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Sevenair está de regresso a São Tomé e Príncipe

Depois de ter operado entre maio e setembro de 2022, a Sevenair regressa a São Tomé e Príncipe por um período de, pelo menos, seis meses.

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A Sevenair, companhia aérea portuguesa especializada em voos regionais, está de regresso a São Tomé e Príncipe, onde operou entre maio e setembro do corrente ano ao serviço da STP Airways, em regime de ACMI.

“Operámos durante quatro meses ao serviço da STP Airways, num contrato que, quer pela ligação excelente que tivemos com a STP, quer pelo retorno que obtivemos dos passageiros, correu de uma forma extremamente positiva. Infelizmente a nossa aeronave teve de se deslocar para Portugal para efetuar uma manutenção prolongada e não pudemos renovar o contrato. Mas o canal de comunicação ficou sempre aberto e conseguimos agora, fechar um novo contrato, que agrada a todos”, refere a companhia em comunicado.

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Desde dia 1 de dezembro que se encontra no arquipélago uma aeronave BAe Jetstream 32, com capacidade para 19 passageiros, de matrícula CS-DVQ, e que irá operar voos para a STP Airways, em regime de ACMI, por um período de, pelo menos, seis meses.

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Air Serbia abre nova rota entre Belgrado e Tiblissi

A partir de 15 de junho, a Air Serbia abre uma nova rota que vai ligar as capitais da Sérvia e da Geórgia, numa operação com três voos por semana em cada sentido.

A Air Serbia vai abrir, a 15 de junho, uma nova rota que vai ligar as capitais da Sérvia e da Geórgia, numa operação com três voos por semana, informou a companhia aérea de bandeira da Sérvia.

A nova rota da Air Serbia conta com partidas de Belgrado às segundas, quintas e domingos, enquanto as partidas da capital da Geórgia decorrem às terças, sextas e domingos, estando os bilhetes já a serem comercializados aqui, assim como através da APP e lojas da companhia aérea.

As partidas de Belgrado decorrem às 13h20, às segundas e quintas-feiras, chegando a Tiblissi às 18h20, enquanto aos domingos estão agendadas para as 07h55, com chegada à capital da Geórgia às 12h55.

Em sentido contrário, as partidas de Tiblissi estão marcadas para as 03h35, às terças e sextas-feiras, chegando a Belgrado pelas 04h50, enquanto o voo de domingo tem saída da capital georgiana às 14h25, chegando à capital da Sérvia pelas 15h40.

Num comunicado enviado à imprensa, a Air Serbia lembra que a “Geórgia tem uma grande diáspora”, pelo que os novos voos esperam atrair também estes passageiros, uma vez que vão facilitar as conexões entre a Geórgia e destinos na América, Europa Ocidental e Balcãs Ocidentais, via Belgrado.

“Acreditamos que os passageiros da Geórgia constituirão uma parcela significativa dos passageiros em conexão nos voos da Air Serbia e que a própria Geórgia será um destino atraente para passageiros da Sérvia e da região”, afirma Boško Rupić, diretor-geral Comercial e de Estratégia da Air Serbia, citado no comunicado divulgado pela companhia aérea.

Recorde-se que, via Belgrado, a Air Serbia permite conexões para vários destinos na Europa, como Amesterdão, Barcelona, ​​Berlim, Bolonha, Zurique, Copenhaga, Cracóvia, Milão, Nice, Dusseldorf, Roma, Frankfurt, Hamburgo, Oslo, Paris, Podgorica, Praga, Estocolmo, Tivat, Valência e Zagreb.

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TAP dá lucro pelo 3.º ano consecutivo mas com descida de quase 70%

No ano passado, a TAP obteve um resultado liquido de 53,7 milhões de euros, valor que se mantém positivo pelo terceiro ano consecutivo, mas que traduz uma descida de 69,7% face aos 177,3 milhões de euros de 2023, devido ao impacto de “provisões laborais extraordinárias e perdas cambiais”.

