Edição digital
Assine já
PUB

Fishing boats rest in Mindelo beach.

Destinos

Cabo Verde bate recorde de passageiros aéreos em 2023

Cabo Verde recebeu, no ano passado, 927.651 passageiros que chegaram ao país por via aérea, número que corresponde a um novo recorde e que representa a um aumento de 22% face ao ano anterior e de 8% face a 2019.

Publituris

Fishing boats rest in Mindelo beach.

Destinos

Cabo Verde bate recorde de passageiros aéreos em 2023

Cabo Verde recebeu, no ano passado, 927.651 passageiros que chegaram ao país por via aérea, número que corresponde a um novo recorde e que representa a um aumento de 22% face ao ano anterior e de 8% face a 2019.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Turismo Acessível em Portugal vai ser certificado
Destinos
Rui Ventura apontado à liderança da Turismo Centro de Portugal
Destinos
Lusanova mostra Marrocos a um grupo de agentes de viagem
Distribuição
CATAI promove férias de luxo nas Maurícias
Distribuição
Cascais vai ser palco do Turismo de Luxo de 25 a 27 de fevereiro
Agenda
TCP reuniu Conselho de Marketing para preparar presença na BTL’25 e novos projetos de promoção
Destinos
BTL celebra o fado e a cultura portuguesa e tem Cuca Roseta como embaixadora
BTL
ANAV vai estar presente na Feira de Emprego do Turismo de Lisboa
Distribuição
Turismo de Portugal financia 16 projetos turísticos no interior com 6,7M€
Destinos
Guerin recebe “Selo da Igualdade Salarial” pelo segundo ano consecutivo
Transportes

No ano passado, Cabo Verde recebeu 927.651 passageiros que chegaram ao país por via aérea, número que corresponde a um novo recorde e que representa um aumento de 22% face ao ano anterior.

De acordo com a Lusa, que cita o ministro da Administração Interna de Cabo Verde, Paulo Rocha, o número que passageiros que, no ano passado, chegaram ao arquipélago africano foi também 8% superior ao que tinha sido contabilizado em 2019, o último ano antes da pandemia.

PUB

“Temos hoje o maior número de passageiros entrados alguma vez em Cabo Verde num ano”, sublinhou Paulo Rocha, no arranque do debate parlamentar no país, na primeira sessão ordinária de janeiro.

PUB

O governante revelou também que o número de cidadãos nacionais e naturais de Cabo Verde que entraram no país no ano passado situou-se nos 134.485, mais 8% do que em 2022.

“Temos hoje mais cabo-verdianos, mais naturais e descendentes a virem para Cabo Verde. Somos um país mais acolhedor, com fronteiras reguladas e, acima de tudo, com fronteiras seguras. Somos um país em que os estrangeiros e a nossa diáspora confiam”, enfatizou o ministro da Administração Interna de Cabo Verde.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Turismo Acessível em Portugal vai ser certificado
Destinos
Rui Ventura apontado à liderança da Turismo Centro de Portugal
Destinos
Lusanova mostra Marrocos a um grupo de agentes de viagem
Distribuição
CATAI promove férias de luxo nas Maurícias
Distribuição
Cascais vai ser palco do Turismo de Luxo de 25 a 27 de fevereiro
Agenda
TCP reuniu Conselho de Marketing para preparar presença na BTL’25 e novos projetos de promoção
Destinos
BTL celebra o fado e a cultura portuguesa e tem Cuca Roseta como embaixadora
BTL
ANAV vai estar presente na Feira de Emprego do Turismo de Lisboa
Distribuição
Turismo de Portugal financia 16 projetos turísticos no interior com 6,7M€
Destinos
Guerin recebe “Selo da Igualdade Salarial” pelo segundo ano consecutivo
Transportes
PUB
Destinos

Turismo Acessível em Portugal vai ser certificado

O Turismo de Portugal acaba de lançar uma certificação, através da Norma Portuguesa ISO 21902:2022, para classificar a oferta turística em termos de acessibilidade, que visa promover o nosso país como destino turístico inclusivo e acessível.

