hoje para o Brasil “serão preservadas” e que “será feito um trabalho, à medida que [a empresa] tenha novas aeronaves, para poder ampliar novas rotas e voos” para o mercado brasileiro.

Silvio Costa Filho, que considerou a reunião com o seu homólogo “muito positiva”, adiantou que nela falaram também de outras possibilidades para ampliar a relação bilateral entre o Brasil e Portugal.

Lembrando, que os dois países têm hoje “uma prioridade conjunta de estreitar cada vez mais o turismo de negócios e de lazer”, referiu que hoje, “no PIB (Produto Interno Bruto) de Portugal o turismo equivale a 15% e no Brasil equivale a 7%”.

Na sua opinião, isto quer dizer que os dois países têm “um amplo trabalho pela frente para fazer com que cada vez mais turistas brasileiros venham a Portugal e portugueses possam ir ao Brasil” em lazer e em negócios.

Um contexto, no qual ambos os governos sabem também que “a TAP é muito importante”.

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Destinos

Interesse dos europeus por viagens aumenta no outono/inverno e para locais menos conhecidos

Os europeus mantêm o interesse por viajar, com o mais recente relatório da ETC a indicar que 73% pretende fazê-lo neste outono/inverno e que os destinos na Europa continuam a estar no topo das preferências. O entusiasmo é maior entre as gerações mais jovens, indicando-se ainda que os viajantes estão a mudar a sua atenção para locais menos conhecidos.

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Os europeus demostram cada vez mais entusiasmo por viajar no outono/inverno. Prova disso, são os dados mais recentes divulgados pela European Travel Commission (ETC) que dá conta que 73% dos europeus pretendem viajar nesta altura do ano, correspondendo a um aumento de 6% face ao verificado em 2023.

Entre os mercados que demonstram mais interesse por viajar neste outono/inverno está o britânico, indicando a ETC que o Reino Unido lidera este ranking com 84% dos inquiridos a expressarem a vontade de realizar uma viagem, mais 10% face a igual período de 2023, seguindo-se o mercado alemão com 79% (+16%) e francês com 78% (+15%).

Os dados da ETC demonstram, igualmente, um entusiasmo crescente pelas viagens em todos os grupos etários na Europa, com o aumento mais notável entre os europeus mais jovens. As intenções de viagem entre o grupo etário dos 25-34 anos aumentaram para 75%, refletindo um aumento de 9% em relação ao ano anterior.

Do mesmo modo, 64% dos jovens entre os 18 e os 24 anos tencionam agora viajar, o que representa um aumento de 8%, enquanto 78% dos jovens entre os 35 e os 44 anos registam um aumento de 7%. Os viajantes mais jovens estão a planear fazer-se à estrada com mais frequência, com uma forte preferência por city breaks e férias relaxantes de sol e praia.

Os viajantes mais velhos na Europa também estão ansiosos por viajar, com 75% das pessoas com 55 anos ou mais a manifestarem o desejo de o fazer, o que representa um aumento de 4% nos seus planos. Quase metade (45%) planeia viagens com duração superior a sete noites, procurando sobretudo experiências ricas em Cultura e Património ou Natureza e Ar Livre. Estes viajantes mais velhos tendem a preferir destinos familiares com infraestruturas turísticas fiáveis.

A Europa continua a ser o destino mais popular entre os viajantes europeus que pretendem viajar no período em análise, destacando-se Espanha e a França, cada uma escolhida por 7% dos inquiridos, seguidas de perto pela Itália, com 6%. A Alemanha, a Áustria e a Grécia estão também entre os destinos preferidos, selecionados por 5% dos inquiridos.

Locais “novos”
O relatório revela também, pela primeira vez, os tipos de destinos que os europeus querem explorar dentro dos países que escolheram. Os dados mostram que 51% dos inquiridos estão a mudar a sua atenção para locais menos conhecidos, provavelmente para evitar a sobrelotação em locais populares. Especificamente, 38% procuram locais menos turísticos, enquanto 18% planeiam explorar áreas remotas e “novas” com infraestruturas mínimas.

As gerações mais jovens estão a liderar esta tendência, mostrando uma clara preferência por experiências fora dos circuitos habituais. Entre os europeus, os viajantes polacos (50%), espanhóis (45%) e holandeses (44%) estão a optar particularmente por locais mais calmos e menos viajados, liderando a mudança para joias escondidas.

