Créditos: Enoturismo do Centro de Portugal
Bairrada recebe 12.ª edição das Jornadas de Enoturismo
Nos dias 20 e 21 de novembro realiza-se no Centro de Congressos de Aveiro a 12.ª edição das Jornadas de Enoturismo com diversas palestras, workshops e visitas na Bairrada vitivinícola.
Publituris
Edição Digital: O reforço da aposta da Sogevinus no enoturismo, Kannak, Iberia e Turismo LGBTI+
Inscrições para a Feira de Emprego do Turismo 2025 já estão abertas
Sustentabilidade não é prioridade para quem viaja em negócios
Torres Vedras já tem Rota do Enoturismo
O enoturismo é, cada vez mais, apontado como um caminho de desenvolvimento e aumento de receitas no setor do vinho, bem como do turismo. Com o objetivo de mostrar a mais-valia do desenvolvimento do enoturismo em Portugal, todos os caminhos vão dar à Bairrada, nos dias 20 e 21 de novembro, com a realização da 12.ª edição das Jornadas de Enoturismo, no Centro de Congressos de Aveiro.
Uma iniciativa conjunta das cinco regiões, rotas e comissões vitivinícolas (CVR) do Centro de Portugal – Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo –, que nesta edição celebram o vinho e o enoturismo enquanto motor de desenvolvimento económico, cultural e sustentável dos territórios.
As Jornadas reúnem empresários, agentes públicos, profissionais e entusiastas do setor vitivinícola, turismo e gastronomia, oriundos de todo o país. Destinado a um público cada vez mais vasto, e jovem, na medida em que há muito para explorar ao nível do mercado de trabalho, este encontro serve ainda o propósito de celebrar a caminhada lado-a-lado das cinco CVR na promoção do entourismo. Um trabalho com 12 anos, iniciado, precisamente na Bairrada, e realizado ainda em parceria com diversas entidades da região Centro, sempre com a ajuda e o entusiasmo de muitos rostos que, alguns deles, se vão reencontrar nesta edição e fazerem um balanço desta viagem.
O programa das Jornadas de Enoturismo do Centro de Portugal 2024 já está fechado e pode ser consultado em https://www.enoturismodocentro.pt/pt/programa. Um dos temas a ser desenvolvido, da teoria à prática, é o storytelling. Para isso, o evento vai contar com a presença da brasileira Elaine de Oliveira, que para além de jornalista da Marie Claire é sommelier, dominando de fio a pavio as duas “artes”.
De manhã, integra o segundo painel (12h00) e, à tarde, promove um workshop, sob o mote “A história perfeita, criação de conteúdos com storytelling”. Ainda no primeiro dia, a perfumista e criadora do projeto Portugal by Nose, Cláudia Camacho, vai dar uma aula sobre aromas e perfumes e promover uma prova olfato-vínica. De manhã, há um painel mais dirigido à reflexão do setor, em que o enoturismo é debatido do ponto de vista do percurso e das perspetivas.
No segundo dia vai falar-se da ótica do enoturismo como uma experiência que impera ser memorável e dos desafios associados a isso, acreditando-se em três fatores chave de sucesso: ser autêntico, inteligente e sustentável. O papel dos sommeliers, importantes embaixadores do vinho e do território de origem, vai também aportar valor a estas Jornadas.
O acesso às Jornadas de Enoturismo é gratuito, à exceção das refeições (10 euros os almoços e 30 euros o jantar) e dos workshops (10 euros cada um; são em horários simultâneos, pelo que cada pessoa terá de eleger apenas um deles; máximo de 25 pessoas), que têm a duração de 1h30 e são precedidos de uma visita ao produtor onde se realizam, feitas pelo enólogo ou pelo proprietário da empresa anfitriã.
Em qualquer das situações, a inscrição obrigatória e é feita, digitalmente, no site www.enoturismodocentro.pt, acedendo ao ‘campo’ XII Jornadas de Enoturismo.