Trata-se de um passo pioneiro a nível internacional uma vez que, até à data, nenhum outro país estruturou uma certificação nacional de Turismo Acessível, através do cumprimento da Norma Internacional ISO 21902:2021, que abrange um vasto conjunto de requisitos e recomendações para garantir que os destinos, serviços e infraestruturas turísticas sejam acessíveis a todos.

A certificação, emitida por organismos acreditados pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação, mediante auditoria às condições de acessibilidade dos espaços candidatos, é de adesão voluntária e é mais uma ferramenta para que os operadores turísticos se diferenciem positivamente no mercado.

De modo a apoiar os operadores turísticos na implementação das melhorias necessárias, as linhas de financiamento do Turismo de Portugal contemplam despesas relacionadas com acessibilidade, tornando esta certificação uma oportunidade estratégica para os agentes do setor.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, considera que “a acessibilidade é um pilar fundamental de um turismo de qualidade e sustentável”, daí que, conforme avança, esta certificação, “o Turismo de Portugal dá mais um passo para tornar Portugal um destino verdadeiramente inclusivo, assegurando que todos possam usufruir da nossa oferta turística com conforto e dignidade.”

O Turismo de Portugal assegura que vai continuar a promover e sensibilizar o setor para a importância da certificação, incentivando os agentes turísticos a adotarem práticas que garantam uma experiência acessível a todos os visitantes.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Rui Ventura apontado à liderança da Turismo Centro de Portugal

O presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, é apontado à liderança da Turismo Centro de Portugal, cujas eleições estão marcadas para 27 de março.

A notícia é avançada na edição desta quarta-feira do “Diário de Coimbra”, segundo o qual a escolha do presidente da autarquia de Pinhel para suceder no cargo a Raul Almeida, falecido em dezembro, parece ser consensual.

Rui Ventura, que termina este ano o seu terceiro mandato à frente desta autarquia do distrito de Guarda, já não poderá recandidatar-se à Câmara de Pinhel por ter atingido o limite de mandatos, que ficaram marcados pela aposta no setor do turismo e na captação de turistas para o território.

Recorde-se que Anabela Freitas, vice-presidente da TCP, assumiu a sua liderança, de forma interina, após o falecimento de Raul Almeida, a 27 de dezembro de 2024, vítima de doença prolongada, tendo garantido a continuidade dos projetos e da estratégia da Entidade Regional de Turismo para o território. Recorde-se que Raul Almeida foi eleito em 2023, tendo substituído Pedro Machado, atual secretário de Estado do Turismo.

O processo de eleição do novo presidente, iniciado pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, deverá acontecer na próxima assembleia-geral, no dia 27 de março, envolvendo representantes dos 100 municípios que compõem a TCP, bem como um leque vasto de agentes privados do setor.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

Lusanova mostra Marrocos a um grupo de agentes de viagem

Até esta quinta-feira, o operador turístico Lusanova está a mostrar Marrocos, um dos destinos que integra na sua programação, a um grupo de oito agentes de viagens, numa parceria com o Turismo de Marrocos e com o apoio da TAP e da Atlas Voyage.

Representantes da ByTravel Venda do Pinheiro, Dot World Tour, Omnitur, Roldão Viagens, Top Atlântico (Colombo e Almada), Turiset e You Travel têm oportunidade de vivenciar, na primeira pessoa, algumas das mais emblemáticas atrações marroquinas.

O itinerário inclui visitas a Marraquexe, ao deserto de Agafay e a Essaouira, permitindo aos participantes explorar locais icónicos como a Praça Jemaa El Fna, a Mesquita da Koutoubia e o Palácio Bahia. A experiência inclui ainda uma imersão na cultura berbere com uma visita à aldeia de Imlil, culminando na cidade portuária de Essaouira, conhecida pelo seu ambiente costeiro único.