Em 2024, a TAP obteve um resultado liquido de 53,7 milhões de euros, valor que continua positivo pelo terceiro ano consecutivo mas que apresenta uma descida de quase 70% face ao apresentado em 2023.

De acordo com um comunicado divulgado na manhã desta quarta-feira, 26 de março, o resultado do ano passado “foi maioritariamente impactado por provisões laborais extraordinárias e perdas cambiais”, o que ditou uma descida de 69,7% face aos 177,3 milhões de euros contabilizados em 2023.

“Os resultados de 2024 confirmam a trajetória de recuperação da TAP iniciada nos últimos anos. Pelo terceiro ano consecutivo, a TAP apresentou um resultado líquido positivo, suportado pelo aumento das receitas e pela estabilização dos resultados operacionais. Adicionalmente, o contínuo aumento da pontualidade e regularidade confirmam uma operação mais robusta e resiliente”, congratula-se Luís Rodrigues, CEO da TAP.

Apesar da acentuada descida do lucro face ao ano anterior, a TAP realça que, relativamente a 2019, “último ano antes da pandemia, os resultados registam um incremento de 149,4 milhões de euros.

O comunicado divulgado pela TAP dá ainda conta que as receitas operacionais totalizaram “um novo máximo histórico”, chegando aos 4.242,4 milhões de euros, o que traduz um aumento de 0,7% face a 2023 e 28,6% acima dos níveis de 2019.

“As receitas de passagens voadas mantiveram-se positivas, impulsionadas pelo aumento da capacidade (+1,6%) e pela melhoria do Load Factor (+1,5 p.p.)”, destaca também a companhia aérea.

A TAP refere ainda que também o “forte desempenho do segmento de Manutenção (+44,6%), em particular na atividade da oficina de motores, também contribuiu para o crescimento das receitas”.

Quanto a passageiros, no ano passado, a companhia aérea de bandeira nacional transportou, em 2024, 16,1 milhões de passageiros, o que indica um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior, atingindo 94% dos valores alcançados em 2019. Já o número total de voos operados diminuiu 1,5% face a 2023, atingindo 86% dos níveis pré-crise.

Já a receita por passageiro por assento/quilómetro disponível (PRASK) somou 7,13 cêntimos, diminuindo 2,3% (-0,17 cêntimos) em termos homólogos, mas permanecendo 28,4% (+1,58 cêntimos) acima dos níveis de 2019.

Quanto a custos, a informação divulgada pela TAP revela que os custos operacionais recorrentes aumentaram 0,8% em termos homólogos, atingindo 3.859,8 milhões de euros em 2024, com o CASK – Cost of Available Seat Kilometer dos custos operacionais recorrentes a diminuir 0,7% para 7,20 cêntimos, enquanto nos custos operacionais recorrentes, excluindo custos com combustível, aumentou 2,1% face a 2023, atingindo 5,25 cêntimos.

No ano passado, o EBITDA recorrente da TAP atingiu os 875,3 milhões de euros, com uma margem de 20,6%, aumentando 3,7 milhões de euros ou 0,4% em comparação com 2023, enquanto o EBIT recorrente totalizou os 382,7 milhões de euros, com uma margem de 9,0%, representando uma diminuição de 3,2 milhões de euros ou 0,8%, refletindo um nível de rentabilidade consolidado, em linha com 2023 e “acomodando com sucesso os novos Acordos de Empresa e o aumento dos custos com pessoal”.

O CEO da TAP realça que estes resultados foram alcançados “num ano muito desafiante, marcado por um aumento relevante da concorrência nos nossos principais mercados, fortes desvalorizações cambiais, desafios operacionais, nomeadamente no controlo de tráfego aéreo e eventos meteorológicos adversos, e constrangimentos estruturais, como o limite de aeronaves”.

Para 2025, o responsável prevê “um ano desafiante”, ainda que sublinhe que este será o ” último ano do plano de restruturação”, pelo que a TAP vai continuar focada na sua “transformação”, de forma a tornar-se numa “companhia sustentadamente rentável e numa das mais atrativas da indústria”.

