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Todos os anos, agentes de viagem de todas as regiões do País candidatam-se a vencedores dos TAP Awards. Mas há um que, anualmente, em Janeiro, marca a diferença. Mas qual […]

Liliana Cunha
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Todos os anos, agentes de viagem de todas as regiões do País candidatam-se a vencedores dos TAP Awards. Mas há um que, anualmente, em Janeiro, marca a diferença. Mas qual […]

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Todos os anos, agentes de viagem de todas as regiões do País candidatam-se a vencedores dos TAP Awards.
Mas há um que, anualmente, em Janeiro, marca a diferença. Mas qual é o segredo do sucesso deste profissional?
Tem 55 anos, nasceu e vive em Vila Nova de Famalicão, herdou a agência do pai, com o alvará 159, é o sócio 21 da APAVT e já perdeu a conta aos prémios que ganhou ao longo da sua vida no Turismo.

Os últimos três foram-lhe atribuídos pela TAP, já este ano, nas categorias de Top Europa, Top Américas e TOP 10, referentes a 2008. A classificação? Sempre o primeiro lugar. A esta altura (como se ainda restassem dúvidas) já todos sabem de quem se fala: Carlos Carreira, a cara e a ‘alma’ da Viagens Carreira, que anima, há vários anos, os eventos TAP Awards, que premeiam os agentes de viagens.carlos-carreira-vt-carreira.jpg
Como não deve ser fácil para uma pequena agência, atingir um volume de vendas de nove milhões de euros… E desses milhões, 3,5 serem gerados por reservas para a TAP… Quisemos saber qual é o segredo do sucesso de Carlos Carreira. Será que bastam os 39 anos de turismo para atingir este feito? Consecutivamente? No caso deste profissional, o segredo parece residir, essencialmente, na dedicação, trabalho e empenho que presta à indústria todos os dias. Tanto empenho, que não foi à primeira que o Publituris conseguiu falar com ele para este artigo… e quando falámos, foi por telefone… entre “uma viagem de carro para Braga”… e um “café antes de entrar para uma reunião”.

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Em discurso directo e “sem papas na língua” (como sabe quem já o conhece), o vencedor vai dizendo: “A nossa estratégia passa por dar as melhores soluções ao cliente, e isso tanto pode ser na companhia A, B ou C. Mas, evidentemente que, em igualdade de circunstâncias, damos prioridade à TAP. Na verdade, 60% dos meus clientes preferem TAP.” E acrescenta que se há uns anos, as low cost foram temidas, hoje, “os nossos clientes já estão conscientes do conceito destas companhias e o seu impacto está a diluir-se. Portanto e por norma, os passageiros dão mais importância às companhias de bandeira, porque vêem os seus interesses salvaguardados “, esclarece.
A carteira de clientes da VT Carreira varia entre pequenas e médias empresas e são eles “que permitem angariar o volume de vendas suficiente para atingir estes prémios”. Das relações comerciais foram surgindo, ao longo dos anos, “relações de amizade, lealdade e confiança pelo meu trabalho”, justifica Carreira. Por outro lado, a “qualidade de serviço prestado” também pesa nos requisitos para se atingirem os cobiçados prémios da TAP.

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Para este agente de viagem, os prémios que recebe são um alento e motivação para o ano seguinte. E é assim que acontece desde 1988, quando recebeu o seu primeiro prémio da TAP. “O primeiro foi o que mais me marcou. Era uma peça de cristal que me foi entregue nas Caves Taylor. No final, e quando já vinha a sair, escorreguei, cai e parti a peça. Com a vergonha, não disse a ninguém mas hoje toda a gente sabe que o primeiro prémio que ganhei se partiu”, afirma rindo-se. E ri-se com motivo. Há cerca de cinco anos, e recuando até outro dos prémios que recebeu pela TAP, Carreira recorda o automóvel da marca Mercedes que levou dos TAP Awards. “Na mesma altura troquei-o por outro, mas ainda costumo dizer: o meu carro é TAP”. Ao rol de prémios oferecidos pela transportadora, juntam-se as viagens. “Felizmente já ganhei muitas viagens, mas não as sei enumerar”. À inevitável pergunta: “E vai a todas?” Carreira responde que nos últimos dois anos não conseguiu usufruir de todas, “senão andava sempre no estrangeiro, mas normalmente, vou sempre”. É que à parte da TAP, a Viagens Carreira recebe ainda, todos os anos, prémios de unidades hoteleiras, operadores turísticos e, “para a extinta Swissair, a agência foi considerada vendedor número 1 durante quatro ou cinco anos”, recorda.