Para Tiago Encarnação, diretor operacional da Lusanova, esta iniciativa reforça o compromisso da empresa com a promoção de Marrocos como destino estratégico. “Estamos a concentrar esforços para que os portugueses voltem a (re)descobrir Marrocos, um destino cheio de cultura, história e experiências autênticas”, apontou.

O responsável destaca ainda que “as viagens de familiarização são essenciais para capacitar os agentes de viagens, permitindo-lhes conhecer in loco não só os destinos, mas também as diferenças qualitativas dos produtos que disponibilizamos no mercado”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

CATAI promove férias de luxo nas Maurícias

A CATAI, operador turístico do grupo Ávoris, está a promover no mercado férias de luxo nas Maurícias, em colaboração com o hotel Royal Palm Beachcomber Luxury. O pacote de oito dias custa desde 2.785 euros por pessoas, em regime de alojamento e pequeno-almoço com taxas incluídas.

O Royal Palm Beachcomber Luxury, o primeiro membro dos Leading Hotels of the World na Maurícia, celebra o seu 40º aniversário. Situado na pitoresca costa noroeste, ao longo de uma praia de areia branca, o operador turístico destaca os seus mais elevados padrões de serviço, de uma elegância intemporal, onde todos os desejos dos clientes são satisfeitos com um serviço e atenção impecáveis.

Ainda segundo a CATAI, o Royal Palm Beachcomber Luxury é também conhecido pela sua cozinha premiada. Quatro restaurantes, dirigidos pelo chefe francês William Girard, convidam a uma experiência gastronómica tentadora, quer se opte pela elegância informal do restaurante La Plage, pelo amplo terraço do La Goélette, pelo ambiente íntimo do restaurante Asiya ou por um agradável serão na praia no The Royal Grill.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Agenda

Cascais vai ser palco do Turismo de Luxo de 25 a 27 de fevereiro

Está tudo a postos em Cascais para acolher, de 25 a 27 de fevereiro, mais uma edição do Access Luxury Travel Show (ALTS), uma seleção exclusiva de 50 buyers de turismo de luxo.

O evento, que reunirá 40 expositores internacionais de prestigiadas cadeias hoteleiras, resorts e operadores turísticos, será uma oportunidade para fortalecer relações comerciais e criar novas parcerias no segmento de luxo.

Os buyers, oriundos de mercados como o Reino Unido, França, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Alemanha, Países Baixos, Espanha, Itália, e Portugal, terão a oportunidade de interagir diretamente com representantes de destinos e fornecedores globais. Este ano, o evento contará também com a presença de buyers da Europa Central, Leste e dos países Bálticos, o que permitirá promover ainda mais o potencial destes importantes mercados.

A programação do evento incluirá uma série de encontros agendados, seguidos de atividades exclusivas para os participantes, oferecidas pelo Cascais Visitors & Convention Bureau e organizadas pela Brightsite DMC, como um city tour por Cascais, uma clínica de golfe no Quinta da Marinha Hotel, um workshop de pintura de azulejos no Albatroz Hotel, uma experiência de degustação de vinhos e cocktails na Villa Itália e um jantar elegante com música ao vivo no Palácio de Seteais.

No último dia do evento, 27 de fevereiro, os participantes terão mais encontros agendados, seguidos de um cocktail de networking e um jantar de despedida no Ritz Carlton Penha Longa Resort.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

TCP reuniu Conselho de Marketing para preparar presença na BTL’25 e novos projetos de promoção

Conselho de Marketing da Turismo Centro de Portugal (TCP) reuniu-se, esta terça-feira, em Torres Vedras. Preparação da presença na BTL’25 e projetos de promoção da região como “Sabores ao Centro” e “Estradas com História” foram os temas principais da reunião.

