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EUA, Espanha, Japão, França, Austrália são as maiores economias turísticas do mundo

Um estudo do Fórum Económico Mundial que as economias turísticas mais prósperas do mundo são os Estados Unidos, seguidos de perto pela Espanha, França, Japão e a Austrália, depois a Alemanha e o Reino Unido completam o ranking. Entre os dez primeiros, encontramos também a China, a Itália e, finalmente, a Suíça.

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EUA, Espanha, Japão, França, Austrália são as maiores economias turísticas do mundo

Um estudo do Fórum Económico Mundial que as economias turísticas mais prósperas do mundo são os Estados Unidos, seguidos de perto pela Espanha, França, Japão e a Austrália, depois a Alemanha e o Reino Unido completam o ranking. Entre os dez primeiros, encontramos também a China, a Itália e, finalmente, a Suíça.

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“Introduzido pela primeira vez em 2022, o Índice de Desenvolvimento de Viagens e Turismo (TTDI) avalia e mede a gama de fatores e políticas que permitem o desenvolvimento sustentável e resiliente do setor de viagens e turismo, que por sua vez contribui para o desenvolvimento de um país”, está escrito no relatório do FEM, organizador anual do Fórum Económico de Davos.

Este ranking, composto por cinco dimensões, divididas em 17 subcategorias e 102 indicadores, tem em conta o ambiente geral do país (clima de negócios, segurança), políticas que afetam o setor do turismo, infraestruturas, recursos e sustentabilidade ambiental do turismo.

O estudo do Fórum Económico Mundial aponta para desenvolvimentos favoráveis ​​no setor do turismo a nível mundial. “Espera-se que a indústria do turismo global recupere dos níveis baixos da pandemia de Covid-19 e exceda os níveis observados antes da crise”. Isto, segundo o estudo, deve-se em parte a “um aumento significativo da procura em todo o mundo, bem como ao aumento do número de voos disponíveis, à maior abertura internacional e ao aumento do interesse e investimento em sítios naturais e culturais”, indica o índice.

“As economias de alto rendimento da Europa e da Ásia-Pacífico continuam a dominar” o ranking, no qual figuram 119 países de todo o mundo, sublinha o FEM num comunicado de imprensa. Na verdade, entre as 30 primeiras, existem 26 economias de rendimento elevado, das quais 19 estão na Europa, sete na Ásia-Pacífico, três na América e uma (Emirados Árabes Unidos) na região do Médio Oriente e Norte de África (MENA).

“Os resultados destacam que as economias de rendimento elevado continuam geralmente a beneficiar de condições mais favoráveis ​​para o desenvolvimento do turismo e das viagens”, observa o relatório, para acrescentar que são ajudados “por ambientes de negócios propícios, mercados de trabalho dinâmicos, políticas de viagens abertas, fortes infraestruturas de transporte e turismo e desenvolvimento favorável de locais naturais, culturais e outros”. No entanto, “os países em desenvolvimento registaram algumas das maiores melhorias nos últimos anos”, como é o caso da China, que este ano consolidou a sua posição no top 10 (8º).

Superado o choque da pandemia de Covid, os profissionais do turismo enfrentam hoje muitos outros desafios. “Sejam os crescentes riscos macroeconómicos, geopolíticos e ambientais, o aumento do escrutínio das suas práticas de sustentabilidade ou o impacto das novas tecnologias digitais, incluindo big data e inteligência artificial”, enumera o relatório. Mas também “escassez de mão de obra”. Questões que poderão mudar a face do turismo global no futuro.

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Grupo Carrís mostra o seu portefólio do Porto e Galiza a agentes de viagens portugueses

O grupo hoteleiro Carrís deu a conhecer o seu portefólio do Porto e da Galiza a 40 agentes de viagens portuguesas, numa famtrip que promoveu de 19 a 21 de junho. Esta ação comercial de três dias permitiu também fortalecer as relações entre estes profissionais e as suas equipas operacionais.

A cadeia hoteleira galega, responsável pelas marcas de alojamento Carrís Hoteles e Monte do Gozo, aproveitou esta oportunidade para destacar algumas das suas propriedades, numa viagem que incluiu quatro dos seus principais destinos: Porto, Santiago de Compostela, Corunha e Ourense.

Durante a famtrip, os agentes de viagem tiveram a oportunidade de conhecer diretamente seis dos seus estabelecimentos: Carrís Porto Ribeira, Apartamentos The Arc Carrís, Monte do Gozo, Carrís Casa de la Troya, Carrís Marineda e Carrís Cardenal Quevedo, elevando conjuntamente a oferta turística de cada destino.

