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B travel lança campanha de reservas antecipadas

A campanha agora lançada oferece descontos exclusivos em diversos destinos.

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A B travel, rede de agências do grupo Ávoris Corporación Empresarial, acaba de lançar a campanha de reservas antecipadas na rádio, televisão, cinema, publicidade exterior e digital.

Mantendo o slogan “Voltas sempre com mais do que levas”, este ano, a protagonista é “A mala de viagem B travel”, que representa o viajante que vive intensamente cada experiência da sua viagem.

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Seguindo a linha de comunicação de 2024, a marca diz “solidificar a identidade da B travel como sinónimo de experiências de viagem genuínas, reforçando a assinatura da marca ‘Viaja a tua vida’, que inspira a aproveitar a vida a cada viagem”.

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Com esta campanha, a B travel “reforça a promessa que viajar é muito mais do que explorar novos destinos, é regressar com a mala cheia de experiências memoráveis e momentos inesquecíveis, destacando a parte emocional de cada viagem que nos preenche e permanece muito além do tempo que dura”, pode ler-se no comunicado.

Além do caráter inspiracional, esta campanha oferece descontos exclusivos em uma variedade de destinos, como Maurícias, Tailândia, Costa Rica, Caraíbas, Cabo Verde, entre outros, com vantagens especiais disponíveis até 24 de fevereiro.

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Governo grego em socorro às empresas de turismo de Santorini

O governo da Grécia anunciou que vai apoiar as empresas e funcionários do setor do turismo de Santorini e ilhas vizinhas abaladas por milhares de terremotos desde o final de janeiro, e que, por isso, estão sem turistas.

A atividade sísmica sem precedentes que vem vindo a afetar as Cíclades gregas, com destaque para a ilha de Santorini, desde o final de janeiro, está a ter um forte impacto nos negócios locais, especialmente aqueles do setor de turismo. O primeiro-ministro grego, Kyriákos Mitsotákis, acaba de anunciar a implementação de várias “medidas especiais” destinadas a empresas e funcionários já afetados em Santorini, Ios e Amorgos.

O governo grego decidiu que todas as empresas privadas poderão suspender os contratos de trabalho dos seus funcionários até 3 de março de 2025. “Os funcionários cujos contratos de trabalho forem suspensos receberão uma indenização de 534 euros, correspondente a 30 dias”, disse o chefe do governo grego. Após esse período de suspensão, as empresas serão obrigadas a manter o mesmo número de funcionários por um período equivalente.

Em Santorini, o turismo parou. As empresas de cruzeiros, que normalmente abastecem a ilha com turistas nesta época do ano, não estão mais a fazer escalas. Assustados com os terremotos, 16 mil moradores e trabalhadores sazonais de Santorini, que dependem maioritariamente do turismo deixaram a ilha nas últimas semanas.

Situada entre as placas tectônicas euro-asiática e africana, Santorini e os seus ilhéus próximos são regularmente atingidos por terremotos, na maioria das vezes de baixa magnitude. O último tremor mortal ocorreu em 1956 e deixou 48 mortos e 200 feridos.

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Algarve na crista da onde de grandes eventos desportivos

Agora é a vez da 51.ª Volta ao Algarve, competição de ciclismo de referência que atravessa a região da costa à serra, entre esta quarta-feira e domingo (dias 19 a 23 de fevereiro) proporcionando um espetáculo a milhares de espectadores e entusiastas do ciclismo em todo o mundo, e paralelamente, do Algarve Granfondo 2025, no dia 22 de fevereiro.

O Algarve volta a ser palco de um dos maiores eventos desportivos do calendário internacional, com a realização da 51.ª Volta ao Algarve. Esta competição de ciclismo de referência atravessa a região da costa à serra, proporcionando um espetáculo a milhares de espectadores e entusiastas do ciclismo em todo o mundo. Complementarmente, no dia 22 de fevereiro, decorre o Algarve Granfondo 2025, uma prova aberta de caráter não competitivo que permite aos participantes explorar algumas das paisagens mais autênticas do interior algarvio.

