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Universidade Portucalense debate impacto do turismo urbano nos centro históricos

Agendado para 25 de março, o debate que a Universidade Portucalense vai promover sobre o impacto do turismo urbano nos centro históricos conta com a participação de vários especialistas.

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A Universidade Portucalense vai debater, a 25 de março, o impacto do turismo urbano nos centro históricos, iniciativa que vai contar com a participação de vários especialistas no tema e que pretende assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos.

“A iniciativa, intitulada Talks – Reflexões sobre Centros Históricos, vai decorrer na tarde de 25 de março e culmina com o lançamento do livro Heritage Tourism and Sustainable City Dynamics”, avança a instituição de ensino superior, explicando que o debate vai “discutir estratégias de preservação dos centros históricos face à crescente pressão do turismo e do desenvolvimento urbano”.

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A reabilitação urbana, a sustentabilidade e preservação dos centros históricos são alguns dos temas que vão estar em discussão neste debate, com destaque para a cidade do Porto, uma vez que vai ser analisado o “impacto da classificação do Centro Histórico do Porto como Património Mundial da UNESCO, bem como as consequências do turismo massificado, como o aumento das rendas e a deslocação de residentes”.

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“O desafio está em equilibrar a valorização turística com a necessidade de manter a vivência autêntica da cidade. O Porto é um exemplo paradigmático, onde o turismo trouxe um crescimento económico significativo, mas também exige políticas eficazes para evitar a descaracterização do seu património”, afirma Fátima Matos Silva, coordenadora do projeto Cultura@Portucalense.

A sessão de abertura arranca pelas 14h45 e vai contar com intervenções de Fernando Ramos, Reitor da Universidade Portucalense, Isabel Vaz de Freitas, diretora do Departamento de Turismo, Património e Cultura, e Fátima Matos Silva, coordenadora do projeto Cultura@Portucalense.

Já Augusto Moutinho Borges, académico correspondente da Academia Portuguesa da História, abordará o património histórico dos centros de Ribacoa, com início pelas 15h00, enquanto Maria Isabel Pinto Osório, arqueóloga da Câmara Municipal do Porto, vai apresentar, pelas 15h30, os resultados de escavações arqueológicas no Morro da Sé, que revelaram vestígios subterrâneos da ocupação histórica da cidade.

Ana Paula Amendoeira, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, vai ainda abordar os desafios da gestão dos centros históricos na atualidade, nomeadamente como se pode explorar o equilíbrio entre conservação patrimonial, turismo e desenvolvimento urbano.

O evento termina com o lançamento do livro Heritage Tourism and Sustainable City Dynamics, editado por Fátima Matos Silva e Isabel Vaz de Freitas, obra que reúne 12 artigos de investigadores de nove países, incluindo Portugal, Espanha, Noruega e Egito, que exploram “os desafios e as boas práticas na gestão do património cultural urbano, abordando a interseção entre turismo e património na construção de cidades sustentáveis”.

O debate tem inscrições gratuitas mas obrigatórias, que podem ser realizadas aqui.

 

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Wine Tours Madeira tem novos tours ecológicos focados em turismo regenerativo

A Wine Tours Madeira lançou um novo produto: os “Echoo Tours”. Desenhados para que os visitantes possam explorar a ilha da Madeira de forma sustentável, os turistas têm a possibilidade de escolher opções mais equilibradas quer ao nível de horários e locais a visitar evitando concentração excessiva.

Há um novo conceito de tours na Madeira, com base na experiência em explorar novos nichos e temas ao nível da animação turística na ilha: “Echoo Tours”. A Wine Tours Madeira lança este novo conceito que pretende reforçar a necessidade de pensar e agir de forma sustentável, também quando se explora um destino.

Assim, os novos tours foram desenhados por forma a que os visitantes possam explorar a ilha da Madeira de forma sustentável, escolhendo as opções mais equilibradas quer ao nível de horários e locais a visitar evitando concentração excessiva, com inclusão de atividades de sensibilização e propagação de mensagens importantes para a conservação da natureza, sempre a par da componente lúdica.