“Repetentes” da TAP

Embora Carlos Carreira se evidencie, não é o único “repetente” dos TAP Awards. Inês Silva, da Bravatour, na Madeira,ines-bravatour.jpg é outro dos destaques. Sem saber quantificar as vendas que fez para a TAP em 2008, embora se tenha qualificado no primeiro lugar dos voos domésticos e no quatro do TOP 10, esta agente afirma modestamente que as valências do seu trabalho são “a competência, simpatia, bom atendimento e rapidez”. Inês Silva é também uma mulher que gosta do que faz e tem como lema “o cliente é que manda… eu apenas sugiro aos que têm dúvidas”. Mas, tendo em conta, que já nem se lembra da quantidade de prémios que recebeu, parece que as suas sugestões são as melhores.

Outro “repetente” – hoje com três prémios TAP – é Luís Cabral, da Americatur (Carcavelos), que se sagrou em segundo lugar no Top das Américas e em quinto no Top 10. Para isso contribuíram os 50,7% de vendas para a TAP naquela agência. Por isso mesmo também considera que este prémio é “o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Americatur ao nível da consolidação e dos nossos clientes”. dsc_0267.jpgMas para que esse trabalho seja bem conseguido são necessárias mais-valias, como sejam “a forma de estar e de servir, a capacidade de resposta rápida, eficiente e segura”, e também “a escolha dos clientes, que apostaram num produto de qualidade como o da TAP. Deste modo, o reconhecimento é extensível a todos” refere, acrescentando que a companhia de bandeira já é a preferida entre alguns passageiros e destinos pois “mantém a sua competitividade”.

Em nono lugar do TOP 10, António Dias, da Agência Castro (Norte) está orgulhoso das vendas que fez “em número suficiente para alcançar este prémio”.antonio-dias-agencia-castro.jpg Várias vezes galardoado, este profissional lembra que, no ano passado, levou dois prémios para a sua equipa. A mesma equipa que afirma ser a razão do seu sucesso e “o meu ‘braço direito'”, classifica. Também o reconhecimento do trabalho é bem-vindo pois é feito “com muita dedicação e empenho há 38 anos”. No entanto, não é com ‘olho’ no prémio que se trabalha todos os dias nesta agência: “O nosso principal prémio é a satisfação dos clientes” e, para isso, a aposta recai “nas companhias de bandeira que oferecem mais qualidade e segurança”.

Porque os prémios são relativos a 2008, Fernando Paiva, que na altura estava na TUI (Lisboa), também foi um dos galardoados, alcançando o 10º lugar do Top 10. dsc_0234.jpgHoje, na nova agência WTS, localizada em Lisboa, Paiva recorda que o volume de vendas conseguido para a TAP foi de 500 mil euros e que este número foi atingido porque “os clientes viajam muito para a Europa e dão preferência à TAP”. Parco em palavras, o responsável assume, no entanto, que se preocupa em não deixar passar uma reserva sem inserir o respectivo PIN, e afirma que “vence prémios da companhia desde que existem TAPin”.

Vencedores por sector de rede

Fora do Top 10 estiveram outros agentes que se consagraram em sectores de rede, nomeadamente no Top África, onde Nuno Jardim, da Atlântida Viagens (Damaia), ficou em terceiro lugar.nuno-jardim-atlantidaviagens.jpg

Para este profissional, o facto do target da agência estar dirigido para Angola – pela carteira de clientes de empresas – ajudou “ao aumento, em grande escala, do volume de vendas”. Sendo este o seu primeiro grande prémio, mostra-se satisfeito e motivado para “enfrentar as dificuldades que o mercado, cada vez mais exigente, está a atravessar”.

A Roytur, em Lisboa, não ficou de fora do leque de vencedores deste ano, com Miguel Torres a arrecadar o terceiro lugar no Top Américas, e também o primeiro que já recebeu.dsc_0282.jpg

 Aqui, o segredo está “na simpatia” do serviço, nos “vários clientes brasileiros, que são a nossa grande publicidade,” e na “preferência que algumas empresas-cliente dão à classe executiva”. A funcionar sob o mote de “servir bem o cliente. A opção é de quem viaja”, Miguel Torres afirma que “os clientes dão preferência à companhia portuguesa porque se sentem mais seguros”. Mas não é o prémio que a companhia oferece que basta como motivação para quem ali trabalha. “Todos os anos tentamos ser melhores” para enfrentar a “concorrência que é muito grande” e, para isso, conta-se também com a equipa que é “muita unida”.