 

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Rotas para Fortaleza e Recife são novidade na operação da Iberia para o inverno

Os voos da Iberia para Recife arrancam a 13 de dezembro, com três frequências semanais, que aumentam para cinco a partir de fevereiro de 2026, enquanto a rota para Fortaleza tem início a 19 de janeiro de 2026, igualmente com três frequências semanais que aumentam para quatro a partir de fevereiro.

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A Iberia anunciou que, no próximo inverno, vai abrir três novas rotas de longo cursos, duas das quais com destino ao Brasil, concretamente Fortaleza e Recife, anunciou a companhia aérea, em comunicado.

Os voos da Iberia para Recife arrancam a 13 de dezembro, contando com três frequências semanais, que aumentam para cinco a partir de fevereiro de 2026, enquanto a rota para Fortaleza tem início a 19 de janeiro de 2026, igualmente com três frequências semanais numa fase inicial, aumentando para quatro a partir de fevereiro.

Ambas as rotas para o  Brasil vão ser realizadas nos novos aviões A321XLR da companhia aérea, que têm capacidade para transportar 182 passageiros em classe executiva e económica.

“Acreditamos que o Brasil tem um grande potencial, além das grandes cidades que já atendemos. Com a adição dos novos A321XLRs, podemos explorar novas rotas através do Atlântico, avaliar a sua aceitação e gradualmente adaptar a oferta à procura”, afirma María Jesús López Solás, diretora Comercial, de Desenvolvimento de Rede, Alianças e Clientes da Iberia.

Recorde-se que a Iberia já conta com duas rotas com destino ao Brasil, concretamente São Paulo e Rio de Janeiro, nas quais a companhia aérea disponibiliza 14 e cinco frequências semanais, respetivamente.
As novas rotas, considera Marcelo Freixo, presidente da Embratur, vão ajudar o Brasil a receber um maior número de turistas espanhóis, mercado que, segundo o responsável, cresceu 13% no ano passado.
No total, a Iberia vai voar, ao longo do próximo inverno, para quatro destinos no Brasil, disponibilizando um total de 284.000 lugares entre Espanha e o país sul-americano.
Além de Fortaleza e Recife, a Iberia vai também abrir uma nova rota de longo curso para os EUA no próximo inverno, passando a ligar Madrid e Orlando quatro vezes por semana, a partir de 26 de outubro de 2026, num avião A330, com capacidade para transportar 254 passageiros.
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Emirates coloca avião Boeing 777 remodelado na rota de Lisboa a 1 de junho

A partir de 1 de junho, a Emirates vai passar a usar um dos seus aviões Boeing 777 que foram recentemente remodelados e que passaram a incluir a nova cabine Económica Premium na rota entre Lisboa e o Dubai.

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A partir de 1 de junho, a Emirates vai passar a usar um dos seus aviões Boeing 777 que foram recentemente remodelados e que passaram a incluir a nova cabine Económica Premium na rota entre Lisboa e o Dubai, informou a companhia aérea, em comunicado.

“O novo Boeing 777 apresenta uma configuração de quatro classes, incluindo a nova e elegante cabine Económica Premium e as sofisticadas cadeiras de Classe Executiva”, indica a Emirates.

A companhia aérea explica que a nova cabine Económica Premium dispõe de 24 lugares em configuração 2-4-2 e oferece “um amplo espaço para as pernas e uma experiência de bordo de excelência”.

Além da nova Económica Premium, o aparelho conta também com uma classe Executiva renovada, que oferece uma disposição 1-2-1, “garantindo a todos os passageiros acesso direto ao corredor, maior privacidade e um ambiente pensado para trabalhar, relaxar ou descansar”.

Já a Primeira Classe mantém as suas “exclusivas oito suites privadas numa configuração de 1-2-1, enquanto a Classe Económica disponibiliza 256 lugares numa disposição 3-4-3”, acrescenta a transportadora do Dubai.