“Estamos perante uma inovadora série de experiências de turismo regenerativo, que estão programadas para serem lançadas antes do verão e combinam a exploração vinícola e cultural da Madeira com atividades sustentáveis que promovem a conservação do ambiente insular”; refere Duarte Afonso, partner da Wine Tours Madeira.

Compromisso com Turismo Sustentável
Estes tours pretendem homenagear as relíquias naturais pela forma responsável como foram desenhados os programas, onde a criatividade afastará os visitantes das grandes concentrações e onde o lazer e o desfrutar de todos os espaços naturais visitados serão acompanhados da informação correta, não deixando de sensibilizar para o valor das nossas reservas naturais, espécies e projetos de conservação, bem como boas práticas que os visitantes também devem adotar.

Cada Echoo Tour incluirá uma componente de sensibilização ambiental, mas também irá incluir ações de turismo regenerativo proporcionando aos participantes a oportunidade de contribuir ativamente para a conservação da biodiversidade da ilha. As atividades poderão variar desde a plantação de plantas endêmicas até à remoção de espécies invasoras, ajudando a manter o equilíbrio ecológico da Madeira.

“Consideramos que os tours irão atrair os públicos mais atentos às questões ambientais, mas não só. Tratam-se de programas não massificados e naturalmente pensados para proporcionar momentos de lazer e exploração da ilha que também se direcionam a um público que aprecia programas equilibrados, relaxados, prazerosos e com muito conteúdo”, explica Duarte Afonso, concluindo que os Echoo Toursrefletem o nosso compromisso em integrar práticas sustentáveis no turismo”, sendo que “estas novas experiências são projetadas para permitir que os nossos clientes não apenas desfrutem da beleza da Madeira, mas também participem na sua preservação.”

A Wine Tours Madeira informa que estes tours estão em fase de teste e brevemente estarão disponíveis tanto para grupos como para individuais.

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Lusanova e Turkish Airlines promovem formação conjunta para agentes de viagens

A iniciativa, que contou com sessões a 18 e 20 de março, nos escritórios da Turkish Airlines em Lisboa e no Porto, registou a participação cerca de 30 profissionais do setor.

A Lusanova e a Turkish Airlines promoveram, a 18 e 20 de março, uma formação conjunta para agentes de viagens, que contou com a participação de cerca de 30 profissionais do setor e que decorreu nos escritórios da companhia aérea no Porto e em Lisboa.

“Aprofundar qd e pela Turkish Airlines” foi, segundo um comunicado divulgado pela Lusanova, o principal objetivos desta formação, que colocou em destaque destinos como a Turquia, Maldivas, Maurícias, Egito e Tailândia.

Segundo Tiago Encarnação, diretor de operações da Lusanova, a formação dos agentes de viagens é uma das “principais prioridades” do operador turístico, que vai promover várias outras ações ao longo do ano.

“A Turkish Airlines é um parceiro estratégico fundamental, e estas ações formativas são essenciais para garantir que os agentes de viagem tenham as melhores ferramentas para aconselhar os seus clientes”, refere o responsável.

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Turismo de Dubai assina parceria estratégica com Amadeus

O Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET) assinou um memorando de entendimento estratégico com a Amadeus, para facilitar a criação de um ecossistema na cidade dedicado ao protótipo de soluções tecnológicas para viagens.

Ao abrigo desta parceria, as duas entidades vão concentrar-se no desenvolvimento de tecnologia de viagens, melhorando as experiências dos visitantes e fortalecendo o ecossistema turístico do Dubai, criando uma plataforma para expandir o recorde de 18,72 milhões de visitantes internacionais que chegaram ao emirado em 2024.

O acordo foi formalizado por Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM), parte do DET, e Maher Koubaa, vice-presidente Executivo da Unidade de Viagens e diretor geral da EMEA na Amadeus, e está preparado para contribuir para o alcance dos objetivos da Agenda Económica de Dubai, D33, consolidando ainda mais a posição do Dubai como uma cidade global líder para negócios e lazer.