“Simpatia, honestidade e sobretudo prestação de bom serviço aos clientes” são as razões do sucesso de Maria Goretti, da Agência Viavitória, em Angra do Heroísmo. Admitindo “um valor significativo em volume de vendas de ligações domésticas”, mas sem adiantar números, a vencedora do quinto lugar deste TOP preza “por apresentar sempre ao cliente a melhor relação qualidade/preço” e por isso garante que “vai continuar a vender muito e bem” aos seus clientes (“os melhores”) da Terceira, pois há que dar continuidade àquele que foi o seu primeiro prémio da TAP.

A finalizar o leque de sectores está o Top Europa, onde Carla Batista conseguiu o quarto lugar. Para esta profissional do corporate que está num ‘in-plant’ em Lisboa, os prémios da TAP já não são novidade, pois conta com dois Top 10 e dois Top Europa. Mas também não são estes prémios que dão mais motivação “porque não trabalho a pensar nos pontos que posso ou não ganhar”, mas sim em ver um cliente satisfeito. carla-batista-travelstore.jpg“A gratidão de ver o cliente satisfeito e poder servi-lo várias vezes, não faz de nós só melhores profissionais mas também pessoas mais realizadas. Para mim continua a não haver nada melhor, no dia-a-dia profissional que um ‘obrigada’ pelo que se fez e um ‘até breve'”.

Sem ideia de quantas vendas fez para arrecadar mais este prémio, mas garantindo que emite “muitos bilhetes por mês”, a responsável acredita que “um cliente tem de ser sempre bem servido, e de acordo com as suas preferências e interesses”. Para isso, os consultores de viagem devem assumir um papel de conselheiro e oferecer “através do conhecimento e experiência as melhores opções, dando várias alternativas”. E descontraída, en­quanto aborda a questão do atendimento, Carla Batista apenas solta: “Quando vai a algum sítio e é mal servido volta lá? Eu não!” Mas para isso também é necessário saber em que lugar é que profissionais se sentem mais confortáveis, pelo que Carla Batista aconselha os colegas “a não se acomodarem, experimentando trabalho de balcão, grupos, corporate, etc… para aprender mais e saber enfrentar novos desafios”.

A estes vencedores juntam-se outros que, por motivos de indisponibilidade, não falaram para este artigo, mas dos quais não nos podemos esquecer: Paulo Viceto, da Agência Teles, Açores; Jorge Sargo e Ricardo Jesus, da Intertours, na Madeira, para o Top 5 Domésticos; Marina Pires e Juziete Fonseca, da Top Atlântico, na região de Lisboa e Maria da Luz Antunes, da Carlson Wagonlit (sector Europa e Top 10); Carlos Peixoto, da Realvitur e José Carlos Santos da Aerosoltur (sector Américas); Paulo Figueiredo e Nuno Miguel Inácio, da Atlântida Viagens (Lisboa) e Ana Paula Oliveira e Ana Patrícia Neves, da Top Atlântico (Sector África).

Sobre o autorLiliana Cunha

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TAP já soma mais de 12 passageiros para Florianópolis e 7.300 para Manaus

Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, revelou que a companhia aérea está a estudar o aumento de frequências para Florianópolis e a passagem dos voos de Manaus a diretos, o que poderia acontecer a partir de 2025.

A TAP já vendeu cerca de 12 mil lugares nos voos para Florianópolis, que arrancaram a 3 de setembro, e outros 7.300 para Manaus, rota que regressou à rede da companhia aérea a 4 de novembro, números que, segundo Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, surpreenderam a companhia aérea pela positiva.

“Em Florianópolis, temos dois meses de rota, surpreendeu-nos pela positiva e continua a surpreender-nos. Os voos estão com um fator de ocupação extremamente positivo. 85% dos passageiros são brasileiros”, indicou o responsável aos jornalistas, durante o Festuris 2024, que decorreu em Gramado, no Rio Grande do Sul, Brasil, entre 7 e 10 de novembro.

Carlos Antunes revelou que, na capital do estado brasileiro de Santa Catarina, a ligação da TAP corresponde ao “único voo internacional para a Europa à saída de Florianópolis, o que faz uma diferença brutal” e tem ditado os elevados números que os voos apresentam, levando mesmo a companhia aérea a equacionar um futuro aumento de ligações.

“As nossas expetativas são aumentar para quatro voos, vamos ver como corre, está a correr bem mas vamos relançar Porto Alegre e ainda temos passageiros de Porto Alegre que estão a ir por Florianópolis. Por isso, quando tivermos os dois a funcionar ao mesmo tempo é que vamos ver”, explicou.

