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easyJet abre rota entre o Porto e Rennes em dezembro

Nova rota da easyJet no Porto arranca em dezembro e vai contar com três voos por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras.

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easyJet abre rota entre o Porto e Rennes em dezembro

Nova rota da easyJet no Porto arranca em dezembro e vai contar com três voos por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras.

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A easyJet vai abrir uma nova rota na cidade do Porto, passando a ligar a Invicta à cidade francesa de Rennes três vezes por semana, a partir de dezembro, informou a companhia aérea em comunicado.

De acordo com a easyJet, os voos entre o Porto e Rennes vão decorrer às segundas, quartas e sextas-feiras, e os bilhetes para as novas ligações já se encontram disponíveis para venda desde esta sexta-feira, 29 de outubro.

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“É com um enorme entusiamo que apresentamos mais uma nova rota a partir de Portugal. A ligação entre o Porto e Rennes iniciará a sua operação já este inverno e à semelhança do que fizemos nos meses de verão, permitirá aos nossos clientes viajar de forma com mais facilidade, seja em trabalho ou lazer”, congratula-se José Lopes, diretor geral da easyJet para Portugal.

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Além da nova rota do Porto, a easyJet colocou também à venda esta sexta-feira os bilhetes para outras três novas rotas europeias que vão ser operadas durante este inverno, prevendo-se que, a 2 de novembro, arranque ainda a comercialização de mais seis novas ligações.

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Guerin recebe “Selo da Igualdade Salarial” pelo segundo ano consecutivo

Este reconhecimento foi entregue à empresa de rent-a-car pelo segundo ano consecutivo e distingue as “práticas exemplares” da Guerin na “promoção da igualdade remuneratória”.

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A Guerin foi distinguida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) com o “Selo da Igualdade Salarial”, reconhecimento que foi entregue à empresa de rent-a-car pelo segundo ano consecutivo e que distingue as suas “práticas exemplares na promoção da igualdade remuneratória”.

“Esta distinção, atribuída anualmente, certifica o compromisso contínuo da Guerin em garantir que mulheres e homens colaboradores da Guerin sejam remunerados de forma justa por trabalho de igual valor, tendo como objetivo a eliminação das disparidades salariais”, destaca a rent-a-car, num comunicado enviado à imprensa.

Segundo Delfina Acácio, diretora-geral da Guerin, “a igualdade salarial não é um mero princípio legal, mas sim uma obrigação moral de todas as empresas e um pilar essencial das mesmas, traduzindo o respeito pelo talento, independentemente do género”.

Por isso, a responsável considera que “esta iniciativa da CITE é um incentivo relevante para que cada vez mais empresas se comprometam a levar a sério a igualdade salarial, promovendo práticas justas e equitativas que, no fim, beneficiarão toda a sociedade”.

No ano passado, o “Selo da Igualdade Salarial” foi atribuído a apenas 14.797 empresas portuguesas, o que, segundo a Guerin, “demonstra ainda mais o valor que tem esta atribuição”, uma vez que, em todo o país, existem 1 453 728 empresas ativas.

O “Selo da Igualdade Salarial”, promovido pela CITE, distingue entidades empregadoras que demonstram práticas exemplares no cumprimento do princípio “salário igual para trabalho igual ou de igual valor”, política que, na Guerin reflete, com base nas suas políticas e indicadores internos, “uma taxa de igualdade salarial alinhada com os critérios mais rigorosos, consolidando o seu papel como uma referência no setor”.

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Rota da Air Canada entre o Porto e Montreal arranca a 4 de junho

Segundo Raquel Serra Pinto, Sales Manager da Air Canada em Portugal, a nova rota entre o Porto e Montreal arranca a 4 de junho, com quatro voos por semana, até final de setembro.

Inês de Matos

A nova rota que a Air Canada vai abrir entre o Porto e Montreal vai ter início a 4 de junho, contando com quatro voos por semana, avançou ao Publituris Raquel Serra Pinto, Sales Manager da Air Canada em Portugal.

“A rota Porto-Montreal iniciar-se-á a 4 de Junho, com quatro voos semanais que se prolongarão até final de setembro”, adiantou a responsável, que se mostra otimista em relação à operação da companhia aérea em Portugal, ao longo do verão de 2025.