Já relativamente aos gastos a realizar, à medida que 2024 se aproxima do fim, os viajantes europeus estão a mostrar uma preocupação cada vez menor com os custos de viagem no planeamento das suas férias. Atualmente, 19% manifestam preocupação com as despesas de viagem, uma queda de 3% em relação ao ano anterior. O orçamento mais comum, selecionado por 27% dos viajantes, é de 500 a 1.000 euros por pessoa e por viagem. Logo atrás, 26% planeiam gastar um montante mais elevado, de 1.500 a 2.500 euros, o que reflete um aumento de 3% em relação ao ano passado.

Apesar de uma diminuição das preocupações com os custos de viagem e a inflação, 15% dos inquiridos continuam preocupados com a sua situação financeira global. Outras preocupações significativas incluem a guerra russo-ucraniana em curso, que preocupa 13% dos inquiridos, e as tensões no Médio Oriente, que preocupam 9%.

Embora as preocupações com fenómenos meteorológicos extremos tenham diminuído 4% em relação ao ano passado, 10% continuam a manifestar-se preocupados. Além disso, 9% preocupam-se com potenciais perturbações nas viagens devido a greves ou falta de pessoal, e outros 9% estão preocupados com a sobrelotação nos destinos escolhidos.

Quando se trata de selecionar os destinos de férias, a segurança é o principal critério para 18% dos europeus, seguida de um clima estável e de pechinchas, ambos com 12%. Os habitantes locais simpáticos e acolhedores são também uma prioridade para 10% dos viajantes.

Miguel Sanz, presidente da ETC, reforça as conclusões do relatório da ETC, salientando que “ao abraçarmos estas diversas opções de viagem, podemos promover um turismo responsável, apoiando simultaneamente as economias locais e preservando o património cultural”.

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Icárion lança campanha especial para luas de mel 2025

Com o mote “Juntos até ao infinito”, o operador turístico Icárion acaba de lançar no mercado a sua campanha especial para as luas de mel de 2025.

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Para reservas até 8 de novembro e estadias entre maio e outubro do próximo ano, o operador turístico negociou ofertas exclusivas nos destinos com maior procura neste segmento, como são das Maldivas às Seychelles, da Tailândia à Indonésia ou até mesmo safaris.

Para esta ocasião, a Icárion também disponibilizará um catálogo online com todas as vantagens que os noivos de 2025 poderão usufruir, reservando no decorrer da campanha.
As ofertas exclusivas contemplam descontos adicionais em vários hotéis e circuitos, massagens grátis para o casal durante a lua de mel, pequenos-almoços flutuantes e upgrades de quarto de beach villas para water villas, por exemplo.

 

 

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Azul voa para 71 destinos e disponibiliza 2,6 milhões de lugares na temporada alta brasileira

Entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, a Azul vai voar para 71 destinos domésticos e disponibilizar 2,6 milhões de lugares à partida do seu hub da Vicacopos, em Campinas, São Paulo.

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A Azul anunciou que, entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, período que corresponde à temporada alta no Brasil, vai voar para 71 destinos domésticos e disponibilizar 2,6 milhões de lugares à partida do seu hub da Vicacopos, em Campinas, São Paulo.

Recife (PE), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Santos Dumont (RJ), Salvador (BA), Galeão (RJ), Cuiabá (MT) e Florianópolis (SC) são algumas das rotas da Azul que vão contar com um reforço de oferta desde Viracopos, que chega aos 15% face a igual período do ano passado.

“Esse número expressivo de assentos que disponibilizaremos durante a alta temporada deste ano reflete a confiança dos nossos clientes e a importância de Campinas como nosso principal hub. Estamos aumentando a nossa malha para garantir mais opções e flexibilidade, conectando os nossos clientes a um número ainda maior de destinos. A expectativa para essa alta temporada é muito boa, e acreditamos que esses voos vão atender à demanda de passageiros e proporcionar uma ótima experiência de viagem”, afirma Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planeamento Estratégico e Alianças da Azul.

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Vila Galé inaugura Adega do Paço do Curutelo

A Adega do Paço do Curutelo resulta de um investimento de 3,4 milhões de euros dos grupos Vila Galé e Madre, e faz parte de parte de um projeto de enoturismo que inclui a construção do Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards Historic, Country, Resort Hotel Conference & Spa.

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A Vila Galé já inaugurou a Adega do Paço do Curutelo, em Ponte de Lima, espaço que tem capacidade de produção de mais de 200.000 garrafas e que resulta de um investimento de 3,4 milhões de euros da responsabilidade da Xvinus, empresa detida pelos grupos Vila Galé e Madre.

“Com uma capacidade de produção de mais de 200.000 garrafas, a nova adega está equipada com a mais moderna tecnologia, permitindo acompanhar e monitorizar todos os processos, desde a receção da uva, ao controlo das fermentações e engarrafamento, e terá a capacidade de vinificar todas as parcelas da propriedade”, avança a Vila Galé, em comunicado.