A companhia aérea lembra que decidiu alargar o seu programa de renovação de interiores dos aviões Boeing 777 e Airbus A380 a mais de 220 aparelhos, naquele que é “o maior projeto de renovação da indústria da aviação”, totalizando um investimento superior a 5 mil milhões de dólares.

Com esta decisão, Lisboa passa a ser uma das oito novas cidades a beneficiar deste programa de modernização, a par de Dublin, Hong Kong, Maldivas, Calcutá, Colombo, Joanesburgo e Cidade do Cabo, sendo que, no total, companhia aérea prevê operar em 44 cidades com aviões Boeing 777 e Airbus A380 renovados até setembro de 2025.

Paralelamente, a Emirates vai ainda “introduzir um segundo voo diário para Londres Stansted operado com o renovado Boeing 777 (EK 067/068)”.

Todas as informações sobre o novo Boeing 777 da Emirates estão disponíveis aqui, enquanto os detalhes sobre a nova classe Económica Premium da Emirates podem ser consultados aqui.

 

 

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TAAG recupera avião Boeing 777-200 com apoio de engenheiros e técnicos de manutenção angolanos

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola lembra que o aparelho Boeing 777-200, de matricula D2-TED, estava inoperacional desde 2020, ou seja, desde o período da pandemia da COVID-19, e vai agora passar a ser usado nas conexões internacionais da companhia aérea.

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A TAAG – Linhas Aéreas de Angola anunciou que o avião Boeing 777-200, de matricula D2-TED, que estava inoperacional desde 2020, ou seja, desde o período da pandemia da COVID-19, foi recuperado com o apoio dos engenheiros e técnicos de manutenção angolanos da transportadora e já está reintegrado na frota da companhia aérea.

“O equipamento já foi reenquadrado na programação de geral de voos, incrementado desta forma, a disponibilidade de aeronaves para as conexões internacionais da companhia”, lê-se numa nota informativa da TAAG.

A TAAG realça a “capacidade técnica” dos seus engenheiros e técnicos de manutenção, que levaram a cabo os “trabalhos de restauração interior e assentos, recuperação de componentes e preservação de funcionalidades críticas da aeronave”.

“A dinâmica de recuperação e manutenção das aeronaves é contínua, sobretudo nos equipamentos com maior antiguidade, sendo que a TAAG tem vindo progressivamente a elevar a disponibilidade de aeronaves para a realização dos serviços domésticos, regionais e internacionais”, acrescenta a transportadora angolana.

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Iberia reforça operação para a América Latina e programa 355 voos semanais no inverno

No total, a Iberia vai disponibilizar 2,4 milhões de assentos para a América Latina no próximo inverno, com destaque para o reforço de oferta para destinos no Chile, Peru e República Dominicana.

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A Iberia vai reforçar a sua operação para a América Latina no inverno, disponibilizando 355 voos semanais e um total de 2,4 milhões de assentos, com destaque para o Chile, Peru e República Dominicana, que são os destinos que vão contar com o maior aumento de oferta.

Num comunicado enviado à imprensa, a Iberia revela que, no caso do Chile, está previsto um aumento de duas frequências por semana para a capital do país, que vai chegar a 12 voos semanais e mais de 176.000 assentos, 20% a mais que no ano anterior.

Já Lima, capital do Peru, passa de 13 para 14 voos semanais, o que significa que haverá “dois voos diários, permitindo que aproximadamente 1.360 pessoas viajem entre a Espanha e o Peru todos os dias”.

Para a capital da República Dominicana, a Iberia conta ainda chegar “a 13 voos semanais em alguns meses”, prevendo disponibilizar cerca de 142.000 assentos ao longo da temporada.

“O restante das operações da Iberia na América Latina no inverno de 2024-2025 permanecerá inalterada, consolidando os aumentos realizados no ano passado. Assim, Buenos Aires, Bogotá e Cidade do México continuarão a ter três voos diários em cada sentido, ou seja, 21 frequências semanais”, lê-se ainda no comunicado divulgado pela companhia aérea.

