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World2Fly abre nova rota entre Madrid e as Maurícias

A nova rota da World2Fly vai ter voos diretos e realizados às terças-feiras, entre 24 de junho e setembro.

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World2Fly abre nova rota entre Madrid e as Maurícias

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A World2Fly, companhia aérea do grupo World2Meet (W2M), vai inaugurar, a 24 de junho, uma nova rota à partida de território espanhol, passando a ligar Madrid às ilhas Maurícias, disponibilizando um voo por semana.

De acordo com o jornal espanhol Hosteltur, a nova rota da World2Fly vai ter voos diretos e realizados às terças-feiras, com os preços a começarem nos 360 euros por trajeto.

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“A partir de 24 de junho, as ilhas Maurícias ficam mais próximas que nunca graças ao nosso voo direto desde Madrid”, revelou a companhia aérea, numa publicação no Linkedin.

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Os voos vão decorrer até setembro e, segundo a World2Fly, permitem conhecer “um destino único no Índico”, uma vez que as Ilhas Maurícias são conhecidas pela diversidade e pelas praias de areia branca, além de uma cultura e gastronomias sem paralelo.

O Hosteltur recorda que a World2Fly já tinha anunciado, no final do ano passado, que lançaria novos destinos no mercado em 2025 com voos desde Lisboa e Madrid, a exemplo de La Romana, na República Dominicana, das Maurícias e de Montego Bay, na Jamaica.

Em Portugal, Duarte Correia, diretor-geral da World2Meet, já tinha revelado que a companhia aérea estava a estudar a aposta nas Ilhas Maurícias, sem, no entanto, confirmar quaisquer planos para a abertura de uma rota direta.

 

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RoadShow das Viagens do Publituris já tem datas e locais

A 10.ª do RoadShow das Viagens do Publituris já tem datas e locais definidos. Dias 25, 26 e 27 de março, a iniciativa do Publituris realizar-se-á nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa, respetivamente.

O RoadShow das Viagens do Publituris regressa, na sua 10.ª edição, nos dias 25, 26 e 27 de março de 2025, mantendo a aposta na realização do evento no primeiro trimestre do ano e em três cidades diferentes: Porto, Coimbra e Lisboa.

O arranque da 10.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris acontecerá na cidade do Porto, no dia 25 de março, com o workshop a decorrer no Porto Palácio Hotel.

O segundo dia, 26 de março, terá como palco o Vila Galé, em Coimbra, para o evento terminar no Clube Tazte Secret Spot, no dia 27 de março, em Lisboa.

Conheça as empresas e entidades já confirmadas na 10.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris:

AçorSonho Hotéis
Air Canada
APG Portugal
Avis
Barceló Hotel Group
Be Live Hotels
Bedsonline
Casa de Campo Resort Villas
Civitatis
Clube Viajar
Consolidador
The Editory Hotels
Europcar
Hotel Continental Angola
Ilha Verde
In Sure Broker
Madeira
Mawdy
MSC Cruzeiros Portugal
Mundomar Cruzeiros
RailClick
Regent Seven Seas Cruises
Republica Dominicana
Saudi Arabia Tourism Authority
Sixt
Soltrópico
TAAG – Linhas Aéreas de Angola
TAP Air Portugal
Transavia
Turismo Alentejo e Ribatejo
Turismo da Gran Canaria
Turismo da Polónia
Turismo de Formentera
Turismo do Centro de Portugal
Turismo do Porto e Norte de Portugal
Turismo Marrocos
Um Mundo de Cruzeiros
United Airlines
Unlock Boutique Hotels
Vila Galé
Visit Benidorm – Tourism Board
Wotels

Dirigido aos agentes de viagens de todo o país, o evento é uma oportunidade para Operadores Turísticos, Companhias Aéreas, GSA, Cruzeiros, Hotéis e Delegações Oficiais de Turismo mostrarem a sua oferta num evento que potencia o conhecimento, o negócio e o networking.

Além do habitual workshop, a 10.ª edição do Roadshow das Viagens do Publituris terá, também, um programa social, com jantares exclusivos e animação que promovem o networking entre os participantes.

Os workshops decorrem entre as 18h00 e 21h00, seguindo-se os jantares com os agentes de viagem inscritos.