Segundo o grupo de hotelaria português, o Paço do Curutelo, com 57 hectares, conta com cerca de 13 hectares de vinha já plantados, com parcelas entre os sete e os 20 anos, e vai receber novas plantações em 2025, perfazendo um total de 20 hectares.

Loureiro, Alvarinho, Avesso e Arinto serão as castas de referência, tendo o primeiro vinho verde com a marca Paço do Curutelo sido lançado a 25 de abril de 2024.

“O projeto e a marca Paço do Curutelo têm como objetivo produzir vinhos que caraterizem a região dos vinhos verdes e criar várias referências de vinho diferenciados, quer pelo seu método de produção, quer pela diversidade de castas plantadas, nunca desvirtuando a sub-região do Lima, onde o Paço do Curutelo está inserido e onde a casta rainha é o Loureiro”, antecipa o enólogo, Ricardo Gomes.

A marca de vinhos Paço do Curutelo é a segunda da Xvinus, que já tem a Val Moreira para a sua produção na Quinta do Val Moreira, no Douro, enquanto a Vila Galé conta com a marca Santa Vitória, dedicada a vinhos alentejanos, e o grupo Madre é produtor de vinhos na região do Tejo, em Arruda dos Vinhos, sob a designação Quinta de São Sebastião.

A nova Adega do Paço do Curutelo apresenta uma arquitetura contemporânea, que, segundo a Vila Galé, “se distingue pela sua sala de provas com uma vista inebriante” e está aberta ao publico para visitas e degustações diariamente, entre as 10h00 e as 18h00.

A Vila Galé diz ainda que “este espaço faz parte de um projeto de enoturismo que inclui ainda a construção do Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards Historic, Country, Resort Hotel Conference & Spa e um Centro de Eventos”.

“Com um investimento total de 20 milhões de euros, já considerando o valor gasto na adega, a futura unidade de alojamento será inaugurada em abril de 2025. Terá 69 quartos, piscinas exteriores para adultos e crianças, salão e eventos, bar, dois restaurantes, biblioteca e um espaço museológico dedicado à história do local”, acrescenta o grupo de hotelaria, explicando que esta unidade vai ter como tema a escultura e que faz parte do projeto global de recuperação de um castelo e de um conjunto de edifícios em adiantado estado de degradação e que a Vila Galé está a recuperar.

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Tiago Castro, COO do Grupo WOTELS

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Tiago Castro é o novo COO do Grupo WOTELS

Tiago Castro será responsável por supervisionar e otimizar todas as operações do Grupo WOTELS, liderando as equipas nas 14 unidades que totalizam mais de 1300 camas em Portugal.

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O Grupo WOTELS anunciou uma mudança na estrutura de liderança, uma vez que Tiago Castro passou a ocupar as funções de Chief Operating Officer (COO) e que, segundo uma nota informativa enviada à imprensa, conta com uma “vasta experiência no setor de hospitalidade” e tem um “historial comprovado de inovação e liderança operacional”.

“Ao longo da sua carreira, desempenhou cargos estratégicos em várias empresas do setor, onde se destacou pela sua capacidade de impulsionar eficiência operacional e elevar os padrões de qualidade, sempre com um foco no bem-estar e experiência dos clientes”, indica o Grupo WOTELS, na informação divulgada.

Esta “transição marca um momento crucial”, acrescenta o comunicado, explicando que o Grupo WOTELS está a iniciar “um novo ciclo de crescimento intitulado WOTELS2030, que irá definir os próximos anos da sua trajetória”.

“A visão é clara: ser uma referência de excelência na oferta de alojamento híbrido em Portugal. Esta ambição será alicerçada no compromisso e inovação que sempre fizeram parte dos nossos pilares, e o Tiago, com a sua vasta experiência e paixão pelo setor, será um elemento central para concretização deste objetivo”, explica Nuno Constantino, CEO do Grupo WOTELS.

Tiago Castro mostra-se entusiasmado com o novo desafio e diz que vai trabalhar para impulsionar “uma nova fase de crescimento” do grupo, uma vez que, considera o responsável, o “futuro é promissor” para a WOTELS.

“O nosso futuro é promissor, e estou contente e agradecido por ter a oportunidade de me juntar à equipa nesta fase decisiva da sua evolução”, afirma o novo COO do Grupo WOTELS.

Como novo COO, Tiago Castro será responsável por supervisionar e otimizar todas as operações do Grupo WOTELS, liderando as equipas nas 14 unidades que totalizam mais de 1300 camas em Portugal.