Refira-se que o DET e a Amadeus cooperam atualmente em várias áreas, incluindo Dados e Análises Estratégicas de Viagens, Publicidade Programática de Viagens e Marketing B2B de Viagens, e o acordo estabelece um quadro para expandir esta colaboração. O documento também abre caminho para a Amadeus estabelecer um Centro de Excelência no Dubai para promover iniciativas em áreas-chave, como a melhoria da experiência da jornada do viajante, com foco no uso de biometria, otimização da experiência nos aeroportos, gestão de acessos, pagamentos sem contacto e desenvolvimento da capacidade aérea. Além disso, visa apoiar start-ups locais e globais e melhorar os relatórios de inteligência de viagens para a hospitalidade e destinos.

A parceria, de acordo com o Turismo do Dubai, surge num momento crucial para a indústria global de turismo, que está cada vez mais dependente da tecnologia para lidar com as expectativas em constante mudança dos viajantes e otimizar operações. Ela também complementa o foco do Dubai em impulsionar a R&D (Research and development) em setores-chave, o que está a ser promovido através de parcerias entre os setores público e privado, e está alinhada com os objetivos da Agenda D33, que visa aproveitar a inovação para impulsionar o crescimento económico.

 

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Nauticampo regressa à FIL de 26 a 30 de março

A Nauticampo, evento nacional dedicado à náutica de recreio, ao caravanismo e ao desporto de aventura, regressa de 26 a 30 de março, à FIL – Parque das Nações, com muitas novidades e com a presença de marcas líderes de mercado.

Uma das novidades desta edição da Nauticampo é dedicada aos entusiastas do motociclismo que terão a oportunidade de explorar uma vasta apresentação de modelos e marcas de duas e quatro rodas.

Também as Estações Náuticas das Regiões de Faro, Oeste, Aveiro, Alentejo e Centro estarão representadas e vão promover uma oferta turística diversificada que integra clubes náuticos, gastronomia e cultura.

O evento vai contar com uma Feira de Usados, oferecendo barcos, caravanas e autocaravanas a preços especiais e altamente competitivos.

Refira-se que a Nauticampo, que estará aberto nos dias 26, 27 e 28 de março, das 14h00 às 22h00, a 29 de março, das 10h00 às 22h00, e no dia 30 de março, das 10h00 às 20h00, é um evento para todas as idades e este ano traz experiências para toda a família.

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Dakhla: Onde o mar vai beijar o deserto

Situada no sul de Marrocos, Dakhla é onde o mar beija o deserto, numa dança mágica, revelando-se como um destino de sonho para os amantes da natureza, da aventura e do bem-estar. Fomos visitar a região a convite do Turismo de Marrocos. Vimos pouco, mas há sempre algo para contar.

Num encontro feliz entre o Oceano Atlântico e o Deserto do Saara, Dakhla é feita de história e natureza que desfilam entre o azul turquesa das praias cristalinas e as mil e uma cores das dunas que, do nascer ao pôr do-sol, nos iluminam com uma luz quente e singular, inundando as paisagens a perder de vista, convidando-nos à desconexão, ao relax, autenticidade, mas com bastante adrenalina não só pelos desportos aquáticos que oferecem, onde o surf, o windsurf e o kitesurf são reis, e podem ser praticados durante todo o ano nas águas banhadas pelo Oceano Atlântico graças ao vento que frequentemente acompanha as suas costas, mas pelas diversas aventuras que o deserto proporciona, sejam a cavalo, de camelo, moto quatro ou veículos todo o terreno.  O destino, em pleno desenvolvimento turístico, posiciona-se a nível internacional, como ideal para aqueles que procuram natureza e património ecológico, ou seja, de ecoturismo exótico.

A convite da Oficina de Turismo de Marrocos, fomos espreitar esta singular região que pretende posicionar-se, a nível internacional, como uma alternativa ao turismo de massas, ou a destinos turísticos superlotados. Duas palavras definem Dakhla: Autenticidade e Sustentabilidade.

Só o Parque Nacional de Dakhla ocupa uma extensão de 18 mil hectares, uma reserva natural protegida que mantém toda a sua magia intacta com horizontes infinitos, mar azul, colinas de dunas que terminam na água e pores-do-sol espetaculares.

Inaugurado em 2014, o Parque Nacional Dakhla está inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO. Esta região selvagem e preservada é o lar de inúmeras espécies animais, incluindo a gazela de Mhorr, flamingos cor-de-rosa, caranguejos, golfinhos, focas-monge e diversas espécies de aves migratórias, um refúgio de vida selvagem que surpreende a cada visitante.

