Mais de 55% dos turistas estrangeiros que visitam a Província de Huelva são portugueses
Portugal é o primeiro mercado internacional para a Província de Huelva, representando 56% de todos os turistas estrangeiros que visitam aquela região espanhola, revelaram ao Publituris, em Lisboa, Ana Delgado, deputada de Turismo, Mariam Gomez, gerente de promoção turística, e Luis Vasquez, coordenador da Agência Destino Huelva, durante um almoço de promoção do destino no nosso país.

Carolina Morgado
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A Província de Huelva, cuja capital, a cidade de Huelva, acolheu em outubro último, o 49º Congresso da APAVT, voltou a Lisboa para promover o destino, num almoço com jornalistas e com uma agenda repleta de contactos com o trade turístico e o público em geral, durante a BTL.
Ana Delgado, deputada de Turismo da Província de Huelva, Mariam Gomez, gerente de Turismo daquela região espanhola, e Luis Vasquez, coordenador da Agência Destino Huelva, deram conta aos jornalistas, num almoço que decorreu esta terça-feira, em Lisboa, que a proximidade com Portugal é um valor acrescentado que querem potenciar cada vez mais, já que Huelva tem uma panóplia de oferta turística para todos os públicos portugueses (famílias com crianças, grupos de amigos, jovens e terceira idade).
Com o mote “É o nosso momento, é o seu destino”, um filme promocional destaca os atrativos turísticos da Província de Huelva, que o Publituris visitou recentemente, na sequência da realização do 49º Congresso da APAVT. “Um destino muito especial pelas suas gentes, pelas suas praias (120kms de costa), 300 dias de sol, uma serra incrível, região que conquista com os seus vinhos e sua gastronomia, a cultura, a história, um grande património industrial e lugares únicos como a Gruta das Maravilhas, em Arecena, e as minas de Rio Tinto que podem ser percorridas num comboio a vapor, sem esquecer a natureza preservada cujo expoente máximo é o Parque Nacional Doñana , reserva da biosfera e património da humanidade”, foi referenciado no encontro com jornalistas. Mas há também uma província de experiências ativas, de práticas de desportos náuticos e ao ar livre, mas também de tradições milenares contadas nas romarias de El Rocio. Em português, o filme promocional destaca que “o nosso turismo tem um novo rumo, novas formas para os novos tempos”.
O turismo português é muito importante para Huelva, representando 56% de todos os estrangeiros que fazem férias naquela província espanhola. Sem revelar números de entradas, é o principal mercado emissor internacional, e justifica-se pela proximidade. Por isso, “estamos focados numa estratégia de promoção, não só no aeroporto de Faro, que é a grande porta de entrada para o destino, uma vez que a Província não tem aeroporto, mostrando que oferecemos muito mais do que sol a praia”, referiram os responsáveis ao Publituris.
No entanto, a maior parte dos turistas portugueses que fazem férias na Província de Huelva e devido à proximidade, vão de carro, reservam os hotéis diretamente, bem como todos os serviços, ou seja, não passam pelas agências de viagens. No entanto, após o congresso da APAVT e da famtrip que promoveu a agentes de viagens portugueses, a região espanhola pretende conhecer o retorno, “se estruturaram a sua oferta com produtos Huelva”, disseram os responsáveis ao Publituris, avançando que “o ideal é ter pacotes para vender”.
No entanto, salientaram, que tendo em conta que ainda não há tour operação organizada para a Província de Huelva, os responsáveis destacaram a importância de Tour10 na venda tanto de unidades hoteleiras, como também de experiências que se podem desfrutar no destino, que promete nova campanha e nova marca turística no verão.