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TAAG recupera avião Boeing 777-200 com apoio de engenheiros e técnicos de manutenção angolanos

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola lembra que o aparelho Boeing 777-200, de matricula D2-TED, estava inoperacional desde 2020, ou seja, desde o período da pandemia da COVID-19, e vai agora passar a ser usado nas conexões internacionais da companhia aérea.

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TAAG recupera avião Boeing 777-200 com apoio de engenheiros e técnicos de manutenção angolanos

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola lembra que o aparelho Boeing 777-200, de matricula D2-TED, estava inoperacional desde 2020, ou seja, desde o período da pandemia da COVID-19, e vai agora passar a ser usado nas conexões internacionais da companhia aérea.

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A TAAG – Linhas Aéreas de Angola anunciou que o avião Boeing 777-200, de matricula D2-TED, que estava inoperacional desde 2020, ou seja, desde o período da pandemia da COVID-19, foi recuperado com o apoio dos engenheiros e técnicos de manutenção angolanos da transportadora e já está reintegrado na frota da companhia aérea.

“O equipamento já foi reenquadrado na programação de geral de voos, incrementado desta forma, a disponibilidade de aeronaves para as conexões internacionais da companhia”, lê-se numa nota informativa da TAAG.

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A TAAG realça a “capacidade técnica” dos seus engenheiros e técnicos de manutenção, que levaram a cabo os “trabalhos de restauração interior e assentos, recuperação de componentes e preservação de funcionalidades críticas da aeronave”.

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“A dinâmica de recuperação e manutenção das aeronaves é contínua, sobretudo nos equipamentos com maior antiguidade, sendo que a TAAG tem vindo progressivamente a elevar a disponibilidade de aeronaves para a realização dos serviços domésticos, regionais e internacionais”, acrescenta a transportadora angolana.

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Enóphilo Wine Fest Lisboa celebra 10 anos com mais de 350 vinhos

O evento regressa dia 12 de abril a Lisboa para dar a conhecer os vinhos de diversos produtores nacionais, contando este ano com três provas especiais — uma delas, a reedição de uma das primeiras provas realizadas em 2015, dedicada aos vinhos de Carcavelos.

O Enóphilo Wine Fest Lisboa chega no dia 12 de abril ao Hotel Marriott. Das 15h às 20h, será possível degustar mais de 350 vinhos de mais de 40 produtores em prova livre e, ainda, participar em três provas especiais, que assinalam os 10 anos do evento.

Em tom de celebração, as três provas especiais deste ano serão palco de muitas novidades e vinhos inéditos, mas também de redescobertas de clássicos. Haverá uma prova inteiramente dedicada a espumantes, conduzida pela Quinta das Bágeiras, uma casa de referência no panorama vínico nacional, uma prova vertical da Vinilourenço, onde se poderá apreciar várias colheitas do Pai Horácio, o considerado topo de gama deste produtor do Douro, e finalmente uma prova dedicada aos vinhos de Carcavelos com o projeto Villa Oeiras, que tem feito um grande trabalho de recuperação deste vinho generoso, preservando esta tradição.

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TAP dá lucro pelo 3.º ano consecutivo mas com descida de quase 70%

No ano passado, a TAP obteve um resultado liquido de 53,7 milhões de euros, valor que se mantém positivo pelo terceiro ano consecutivo, mas que traduz uma descida de 69,7% face aos 177,3 milhões de euros de 2023, devido ao impacto de “provisões laborais extraordinárias e perdas cambiais”.

Em 2024, a TAP obteve um resultado liquido de 53,7 milhões de euros, valor que continua positivo pelo terceiro ano consecutivo mas que apresenta uma descida de quase 70% face ao apresentado em 2023.

De acordo com um comunicado divulgado na manhã desta quarta-feira, 26 de março, o resultado do ano passado “foi maioritariamente impactado por provisões laborais extraordinárias e perdas cambiais”, o que ditou uma descida de 69,7% face aos 177,3 milhões de euros contabilizados em 2023.

