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Quinta da Marinha celebra Ano Novo com duas festas distintas, alojamento e muito fogo de artifício

Onyria Quinta da Marinha Hotel e Onyria Marinha Boutique Hotel disponibilizam pacote de passagem de ano com alojamento e festa de passagem de ano “Black &80’s”.

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O Onyria Quinta da Marinha Hotel e o Onyria Marinha Boutique Hotel acabam de lançar os seus programas de passagem de ano “Black & 80’s”, com pacotes que incluem, não só o jantar e festa, como alojamento em quarto duplo e brunch de dia 1 de janeiro, com late check out.

Este ano a passagem de ano vai ser a “Black & 80’s”, sendo que está dividida em dois: uma é a “Black”, com festa na Lake House e alojamento no Onyria Marinha Boutique Hotel, e a outra, é a “80’s” com festa e alojamento no Onyria Quinta da Marinha Hotel. A festa Black na Lake House vai ter a banda Rose Martini, banda tributo dos Pink Martini, que vão tocar música soul e jazz e no final também vai haver um DJ. A festa 80’s é no Onyria Quinta da Marinha Hotel, vai ter como tema os anos 80, e o DJ vai ser Paulino Coelho da Rádio Renascença. E ambos os programas incluem um welcome drink, jantar, champanhe e passas, ceia e fogo de artifício.

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No Onyria Marinha Boutique Hotel, a despedida de 2023 começa na Lake House com um cocktail, seguido de um jantar. À meia-noite, e como manda a tradição, há passas, champanhe e muito fogo de artifício, ao som da banda de tributo aos Pink Martini, seguida de um DJ.

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Já no Onyria Quinta da Marinha Hotel, os 80’s começam igualmente com um cocktail, seguido de jantar. Para a ceia, o famoso caldo verde, com a meia-noite a ser acompanhada por champanhe e passas.

Em ambos os hotéis, o programa de passagem de ano inclui alojamento em quarto duplo com vista, Festa de Reveillon com o cocktail de despedida do ano velho, jantar com bebidas incluídas, espumante, passas e fogo-de-artifício à meia-noite, ceia, bar aberto com DJ Paulino Coelho ou banda Rose Martini, além de brunch de dia 1 de janeiro com late check-out. Os preços começam nos 391€/pessoa.

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O “Melhor da Coreia do Sul” é novidade da Nortravel para 2025

O “Melhor da Coreia do Sul”, num circuito de 10 dias/oito noites, incluindo 25 visitas e 14 refeições, é uma das novidades do operador turístico Nortravel para este ano, com viagens agendadas para junho, agosto e outubro.

O operador turístico Nortravel está a promover uma das suas novidades para 2025, um circuito de oito noites em grupo na Coreia do Sul, com guia exclusivo, visitando Seul, Dmz, Jeonju, Hadong, Busan e Gyeongju. As partidas, de Lisboa, terão lugar a 6 de junho, 22 de agosto e 17 de outubro.

O preço desta viagem é de 3.737 euros por pessoa em alojamento duplo e inclui passagem aérea em classe económica, para os percursos indicados no itinerário em voos diretos da Korean Air, com direito ao transporte de uma peça de bagagem até 23 kg, todos os transferes indicados no itinerário, circuito em viatura de turismo de acordo com itinerário e número de passageiros confirmados,  cinco noites de alojamento nos hotéis indicados, ou similares, em quarto standard, refeições indicadas no itinerário (sete almoços, sete jantares e uma refeição ligeira tipo “sandwich box”, e acompanhamento de guia local de língua espanhola.

Constam igualmente do preço do pacote, visitas e entradas conforme indicado no itinerário, comboio de alta velocidade (KTX) em classe turística no trajeto Gyeongju – Seul (os bilhetes serão entregues no destino), taxas e seguro multiviagens.

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Madeira nomeada para “Melhor Destino Europeu” pela National Geographic Espanha

A Madeira está nomeada para “Melhor Destino Europeu” na III edição dos prémios da  Viajes National Geographic, a versão espanhola da conhecida revista norte-americana, cujos vencedores vão ser conhecidos a 21 de fevereiro.