Ana Rumor, Sales Manager do Grupo Carrís, sublinhou a importância deste tipo de ações no setor, afirmando que “não só fortalece as relações de confiança e proximidade com os nossos parceiros, como lhes permite vivenciar o produto em primeira mão”.

O evento contou com a presença de Juan Luis Viñas Landín, presidente do grupo Carrís, que reforçou a importância da cooperação entre todos os players da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal, e o potencial dos recursos comuns dos territórios, em particular o Caminho de Santiago. Viñas destacou ainda que iniciativas como esta “são essenciais para promover a região como um destino turístico de excelência”.

Por sua vez, os agentes de viagem que participaram na famtrip expressaram a sua satisfação com a experiência que lhes permitiu conhecer em detalhe todos os produtos da cadeia, o que ajudará a fornecer recomendações mais precisas aos seus clientes, realçando a qualidade das instalações e a hospitalidade oferecida pelo grupo Carrís.

 

 

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Arraiais GEA em Lisboa e Porto contaram com mais de 300 participantes

Mais de 300 participantes desfrutaram de um ambiente festivo, repleto de música popular, comidas típicas e muita animação nos Arraiais que a GEA promoveu, em Lisboa, no Carnide Clube, e no Porto, no Soundwich. Os eventos, que contaram com o patrocínio principal do Grupo W2M e que segundo a rede, “foram um verdadeiro sucesso”, proporcionaram duas noites de convívio e networking.

Carlos Baptista e Pedro Gordon, administradores da GEA, destacam que os eventos cumpriram plenamente o seu objetivo de reunir as agências associadas da rede para momentos de convívio e reconhecimento pelo trabalho realizado”, apontando que “foi uma excelente oportunidade para reforçar os laços entre as nossas agências e dar as boas-vindas ao verão de uma forma especial”.

Por sua vez, Duarte Correia, diretor geral da W2M, acredita que estes arraiais “foram uma forma excelente de estarmos mais próximos das agências de viagens GEA, num ambiente de convívio, animação e networking”. Satisfeito com o resultado o responsável declara que “gostaríamos de continuar a apoiar iniciativas como esta no futuro”.

 

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easyJet passa a digitalizar registo técnico de aviões para reduzir papel

Segundo a easyJet, esta mudança pretende reduzir o peso e o uso de papel a bordo dos voos da companhia aérea e vai estar em vigor em todos os voos da transportadora até ao final de 2025.

A easyJet anunciou que está a substituir os registos técnicos de cabine dos aviões por versões digitais, numa mudança que pretende reduzir o peso e o uso de papel a bordo dos voos da companhia aérea, e que vai estar em vigor em todos os voos da transportadora até ao final de 2025.

“Esta mudança representa mais um passo na tentativa da easyJet de reduzir o seu desperdício operacional, prevendo-se que a transição evite a impressão e armazenamento de mais de 300.000 folhas de papel todos os anos”, realça a companhia aérea, num comunicado enviado à imprensa.

A easyJet explica que estes registos técnicos em papel, que são utilizados pela tripulação de cabine, engenheiros, tripulação de solo e tripulação de voo, estão a ser substituídos pelo novo sistema e-techlog, que vai ajudar a agilizar o processo de relatórios de manutenção para a tripulação de voo, tripulação de cabine e engenharia, “permitindo à easyJet aumentar a produtividade da manutenção de linha”.

A easyJet diz ainda que este novo sistema vai ajudar também a “reduzir os atrasos em terra, diminuindo os tempos de manutenção das aeronaves para permitir uma maior disponibilidade das mesmas”, o que, em última análise, garante “menos perturbações para os passageiros”.

“A implementação da tecnologia de ponta da Ultramain em toda a nossa frota de aeronaves não só melhorará os processos de elaboração de relatórios para a nossa tripulação e equipas de engenharia, como também reduzirá os atrasos em terra, contribuindo para melhorar ainda mais a experiência de viagem dos nossos clientes. O nosso investimento contínuo em soluções inovadoras como o e-techlog significa que não só encontraremos soluções mais rápidas para os defeitos, como também, ao reduzir a utilização de papel e o peso do avião, estamos a dar mais um pequeno, mas importante passo para reduzir o nosso impacto ambiental”, considera David Morgan, diretor de Operações da easyJet.

Depois de implementado, o sistema e-techlog vai ser operado através do software da Ultramain e instalado em iPads operacionais acessíveis ao pessoal da easyJet em terra e no ar, permitindo que tanto a tripulação quanto os engenheiros reportem problemas de manutenção em tempo real enquanto estão no solo, o que permite, por exemplo, “a oportunidade de encomendar novas peças com antecedência e assim evitar atrasos e tempo de inatividade operacional”.