Raquel Serra Pinto diz que a Air Canadá está “optimista em relação às operações do verão 2025 em Portugal e noutros mercados da UE”, uma vez que a companhia aérea lançou “novas rotas” e aumentou a capacidade nas ligações já existentes.

Além da nova rota para o Porto, a Air Canada vai abrir também novas rotas para Itália e República Checa, passando a voar entre Toronto e Nápoles, assim como de Toronto para Praga, a partir de maio, com três voos por semana.

A Air Canada conta ainda com voos entre Lisboa e Toronto, assim como entre a capital portuguesa e Montreal, operações que, segundo a responsável, viram a capacidade aumentada em 2024 e que dão “resposta à significativa procura por Portugal por parte do mercado canadiano”.

Recorde-se que a nova rota da Air Canada entre o Porto e Montreal tinha sido anunciada em agosto do ano passado, com o Turismo de Portugal a destacar que esta será a “primeira ligação aérea da companhia para o Porto, e a terceira ligação para Portugal”.

Segundo o Turismo de Portugal, o Canadá é “um mercado promissor para o turismo de valor em Portugal” e, em 2023, foi o 10.º mercado externo em dormidas para o país, com uma quota de 2,7%, sendo ainda o 9.º mercado externo em número de hóspedes, com uma quota de 3,3%.

Em 2023, as dormidas dos turistas provenientes do Canadá em Portugal registaram um acréscimo de 56,9% e os hóspedes um aumento de 54,5% face ao ano anterior, totalizando 593,8 mil hóspedes, que geraram 1.472,0 mil dormidas.

 

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Recife é o destino mais procurado na Azul para o Carnaval brasileiro

A Azul divulgou uma lista com os 10 aeroportos mais procurados para este Carnaval, na qual estão incluídos Recife, Campinas (São Paulo), Belo Horizonte, Salvador, Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro), Porto Alegre, Guarulhos (São Paulo), Maceió e Porto Seguro.

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Recife é, segundo a Azul – Linhas Aéreas Brasileiras, o destino mais procurado na companhia aérea para o Carnaval brasileiro, sendo seguido por Campinas (São Paulo) e Belo Horizonte.

A companhia aérea brasileira divulgou uma lista com os 10 aeroportos mais procurados para este Carnaval, na qual estão incluídos Recife, Campinas (São Paulo), Belo Horizonte, Salvador, Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro), Porto Alegre, Guarulhos (São Paulo), Maceió e Porto Seguro.

Num comunicado enviado à imprensa, a companhia aérea brasileira indica que existem mudanças entre os destinos brasileiros mais procurados para o Carnaval face ao ano passado, uma vez que, entre os 10 destinos com maior procura, encontram-se agora cidades como Maceió e Porto Seguro.

“Em relação aos destinos mais procurados do ano passado, Maceió e Porto Seguro, na Bahia, foram as grandes novidades da lista, ocupando o nono e o décimo lugar, respectivamente”, refere a transportadora brasileira, que conta, este ano, com um roteiro integrado para o Carnaval de Porto Seguro, através do seu operador turístico, a Azul Viagens.

Este Carnaval, a Azul vai disponibilizar 46 mil assentos extra em mais de 290 operações adicionais, o que corresponde a um aumento de 16% em relação à capacidade disponibilizada no mesmo período do ano passado.

“A maior parte das operações será direcionada ao Nordeste, tradicionalmente um dos destinos mais procurados do feriado”, refere a transportadora, considerando que a lista de destinos mais procurados mostra que “o Carnaval de Recife e Olinda já está no coração dos brasileiros”.

“É um momento de alegria e exaltação única da cultura pernambucana, que está ganhando cada vez mais força pelo Brasil. Por outro lado, estamos vendo outras cidades despontarem, como Porto Seguro. Para atender os clientes que desejam conhecer a região, montámos um pacote inédito que mistura a animação das festas com o turismo local. Esse produto faz parte de uma estratégia maior, que é oferecer mais experiências e comodidade nas viagens”, afirma Ciro Novello, gerente sénior de CRM da Azul.

Os bilhetes para os voos do Carnaval já estão disponíveis para aquisição aqui.

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Nice vai proibir grandes cruzeiros a partir do verão

A cidade francesa anunciou que vai impedir, a partir do próximo mês de julhos, navios de cruzeiros com mais de 900 passageiros de atracarem, citando impactos ambientais e turismo excessivo. A medida ainda precisa de aprovação regional.