A Madeira está nomeada para “Melhor Destino Europeu” na III edição dos prémios da  Viajes National Geographic, a versão espanhola da conhecida revista norte-americana, avança a Associação de Promoção da Madeira, em comunicado.

Os galardões, que vão ser entregues a 21 de fevereiro, contam com 16 categorias a concurso, num total de 80 nomeados, cujos vencedores vão ser eleitos pelos leitores da Viajes National Geographic, estando a votação a decorrer aqui.

“Tem havido a preocupação, de forma continuada, em qualificar a oferta, através de inúmeros projetos que visam continuar a manter a Madeira no radar da indústria mundial do Turismo e que, sobretudo, demonstram a excelência da Região como destino turístico”, congratula-se Eduardo Jesus, secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura e Presidente da Associação de Promoção da Madeira.

Na categoria de Melhor Destino Europeu existem cinco nomeados e a Madeira concorre com o Lago Léman, a Floresta Negra, Bordéus e Nova Aquitânia, e a capital austríaca de Viena.

Além da Madeira, também o Six Senses Douro Valley e o The Reserve, no Savoy Palace, estão nomeados para estes prémios, concorrendo na categoria de Melhor Hotel Internacional.

 

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Governo diz que TAP está pronta para “processo de reprivatização”

A TAP SA adquiriu 100% das participações na Portugália, UCS – Cuidados Integrados de Saúde, e Cateringpor à TAP SGPS, concluindo assim as “operações societárias” previstas na reestruturação acordada com Bruxelas e que permitem que a transportadora seja reprivatizada.

A TAP está pronta para “o processo de reprivatização”, avançou o Governo esta terça-feira, 21 de janeiro, anunciando que “as operações societárias necessárias à
persecução do Plano de Reestruturação acordado com a UE” já foram concluídas.

Num comunicado enviado à imprensa, os Ministérios das Infraestruturas e Habitação e das Finanças informam que a “TAP SA adquiriu à TAP SGPS, agora renomeada SIAVILO SGPS, 100% das participações da empresa na Portugália, UCS – Cuidados Integrados de Saúde, e Cateringpor”.

A operação relativa à Cateringpor, acrescenta a informação divulgada, fica ainda a aguardar a “aprovação do Tribunal de Contas”.

Paralelamente, o Governo realizou também, a 17 de janeiro, a última entrada de capital na TAP, transferindo para a companhia aérea uma tranche de 343 milhões de euros, que veio concluir “a reestruturação financeira prevista no Plano”.

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787 ZA001 air to air

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Eurowings recebe 40 Boeing 737-8 Max da casa-mãe Lufthansa

Depois de encomendar 40 Boeing 737-8 Max, a Lufthansa decidiu entregar essas aeronaves à sua companhia Eurowings.

O grupo Lufthansa decidiu atribuir 40 novas aeronaves Boeing 737-8 Max, recentemente encomendadas, para a Eurowings. Os novos aviões oferecem 39 assentos a mais do que o Airbus A319 que substituirão. Além disso, têm um alcance 1.000 quilómetros maior e consomem até 30% menos combustível.

“Com a integração gradual de novos aviões de curto e médio curso, a Eurowings operará uma das frotas mais jovens da aviação europeia”, afirma o CEO da companhia, Jens Bischof. A encomenda das 40 aeronaves 737 novas de fábrica representa, segundo o preço de tabela, um investimento de cerca de cinco mil milhões de dólares (cerca de 4,8 mil milhões de euros), constituindo o maior e mais caro projeto de renovação na história da Eurowings.

A entrega do primeiro Boeing 737-8 Max para a Eurowings começará em 2027 e totalizará 40 unidades até 2032, mantendo a empresa-mãe, grupo Lufthansa, opções para adquirir mais 60 aeronaves.

