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PortoBay prepara abertura de nova unidade no Algarve após receitas de 129M€ em 2024

Com uma faturação de 129 milhões de euros nas suas 17 unidades em 2024 – um aumento de 11% face ao ano anterior – o PortoBay traça planos para o seu segundo hotel no Algarve, que deverá abrir portas em julho deste ano. Na Madeira, mais concretamente no Funchal, já começaram as obras para o futuro PortoBay Old Town.

Carla Nunes
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PortoBay prepara abertura de nova unidade no Algarve após receitas de 129M€ em 2024

Com uma faturação de 129 milhões de euros nas suas 17 unidades em 2024 – um aumento de 11% face ao ano anterior – o PortoBay traça planos para o seu segundo hotel no Algarve, que deverá abrir portas em julho deste ano. Na Madeira, mais concretamente no Funchal, já começaram as obras para o futuro PortoBay Old Town.

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Em 2024, o grupo PortoBay conseguiu faturar 129 milhões de euros, um aumento de 11% face ao ano anterior. Destes, 117 milhões de euros corresponderam à faturação das 14 unidades em Portugal (mais 12%) e 12 milhões de euros aos três hotéis que o grupo detém no Brasil (mais 11%).

Com uma subida de 6% face a 2023 no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA), o grupo hoteleiro apurou cerca de 26 milhões de euros em resultados líquidos no ano passado.

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Os dados foram indicados esta quarta-feira, 12 de março, por António Trindade, CEO do PortoBay, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market. Sobre os mesmos, o CEO referiu que “o nosso maior concorrente é o PortoBay do ano anterior”, antecipando, já para o próximo ano um crescimento de até 5%.

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Contudo, refere que “com uma capacidade aérea “esgotada”, no caso de Lisboa, “é difícil fazer previsões”. Nesse sentido, indica que “tem de haver um esforço de a oferta se adaptar aos constrangimentos da procura”.

“Tem de haver um esforço de a oferta se adaptar aos constrangimentos da procura. Quando tenho um aeroporto totalmente esgotado, até ele conseguir recuperar o aumento de procura, tenho de fazer toda a campanha para aumentar a minha estadia média”, refere, indicando que, na perspetiva da operação “sete clientes a usufruírem uma noite vale tanto como um cliente a usufruir de sete noites”.

No seu entender, este desafio deve ser lançado não só aos hoteleiros, “mas também quer em termos governamentais, quer em termos autárquicos”, por forma a atrair turistas durante mais tempo no destino.

Novas unidades

Agora, o grupo prepara-se para abrir a sua segunda unidade hoteleira no Algarve, o PortoBay Blue Ocean, em “meados de julho”, no edifício do antigo TUI Blue Falésia. Com 350 quartos, este hotel ficará ligado através do jardim ao PortoBay Falésia, de 310 quartos, “abrindo todas as facilidades aos clientes dos dois hotéis”, como refere António Trindade.

Se o PortoBay Falésia estará “mais ligado à vertente desportiva” – razão pela qual o grupo vai abrir, ainda em março, um novo centro desportivo neste hotel – o PortoBay Blue Ocean estará mais associado à vertente lifestyle.

Recorde-se que, através de um acordo de joint venture entre o PortoBay com o grupo Humbria, a propriedade imobiliária do PortoBay Falésia e do atual PortoBay Blue Ocean passou a ser detida em partes iguais pelos dois grupos, como anunciado na BTL do ano passado. À data, foi referido que estava em causa um investimento superior a 150 milhões de euros, que incluía a requalificação dos hotéis.

Na Madeira, António Trindade assegura que já começaram as obras no futuro PortoBay Old Town, no Funchal, um boutique hotel de cinco estrelas que deverá abrir portas em 2027.

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Atlântida WTA mostra aos seus clientes as funcionalidades da Atriis – Self Booking Tool

A Atlântida WTA Viagens fez, esta terça-feira, em Lisboa, uma detalhada demonstração a um grupo de empresas com quem trabalha, da Atriis – Self Booking Tool, plataforma de reserva e gestão de viagens corporativas, que visa promover maior eficiência, rentabilidade e satisfação dos clientes.

