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Centralmente localizada, em uma região semiárida, num dos mais belos destinos turísticos, a Turquia, tornou-se mundialmente conhecida pelas suas formações rochosas em formato de cone, as mais famosas localizadas no Vale dos Monges, em Goreme, tendo sido baptizadas como “Chaminés das Fadas”, ou “Cidade das Fadas”. Uma das inesquecíveis experiências é a viagem de balão, que nos oferece uma vista divinalmente deslumbrante. Outros pontos de interesse nos são oferecidos:

Casas que remontam á idade do bronze, esculpidas na rocha e mais tarde usadas como lugares seguros, onde se refugiaram as primeiras comunidades cristãs, assim como as famosas cidades subterrâneas, o belíssimo Vale de Ihlara, onde se abrigam várias igrejas, também esculpidas na rocha, embelezadas com frescos sobre a vida de Jesus. São algumas propostas para visitas na Capadócia, a par de uma variadíssima e excelente oferta hoteleira, assim como de restauração.

Castelo Ushisar

Hotel Exdra

Passeio de Balão

Museu ao Ar livre de Goreme

Para não perder.

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Nuno Mota Vargas, Managing Director, e Nídia Gouveia, Sales & Account Director, da Magnet
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Depois de crescer em 2024, Magnet lança plataforma de gestão de grupos até final do mês

Num almoço com a imprensa do trade, no último dia profissional da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, Nuno Mota Vargas, managing diretor da Magnet em Portugal, reconheceu que 2024 foi “um ano de crescimento”, apesar de “uma quebra da tarifa média”. Para breve está o lançamento de uma nova plataforma de gestão de grupos.

Victor Jorge

“2024 foi um bom ano”, revelou Nuno Mota Vargas, managing diretor da Magnet em Portugal, durante um almoço com a imprensa do trade à margem da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, adiantando que “fechámos o ano com um crescimento de 6% em termos de volume e 14% em termos de transações”.

O diretor-geral da Magnet salientou, igualmente “uma quebra de tarifa média”, sobretudo para “destinos com ligações através de companhias como Turkish, Qatar ou Ethiad, o que faz com que em termos de volume termos crescido, mas não crescemos tanto quanto em termos de transações, portanto, um dado bastante positivo”.

Indicando que a aposta na tecnologia se mantém como no passado, Nuno Mota Vargas revelou que o NDC [New Distribution Capability] da TAP já implementado. “Não temos ainda disponível para venda, uma vez que a TAP continua disponível no GDS”, indicando, contudo, que “estamos preparadíssimos para o dia em que o conteúdo da TAP deixar de estar disponível no GDS termos o NDC da TAP disponível para os nossos clientes”.

Até lá a grande novidade passa por uma nova plataforma de gestão de grupos o consolidador disponibilizara aos clientes até ao final do primeiro trimestre deste ano. “Vamos disponibilizar aos clientes uma plataforma que permitirá a gestão de grupos, de pedidos de grupo, tudo centralizado numa plataforma, onde será possível consultar todos os status do grupo, receber notificações sobre intervenções a fazer, seja a introdução de nomes de passageiros ou uma atuação devido a uma alteração de qualquer assunto relativamente ao grupo”. No fundo, afiança o diretor-geral da Magnet “é uma plataforma que vai facilitar muito a vida aos nossos clientes, que vai permitir uma organização muito eficiente do trabalho”.

A fase de teste está, neste momento, a decorrer, admitindo Nuno Mota Vargas estar “muito confiante que a nova plataforma vai deixar uma boa marca no mercado, uma boa diferenciação relativamente à nossa concorrência”.

Até porque, segundo o mesmo, “isto é um negócio simples, e esta nova plataforma não necessitará de qualquer investimento por parte das agências. Será um investimento total da Magnet, já que procuramos sempre soluções equilibradas do ponto de vista comercial e com impacto mínimo nos nossos clientes.”. Por isso, diz, “é um valor acrescentado que vamos dar aos clientes sem que eles tenham de desembolsar qualquer valor”.

Quanto ao número de agências que recorrer aos serviços da Magnet, Nuno Mota Vargas avançou que este “manteve-se mais ou menos nos mesmos números”, até porque, admitiu, “o mercado não cresceu, em termos de agências, e temos tido muita concorrência, sobretudo agora dos grupos de gestão”, reconhecendo que “os grupos de gestão começam a apostar cada vez mais e ter este tipo de ferramentas”.

Contudo, o diretor-geral da Magnet salienta que a empresa se tem “distinguido sempre pelo serviço”, o que justifica os números alcançados no inquérito que a Magnet realiza todos os anos e que indicou níveis de serviços “bastante elevados, em torno dos 93% de 0 a 100 na avaliação dos clientes”. “Considero isto um nível muito alto que se tem mantido ao longo dos anos, o que é um bom sinal”.

