Portugal precisa efetivamente de potenciar a sua presença ativa nas redes internacionais de inovação e competitividade, com todas as consequências do ponto de vista de impacto na sua matriz económica e social.
Francisco Jaime Quesado
Economista e Gestor
As alterações climáticas, ao condicionarem a procura e, objetivamente, toda a operação turística (alicerçada num conjunto de outros serviços e áreas), põem em causa a sustentabilidade ambiental, económica e social de muitos territórios.
João Caldeira Heitor
Coordenador Científico da Licenciatura em Gestão do Turismo do ISG – Instituto Superior de Gestão
De modo a cumprir o Acordo de Paris e o Pacto pelo Clima de Glasgow, impõe-se a progressiva supressão de licenças a título gratuito já em 2024, e de forma mais acentuada em 2025. A partir de 2026 ocorrerá a venda integral em leilão, repercutindo-se os custos nos passageiros.
Carlos Torres
Jurista e professor na ESHTE
A sustentabilidade não é apenas uma escolha ética, mas também uma estratégia inteligente de negócios.
Sílvia Dias
Head of Marketing & Sustainability
A Internet tem de ser um exemplo da nossa capacidade de nos adaptarmos aos novos tempos, aos seus desafios e às suas expectativas.