Porto de Lisboa cresce em passageiros e escalas de cruzeiros em junho
No acumulado desde o início do ano, o Porto de Lisboa soma já 154 escalas, mais uma que em igual período do ano passado, e 272.187 passageiros, numa descida de 7% que é explicada pela “diminuição do número de escalas do operador NCL”.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
No passado mês de junho, o Porto de Lisboa registou um “crescimento significativo” no número de escalas e passageiros de cruzeiros, avança a Administração do Porto de Lisboa (APL), que indica crescimentos de 32% e 13%, respetivamente.
De acordo com o Porto de Lisboa, em junho, foram contabilizadas 33 escalas de navios de cruzeiro, o que traduz um aumento de 32% face às 25 escalas registadas em mês homólogo do ano passado.
No que diz respeito aos passageiros, o Porto de Lisboa recebeu um total de 60.922 passageiros em junho, o que representa uma subida de 13% ou 7.070 passageiros face aos 53.852 passageiros contabilizados no sexto mês de 2023.
“Os dados de junho e do primeiro semestre de 2024 revelam uma tendência positiva na atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa, destacando-se um mês de junho particularmente forte e uma tendência global na consolidação da atividade ao longo do semestre”, refere o comunicado divulgado pela infraestrutura portuária da capital portuguesa.
No acumulado do primeiro semestre, o Porto de Lisboa contabilizou um total de 154 escalas, o que representa um aumento de 1% face ao mesmo período do ano passado, quando o Porto de Lisboa tinha recebido 153 escalas.
Nos primeiros seis meses de 2024, o Porto de Lisboa registou ainda um total de 272.187 passageiros, valor que, no entanto, traduz uma descida de 7% ou de 21.026 passageiros face ao mesmo período de 2023, quando o Porto de Lisboa tinha contabilizado 293.213.
O Porto de Lisboa diz que a descida do número de passageiros se observou essencialmente durante o primeiro trimestre do ano e explica a oscilação com a “diminuição do número de escalas do operador NCL, que alterou os itinerários dos seus navios para diversificar a oferta”.
Contudo, o número de passageiros voltou a subir no segundo trimestre, com a infraestrutura portuária a explicar que a partir de abril “verificou-se uma variação positiva”, registando-se mesmo um aumento de 1.480 passageiros de cruzeiros em Lisboa, o que traduz um aumento de 1%, enquanto o número de escalas aumentou 14%, com mais 16 escalas de navios de cruzeiro do que em igual período de 2023.
O Porto de Lisboa recorda ainda que, em 2023, a atividade de cruzeiros na capital portuguesa ultrapassou, pela primeira vez na sua história, a marca de 700 mil passageiros (758.328), o que representou um aumento de 54% em relação a 2022 e uma superação do anterior recorde de 2018, que foi de 577.603 passageiros.
Carlos Correia, presidente da APL, destaca que, este ano, o Porto de Lisboa vai também avançar com a primeira fase do projeto “Implementação do sistema Onshore Power Supply (OPS)”, que foi aprovada no primeiro semestre e vai “permitir criar uma infraestrutura elétrica para fornecer energia aos navios diretamente no cais, reduzindo assim o impacto da pegada carbónica, uma vez que este sistema permite desligar os motores dos navios enquanto estão atracados”.
O Porto de Lisboa refere que este investimento vai ser importante para garantir a “sustentabilidade da atividade de cruzeiros”, uma vez que para este ano estão previstas “mais escalas do segmento turnaround, que são determinantes para a otimização deste negócio e elementares para a criação de valor no Porto de Lisboa e na cidade”.
No primeiro semestre do ano, acrescenta o Porto de Lisboa, a infraestrutura recebeu o batismo do navio de cruzeiro “Silver Ray” da companhia Silversea e que é um navio ecológico, que usa fontes de energia híbridas e que, quando está em porto, não gera emissões porque usa células de combustível, baterias, e gás natural liquefeito (GNL) como principal combustível.