Relativamente ao que é pedido à Magnet, o responsável pelo consolidador refere que “o que as agências exigem é serviço, até porque a emissão de bilhetes não é uma ciência de foguetões. Se tudo corresse bem, é uma coisa simples. O problema é quando as coisas correm mal e aí é que o consolidador se tem de distinguir da concorrência. Todos nós sabemos que o serviço é bom ou não quando as coisas correm mal, porque quando correm bem, não há nada a fazer, é igual em todo o lado”.

Mas é este serviço que faz Nuno Mota Vargas a reconhecer que “não justificar-se trabalhar com ferramentas de um grupo de gestão. A ferramenta que temos já é uma bastante forte, reúne o melhor conteúdo do mercado, ou seja, agrega Galileu, Amadeus e NDC, portanto, não há nada mais que possamos acrescentar relativamente a conteúdo à exceção das low cost,”, reconhecendo que estas “possuem características próprias, de venda direta e não de venda intermediada”.

2025 começou, segundo, Nuno Mota Vargas salienta “muito bem”, o que é dizer que “começou bastante forte”, frisando tratar-se de uma ”tendência nova”, já que “antigamente janeiro e fevereiro eram meses fracos. Hoje em dia já não é assim, é exatamente o contrário, são os melhores meses do ano”.

Contudo, se esse crescimento será a dois dígitos, o diretor-geral da Magnet diz ser “difícil de avaliar, porque estamos muito dependentes das tarifas médias. Se as companhias aéreas resolverem baixar ou subir mais preço, isso terá impacto muito grande e muito relevante”.

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Victor Jorge

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Inscrições abertas para o RoadShow das Viagens do Publituris

Já abriram as inscrições para a 10.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris que se realiza nos dias 25, 26 e 27 de março nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa, respetivamente.

Publituris

Já se pode inscrever na 10.ª do RoadShow das Viagens do Publituris, evento que percorre as cidades de Porto, Coimbra e Lisboa.

O arranque da 10.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris acontecerá na cidade do Porto, no dia 25 de março, com o workshop a decorrer no Porto Palácio Hotel.

O segundo dia, 26 de março, terá como palco o Vila Galé, em Coimbra, para o evento terminar no Clube Tazte Secret Spot, no dia 27 de março, em Lisboa.

Para inscrever-se, aceda a https://gr8events.live/130PubliturisRoadShow/

Para esta edição estão confirmadas as seguintes empresas e entidades:

AçorSonho Hotéis
Air Canada
APG Portugal
Avis
Barceló Hotel Group
Be Live Hotels
Bedsonline
Casa de Campo Resort Villas
Civitatis
Consolidador
Europcar
Hotel Continental Angola
Ilha Verde
In Sure Broker
Madeira
Mawdy
MSC Cruzeiros Portugal
Mundomar Cruzeiros
RailClick
Regent Seven Seas Cruises
Republica Dominicana
Royal Air Maroc
SATA Air Azores
Saudi Arabia Tourism Authority
Sixt
Soltrópico
TAAG – Linhas Aéreas de Angola
TAP Air Portugal
The Editory Hotels
Tivoli Estela Golf & Lodges Porto
Transavia
Turismo Alentejo e Ribatejo
Turismo da Gran Canaria
Turismo da Polónia
Turismo de Formentera
Turismo do Centro de Portugal
Turismo do Porto e Norte de Portugal
Turismo Marrocos
Um Mundo de Cruzeiros
United Airlines
Unlock Boutique Hotels
Viajar Tours
Vila Galé
Visit Benidorm – Tourism Board
Wotels

O evento conta com o apoio de: Visit Portugal, Turismo do Centro de Portugal, Turismo do Porto e Norte de Portugal, APAVT, The Editory Hotels, Vila Galé, Tazte, GR8 events, IVU.

Dirigido aos agentes de viagens de todo o país, o evento é uma oportunidade para Operadores Turísticos, Companhias Aéreas, GSA, Cruzeiros, Hotéis e Delegações Oficiais de Turismo mostrarem a sua oferta num evento que potencia o conhecimento, o negócio e o networking.

Além do habitual workshop, a 10.ª edição do Roadshow das Viagens do Publituris terá, também, um programa social, com jantares exclusivos e animação que promovem o networking entre os participantes.

Os workshops decorrem entre as 18h00 e 21h00, seguindo-se os jantares com os agentes de viagem inscritos.

Para qualquer informação, por favor, contacte Margarida Magalhães mmagalhaes@workmedia.pt

Sobre o autorPublituris

Publituris

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Destinos

Madeira trabalha, atualmente, com 54 companhias, 114 aeroportos, 32 países e 139 rotas

O secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, destacou num pequeno-almoço com a imprensa, à margem da BTL 2025, os números que a Região Autónoma atingiu nos últimos 10 anos. Além das 11,7 milhões dormidas e 756 milhões de euros, alcançados em 2024, o também presidente da Associação de Promoção da Madeira (APM) salientou, igualmente, o aumento em 30% do número de pessoas a trabalhar no alojamento.