A Atlântida WTA Viagens assume que é das poucas agências a fazer a demonstração e integração desta ferramenta nas empresas acabando por ser uma ação inovadora e pioneira. Se muitas agências de viagens em Portugal ainda estão na fase do processo de aquisição da Atriis, “nós já estamos a implementá-la nas empresas e por isso muito avançados nesta matéria”, sublinharam.

Após a detalhada demonstração da Atriis – Self Booking Tool feita por Carla Gonçalves, do departamento de Innovation & Travel Experience da Atlântida WTA Viagens, Ricardo Caixinha, CEO da empresa, explicou ao Publituris que “convidámos empresas nossas clientes que estão disponíveis para uma digitalização e uma transformação do fluxo, bem como potenciais clientes que para verem a solução porque querem algo diferente daquilo que têm hoje em dia”.

Segundo Ricardo Caixinha, “tentamos perceber qual é a necessidade do cliente para que possa tirar o maior partido, disponibilizamos a plataforma completamente customizada de acordo com as suas políticas de viagens, os seus contratos com determinados fornecedores, e entregamos um produto chave na mão, e depois vamos fazendo a manutenção da solução juntamente com o cliente”.

A plataforma está neste momento completamente disponível para o mercado, assegurou o CEO da Atlântida WTA Viagens, reforçando que “é sempre customizada de acordo com as necessidades do cliente, em termos de conteúdos, mas está perfeitamente preparada para entregar aos clientes que a queiram utilizar”.

O que diferencia esta solução de outras já conhecidas no mercado, “é a componente gráfica, a forma fácil como se navega é uma das grandes mais-valias, mas acima de tudo, porque é muito rica ao nível de conteúdos, fazendo a comparação de diversas fontes, apresenta e garante ao cliente o melhor preço de mercado, quer em termos de voo, hotel, transferes ou aluguer de veículo, e depois é a capacidade de customização de uma política de viagens ao detalhe”, destacou Ricardo Caixinha.

A ferramenta está também associação à redução de custos e rapidez. O responsável considerou que “consegue unificar esses dois eixos. O cliente tem o produto disponível na sua mão, consegue fazer a sua pesquisa com a garantia do melhor preço de mercado, porque com as agregações de fornecedores que temos para cada produto garantimos que o cliente tem o melhor preço, não tendo a necessidade de desperdiçar o seu tempo em pesquisas em diversas fontes, congregando toda essa oferta numa plataforma única”, sem ser necessário instalação e podendo ser personalizável com o logo da empresa.

Para a Atlântida WTA Viagens foi um investimento grande, “e acima de tudo, de tempo, porque para chegarmos a um resultado destes já estamos a trabalhar na solução há seis meses, para a customizar e garantir os testes de carga para garantir uma resposta ao cliente dentro daquilo que foram os parâmetros de pesquisa” apontou, para avançar que “vai exigir também investimento a médio e longo prazos de forma a continuarmos a enriquecer em termos de produto e garantir que o ciente continua satisfeito com a sua utilização”.

Os clientes da agência de viagens têm também associado um investimento inicial, mas na verdade, “pode não ser uma obrigação desde que garanta um mínimo de transações na plataforma”. No entanto, no geral, “será sempre um investimento relativamente baixo face ao que conseguir extrair, aos desperdícios de tempo e dos custos que tinham ao comprar de forma desagregada”, já que esta “solução permite um ecossistema completamente controlado, e tudo isso são ganhos, ou seja, um investimento que vale muito a pena”, concluiu.

Refira-se que Atriis – Self Booking Tool que a Atlântida WTA Viagens apresentou esta terça-feira está agregado, na parte aérea, aos sistemas de reservas da Travelport, Amadeus e Sabre, e ao NDC das companhias aéreas que já fizeram a sua integração, e na parte hoteleira, aos conteúdos dos bed banks, da Booking.com, Expedia, e dos próprios hotéis.

A Atriis capacita as TMCs e empresas a otimizar viagens, cortar custos, melhorar experiências e alcançar uma gestão global de viagens sustentável e eficiente. Por outro lado, combina conteúdo rico multicanal, um Marketplace global partilhado e uma interface intuitiva numa plataforma construída para atender às necessidades completas dos agentes e viajantes corporativos de hoje, ao mesmo tempo que corta as complexidades operacionais e lacunas de conteúdo que aumentam os custos.