O diretor da TAP para as Américas indicou que os voos para Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, devem regressar em finais de março ou início de abril, até porque a parte internacional do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que foi destruído pelas inundações de maio, só deverá reabrir a 16 de dezembro.

“A TAP volta logo, mas não volta imediatamente porque há uma série de coisas que temos de fazer antes de voltar com a rota”, explicou Carlos Antunes, destacando que, além de precisar de ter a garantia de que a pista vai estar operacional, a companhia aérea precisa também “de tempo para vender o voo”.

“Acreditamos que estamos a falar de alguma coisa como o voo estar de volta entre fim de março e início de abril, é o que vemos tendo em atenção este timeline. A pista estará pronta em dezembro, precisamos de dois meses e pouco para vender”, resumiu.

O responsável considera também que o regresso dos voos de Porto Alegre não vai “canibalizar” as ligações de Florianópolis, até porque “vão operar em dias alternados”.

“Essa é a nossa perspetiva, voltar a ter muito rapidamente os 13 destinos, as 13 cidades no Brasil. E vamos manter Florianópolis, as duas convivem muito bem”, acrescentou Carlos Antunes.

Manaus pode vir a ganhar voo direto

O diretor da TAP para a Américas mostrou-se ainda satisfeito com os números gerados pelos voos para Manaus, no estado do Amazonas, que foram retomados a 4 de novembro, via Belém, numa operação em que a TAP já vendeu cerca de 7.300 passageiros, apesar de não contar com voos diretos, o que poderá vir a acontecer no futuro.

“Não é o ideal, o ideal seria o voo direto, mas Manaus não tinha voo nenhum para a Europa e um voo via Belém está muito bem. Talvez com o aumento da procura vejamos se há outras alternativas e passar o voo a direto”, explicou Carlos Antunes, explicando que a decisão de colocar o voo via Belém se deveu à restrição de aeronaves.

Apesar de não serem diretos, os voos para Manaus tem vindo a registar uma procura positiva e oferecem à TAP “a possibilidade de explorar mais uma rota, ligar duas cidades e a capital do Estado do Amazonas, no coração da Amazónia, com Lisboa e, atender Manaus e as comunidades que estão próximas e gerar mais passageiros”.

Carlos Antunes explicou ainda que a decisão de passar o voo de Manaus a direto só deverá ser tomada “a partir de 2025”, uma vez que a partir do próximo ano a companhia aérea deixa de “estar ao abrigo das restrições do plano de reestruturação”, que impõem limites de frota.

*A jornalista viajou a convite da TAP e do Festuris.

 

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Sabre Red Launchpad já disponível para agências de viagens em todo o mundo

A Sabre Corporation acaba de disponibilizar o Sabre Red Launchpa para simplificar o processo de reserva de viagens, após uma fase piloto que considera bem-sucedida e que levou ao aumento de vendas para o parceiro de lançamento Internova Travel Group.

Com base nos resultados promissores de sua fase piloto, esta interface profissional e de fácil utilização oferece aos agentes de viagens acesso rápido a funcionalidades impulsionadas por IA e a conteúdo multifuente, sem a necessidade de conhecimento profundo do Sistema Global de Distribuição (GDS).

O Sabre Red Launchpad é compatível com conteúdos de companhias aéreas (tradicionais, New Distribution Capability e de baixo custo), hotéis e carros. Desenvolvido como uma extensão da  interface principal Sabre Red 360, o Sabre Red Launchpad elimina a complexidade de criação e gestão e reservas de viagens e introduz novas experiências de compra de nível de consumidor.

Ao reduzir o tempo de formação, o Sabre Red Launchpad permite que os consultores de viagens comecem a ganhar comissões mais rapidamente, desbloqueando o conteúdo multifuente disponível no marketplace da Sabre.

O parceiro de lançamento, Internova Travel Group, lançou o Internova SNAP, uma versão personalizada do Sabre Red Launchpad, para milhares de consultores nos Estados Unidos no início deste ano. Em outubro, mais de 300 agências e 13.000 consultores já estavam a utilizar o SNAP, o que resultou num aumento no volume geral de vendas. O SNAP também oferece acesso ao conteúdo de hotéis e carros da empresa Travel Leaders Network (TLN) do Internova Travel Group, proporcionando mais opções para agentes de viagens e os seus clientes.

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AL: limehome transforma edifícios de escritórios em apartamentos turísticos

A limehome impulsiona a tendência de converter espaços comerciais em alojamento, e prevê disponibilizar mais três mil apartamentos através de conversões até 2027.