Reconhecida como a melhor prova do Circuito UCI ProSeries em 2023 e 2024, a Volta ao Algarve reforça a sua notoriedade no panorama internacional. O percurso deste ano foi renovado para aumentar o espetáculo desportivo e a competitividade, atravessando icónicos cenários da região. A prova inicia-se em Portimão e percorre perto de 750 quilómetros ao longo de cinco etapas, com destaques como a chegadas ao sprint em Lagos e Tavira, e a desafiante subida à Fóia por uma nova vertente. Outros momentos emblemáticos incluem a etapa ao estilo das clássicas, com chegada a Faro, e o contrarrelógio individual com final no alto do Malhão, onde os favoritos ao título travarão uma derradeira batalha pela vitória.

No dia 22 de fevereiro, o Algarve Granfondo 2025 proporciona uma experiência imersiva nas paisagens menos exploradas do Algarve. Os participantes poderão escolher entre dois percursos – o Granfondo de 130 quilómetros, para ciclistas mais experientes, e o Mediofondo de 90 quilómetros, mais acessível.

A aposta do Turismo do Algarve na Volta ao Algarve e no Algarve Granfondo insere-se numa estratégia de promoção do destino assente na diversificação da oferta e na captação de eventos de relevância internacional. Refira-se que o Algarve tem vindo a consolidar-se como um destino de excelência para o turismo desportivo, acolhendo provas de ciclismo, o Grande Prémio de MotoGP, torneios internacionais de golfe e competições náuticas, alargando a sua atratividade ao longo de todo o ano.

Neste sentido, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, destaca que a Volta ao Algarve “não é apenas um evento desportivo de referência, é uma montra privilegiada para evidenciar a diversidade e a qualidade do nosso destino” já que “permite mostrar ao mundo que o Algarve é muito mais do que sol e praia – é uma região com paisagens deslumbrantes, infraestruturas de excelência e uma capacidade única para receber eventos desportivos de classe mundial ao longo de todo o ano”.

O dirigente aponta que, para além do impacto na notoriedade internacional, este evento “reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade, promovendo iniciativas como as campanhas ‘Água é Vida’ e ‘Save Water’, que sensibilizam tanto os residentes como os visitantes para a importância da gestão responsável dos nossos recursos naturais”. Observa, por outro lado que, “esta conjugação entre desporto, turismo e sustentabilidade projeta a região para um futuro mais competitivo e equilibrado, consolidando o Algarve como um destino de referência para o turismo desportivo e sustentável.”

Face à importância da Volta ao Algarve para a promoção da região, o Turismo do Algarve estará presente nesta edição com uma forte ativação da marca, que volta a ser naming sponsor da Camisola Amarela, símbolo do líder da classificação geral. Esta iniciativa alia-se às campanhas “Água é Vida”, direcionada às comunidades locais, e “Save Water”, orientada para os visitantes, iniciativas que estarão visíveis em diversos suportes nos locais de partida e chegada, bem como ao longo do percurso das etapas, refletindo-se ainda na Camisola Azul da competição, que exibirá exclusivamente a identidade das campanhas.

Além disso, as iniciativas “Save Water” e “Água é Vida” marcarão presença na partida da prova e nos pontos de chegada das etapas, nomeadamente em Portimão e Lagos (19 de fevereiro), Alto da Fóia (20), Tavira (21), Faro (22) e Alto do Malhão (23), com um espaço dedicado que incluirá suportes publicitários e distribuição de materiais alusivos à poupança de água.

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Iberojet com o sistema de serviço de passageiros Radixx da Sabre por mais sete anos

A companhia aérea Iberojet, pertencente ao grupo Ávoris, renovou o contrato com o sistema de serviço de passageiros (PSS) Radixx da Sabre por um período de mais sete anos.

A Iberojet, companhia aérea que integra o grupo Ávoris, acaba de renovar o seu acordo com o sistema de serviço de passageiros Radixx da Sabre Corporation por um período de mais sete anos, permitindo que continue a utilizar toda a gama de produtos Radixx, incluindo Radixx Res (sistema de reservas), Radixx Go (sistema de controlo de partidas), Radixx EZYcommerce (comércio eletrónico) e Radixx Insight (ferramentas de análise).