Victor Jorge

O balanço que Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, fez, num encontro com a imprensa, à margem da BTL 2025, relativamente à última década turística na Madeira é “francamente positiva”. E os números comprovam-no: um crescimento de 67,5% nas dormidas e de 133% nos proveitos totais, chegando, no ano de 2024, aos 756 milhões de euros, correspondendo a uma subida de 133% ao que se registava há 10 anos.

Ou seja, “em 10 anos crescemos mais do dobro em valor relativamente ao crescimento da quantidade. E este é o grande propósito de sustentabilidade deste setor, que é criar valor”.

Uma década a criar valor
E o que se faz com esta criação de valor? “Investe-se nas infraestruturas”, lembrando Eduardo Jesus que, “durante a pandemia, cerca de 96% da oferta hoteleira da Madeira foi intervencionada, modernizou-se, atualizou-se, incorporou tecnologia, recuperou, adaptou-se”.

Contudo, à medida que esta modernização foi feita, Eduardo Jesus lembrou que “simultaneamente olhou-se para as pessoas e a Madeira pode orgulhar-se de, nos últimos 10 anos, os colaboradores do setor do alojamento registarem um aumento do seu poder de compra real em mais 12,6%”.

E isto justifica, segundo o secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira também o “interesse das pessoas trabalharem no setor do alojamento, já que passámos de 6.100 para mais de 8.000 pessoas, o que significa um crescimento de 30%”.

Uma Madeira ligada e tática
Relativamente aos números atuais do turismo, Eduardo Jesus revelou que a Madeira trabalha, atualmente, com 54 companhias aéreas, 114 aeroportos, 32 países e 139 rotas, frisando que “estes quatro indicadores cresceram todos à volta de 40% em 10 anos”.

Não querendo apelidar a apresentação dos números com o fim de um ciclo, mas como um “simples balanço”, frisando que “superamos já os indicadores de 2027”, reconhecendo que esta realidade “poderia acelerar uma tendência para antecipar uma nova estratégia” que, no entanto, admite, “não deve ser alterada, porque a atual continua focada no mais importante que é criar valor”.

Repetindo que “temos de ter uma gestão muito equilibrada sobre o território”, Eduardo Jesus destacou o facto de na atual estratégia se continua a “não permitir a construção de novos hotéis com mais de 80 quartos até 2027”, reconhecendo que se trata de uma forma de gerar valor que permite subir patamares de qualidade e de excelência na oferta, que é o caminho que julgamos neste momento adequado”.

Assim, Eduardo Jesus admite que o trabalho para uma nova estratégia possa vir a ser iniciado “no segundo semestre de 2025” ou seja, um ano e meio antes do final da atual, “tal como fizemos com a que está em vigor”.

E aí, destaque para o trabalho conjunto feito com a Associação de Promoção e a Direção Regional, cujo orçamento foi reforçado e está, atualmente, nos 16 milhões de euros por ano, bem como no trabalho e parcerias com o Observatório de Transporte Aéreo, criado em 2021, e Universidade da Madeira que permitem ter dados que se revelaram e revelam “extraordinariamente importantes”.

“Há uma monitorização permanente da evolução do setor e esse conhecimento do dia-a-dia permite a tomada de decisões, muitas vezes que táticas”. Até porque, disse Eduardo Jesus, “basta uma origem ter um determinado comportamento e temos de reagir”, reconhecendo que “essa não é uma gestão estratégica, é uma gestão tática, é de momento, substituir, apostar ou investir nessa ou noutra origem”.

“Face à instabilidade de alguns mercados, que são chave, este taticismo é essencial”, admitiu Eduardo Jesus.

Certo, no entanto, estão, para o verão IATA, “dois milhões de assentos”, representando um aumento de 18% face a igual período de 2024, indicando ainda Eduardo Jesus que “vamos ter 11 mil frequências”, aqui um crescimento de 14,7%”. E

Quanto a novos voos, o secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira referiu o voo direto de Nova Iorque para a Madeira, três vezes por semana, da United, mas também os voos de Bruxelas, Luton, Bournemouth, Milão, Nantes, Shannon, Edimburgo ou Reiquiavique, operados pela easyJet, Jet2, Ryanair e Play.

Eduardo Jesus destacou ainda a boa performance do mercado polaco que já atingiu o Top 5, com a Europa a representar 97% do incoming, com os restantes 3% a pertencerem aos EUA.

Madeira diz “sim” aos casamentos
“Um reforço na diferenciação com a criação de novos produtos é essencial para colocarmos a Madeira no mapa do turismo”. Por isso, a Madeira trouxe à BTL 2025 um novo produto turístico com o qual pretende “trazer e criar mais valor para a Madeira”.