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O presidente da autarquia de Nice, Christian Estrosi assinou um decreto que impede que navios com capacidade superior a 900 passageiros atraquem nos portos de Nice e da vizinha Villefranche-sur-Mer (que faz parte do município de Nice) a partir de 1 de julho.

O presidente da Câmara, que há muito tempo se manifesta contra os impactos do turismo de cruzeiros na cidade, também solicitou a redução do número de travessias de ferries entre a cidade e a ilha francesa da Córsega por razões ambientais. Ao contrário de muitos outros portos do Mediterrâneo, os de Nice localizam-se mesmo em frente a ruas residenciais, em vez de grandes complexos portuários isolados, como ocorre em cidades vizinhas, como Marselha.

O decreto ainda carece de aprovação por parte das autoridades regionais, já que Nice faz parte da região francesa de Provence-Alpes-Côte d’Azur. Se a proibição for aprovada, as companhias de cruzeiro, que já programaram escalas nesses locais para a temporada de verão de 2025, terão de procurar alternativas.

Refira-se que, em entrevista à France Télévision, o autarca também citou o overtourism (turismo excessivo) e preocupações com a biodiversidade marinha como razões para a medida. “Turismo, sim; turismo excessivo, não. Os cruzeiros que poluem e despejam a sua clientela de baixo custo, que não consome nada, mas deixa o seu lixo para trás… esses cruzeiros não têm lugar entre nós”, defendeu.

A Câmara de Comércio e Indústria de Nice estima que os passageiros de cruzeiros gastam, em média, 38 euros durante as suas visitas à cidade.

No entanto, a Cruise Lines International Association (CLIA), grupo que representa a indústria de cruzeiros, respondeu com deceção a esta proposta.  “Lamentamos os comentários feitos pelo autarca de Nice, que estigmatizam injustamente tanto os profissionais do turismo como os nossos passageiros. Ficamos ainda mais surpresos, pois apenas três grandes navios de cruzeiro e 34 navios de médio porte devem ancorar ao largo de Villefranche-sur-Mer durante 2025.

A CLIA sublinha que, com as suas empresas associadas continuarão trabalhando em estreita colaboração com portos e municípios que partilham o desejo de desenvolver um turismo cada vez mais sustentável.

A cidade vizinha de Cannes também está a considerar proibir grandes navios de cruzeiro, seguindo o exemplo de outras europeias como Veneza e Barcelona, que impuseram restrições exigindo que os maiores navios atraquem mais longe do centro urbano.

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TAAG encerra loja do terminal de voos domésticos no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola encerrou, a 1 de fevereiro, a loja do Terminal de Voos Domésticos, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, uma vez que, a partir dessa data, todos os voos domésticos passaram exclusivamente para o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto. 

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A TAAG – Linhas Aéreas de Angola encerrou, a 1 de fevereiro, a loja do Terminal de Voos Domésticos, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, uma vez que, a partir dessa data, todos os voos domésticos passaram a operar exclusivamente no novo aeroporto de Luanda, o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.

Num comunicado enviado à imprensa, a TAAG indica que, apesar do encerramento desta loja, os clientes da transportadora têm outras à disposição, nomeadamente no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, que funciona diariamente e 24 horas por dia.

A TAAG conta ainda com a Loja Marginal, que presta atendimento de segunda a sexta-feira, entre as 07h30 e as 19hoo, bem como aos sábados, das 07h30 às 14h00; assim como com a Loja Dolce Vita, que está aberta de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 15h30. Além destas, há ainda aLoja TVI (Terminal Voo Internacional), que também funciona diariamente e 24 horas por dia.

“Ressalta-se que as lojas estão abertas com várias posições de atendimento simultâneo ao cliente, disponibilizando todos os serviços comerciais tendo como utentes os clientes e passageiros da classe económica & premium. Os espaços oferecem um ambiente moderno e bastante acolhedor, dedicados às necessidades dos clientes, refletindo um atendimento de proximidade por parte da equipa comercial TAAG”, destaca a companhia aérea angolana.

A TAAG recorda ainda que, a partir de 1 de fevereiro, todos voos domésticos passaram para o novo aeroporto, nomeadamente as ligações para Lubango (Huíla), Catumbela (Benguela), Huambo, Cuito (Bié), Menongue (Cubango), Namibe e Ondjiva (Cunene)
bem como os serviços regionais da República do Congo (Brazaville) e República Democrática do Congo (Kinshasa).