Estas soluções foram concebidas para oferecer à companhia aérea tecnologias flexíveis e escaláveis, alinhadas com a sua estratégia de crescimento e destinadas a reforçar a sua excelência operacional num setor de viagens altamente competitivo.

“Esta renovação destaca a forte parceria colaborativa entre a Iberojet e a Sabre, abrindo caminho para um futuro promissor com o SabreMosaic como a próxima evolução na gestão de ofertas e encomendas”, refere Darren Rickey, Senior Vice-President, Airline Sales da Sabre, em comunicado.

“A confiança contínua da Iberojet nas soluções Radixx demonstra o valor que proporcionamos através da inovação, fiabilidade e de uma abordagem centrada no cliente. Estamos entusiasmados por apoiar as ambições de crescimento da Iberojet e por reforçar a nossa posição em Espanha, um dos mercados de viagens mais dinâmicos da Europa”, conclui Rickey.

Do lado da companhia aérea, José Ignacio Lugo, Chief Executive Officer da Iberojet, considera que a parceria com a Sabre e a sua plataforma Radixx é “essencial para oferecer aos nossos clientes experiências de viagem excecionais. A Radixx fornece-nos a tecnologia de que precisamos para mantermos a nossa vantagem competitiva no mercado, ao mesmo tempo que apoia os nossos objetivos operacionais e comerciais”.

Esta parceria reflete o compromisso da Sabre em “fornecer soluções de ponta, melhorar a capacidade da Radixx de otimizar a eficiência operacional e promover o sucesso a longo prazo dos seus parceiros aéreos”, lê-se no comunicado da Sabre enviado à imprensa. Além disso, a integração das tecnologias Radixx permite à Iberojet oferecer um serviço de atendimento ao cliente “superior”, ao mesmo tempo que cria “oportunidades para o aumento das receitas através de processos de reserva e comercialização mais eficientes”.

 

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Aethos lança campanha publicitária com o mote “The rules are diferente here”

O Aethos lançou a primeira campanha publicitária com o mote “The rules are different here” (Aqui, as regras são diferentes), numa narrativa visualmente apelativa, contada através de imagens registadas pela lente do fotógrafo australiano Cameron Hammond.

Aethos, o grupo hoteleiro focado em lifestyle, lançou a primeira campanha publicitária com o mote “The rules are different here” (Aqui, as regras são diferentes), fotografada pelo célebre fotógrafo australiano Cameron Hammond.

Um cenário mediterrânico dinâmico e, ao mesmo tempo, descontraído foi o ambiente escolhido para esta história visual que mostra momentos de pura espontaneidade. “A ideia surgiu ao vermos como o comportamento das pessoas muda quando estão de férias, bem como da nossa vontade de desafiar o status quo dos hotéis de luxo ditos tradicionais”, explica Benjamin Habbel, cofundador e CEO do Aethos. “Beber um cocktail ao pequeno-almoço, dormir até tarde ou deixar os miúdos comerem gelado como jantar… No Aethos, queremos criar um espaço onde os hóspedes se sintam livres de serem eles próprios”.

Com imagens cativantes e inusitadas que desvendam os dias quentes de verão passados em busca de novas experiências, esta visão criativa revela a essência do Aethos — uma abordagem autêntica focada no bem-estar individual e em momentos e aventuras inesquecíveis.

Reconhecido pelas campanhas que desenvolveu para marcas globais e editoriais de moda publicados em revistas internacionais, Cameron Hammond estreia-se no setor da hospitalidade com o mote “The rules are different here”. As fotografias, marcadas por cores chamativas e brilhantes, imortaliza momentos de diversão genuína que celebram a filosofia do Aethos.

Com muito glamour e boas energias, “The rules are different here” desvenda uma nova forma de viajar, mais pessoal e menos formal. “O trabalho fotográfico de Hammond tem uma capacidade única de transformar o trivial em algo extraordinário, através de imagens únicas nas quais nos revemos a um nível mais profundo”, conclui Benjamin Habbel. “O seu estilo alinha na perfeição com a nossa visão: fugir do que conhecemos para nos deslumbrarmos com o inesperado”.