“Os resultados de 2024 confirmam a trajetória de recuperação da TAP iniciada nos últimos anos. Pelo terceiro ano consecutivo, a TAP apresentou um resultado líquido positivo, suportado pelo aumento das receitas e pela estabilização dos resultados operacionais. Adicionalmente, o contínuo aumento da pontualidade e regularidade confirmam uma operação mais robusta e resiliente”, congratula-se Luís Rodrigues, CEO da TAP.

Apesar da acentuada descida do lucro face ao ano anterior, a TAP realça que, relativamente a 2019, “último ano antes da pandemia, os resultados registam um incremento de 149,4 milhões de euros.

O comunicado divulgado pela TAP dá ainda conta que as receitas operacionais totalizaram “um novo máximo histórico”, chegando aos 4.242,4 milhões de euros, o que traduz um aumento de 0,7% face a 2023 e 28,6% acima dos níveis de 2019.

“As receitas de passagens voadas mantiveram-se positivas, impulsionadas pelo aumento da capacidade (+1,6%) e pela melhoria do Load Factor (+1,5 p.p.)”, destaca também a companhia aérea.

A TAP refere ainda que também o “forte desempenho do segmento de Manutenção (+44,6%), em particular na atividade da oficina de motores, também contribuiu para o crescimento das receitas”.

Quanto a passageiros, no ano passado, a companhia aérea de bandeira nacional transportou, em 2024, 16,1 milhões de passageiros, o que indica um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior, atingindo 94% dos valores alcançados em 2019. Já o número total de voos operados diminuiu 1,5% face a 2023, atingindo 86% dos níveis pré-crise.

Já a receita por passageiro por assento/quilómetro disponível (PRASK) somou 7,13 cêntimos, diminuindo 2,3% (-0,17 cêntimos) em termos homólogos, mas permanecendo 28,4% (+1,58 cêntimos) acima dos níveis de 2019.

Quanto a custos, a informação divulgada pela TAP revela que os custos operacionais recorrentes aumentaram 0,8% em termos homólogos, atingindo 3.859,8 milhões de euros em 2024, com o CASK – Cost of Available Seat Kilometer dos custos operacionais recorrentes a diminuir 0,7% para 7,20 cêntimos, enquanto nos custos operacionais recorrentes, excluindo custos com combustível, aumentou 2,1% face a 2023, atingindo 5,25 cêntimos.

No ano passado, o EBITDA recorrente da TAP atingiu os 875,3 milhões de euros, com uma margem de 20,6%, aumentando 3,7 milhões de euros ou 0,4% em comparação com 2023, enquanto o EBIT recorrente totalizou os 382,7 milhões de euros, com uma margem de 9,0%, representando uma diminuição de 3,2 milhões de euros ou 0,8%, refletindo um nível de rentabilidade consolidado, em linha com 2023 e “acomodando com sucesso os novos Acordos de Empresa e o aumento dos custos com pessoal”.

O CEO da TAP realça que estes resultados foram alcançados “num ano muito desafiante, marcado por um aumento relevante da concorrência nos nossos principais mercados, fortes desvalorizações cambiais, desafios operacionais, nomeadamente no controlo de tráfego aéreo e eventos meteorológicos adversos, e constrangimentos estruturais, como o limite de aeronaves”.

Para 2025, o responsável prevê “um ano desafiante”, ainda que sublinhe que este será o ” último ano do plano de restruturação”, pelo que a TAP vai continuar focada na sua “transformação”, de forma a tornar-se numa “companhia sustentadamente rentável e numa das mais atrativas da indústria”.