No último ano, a limehome assinou contratos de novos projetos que irão converter cerca de 35.000 m2 de espaço comercial em apartamentos modernos. Este marco eleva o seu recorde de reconversões para 3.300 apartamentos e aproximadamente 100.000 m2 de espaço comercial revitalizado (de um portfólio de 8.500 apartamentos), apresentando-os como soluções de alojamento turístico de alta qualidade.

Em Madrid, já está em funcionamento um novo espaço, em Chamartín, que é resultado da reconversão de um antigo edifício de escritórios. Com 41 apartamentos totalmente equipados, incluindo cozinhas, a limehome oferece aos seus hóspedes uma opção confortável numa localização estratégica. Este projeto sublinha a tendência liderada pela empresa, agora em Madrid, e já anteriormente concretizada em cidades como Berlim e Munique, de aproveitar espaços de escritórios vazios ou subutilizados, adaptando-os às novas necessidades do setor turístico. Salerno e Milão, em Itália, têm já projetos com previsão de lançamento no mercado para 2025 e 2026, respetivamente.

Já com apartamentos em atividade no Porto, em Lisboa e em Évora, a estratégia de expansão da limehome prevê uma presença em todo o território nacional. Para cumprir este plano de cobrir o país, a empresa procura oportunidades de implantação de norte a sul, conciliando cidades com localizações fora dos grandes centros urbanos.

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Sonhando volta a apostar na Tunísia com vasta programação de verão

Com partidas de Lisboa e do Porto, de abril a setembro, o operador turístico Sonhando volta a oferecer ao mercado uma vasta programação de verão para a Tunísia, a preços que começam nos 557 euros por pessoa em alojamento duplo, em tudo incluído.

A operação de Djerba, em pacotes de sete noites, decorre de 5 de abril a 20 de setembro, aos sábados, com partidas de Lisboa, enquanto as saídas do Porto são também aos sábados, de 31 de maio a 20 de setembro, ambas com a Nouvelair. Entretanto, para o mesmo destino haverá um reforço do Porto, entre 16 de junho e 8 de setembro, com a Nouvelair, bem como de Lisboa, de 2 de junho a 15 de setembro, todas as segundas-feiras, em voos TAP.

Para férias de sete noites em Monastir, a Sonhando oferece partidas do Porto de 2 de junho a 8 de setembro, com voos às segundas-feiras da Nouvelair.

Na Tunísia, o operador turístico vai ter também operação com voos para o aeroporto de Enfidha – Hammamet. Os programas de sete noites têm saídas do Porto com a Air Horizont, todas as quartas-feiras, de 9 de julho a 3 de setembro, bem como de Lisboa, com a TAP, todas as terças-feiras, de 3 de junho a 9 de setembro.

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Portugal mostra oferta de turismo interior na Intur

Até ao próximo domingo, Portugal estará presente na Intur, Feira Internacional de Turismo de Interior, mostrar um catálogo vivo da riqueza e diversidade do turismo de interior português.

Portugal marca, mais uma vez, presença na Intur, Feira Internacional de Turismo de Interior, que está a decorrer em Valladolid até ao próximo domingo, 17 de novembro.

A feira tem, este ano, uma dupla vertente, uma jornada para profissionais, Intur Business, e a grande exposição aberta ao público, Intur Travellers, que começará na sexta-feira, dia 15. Aí, os visitantes poderão descobrir as propostas apresentadas por destinos e empresas, desde o turismo termal do norte ao cultural e patrimonial do sul.

Destinos como a região de Lisboa, Porto e Norte, e Centro são clássicos na Intur, que este ano celebra a sua 27.ª edição. A par destes territórios, a Intur Viajeros dará a conhecer a riqueza turística do Alto e Baixo Alentejo, Castelo Branco, Beiras e Serra da Estrela, Região de Leiria, Guarda, Oeste, Alto Tâmega e Terras de Trás-Os-Montes.

A oferta para o visitante completa-se com Oliveira de Frades, Barcelos, Felgueiras, Loulé, Óbidos, Vila Viçosa, Lagos, Terras de Pena, Dueceira, Termas de Monfortinho, Pedra Pura Resort, Alcaçovas e Castinheria de Pèra.

Portugal tem também uma presença importante na conferência Intur Business para profissionais, quer através dos operadores turísticos que participam no mercado contratante, quer através das empresas e especialistas que vão participar nas ações de formação Intur Talks.

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Dia Mundial da Oliveira é assinalado em 32 municípios de norte a sul de Portugal

O olivoturismo, que em muitos países começa a ser considerado como um grande potencial turístico para proporcionar experiências aos turistas, vai ser destacado em Portugal no Dia Mundial da Oliveira, que se assinala a 26 de novembro, com celebrações em 32 municípios de norte a sul do país, num total de 113 atividades, protagonizadas por 79 entidades.