“Adicionalmente, a transição do uso de caneta e papel para um processo totalmente digitalizado eliminará qualquer margem para erros ou interpretações equivocadas. O software permitirá aos engenheiros identificar instantaneamente problemas à medida que entram na aeronave, graças à funcionalidade de mapa interativo da cabina integrada no e-techlog”, conclui a companhia aérea.

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Tunísia é o país convidado da FIA Lisboa 2024

A Tunísia é o país convidado de destaque da edição de 2024 da Feira Internacional do Artesanato de Lisboa (FIA), promovida pela Fundação AIP, e que terá lugar de 29 de junho a 7 de julho, na FIL (Parque das Nações).

Este evento, de acordo com a organização, será uma oportunidade para celebrar e explorar o saber-fazer milenar da Tunísia, que remonta à época dos cartagineses, cujo artesanato refinado desempenhou um papel central nas dinâmicas culturais e comerciais do Mediterrâneo.

Os visitantes da FIA Lisboa terão a oportunidade de assistir a demonstrações ao vivo de técnicas ancestrais, como a famosa cerâmica de Sejnane, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Esta presença na Feira sublinhará ainda a riqueza e a diversidade do artesanato tunisino, que representa atualmente 4% do PIB do país. Será também uma ocasião para promover o destino turístico, que oferece paisagens naturais, história milenar e a energia criativa de seus artistas e artesãos.

Refira-se que a Tunísia é uma terra de abertura e partilha, enriquecida pelas influências de diversas civilizações que por lá passaram. Desde os berberes, cartagineses, romanos, bizantinos, árabes, turcos, malteses e europeus, cada cultura deixou uma marca indelével, criando um mosaico cultural único. Esta diversidade cultural será a alma da presença tunisiana na Feira, refletindo-se nas obras de artesãos que trabalham com materiais nobres como madeira de oliveira, argila, prata e fibras vegetais.

Naoufel Hdia, embaixador da Tunísia em Portugal, ressalta a importância desta participação como uma excelente plataforma para fortalecer as relações entre a Tunísia e Portugal: “O artesanato tunisino é um reflexo da nossa história e identidade, e a sua presença aqui simboliza a continuidade dos laços culturais e económicos entre os nossos países”, para sublinhar que “a arte e o artesanato são formas poderosas de diplomacia suave que promovem a compreensão mútua e a cooperação.”

Por sua vez, Faouzi Ben Halima, diretor geral da delegação nacional do artesanato tunisino, realça a constante evolução do artesanato tunisino, apoiado pelo empenho das autoridades em preservar e promover o patrimônio cultural. “Este evento é uma vitrine para a qualidade e a criatividade dos nossos artesãos, que continuam a transmitir mensagens de identidade e inovação através de suas obras,” afirma.

Também Leila Tekaia, diretora da delegação do turismo tunisino em Portugal, enfatiza o poder que um produto artesanal tem de destacar uma região e promover um destino turístico. “As ânforas da ilha de Djerba, os tapetes de Kairouan e a riqueza deslumbrante dos diferentes trajes regionais, apreciados através de técnicas de bordado milenares, são exemplos vivos da diversidade e do metissage que caracterizam a Tunísia. Esta riqueza cultural torna a Tunísia um destino único e atraente para os turistas.”

A Tunísia tem vindo a ser uma das principais escolhas dos turistas portugueses, com um fluxo crescente de visitantes. Em 2023, o número de turistas portugueses ultrapassou os de 2019, atingindo cerca de 40 mil visitantes. O objetivo é superar 50 mil turistas portugueses até 2025.

 

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Tailândia cresce 44% em turistas portugueses e espera ultrapassar números de 2019

Nanthasiri Ronnasiri, diretora da Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) para o sul da Europa, esteve em Lisboa para participar na inauguração do Festival da Tailândia, que regressou a Belém, entre 21 e 23 de junho.

A Tailândia está a assistir a um forte crescimento dos turistas oriundos do mercado português e, entre janeiro e abril, registou mesmo uma subida de 44%, esperando ultrapassar, este ano, os 52 mil turistas portugueses registados antes da pandemia da COVID-19, segundo Nanthasiri Ronnasiri, diretora da Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) para o sul da Europa.

De acordo com a responsável, que esteve em Lisboa para participar na inauguração do Festival da Tailândia, que entre 21 e 23 de junho regresso a Belém, na capital portuguesa, o crescimento registado durante os primeiros quatro meses do ano mostra que a Tailândia está “a recuperar e a regressar ao normal depois da pandemia”.