 

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“Conversas da Sustentabilidade” chega a Ponte de Lima

Ponte de Lima recebe, no próximo dia 4 de abril, o evento “Conversas da Sustentabilidade – Certificação como Fator de Diferenciação para Destinos de Excelência”, uma iniciativa que reunirá especialistas e agentes do setor turístico para debater desafios e oportunidades no caminho para um turismo mais sustentável.

O evento, que decorre entre as 14h00 e as 18h00, contará com a presença de Vasco Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, na sessão de abertura.

A programação inicia-se com o painel “Destinos Turísticos Sustentáveis: Desafios e Oportunidades”, com a participação de João Pedro Gama (vereador do Turismo da Câmara Municipal de Castro Daire), Manuel Sousa (arquiteto paisagista) e Luís Pedro Martins (presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte), seguindo-se um debate sobre o papel dos agentes turísticos na promoção do turismo sustentável, num painel que contará com contributos de Lídia Sequeira (Quality & Compliance Manager da Cosmos), Filipa Calhoa (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra) e Susana Mesquita (Especialista em Turismo Territorial).

O evento encerra com uma sessão dedicada ao “Compromisso com a Sustentabilidade: Próximos Passos para os Destinos e Agentes Turísticos”, conduzida por Paulo Barreiro de Sousa, vice-presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima e vereador do Turismo.

A iniciativa é promovida com o apoio de organizações de referência na certificação e turismo sustentável, incluindo Green Destinations, GSTC – Global Sustainable Tourism Council, Turismo de Portugal e Visit Ponte de Lima.

 

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Enoturismo

Feira de Enoturismo do Algarve pretende promover a região como destino vínico de excelência

No próximo dia 7 de abril, entre as 14h30 e as 18h30, o Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, será palco da Feira de Enoturismo do Algarve, um evento exclusivo para profissionais do setor, que pretende consolidar a região como um destino enoturístico de referência, promovendo as suas quintas, vinhos e experiências.

Promovida pela Comissão Vitivinícola do Algarve, no âmbito da Rota dos Vinhos do Algarve (Algarve Wine Tourism), com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, a Feira de Enoturismo do Algarve surge como uma oportunidade para agentes do setor, operadores turísticos, agências de viagens, empresas de animação turística, restaurantes e hotéis, e outros profissionais conhecerem, em primeira mão, a oferta diversificada de enoturismo da região. Os visitantes poderão interagir diretamente com produtores locais, explorar novas experiências vínicas e estabelecer parcerias estratégicas para dinamizar o setor.

A participação na Feira de Enoturismo do Algarve é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

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Distribuição

Atlântida WTA mostra aos seus clientes as funcionalidades da Atriis – Self Booking Tool

A Atlântida WTA Viagens fez, esta terça-feira, em Lisboa, uma detalhada demonstração a um grupo de empresas com quem trabalha, da Atriis – Self Booking Tool, plataforma de reserva e gestão de viagens corporativas, que visa promover maior eficiência, rentabilidade e satisfação dos clientes.

A Atlântida WTA Viagens assume que é das poucas agências a fazer a demonstração e integração desta ferramenta nas empresas acabando por ser uma ação inovadora e pioneira. Se muitas agências de viagens em Portugal ainda estão na fase do processo de aquisição da Atriis, “nós já estamos a implementá-la nas empresas e por isso muito avançados nesta matéria”, sublinharam.

Após a detalhada demonstração da Atriis – Self Booking Tool feita por Carla Gonçalves, do departamento de Innovation & Travel Experience da Atlântida WTA Viagens, Ricardo Caixinha, CEO da empresa, explicou ao Publituris que “convidámos empresas nossas clientes que estão disponíveis para uma digitalização e uma transformação do fluxo, bem como potenciais clientes que para verem a solução porque querem algo diferente daquilo que têm hoje em dia”.

Segundo Ricardo Caixinha, “tentamos perceber qual é a necessidade do cliente para que possa tirar o maior partido, disponibilizamos a plataforma completamente customizada de acordo com as suas políticas de viagens, os seus contratos com determinados fornecedores, e entregamos um produto chave na mão, e depois vamos fazendo a manutenção da solução juntamente com o cliente”.