O evento conta com o apoio do Turismo do Centro de Portugal, Turismo do Porto e Norte de Portugal e terá como parceiros a YVU, Vila Galé, The Editory Hotels, GR8 e IberoBus.

Para qualquer informação, por favor, contacte Margarida Magalhães mmagalhaes@workmedia.pt

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IAG sobe lucros em 2,9% para 2,7 mil milhões de euros em 2024

O International Airlines Group (IAG) – British Airways, Iberia, Vueling, Aer Lingus e Level – registou um lucro de 2.732 milhões de euros em 2024, correspondendo a mais 2,9% do que no ano anterior.

O grupo aéreo, que é um dos três grandes europeus interessados na compra da TAP, reportou receitas de 32.100 milhões de euros, mais 9% do que no ano anterior, mas ainda não atingiu o seu máximo histórico de lucros de 2.897 milhões em 2018.

Adicionalmente, o IAG anunciou o pagamento de um dividendo complementar de seis cêntimos por ação, o que, somando ao dividendo já pago em setembro, ascende a nove cêntimos e significa alocar 435 milhões de euros para remunerar os acionistas.

O grupo anunciou também um programa de recompra de ações no valor máximo de mil milhões de euros nos próximos 12 meses, além do programa de 350 milhões de euros encerrado esta sexta-feira (28 de fevereiro), refletindo a intenção do grupo de devolver o excesso de capital aos acionistas.

De acordo com a apresentação enviada ao supervisor do mercado, os bons resultados foram suportados por uma procura “sólida e sustentada” de viagens, tanto em 2024 como em 2025, especialmente nos seus principais mercados, América e Europa.

As receitas de passageiros totalizaram 28.274 milhões, mais 9,5%, e o fator de ocupação situou-se em 86,5%, mais 1,2 pontos que no ano anterior.

O resultado operacional da IAG foi de 4.283 milhões de euros, um aumento de 22,1% face a 2023, e a margem operacional (antes de itens excecionais) aumentou quase dois pontos, para 13,8%.

O grupo reduziu a sua dívida líquida em 1.728 milhões de euros, para 7.517 milhões, e, no final do ano, tinha uma liquidez de 13.362 milhões, mais 1.738 milhões do que em 2023.

Para este ano, está previsto um investimento de 3.700 milhões de euros, dependendo das entregas de aviões, após ter gasto 2.035 milhões de euros em aeronaves em 2024, com a entrega de 19 novas.

O IAG destacou a sua eficiência operacional melhorada, com um ganho de 12,3 pontos percentuais em pontualidade na British Airways e de 6,9 pontos na Aer Lingus, e sublinhou que a Iberia e a Vueling continuam a ser duas das companhias aéreas mais pontuais do mundo.

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Turismo nacional começa ano 2025 em alta

O ano de 2025 começou bem para o turismo português. Os dados divulgados pelo INE, relativamente ao mês de janeiro, mostram subidas nas dormidas, hóspedes e proveitos face ao mesmo mês de 2024.

Em janeiro de 2025, o turismo em Portugal registou 1,6 milhões de hóspedes e 3,7 milhões de dormidas, correspondendo a crescimentos de 8,3% e 6,3%, respetivamente (+3,4% e +2,6% em dezembro de 2024, pela mesma ordem), avançam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No que diz respeito aos hóspedes, os não residentes continuam a ser predominantes, totalizando 857 mil, representando um crescimento de 6,8% face aos 802 mil de período homólogo de 2024.

Os números referentes aos hóspedes nacionais registaram um crescimento ainda maior (+10,1%), somando no final do primeiro mês de 2025 perto de 749 mil.

Destaque para o facto de todas as regiões terem registado aumentos no número de hóspedes, em janeiro. Península de Setúbal (+17,3%), Açores (+15%) e Alentejo (+10,7%) foram as regiões que cresceram a duplo dígito, verificando-se que a região que mais hóspedes recebeu foi Lisboa com 504 mil (+7,5%), seguindo-se o Porto e Norte com 390 mil (+8,5%).

Dos 857 mil hóspedes que Portugal recebeu no primeiro mês de 2025, Espanha liderou com mais de 104 mil, seguindo-se o Reino Unido co 84 mil e o Brasil com quase 78 mil.