No Brasil, a Iberia vai manter as 14 frequências semanais em São Paulo, o que totaliza dois voos diários em cada sentido, enquanto o Rio de Janeiro terá até cinco frequências semanais.

Para destinos como Quito, no Equador, assim como San José, na Costa Rica; San Juan, em Porto Rico, e Montevidéu, no Uruguai, vão contar com sete frequências por semana, o que totaliza um voo por diário.

Já Caracas, capital da Venezuela, vai ter cinco frequências semanais, enquanto San Salvador, em El Salvador, e a Guatemala vão contar com quatro frequências semanais, existindo ainda três voos por semana para Guayaquil, Panamá e Havana.

“O nosso objetivo não é apenas continuar a consolidar a nossa posição como a companhia aérea líder entre a Europa e a América Latina, mas também oferecer uma programação de voos estável e consistente que fortaleça a confiança dos nossos clientes. Para a próxima temporada de inverno, planeamos aumentos de capacidade que pretendemos consolidar para oferecer maiores oportunidades de viagem”, explica María Jesús López Solás, diretora Comercial, de Desenvolvimento de Rede, Alianças e Clientes da Iberia.

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Operação da Transavia em Portugal conta com 2,5 milhões para o verão

A Transavia sublinha que, com a abertura das novas rotas Bordéus – Faro e Marselha – Funchal, Portugal volta a ser “um dos mercados top3 em desempenho da low-cost do Grupo Air France-KLM”.

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A Transavia vai disponibilizar, este verão, 2,5 milhões de lugares no mercado português, num total de 21 rotas entre território nacional e França, Países Baixos e Bélgica, informou a companhia aérea low cost do Grupo Air France/KLM.

Num comunicado enviado à imprensa, a Transavia sublinha que, com a abertura das novas rotas Bordéus – Faro e Marselha – Funchal, Portugal volta a ser “um dos mercados top3 em desempenho da low-cost do Grupo Air France-KLM”, que conta com uma quota de mercado de 35% nas ligações entre Portugal e França.

“Portugal mantém-se um continuado caso de sucesso para a Transavia e, antes do verão, as nossas expetativas não podiam ser mais elevadas para um mercado que continua a ser o 1º para França, o 2º para as nossas operações globais e onde a nossa transportadora é uma das 5 principais companhias a operar localmente. As vendas estão a correr bem, com um ligeiro progresso na taxa de ocupação face a período homólogo de 2024, e a nossa oferta está a corresponder a estas ambições”, congratula-se Nicolas Hénin, Vice-presidente Executivo de Vendas e Marketing da Transavia France.

Na informação divulgada, a Transavia lembra que o último inverno foi “forte” e “sólido”, e contou com um reforço de oferta de 8% da transportadora, o que ditou que Portugal tenha sido um dos “mercados com melhor desempenho, com uma taxa de ocupação de 92%”.

Os resultados do último inverno em Portugal deixam a Transavia confiante quanto ao desempenho do verão de 2025, com a companhia aérea a indicar que espera que este período “seja bastante robusto” em termos de tráfego e taxa de ocupação entre Portugal e os mercados de origem da Transavia, França e Países Baixos, mas também de/para a Bélgica (Bruxelas).

A Transavia lembra ainda que as novas rotas Bordéus – Faro a partir de 18 de abril (2 voos/semana; segundas e sextas-feiras) e Marselha – Funchal a partir de 13 de Julho (1 voo/semana; domingos), ou o aumento da ligação Porto – Paris para até sete voos diários, são a prova de que a Transavia é uma “companhia aérea que aposta verdadeiramente em Portugal”.

 

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Air France abre nova rota para a capital da Arábia Saudita

A nova rota da Air France entre Paris CDG e Riade arranca a 19 de maio e conta com três voos por semana até dia 1 de junho, passando a cinco ligações semanais a partir desta data.