“Temos várias iniciativas para atrair os portugueses, ainda no início do ano tivemos uma famtrip e trabalhamos com operadores portugueses para atrair os turistas. Os portugueses já conhecem a Tailândia mas queremos continuar a crescer”, explicou a responsável.

Presente na inauguração do Festival da Tailândia esteve também Rosário Louro, representante da TAT em Portugal, que explicou que, em 2019, antes da pandemia da COVID-19, a Tailândia tinha recebido 52 mil turistas portugueses, número que baixou, em 2023, para 42 mil e que está, este ano, a recuperar.

“Em 2023, tivemos 42 mil turistas portugueses, depois da pandemia demorou um pouco mais para o mercado português recuperar mas agora, este ano, esperamos ficar acima dos números de 2019 e ultrapassar os 52 mil turistas”, explicou a responsável.

Rosário Louro revelou também que o crescimento apresentado pelo mercado português foi “maior do que a maior parte dos países europeus cresceu para a Tailândia”, ainda que Portugal tenha sido também um dos mercados que mais tarde voltou a viajar para o país, depois da pandemia.

Neste momento, acrescentou a responsável portuguesa da TAT, “a Tailândia é um país completamente seguro”, o que ajuda a explicar que, num mundo com tantas guerras, “os portugueses e quase toda a Europa estejam a crescer e a procurar outra vez o destino Tailândia”.

No país, os portugueses continuam a apreciar o sol e praia, ainda que a representante da TAT em Portugal sublinhe que os turistas lusos procuram também cultura e destinos de natureza no país, a exemplo de Khao Sok, um novo destino que as autoridades turísticas tailandesas estão a promover e que os portugueses já começam a procurar.

“Os portugueses, neste momento, estão a procurar destinos menos massificados e, apesar de continuarem a ir a Phuket, Banguecoque e Krabi, porque é onde há mais voos, neste momento, já estão a procurar outras regiões, como Khao Sok, que é atualmente um ex-libris. Deve ser dos sítios mais bonitos do mundo e os portugueses já começaram a descobrir Khao Sok”, explicou Rosário Louro.

O Festival da Tailândia, considerou ainda Nanthasiri Ronnasiri, é importante também para reforçar a promoção do país em Portugal, nomeadamente a nível turístico, dando a conhecer os destinos, a cultura, as tradições e a gastronomia tailandesa, mas também diplomático, uma vez que assinala os 500 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

“O Festival da Tailândia é muito importante para apresentar a Tailândia em Portugal e promover o país. Temos aqui representado o Turismo da Tailândia para promover a Tailândia e dar informação turística, temos um tour operador e temos os produtos da Tailândia”, explicou a responsável.

Além da gastronomia, o Festival da Tailândia contou também com apresentações de diversas manifestações culturais tailandesas, como demonstrações de Muay Thay, danças tradicionais tailandesas, moda e massagens tailandesas.

 

 

 

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É preciso acrescentar valor ao produto Portugal, diz Pedro Machado

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que presidiu, sexta-feira, à inauguração do INNSiDE by Meliá Braga Centro, afirmou que “falta acrescentar valor ao produto Portugal”, embora exista nos mercados internacionais uma boa perceção sobre o destino.

Pedro Machado que, na sexta-feira, presidiu à inauguração de dois hotéis no norte, em Braga e Vila do Conde, lembrou que o país está hoje presente em 25 mercados com a marca Portugal, tem hoje 22 produtos turísticos considerados “maduros, competitivos e capazes de gerar novos negócios, nomeadamente, o alargamento a novos mercados”.

Na sua intervenção na inauguração do INNSiDE by Meliá Braga Centro, o secretário de Estado do Turismo destacou que “estivemos recentemente em vários países, China, Argentina, Estados Unidos e Brasil, e percebemos que há hoje uma apetência significativa sobre Portugal”.

O governante avançou que “somos um país seguro, essa confiança também se transmite para os mercados, sobretudo, os externos, somos o sétimo país mais seguro do mundo e o quinto da Europa, e isto é um valor incontornável na competitividade dos destinos turísticos internacionais, há uma boa perceção de Portugal ao nível da saúde, e tem um ativo extraordinário que é na hospitalidade e na arte de bem receber, o que significa que, se a componente pública fizer o seu trabalho, se os empresários e as organizações regionais e nacionais cumprirem bem cumprirem bem este desafio, só temos boas razões para acreditar no presente e no futuro”.