Assim, a Atriis fornece a tecnologia que permite que empresas que gerem viagens (TMCs) e clientes corporativos controlem todas as suas necessidades de viagem de forma rápida, intuitiva e económica, oferecendo uma panóplia de companhias aéreas inclusive as low cost, uma grande variedade de inventário de hotéis, de empresas de rent-a-car e de transferes, bem como reservas de viagens de comboio.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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Novo catamarã é “passo natural na expansão da Timeless”

A nova embarcação da Timeless vai operar no rio Tejo, em Lisboa, tem capacidade para oito passageiros e conta com assinatura gastronómica da chef Justa Nobre.

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A Timeless, a empresa de turismo de luxo que desenvolve e organiza transferes privados e experiências de luxo personalizadas, adquiriu o catamarã TML Sailing que vai permitir oferecer “experiências de luxo inesquecíveis” e que marca “um passo natural na expansão” da empresa.

“A TML Sailing marca um passo natural na expansão da Timeless, reforçando o nosso compromisso em oferecer experiências exclusivas. Com esta nova aposta, elevamos a nossa oferta, permitindo que os nossos clientes descubram Lisboa a partir de uma nova perspetiva, com o mesmo nível de excelência e personalização que define a nossa marca”, afirma Nuno Costa, CEO da Timeless.

A nova embarcação da Timeless vai operar no rio Tejo, em Lisboa, e conta com a assinatura gastronómica da chef Justa Nobre, que “promete os ingredientes locais mais frescos e uma mistura de sabores arrojados, com elegância e requinte”.

A bordo, os clientes podem também usufruir de um chef privado, que convida a “mergulhar no mundo da gastronomia tradicional portuguesa” e com hipótese de  “participar na criação de uma verdadeira obra de arte culinária”.

“Esta experiência tem a duração de 3 horas, com capacidade para oito clientes com almoço ou jantar e o pack de bebidas essenciais”, refere a Timeless, num comunicado enviado à imprensa.

O catamarã da Timeless conta também com  Sommelier a bordo, que fará a seleção das melhores opções portuguesas e permitirá uma experiência única com uma prova de seis vinhos, enquanto os clientes navegam ao largo da capital.

Brunch a bordo, confecionado com as melhores iguarias; um passeio ao pôr do sol pelo rio Tejo ou ainda uma noite de cinema a bordo, com jantar incluído, e a exibição de um filme, sem faltarem as pipocas, são outras das atividades que a Timeless disponibiliza no novo catamarã.

“Além destes serviços, os clientes poderão ainda usufruir do catamarã da TML Sailing numa ótica corporativa, nomeadamente, através da sua utilização para reuniões ou encontros empresariais”, indica ainda a Timeless.

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Agência Abreu é “Marca de Confiança” pela 25ª vez consecutiva

Agência Abreu renovou, pela 25ª vez consecutiva, o selo referente à Marca de Confiança na categoria de agências de viagens, tendo reúne mais de 79% dos votos.

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O estudo das Marcas de Confiança 2025, dirigido a 12 mil portugueses, consagra, mais uma vez, a Agência Abreu, destacando-a novamente em primeiro lugar no ranking das marcas mais confiáveis entre as agências de viagens, ao somar mais de 79% dos votos.

Qualidade, relação custo/benefício e sustentabilidade são os atributos altamente valorizados na marca, segundo a análise da Selecções do Reader’s Digest deste ano, que se estende a 60 categorias.

Para Pedro Quintela, diretor de Vendas e Marketing da Agência Abreu, “no ano em que celebramos 185 anos de atividade, completamos as bodas de prata no que concerne às Marca de Confiança”, para reforçar que “este é um galardão que renovamos, com gosto, ao longo de 25 anos consecutivos, provando que somos merecedores da confiança dos nossos clientes e assim nos queremos manter, pelo menos, por mais 25 anos”.

O estudo ‘Marcas de Confiança’ divulga, anualmente, as marcas, personalidades e organizações, instituições e profissões, sociedade e marcas ambiente em que os portugueses mais confiam.

