Porto de Lisboa cresce em passageiros e escalas de cruzeiros em junho
No acumulado desde o início do ano, o Porto de Lisboa soma já 154 escalas, mais uma que em igual período do ano passado, e 272.187 passageiros, numa descida de 7% que é explicada pela “diminuição do número de escalas do operador NCL”.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar butique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
No passado mês de junho, o Porto de Lisboa registou um “crescimento significativo” no número de escalas e passageiros de cruzeiros, avança a Administração do Porto de Lisboa (APL), que indica crescimentos de 32% e 13%, respetivamente.
De acordo com o Porto de Lisboa, em junho, foram contabilizadas 33 escalas de navios de cruzeiro, o que traduz um aumento de 32% face às 25 escalas registadas em mês homólogo do ano passado.
No que diz respeito aos passageiros, o Porto de Lisboa recebeu um total de 60.922 passageiros em junho, o que representa uma subida de 13% ou 7.070 passageiros face aos 53.852 passageiros contabilizados no sexto mês de 2023.
“Os dados de junho e do primeiro semestre de 2024 revelam uma tendência positiva na atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa, destacando-se um mês de junho particularmente forte e uma tendência global na consolidação da atividade ao longo do semestre”, refere o comunicado divulgado pela infraestrutura portuária da capital portuguesa.
No acumulado do primeiro semestre, o Porto de Lisboa contabilizou um total de 154 escalas, o que representa um aumento de 1% face ao mesmo período do ano passado, quando o Porto de Lisboa tinha recebido 153 escalas.
Nos primeiros seis meses de 2024, o Porto de Lisboa registou ainda um total de 272.187 passageiros, valor que, no entanto, traduz uma descida de 7% ou de 21.026 passageiros face ao mesmo período de 2023, quando o Porto de Lisboa tinha contabilizado 293.213.
O Porto de Lisboa diz que a descida do número de passageiros se observou essencialmente durante o primeiro trimestre do ano e explica a oscilação com a “diminuição do número de escalas do operador NCL, que alterou os itinerários dos seus navios para diversificar a oferta”.
Contudo, o número de passageiros voltou a subir no segundo trimestre, com a infraestrutura portuária a explicar que a partir de abril “verificou-se uma variação positiva”, registando-se mesmo um aumento de 1.480 passageiros de cruzeiros em Lisboa, o que traduz um aumento de 1%, enquanto o número de escalas aumentou 14%, com mais 16 escalas de navios de cruzeiro do que em igual período de 2023.
O Porto de Lisboa recorda ainda que, em 2023, a atividade de cruzeiros na capital portuguesa ultrapassou, pela primeira vez na sua história, a marca de 700 mil passageiros (758.328), o que representou um aumento de 54% em relação a 2022 e uma superação do anterior recorde de 2018, que foi de 577.603 passageiros.
Carlos Correia, presidente da APL, destaca que, este ano, o Porto de Lisboa vai também avançar com a primeira fase do projeto “Implementação do sistema Onshore Power Supply (OPS)”, que foi aprovada no primeiro semestre e vai “permitir criar uma infraestrutura elétrica para fornecer energia aos navios diretamente no cais, reduzindo assim o impacto da pegada carbónica, uma vez que este sistema permite desligar os motores dos navios enquanto estão atracados”.
O Porto de Lisboa refere que este investimento vai ser importante para garantir a “sustentabilidade da atividade de cruzeiros”, uma vez que para este ano estão previstas “mais escalas do segmento turnaround, que são determinantes para a otimização deste negócio e elementares para a criação de valor no Porto de Lisboa e na cidade”.
No primeiro semestre do ano, acrescenta o Porto de Lisboa, a infraestrutura recebeu o batismo do navio de cruzeiro “Silver Ray” da companhia Silversea e que é um navio ecológico, que usa fontes de energia híbridas e que, quando está em porto, não gera emissões porque usa células de combustível, baterias, e gás natural liquefeito (GNL) como principal combustível.