Por outro lado, segundo Pedro Machado, já estão fechados os voos a partir do próximo mês de setembro, designadamente, para a Correia do Sul, mercado importante para Portugal, que gerou 100 mil dormidas em 2023, vai haver um novo voo para Florianópolis, “estamos com um total de 91 voos diretos para Portugal por semana, vamos iniciar ligações ao Cairo, estamos a discutir voos para a Argentina e o reforço da nossa conetividade aérea”.

Assim, “significa que, reunidos estes pressupostos, há todo um ecossistema para acreditar que estamos no bom caminho para que Portugal possa crescer”, refutando a ideia de que há turistas a mais em Portugal. “Há, sim, o desafio de todos, públicos e privados, de trabalhar em conjunto para que a tal qualidade da experiência seja cada vez mais positiva”.

Entretanto, acentuou: “Falta é acrescentar valor ao produto Portugal, há ainda a perceção de um certo valor baixo do produto Portugal, portanto, há aqui em esforço que tem de ser conjunto”, sublinhando que “a perceção hoje e a qualidade que oferecemos no património, na gastronomia, nos vinhos, na experiência da natureza, está muito acima daquilo que é o verdadeiro valor que está a ser praticado”, concluiu o secretário de Estado do Turismo.

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Multitempo by Job&Talent lança campanha de recrutamento com 100 vagas para a Hotelaria

O lançamento desta campanha de recrutamento deve-se ao crescimento da hotelaria e do Turismo em Portugal, que nos meses de verão sofre com a falta de profissionais para as centenas de ofertas de emprego disponíveis, segundo a Multitempo by Job&Talent. 

A Multitempo by Job&Talent anunciou o lançamento de uma campanha de recrutamento que conta com mais de 100 vagas disponíveis na hotelaria de todo o país, informou a empresa de recrutamento, em comunicado.

De acordo com Multitempo by Job&Talent, as vagas disponíveis destinam-se essencialmente a Lisboa, Porto, Algarve e ilha de São Miguel, e incluem diversas funções, desde Front Office Manager, Recepcionista, Cozinheiro (1ª, 2ª e 3ª), Empregado de Balcão/ Mesa/ Bar, Limpeza/ Lavandaria, Piscineiro, Sommelier ou Terapeuta de SPA, entre outros.

“Independentemente da vaga, procuram-se perfis que tenham a escolaridade mínima obrigatória, com experiência e formação relevantes para a função”, refere a Multitempo by Job&Talent.

Segundo Helena Cardador, Account Manager na empresa, esta aposta na área da hotelaria deve-se ao crescimento deste setor e do Turismo em Portugal, que nos meses de verão sofre com a falta de profissionais para as centenas de ofertas de emprego disponíveis.

“A área hoteleira terminou o ano passado com um crescimento superior a 20% em termos de faturação e o turismo cresceu 18% face a 2022, por isso as perspectivas para este ano são altíssimas. Esperamos conseguir ajudar as instâncias hoteleiras a encontrar os trabalhadores certos, para poderem continuar a prestar um bom serviço. Nestas áreas em particular, a qualidade do atendimento faz a diferença e é um fator decisivo para que os clientes regressem”, considera a responsável.

Todas as ofertas disponíveis podem ser consultadas aqui, onde é também possível realizar candidatura online.

 

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PLAY Airlines assinala 3.º aniversário com promoção

A PLAY Airlines lançou uma nova promoção que prevê descontos até 33% no preço dos bilhetes para viagens até à Islândia e que pretende assinalar o 3.º aniversário da companhia aérea de baixo custo islandesa.

A PLAY Airlines lançou uma nova promoção que prevê descontos até 33% no preço dos bilhetes para viagens até à Islândia e que pretende assinalar o 3.º aniversário da companhia aérea de baixo custo islandesa.

Num comunicado enviado à imprensa, a PLAY Airlines indica que esta campanha flash é válida para compras entre 24 e 27 de junho, e destina-se a viagens à partida de Lisboa ou Porto, que decorram entre agosto de 2024 e maio de 2025.

Para viagens que decorram ainda este mês de junho, a companhia aérea também está a oferecer descontos, que podem chegar aos 15%, acrescenta a informação divulgada pela PLAY Airlines.

Os descontos aplicam-se à tarifa básica PLAY por pessoa, em viagens de ida e volta, sendo que a oferta já inclui todos os impostos, taxas e encargos obrigatórios da transportadora e está sujeita a disponibilidade. Aplicam-se restrições e taxas de bagagem.

 

 

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Vila Galé inaugura hotel na Figueira da Foz focado no mercado nacional

Após cinco meses de obras de remodelação, o atual Vila Galé Collection Figueira da Foz abriu portas em abril deste ano no edifício onde funcionou o Grande Hotel da Figueira. Agora, o foco do grupo hoteleiro passa por atrair o mercado nacional e recuperar a notoriedade deste hotel que inaugurou pela primeira vez em junho de 1953.