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Autarca de Gouveia perfila-se também como candidato à presidência do Turismo do Centro

Depois de se ter falado no nome de Rui Ventura, presidente do município de Pinhel, que ainda não formalizou a candidatura, Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, anunciou, esta segunda-feira, que é candidato à presidência da comissão executiva da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal.

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A confirmação é avançada à agência Lusa pelo autarca do distrito da Guarda, que é também presidente da Comunidade Intermunicipal da Região das Beiras e Serra da Estrela.

“Vou avançar porque vários colegas me incentivaram e me disseram que eu seria a pessoa capaz para assumir este cargo”. Assim, “face aos apoios que me foram manifestados, decidi avançar este fim de semana e estou hoje a formalizar a minha candidatura”, disse Luís Tadeu.

O autarca gouveense vai ter como adversário outro autarca do distrito da Guarda, o também social-democrata Rui Ventura, presidente do município de Pinhel, que ainda não formalizou a candidatura.

“Até podem aparecer mais candidatos, é normal, natural, mas serão os associados com direito de voto que vão ter de escolher porque só estamos a candidatar-nos a um ato eleitoral, nada mais”, afirmou o autarca.

Luís Tadeu lembrou, de resto, que a Assembleia-Geral eletiva da Turismo Centro de Portugal está agendada para 27 de março e “só nessa altura os associados vão expressar a sua opinião e ficaremos a saber qual dos candidatos foi escolhido”.

O presidente da Câmara de Gouveia já não pode recandidatar-se à autarquia por ter atingido o limite de mandatos, tal como Rui Ventura em Pinhel.

Se for eleito na Entidade Regional, o gouveense propõe-se “reforçar e valorizar” o Centro de Portugal como “destino turístico de excelência”, numa região com “cem concelhos, vários núcleos de atratividade turística, uma dinâmica de incremento de captação de fluxos, mercados e investimentos”, lê-se numa nota da Câmara de Gouveia enviada à agência Lusa.

No mesmo documento, Luís Tadeu considera que o turismo é “uma das principais alavancas de desenvolvimento regional que deve ser reforçado com uma aliança estratégica entre os agentes turísticos, autarquias e a captação de mais investimento”, para lembrar que “o Centro de Portugal possui as melhores condições para reforçar o turismo nacional, pois a região oferece diversificação e autenticidade”.

O candidato reforçou ainda que, em complementaridade com os destinos turísticos nacionais consolidados, o Centro de Portugal “possui uma grande margem de crescimento que é necessário potenciar e fomentar”, assumindo-se como “um construtor de pontes capaz de articular vontades, unir parceiros públicos e privados para investir, lançar novos projetos e fomentar operações de ‘incoming’ que reforcem a captação de fluxos turísticos e a abertura de novos mercados”.

Advogado de formação, Luís Manuel Tadeu Marques é presidente da Câmara de Gouveia há 12 anos e presidente da Comunidade Intermunicipal da Região das Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) há seis. É também vice-presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM) e vogal do Conselho de Administração da APdSE, EIM S.A. – Águas Públicas da Serra da Estrela.

 

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As qualidades que indicam que seria um dealer ideal para casinos online

Se está a pensar numa mudança de carreira, eis uma coisa que provavelmente e nunca ouviu falar: carreira como dealer em casinos online.

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Se está a pensar numa mudança de carreira, eis uma coisa que provavelmente e nunca ouviu falar: carreira como dealer em casinos online.

Parece uma anedota, mas está longe de o ser. Os casinos online precisam de pessoas que saibam “dar as cartas” e isso é uma realidade. Até o melhor casino online do mundo pode precisar de pessoas que saibam o que é um jogo de casino e saibam como é que efetivamente este jogo funciona.

Mas, a maioria dos dealers passam por ser primeiro jogadores, para saberem de trás para a frente como um jogo funciona.

Assim, vamos olhar neste texto prático e aprofundado, os meandros do casino online, os casinos legais em Portugal, e o que é preciso para aprender a ser um dealer de sucesso ou mesmo ter esta profissão um dia.

Os casinos legais em Portugal

Um casino legal em Portugal significa que o mesmo passou por um rigoroso escrutínio prático e legal e foi adicionado à lista da entidade governamental que faz estas verificações, o Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos, mais conhecido como SRIJ. A lista oficial encontra-se no site do SRIJ e é atualizada sempre que um novo casino ou uma nova casa de apostas é licenciada.