Os novos aviões substituirão gradualmente a frota de Airbus A319 e modelos mais antigos do Airbus A320. Com uma capacidade para 189 passageiros, a Boeing 737-8 Max oferece 39 assentos a mais do que a A319 e nove assentos a mais em relação ao A320.

Com maior alcance, o 737-8 Max é adequado para rotas de médio curso mais longas, que a Eurowings pretende expandir, menciona Bischof à imprensa, indicando mercados como os Emirados Árabes Unidos, Omã e destinos na África Ocidental.

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Fábrica da Coca-Cola de Azeitão passa a integrar Rede Portuguesa de Turismo Industrial

A Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) assinou a integração da sua fábrica em Azeitão na Rede Portuguesa de Turismo Industrial, passando a unidade a estar disponível para visitas turísticas, no âmbito da oferta de turismo industrial promovida pelo Turismo de Portugal.

A Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) assinou a integração da sua fábrica em Azeitão na Rede Portuguesa de Turismo Industrial, passando a unidade a estar disponível para visitas turísticas, no âmbito da oferta de turismo industrial promovida pelo Turismo de Portugal.

Num comunicado enviado à imprensa, a CCEP explica que, desde 2012, disponibiliza um “programa de visitas que permite conhecer a unidade de Azeitão, ver o processo de fabrico, ter contacto com a história da marca e degustar algumas das bebidas do portefólio tais como Coca-Cola, Fanta, Sprite, Aquarius, Powerade e Royal Bliss”.

Durante a visita, é possível “ver o funcionamento da fábrica, acompanhar os processos de produção e engarrafamento, assim como conhecer os progressos ao nível da sustentabilidade, proteção ambiental e reciclagem”.

Segundo Rui Serpa, VP & Country Manager da Coca-Cola Europacific Partners em Portugal, a integração desta fábrica na Rede Portuguesa de Turismo Industrial é um “orgulho” para a empresa, “sobretudo para poder divulgar que a Coca-Cola consumida em Portugal não vem de fora, é produzida cá”.

“Há de facto muito para mostrar aqui na nossa fábrica. Esta visita é uma excelente oportunidade para dar a conhecer o processo de fabrico de um produto tão emblemático, a sua história, mas também a sua evolução ao longo das décadas, a forma como se foi adaptando aos novos tempos, e de demonstrar as nossas boas práticas, ao nível da sustentabilidade até ao nosso compromisso com as comunidades envolventes”, acrescenta o responsável.

Quem também considera que a visita é interessante é Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, que deseja que a integração desta unidade na Rede Portuguesa de Turismo Industrial seja “o primeiro passo” de um caminho conjunto.

“Destaco a preocupação da CCEP no desenvolvimento da economia local e o seu envolvimento com as comunidades locais. Para a Região de Lisboa, é um grande desafio conseguir dispersar e oferecer novos produtos, novas oportunidades a quem nos visita, e esta é com certeza uma atividade atrativa para esses públicos”, refere ainda a responsável.

Já Teresa Ferreira, diretora do departamento de desenvolvimento do Turismo de Portugal, defende que a adesão da fábrica da Coca-Cola representa “uma oportunidade de dispersar os fluxos de turistas na Região de Lisboa”.

“Há um enorme conjunto de experiências fora do centro histórico de Lisboa, e esta visita vai claramente ao encontro da nossa estratégia”, acrescenta a responsável do Turismo de Portugal.

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Portugal leva “maior delegação de sempre” à FITUR

Portugal vai ocupar, este ano, uma área de 880 metros quadrados na FITUR, na qual vão estar representadas as sete ARPT e 119 empresas nacionais, naquela que será a maior delegação portuguesa de sempre na feira de turismo da capital espanhola. As novas campanhas “Portugal, uma receita por escrever”, com foco na gastronomia, e “Portugal is Art”, dedicada à arte nacional, vão estar em destaque.

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Portugal volta a estar presente na FITUR, a feira de turismo de Madrid, que arranca esta quarta-feira, 22 de janeiro, e decorre até domingo, dia 26, e na qual o país vai ser representado pela “maior delegação de sempre”, informou o Turismo de Portugal, em comunicado.

