França voltará a ser o destino mais visitado por turistas internacionais em 2025
Depois de ser destronada em 2021 por Espanha, França regressa à liderança dos destinos mais visitados por turistas internacionais em 2025. Os dados da GlobalData apontam para que nesse ano, cerca de 94 milhões de turistas não residentes visitem terras francesas.
Victor Jorge
Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024
IA, inovação e sustentabilidade no centro da FITURTechY
FlyAngola deixa de voar para São Tomé
CTP apresenta nova campanha transversal que dá voz às pessoas
“É importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte”, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal
Nova Edição: O que foi 2024 e o que será 2025
Portugal com um dos passaportes mais fortes em 2025
PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão
Lisboa em destaque como um dos “destinos tendência” para 2025, diz a Mabrian
Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025
Segundo as contas realizadas pela GlobalData, França deverá voltar a ser o destino mais visitado por turistas internacionais, em 2025, ultrapassando a Espanha que ocupa esse lugar desde 2021. As estimativas da consultora apontam para que a França registe, em 2025, cerca de 93,7 milhões de turistas não residentes.
Antes da pandemia, ou seja, em 2019, França atraiu mais de 88 milhões de turista internacionais, sendo o destino mais visitado do mundo. Contudo, em 2021, Espanha ultrapassou França, para manter esse lugar, em 2022, com mais de 71 milhões de turistas, enquanto França não foi além de 66,6 milhões de turistas.
Os dados apontam para que França registe um crescimento de médio anual de 12,1% entre 2022 e 2025, chegando, assim, novamente ao topo dos destinos mais visitados anualmente em todo o mundo.
Hannah Free, analista de Viagens e Turismo da GlobalData, refere que, “a par de Itália e Espanha, França representa um segmento significativo do crescimento na Europa Ocidental. O país náo é só popular entre os viajantes na Europa, especialmente no Reino Unido, Alemanha e Bélgica, mas tem vindo a ganhar terreno em países emissores como China e EUA”. Hannah Free, considera mesmo que os EUA “são um dos destinos mais interessantes para os viajantes dos EUA”.
Relativamente a Espanha, a GlobalData estima um crescimento médio anual de 12,2%, entre 2022 e 2025, prevendo-se que no final do período em análise (2025), o país vizinho atinja os 89,5 milhões de visitantes não residentes.
A analista da GlobalData refere que “as visitas a França e Espanha manter-se-ão em alta nos próximos anos, com festivais, cultura e gastronomia a ser as principais atrações. Ambos os países têm muito para oferecer aos visitantes”, indicando ainda que, os dois destinos têm uma grande dimensão, com paisagens diversas e cada um oferece uma costa única”.
A análise da GlobalData indica os transportes como uma das grandes vantagens oferecidas por França, frisando que “viajar entre as grandes cidades francesas e espanholas, com comboios de alta velocidade a conectar as principais cidades”.
Hannah Free destaca, de facto, “a linha de comboio ultra-rápido como um dos grandes projetos de transporte na Europa Ocidental e que está a ser planeado pela Comissão Europeia para melhorar a conectivade entre Lisboa e Helsínquia (Finlândia)”.
Na realidade, o programa referido pela analista da GlobalData envolver a construção de mais de 8.000 quilómetros de linha ferroviária de alta velocidade que passará por Portugal, Espanha, França, Alemanha, Dinamarca, Estónia, Lituânia, Polónia e Finlândia.