A promoção do património olivícola, o olivoturismo e o reforço da literacia oleícola, associados à celebração dos valores da paz, são os grandes destaques das comemorações do Dia Mundial da Oliveira, a ter lugar a 26 de novembro, que este ano vai abranger um total de 113 atividades (98 de entrada livre e apenas 15 com inscrição paga), que serão protagonizadas por 79 entidades em 32 municípios de norte a sul de Portugal.

Esta é provavelmente a maior rede nacional de eventos alguma vez criada em Portugal, e vem na sequência do êxito alcançado na 1ª edição, em 2023. Para os responsáveis do projeto europeu OLIVE4ALL, a enorme adesão de entidades a esta 2ª edição desta Rede de Eventos Comemorativos é o testemunho vivo de que em Portugal há ainda muito a fazer em prol da valorização do património olivícola e do olivoturismo. Por isso, desta rede comemorativa fazem parte entidades tão diversas como olivicultores, museus, associações culturais, autarquias ou institutos politécnicos.

A enorme abrangência e robustez da rede de eventos comemorativos do Dia Mundial da Oliveira está bem patente na Brochura de Apresentação da Rede, e pode ser resumida nos seguintes números de adesões: Seis mensagens de boas-vindas de individualidades de referência nacional com responsabilidade direta no setor (secretários de Estado do Turismo e da Agricultura; presidentes das entidades regionais do Turismo do Porto e Norte, do Centro de Portugal, do Alentejo e Ribatejo e do Algarve); Uma Comissão de Honra formada por 40 individualidades de referência, incluindo 31 autarcas.

De acordo com nota que chegou ao Publituris do coordenador nacional do projeto OLIVE4ALL, Francisco Dias, estão agendadas 32 programas de eventos de nível municipal, abrangendo um total de 113 atividades, maioritariamente gratuitas, com a seguinte distribuição temática: 26 provas sensoriais de azeite; 14 palestras e mesas redondas; 13 visitas a lagares de azeite; 10 tibornadas / jantares pedagógicos; nove visitas a olivais de oliveiras centenárias ou milenares; nove sessões de exibição de filmes sobre património olivícola; oito visitas a museus do azeite; seis exposições artísticas; cinco ações de apanha da azeitona; cinco atividades literárias ou criativas; quatro workshops de culinária; duas iniciativas de plantação de oliveiras e uma de apadrinhamento de oliveiras.

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Les Roches lança nova licenciatura em Sports Business Management

A Les Roches anuncia o lançamento de uma nova licenciatura Bachelor of Science in Sports Business Management. Este programa foi concebido para entusiastas do desporto, atletas profissionais e indivíduos com espírito empresarial que aspiram a carreiras no turismo desportivo e no negócio do desporto.

O programa de quatro anos, com a primeira admissão em setembro de 2025, tem por base o campus de Marbella, na Costa del Sol, em Espanha, uma região conhecida por ter mais de 90 campos de golfe num raio de 60 km, com dois meses de imersão no campus de Crans-Montana, na Suíça – sede das principais associações desportivas -, bem como um período de duas semanas no recém-criado campus de Abu Dhabi, destino popular para centenas de eventos desportivos.

Os licenciados da Les Roches têm acesso, em cada semestre, a funções e estágios em mais de 200 empresas de topo nos setores da hotelaria, do turismo e do luxo, incluindo organizações desportivas como a Fórmula 1, a FIFA, a Nike e o Comité Olímpico Internacional.

Ao longo desta formação, os estudantes vão mergulhar no ecossistema desportivo e empresarial, terminando o curso não só com conhecimentos teóricos, mas também com experiência prática e um vasto portefólio de projetos académicos que irão acrescentar um valor significativo na sua futura procura de emprego.

Conforme indica a Les Roches na sua nota de imprensa, nos últimos anos, a hotelaria e o desporto cresceram a par, e cita o Relatório do Mercado do Turismo Desportivo da Global Market Insights, que prevê que o turismo desportivo atinja aproximadamente 1,33 mil milhões de dólares a nível mundial até 2032, com uma taxa de crescimento anual composta de 10%. Os números de 2023 revelaram um investimento total global de cerca de 500 mil milhões de euros, com a Europa a liderar o mercado do turismo desportivo, detendo uma quota de mais de 40%.