Dois dias de alguma aventura
Veículos de todo-o-terreno aguardava-nos à chegada para dois dias de alguma aventura. A primeira paragem foi à Duna Branca.

Mais de 20 jeeps (agentes e operadores turísticos portugueses e espanhóis, bem como jornalistas dos dois países), seguiram, em caravana para a 30 km de Dakhla, encontramos uma grande duna de areia branca que ilumina a água de uma lagoa, um local simplesmente magnífico com um cenário de cortar a respiração. É bem conhecida pelos entusiastas do kitesurf pelas suas condições de vento.

Depois, era preciso visitar a Ilha do Dragão, pequena ilha inexplorada situada ao lado da península do Rio de Ouro. A sua forma de dragão torna-a atraente aos olhos de qualquer visitante.

Cada excursão por essas vastas extensões de areia e argila branca oferece a sensação de estar sozinho no mundo, diante de uma natureza grandiosa.

Navegando pelas águas azul-turquesa da magnífica lagoa de Dakhla e observando aves migratórias, flamingos cor-de-rosa e até golfinhos que ali fixaram residência, chega-se à Ilha do Dragão, de nome verdadeiro Ilha Herné, que subindo ao topo do penhasco oferece uma deslumbrante vista 360º da lagoa, praias, bancos de areia branca e dunas de deserto ao longe.

A lagoa Dakhla tornou-se um local icónico para os entusiastas dos desportos aquáticos, especialmente o kitesurf e o windsurf, atraindo fãs de todo o mundo. As suas praias, como a famosa praia de Porto Rico, oferecem panoramas impressionantes, ideais para um piquenique ou uma sessão fotográfica estilo “Robinson Crusoé”.

A lagoa de Dakhla é um ótimo local para kiters de todos os níveis. O vento sopra do nascer ao pôr do sol, então é só escolher quando quer fazer kite. Ali também há muito espaço para os kiters iniciantes fazerem aulas e praticarem enquanto ficam longe dos especialistas.

Dakhla também é conhecida pelos seus estabelecimentos hoteleiros dedicados aos desportos aquáticos, concebidos num estilo único e amigo do ambiente. Além dos bangalôs ecológicos, muitos hotéis contam com instalações de bem-estar como Spas, piscinas e salas de ioga, além de centros equestres e náuticos. A maioria deles oferece pacotes com tudo incluído, seja para kitesurf ou retiros de ioga.

Durante a viagem houve tempo de apreciar alguns apontamentos de cultura local, como música e dança, culminando com uma festa que retratava as “Mil e uma noites”, nas dunas de Dakhla, enquanto a natureza nos brindava com um incomparável por do sol. O escritor e aviador Antoine de SaintExupéry teria escrito aqui alguns trechos de sua obra-prima, “O Pequeno Príncipe”.

Hoje, Dakhla continua a ser um ponto de convergência internacional graças ao seu aeroporto, que a liga às principais metrópoles marroquinas e internacionais. Resumindo, diria que Dakhla é muito mais do que um destino de férias. É uma verdadeira viagem sensorial onde dunas desérticas, sabores locais e encontros com a fauna marinha se combinam para oferecer uma aventura inesquecível. Quer seja um apaixonado por desporto, história ou simplesmente procure momentos de relaxamento junto à água, Dakhla, ou a região de Dakhla-Oued Ed Dahab, é uma joia a descobrir.

*O Publituris viajou a convite do Turismo de Marrocos

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Francisco Calheiros: “Não nego que estou preocupado com a governabilidade do país”

Preocupado que a atual instabilidade política possa bloquear dossiês e investimentos em curso ligados à atividade turística, o presidente da Confederação do Turismo de Portugal “espera que a situação política governamental em Portugal seja clarificada de forma célere”.

Carla Nunes

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, mostrou-se preocupado “com a governabilidade do país” no seu discurso de abertura do XXI Congresso da Associação de Directores de Hotéis de Portugal (ADHP), que decorre entre esta quinta e sexta-feira no INATEL Caparica, no município de Almada.