No que diz respeito às dormidas, o INE indica, tal como já referido, um aumento de 6,3% face a janeiro de 2024, com as dormidas de não residentes a totalizarem quase o dobro das dos residentes. Assim, as dormidas de estrangeiros somaram 2,4 milhões, correspondendo a uma subida de 3,8% face a período homólogo de 2024, enquanto as dormidas de residentes aumentaram 11,3% para 1,270 milhões.

Também neste parâmetro, destaque para o facto de todas as regiões somarem crescimentos nas dormidas, com Lisboa a ser a única a ultrapassar a fasquia do milhão (1,071 milhões, ou seja, +5,5%).

As regiões que mais cresceram, face a janeiro de 2024, foram a Península de Setúbal (+14,4%), Alentejo (+11,4%) e Açores (+10,2%).

Nas dormidas, tal como na soma dos hóspedes, a liderança também pertence ao Reino Unido com mais de 352 mil dormidas, seguido Alemanha com 269 mil e Espanha com mais de 202 mil.

O INE indica que os 10 principais mercados emissores, em janeiro, representaram 70,5% do total de dormidas de não residentes neste mês, com o mercado britânico a manter-se com o maior peso (14,6% do total das dormidas de não residentes em janeiro), apesar do decréscimo de 3,3% face ao mês homólogo.

As dormidas do mercado alemão, o segundo principal mercado emissor em janeiro (11,2% do total), cresceram 5,1%. Seguiu-se o mercado espanhol, na 3.ª posição (quota de 8,4%), com um crescimento de 0,8%.

No grupo dos 10 principais mercados emissores em janeiro, o mercado polaco registou o maior crescimento (+16,6% para 97 mil dormidas), seguindo-se os Estados Unidos da América (+10,3%, para 173 mil dormidas). Em sentido contrário, destacaram-se os decréscimos dos mercados francês (-9,6%, para 138 mil) e brasileiro (-8,8%, para 174 mil).

Proveitos crescem a duplo dígito
Os proveitos totais atingiram 262 milhões de euros e os de aposento ascenderam a 188,9 milhões de euros em janeiro, refletindo crescimentos de 13,8% nos proveitos totais e de 14,2% nos relativos a aposento face a janeiro de 2024 (+9,3% e +9,2% em dezembro, pela mesma ordem).

A Grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (35,1% dos proveitos totais e 37,2% dos proveitos de aposento), seguida da Madeira (19,1% e 18,1%, respetivamente) e do Norte (16,4% e 16,5%, pela mesma ordem).

Todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, que foram mais expressivos na Madeira (+29% nos proveitos totais e +28,3% nos de aposento) e no Alentejo (+20,2% e +19,9%, respetivamente).

Estadia média contradiz crescimentos
Ao contrário das dormidas, hóspedes e proveitos, em janeiro, a estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,29 noites) continuou a diminuir (-1,9%, após -0,8% em dezembro). Os valores mais elevados deste indicador continuaram a observar-se na Madeira (4,85 noites) e no Algarve (3,50 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,58 noites) e no Oeste e Vale do Tejo (1,59 noites).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 33,2 euros em janeiro, registando um aumento de 10% (+6,0% em dezembro). O rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 89,3 euros (+7,3%, após +6,1% em dezembro).

Em janeiro, a estada média dos residentes (1,70 noites) aumentou 1,1% e a dos não residentes (2,80 noites) decresceu 2,8%.

A Madeira registou as estadas médias mais prolongadas, quer dos não residentes (5,44 noites) quer dos residentes (2,99 noites).

O valor de RevPAR mais elevado foi registado na Madeira (62,9 euros), seguindo-se a Grande Lisboa (54,8 euros). Os maiores crescimentos ocorreram na Madeira (+24,5%) e na Península de Setúbal (+17,1%).

A Grande Lisboa destacou-se com o valor mais elevado de ADR (111,4 euros), seguida da Madeira (100,8 euros). Este indicador aumentou em todas as regiões, tendo os crescimentos mais expressivos ocorrido na Madeira (+16,8%) e no Alentejo (+10,5%).

