Aplicação da taxa turística em Coimbra agora é todo o ano
A taxa turística municipal em Coimbra vai passar a ser aplicada durante todo o ano, quando até então só incidia entre março e outubro, e elimina a isenção a estudantes do ensino superior e investigadores, de acordo com o aprovado, esta segunda-feira, pela autarquia.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A taxa turística municipal de Coimbra, que tem um custo de um euro por dia (cobrada por um máximo de três dias seguidos), vai passar a ser aplicada durante todo o ano, depois das alterações ao regulamento daquele instrumento terem sido aprovadas em reunião camarária.
Desde abril de 2023, data em que começou a ser aplicada, a taxa já representou um encaixe financeiro de 465 mil euros, segundo o vereador com a pasta da economia e finanças da autarquia Miguel Fonseca.
O responsável recordou, segundo avança a Lusa, que os outros municípios que aplicam semelhante taxa têm, na sua maioria, menos isenções associadas à sua incidência e mais dias seguidos de aplicação do que em Coimbra. Conforme disse, o número médio de dormidas por mês em Coimbra em 2023 foi de cerca de 58 mil, valor próximo daquele que foi registado em 2019, de cerca de 59 mil, o ano mais forte do turismo na cidade.
Por sua vez, o vice-presidente do município, Francisco Veiga, referiu durante a discussão, que considera a atual taxa turística “tímida”, defendendo mais dias seguidos de aplicação e um valor diário maior a ser cobrado aos turistas.