TAP é a 4.ª companhia aérea mais económicas da Europa, segundo a Air Advisor
De acordo com a Air Advisor, a TAP Air Portugal é a 4.º companhia aérea mais económicas da Europa, com um preço médio de 0,073 euros por assento-milha.
Publituris
2024: Portugal vai encerrar ano com mais de 27MM€ de receitas, 30 milhões de turistas internacionais e 80 milhões de dormidas
Antiga estação ferroviária da Lousã dá lugar a AL
APAVT lança micro site “Viaje com Segurança com o Apoio do Provedor do Cliente”
Lufthansa abre nova rota para o Brasil
Viagens acessíveis “revolucionam” destinos e empresas, defende a ONU Turismo
As regras do poker para novos jogadores
Turismo Residencial rendeu 15MM€ em receitas fiscais em nove anos
SET confirmado no Congresso Internacional sobre os Caminhos de Santiago
Lufthansa Technik abre fábrica para reparar motores e outras componentes de aviões em Santa Maria da Feira
Regenerative Wine Fest volta à Herdade das Servas para 2.ª edição a 31 de maio de 2025
A TAP Air Portugal está na quarta posição no ranking da Air Advisor, referindo a startup especializada em defesa dos direitos dos consumidores na aviação, que, “com a crescente procura por tarifas low cost, a aérea portuguesa fortalece sua posição no mercado europeu”, competindo com a húngara Wizz Air, que lidera a lista, enquanto a Aegean Airlines, da Grécia, e a espanhola Vueling ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.
Anton Radchenko, CEO da Air Advisor, salienta que “o critério preço das passagens é um fator relevante para que as companhias se tornem uma escolha atrativa para quem busca economia e qualidade nos voos pelo continente”, indicando ainda que “informações sobre os preços das passagens oferecem aos viajantes ferramentas e estratégias para encontrar o melhor custo-benefício”.
De acordo com a métrica que avalia a eficiência de receita de uma companhia aérea para demonstrar quanto de receita é gerada por assento disponível por quilómetro voado, a Wizz Air ocupa o primeiro lugar do ranking com o valor de 0,04 euros por assento-milha, no balanço do ano de 2023 enquanto a Aegean, que está em segundo, apresenta uma receita média por assento-milha de 0,049 euros e a Vuelin de 0,07 euros.
Já o quarto lugar ocupado pela TAP faz com que o preço médio da companhia nacional chegue aos 0,073 euros.
A Ryanair está na quinta posição com a taxa média de 0,0734 euros por assento-milha, aparecendo as Linhas Aéreas Escandinavas (SAS) em sexto lugar, com a média de 0,074 euros.
Os últimos quatro lugares no Top 10 pertencem à Norwegian Air Shuttle (7.ª posição), com uma taxa média de assento-milha de 0,075 euros, seguindo-se a Lufthansa (0,0765 euros), Linhas Aéreas Polonesas (LOT), com 0,0779 euros, ficando o 10.º lugar para a Iberia (0,078 euros por assento-milha).
O CEO da Air Advisor, Anton Radchenko, refere ainda que as companhias low-cost têm apresentado “horários frequentes e com várias opções diárias, que facilitam encontrar os voos mais adequados para os cronogramas dos viajantes”, destacando que, dentro da Europa, “há opções em que o valor de uma passagem pode sair a um custo inferior ao do transporte terrestre”.