Lisboa domina, Albufeira é município que mais cai nas dormidas
O município de Lisboa concentrou 24,3% do total de dormidas, atingindo 892,8 mil (+5,2%, após +2,2% em dezembro). As dormidas de residentes aumentaram 5,7% e as de não residentes cresceram 5,1%. Este município concentrou 30,8% do total de dormidas de não residentes em janeiro.

O Funchal foi o segundo município com maior número de dormidas (431,9 mil dormidas, peso de 11,8%) e registou um crescimento de 3,1% (+5,2% em dezembro). As dormidas de residentes registaram um aumento expressivo (+34,0%), enquanto as de não residentes diminuíram 1,1%. Este município concentrou 15,2% do total de dormidas de não residentes em janeiro.

No Porto, as dormidas totalizaram 319,2 mil (8,7% do total), tendo-se observado um crescimento de 6,4% (+4,6% em dezembro), com o contributo das dormidas dos residentes (+16,8%) e dos não residentes (+3,6%).

Entre os 10 principais municípios, destacaram-se ainda Santa Cruz, na Madeira (2% do total), com um crescimento de 17,2% (+20,2% nos residentes e +16,8% nos não residentes) e Vila Nova de Gaia (1,5% do total), com um aumento de 16,8% (+3,9% nos residentes e +32,2% nos não residentes). Albufeira e Portimão registaram os maiores decréscimos em janeiro (-9,8% e -7,5%, respetivamente).

Em termos de dormidas de residentes, assinalam-se também os crescimentos expressivos registados em janeiro nos municípios de Portimão e de Vila Real de Santo António (+25,9% e +23,4%, respetivamente). Nestes municípios, as dormidas de não residentes recuaram 16,8% em Portimão e aumentaram 3,2% em Vila Real de Santo António.

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Estrangeiros deixam 805 milhões de dólares no Brasil só no primeiro mês de 2025

O valor gasto pelos turistas internacionais nos destinos brasileiros é 0,6% maior que no primeiro mês de 2024, e 11,7% acima do registado em dezembro último, revelam as autoridades.

Em janeiro, os visitantes internacionais deixaram no Brasil um total de 805 milhões de dólares. O valor é 0,6% mais elevado que o mesmo período de 2024. Além de ser o maior valor já registado para o período, também é 11,7% acima do verificado em dezembro último.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou o desempenho, realçando que “essas divisas do turismo que ficam no Brasil são muito importantes para os destinos, pois ajudam a gerar desenvolvimento, emprego e riqueza, e muito democráticas também, já que esse dinheiro fica com o taxista, com o vendedor na praia, com o empregado de mesa, com o restaurante, e não podemos esquecer que 95% dos negócios de turismo do Brasil são de micro e pequenas empresas”, disse.

Já o ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca “ainda temos um espaço enorme para crescer e, em parceria com a Embratur, estamos a fortalecer o nosso trabalho e atraído viajantes que procuram, cada vez mais, experiências autênticas, para conhecerem tudo o que temos para oferecer”, afirmou.

Como já havia sido anunciado, o país também bateu recorde em chegada de turistas internacionais em janeiro e no acumulado de 12 meses de 2024. No primeiro mês deste ano, 1.483.669 de visitantes estrangeiros aterraram em destinos brasileiros, número que supera, de longe, os anos anteriores. Os dados representam um crescimento expressivo de 55,07% em relação a janeiro do ano passado, quando 956.737 turistas cruzaram as fronteiras brasileiras.

E o ano de 2024, por sua vez, foi o melhor da história para o turismo internacional no Brasil. Nos 12 meses, o país alcançou a marca recorde de 6.773.619 turistas estrangeiros, um crescimento de 14,6% em comparação com 2023.

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Tailândia adota novo formulário de entrada

Para simplificar o processo de entrada de turistas e residentes de longa duração, o Ministério do Turismo e Desporto da Tailândia anunciou que os visitantes têm de preencher o Cartão Digital de Chegada da Tailândia (TDAC) a partir de 1 de maio próximo, que irá substituir o atual TM6.

O Ministério do Turismo e Desporto da Tailândia anunciou que, a partir de 1 de maio de 2025, os turistas que desejarem viajar para a Tailândia vão precisar de preencher o Cartão Digital de Chegada da Tailândia (TDAC), um formulário on-line que substituirá o TM6 em papel. Este último era um cartão de chegada e partida que os estrangeiros tinham que preencher ao entrar e sair, que tem causado longas filas na fronteira do país.