Receoso de que possam ser bloqueados dossiês e investimentos em curso com relação direta e indireta à atividade turística, o presidente da CTP afirma que o país precisa de estabilidade política, prevendo que esta possa não ser alcançada com as próximas eleições.

“O país necessita de estabilidade em termos políticos e de uma governação estável, para que não sejam bloqueados dossiês e investimentos em curso que têm relação direta e indireta com a atividade turística. Não nego que estou preocupado com a governabilidade do país. Não me parece que esta intranquilidade seja apenas por dois meses, porque não vejo que as soluções que possam resultar após um cenário eleitoral sejam mais tranquilizadoras e mais purificadoras que agora – ou seja, uma necessária maioria governativa, ao que tudo indica, não vai acontecer”, afirma Francisco Calheiros.

Sobre os principais fatores “que se deverão continuar a ter em conta”, o presidente da CTP aponta, em termos de acessibilidades, para “a existência de um novo aeroporto e de uma linha férrea mais moderna e com ligações em TGV”; uma “solução para a TAP”; a “redução da carga fiscal” e uma “efetiva reforma do Estado”.

Lamentando que muitas destas questões sejam adiadas “devido ao atual momento político do país”, o presidente afinca que a CTP “espera que a situação política governamental em Portugal seja clarificada de forma célere”.

“O turismo será um fator de sustento da economia”
Apesar dos “vários desafios internos”, como aponta ser o caso do “novo aeroporto, da privatização da TAP e da execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, a par da instabilidade internacional, com cenários de guerra, e da instabilidade económica, Francisco Calheiros indica que “Portugal não perde turistas”, uma vez que o turismo “cresce em todas as regiões”.

Apontando para os valores de 2024 em Portugal, ano em que se registaram “mais de 31 milhões de hóspedes, ultrapassaram os 80 milhões de dormidas e os 27 mil milhões de euros em receitas”, o presidente da CTP acredita que Portugal continuará a ter bons indicadores turísticos este ano.

“Penso que Portugal continuará a ter bons indicadores turísticos, já que continua a ser um país atrativo pela sua diversidade, pela qualidade dos seus produtos e serviços turísticos. É um país onde quem nos visita se sente seguro”, defende, acrescentando que “é o turismo que será, mais uma vez, um fator de sustento da economia. O pensamento positivo deve continuar a ser aquele que nos move”.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

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GEA promove novo ciclo de reuniões regionais

O Grupo GEA Portugal promove, de 24 a 31 de março, as suas já tradicionais Reuniões Regionais, num total de cinco encontros de trabalho, em Coimbra, Porto, Lisboa, Albufeira e Funchal.

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Nas Reuniões Regionais serão abordados temas como os resultados e produções do ano de 2024, a criação e melhoria de parcerias, oportunidades de desenvolvimento de negócio, bem como as ferramentas tecnológicas que irão criar valor e preparar ainda melhor as agências de viagens para enfrentar as rápidas evoluções tecnológicas do setor.

Os administradores da GEA Portugal, Carlos Baptista e Pedro Gordon, referem que as Reuniões Regionais do grupo se destacam como um momento de networking, partilha e progresso, avançando que são essenciais para sincronizar estratégias e visões, partilhar atualizações do setor e discutir como a rede pretende abordar os desafios que constantemente surgem, “permitindo-nos assim enfrentar o futuro com êxito.”

Os dois responsáveis reconhecem que “estes momentos são cruciais para estreitar laços com as agências associadas”, apontando que, juntos, “estamos empenhados em construir um agrupamento sólido e rentável, capaz de gerar valor tanto no âmbito individual como coletivo”.

Este novo ciclo de Reuniões Regionais da GEA passará por: Coimbra, no Dom Luís Hotel (24 de março), Porto, no Vila Galé Porto (25 de março), Lisboa, no Vila Galé Ópera (26 de março), Albufeira, no AP Victoria Sports & Beach (27 de março) e Funchal, no The View Baía (31 de março).

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Jerez de los Caballeros cativa portugueses com as celebrações da Semana Santa

Com o aproximar de uma das mais importantes celebrações do mundo cristão, a Semana Santa, Jerez de los Caballeros, um município espanhol da província de Badajoz, onde estas celebrações estão enraizadas desde há muitos séculos na sua cultura e tradições, veio a Lisboa mostrar porque é um destino de visita obrigatória.