“Com esta ação, a companhia compromete-se com a melhoria contínua dos serviços prestados aos passageiros e assegura que a sua operação é transferida de forma sólida, gradual e segura”, lê-se ainda na informação divulgada pela transportadora angolana.

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easyJet Plus para Empresas traz descontos em adesões e mais benefícios de viagem

O easyJet Plus para Empresas é uma nova opção para clientes empresariais da companhia aérea, que oferece descontos em várias adesões e benefícios especiais de viagem.

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A easyJet anunciou o lançamento do easyJet Plus para Empresas, uma nova opção para clientes empresariais da companhia aérea, que oferece descontos em várias adesões e benefícios especiais de viagem.

Segundo a easyJet, o easyJet Plus para Empresas “permite às empresas comprar, gerir e receber descontos em várias adesões em nome dos seus colaboradores e aceder a uma série de benefícios especiais de viagem”.

O easyJet Plus para Empresas conta com uma página web dedicada, que está disponível aqui, através da qual as empresas podem comprar até 250 adesões de uma só vez, existindo ainda um esquema de descontos que “oferece aos clientes uma filiação gratuita por cada 10 filiações adquiridas”.

“A adesão ao cartão Plus da easyJet dá direito a uma vasta gama de benefícios, incluindo a entrega de bagagem easyJet Plus, embarque rápido com Speedy Boarding, lugares premium, segurança Fast Track em aeroportos selecionados e voo de regresso a casa mais cedo gratuito”, explica a easyJet.

Segundo James Marchant, diretor de Desenvolvimento Comercial da easyJet, esta é uma nova forma de oferecer aos clientes empresariais da easyJet opções que eles valorizam, uma vez que o easyJet Plus para Empresas permite tirar maior partido desta oferta.

“Ao lançar o easyJet Plus para Empresas, estamos a tornar ainda mais fácil para as empresas e para aqueles que viajam frequentemente em negócios tirar partido da nossa oferta Plus, gerir as suas adesões e aceder à flexibilidade e aos benefícios de que sabemos que necessitam”, refere o responsável.

Os easyJet Plus tem um preço de 289 por pessoa e por ano.

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Aeroporto Internacional do Dubai (DXB)

Destinos

Aeroporto do Dubai estabelece novo recorde de tráfego com 92,3 milhões de passageiros movimentados

O Aeroporto Internacional do Dubai (DXB) registou, no ano passado, um novo recorde  ao atingir a marca de 92,3 milhões de passageiros movimentados, o maior tráfego anual já registrado na sua história e que estabelece um novo padrão para a aviação mundial.

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O Aeroporto Internacional do Dubai (DXB) registou, no ano passado, um novo recorde  ao atingir a marca de 92,3 milhões de passageiros movimentados, o maior tráfego anual já registrado na sua história e que estabelece um novo padrão para a aviação mundial.

“Este desempenho recorde foi impulsionado pelo crescimento sustentado ao longo do ano, coroado por um trimestre final extraordinário que destacou o apelo magnético do Dubai como um destino global para viagens, negócios e investimentos”, lê-se num comunicado divulgado esta quinta-feira, 30 de janeiro, pela infraestrutura aeroportuária.

Em 2023, o Aeroporto do Dubai tinha contabilizado 89,1 milhões de passageiros movimentados, pelo que o total de passageiros registados no ano passado traduz um aumento de 3,6%.

Dezembro foi, de acordo com a informação divulgada, o mês mais movimentado no Aeroporto do Dubai, com 8,2 milhões de passageiros movimentados, incluindo os passageiros embarcados e desembarcados.

Segundo o Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, a infraestrutura tem uma “história de sucesso global que reflete a capacidade dos Emirados Árabes Unidos de transformar ambições ousadas em realidade”.

“O tráfego anual recorde de passageiros este ano é uma prova da busca incessante por inovação e excelência que continua a moldar o progresso dos Emirados Árabes Unidos”, acrescenta o governante.

Já Paul Griffiths, CEO da Dubai Airports, considera que esta é uma “conquista monumental”, uma vez que o número total ficou cerca de 200 mil passageiros acima das previsões, o que mostra que a infraestrutura está no bom caminho para alcançar a meta de 100 milhões de passageiros até 2027.