Assim, o governo tailandês quer simplificar o processo para turistas e residentes de longa duração, mesmo que os viajantes ainda tenham de divulgar os seus dados pessoais, a localização e a duração da estadia.

O TDAC “está a ser desenvolvido e vinculado a dados de agências relevantes, incluindo a Divisão de Controlo de Doenças, companhias aéreas e agências alfandegárias”, indica o Ministério em comunicado. “Espera-se que o sistema esteja totalmente operacional a partir de 1 de maio de 2025”, acrescenta, acrescenta. O objetivo é proporcionar uma experiência mais tranquila aos viajantes internacionais.

As informações mais detalhadas sobre o funcionamento do TDAC e os procedimentos a serem seguidos serão comunicados posteriormente pelas autoridades, e poderá permitir que os viajantes façam as suas declarações obrigatórias através dos seus próprios telemóveis.

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Dacar inaugura 1º museu internacional do profeta Maomé e da civilização islâmica na África Ocidental

A capital senegalesa faz história com a inauguração do Museu Internacional do Profeta Maomé e da Civilização Islâmica. Um grande projeto que, além do seu aspeto patrimonial, faz parte de uma abordagem diplomática e cultural de vanguarda.

Resultado da cooperação entre o Senegal e o Reino da Arábia Saudita, este museu é o primeiro do gênero na África Ocidental. A sua criação em Dacar é resultado de um acordo entre as autoridades senegalesas e a Liga Mundial Muçulmana, com a ambição de fazer da capital um lugar elevado de conhecimento e transmissão da herança islâmica.

As obras começaram em agosto de 2023, e após 18 meses de construção intensiva, o museu finalmente abre as suas portas na praça localizada entre o Grand Théâtre National e o Musée des Civilisations Noires, no coração da cidade.

Projetado para unir tradição e modernidade, o edifício destaca-se por uma arquitetura inspirada nas grandes civilizações islâmicas.

O museu dispõe de vários espaços interativos e imersivos, incluindo uma galeria permanente dedicada à vida do Profeta Maomé, desde o seu nascimento em Meca até a expansão do islamismo, uma coleção de objetos históricos raros e manuscritos, incluindo escritos antigos, artefatos preciosos e reproduções fiéis de peças pertencentes à era profética, bem como um espaço multimídia onde a realidade virtual mergulha os visitantes nos cenários da Arábia do século VII.

Um centro de pesquisa e documentação dedicado à história e civilização islâmicas, com arquivos digitais acessíveis a acadêmicos e pesquisadores, e uma sala de conferências onde serão organizados colóquios, exibições e exposições temporárias, são outros espaços que o museu oferece.

O museu, inaugurado esta quinta-feira, pretende ser um veículo para o diálogo inter-religioso e a promoção do conhecimento, refletindo o papel que o país sempre desempenhou na transmissão do islamismo na África Ocidental. O objetivo é atrair milhares de visitantes, pesquisadores e fiéis do mundo inteiro, indica a imprensa senegalesa.

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Governo renova programa “Festivais Acessíveis” por mais dois anos

O Governo renovou o programa “Festivais Acessíveis” por mais dois anos, que se mantém assim em vigor até 31 de dezembro de 2026, continuando a distinguir os “festivais que garantam condições de mobilidade, conforto, segurança e autonomia para todos os públicos”. 

O Governo renovou o programa “Festivais Acessíveis” por mais dois anos, que se mantém assim em vigor até 31 de dezembro de 2026, continuando a distinguir os “festivais que garantam condições de mobilidade, conforto, segurança e autonomia para todos os públicos”.

Num comunicado enviado à imprensa, o Turismo de Portugal explica que “os eventos que cumpram os critérios de elegibilidade são distinguidos como “Festival Acessível” e podem candidatar-se ao Prémio “Festival + Acessível”, o qual se materializa num apoio financeiro destinado a melhorar as condições de acessibilidade”.

Para poderem concorrer, os festivais devem submeter a candidatura até três meses antes do evento acontecer, sendo a lista oficial dos “Festivais Acessíveis” divulgada nos canais do Turismo de Portugal e do Instituto Nacional para a Reabilitação.