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Para dar a conhecer e falar desta cidade que também é templária, a escassos 75 quilómetros da fronteira entre Portugal e Espanha, “um destino que respira história, cultura, gastronomia e Semana Santa”, como afirmou Fernando Valmaseda, diretor da RV Edipress, agência responsável pela comunicação do município, realizou-se, em Lisboa, uma apresentação do destino que juntou alguns agentes de viagens.

Da parte da região espanhola a sessão contou com a presença de Raul Gordillo, presidente da Câmara de Jerez de los Caballeros, Estela Gusmán, vereadora da Semana Santa, Francisco Manuel Martinez, presidente da Junta de Confrarias da Semana Santa, e de Elena Macarro, coordenadora do Comércio e Turismo do município.

E foi ao longo deste almoço/apresentação, feito de conversas informais, que que ficou a saber que Jerez de los Caballeros faz parte dos 125 povoados mais bonitos de Espanha, e que é, antes de tudo, uma cidade monumental, com as suas muralhas templárias, testemunhas de um passado glorioso, que envolvem um centro histórico repleto de igrejas, palácios e conventos que contam séculos de história, como a Igreja de São Bartolomeu, com a sua imponente torre barroca, um símbolo marcante da cidade, enquanto a Igreja de Santa Maria da Encarnação, a mais antiga, transporta-nos às origens desta terra, sendo igualmente impressionante a Igreja de São Miguel, cuja torre gótica domina o horizonte, ou a beleza sóbria da Igreja de Santa Catarina, um recanto repleto de devoção e arte.

Mas também que é um lugar onde as lendas dos Cavaleiros Templários ganham vida ao longo das suas ruas de paralelepípedos, das praças e dos  miradouros sobre a dehesa que convidam quem visita esta cidade a perder-se e a imaginar aqueles tempos em que a Ordem do Templo deixou a sua marca indelével.

E falou-se dos sabores da cozinha de Jerez de los Caballeros, que é um reflexo do que a rodeia, com a dehesa extremenha a estar presente, desde o presunto ibérico de bolota até aos enchidos e queijos artesanais, das carnes ibéricas grelhadas ao bollo turco jerezano, um doce local, experiências gastronómicas que são imprescindíveis em qualquer visita.

Para todos os representantes de Jerez de los Caballeros presentes em Lisboa, trata-se de um destino que combina história, cultura e sabor de uma forma única, um lugar onde o passado e o presente se entrelaçam, oferecendo vivências autênticas e inesquecíveis, o maior e principal destaque vai para a Semana Santa. Uma viagem que todos os anos transforma toda a cidade num palco vivo de devoção, arte e tradição, uma celebração religiosa declarada desde 2015 Festa de Interesse Turístico Nacional, uma viagem ao coração da Paixão, um encontro com a história e uma explosão de emoções que deixa marcas a quem a vive, criando uma atmosfera que convida ao recolhimento e à contemplação, e que se sustenta em oito irmandades, cada uma com a sua própria identidade e um legado de séculos.

E é entre ruas estreitas, praças centenárias e os quatro imponentes templos barrocos que formam um cenário único, que estas irmandades, criadas entre os séculos XVIII e XIX, desfilam e dão vida à história entre momentos de mistério, aromas a incenso e a cera derretida, irmandades em que cada uma é um mundo em si mesmo, com as suas próprias imagens, bordados, músicas e rituais, tecendo juntas um tapete de fé e arte que transforma Jerez de los Caballeros numa referência da Semana Santa española, numa viagem que começa no Domingo de Ramos e culmina no Domingo de Ressurreição.

 

 

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Portugal e Eslovénia reforçam colaboração no setor do turismo

Portugal e Eslovénia reforçam a sua colaboração em turismo, com foco em sustentabilidade e soluções de viagens inovadoras, ao formalizar um acordo na presença dos presidentes da República Eslovênia e de Portugal, Nataša Pirc Musar, e Marcelo Rebelo de Sousa, respetivamente.