O Aeroporto do Dubai permite conexão a 272 destinos, em 107 países, e, no ano passado, contabilizou 440.300 movimentos de aviões, o que representa um aumento de 5,7% face ao ano anterior, com uma ocupação de 78,1%, num aumento de 0,3% face a 2023.

O Aeroporto do Dubai movimentou ainda 81,2 milhões de bagagens, com uma taxa de sucesso de 99,45%, o que quer dizer que apenas foram perdidas 5,5 malas por cada milhar de passageiros.

“Apesar do grande aumento no número de hóspedes, 98,2% dos hóspedes esperaram menos de 10 minutos no controle de passaportes de embarque e 99,2% dos hóspedes esperaram menos de cinco minutos na segurança”, refere também a informação divulgada.

O Aeroporto do Dubai lembra ainda que, desde 2014, ocupa a primeira posição do ranking de aeroportos mais movimentados do mundo, segundo a ACI – Airports Council International, uma vez que, ao longo da última década, a infraestrutura recebeu já mais de 700 milhões de passageiros e mais de 3,3 milhões de voos.

 

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SIXT lança frota de quadriciclos elétricos para revolucionar mobilidade urbana

A SIXT passou a dispor de uma frota de quadriciclos elétricos, que se distingue pela “sustentabilidade, conveniência e tecnologia de vanguarda” e que está disponível para alugueres flexíveis e de curta duração, nas três estações da empresa no centro de Lisboa.

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A SIXT lançou o projeto “First Mover” para revolucionar a mobilidade urbana, um programa pioneiro que assenta numa frota de quadriciclos elétricos, que se distingue pela “sustentabilidade, conveniência e tecnologia de vanguarda”.

“Com especial foco no segmento de turismo, mas também nos profissionais urbanos e nos jovens – isto, porque os veículos podem ser conduzidos por utilizadores a partir dos 16 anos, desde que possuam carta de motociclo (B1) –, este projeto promove uma alternativa de mobilidade adaptada às necessidades da vida moderna nas cidades”, refere a SIXT, em comunicado.

Segundo a SIXT, os quadriciclos elétricos, fornecidos pela XEV, destacam-se pela “versatilidade, inovação tecnológica e sustentabilidade”, contando com uma autonomia máxima até 150 km e garantindo “conforto, segurança e uma capacidade de carga de 180 litros”.

Estes veículos apresentam, segundo a empresa de rent-a-car, “argumentos idênticos aos de um automóvel citadino convencional, a preços reduzidos e ainda com a vantagem acrescida na facilidade de estacionamento, mesmo nos locais mais desafiantes”.

Os alugueres destes quadriciclos elétricos foram projetados para serem flexíveis e de curta duração, numa “experiência de mobilidade económica e sustentável”, realça ainda a SIXT.

“Com esta iniciativa, a SIXT reforça a sua posição na vanguarda da inovação em mobilidade, impulsionando a transição para um futuro mais responsável”, refere ainda a empresa na informação divulgada.

Numa fase inicial, estes veículos estão disponíveis para aluguer nas estações da SIXT no centro de Lisboa, concretamente Picoas, Estefânia e Tivoli.

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MSC Cruzeiros abre vendas para as primeiras temporadas do MSC World Asia

A MSC Cruzeiros já abriu as vendas para as primeiras temporadas do MSC World Asia, o novo navio da companhia, que chega em dezembro de 2026 e que vai operar no Mediterrâneo Ocidental nas primeiras temporadas de inverno e verão.

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A MSC Cruzeiros já abriu as vendas para as primeiras temporadas do MSC World Asia, o novo navio da companhia, que chega em dezembro de 2026 e que vai operar no Mediterrâneo Ocidental nas primeiras temporadas de inverno e verão.

“Com início a 11 de dezembro de 2026 para a temporada de inverno de 2026/2027, o navio oferecerá itinerários de sete noites para os destinos mais populares no Mediterrâneo Ocidental – Barcelona (Espanha), Marselha (França), Génova, Civitavecchia para Roma, Messina (Itália) e Valletta (Malta) com embarque acessível em todos os portos”, adianta a companhia de cruzeiros.

Já na temporada de verão, o MSC World Asia vai realizar um itinerário de sete noites com escalas em Barcelona, Marselha, Génova, Nápoles, Messina e Valletta.

