Brasil chegou aos 6,6 milhões de turistas estrangeiros em 2024
O Ministério do Turismo do Brasil revela que o país recebeu mais de 6,6 milhões de visitantes internacionais, no ano passado, marca que supera os números do ano em que o destino sediou as Olimpíadas.
Publituris
O Brasil registou, em 2024, a entrada de 6.621.795 turistas estrangeiros. Segundo os dados do Ministério do Turismo, o número representa um novo recorde na série histórica, iniciada em 1970. O resultado mostra a manutenção da tendência de crescimento no número de turistas estrangeiros que visitam o país anualmente desde o fim da pandemia.
A meta para este ano, conforme o Plano Nacional de Turismo 2024/2027, era o Brasil receber 6,4 milhões de turistas internacionais, portanto, terá sido foi atingida. Para 2025, o objetivo é chegar a 6,9 milhões.
Para o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, em declarações à imprensa brasileira, a notícia precisa de ser comemorada, mas a indústria do turismo precisa se capacitar para atender a este aumento da procura, que exige uma série de serviços especializados, como com fluentes em outras línguas.
Comparados os números, o resultado de 2024 supera também o ano de 2016, quando o Brasil recebeu as Olímpiadas, no Rio de Janeiro. A quantidade registada neste ano foi 12% superior à de 2023.
Segundo o Ministério do Turismo, esses números não incluem brasileiros que vivem no exterior e visitam o Brasil, somente cidadãos estrangeiros.
“O ano de 2024 entra para a história do nosso turismo como um ano de recordes. O setor tem mostrado toda a sua capacidade e força para receber esses turistas que escolheram os nossos destinos ao longo do ano e, com o apoio do governo federal, temos apostado num trabalho de valorização cultural e promoção internacional da nossa imagem lá fora”, indica nota o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Segundo o governo federal, a meta estabelecida pelo Programa de Aceleração do Turismo Internacional é ultrapassar a marca de 8 milhões de turistas internacionais até 2027.
Para o próximo ano, o Ministério do Turismo informou que espera receber “milhares de visitantes” estrangeiros a mais em razão dos fóruns internacionais que o país sediará.
Além disso, segundo o ministério, editais do Programa de Aceleração do Turismo Internacional têm previsão de 63,6 milhões de reais em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais.
A expectativa é de que sejam gerados pelo menos 500 mil novos assentos internacionais durante o ano, com impacto durante o verão brasileiro.