Na feira de turismo espanhola, Portugal vai apresentar a nova campanha “Portugal, uma receita por escrever”, que foi lançada esta terça-feira, 21 de janeiro, e que “destaca a gastronomia como expressão da história, cultura e tradição do país”.

“A campanha convida todos a explorar Portugal através dos sabores e experiências gastronómicas únicas. Dirigida ao público nacional e internacional, especialmente aos mercados de Espanha, Alemanha, Estados Unidos, França e Reino Unido, a campanha será divulgada em plataformas digitais, como Facebook, Instagram, YouTube e Connected TV”, revela o comunicado do Turismo de Portugal.

Em destaque vai ainda estar a campanha “Portugal is Art”, que foca a arte nacional e apresenta “o país como destino de inspiração artística, relacionando artistas e património histórico-cultural”.

“Através destas campanhas destacam-se alguns dos muitos ativos que fazem de Portugal um destino único. Com uma abordagem sofisticada e inovadora, o país reforça a sua posição como um dos destinos mais competitivos, seguros e sustentáveis do mundo”, afirma o Turismo de Portugal.

Portugal ocupa área de 880 m2 e leva 119 empresas

Nesta edição da FITUR, Portugal vai ocupar uma área de 880 metros quadrados, na qual vão estar representadas as sete Agências Regionais de Promoção Turística e 119 empresas nacionais, naquela que constitui a “maior delegação nacional” nesta feira de turismo espanhola.

“Adjacente ao espaço ocupado pelo stand do Turismo de Portugal existirá pela segunda vez uma área de 764m2 ocupada por diversas entidades nacionais (CIM, Municípios) que beneficiam da exposição agregadora gerada pela marca Destino Portugal”, refere o Turismo de Portugal.

Durante a feira, Portugal vai promover diversas apresentações, workshops, provas gastronómicas e de vinhos, bem como demonstrações de tradições portuguesas, com o objetivo de “reforçar a componente empresarial e dinamizar a participação nacional”.

“A presença nacional na FITUR é fundamental para reforçar o nosso compromisso em afirmar o país como destino turístico sustentável, que respeita e valoriza o meio ambiente, as comunidades e as tradições, com vista a promover a atividade turística e a consolidação dos fluxos do mercado espanhol”, refere Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

Recorde-se que, até novembro do ano passado, o mercado espanhol foi o terceiro maior emissor de hóspedes para Portugal, com uma quota de 12,2%, tendo sido também o terceiro mercado em dormidas, com uma quota de 8,8%, a seguir ao Reino Unido e à Alemanha.

No ano passado, o mercado espanhol conheceu também um aumento de 12,5% nas receitas turísticas face ao período homólogo, sendo o quarto mercado mais relevante neste indicador.

 

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Mama Shelter Lisboa fatura 10 milhões de euros em 2024

No ano em que celebra o seu terceiro aniversário, o Mama Shelter Lisboa dá conta de ter faturado 10 milhões de euros em 2024. Além da aposta no segmento MICE, com a abertura de uma nova sala de reuniões em março deste ano, o proprietário do hotel aponta para a abertura de um segundo Mama Shelter em Portugal, desta vez no Porto.

Carla Nunes

O Mama Shelter Lisboa celebra três anos de atividade em 2025, tendo arrecadado no passado ano de 2024 uma faturação de 10 milhões de euros, entre a componente de quartos e comidas e bebidas (F&B, na sua sigla em inglês).

O valor é apontado por Julien Leroy, proprietário do Mama Shelter Lisboa, que indica que no ano passado a faturação foi dividida em igual medida entre a componente de alojamento e restauração, ou seja, cerca de 50% para ambas as vertentes – ao contrário do primeiro ano de atividade do hotel, em 2022, no qual a faturação de F&B superou a do alojamento (quatro milhões de euros em F&B, num total de 7,5 milhões de euros de faturação).

A unidade, contudo, continua a pretender afirmar-se como um restaurante com quartos.