A plataforma está neste momento completamente disponível para o mercado, assegurou o CEO da Atlântida WTA Viagens, reforçando que “é sempre customizada de acordo com as necessidades do cliente, em termos de conteúdos, mas está perfeitamente preparada para entregar aos clientes que a queiram utilizar”.

O que diferencia esta solução de outras já conhecidas no mercado, “é a componente gráfica, a forma fácil como se navega é uma das grandes mais-valias, mas acima de tudo, porque é muito rica ao nível de conteúdos, fazendo a comparação de diversas fontes, apresenta e garante ao cliente o melhor preço de mercado, quer em termos de voo, hotel, transferes ou aluguer de veículo, e depois é a capacidade de customização de uma política de viagens ao detalhe”, destacou Ricardo Caixinha.

A ferramenta está também associação à redução de custos e rapidez. O responsável considerou que “consegue unificar esses dois eixos. O cliente tem o produto disponível na sua mão, consegue fazer a sua pesquisa com a garantia do melhor preço de mercado, porque com as agregações de fornecedores que temos para cada produto garantimos que o cliente tem o melhor preço, não tendo a necessidade de desperdiçar o seu tempo em pesquisas em diversas fontes, congregando toda essa oferta numa plataforma única”, sem ser necessário instalação e podendo ser personalizável com o logo da empresa.

Para a Atlântida WTA Viagens foi um investimento grande, “e acima de tudo, de tempo, porque para chegarmos a um resultado destes já estamos a trabalhar na solução há seis meses, para a customizar e garantir os testes de carga para garantir uma resposta ao cliente dentro daquilo que foram os parâmetros de pesquisa” apontou, para avançar que “vai exigir também investimento a médio e longo prazos de forma a continuarmos a enriquecer em termos de produto e garantir que o ciente continua satisfeito com a sua utilização”.

Os clientes da agência de viagens têm também associado um investimento inicial, mas na verdade, “pode não ser uma obrigação desde que garanta um mínimo de transações na plataforma”. No entanto, no geral, “será sempre um investimento relativamente baixo face ao que conseguir extrair, aos desperdícios de tempo e dos custos que tinham ao comprar de forma desagregada”, já que esta “solução permite um ecossistema completamente controlado, e tudo isso são ganhos, ou seja, um investimento que vale muito a pena”, concluiu.

Refira-se que Atriis – Self Booking Tool que a Atlântida WTA Viagens apresentou esta terça-feira está agregado, na parte aérea, aos sistemas de reservas da Travelport, Amadeus e Sabre, e ao NDC das companhias aéreas que já fizeram a sua integração, e na parte hoteleira, aos conteúdos dos bed banks, da Booking.com, Expedia, e dos próprios hotéis.

A Atriis capacita as TMCs e empresas a otimizar viagens, cortar custos, melhorar experiências e alcançar uma gestão global de viagens sustentável e eficiente. Por outro lado, combina conteúdo rico multicanal, um Marketplace global partilhado e uma interface intuitiva numa plataforma construída para atender às necessidades completas dos agentes e viajantes corporativos de hoje, ao mesmo tempo que corta as complexidades operacionais e lacunas de conteúdo que aumentam os custos.

Assim, a Atriis fornece a tecnologia que permite que empresas que gerem viagens (TMCs) e clientes corporativos controlem todas as suas necessidades de viagem de forma rápida, intuitiva e económica, oferecendo uma panóplia de companhias aéreas inclusive as low cost, uma grande variedade de inventário de hotéis, de empresas de rent-a-car e de transferes, bem como reservas de viagens de comboio.

 

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Destinos

Novo catamarã é “passo natural na expansão da Timeless”

A nova embarcação da Timeless vai operar no rio Tejo, em Lisboa, tem capacidade para oito passageiros e conta com assinatura gastronómica da chef Justa Nobre.