Quando existe este licenciamento, significa que o site em questão tem a qualidade necessária para oferecer aos jogadores um jogo justo, interessante, e com formas de poder fazer uma efetiva gestão de banca, com formas de autoexclusão, e tudo o resto que se encontra explícito na lei.

Em suma, um site de casino legal em Portugal é completamente seguro para qualquer utilizador usar.

Os casinos online: primeiros passos

Para quem pretende ser um dealer de casino online, embora não seja um requisito, é recomendado ter experiência de casinos online como jogador. Porque se não for isso, como pode saber que cartas dar, e quando?

Ora, essa experiência vem como jogador, e é obtida ao longo dos meses ou anos de experiência.

Agora, sabemos que o caminho para se tornar um dealer pode variar, e muitas pessoas entram na carreira sem nunca terem jogado profissionalmente, obtendo algum treino dentro do próprio casino ou em algum local específico onde possa obter essa formação.

Mas é muito mais fácil fazê-lo quando sabe como se joga, do que quando não o sabe.

Dealer de casino: o que precisa de saber

Para ser um dealer e dar as cartas é preciso ter vários tipos de conhecimentos. É preciso também entender que este momento de tanta importância para algumas pessoas. Os jogos de casino, especialmente a parte dom cartas, são vistos como um divertimento mas também como algo sério que requer muito pensamento crítico quase instantâneo. E por isso, quem está lá para jogar, quer divertir-se e também, se possível, ganhar.

Ora, existem algumas características fundamentais para isto acontecer e para ser bem-sucedido nesta profissão:

Comunicação clara e eficiente

Comunicar com os jogadores de forma clara, sem qualquer dúvida ou preocupação, é essencial. Os jogadores estão a depender de si e da confiança do que está a fazer para que o faça de forma legal e sem grandes problemas.

Ser capaz de explicar as regras dos jogos, responder a perguntas e manter uma conversa envolvente contribui para uma experiência positiva.

Conhecimento aprofundado do jogo

Tal como explicado atrás, embora não seja um requisito, é altamente recomendável conhecer os jogos de casino onde está a dar as cartas e também como as suas ações podem influenciar o resultado do jogo. Um dealer competente deve ter um conhecimento sólido das regras e estratégias dos principais jogos de mesa, como blackjack, roleta e baccarat.

Mas acima de tudo, deve estar preparado para lidar com situações inesperadas, e saber resolvê-las sempre que assim for necessário.

Capacidade de trabalhar sob grande pressão

Como o trabalho é realizado em plataformas digitais, um dealer ao vivo precisa de estar confortável com o uso de tecnologia e software de transmissão. O trabalho é efetuado com grande pressão, pois precisa de trabalhar ao segundo para garantir que as regras do jogo se cumprem e que consegue a atenção dos jogadores para as suas instruções ou as cartas que vai dar.

Dito isto, é normal existirem imprevistos, e saber lidar com pequenos problemas técnicos e adaptar-se a diferentes interfaces ou regras específicas de cada casino online são competências que fazem toda a diferença quando está a lidar com os jogadores.

É uma profissão onde queira investir?

Como tudo na vida, nem todas as profissões são para todas as pessoas, e acreditamos que qualquer profissão tenha os seus desafios. Também acreditamos que não existe uma falta de dealers profissionais, mas é uma oportunidade que pode ter para reinventar a sua cadeira e dar uma nova vida profissional a si, mudando completamente aquilo que faz e fazendo algo que pouca gente faz, mas que muita gente gostava de fazer.

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Nações Unidas destacam “preparação para enfrentar crises” no Dia Mundial da Resiliência do Turismo

No Dia Mundial da Resiliência do Turismo, as Nações Unidas destacam a prioridade nas pessoas, no planeta e no desenvolvimento turístico.

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Na data em que se assinala o “Dia Mundial da Resiliência do Turismo” (17 de fevereiro), as Nações Unidas destacam a necessidade de promover o desenvolvimento resiliente para melhor lidar com choques, considerando a vulnerabilidade do turismo a emergências.