“[Atualmente temos] quartos entre um restaurante e um rooftop. Como o rooftop agora é realmente um restaurante, com carta e ofertas dedicadas, o Mama Shelter Lisboa de facto oferece quartos entre dois restaurantes, é a ideia principal”, esclarece o proprietário.

De acordo com Julien Leroy, o hotel registou uma ocupação média de 75% em 2024, com o preço médio a rondar os 130 euros.

Na vertente de alojamento, 70% dos clientes pertencem a mercados internacionais, entre franceses, ingleses, alemães e espanhóis, com 10% desta fatia a caber aos mercados do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA).

O mercado português, no entanto, não deixa de ter a sua relevância para as dormidas no hotel, representando uma fatia de 30% dos clientes e assumindo o segundo lugar nos mercados da unidade.

Já no restaurante, as percentagens invertem-se, com 70% de clientes nacionais e 30% internacionais – sendo que nestes três anos o restaurante da unidade recebeu 500.000 clientes únicos e mais de 1.500 grupos de 12 ou mais pessoas.

Atualmente, o Mama Shelter Lisboa conta com 130 colaboradores, dos quais 80% estão afetos à operação de F&B e 20% à vertente de alojamento.

A aposta no MICE

Volvidos três anos, o Mama Shelter Lisboa tem agora os olhos postos no segmento de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE, na sua sigle em inglês), com a abertura de uma nova sala de reuniões dentro do hotel.

O espaço com capacidade para 100 pessoas, equipado com sistema de audiovisuais, ficará situado no oitavo piso do hotel e terá ligação ao rooftop, prevendo-se que esteja disponível em março deste ano.

Para criar esta nova valência foi necessário converter quartos em salas de reuniões, pelo que, atualmente, o hotel conta com 126 quartos, por oposição às anteriores 130 unidades de alojamento.

O valor de investimento desta reconversão não foi referido. No entanto, Julien Leroy afirma que esperam recuperar o investimento no primeiro ano de atividade desta vertente, “se tudo correr como esperado”.

Até à abertura desta nova sala, o hotel conta com dois espaços para eventos com capacidade para 25 a 30 pessoas. Recorde-se que, no ano passado, a diretora do Mama Shelter Lisboa, Cristina Cavaco, já tinha referido a intenção de abertura de um espaço de reuniões, contudo, fora das instalações da unidade hoteleira.

O objetivo, de acordo com Julien Leroy, passa por continuar a providenciar uma oferta “relevante” aos clientes, prevendo-se que este novo espaço seja mais procurado para reuniões de incentivos.

“Não nos estamos a deitar sobre o lançamento do hotel, que foi o melhor lançamento de todos os Mama Shelter do mundo. O mais importante não [é só] a maturidade, mas um pouco de estabilidade, para conseguirmos mais. Vamos desenvolver sobre esta base. Acho que o Mama é popular porque está sempre a renovar-se, a ter novas ideias de eventos, no menu, nas salas de reuniões. Tudo isto está a trabalhar no sentido de sermos sempre relevantes. Não é o estar na moda, é realmente ser relevante para pessoas que querem um bom lugar, com boa comida”, afirma o proprietário.

Para o futuro, está já assinado o contrato para um segundo Mama Shelter em Portugal, neste caso no Porto, numa “localização central”. Por enquanto ainda não é conhecida a data de abertura do futuro hotel, sabendo-se apenas que este será “um clássico do Mama, com entre 50 a 100 quartos, restaurante e rooftop”, de acordo com Julien Leroy.

O proprietário vê ainda “potencial” no Algarve para a abertura de um Mama Shelter, “mais numa ideia de ‘club’”, e também em Lisboa, onde pensa abrir um segundo hotel sob uma marca de lifestyle, que “pode ser da Ennismore”.