 

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FLY – Feira das Viagens no Porto superou expectativas, diz a organização

A primeira edição da FLY Feira das Viagens, encerrou este domingo, na Alfândega do Porto com um balanço extremamente positivo, ultrapassando todas as previsões da organização e participantes. A próxima edição já tem data marcada: 21 e 22 de março de 2026, no mesmo espaço da cidade.

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O evento, que decorreu durante o fim de semana (22 e 23 de março), destacou-se pela forte adesão do público, que lotou os corredores da Alfândega do Porto em busca das melhores ofertas em pacotes de viagens, voos, hotéis e cruzeiros. Muitos visitantes aproveitaram os descontos exclusivos disponíveis para planear as próximas férias.

“Ficámos surpreendidos com a afluência. O público respondeu muito além do esperado, mostrando um grande interesse em explorar novas oportunidades de viagem”, afirma a BestEvents, entidade organização da FLY – Feira das Viagens.

Os expositores também destacaram o alto nível de interesse e vendas durante os dois dias de feira, tendo relatado um fluxo constante de visitantes, muitos dos quais a fechar negócios no local.

Um dos grandes atrativos da FLY foi o sorteio de uma viagem à Costa Norte do Egipto, em regime “tudo incluído”, promovido em parceria com a Solférias. A organização destacou ainda que a feira foi pensada para ser mais do que um espaço de vendas, mas sim um ponto de encontro para “sonhadores e viajantes”. “Queríamos que as pessoas vivessem uma verdadeira viagem pelo mundo, mesmo antes de partirem, e conseguimos”, reforçou.

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DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hilton
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Portugal é o terceiro destino mais atrativo para investimento hoteleiro na Europa

O European Hotels Investor Intentions Survey 2025, desenvolvido pela CBRE, aponta Portugal como o terceiro destino mais atrativo para investimento hoteleiro na Europa, a par do Reino Unido. Lisboa entra pela primeira vez neste ranking, sendo considerada como a quarta cidade mais atrativas para investimento no setor, precedida por Londres, Madrid e Roma.

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Portugal chegou ao Top 3 de destinos mais atrativos para investimento hoteleiro na Europa, ocupando o terceiro lugar no ranking, a par de países como Espanha, em primeiro lugar, e Itália, em segundo lugar no pódio.

A cidade de Lisboa entra pela primeira vez neste ranking, ocupando o quarto lugar de cidades mais atrativas para investimento na indústria hoteleira.

Os dados são explanados no European Hotels Investor Intentions Survey 2025, desenvolvido pela CBRE, no qual é referido que os investidores demonstram “um otimismo crescente face ao desempenho do setor hoteleiro europeu”, com mais de 90% a planear manter ou aumentar a alocação dos investimentos.

“Embora os inquiridos prevejam que a situação geopolítica será o principal desafio para o investimento em 2025, a confiança no mercado hoteleiro europeu continua a crescer. Mais de 90% dos investidores estão dispostos a manter ou a aumentar a alocação de capital ao setor. O setor oferece retornos competitivos e o sentimento otimista dos investidores permanece, com boas perspectivas de rentabilidade e um desempenho superior relativo em relação a outras classes de ativos como principais razões para aumentar a sua alocação a hotéis”, refere a CBRE em nota de imprensa.

Espanha continua a ser o principal destino de investimento pelo segundo ano consecutivo, seguido por Itália, que este ano ultrapassou o Reino Unido pelo segundo lugar do ranking.

Se em Espanha o investimento é “apoiado pelos fundamentos do mercado a longo prazo e pela procura turística sustentada”, o crescente interesse no setor hoteleiro italiano “é generalizado, impulsionado pela oferta diversificada de hospitalidade do país e pelo surgimento de um novo grupo de hotéis de classe internacional”.

Com Portugal e o Reino Unido a partilharem o terceiro lugar, França e Grécia mantiveram o quarto e quinto lugar, respetivamente.