Este evento sinaliza uma nova era de cooperação entre os dois países dedicados aos princípios de sustentabilidade, inovação e qualidade no setor de turismo, indica a imprensa eslovena, destacando que este esforço colaborativo está definido para reforçar as trocas turísticas entre as nações, promovendo experiências de viagem mais impactantes, responsáveis ​​e com visão de futuro.

Além disso, a parceria traz uma promessa significativa para joint ventures em setores críticos, como transformação digital, análise de dados, inteligência artificial e educação, visando promover uma indústria de turismo mais inovadora e robusta para o futuro.

A Eslovênia, segundo a imprensa local, está a implementar a Estratégia para o Crescimento Sustentável do Turismo, projetada para aumentar a sua vantagem competitiva e promover soluções abrangentes que integrem interesses nacionais, locais, regionais e comerciais no desenvolvimento do turismo, bem como ofertas de turismo globais, nacionais e locais. Esta seleção estratégica de produtos turísticos apresenta uma oportunidade crucial para impulsionar a economia eslovena, estimulando o crescimento com financiamento personalizado para o turismo.

Os meios de comunicação de Liubliana destacam o turismo em Portugal como um motor económico essencial, reforçando que o nosso país está a preparar-se para o futuro ao implementar compromissos de longo prazo para a realização de metas colaborativas, com ênfase na sustentabilidade, com esforços que se concentram em enriquecer as viagens e o turismo, conservando marcos históricos e culturais, salvaguardando ambientes naturais e rurais, revitalizando espaços urbanos e expandindo os serviços de turismo.

A Carta de Intenções foi assinada, durante a visita de Marcelo Rebelo de Sousa à Eslovénia, entre Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, e Maja Pak Olaj, diretora geral do Conselho de Turismo da Eslovênia, que nas redes sociais afirma que “acredito que, trabalhando juntos, podemos não apenas fortalecer os fluxos turísticos entre os nossos países, mas também criar experiências de viagem mais significativas, responsáveis ​​e voltadas para o futuro”.

Mais de 16.500 turistas portugueses na Eslovénia em 2024

As trocas de turismo entre a Eslovénia e Portugal têm crescido de forma constante. Em 2024, mais de 16.500 visitantes portugueses exploraram aquele destino, contribuindo com quase 50 mil noites, um aumento de 15% nas chegadas e uma subida de 10% no número de noites face ao ano anterior. Liubliana foi o principal destino, respondendo por 40% das dormidas portuguesas, seguida por Maribor, Rogaška Slatina, Bled e Piran.

Refira-se que esta nova cooperação baseia-se nos laços existentes entre os dois países no âmbito da Comissão Europeia de Viagens (ETC) e outras organizações internacionais.

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Azores Airlines reforça rota Lisboa-Pico com mais uma frequência semanal no verão

A nova frequência que a Azores Airlines vai colocar na rota Lisboa-Pico vai ser realizada às sextas-feiras, entre 4 de julho e 29 de agosto, passando a estarem disponíveis seis voos diretos por semana entre os dois destinos.

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A Azores Airlines vai reforçar a rota entre Lisboa e a ilha do Pico, nos Açores, com mais uma frequência por semana ao longo do verão, ligação que vai ser realizada às sextas-feiras, entre 4 de julho e 29 de agosto, informou o Grupo SATA, em comunicado.

“Com este reforço, a companhia aumenta progressivamente a capacidade oferecida no período de verão IATA (entre abril e outubro), atingindo um total de seis voos diretos semanais no pico da estação”, lê-se na informação divulgada pelo grupo de aviação açoriano.

O novo voo vai ter partida de Lisboa às 12h00, estando a chegada ao Pico prevista para as 13h45, enquanto em sentido contrário a partida da ilha açoriana está agendada para as 14h35, chegando à capital portuguesa pelas 18h05.

“As companhias aéreas do grupo SATA monitorizam continuamente a evolução da procura, ajustando a capacidade sempre que possível. Este reforço da operação vem ao encontro do compromisso assumido pela Azores Airlines de aumentar a oferta de voos diretos entre o continente e os Açores na época alta, um objetivo agora concretizado com a introdução de novas frequências”, lê-se ainda no comunicado do grupo açoriano.

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