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A Timeless, a empresa de turismo de luxo que desenvolve e organiza transferes privados e experiências de luxo personalizadas, adquiriu o catamarã TML Sailing que vai permitir oferecer “experiências de luxo inesquecíveis” e que marca “um passo natural na expansão” da empresa.

“A TML Sailing marca um passo natural na expansão da Timeless, reforçando o nosso compromisso em oferecer experiências exclusivas. Com esta nova aposta, elevamos a nossa oferta, permitindo que os nossos clientes descubram Lisboa a partir de uma nova perspetiva, com o mesmo nível de excelência e personalização que define a nossa marca”, afirma Nuno Costa, CEO da Timeless.

A nova embarcação da Timeless vai operar no rio Tejo, em Lisboa, e conta com a assinatura gastronómica da chef Justa Nobre, que “promete os ingredientes locais mais frescos e uma mistura de sabores arrojados, com elegância e requinte”.

A bordo, os clientes podem também usufruir de um chef privado, que convida a “mergulhar no mundo da gastronomia tradicional portuguesa” e com hipótese de  “participar na criação de uma verdadeira obra de arte culinária”.

“Esta experiência tem a duração de 3 horas, com capacidade para oito clientes com almoço ou jantar e o pack de bebidas essenciais”, refere a Timeless, num comunicado enviado à imprensa.

O catamarã da Timeless conta também com  Sommelier a bordo, que fará a seleção das melhores opções portuguesas e permitirá uma experiência única com uma prova de seis vinhos, enquanto os clientes navegam ao largo da capital.

Brunch a bordo, confecionado com as melhores iguarias; um passeio ao pôr do sol pelo rio Tejo ou ainda uma noite de cinema a bordo, com jantar incluído, e a exibição de um filme, sem faltarem as pipocas, são outras das atividades que a Timeless disponibiliza no novo catamarã.

“Além destes serviços, os clientes poderão ainda usufruir do catamarã da TML Sailing numa ótica corporativa, nomeadamente, através da sua utilização para reuniões ou encontros empresariais”, indica ainda a Timeless.

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Agência Abreu é “Marca de Confiança” pela 25ª vez consecutiva

Agência Abreu renovou, pela 25ª vez consecutiva, o selo referente à Marca de Confiança na categoria de agências de viagens, tendo reúne mais de 79% dos votos.

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O estudo das Marcas de Confiança 2025, dirigido a 12 mil portugueses, consagra, mais uma vez, a Agência Abreu, destacando-a novamente em primeiro lugar no ranking das marcas mais confiáveis entre as agências de viagens, ao somar mais de 79% dos votos.

Qualidade, relação custo/benefício e sustentabilidade são os atributos altamente valorizados na marca, segundo a análise da Selecções do Reader’s Digest deste ano, que se estende a 60 categorias.

Para Pedro Quintela, diretor de Vendas e Marketing da Agência Abreu, “no ano em que celebramos 185 anos de atividade, completamos as bodas de prata no que concerne às Marca de Confiança”, para reforçar que “este é um galardão que renovamos, com gosto, ao longo de 25 anos consecutivos, provando que somos merecedores da confiança dos nossos clientes e assim nos queremos manter, pelo menos, por mais 25 anos”.

O estudo ‘Marcas de Confiança’ divulga, anualmente, as marcas, personalidades e organizações, instituições e profissões, sociedade e marcas ambiente em que os portugueses mais confiam.

 

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Meeting Industry

FLY – Feira das Viagens no Porto superou expectativas, diz a organização

A primeira edição da FLY Feira das Viagens, encerrou este domingo, na Alfândega do Porto com um balanço extremamente positivo, ultrapassando todas as previsões da organização e participantes. A próxima edição já tem data marcada: 21 e 22 de março de 2026, no mesmo espaço da cidade.