Ao nível de cidade, Londres continua a ser a principal escolha para investimento. Madrid solidificou o estatuto de segunda cidade mais atrativa para o investimento hoteleiro, com Roma a completar o Top 3 de cidades, subindo da quarta posição alcançada em 2024. Lisboa e Barcelona completam o Top 4 e 5, respetivamente.

De acordo com o estudo da CBRE, os investidores continuam a procurar o produto urbano, com 65% dos inquiridos a considerarem as cidades de entrada como os locais mais atrativos, dado “o seu estatuto como centros de procura a longo prazo, apoiados por viagens de negócios e de lazer resilientes”.

No mesmo estudo, 12% dos inquiridos afirmaram que as cidades secundárias são as oportunidades de investimento mais atrativas, “impulsionadas pela crescente confiança nos mercados turísticos emergentes, que são apoiados por infraestruturas melhoradas e mudanças nos padrões de viagem”.

“O atual desequilíbrio entre a oferta e a procura em toda a Europa continua a ser um fator-chave para o
setor”, refere Kenneth Hatton, diretor de hotéis europeus da CBRE. “Estamos a ver propostas fortes
de potenciais compradores que procuram adquirir os melhores ativos, refletidos nos volumes de
investimento hoteleiro do ano passado, que aumentaram 34% em relação a 2023, o maior aumento anual
para qualquer setor na região”.

Já Duarte Morais Santos, diretor de hotéis da CBRE Portugal, afirma que “o setor hoteleiro português tem vindo a consolidar a sua posição como um dos mais dinâmicos da Europa, impulsionado por um turismo resiliente e por um mercado cada vez mais sofisticado. O facto de Portugal ter subido quatro posições neste ranking reflete o reconhecimento da sua robustez e do potencial de crescimento sustentável”.

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Rotas para Fortaleza e Recife são novidade na operação da Iberia para o inverno

Os voos da Iberia para Recife arrancam a 13 de dezembro, com três frequências semanais, que aumentam para cinco a partir de fevereiro de 2026, enquanto a rota para Fortaleza tem início a 19 de janeiro de 2026, igualmente com três frequências semanais que aumentam para quatro a partir de fevereiro.

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A Iberia anunciou que, no próximo inverno, vai abrir três novas rotas de longo cursos, duas das quais com destino ao Brasil, concretamente Fortaleza e Recife, anunciou a companhia aérea, em comunicado.

Os voos da Iberia para Recife arrancam a 13 de dezembro, contando com três frequências semanais, que aumentam para cinco a partir de fevereiro de 2026, enquanto a rota para Fortaleza tem início a 19 de janeiro de 2026, igualmente com três frequências semanais numa fase inicial, aumentando para quatro a partir de fevereiro.

Ambas as rotas para o  Brasil vão ser realizadas nos novos aviões A321XLR da companhia aérea, que têm capacidade para transportar 182 passageiros em classe executiva e económica.

“Acreditamos que o Brasil tem um grande potencial, além das grandes cidades que já atendemos. Com a adição dos novos A321XLRs, podemos explorar novas rotas através do Atlântico, avaliar a sua aceitação e gradualmente adaptar a oferta à procura”, afirma María Jesús López Solás, diretora Comercial, de Desenvolvimento de Rede, Alianças e Clientes da Iberia.

Recorde-se que a Iberia já conta com duas rotas com destino ao Brasil, concretamente São Paulo e Rio de Janeiro, nas quais a companhia aérea disponibiliza 14 e cinco frequências semanais, respetivamente.
As novas rotas, considera Marcelo Freixo, presidente da Embratur, vão ajudar o Brasil a receber um maior número de turistas espanhóis, mercado que, segundo o responsável, cresceu 13% no ano passado.
No total, a Iberia vai voar, ao longo do próximo inverno, para quatro destinos no Brasil, disponibilizando um total de 284.000 lugares entre Espanha e o país sul-americano.
Além de Fortaleza e Recife, a Iberia vai também abrir uma nova rota de longo curso para os EUA no próximo inverno, passando a ligar Madrid e Orlando quatro vezes por semana, a partir de 26 de outubro de 2026, num avião A330, com capacidade para transportar 254 passageiros.
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Emirates coloca avião Boeing 777 remodelado na rota de Lisboa a 1 de junho

A partir de 1 de junho, a Emirates vai passar a usar um dos seus aviões Boeing 777 que foram recentemente remodelados e que passaram a incluir a nova cabine Económica Premium na rota entre Lisboa e o Dubai.