“Podem candidatar-se ao Programa entidades públicas ou privadas, desde que os festivais tenham uma periodicidade regular ou previsão de continuidade e garantam condições de acessibilidade adequadas”, destaca o Turismo de Portugal, na informação divulgada.

Criado pelo Turismo de Portugal, em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, o programa “Festivais Acessíveis” foi regulamentado em 2022 e “promove uma oferta turística e cultural acessível e diversificada”.

Artes de rua, artes performativas, cinema, literatura, dança, música e teatro são as áreas abrangidas, “contribuindo para a dinamização das economias locais e para a captação de turistas nacionais e internacionais ao longo de todo o ano”.

“O Turismo de Portugal reafirma o compromisso de tornar a cultura e o turismo mais acessíveis, garantindo que todos, sem exceção, possam usufruir da riqueza cultural do país em condições de igualdade. Desta forma, impulsionamos a identidade de Portugal como um destino turístico para todos”, refere Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

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Procura por viagens aéreas cresce 10% em janeiro à boleia do tráfego internacional

A procura por viagens aéreas registou, em janeiro, um aumento de 10%, avança a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), cujos números do primeiro mês do ano mostram que este crescimento foi fortemente impulsionado pela procura internacional, que aumentou 12,4% no mesmo período.

A procura por viagens aéreas registou, em janeiro, um aumento de 10%, avança a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), cujos números do primeiro mês do ano mostram que este crescimento foi fortemente impulsionado pela procura internacional, que aumentou 12,4% no mesmo período.

Os dados da IATA relativos a janeiro de 2025, mostram que a procura aumentou porque também a capacidade total cresceu 7,1% face ao mesmo mês do ano passado, enquanto a ocupação dos voos chegou aos 82,1%, 2,2 ppt acima do registado em mês homólogo de 2024, constituindo “um recorde histórico para janeiro”.

Tal como a capacidade global, também a internacional cresceu em janeiro, num aumento de 8,7% face ao mesmo mês do ano passado, enquanto o load factor dos voos internacionais foi de 82,6%, o que representa uma subida de 2,7 ppt face a janeiro de 2024, o que também representa “um recorde histórico para janeiro”.

Apesar de também ter sido positivo, o desempenho doméstico foi mais fraco, uma vez que, em janeiro, a procura cresceu 6,1%, enquanto a capacidade aumentou 4,5% face ao mesmo mês do ano anterior, tendo o load factor doméstico ficado nos 81,2%, numa subida de 1,2 ppt face a janeiro de 2024, constituindo novamente “um recorde histórico para janeiro”.

“Vimos uma aceleração notável na procura de janeiro, com um desempenho particularmente forte das operadoras sediadas na região da Ásia-Pacífico. Os altos índices de ocupação recordes que acompanham essa forte demanda são mais um lembrete dos problemas persistentes da cadeia de suprimentos no setor aeroespacial”, refere Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Tráfego internacional cresce em todas as regiões

Os dados da IATA mostram ainda que, em janeiro, o tráfego internacional cresceu em todas as regiões do mundo, ainda que a procura tenha sido mais forte na região da Ásia-Pacífico e que, à exceção da Europa e da América do Norte, todos os mercados tenham apresentado uma “forte aceleração em janeiro em comparação a dezembro de 2024”.

Na Ásia-Pacífico, o tráfego internacional registou, em janeiro, um crescimento de 21.8%, enquanto a capacidade subiu 16.5% e o load factor passou para 86.7%, traduzindo um aumento de 3.8 ppt face a janeiro de 2024, com a IATA a destacar que o “tráfego do Nordeste da Ásia foi particularmente forte” no primeiro mês do ano.

Em África, o tráfego internacional também registou um bom desempenho e cresceu 14.9% em janeiro, enquanto a capacidade teve um aumento de 11.2% e o load factor chegou aos 75.9%, subindo 2.4 ppt face a janeiro de 2024.

Na América Latina, o crescimento do tráfego internacional foi de 12.9% em janeiro, com a capacidade a crescer ainda 15.5%, ainda que o load factor tenha descido 1.9 ppt face ao mesmo mês do ano passado, fixando-se nos 84.3%.