Carla Nunes

O grupo Vila Galé inaugurou oficialmente este sábado, 22 de junho, a unidade hoteleira que detém na Figueira da Foz, no edifício que anteriormente dava lugar ao Grande Hotel da Figueira e cuja gestão estava a cargo da Accor.

O mais recente Vila Galé Collection Figueira da Foz, em operação desde abril, sofreu uma remodelação total no valor de dois milhões de euros, cujo processo durou cinco meses. Além da renovação dos 102 quartos e das áreas comuns, o hotel conta agora com novas valências como um spa Satsanga – com sauna, banho turco, duche vichy, salas de massagens e ginásio – e uma piscina exterior.

Sobre a escolha do destino para a exploração desta unidade hoteleira, detida pelo fundador do grupo Inditex, Amancio Ortega, o presidente e fundador do Vila Galé explicou em conferência de imprensa que a decisão advém de um objetivo que considera “fundamental e decisivo para o país: melhorar a oferta hoteleira existente”.

“Se queremos continuar a cativar turistas e a crescer de uma forma segura e consistente, temos de apostar muito seriamente em recuperar [património]”, defende Jorge Rebelo de Almeida, que, por enquanto, não referiu o valor da renda anual deste hotel.

Admitindo que este possa ser “um negócio arriscado, porque a Figueira da Foz não é um destino consolidado”, Jorge Rebelo de Almeida é da opinião de que “o litoral precisa que o interior se desenvolva para alivar a carga [turística]”, acrescentando que “Portugal não é só Lisboa e Porto”. Como refere, “o país não tem turismo a mais, temos todo o interior para desenvolver”.

Por outro lado, Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador da Vila Galé, aponta para o facto de a Figueira da Foz ser um destino “bastante completo”, dando resposta “ao segmento de férias de praia e lazer”, tendo, ao mesmo tempo “a própria vivência da cidade”, com património e gastronomia.

“Quando olhamos para o histórico de dormidas, no caso de 2023, a Figueira da Foz terá muito potencial de crescimento. Hoje já se encontra nos 30 concelhos com mais dormidas, [sendo que] estes 30 concelhos representam 80% das dormidas no país. Esta região tem outra vantagem: a sua centralidade face ao país permite ser a base para conhecer outras cidades”, afirma Gonçalo Rebelo de Almeida.

Concluída a inauguração oficial, o “primeiro mercado de aposta será o nacional”, de acordo com Pedro Ribeiro, diretor-geral de vendas e marketing do Vila Galé. Posteriormente, a expectativa é a de que venham “outros mercados de proximidade”, nomeadamente o espanhol, “com muita tradição na Figueira da Foz”, e os dos “circuitos culturais, como o francês e o italiano”.

O segmento de reuniões, incentivos, congressos e exposições (MICE, na sua sigla em inglês), também é visto com interesse pelo grupo para este hotel, dado o crescimento “do mercado corporate” na região, a par dos mercados brasileiro e norte-americano, que o Vila Galé espera atrair “de uma forma geral para os hotéis [da gama] Collection”.

Presentemente, e apesar de a ocupação do atual Vila Galé Collection Figueira da Foz ainda estar “bastante aquém em termos daquilo que acreditamos que o hotel possa vir a atingir”, na opinião de Carlos Alves, diretor regional de operações do grupo, as expectativas são positivas.

“Estamos a recuperar aos poucos a notoriedade que o hotel já teve e que esperamos que volte a ter. Em termos de ocupação está bastante aquém em termos daquilo que acreditamos que o hotel possa vir a atingir. [No entanto, quando] pegámos no hotel este era classificado na Booking com 4.3, e em dois meses de ocupação [pelo Vila Galé] o hotel está com 8.2. É um processo contínuo. Estamos muito focados e queremos apostar na qualidade do serviço”, termina Carlos Alves.

*O Publituris viajou até à Figueira da Foz a convite do grupo Vila Galé.

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Hoti Hotéis inaugura 1º INNSiDE by Meliá no centro de Braga com olhos postos a 5 novos projetos a norte

A Hoti Hotéis inaugurou, esta sexta-feira, o primeiro INNSiDE by Meliá em Portugal, no centro de Braga, e segundo o presidente do Conselho de Administração da cadeia hoteleira, Manuel Proença, “este é o primeiro de quatro unidades que vamos inaugurar no Porto e Norte, seguindo-se em São João da Madeira, Famalicão e Viana do Castelo, e há ainda uma quinta unidade, no Porto, mas esta é uma obra mais demorada, porque há mais burocracia”.