A mesma fonte considera ainda que o aumento das parcerias entre empresas desportivas e turísticas está a impulsionar o setor do turismo centrado no desporto, com um potencial de crescimento tangível. Estas colaborações aumentaram a atração pelos destinos, enriqueceram as experiências dos visitantes e contribuíram para o crescimento sustentado do turismo desportivo. Nomeadamente na Europa, as férias desportivas aumentaram, com mais de 200 mil milhões de euros investidos nos últimos anos. Os viajantes são cada vez mais atraídos por este tipo de aventuras ativas, que combinam a exploração cultural com atividades como caminhadas, ciclismo e esqui.

Assim, a procura crescente de turismo desportivo está a provocar a necessidade de colaboradores altamente qualificados em todo o setor, especialmente na indústria de eventos. A gestão de eventos desportivos envolve normalmente uma grande componente de hospitalidade (alojamento e F&B). Este novo programa específico de licenciatura surgiu em resposta ao boom do turismo desportivo, que representa atualmente cerca de 10% do turismo mundial, de acordo com a ONU Turismo.

 

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TUI estende contrato do CEO e do CFO até 2028

Reconhecendo o sucesso do grupo de viagens e turismo sob suas lideranças, o Conselho de Supervisão da TUI decidiu nomear o CEO Sebastian Ebel e o CFO Mathias Kiep para um novo mandato. Ambos os contratos foram prolongados até 2028.

A TUI indica que, nos últimos anos, Sebastian Ebel e Mathias Kiep lideraram uma fase de crescimento rentável e sustentável para o grupo, superando os desafios da pandemia e fortalecendo a sua posição no setor turístico global. Assim, os seus mandatos foram prolongados por mais três anos, quando os atuais são válidos até setembro de 2025.

O presidente do Conselho de Supervisão, Dieter Zetsche, reforçou que “sob a liderança de Sebastian Ebel, a TUI entrou numa nova fase de crescimento: os desafios da crise da Covid-19 foram superados. A TUI está a crescer e, acima de tudo, este crescimento é sustentável e rentável, então queremos continuar nesta direção – com Sebastian Ebel como CEO e Mathias Kiep como CFO. Hoje, o Conselho de Supervisão prolongou ambos os mandatos.”

Sebastian Ebel assumiu a liderança da TUI como CEO a 1 de outubro de 2022. A sua longa carreira no grupo inclui o cargo de membro do Conselho responsável pelo crescimento das divisões de hotéis e cruzeiros, além de ter exercido a função de CFO da TUI durante a pandemia. Mathias Kiep sucedeu Sebastian Ebel como CFO em outubro de 2022.

Nos seus primeiros dois anos como CEO, Sebastian Ebel focou-se em transformar a TUI, tanto a nível estratégico como operacional. A devolução de todos os fundos governamentais dos programas de apoio durante a pandemia foi concluída, a gestão foi reestruturada e as operações foram reforçadas. Recentemente, o grupo registou um crescimento de dois dígitos no EBIT subjacente por oito trimestres consecutivos.

No entanto, a TUI destaca que não está apenas a crescer nos mercados existentes com novos produtos e novos clientes, como também pretende expandir-se globalmente fora da Europa – com uma oferta de operadores turísticos escalável e dinâmica, bem como novos clusters de hotéis. Para os hotéis, o foco está no norte, ocidente e oriente de África e na Ásia, enquanto os novos mercados de venda incluem Espanha, Portugal, América Latina e Europa de Leste. De salientar ainda que o grupo tem proporcionado diferentes tipos de experiências de férias em todo o mundo há décadas e agora irá aproveitar este reconhecimento global da marca para atrair clientes locais em países que, tradicionalmente, têm sido destinos da TUI. Esta estratégia oferece um potencial significativo para o crescimento global de clientes.

Por sua vez, Mathias Kiep foi nomeado CFO do grupo internacional de turismo a 1 de outubro de 2022. Durante o seu mandato, a ajuda estatal concedida durante a pandemia foi totalmente reembolsada. Devido, em parte, a transações bem-sucedidas no mercado de capitais, a estrutura financeira da TUI foi significativamente melhorada. Mathias Kiep, juntamente com a sua equipa, preparou e executou com sucesso o regresso da TUI ao MDAX. Em junho de 2024, após nove anos, o grupo terminou a sua dupla cotação no Reino Unido e na Alemanha e, de momento, está exclusivamente na Bolsa de Frankfurt. O executivo juntou-se à TUI AG em 2011, sendo responsável pela estratégia, fusões e aquisições, entre outras funções. Como Diretor Financeiro da TUI Deutschland GmbH, adquiriu, também, uma vasta experiência no negócio operacional de uma grande empresa nacional.