No Médio Oriente, houve ainda um aumento de 9,6% no tráfego internacional, que foi acompanhado por um crescimento de 4.4% na capacidade, resultando num load factor de 83.8%, 4.0 ppt acima do mesmo mês de 2024.

A IATA destaca que, no caso do Médio Oriente, os resultados foram “sustentados por um retorno gradual do tráfego em Israel e pelo forte desempenho das transportadoras do Golfo”.

Na Europa, o crescimento do tráfego internacional foi de 8.6% face a janeiro do ano passado, enquanto a capacidade cresceu 6.2% e o load factor aumentou 79.2%, o que indica um aumento de 1.8 ppt face a mês homólogo de 2024.

Já a América do Norte foi a região do globo onde o tráfego aéreo internacional menos cresceu, apresentando um aumento de apenas 3.8% comparativamente a janeiro de 2024, sendo que também a capacidade cresceu apenas 0.6%, ainda que o load factor tenha chegado aos 81.8%, apresentando um aumento de 2.6 ppt face a janeiro do ano passado.

 

 

 

 

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Grupo Pestana lidera como empresa mais responsável ESG no setor do turismo

O Merco publicou, recentemente, o ranking das 100 empresas mais responsáveis em matéria de ESG, em Portugal. Entre a centena de empresas no ranking, há três ligadas ao turismo: Pestana, Vila Galé e TAP.

O Merco, monitor de referência em Portugal, Espanha e América Latina, publicou, recentemente, o ranking das 100 empresas mais responsáveis em matéria de ESG. Este ranking avalia as empresas que, em 2024, melhor cumpriram com os fatores ambientais, sociais e de governança corporativa, dando origem a uma lista geral e outras três específicas, para cada um dos pilares ESG (Ambiental, Social, Governança).

No setor do turismo, o Pestana Hotel Group (PHG) é o primeiro a aparecer na 15.ª posição, fruto de uma subida de seis posições face ao anterior ranking em que ocupava o 21.º lugar.

Mas há outros players do setor do turismo que aparecem neste ranking. Na 85.ª posição está o grupo Vila Galé e no 90.º lugar aparece a TAP.

Na elaboração do Merco Responsabilidade ESG Portugal 2024, participaram 258 executivos de grandes empresas, 28 especialistas em RSC, 47 analistas financeiros, 50 jornalistas de economia e sociedade, 30 membros do Governo, 37 responsáveis de ONG sociais e ambientais, 40 dirigentes sindicais, 38 líderes de associações de consumidores, 37 Social Media Managers e 800 cidadãos (Merco Sociedade).

No que diz respeito às subclassificações ESG (Ambiental, Social, Governança), no “E” de “Environment” – Ambiente, o grupo Pestana aparece em 13.º lugar, sendo o único a aparecer neste ranking de 50 empresas, surgindo novamente na 13.ª posição quando analisada a subclassificação “Social” e em 22.º no que toca à Governança”.

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Nova Edição: Harry Theoharis, candidato a secretário-geral do Turismo da ONU, Local by Clube Viajar, Newblue, Viagens Tempo, Uganda e Tecnologia no Turismo

O ex-ministro do Turismo da Grécia e candidato a secretário-geral do Turismo da ONU (UN Tourism), Harry Theoharis, é capa da última edição do mês de fevereiro do Publituris. Além disso, ainda poderá ler sobre a viagem da Newblue até à Jamaica, que começará uma operação para o destino em junho; Viagens Tempo – Operador Turístico; Local DMC by Clube Viajar; e a estratégia do Uganda para o turismo. O dossier é dedicado à tecnologia no setor do turismo.

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A próxima edição do Publituris faz capa com a entrevista a Harry Theoharis, candidato a secretário-geral do Turismo da ONU (UN Tourism). O ex-ministro do Turismo da Grécia, admite que a experiência que viveu durante os anos da pandemia funcionará como um “espelho” do que poderá e deverá fazer à frente da organização. Segundo Theoharis, neste momento, a Europa turística até tem medo de mencionar a palavra “overtourism”, salientando que “precisamos de olhar para as questões, resolvê-las e geri-las”.