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, presidiu, esta sexta-feira, em Braga, à cerimónia de inauguração do primeiro INNSiDE by Meliá no nosso país, uma marca da Meliá International e adota pelo grupo Hoti Hotéis, que, segundo o seu presidente do Conselho de Administração “introduz um conceito inovador, mantendo elevados padrões de qualidade, associado à reputação dos Meliá Hotels, mas numa abordagem mais informal, que apela a um público jovem com espírito e vontade de descobrir novos lugares e novas cidades”.

Referindo-se concretamente às valências desta nova unidade hoteleira de quatro estrelas superior, que envolveu um investimento total de 16 milhões de euros e que cria 50 novos postos de trabalho (40 diretos e mais 10 que são partilhados com o Meliá Braga, outra unidade da cadeia hoteleira), Manuel Proença, avançou que oferece 109 quartos, dos quais duas suites, salas para reuniões, restaurante “Convertidas” bar, duas piscinas (interior e exterior) um Spa, Wellness, um centro de bem-estar com ginásio, jacuzzi, sauna e banho turco, e estacionamento. Há ainda um excelente espaço de jardim que será utilizado para eventos.

Foi aliás neste espaço que a cadeia, após a cerimónia de inauguração, abriu portas para acolher, num verdadeiro e animado Arraial de São João, cerca de 300 convidados dos mais diversos parceiros do trade turístico, não só de Braga, mas de todo o norte do país, com direito ainda a bolo que celebra o início deste novo projeto, que será liderado por Delfim Filho, também diretor geral do Meliá Braga, de cinco estrelas.

 

O INNSiDE by Meliá Braga Centro, localizado na Rua Central daquela cidade, nasce “da reabilitação de um edifício abandonado há muito tempo e com destino incerto, agora recuperado, uma obra num edifício histórico, e também polémico, que a autarquia bracarense viabilizou”, apontou o presidente da Hoti Hotéis, para acrescentar que o restaurante e o bar estão inspirados no antigo Recolhimento das Convertidas, contiguo ao prédio onde se ergue o novo hotel. “Um local de encontro que tem, simultaneamente, um toque antigo e um toque moderno, já que resulta de um edifício já existente, que é conhecido pelo Recolhimento das Convertidas e um bloco novo onde estão instalados quase todos os quartos”, referiu.

O Recolhimento de Santa Maria Madalena ou das Convertidas é um edifício barroco do século XVIII, localizado na zona histórica da cidade, a poucos metros da Sé e das Portas de Braga, com histórias interessantes para contar, e que serão sempre partilhadas com os hóspedes, que mais não seja através da fábula do “Convento e da Fonte da Máscara”. Na antiga cidade de Braga existia, fundado pelo Arcebispo Dom Rodrigo de Moura Teles, um refúgio para mulheres de mau comportamento, que ali buscavam uma nova vida, afastando-se dos erros do passado e encontrando paz e redenção. É apenas o preâmbulo das muitas histórias que fazem parte do agora INNSiDE by Meliá Braga Centro.

O centro de Braga, onde se situa o hotel “precisa de mais vida, principalmente à noite e, esta unidade, vai contribuir com mais animação para a vida bracarense, com exposições de arte, muita música ao vivo e com mais juventude do que aquela que tem até agora”, assegurou Manuel Proença, avançando que “há aqui uma reanimação que é muito conveniente, que a Câmara Municipal de Braga está atenta a isso e nessa linha”.

“É com imenso orgulho que acabamos de inaugurar o INNSiDE Braga Centro. No ano em que a Hoti Hoteis celebra 45 anos, este é o 20º hotel sob gestão do Grupo, que tem tido um ritmo de crescimento exponencial nos últimos dez anos. Superámos os 3.000 quartos e em 2025 teremos mais novidades”, escreveu Miguel Proença nas redes sociais.

E acrescenta que “esta abertura vem reforçar a parceria de sucesso que o Grupo Hoti Hoteis tem com a Meliá Hotels International, e que dura há quase 30 anos. Foi com esta parceria que a Hoti Hoteis afirmou em Portugal as marcas Tryp, Meliá Hotels & Resorts e agora, acreditamos, a INNSiDE by Meliá”, mas realçou: “todo este sucesso, estes objetivos e estes marcos importantes seriam impossíveis de alcançar sem o esforço, a dedicação, a entrega das nossas equipas”, para concluir que “com propriedade, ontem pudemos afirmar que, como disse Séneca, “sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade”.