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Solférias promove cruzeiros nas ilhas gregas a bordo do Celestyal Discovery

A Solférias está a promover cruzeiros a bordo do Celestyal Discovery que visam descobrir a Grécia, navegando pelas ilhas do Mar Egeu, vivendo a história, cultura e beleza natural de destinos como Mykonos ou Santorini.

Para reservas até 10 de dezembro, o operador turístico Solférias está a promover cruzeiros às ilhas gregas a bordo do navio Celestyal Discovery a preços desde 1.490 euros por pessoa, em cruzeiros de cinco noites, de 19 de março a 17 de novembro de 2025, com partidas às quartas de Lisboa e Porto, em voos da Vueling Airlines e Aegean Airlines.

Esta promoção engloba também programas de seis noites, de 22 de março a 08 de novembro, com saídas aos sábados, com valores desde 1.824 euros por pessoa, bem como de nove noites, de 15 de maio a 08 de novembro, para saídas às quintas-feiras, com preços a parir de 2.158 euros por pessoa.

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Airbnb aplaude as novas regras do AL em Portugal e está disponível para trabalhar com as autoridades

A Airbnb oferece ao governo português e às cidades o seu apoio para promover um turismo sustentável e preservar as comunidades locais, congratulando-se com o novo decreto-lei sobre o turismo em Portugal, que põe fim às medidas, que considerou desproporcionais, do programa Mais Habitação, lançado em 2023.

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Refira-se que este novo enquadramento legal reforça os poderes dos municípios e permite que as famílias e diversas cidades em Portugal continuem a beneficiar do turismo, oferecendo aos hóspedes uma opção de alojamento acessível para viajar.

Assim, a plataforma apresenta-se disponível para trabalhar com as autoridades locais na criação de regras proporcionais e graduais que tenham em conta as necessidades de cada município – ou até mesmo de cada bairro. Ao mesmo tempo, também ofereceu a Lisboa e ao Porto a sua colaboração para elaborar novas regras que protejam os anfitriões ocasionais e preservem as comunidades locais, evitando soluções genéricas e atendendo às necessidades de cada freguesia ou bairro, isto porque acredita que as cidades disponham de dados necessários para desincentivar a especulação imobiliária e assegurar que os alojamentos dedicados não concorram com a habitação de longa duração.

A Airbnb está determinada em oferecer às cidades soluções que promovam um turismo sustentável, que passam por de: Impulsionar uma colaboração eficaz com os governos, através da partilha de dados no âmbito das novas regras da EU; Proteção do alojamento ocasional que permite às famílias locais beneficiarem do turismo, na medida em que a regulamentação deve ser proporcional ao nível de intensidade da atividade, protegendo os direitos dos portugueses de alugarem a sua habitação ocasionalmente, seja na totalidade ou apenas numa parte do ano; Trabalhar em conjunto com as Agências de Promoção Turísticas a nível nacional e regional, bem como com as Entidades Regionais de Turismo, para incentivar a dispersão geográfica para além dos locais e épocas mais populares.

Segundo dados da empresa, em Lisboa, apenas seis das 24 freguesias têm uma densidade de anúncios ativos na Airbnb superior a 3%. No Porto, sete das nove freguesias registam um rácio de alojamento local em relação ao total de habitações abaixo dos 3%. Em ambas as cidades, quase sete em cada 10 dos anfitriões na plataforma Airbnb anunciam uma única habitação. Além disso, os alojamentos dedicados na Airbnb – habitações que são partilhadas mais do que o anúncio típico – correspondem a menos de 2% do total de unidades de alojamento formal em Lisboa e apenas 2,2% no Porto.

A plataforma realça ainda que Portugal, bem como os casos recentes de Nova Iorque e Escócia, demonstraram que legislações sobre alojamento local que não consideram a realidade local, ou que pretendem ser soluções universais para desequilíbrios no mercado habitacional, revelaram-se ineficazes na resolução desses problemas, afetando negativamente a economia local, destacando que o impacto económico do alojamento local em Portugal é significativo, contribuindo para o crescimento de regiões e municípios despovoados, para a revitalização de muitos centros urbanos, para o apoio ao património local e para a sustentabilidade financeira das famílias.

A mesma fonte dá ainda conta que, em 2023, os hóspedes da plataforma em Portugal gastaram em média 116 euros por dia, gerando 2,4 mil milhões de euros em receitas e 1,1 mil milhões de euros em impostos, e que as viagens através da Airbnb apoiaram aproximadamente 55.000 empregos no nosso país, em setores como a restauração, o comércio local, o entretenimento e os eventos.

Por outro lado, desde 2018, a Airbnb recolheu e remeteu 63,3 milhões de euros em taxas turísticas no Porto e em Lisboa.

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