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A Air France vai abrir uma nova rota entre Paris CDG e Riade, capital da Arábia Saudita, numa operação com três voos por semana, que arranca a 19 de maio e que passa a cinco ligações semanais a partir de 1 de junho, informou a companhia aérea, em comunicado.

Os voos da Air France entre Paris CGD e Riade decorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, até 1 de junho, sendo que, a partir desta data, a companhia aérea passa a disponibilizar cinco voos por semana, passando a existir ligações também às terças-feiras e domingos.

“Este destino ficará também acessível aos clientes portugueses nos voos a partir de Lisboa, Porto e Faro (a partir de 7 de junho) via Paris-CDG”, realça a Air France, num comunicado divulgado esta terça-feira, 25 de março.

Os voos da Air France para Riade vão ser operados em aviões Airbus A350-900, com capacidade para 324 passageiros, incluindo 34 em Business classe, 24 em Premium e 266 em económica.

A Air France destaca ainda que, com a abertura desta rota, todas as três companhias aéreas do Grupo Air France-KLM (Air France, KLM e Transavia) passam a oferecer serviços para a Arábia Saudita, uma vez que a Transavia já voa para Jeddah desde dezembro de 2024, enquanto a KLM liga o seu hub de Amesterdão-Schiphol a Riade e Dammam.

“O lançamento desta rota vai ainda reforçar a parceria existente entre a Air France e a Saudia Airlines”, indica ainda a Air France.

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Companhias aéreas preveem 246 milhões de assentos para o verão em Espanha

As companhias aéreas estimam um aumento de 6% nos assentos para este verão de 2025, em Espanha. Isto fará com que o número suba para 246 milhões de assentos.

Victor Jorge

A Associação das Linhas Aéreas (ALA) espanhola prevê um verão de recordes, com uma oferta prevista de assentos entre abril e outubro de 246 milhões, um aumento de 6% face ao operado no verão de 2024, que já tinha sido um recorde.

A evolução positiva do tráfego aéreo ao longo do ano até agora, com 39,8 milhões de passageiros acumulados nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, representando um aumento de 5% face ao mesmo período do ano anterior, antecipa um ano “muito favorável”, admite a ALA.

No entanto, o presidente da ALA, Javier Gándara, mostrou-se cauteloso face aos fatores externos que poderiam influenciar o bom desempenho do tráfego aéreo, como a evolução da atual situação económica e geopolítica instável, marcada por conflitos bélicos.

“Levamos dois anos consecutivos de crescimento, batendo sucessivos recordes. Este ano começámos com números superiores aos de 2024 e esperamos um verão com mais tráfego do que no ano passado”, refere Javier Gándara no site da ALA.

Assim, reconhece o presidente da associação espanhola, “se nenhum fator externo alterar esta tendência, poderemos terminar o ano com um novo recorde. Esta tendência ascendente do tráfego demonstra a vontade das pessoas de viajar e de recuperar os anos perdidos devido à crise sanitária”, salientou Gándara.

Entre as regiões espanholas, destacam-se as Canárias, com um aumento de 11% na capacidade, quase o dobro da média.

Relativamente às operações previstas para a época de verão, estima-se um total de 1,4 milhões de voos, um acréscimo de 0,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Um dos riscos apontados por Gándara para não se alcançar os números previstos é a “possível congestão na gestão do tráfego aéreo a nível europeu”, com as consequentes demoras nos voos. Nesse sentido, o presidente da ALA explica que se prevê um verão “complicado” devido à recuperação dos níveis de tráfego pré-pandemia nos países vizinhos.

“No verão passado, os atrasos em rota devido à congestão do tráfego aéreo na Europa aumentaram mais de 50%. É imperativo que esta situação não se repita este verão”, concluiu Gándara.

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Air France anuncia chegada gradual da nova La Première aos B777-300ER a partir da primavera

A nova La Première da Air France é composta por quatro suítes, oferece mais 25% de espaço do que a cabine atual e vai estar gradualmente disponível nos aviões B777-300ER da companhia aérea, a partir da primavera.

