“FITUR Woman” 2025 destacará liderança das mulheres no turismo
A “FITUR Woman”, organizada pela FITUR em conjunto com a Women Leading Tourism (WLT), celebra a sua 5.ª edição focada em impulsionar o orgulho das mulheres em pertencerem ao setor do turismo.
Publituris
Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024
IA, inovação e sustentabilidade no centro da FITURTechY
FlyAngola deixa de voar para São Tomé
CTP apresenta nova campanha transversal que dá voz às pessoas
“É importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte”, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal
Nova Edição: O que foi 2024 e o que será 2025
Portugal com um dos passaportes mais fortes em 2025
PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão
Lisboa em destaque como um dos “destinos tendência” para 2025, diz a Mabrian
Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025
A Feira Internacional de Turismo, organizada pela IFEMA MADRID, será palco da “FITUR Woman”, espaço que dá visibilidade ao papel das mulheres na indústria do turismo. Organizada pela FITUR e pela Women Leading Tourism (WLT), esta edição assinala o seu 5.ª aniversário com o apoio da Extremadura e sob o conceito “Orgulho de Pertencer”, que explorará o vínculo emocional das pessoas com os destinos turísticos e o seu impacto no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável de países, regiões e comunidades locais.
Paralelamente, a liderança feminina será o tema central da “FITUR Woman”, que reunirá líderes de destaque dos setores empresarial e governamental para evidenciar como as mulheres e o seu papel na gestão de empresas e organismos públicos podem elevar o orgulho no turismo a um novo nível.
Maribel Rodríguez, presidente da Women Leading Tourism, sublinha que “é tempo de gerir de forma inteligente, com a participação de todos os atores, salvaguardando o sentido de pertença da população residente em áreas turísticas. Devemos evitar a despersonalização; a autenticidade não é apenas um valor diferenciador fundamental para os destinos, mas também uma oportunidade para as regiões que procuram posicionar-se no mercado global de forma sustentável e competitiva. Promover o turismo desta forma não só atrai visitantes, como também gera um orgulho local, preserva o património e assegura o bem-estar das gerações futuras”.
A Extremadura apresenta-se este ano na “FITUR Woman” como um exemplo de integração da liderança feminina no desenvolvimento de um turismo que preserva a identidade local e gera oportunidades. Um destino de referência em termos de sustentabilidade, que promove um setor turístico com um triplo impacto positivo no ambiente: social, ambiental e económico.
O programa da “FITUR Woman” 2025 incluirá diversos painéis chave para explorar o tema do Orgulho de Pertencer sob diferentes perspetivas.
“Destino e Cultura” analisará como os destinos turísticos podem manter a sua autenticidade cultural. Especialistas abordarão o ADN das comunidades locais, estratégias para envolver a população residente e a importância de promover e salvaguardar a identidade cultural dos destinos turísticos.
O painel “Indústria do Turismo” irá explorar empresas turísticas sustentáveis e inclusivas que fomentem um ambiente de trabalho capaz de reter os melhores talentos, oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional e promover um local de trabalho onde os colaboradores sintam orgulho em pertencer.
Entre outros eventos e destaques, este espaço contará com debates ministeriais de alto nível, oradores convidados especiais e áreas dedicadas a networking, bem como uma plataforma para partilha de experiências, discussão de desafios e exploração de novas soluções para o futuro do setor turístico.