Como indicadores-chave de sucesso pelos quais gostaria de ser avaliado, o candidato a secretário-geral do Turismo da ONU refere que “a esperança é que no final do primeiro mandato vejamos todos os 160 Estados-Membros mais envolvidos, que todos se candidatem a integrar o Conselho Executivo e que todos queiram fazer parte da organização” que, diz, “tem de trabalhar de forma mais transparente, eficiente e relevante”.

Newblue voa até à Jamaica
Foi na fam/presstrip, organizada pela Newblue, que levou agentes top sellers e imprensa à Jamaica, que o Publituris conversou com Duarte Correia, diretor-geral da World2Meet (W2M) em Portugal, que explicou a razão desta aposta no país do Caribe. A operação arranca a 4 de junho e estende-se até outubro.

Viagens Tempo
A Viagens Tempo posiciona-se no mercado “como um operador turístico de proximidade, flexível, cujo foco é dar atenção e ajudar as agências de viagens a concretizar as vendas e crescermos juntos, para além de oferecer programas que vão ao encontro das expectativas do cliente final”. Quem o diz é o diretor do operador turístico, Ricardo Gordo.

Local DMC by Clube Viajar
Na sequência do recente rebranding do departamento de incoming da Clube Viajar, que passou a designar-se Local DMC by Clube Viajar, o Publituris falou com a sua diretora Comercial, Mariana Morais, que nos deu conta dos motivos desta nova identidade. “Este projeto surge como uma evolução estratégica para criar uma marca mais alinhada com o que fazemos e com a forma como queremos posicionar-nos no mercado internacional”, revelou. Um nome e uma identidade visual que “refletem melhor a nossa missão de conectar os nossos clientes às pessoas e cultura de Portugal”.

Uganda
Conhecido como a “Pérola de África” pela sua diversidade, o Uganda veio à Europa dar a conhecer uma oferta turística única e atrair investimento estrangeiro que ajude a desenvolver um setor que tem um vasto potencial e que é visto como estratégico para o crescimento económico do país. Em contrapartida, há vários benefícios fiscais e um mar de oportunidades.

A nova estratégia de desenvolvimento económico do Uganda foi o tema central do 1.º Fórum Económico Uganda-França, que decorreu em Paris, França, a 17 de fevereiro, num evento promovido pela Embaixada do Uganda em França e que, além das empresas francesas, procurou atrair também investimento português e espanhol.

Turismo vira hi-tec
No dossier desta edição, olhamos para a tecnologia no setor do turismo. Se é verdade que a evolução tecnológica tem desempenhado um papel crucial na transformação do setor do turismo nos últimos anos, revolucionando a forma como os serviços são prestados e procurados, melhorando a eficiência operacional das empresas e enriquecendo a experiência do viajante, também é verdade que ainda há muitos updates e upgrades a fazer.

E Se o universo da tecnologia já se vislumbrava como desafiante para todos os setores de atividade, não ficando, naturalmente, o turismo excluído, os próximos tempos, e com a velocidade de criação e inovação existente, palavras como “integração”, “implementação”, “adaptabilidade”, “conexão”, mas também “proximidade”, “planeamento” e “acessibilidade” farão parte do léxico obrigatório do lado das empresas.

Apesar de toda a discussão sobre o avanço tecnológico e a inevitabilidade deste no dia-a-dia de cada um de nós, seja pessoal, profissional ou como viajante, uma coisa é certa: a interação do humano continua e continuará a ser fundamental para o setor do turismo.

Check-in
No “Check-in” desta edição questionámos o Conselho Editorial sobre o impacto que a política externa de Donald Trump poderá ter no turismo em Portugal; o (possível) final da guerra na Ucrânia; a recuperação do longo-curso na Ásia-Pacífico; o contínuo crescimento das regiões turísticas nacionais em termos de hóspedes, dormidas e receitas; qual a região turística nacional com maior potencial de crescimento em 2025; e se a anunciada “Estratégia Turismo 2035” já deveria ter sido apresentada.

Opiniões
As duas opiniões desta última edição de fevereiro pertencem a Francisco Jaime Quesado “economista e gestor) – “A Nova Banca” – e Sílvia Dias (Savoy Signature) – “Inteligência Artificial: Oportunidade, risco ou evolução natural”.

Leia a edição completa aqui

 

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