Leia também: Mama Shelter Lisboa registou faturação de 6,3M€ até agosto deste ano (notícia publicada a 13 de setembro de 2023)

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Foto: AIA

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Turismo do Algarve promove eventos desportivos e enoturismo na FITUR

Na FITUR, a participação do Turismo do Algarve vai estar integrada no stand do Turismo de Portugal (pavilhão 4) e conta com várias apresentações sobre eventos desportivos e enoturismo no sábado, 25 de janeiro.

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O Turismo do Algarve vai voltar a marcar presença na FITUR, a feira de turismo de Madrid, que decorre entre 22 e 26 de janeiro, na qual vai “mostrar a sua oferta turística diversificada, incluindo o enoturismo, os grandes eventos desportivos e as experiências únicas que prometem atrair os turistas espanhóis e de todo o mundo”.

Num comunicado enviado à imprensa, o Turismo do Algarve indica que nesta participação na feira de turismo da capital espanhola vai estar presente “no stand nacional do Turismo de Portugal (pavilhão 4), que poderá ser visitado todos os dias da feira a partir das 10h00”.

No entanto, será nos dias em que o certame abre ao público que o Turismo do Algarve vai dar maior destaque à promoção da oferta regional, já que estão previstas várias apresentações a decorrer no sábado, 25 de janeiro.

Entre as 15h00 e as 16h00, vai ser realizado o evento o “Food & Wine: O Algarve como destino de Enoturismo”, no qual estão incluídas três apresentações, concretamente sobre a Rota dos Vinhos do Algarve, sobre a candidatura do Algarve Golden Terroir à Cidade Europeia do Vinho 2026, assim como sobre o Food & Wine Algarve Festival 2025.

“Após as apresentações, será possível participar em provas de vinhos da região e desfrutar dos sabores do Algarve”, lê-se na informação divulgada pelo Turismo do Algarve.

No mesmo dia, a partir das 16h30, o destaque vai para os eventos desportivos que o Algarve vai receber ao longo de 2025, como a Volta ao Algarve 2025, que vai ter lugar de 19 a 23 de fevereiro, mas também a prova de ciclismo Algarve Granfondo 2025, que se realizará no sábado, 22 de fevereiro, com partida e chegada a Faro. 

“O Algarve Granfondo 2025 é uma viagem imersiva pelas paisagens mais genuínas e menos conhecidas do interior algarvio, com um percurso de 90 quilómetros mais acessível e menos exigente fisicamente, e um percurso de 130 quilómetros para os participantes mais aptos e experientes fisicamente”, explica o Turismo do Algarve.

Em destaque vai estar ainda o Grande Prémio de Portugal de Moto GP, que vai ter lugar entre 7 a 9 de novembro de 2025, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão. 

Segundo André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, a “FITUR é uma das maiores feiras de turismo do mundo”, cuja participação permite ao Algarve mostrar a “diversidade” da sua oferta turística e “estabelecer novas parcerias com o mercado ibero-americano, em particular o espanhol”.

“A nossa aposta no enoturismo e nos grandes eventos desportivos, como a Volta ao Algarve e o Grande Prémio de Moto GP, reflete o nosso compromisso em promover experiências únicas que atraem turistas de todo o mundo, aproveitando o potencial desta feira para consolidar a região como um destino de excelência”, acrescenta o responsável.

 

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OIPT apresenta-se na FITUR

A FITUR será palco da apresentação formal da Organização Internacional de Profissionais de Turismo (OIPT).

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Na próxima quinta-feira, 23 de janeiro de 2025, na FITUR, vai nascer formalmente a Organização Internacional de Profissionais de Turismo (OIPT).

A nova organização, que será presidida pela argentina Adriana E. Romero de Figueroa, terá como primeiro vice-presidente do português Agostinho Manuel Carvalho Soares Peixoto.

Em comunicado, a OIPT refere que a apresentação “marca a formalização de uma sólida relação de cooperação internacional cultivada ao longo dos anos”, indicando que a organização contará com membros da Argentina, Portugal, Espanha e Chile.