A data faz um apelo à ação para que os países criem estratégias nacionais de reabilitação após interrupções, inclusive através da cooperação público-privada e da diversificação de atividades e produtos.

O Turismo da ONU ressalta a responsabilidade para acelerar a transformação do setor, colocando as pessoas e o planeta como prioridades do desenvolvimento turístico.

Além de gerar receitas, o turismo promove a entrada de divisas, arrecada impostos e cria empregos em países em desenvolvimento, menos desenvolvidos ou pequenos estados insulares em desenvolvimento, incluindo da África e de rendimento médio.

Como uma atividade que conecta pessoas com a natureza, o turismo sustentável é apontado pela “capacidade única de estimular a responsabilidade ambiental e a conservação”, diz a entidade no seu site.

“Setores como o ecoturismo geram valor para o desenvolvimento sustentável e realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao promoverem o crescimento, aliviarem a pobreza e criarem postos de emprego e trabalho decente”, pode ler-se.

O Turismo da ONE defende ainda o papel do turismo sustentável na aceleração da mudança para padrões de consumo e produção mais sustentáveis e promoção do uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos.

“O turismo é valorizado como um setor que traz ganhos à cultura local, à qualidade de vida e poder económico de mulheres e jovens, povos indígenas e comunidades locais”, concluem as Nações Unidas.

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TUI Portugal com três pacotes para descobrir a Tailândia

A pensar em diferentes perfis de viajantes, a TUI Portugal apresenta três pacotes de viagens à Tailândia, que combinam cultura, natureza e momentos de pura tranquilidade. Além dos itinerários, a TUI Musement disponibiliza mais de 400 atividades naquele país.

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Bangkok e Koh Samui, nove dias/seis noites, desde 925€, é um dos pacotes que a TUI Portugal apresenta. O itinerário inclui visitas ao Grande Palácio e ao Templo do Buda Esmeralda, passeios pelos canais do rio Chao Phraya e uma imersão nos mercados noturnos. A viagem termina em Koh Samui, onde praias de areia branca e águas cristalinas convidam a descansar.

Há também o Norte da Tailândia, em oito dias/cinco noites, desde 1.359 €, uma viagem ao coração cultural do país, explorando os templos de Chiang Mai, o icónico Templo Branco (Wat Rong Khun) em Chiang Rai e a autenticidade das comunidades locais.

O operador turístico disponibiliza ainda a Tailândia Clássica, numa viagem de 11 dias/ oito noites, desde 2.009 €. Para quem quer mergulhar na essência da Tailândia, este roteiro abrange desde a histórica Ayutthaya aos templos de Chiang Mai, passando por Sukhothai e Chiang Rai. Uma experiência completa para descobrir a cultura do país.

Além destes itinerários, a TUI Musement disponibiliza mais de 400 atividades na Tailândia. Desde passeios pelos templos de Banguecoque a mercados noturnos em Phuket, visitas a santuários de elefantes em Khao Sok ou rafting com bambu em Khao Lak, são inúmeras as opções. Entre estas, destacam-se as experiências TUI Collection, desenhadas para proporcionar uma imersão na cultura e na natureza tailandesas de forma genuína e autêntica.

O operador turístico lembra que a Tailândia é um destino que continua a conquistar o mundo e os portugueses não são exceção. Assim, a TUI Portugal convida a viver a verdadeira essência deste país, com itinerários pensados para todo o tipo de viajantes.

Refira-se que o fascínio dos portugueses pela Tailândia continua a crescer. Em 2024, o país registou um aumento de 33% no número de turistas provenientes de Portugal, atingindo o recorde de 54.793 visitantes, segundo a Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT). Alguns dos motivos pelos quais este destino desperta o interesse dos portugueses são a sua riqueza cultural, natural e gastronómica.

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Ilha do Sal vai melhorar toda a infraestrutura turística de suporte, garante novo ministro do Turismo e Transportes

A garantia foi dada pelo novo ministro dos Transportes e Turismo de Cabo Verde, José Luís Sá Nogueira, que considerou “muito produtiva” a visita ao Sal, na qual pôde inteirar-se dos projetos e investimentos que estão a decorrer na ilha com vista a melhorar toda a infraestrutura turística de suporte.