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O evento, que decorreu durante o fim de semana (22 e 23 de março), destacou-se pela forte adesão do público, que lotou os corredores da Alfândega do Porto em busca das melhores ofertas em pacotes de viagens, voos, hotéis e cruzeiros. Muitos visitantes aproveitaram os descontos exclusivos disponíveis para planear as próximas férias.

“Ficámos surpreendidos com a afluência. O público respondeu muito além do esperado, mostrando um grande interesse em explorar novas oportunidades de viagem”, afirma a BestEvents, entidade organização da FLY – Feira das Viagens.

Os expositores também destacaram o alto nível de interesse e vendas durante os dois dias de feira, tendo relatado um fluxo constante de visitantes, muitos dos quais a fechar negócios no local.

Um dos grandes atrativos da FLY foi o sorteio de uma viagem à Costa Norte do Egipto, em regime “tudo incluído”, promovido em parceria com a Solférias. A organização destacou ainda que a feira foi pensada para ser mais do que um espaço de vendas, mas sim um ponto de encontro para “sonhadores e viajantes”. “Queríamos que as pessoas vivessem uma verdadeira viagem pelo mundo, mesmo antes de partirem, e conseguimos”, reforçou.

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DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hilton
Alojamento

Portugal é o terceiro destino mais atrativo para investimento hoteleiro na Europa

O European Hotels Investor Intentions Survey 2025, desenvolvido pela CBRE, aponta Portugal como o terceiro destino mais atrativo para investimento hoteleiro na Europa, a par do Reino Unido. Lisboa entra pela primeira vez neste ranking, sendo considerada como a quarta cidade mais atrativas para investimento no setor, precedida por Londres, Madrid e Roma.

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Portugal chegou ao Top 3 de destinos mais atrativos para investimento hoteleiro na Europa, ocupando o terceiro lugar no ranking, a par de países como Espanha, em primeiro lugar, e Itália, em segundo lugar no pódio.

A cidade de Lisboa entra pela primeira vez neste ranking, ocupando o quarto lugar de cidades mais atrativas para investimento na indústria hoteleira.

Os dados são explanados no European Hotels Investor Intentions Survey 2025, desenvolvido pela CBRE, no qual é referido que os investidores demonstram “um otimismo crescente face ao desempenho do setor hoteleiro europeu”, com mais de 90% a planear manter ou aumentar a alocação dos investimentos.

“Embora os inquiridos prevejam que a situação geopolítica será o principal desafio para o investimento em 2025, a confiança no mercado hoteleiro europeu continua a crescer. Mais de 90% dos investidores estão dispostos a manter ou a aumentar a alocação de capital ao setor. O setor oferece retornos competitivos e o sentimento otimista dos investidores permanece, com boas perspectivas de rentabilidade e um desempenho superior relativo em relação a outras classes de ativos como principais razões para aumentar a sua alocação a hotéis”, refere a CBRE em nota de imprensa.

Espanha continua a ser o principal destino de investimento pelo segundo ano consecutivo, seguido por Itália, que este ano ultrapassou o Reino Unido pelo segundo lugar do ranking.

Se em Espanha o investimento é “apoiado pelos fundamentos do mercado a longo prazo e pela procura turística sustentada”, o crescente interesse no setor hoteleiro italiano “é generalizado, impulsionado pela oferta diversificada de hospitalidade do país e pelo surgimento de um novo grupo de hotéis de classe internacional”.

Com Portugal e o Reino Unido a partilharem o terceiro lugar, França e Grécia mantiveram o quarto e quinto lugar, respetivamente.

Ao nível de cidade, Londres continua a ser a principal escolha para investimento. Madrid solidificou o estatuto de segunda cidade mais atrativa para o investimento hoteleiro, com Roma a completar o Top 3 de cidades, subindo da quarta posição alcançada em 2024. Lisboa e Barcelona completam o Top 4 e 5, respetivamente.