No mesmo comunicado, os membros reafirmaram a sua convicção de considerar o turismo como uma “ferramenta poderosa para o desenvolvimento das comunidades locais e a promoção da sustentabilidade nos destinos turísticos e o compromisso de trabalhar de forma solidária para que o turismo seja um motor de progresso económico, social e cultural nas regiões que o acolhem”.

O estatuto institucional alcançado, com a inscrição no Registo de Pessoas Coletivas de Madrid, permitirá à organização, através da cooperação internacional, promover redes sólidas entre os especialistas em turismo. Isto será conseguido através do fomento do conhecimento académico e da aplicação da experiência adquirida para impulsionar a sustentabilidade, a inovação e o progresso no setor, facilitando a troca de informações entre colegas a nível global.

De referir ainda que a secretaria-geral ficará localizada na Argentina, com a 1.ª vice-presidência e sede a pertencer à Europa, mais concretamente, em Braga.

A apresentação oficial decorrerá no stand de Portugal, Pavilhão 4, stand 4G01-4G02, no dia 23 de janeiro, pelas 10h45, e será presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
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Feira de Emprego do Turismo regressa em fevereiro 

Organizada pela Bolsa de Empregabilidade, ao longo dos próximos meses de fevereiro e março a iniciativa percorre Vilamoura, Évora, Coimbra, Lisboa e Porto.

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A Feira de Emprego do Turismo, organizada pela Bolsa de Empregabilidade, volta a percorrer Portugal Continental. Este ano, mais de 125 empresas do setor apresentarão milhares de propostas, que pretendem preencher vagas para um setor que representa quase 20% do PIB nacional, com mais de 1 milhão de empregos diretos e indiretos.

A feira tem início no dia 7 de fevereiro, em Vilamoura, mais concretamente, no Centro de Congressos do Algarve. O evento contará com os nomes, desde já confirmados, de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, e João Silva Santos, CEO da merytu, entre outros convidados.

De seguida, a iniciativa ruma até ao Alentejo para no dia 13 de fevereiro, na Arena D’Évora, apresentar as melhores ofertas de emprego para Hotelaria, Restauração, Cozinha/Pastelaria, Operadores Turísticos, Cruzeiros, Agências de Viagem, Animação Turística, Housekeeping e Recursos Humanos, considerando a organização estas áreas transversais às necessidades de colaboradores especializados, de norte a sul e ilhas.

Ainda em fevereiro, mais concretamente, a 25, o Convento São Francisco, em Coimbra, recebe a Feira de Emprego do Turismo, fechando, assim, o ciclo de eventos agendados para este mês.

Em março, será o momento de o evento ir até às cidades mais densamente povoadas. Em Lisboa no dia 14 (iniciativa que irá decorrer na Sala Tejo do MEO Arena), enquanto o Porto encerra o périplo de visitas, no dia 26 de março, no icónico Palácio da Bolsa.

Entre as empresas inscritas, de multinacionais a negócios regionais, a organização destaca a presença da Emirates, Highgate, Burger King, Vila Galé, Zoomarine, Minor ou Mystic Invest Holding, embora, “num mercado tão dinâmico, não poderiam faltar largas dezenas de PME, que se propõe a dar ainda maior dimensão e relevância ao setor”.

Na edição de 2025, a Bolsa de Empregabilidade volta a promover duas ações que no ano transato tiveram grande adesão junto dos participantes: as “Mentor Hours”, sessões de mentoria com pequenos grupos, as quais se realizam no palco principal, e que terão como objetivo oferecer orientação personalizada a candidatos que procuram progredir nas suas carreiras no setor do turismo.

Além disso, decorrem, igualmente, as “Speed Interviews”, que visam criar um momento com empresas participantes e os candidatos qualificados, pré-selecionados pela equipa da Feira de Emprego do Turismo, nas quais, todos os participantes podem ter conversas de 3 a 5 minutos com as entidades presentes.

Em todos os eventos, no período da manhã será dada especial atenção aos alunos do ensino secundário, profissional e universitário (entre as 10h00 e as 13h00), enquanto o período da tarde (das 14h00 às 17h30) será dedicado ao público em geral.

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