Publituris

O Conselho de Marketing da Turismo Centro de Portugal reuniu-se nos Paços do Concelho de Torres Vedras, para analisar os temas estratégicos relacionados com a promoção turística da região.

Entre os assuntos da reunião, destacaram-se a participação da Turismo Centro de Portugal na BTL’25 – Bolsa de Turismo de Lisboa, a implementação do programa “Sabores ao Centro”, enquanto fator de motivação para visitar o destino Centro de Portugal, e o desenvolvimento do projeto “Estradas com História”, iniciativa que pretende valorizar as Estradas Nacionais 16 e 17 como itinerários turísticos.

O Conselho de Marketing da Turismo Centro de Portugal é o órgão responsável pela aprovação e acompanhamento da execução do plano de marketing proposto pela Comissão Executiva, integrando representantes de autarquias, associações e empresas da região.

Estiveram presentes na reunião Jorge Loureiro, Hotel Avenida (presidente do Conselho de Marketing); António Marques Vidal, APECATE; Laura Rodrigues, Município de Torres Vedras; Célia Gonçalves, ADIRAM; e Jorge Costa, Montebelo Hotels & Resorts.

Participaram também outros dirigentes da Turismo Centro de Portugal, nomeadamente Anabela Freitas, vice-presidente, Sílvia Ribau, diretora do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção, Adriana Rodrigues, diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas, e Carlos de Figueiredo, diretor do Núcleo de Informação Turística.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
BTL

BTL celebra o fado e a cultura portuguesa e tem Cuca Roseta como embaixadora

A 35ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel vai oferecer uma experiência cultural no espaço BTL Cultural, com o fado como grande protagonista, e contando com a fadista Cuca Roseta como embaixadora.

Publituris

Segundo a organização, no coração da BTL Cultural, será recriada a Casa de Fados da Cuca Roseta, um espaço envolvente onde os visitantes poderão assistir a performances musicais ao vivo e viver a verdadeira essência do fado, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, palco privilegiado para celebrar a riqueza da música portuguesa e a sua capacidade de emocionar, promover e atrair quem nos visita.

Cuca Roseta, enquanto embaixadora da BTL Cultural sublinhou que “recriar a minha Casa de Fados na BTL é mais do que trazer música; é trazer a alma do fado, um património que nos define e que toca quem nos visita”, esperando que “todos sintam a magia e a emoção deste legado que é tão nosso”.

A organização da Feira realça que a BTL Cultural tem-se destacado como um dos pilares do evento, promovendo a cultura enquanto produto turístico diferenciador e mostrando ao mundo que Portugal é mais do que um destino: é uma experiência a ser vivida intensamente.

Dália Palma, gestora e coordenadora da BTL, reforça a importância desta iniciativa: “A BTL Cultural é um reflexo do nosso compromisso em mostrar o que Portugal tem de melhor”, para acrescentar que, este ano, com a Cuca Roseta como embaixadora, elevamos a presença do fado no evento a um novo patamar, celebrando-o como um dos nossos maiores ativos culturais e turísticos.

Refira-se que a BTL 2025 acontece em Lisboa, na FIL, de 12 a 16 de março, e promete ser um ponto de encontro para o setor turístico nacional e internacional.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

ANAV vai estar presente na Feira de Emprego do Turismo de Lisboa

A ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens estará presente na edição de 2025 da Feira do Emprego do Turismo, em Lisboa, que decorre no Meo Arena (Sala Tejo), no dia 14 de março.

Publituris

A participação da ANAV neste evento faz-se sob o propósito de proporcionar a todas as agências de viagens suas associadas um espaço de encontro, de contactos e de recrutamento de talento para as áreas em que possam necessitar de reforço de capital humano de excelência.

Luís Henriques, vice-presidente da ANAV, salienta que o stand da Associação na Feira de Emprego do Turismo pretende ser o espaço de todas as agências de viagens, disponível para que os negócios se façam e o sucesso aconteça para todos”.