O profissional fica responsável pela “gestão eficiente dos recursos operacionais, a melhoria contínua da experiência do cliente, e a garantia de altos padrões de serviço”, desempenhando ainda “um papel central na implementação de novas estratégias que visam maximizar a rentabilidade, otimizar processos internos e promover a inovação no setor”.

 

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APAL mostra “principais valências turísticas de Albufeira” a 12 operadores turísticos britânicos

A APAL – Agência de Promoção de Albufeira promoveu, entre 21 e 23 de outubro, uma Fam Trip e um workshop, que contaram com a participação de 12 operadores turísticos britânicos e que pretenderam dar a conhecer as “principais valências turísticas de Albufeira” ao trade britânico.

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A APAL – Agência de Promoção de Albufeira promoveu, entre 21 e 23 de outubro, uma Fam Trip e um workshop, que contaram com a participação de 12 operadores turísticos britânicos e que pretenderam dar a conhecer as “principais valências turísticas de Albufeira” ao mercado do Reino Unido.

De acordo com uma nota informativa da APAL, o programa contou com a participação dos principais operadores turísticos e agências de viagens do Reino Unido e visou ainda “fomentar novas oportunidades comerciais para os associados da APAL”.

“O programa da Fam Trip foi desenhado para proporcionar uma experiência imersiva no concelho, com atividades que incluíram um passeio de barco pela nossa deslumbrante  costa, várias visitas pelas principais zonas da cidade e momentos gastronómicos que valorizaram os sabores locais, com destaque para os pratos de peixe, o famoso frango da Guia e um brunch com produtos locais da Quinta do Mel”, indica a APAL.

Além desta Fam Trip, os agentes e operadores turísticos britânicos participaram também no workshop com “várias empresas locais”, numa iniciativa que proporcionou “um ambiente propício à troca de contactos e à criação de novas parcerias de negócio”.

“Entre os associados presentes no workshop destacam-se: Apartamentos do Parque, Hotel Rocamar, Easydivers, AP Hotels, Hotel Baía Grande, Dream Wave, Hotéis Real, DHM, Algarve Resorts, Luna Hotéis, Algarexperience, 3 HB Hotels, Rotatur, Zoomarine, Alfagar Aparthotels & Resorts, Megasport, Visacar e X Ride”, acrescenta a APAL.

O workshop incluiu ainda uma apresentação da Vice-Cônsul do Reino Unido no Algarve, Jocelyn McCall Ferreira, que teve a oportunidade de transmitir a todos os presentes, mas particularmente aos agentes e operadores britânicos, quais “as regras do destino e a forma como estão disponíveis para apoiar os turistas provenientes do Reino Unido”.

A APAL lembra que o Reino Unido é, segundo o Travel BI, o terceiro maior mercado emissor de turistas a nível mundial e o segundo na Europa, que, em 2023, se consolidou como “o principal mercado externo para Portugal, representando 18,4% das dormidas, o que equivale a cerca de 9,9 milhões de dormidas”.

“Em Albufeira, o Reino Unido está na liderança do top10 das dormidas, representando 32.2% da procura. As previsões indicam que este valor poderá aumentar em 2024, reforçando a importância de iniciativas como esta na captação e fidelização de visitantes internacionais”, refere a APAL.

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Ryanair reforça operação para o Natal com 1,5 milhões de lugares

A Ryanair vai reforçar, este Natal, 940 rotas com mais 1,5 milhões de lugares, de forma a dar resposta à elevada procura para este período festivo.

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A Ryanair vai reforçar a operação de Natal e disponibilizar mais 1,5 milhões de lugares, incluindo destinos como Londres, Paris e Barcelona, informou a companhia aérea low cost.

De acordo com um comunicado da Ryanair, este Natal vai ser disponibilizada “maior capacidade” em 940 rotas, com destaque para Londres, Paris e Barcelona, que são, segundo a companhia aérea, “os destinos mais populares para viajar neste inverno”.

“É fantástico ver uma procura tão elevada por viagens nas próximas semanas, à medida que as pessoas se preparam para a viagem de Natal. Estamos a observar uma forte procura nos nossos mercados e adicionámos 1,5 milhões de lugares adicionais em 940 rotas nesta época festiva para satisfazer a procura”, explica Jade Kirwa, chefe de Comunicação da Ryanair.

Segundo a responsável, “Londres, Paris e Barcelona estão provando ser os destinos mais populares para viajar neste inverno”, pelo que a Ryanair incentiva os interessados a realizar a reserva com o máximo de antecedência.

 

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