O MSC World Asia vai ser o terceiro navio da MSC Cruzeiros da série “World Class”, depois do MSC World Europa e do MSC World America, e vai igualmente ser movido com gás natural liquefeito, contando com elementos de design que, segundo a MSC Cruzeiros, “refletem a rica cultura, arte e belas paisagens da Ásia”.

“O O navio mantém a proa de prumo característica que se eleva verticalmente a partir da linha da água e a icónica popa em forma de Y que se abre para a impressionante promenade exterior, características dos navios “World Class” da MSC Cruzeiros”, refere a companhia.

Segundo Gianni Onorato, CEO da MSC Cruises, o navio vai ficar colocado no Mediterrâneo Ocidental nas suas primeiras temporadas pois esta é a “região mais popular” para os clientes da MSC Cruzeiros e o MSC World Asia permite oferecer “mais opções de portos de embarque e itinerários para a sua escapadela de inverno ou férias de verão”.

“Tal como acontece em cada um dos nossos novos navios, apresentaremos novos conceitos, locais e serviços inovadores para oferecer a melhor experiência de cruzeiro aos nossos passageiros”, acrescenta o responsável.

Os primeiros itinerários do navio já se encontram à venda, sendo que os membros do MSC Voyager’s Club que reservarem até 13 de fevereiro de 2025 receberão 1000 pontos extra, para além de um crédito a bordo de 50 euros por pessoa.

O MSC World Asia vai contar, segundo a MSC Cruzeiros, “com mais de 40 bares, lounges e restaurantes, para além de entretenimento internacional e uma série de instalações para famílias e muito mais para proporcionar a melhor experiência possível de cruzeiro”.

O navio, que tal como os seus irmãos, vai contar com sete distritos a bordo, inclui também um novo parque ao ar livre para famílias, denominado The Harbour, assim como com um MSC Yacht Club com 144 suítes, bem como lounge e restaurante dedicados, piscina privativa, deck para banhos de sol e concierge 24 horas.

O MSC World Asia vai ainda disponibilizar vários espaços e clubes para crianças e jovens, assim como piscinas Zen exclusivamente para adultos na popa do navio, Aurea Spa, ginásio e salão de beleza.

O navio conta ainda com sete piscinas, incluindo uma com teto retrátil para desfrutar de todas as condições meteorológicas, para além de 13 banheiras de hidromassagem, disponibilizando também uma “vasta programação de opções de entretenimento internacional 24 horas por dia”.

Além de ser movido a gás natural liquefeito, o MSC World Asia conta com várias outras tecnologias que o tornam mais amigo do ambiente, como a ligação de energia em terra, o que permite que os motores do navio sejam desligados, enquanto estão no porto, eliminando as emissões locais e reduzindo o impacto na qualidade do ar local.

O navio também dispõe de uma estação avançada de tratamento de águas residuais, uma estação abrangente de gestão de reciclagem a bordo que minimiza os resíduos, e está equipado com cápsulas de propulsão de última geração para reduzir o ruído e o impacto na vida marinha.

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IATA: Tráfego aéreo cresce 10,4% em 2024 e ultrapassa níveis pré-pandemia

Segundo a IATA, no ano passado, o tráfego aéreo global cresceu 10,4%, ultrapassando em 3,8% os níveis pré-pandemia. O principal destaque foi o crescimento do tráfego internacional.

Inês de Matos

O tráfego aéreo global cresceu, no ano passado, 10,4%, ultrapassando em 3,8% os níveis pré-pandemia, avança a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, cujos dados mostram que o crescimento do tráfego internacional, que chegou aos 13,6%, foi fundamental para o aumento global.

Os dados da IATA, divulgados esta quinta-feira, 30 de janeiro, indicam que, a nível global, também a capacidade disponibilizada aumentou 8,7% no ano passado, enquanto o load factor dos voos foi, em média, de 83,5%, o que representa “um recorde anual”.

A nível internacional, a capacidade registou ainda um aumento de 12,8%, enquanto a nível doméstico houve um crescimento de 5,7% face a 2023, com a capacidade doméstica a registar ainda uma subida de 2,5%.

A IATA destaca a performance registada no mês de dezembro de 2024, que trouxe “um forte final de ano”, uma vez que a procura global por viagens aéreas apresentou um aumento de 8,6%, enquanto a capacidade registou um aumento de 5,6% nesse mês.