Porquê o norte?

Com grandes investimentos no Porto e Norte, o presidente do grupo Hoti Hotéis explica o porquê. “A região norte tem um grande potencial para o turismo, e estamos cientes disso. Tem registado um crescimento notável, tem bons autarcas interessados em desenvolver o turismo e os seus municípios e um presidente da ERT muito dinâmico”.

E Luís Pedro Martins esteve presente também na cerimónia de inauguração, bem como o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, membros da administração do grupo Hoti Hoteis, destacando-se Miguel Caldeira Proença, representantes da Meliá International e ainda dos sócios da cadeia hoteleira neste empreendimento, a família Salvador Rodrigues.

Assim, o presidente do Turismo Porto e Norte dirigiu-se aos empresários acentuando que “o sucesso tem sido construído na base do vosso trabalho. Uma oferta muito qualificada, com recursos humanos muito qualificados têm permitido um grau de satisfação elevado a quem nos visita. Nós só conseguimos continuar nesta estratégia de crescer em valor se tivermos uma oferta muitíssimo qualificada”.

O que Luís Pedro Martins promete é “continuar este trabalho de promoção internacional, de estruturação de produtos, de fazer o que estamos a fazer, e em Braga é muito evidente. Dissemos sempre que Braga iria ser um pilar do MI, e hoje já temos provas para dar, pois hoje conseguimos atrair congressos de grande importância para a região”.

O dirigente regional defendeu que “a nossa estratégia será sempre assim: crescer em valor, distribuir por toda a região, sabendo que temos uma região diversa, que também vai sendo importante quando estamos a apresentar os nossos produtos, uma região onde há tempo para muita diversidade, como costumo dizer. Por isso, acho que estamos no bom caminho”.

Por sua vez, o presidente da autarquia bracarense recordou os números “absolutamente fantásticos” que a região norte tem registado nos últimos anos em termos de crescimento do turismo, de dormidas, de resultados para os operadores, de visibilidade internacional e diversificação de mercados”.

Á Hoti Hotéis, Ricardo Rio disse que “tem confiado e investido no concelho de Braga, olhado para o potencial de Braga do ponto de vista da sua dinâmica turística, não só com esta nova unidade, mas com o Meliá Braga, um dos hotéis de referência do grupo e dos que tem tido melhores resultados, por isso é quase impossível indissociar aquilo que tem sido o crescimento do turismo em Braga e a presença deste grupo na nossa cidade e na nossa oferta hoteleira”.

O autarca lembrou que Braga hoje “já não é de todo apenas um destino para o turismo religioso, é de grande vivacidade do ponto de vista das atividades desportivas, do turismo de negócios, com a dinâmica empresarial que aqui ocorre, e que hoje em dia é um dos grandes motores do crescimento económico do país do ponto de vista do turismo de feiras e congressos”, sem esquecer o turismo cultural, uma vez que, para além de Braga ser, no próximo ano, a Capital Portuguesa da Cultura, “é uma cidade onde a cultura está presente em todos os dias do ano, e é uma alavanca de atração de cada vez mais visitantes”.

Pedro Machado tranquiliza empresários

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que presidiu a cerimónia de inauguração do INNSiDE by Meliá Braga Centro, deixou uma palavra de tranquilidade aos empresários deste setor. “Os empresários esperam do Estado, e neste caso do Governo, que trate bem um trinómio – da análise, da decisão e da concretização ou da execução”, para realçar que “é esse o serviço de quero prestar ao meu país nas funções que hoje exerço”.

O governante destacou que, de acordo com o novo ministro da Economia, Pedro Reis, “as instruções é de não usarmos a designação de Ministério da Economia, mas sim Ministério das empresas. Significa isso que queremos ser mais rápidos na avaliação e na análise, mais céleres na decisão para a execução”, ou seja, avançou, “queremos fomentar cada vez mais a capacidade que as empresas têm não só de realizar investimentos”. Isto “é uma mudança em relação a um certo paradigma, que até aqui vigorava, em que o Estado chamava a si parte substantiva de uma componente que é do setor privado”.

Pedro Machado continuou: “Isto é importante para, não só, atrair e desenvolver novos investimentos, mas para gerar a palavra-chave para os empresários, que se chama confiança”. Garantiu que “há confiança no mercado, no poder local e na sua capacidade de decisão, há capacidade nos institutos públicos que, entre outros, têm a missão, quer de acompanhamento, mas também de financiamento através dos instrumentos hoje disponíveis, aquela que consideramos uma das pernas essenciais para pôr os projetos a andar”, apontou o secretário de Estado do Turismo.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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