Promovida pela Bolsa de Empregabilidade, a Feira de Emprego do Turismo pretende ser um espaço que interliga empresas e candidatos do setor do turismo, promovendo o networking entre profissionais.

Para esta edição, está já garantida a participação de mais de 100 empresas de diferentes áreas do setor do turismo, desde hotelaria, restauração, agências de viagens, ou cruzeiros, todas dedicadas à identificação e contratação de talento.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Turismo de Portugal financia 16 projetos turísticos no interior com 6,7M€

O Turismo de Portugal acaba de financiar 16 projetos turísticos num valor superior a 6,7 milhões de euros através da Linha + Interior Turismo, em três cerimónias presididas pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. As assinaturas de contratos tiveram lugar em Viana do Castelo e Sever do Vouga e em Almodôvar.

Publituris

No Alentejo foram financiados três projetos, na Região Centro seis e na Região Norte sete. Os beneficiários são entidades públicas, entidades privadas e entidades associativas que desenvolvem atividades relacionadas ou conexas com a atividade turística, nomeadamente nos segmentos “Turismo de Natureza”, “Turismo Gastronómico”, “Turismo Ativo”, “Turismo de Bem-Estar” e “Turismo de Cultural e Patrimonial”.

De acordo com nota publicada na página oficial do Turismo de Portugal, valorizar o território, investir nas empresas, qualificar os profissionais e projetar o interior e reforçar a respetiva oferta turística, são alguns dos aspetos e prioridades que os projetos contratualizados evidenciam. Adianta que a Linha +Interior, Turismo, Território vem reforçar a atratividade turística dos territórios, com apoio até 70% da despesa elegível e subvenção a fundo perdido, até ao limite de 400 mil euros por projeto e com um valor total de 20 milhões de euros.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Transportes

Guerin recebe “Selo da Igualdade Salarial” pelo segundo ano consecutivo

Este reconhecimento foi entregue à empresa de rent-a-car pelo segundo ano consecutivo e distingue as “práticas exemplares” da Guerin na “promoção da igualdade remuneratória”.

Publituris

A Guerin foi distinguida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) com o “Selo da Igualdade Salarial”, reconhecimento que foi entregue à empresa de rent-a-car pelo segundo ano consecutivo e que distingue as suas “práticas exemplares na promoção da igualdade remuneratória”.

“Esta distinção, atribuída anualmente, certifica o compromisso contínuo da Guerin em garantir que mulheres e homens colaboradores da Guerin sejam remunerados de forma justa por trabalho de igual valor, tendo como objetivo a eliminação das disparidades salariais”, destaca a rent-a-car, num comunicado enviado à imprensa.

Segundo Delfina Acácio, diretora-geral da Guerin, “a igualdade salarial não é um mero princípio legal, mas sim uma obrigação moral de todas as empresas e um pilar essencial das mesmas, traduzindo o respeito pelo talento, independentemente do género”.

Por isso, a responsável considera que “esta iniciativa da CITE é um incentivo relevante para que cada vez mais empresas se comprometam a levar a sério a igualdade salarial, promovendo práticas justas e equitativas que, no fim, beneficiarão toda a sociedade”.

No ano passado, o “Selo da Igualdade Salarial” foi atribuído a apenas 14.797 empresas portuguesas, o que, segundo a Guerin, “demonstra ainda mais o valor que tem esta atribuição”, uma vez que, em todo o país, existem 1 453 728 empresas ativas.

O “Selo da Igualdade Salarial”, promovido pela CITE, distingue entidades empregadoras que demonstram práticas exemplares no cumprimento do princípio “salário igual para trabalho igual ou de igual valor”, política que, na Guerin reflete, com base nas suas políticas e indicadores internos, “uma taxa de igualdade salarial alinhada com os critérios mais rigorosos, consolidando o seu papel como uma referência no setor”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.