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José Luís Sá Nogueira fez esse balanço, à imprensa cabo-verdiana, depois da visita e dos encontros que manteve no Sal durante dois dias com as instituições e empresas ligadas aos sectores do turismo e dos transportes.

Conforme o ministro, muitos desses projetos já estão a ser implementados e vão “melhorar” toda a infraestrutura turística de suporte, destacando que os investidores estão a fazer o seu papel, mas o governo com base nesses projetos está a criar todo um ambiente favorável para a melhoria do produto turístico.

“A estrada que liga Espargos a Santa Maria vai ser terminada este ano, toda a parte do paisagismo ao longo da estrada para tornar o percurso mais ameno e mais atrativo para o turismo, o pontão que é outro aspeto que também o governo já tem o financiamento e já tem a aprovação para avançar com esse projeto”, explicou.

Outro assunto que disse que se arrasta há décadas é a gestão da praia de Santa Maria, mas José Luís Sá Nogueira garantiu que os ministros do Turismo, do Mar e das Infraestruturas vão definir qual o sistema mais adequado para o ordenamento daquela que é a mais frequentada praia do país e que já tem financiamento garantido.

“Portanto este é um compromisso que eu vou assumir com os operadores turísticos, com a sociedade salense relativamente ao ordenamento da praia de Santa Maria, que é uma praia muito importante para nós”, assegurou o governante, citado pela imprensa local.

Entretanto, no que diz respeito aos transportes, nesta sua primeira visita de trabalho às empresas e instituições ligadas às áreas dos transportes e turismo, o novo governante encontrou-se com

o CEO da Cabo Verde Airports, Jorge Benchimol, e com o presidente do conselho de administração da ASA, Moisés Monteiro, tendo sublinhado que a Cabo Verde Airports, concessionária dos aeroportos de Cabo Verde, têm uma carteira de investimento “muito importante” para a mundialização dos aeroportos.

“A primeira fase, que nós chamamos da Fase A, já está praticamente concluída com uma taxa de implementação de quase 80% de investimentos em todos os aeroportos de Cabo Verde, que consiste na melhoria das pistas, no investimento em termos de energia renovável, portanto investindo fortemente na sustentabilidade ambiental”, disse, avançando que ainda há muito por fazer, mas que acredita que o governo fez na concessão de aeroportos uma aposta acertada.

Quanto aos desafios que tem pela frente em relação ao Ministério que agora tem sob sua alçada, frisou que a nível do turismo “as coisas estão bem encaminhadas”, mas tem vários instrumentos de intervenção estratégica.

“Desde os ‘masterplan’ a nível de cada uma das ilhas, o plano da operação turística, com um conjunto de projetos para melhoria, em termos de qualificação urbana e em termos de gares marítimas para que os passageiros possam ter melhor conforto, cais, portos, a própria estrada que liga a Santa Maria”, elencou o novo ministro, para reforçar que “há também um conjunto de infraestruturas para suporte de desenvolvimento turístico e melhoria de tudo o entorno de acesso às instâncias turísticas e um paisagismo que dá conforto ao turista (…) portanto tudo está a ser feito, com um conjunto de projetos que nós vamos implementar ainda este ano e outros já estão em execução”, reforçou.

A concluir, afirmou que a estratégia é “acertada”, com os resultados à vista, exemplificando que o país já ultrapassou o recorde de 2019 e já foi mais além da perspectiva programada para 2024, o que tem impulsionado também a conectividade aérea internacional.

Refira-se que José Luís Sá Nogueira assumiu o Ministério do Turismo e Transportes, pasta que estava sob a tutela de Carlos Santos, que pediu a sua saída depois de ter sido constituído arguido num processo de lavagem de capitais.

O novo ministro, formado em Economia lidera, assim, setores que conhece: foi delegado da companhia estatal Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) no Brasil, até ser escolhido, em maio de 2016, para liderar um novo conselho de administração da transportadora, onde manteve funções executivas até 2017.

