ASM Global quer superar os 100 eventos e alcançar 1M€ em receitas este ano
ASM Global, que gere em Lisboa os espaços Fábrica L e Fábrica XL, totalmente renovados no último trimestre de 2024, tem como objetivo superar a fasquia dos 100 eventos e alcançar um milhão de euros em receitas em 2025.
Publituris
É este o ambicioso objetivo traçado pela ASM Global, considerado gigante internacional da indústria dos eventos que entrou recentemente em Portugal, para os espaços Fábricas neste arranque de ano.
Fábrica L e Fábrica XL, localizadas na LX Factory, entram em 2025 apostadas em reforçar o seu posicionamento como hotspots para todo o tipo de eventos na cidade de Lisboa, de portas abertas, agora com a sua oferta agregada sob uma marca única, a grandes conferências a espetáculos de música ao vivo, passando por eventos corporativos, festas temáticas ou eventos desportivos e de wellness.
“Queremos ir além do tipo de eventos que já fazemos e ser o palco de um mix muito diverso de eventos e experiências”, apontou Hugo Encarnação, diretor geral dos espaços Fábricas.
“São salas já muito conhecidas, quer do grande público quer dos principais produtores e agências de eventos do nosso mercado. Agora, o objetivo foi melhorar significativamente as condições que oferecemos e a experiência proporcionada a quem procura os nossos espaços, assegurando que estamos perfeitamente posicionados para alargar a nossa amplitude de soluções”, salienta o responsável da multinacional do setor dos eventos no mercado português, indicando que “o objetivo desta entrada da ASM em Portugal é aumentar o volume de eventos que recebemos”, precisando que “passamos de dois bons anos em 2023 e 2024, com uma média de 60 eventos, para um ano de 2025 em que queremos duplicar os níveis de ocupação, com mais de 100 eventos”.
Os dois espaços registam atualmente níveis de procura elevados, não só para este ano, mas inclusivamente já com solicitações para eventos em 2026 e 2027. “Já temos diversos eventos confirmados para o arranque deste ano, nomeadamente eventos corporativos, apresentações de marcas de automóveis e experiências de live music”, refere Hugo Encarnação, explicando que “o objetivo é chegar a um revenue de um milhão de euros no primeiro ano e, depois, ir aumentando esse volume de faturação ao longo dos próximos anos”, conclui.
Com uma capacidade combinada de 2.870 pessoas, os já conhecidos espaços Fábrica L e Fábrica XL foram alvo de um profundo processo de requalificação. As duas salas, que passam a apresentar-se ao mercado sob a marca Fábricas, oferecem um padrão de entrega superior para todo o tipo de eventos, com melhorias significativas tanto ao nível técnico como nas próprias infraestruturas.
O investimento na renovação e melhoria das condições técnicas dos venues foi o primeiro passo na estratégia de desenvolvimento traçada pela ASM Global, que entrou no mercado português no último trimestre de 2024, a par da criação da nova marca umbrella que agrega a oferta dos principais espaços de eventos da LX Factory.
O tratamento acústico das salas, a instalação de uma nova cobertura e a melhoria das infraestruturas de telecomunicações/dados, garantindo maior conectividade, maior amplitude de soluções tecnológicas e acesso wi-fi em todas as áreas interiores, são alguns dos principais destaques de um processo de renovação cirúrgico, com especial foco na melhoria das condições técnicas do espaço e da experiência dos convidados.
Melhorar as condições para clientes e parceiros foi igualmente um dos grandes objetivos da intervenção, que dotou o espaço de dois camarins à disposição dos artistas convidados, novas infraestruturas de cozinha para serviços de catering, a par do alargamento e modernização das infraestruturas sanitárias, instalação de sistemas de ventilação e reforço na segurança contra incêndios.
Tudo isto acompanhado de melhorias ao nível das infraestruturas elétricas e na arquitetura do edifício, desde logo com a instalação de uma nova cobertura, que permite uma drenagem eficaz das águas pluviais, além da renovação dos pavimentos, paredes interiores e portões de acesso, assim como intervenções na mezzanine e fachada exterior.
As Fábricas, recorde-se, são os dois primeiros espaços com gestão a cargo da ASM Global no mercado português, depois de a multinacional ter anunciado, em junho do último ano, que Portugal seria a próxima paragem na sua rota de expansão internacional. Este passo foi dado no seguimento da conquista do importante contrato, válido para os próximos cinco anos, para gerir as operações da Fábrica L e Fábrica XL.
A ASM Global fica igualmente responsável pela gestão dos espaços associados de bar, terraço e galeria ao ar livre, juntando, sob a marca Fábricas, uma sólida oferta de venues para eventos e serviços complementares de F&B (Food & Beverage).