Turismo internacional injeta 4,8 mil milhões de dólares em oito meses no Brasil
Os turistas estrangeiros deixaram 4,8 mil milhões de dólares na economia brasileira, nos primeiros oito meses do ano, um crescimento de 10% face a 2023. O resultado é o melhor em 29 anos.

Publituris
Filipa Marques é nova gestora de produto da GEA
Políticas de Trump começam a afastar turistas dos EUA
Rede Expressos reforça a operação internacional com viagens entre o Porto e Santiago de Compostela
Shared TukTuk no Porto é novidade na Boost Portugal
easyJet alarga período de reservas na campanha de descontos que assinala 10 anos da base no Porto
Nova conjuntura exige “um maior investimento em promoção”, diz novo presidente ARPTA
MSC Cruzeiros inaugura em Miami o maior terminal de cruzeiros do mundo
Sabre e CellPoint Digital reforçam ecossistema de pagamentos das companhias aéreas
Palmela lança novo projeto turístico
ARAC aprova contas de 2024 e plano de atividades para 2025
De janeiro a agosto de 2024, os gastos de turistas estrangeiros no Brasil ultrapassaram os 4,8 mil milhões de dólares, representando o melhor resultado para o período nos últimos 29 anos. O montante é cerca de 10% superior ao registado no mesmo período de 2023, segundo dados divulgados pelo Banco Central do Brasil.
Celso Sabino, ministro do Turismo, atribui esse crescimento ao fortalecimento das ações de promoção internacional e aos investimentos em conectividade aérea e infraestrutura turística. “O Brasil é um país que oferece belezas naturais, cultura e gastronomia num ambiente seguro e este aumento nos gastos é fruto do nosso trabalho para atrair mais visitantes”, afirma o governante.
Por sua vez, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destaca a importância económica do turismo para o país. “O turismo é um setor de grande impacto, com 95% dos negócios formados por pequenas empresas, gerando emprego e receitas nos municípios, grandes e pequenos”, enfatiza.
Refira-se que o Governo Federal tem como meta, registada no novo Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, posicionar o Brasil como o maior recetor de turistas da América do Sul. O objetivo é alcançar 8,1 milhões de turistas estrangeiros anuais e gerar 8,1 mil milhões de dólares em receitas no período de vigência do plano. Segundo o ministro, “mantendo esses bons resultados, atingiremos a marca de 10 milhões de visitantes estrangeiros”.
Nos primeiros oito meses de 2024, o Brasil recebeu mais de 4,45 milhões de turistas internacionais, um aumento de 10,7% em comparação com o mesmo período de 2023. Em agosto, 417,9 mil viajantes internacionais visitaram o país, 14,5% a mais que no mesmo mês do ano anterior.