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A partir de 1 de junho, a Emirates vai passar a usar um dos seus aviões Boeing 777 que foram recentemente remodelados e que passaram a incluir a nova cabine Económica Premium na rota entre Lisboa e o Dubai, informou a companhia aérea, em comunicado.

“O novo Boeing 777 apresenta uma configuração de quatro classes, incluindo a nova e elegante cabine Económica Premium e as sofisticadas cadeiras de Classe Executiva”, indica a Emirates.

A companhia aérea explica que a nova cabine Económica Premium dispõe de 24 lugares em configuração 2-4-2 e oferece “um amplo espaço para as pernas e uma experiência de bordo de excelência”.

Além da nova Económica Premium, o aparelho conta também com uma classe Executiva renovada, que oferece uma disposição 1-2-1, “garantindo a todos os passageiros acesso direto ao corredor, maior privacidade e um ambiente pensado para trabalhar, relaxar ou descansar”.

Já a Primeira Classe mantém as suas “exclusivas oito suites privadas numa configuração de 1-2-1, enquanto a Classe Económica disponibiliza 256 lugares numa disposição 3-4-3”, acrescenta a transportadora do Dubai.

A companhia aérea lembra que decidiu alargar o seu programa de renovação de interiores dos aviões Boeing 777 e Airbus A380 a mais de 220 aparelhos, naquele que é “o maior projeto de renovação da indústria da aviação”, totalizando um investimento superior a 5 mil milhões de dólares.

Com esta decisão, Lisboa passa a ser uma das oito novas cidades a beneficiar deste programa de modernização, a par de Dublin, Hong Kong, Maldivas, Calcutá, Colombo, Joanesburgo e Cidade do Cabo, sendo que, no total, companhia aérea prevê operar em 44 cidades com aviões Boeing 777 e Airbus A380 renovados até setembro de 2025.

Paralelamente, a Emirates vai ainda “introduzir um segundo voo diário para Londres Stansted operado com o renovado Boeing 777 (EK 067/068)”.

Todas as informações sobre o novo Boeing 777 da Emirates estão disponíveis aqui, enquanto os detalhes sobre a nova classe Económica Premium da Emirates podem ser consultados aqui.

 

 

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TAAG recupera avião Boeing 777-200 com apoio de engenheiros e técnicos de manutenção angolanos

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola lembra que o aparelho Boeing 777-200, de matricula D2-TED, estava inoperacional desde 2020, ou seja, desde o período da pandemia da COVID-19, e vai agora passar a ser usado nas conexões internacionais da companhia aérea.

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A TAAG – Linhas Aéreas de Angola anunciou que o avião Boeing 777-200, de matricula D2-TED, que estava inoperacional desde 2020, ou seja, desde o período da pandemia da COVID-19, foi recuperado com o apoio dos engenheiros e técnicos de manutenção angolanos da transportadora e já está reintegrado na frota da companhia aérea.

“O equipamento já foi reenquadrado na programação de geral de voos, incrementado desta forma, a disponibilidade de aeronaves para as conexões internacionais da companhia”, lê-se numa nota informativa da TAAG.

A TAAG realça a “capacidade técnica” dos seus engenheiros e técnicos de manutenção, que levaram a cabo os “trabalhos de restauração interior e assentos, recuperação de componentes e preservação de funcionalidades críticas da aeronave”.

“A dinâmica de recuperação e manutenção das aeronaves é contínua, sobretudo nos equipamentos com maior antiguidade, sendo que a TAAG tem vindo progressivamente a elevar a disponibilidade de aeronaves para a realização dos serviços domésticos, regionais e internacionais”, acrescenta a transportadora angolana.

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Maioria dos portugueses prefere regressar a destinos que já visitou, diz eDreams

Segundo um estudo da eDreams, 64% dos portugueses preferem regressar a destinos que já visitaram, uma vez que já conhecem os locais e encontram sempre algo novo para descobrir, sendo que apenas 36% preferem descobrir novos locais.