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Berta Cabral: “A ruralidade dos Açores é um dos maiores ativos identitários da Região”

A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, destacou o papel diferenciador do turismo rural no alojamento turístico e que representou cerca de 186.396 dormidas em 2024, ou seja, mais de 25% face a 2023, tendo realçado que “a ruralidade dos Açores é um dos maiores ativos identitários da Região”.

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A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, que falava, este fim de semana, em representação do Presidente do Governo dos Açores, na sessão de encerramento do Encontro das Casas Açorianas – Associação de Turismo em Espaço Rural, subordinado ao tema “Não perca o Rumo”, considerou o encontro como “uma oportunidade para se fazer um justo reconhecimento ao papel muito especial do Turismo em Espaço Rural (TER) para o alojamento turístico nos Açores”, que “é uma componente essencial da oferta turística do arquipélago, promovendo um contacto autêntico e sustentável entre os visitantes e a identidade rural das ilhas”, para adiantar que o Turismo em Espaço Rural, fechou o ano com 244 estabelecimentos licenciados, representando um total de 2.003 camas, o que significou um crescimento de 14% no número de camas”.

“É um crescimento significativo, sobretudo de considerarmos a dinâmica que existe em todo o setor do alojamento turístico, particularmente visível no Alojamento Local, cujo crescimento demonstra bem a capacidade competitiva desta tipologia de alojamento e da sua capacidade de criação de valor acrescentado”, disse a governante regional.

Em 2024, o TER representou cerca de 186.396 dormidas, ou seja, mais de 25% face a 2023 e superior ao do Alojamento Local (17,3%) e ao da Hotelaria Tradicional (7,9%). Neste caso em particular, Berta Cabral destacou o facto de mais de 83% destas dormidas terem sido de hóspedes estrangeiros.

“É a demonstração inequívoca do forte apelo do Turismo em Espaço Rural no mercado internacional e do potencial latente para cativar mercados com maior poder de compra, criando riqueza e valor acrescentado. Excetuando o Corvo, todas as ilhas do arquipélago oferecem esta tipologia de alojamento, valorizando cada uma das nossas parcelas de território e potenciando a disseminação das receitas geradas”, frisou.

De acordo com Berta Cabral, conforme avança notícia publicada na página oficial do Governo Regional, o TER “é uma oportunidade de negócio, abrindo horizontes a novos empreendedores, a investimentos diferenciadores e à criação de postos de trabalho”, além do que é uma forma de “diversificar as fontes de rendimentos dos agricultores, através do agroturismo, e de alavancar o rendimento da atividade agrícola, para fornecimento das unidades de alojamento”.

Daí ter defendido que “a ruralidade dos Açores é um dos maiores ativos identitários da Região”, encontrando no TER “um veículo único para a sua valorização”, sobretudo pelo atendimento personalizado que cria um ambiente acolhedor e autêntico, representando mesmo “uma oportunidade para valorizar o património natural e cultural, descentralizar o turismo das grandes cidades e proporcionar novas fontes de rendimento para as comunidades locais”.

“Da mesma forma que ligamos o TER ao conceito da ruralidade, com a mesma facilidade o fazemos ligando ao conceito da sustentabilidade. Nos Açores, a sustentabilidade não é apenas um conceito, mas sim um compromisso”, acentuou, apontando que, “ao promover um turismo de menor impacto ambiental e ao incentivar práticas sustentáveis, conseguimos oferecer aos visitantes uma experiência enriquecedora sem comprometer a integridade dos ecossistemas açorianos. É essencial que este crescimento continue a ser planeado e gerido de forma responsável”.

Para a secretária Regional da tutela, “a utilização de energias renováveis nos alojamentos rurais, a redução do desperdício, o uso de produtos locais e a proteção das paisagens naturais são apenas algumas das medidas que se devem continuar a incentivar”.

A governante disse, ainda, ser essencial continuar a investir na qualidade e na especialização da oferta do TER, cuja consolidação passa pela formação de profissionais, implementação de boas práticas ambientais e promoção de experiências diferenciadoras. “Juntos, podemos consolidar os Açores como um destino de referência em Turismo em Espaço Rural, onde a autenticidade, a hospitalidade e o respeito pela natureza sejam os pilares fundamentais da nossa oferta turística”, concluiu.

 

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