Turismo no Algarve ainda com espaço para crescer num equilíbrio entre litoral e interior
A última conferência do ciclo “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”, que decorreu em Faro, concluiu que o turismo no Algarve ainda tem espaço para crescer de forma integrada e sustentável, com equilíbrio entre o litoral e o interior, num contexto em que os desafios da escassez de água, mão-de-obra e mobilidade têm de ser prioridades.
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Para os operadores públicos e privados ligados ao turismo no Algarve, o êxito tem muito a ver com a capacidade de trabalhar de forma integrada, em rede, de forma a aumentar a capacidade de mobilizar empresas e empresários na operação e desenvolvimento de negócios e, ao mesmo tempo, promover aspetos fundamentais como a formação, a captação de talento e transferência de conhecimento.
À semelhança de outros territórios, o Algarve depara-se com uma mudança geracional nos serviços turísticos, com os turistas a procurarem cada vez mais sustentabilidade ambiental, experiências simples, genuínas e marcantes, sendo que a digitalização é igualmente uma marca cada vez mais forte em toda a cadeia de valor da atividade turística. A combinação e a adoção destes fatores significam mais valor acrescentado para o turismo, foi evidenciada durante a conferência.
A sessão teve lugar no grande auditório da Universidade do Algarve com participação do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Faro, Carlos Baia, o presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes, e do presidente da CCDR Algarve, José Apolinário.
De forma global é unânime a ideia de defender que Portugal cresça de forma sustentável, que continue a apostar na formação e a valorizar a retenção de talento e a criar condições para a inclusão de migrantes no setor.
Esta foi a sétima e última conferência do ciclo que percorreu as sete regiões turísticas de Portugal, procurando ouvir todos os operadores e protagonistas do setor, no âmbito da construção da nova estratégia para o turismo. Contudo, o Turismo de Portugal vai continuar a ouvir as várias sensibilidades, agora através de sessões temáticas que vão ter lugar até ao final do ano. São encontros que vão discutir questões como “comunidades locais”, “lideranças”, “ambiente”, “mobilidade”, “mercados e internacionalização”, “tecnologia/digital” e “emprego e formação”. Assim, para que todos possam participar e enviar sugestões e comentários, o Turismo de Portugal criou a página https://participa-et2035.turismodeportugal.pt/TP_Forms/Estrategia.