Em dezembro, acrescenta a IATA, também os dados relativos à procura internacional foram positivos, já que este indicador cresceu 10,6%, enquanto a procura doméstica aumentou 5,5%, tendo a taxa de ocupação dos voos chegado aos 84%, o que também representa “um recorde” para o último mês do ano.

“2024 deixou absolutamente claro que as pessoas querem viajar. Com um crescimento de 10,4% na procura, as viagens atingiram números recordes nacionais e internacionais”, congratula-se Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Willie Walsh congratula-se ainda com a ocupação de 83,5% dos voos registada ao longo do ano passado, sublinhando que se trata de “um novo recorde”, o que se traduz em mais “empregos, desenvolvimento de mercado, comércio, inovação, exploração e muito mais”.

Por isso, o responsável mostra-se também otimista face a 2025, afirmando que existem “muitos indícios de que a demanda por viagens continuará a crescer”, ainda que se preveja uma maior moderação no ritmo de crescimento, que deverá ficar-se pelos 8%.

Tráfego internacional cresceu em todas as regiões

Os dados da IATA mostram também que, no ano passado, o tráfego internacional ficou 0,5% acima do recorde registado em 2019, antes da pandemia da COVID-19, tendo o crescimento sido comum a todas as regiões.

Já a capacidade apresentou uma descida de 0,9% a nível internacional face a 2019, enquanto o load factor dos voos cresceu 0,5 pontos percentuais, para 83,2%, o que representa um novo recorde.

A IATA sublinha ainda que, em dezembro, a procura internacional registou um aumento de 10,6%, enquanto a capacidade subiu 7,7% e o load factor cresceu 2,2 pontos percentuais comparativamente a 2023, fixando-se nos 83,9%.

Por regiões, o maior crescimento do tráfego internacional foi registado na Ásia-Pacífico, onde este indicador apresentou um aumento de 26.0% face ao ano anterior, naquele que foi o mais forte aumento anual entre todas as regiões do mundo. Já a capacidade cresceu 24.7% nesta região, enquanto o load factor apresentou uma subida de 0,8 pontos percentuais, chegando aos 83.8%.

A IATA diz, no entanto, que, apesar desta forte subida, a região continua a apresentar muitas oportunidades para que este crescimento seja ainda maior, até porque o tráfego nesta região continua 8.7% abaixo dos níveis pré-pandemia.

Os números da IATA mostram ainda que, em dezembro, a Ásia-Pacífico viu o tráfego aéreo internacional subir 17.1% face a mês homólogo do ano anterior.

Na América Latina, o tráfego internacional cresceu ainda 14.4% face ao ano anterior, enquanto a capacidade apresentou um incremento de 14.3%, ainda que o load factor tenha descido 0.1 pontos percentuais, ficando-se pelos 84.8%, mantendo-se, ainda assim, como o mais elevado entre todas as regiões.

Em dezembro, o tráfego aéreo internacional na América Latina registou ainda um aumento de 11.3% face a mês homólogo de 2023.

Já as companhias aéreas africanas viram o tráfego internacional subir 13.2%, enquanto a capacidade cresceu 9.5% e o load factor aumentou 2.5 pontos percentuais, chegando aos 74.5%, o que representa um recorde em África, ainda que este seja o load factor mais baixo entre todas as regiões.

No último mês do ano de 2024, o tráfego aéreo internacional das companhias africanas cresceu ainda 12.4% face ao último mês de 2023.

Na Europa, o tráfego aéreo aumentou 9.7% face a 2023, tendo a capacidade subido ainda 9.2% e o load factor 0.4 pontos percentuais, chegando aos 84.1%. No último mês do ano, o tráfego aéreo das transportadoras europeias apresentou ainda uma subida de 8.6% face a dezembro de 2023.

No Médio Oriente, o crescimento do tráfego internacional foi de 9.4% em 2024, enquanto a capacidade conheceu uma subida de 8.4% e o load factor aumentou 0.7 pontos percentuais, para 80.8%. Em dezembro, o tráfego destas companhia aéreas subiu ainda 7.7% pontos percentuais face a mês homólogo do ano passado.

Por fim, foi nas companhias aéreas norte-americanas que se registaram os crescimentos mais modestos, com o tráfego do ano passado a aumentar 6.8%, enquanto a capacidade disponibilizada cresceu 7.4%. Apesar disso, o load factor desceu, no ano passado, 0.5 pontos percentuais, fixando-se nos 84.2%.

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

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