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A eDreams apurou que 64% dos portugueses preferem regressar a destinos que já visitaram, uma vez que já conhecem os locais e encontram sempre algo novo para descobrir, sendo que apenas 36% preferem descobrir novos locais.

O estudo da eDreams, que analisou as preferências dos portugueses quando toca a escolher destinos de viagem, concluiu que são os mais velhos que estão mais interessados em descobrir novos destinos (37%), enquanto apenas 26% dos jovens entre os 18 e os 24 anos de idade admitem procurar novos destinos para as próximas férias.

A eDreams apurou ainda que 53% dos portugueses estão também interessados em explorar destinos populares ou locais mais secretos e menos visitados, com 26% a preferir destinos menos concorridos, enquanto 20% preferem destinos populares.

Também aqui são os maiores de 65 anos que preferem visitar locais mais desconhecidos (30%), enquanto os jovens dos 18 aos 24 anos de idade apresentam uma “clara tendência para destinos populares (31%)”.

Já os fatores que influenciam a escolha do destino mantêm-se idênticos, com o preço e a acessibilidade dos destinos menos explorados a somarem 32% das respostas, seguindo-se a possibilidade de explorar algo único e menos movimentado (31%).

“Independentemente do tipo de destino escolhido, uma coisa é certa: viajar continua a ser uma das experiências mais valorizadas pelos portugueses”, conclui a eDreams, no comunicado divulgado esta terça-feira, 25 de março.

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Iberia reforça operação para a América Latina e programa 355 voos semanais no inverno

No total, a Iberia vai disponibilizar 2,4 milhões de assentos para a América Latina no próximo inverno, com destaque para o reforço de oferta para destinos no Chile, Peru e República Dominicana.

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A Iberia vai reforçar a sua operação para a América Latina no inverno, disponibilizando 355 voos semanais e um total de 2,4 milhões de assentos, com destaque para o Chile, Peru e República Dominicana, que são os destinos que vão contar com o maior aumento de oferta.

Num comunicado enviado à imprensa, a Iberia revela que, no caso do Chile, está previsto um aumento de duas frequências por semana para a capital do país, que vai chegar a 12 voos semanais e mais de 176.000 assentos, 20% a mais que no ano anterior.

Já Lima, capital do Peru, passa de 13 para 14 voos semanais, o que significa que haverá “dois voos diários, permitindo que aproximadamente 1.360 pessoas viajem entre a Espanha e o Peru todos os dias”.

Para a capital da República Dominicana, a Iberia conta ainda chegar “a 13 voos semanais em alguns meses”, prevendo disponibilizar cerca de 142.000 assentos ao longo da temporada.

“O restante das operações da Iberia na América Latina no inverno de 2024-2025 permanecerá inalterada, consolidando os aumentos realizados no ano passado. Assim, Buenos Aires, Bogotá e Cidade do México continuarão a ter três voos diários em cada sentido, ou seja, 21 frequências semanais”, lê-se ainda no comunicado divulgado pela companhia aérea.

No Brasil, a Iberia vai manter as 14 frequências semanais em São Paulo, o que totaliza dois voos diários em cada sentido, enquanto o Rio de Janeiro terá até cinco frequências semanais.

Para destinos como Quito, no Equador, assim como San José, na Costa Rica; San Juan, em Porto Rico, e Montevidéu, no Uruguai, vão contar com sete frequências por semana, o que totaliza um voo por diário.

Já Caracas, capital da Venezuela, vai ter cinco frequências semanais, enquanto San Salvador, em El Salvador, e a Guatemala vão contar com quatro frequências semanais, existindo ainda três voos por semana para Guayaquil, Panamá e Havana.

“O nosso objetivo não é apenas continuar a consolidar a nossa posição como a companhia aérea líder entre a Europa e a América Latina, mas também oferecer uma programação de voos estável e consistente que fortaleça a confiança dos nossos clientes. Para a próxima temporada de inverno, planeamos aumentos de capacidade que pretendemos consolidar para oferecer maiores oportunidades de viagem”, explica María Jesús López Solás, diretora Comercial, de Desenvolvimento de Rede, Alianças e Clientes da Iberia.

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