De acordo com o estudo da CBRE, os investidores continuam a procurar o produto urbano, com 65% dos inquiridos a considerarem as cidades de entrada como os locais mais atrativos, dado “o seu estatuto como centros de procura a longo prazo, apoiados por viagens de negócios e de lazer resilientes”.

No mesmo estudo, 12% dos inquiridos afirmaram que as cidades secundárias são as oportunidades de investimento mais atrativas, “impulsionadas pela crescente confiança nos mercados turísticos emergentes, que são apoiados por infraestruturas melhoradas e mudanças nos padrões de viagem”.

“O atual desequilíbrio entre a oferta e a procura em toda a Europa continua a ser um fator-chave para o
setor”, refere Kenneth Hatton, diretor de hotéis europeus da CBRE. “Estamos a ver propostas fortes
de potenciais compradores que procuram adquirir os melhores ativos, refletidos nos volumes de
investimento hoteleiro do ano passado, que aumentaram 34% em relação a 2023, o maior aumento anual
para qualquer setor na região”.

Já Duarte Morais Santos, diretor de hotéis da CBRE Portugal, afirma que “o setor hoteleiro português tem vindo a consolidar a sua posição como um dos mais dinâmicos da Europa, impulsionado por um turismo resiliente e por um mercado cada vez mais sofisticado. O facto de Portugal ter subido quatro posições neste ranking reflete o reconhecimento da sua robustez e do potencial de crescimento sustentável”.

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Rotas para Fortaleza e Recife são novidade na operação da Iberia para o inverno

Os voos da Iberia para Recife arrancam a 13 de dezembro, com três frequências semanais, que aumentam para cinco a partir de fevereiro de 2026, enquanto a rota para Fortaleza tem início a 19 de janeiro de 2026, igualmente com três frequências semanais que aumentam para quatro a partir de fevereiro.

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A Iberia anunciou que, no próximo inverno, vai abrir três novas rotas de longo cursos, duas das quais com destino ao Brasil, concretamente Fortaleza e Recife, anunciou a companhia aérea, em comunicado.

Os voos da Iberia para Recife arrancam a 13 de dezembro, contando com três frequências semanais, que aumentam para cinco a partir de fevereiro de 2026, enquanto a rota para Fortaleza tem início a 19 de janeiro de 2026, igualmente com três frequências semanais numa fase inicial, aumentando para quatro a partir de fevereiro.

Ambas as rotas para o  Brasil vão ser realizadas nos novos aviões A321XLR da companhia aérea, que têm capacidade para transportar 182 passageiros em classe executiva e económica.

“Acreditamos que o Brasil tem um grande potencial, além das grandes cidades que já atendemos. Com a adição dos novos A321XLRs, podemos explorar novas rotas através do Atlântico, avaliar a sua aceitação e gradualmente adaptar a oferta à procura”, afirma María Jesús López Solás, diretora Comercial, de Desenvolvimento de Rede, Alianças e Clientes da Iberia.

Recorde-se que a Iberia já conta com duas rotas com destino ao Brasil, concretamente São Paulo e Rio de Janeiro, nas quais a companhia aérea disponibiliza 14 e cinco frequências semanais, respetivamente.
As novas rotas, considera Marcelo Freixo, presidente da Embratur, vão ajudar o Brasil a receber um maior número de turistas espanhóis, mercado que, segundo o responsável, cresceu 13% no ano passado.
No total, a Iberia vai voar, ao longo do próximo inverno, para quatro destinos no Brasil, disponibilizando um total de 284.000 lugares entre Espanha e o país sul-americano.
Além de Fortaleza e Recife, a Iberia vai também abrir uma nova rota de longo curso para os EUA no próximo inverno, passando a ligar Madrid e Orlando quatro vezes por semana, a partir de 26 de outubro de 2026, num avião A330, com capacidade para transportar 254 passageiros.
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