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A Air France reformulou a La Première e anunciou agora que, a partir da primavera, a nova cabine de luxo vai ser “gradualmente” introduzida nos aviões B777-300ER da companhia aérea.

Composta por quatro suítes com cerca de 3,5 metros quadrados cada uma, a nova La Première da Air France oferece mais 25% de espaço do que a cabine atual, tendo sido desenvolvida ao longo de quase três anos, com o objetivo de oferecer um serviço de luxo, como reflexo da “elegância e da arte de viver à francesa”.

“Continuamos a investir em produtos excecionais para os nossos clientes em cada etapa das suas viagens, com a ambição de posicionar a Air France ao mais alto nível. Com uma nova e exclusiva experiência em terra privada no aeroporto de Paris-CDG e uma suíte La Première completamente redesenhada e mais espaçosa do que nunca, esta nova oferta materializa fielmente a melhor definição de viagem”, congratula-se Benjamin Smith, presidente da Air France e CEO do Grupo Air France-KLM.

A nova La Première conta com um novo conceito de suíte, que se distingue pelo espaço e conforto que oferece, assim como por ser “totalmente adaptável”, já que conta com  um assento e uma ‘chaise-longue’ que se transformam numa autêntica cama.

“O assento ajusta-se a cada momento do voo: descolagem, aterragem, refeição ou modo de descanso. Equipado com um encosto para a cabeça em pele gravado com o histórico emblema do cavalo-marinho alado da Air France e espumas ergonómicas macias, o assento adapta-se à morfologia de cada passageiro para um conforto perfeito. Dispõe igualmente de uma mesa-consola e uma mesa contígua para trabalhar ou comer”, adianta a Air France, em comunicado.

As suítes laterais dispõem de cinco janelas, enquanto as suítes localizadas na zona central do avião permitem “a dois passageiros viajarem juntos, mantendo a privacidade de cada um graças a uma divisória deslizante elétrica de cima a baixo, que pode ser ativada com um simples toque num botão”.

A companhia aérea explica ainda que as suítes da La Première estão ainda rodeadas “por uma grossa cortina do chão ao teto, que proporciona total privacidade e um ambiente tranquilo”.

Para aumentar o espaço da cabine, a Air France optou ainda por substituir as bagageiras por espaços de arrumação no chão, pelo que existe agora “um grande gavetão deslizante”, que permite guardar até duas malas de cabine, assim como um “segundo gavetão por baixo da chaise-longue para guardar os sapatos”, enquanto, junto ao assento, existe um “espaço com um espelho retroiluminado para os objetos pessoais”, sendo ainda disponibilizado um “guarda-roupa individual”.

Cada passageiro da La Première da Air France dispõe ainda de dois ecrãs 4K de 32 polegadas, que lhes permitem desfrutar de mais de 1.500 horas de entretenimento, assim como de tomadas para dispositivos móveis e Wi-Fi gratuito a bordo durante toda a viagem.

Segundo a Air France, a “suíte é controlada intuitivamente a partir de um tablet sem fios com ecrã tátil”, através do qual “é possível ajustar a inclinação do assento, chaise-longue ou cama, bem como as diversas iluminações e persianas”, sendo ainda “fácil navegar todas as funcionalidades nos dois ecrãs disponíveis”.

A companhia aérea adianta que a nova La Première vai ser progressivamente introduzida nos aparelhos Boeing 777-300ER da Air France, prevendo-se que o primeiro avião com a nova cabine esteja pronto a operar a partir da primavera, entre Paris e Nova Iorque-JFK.

“Los Angeles, Singapura e Tóquio-Haneda beneficiarão progressivamente deste novo produto durante a época de verão de 2025”, lê-se ainda na informação divulgada pela Air France, que adianta que, no verão, a cabine vai estar disponível nos voos de Paris-CDG para Abidjan, Dubai, Los Angeles, Miami, Nova Iorque-JFK, São Francisco, São Paulo, Singapura, Tóquio-Haneda e Washington.

 

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