Esse produto gira à volta do universo ligado aos casamentos, focado no mercado internacional, principalmente no segmento de luxo. “o mercado dos casamentos gera muito valor, não só com os casamentos, mas com as despedidas de solteiros, as cerimónias, as festas”, referiu Sara Marote , diretora executiva da Associação de Promoção.

Assim, o objetivo é ir mostrar este novo produto pelo mundo, até porque, segundo Sara Marote, “não é possível fazer um trabalho como deve ser se não tivermos todos articulados”. Por isso, também foi feito um trabalho de levantamento do que existe, da capacidade de oferta, de forma a “não se defraudar as expectativas”.

Expectativas essas que assentam em trazer para a Madeira casamentos que possui uma maior duração, o que significa mais dormidas, mais gastos, logo mais valor para a comunidade.

Um bom arranque
Bom foi, também o arranque deste ano de 2025, explicando Eduardo Jesus que a Madeira registou o melhor mês de janeiro de sempre, atingindo 50 milhões de euros de proveitos totais.

Ao nível das dormidas, a Madeira contabilizou 780 mil dormidas (+12%), como mercado nacional a crescr 37%, enquanto nos hóspedes o crescimento foi de 11%, a estadia média chegou aos 4,95 dias, e o RevPAR atingiu os 62,9 euros por quarto disponível, correspondendo a um aumento de 24,5% face a período homologo de 2024.

“Antes da pandemia, nunca tínhamos tido um mês em que os proveitos totais do setor atingissem 50 milhões de euros num só um mês” recordando que “o primeiro mês em que isto aconteceu foi em agosto de 22, ainda na pandemia”.

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Transportes

Faro liga-se aos EUA, Finlândia e Islândia

A partir de maio, o Aeroporto Gago Coutinho (Faro) passará a contar com três novas rotas, totalizando 86 rotas, 75 destinos e uma média 821 frequências semanais.

Victor Jorge

Depois de ter registado quase 10 milhões de passageiros (mais concretamente, 9,8 milhões), em 2024, correspondendo a uma evolução de 2% face a 2023, o Aeroporto Gago Coutinho (Faro) prepara-se para, no verão de 2025, ter três novas rotas e três novas companhias.

Assim, a partir de maio, o aeroporto de Faro passa a estar ligado a três novos mercados – EUA, Finlândia e Islândia – com três rotas e três companhia totalmente novas: Nova Iorque (Newark) com a United Airlines; Helsínquia com a Finnair;e Reiquiavique com a Play.

Segundo a ANA Aeroportos de Portugal e a VINCI Airports, “estes resultados reforçam a posição de Portugal como um hub de aviação de referência na Europa e evidenciam o compromisso da ANA e da VINCI Airports com a melhoria contínua da experiência aeroportuária”.

De resto, a ANA refere, em comunicado, que, no verão de 2025, o aeroporto de Faro contará com 86 rotas, 75 destinos e prevê-se, em média, 821 frequências semanais, um acréscimo médio de 8% do número médio de frequências semanais face ao verão homólogo. A conectividade do Algarve passa, assim, a fazer-se a 22 mercados internacionais.

O reforço das ligações com a América do Norte (Canadá e EUA) far-se-á com o primeiro voo para Nova Iorque a 17 de maio.

Além disso, passarão a existir novas ligações a Berlim com a Eurowings; a Bournemouth com a Jet2.com; Londres Luton com a Jet2.com; Zurique com a easyJet; e Bordéus com a easyJet & Transavia.

Mas também haverá um aumento da capacidade nos voos da Edelweiss, entre abril e maio, com a companhia aérea a passar a operar com um A350, enquanto a Air Transat reforça a rota Toronto Faro com +5% de capacidade.

Em termos de frequências semanais, o aeroporto de Faro passa a contar com 147 para Londres, 51 para Dublin, 30 para Paris, 27 para Lisboa, 22 para Amsterdão, 17 para Frankfurt.

Mas não é só nas rotas e frequências que o aeroporto de Faro sofre melhorias. Para suportar o crescimento sustentado do tráfego e garantir padrões operacionais e de qualidade de serviço, a ANA|VINCI Airports está a implementar um programa “robusto de investimentos em infraestrutura e tecnologia (UPGRADE), abrangendo todos os aeroportos sob a sua gestão”.

No caso do aeroporto de Faro, com o intuito de aumentar a área de processamento de passageiros no controlo de fronteira de chegada, foi criada uma nova área de desembarque para chegadas de passageiros cuja origem obrigue a efetuar o controlo de fronteira para entrarem no espaço Schengen. Refira-se ainda a obra de substituição da cobertura, ainda a decorrer, correspondendo a um investimento total na ordem dos 17,3 milhões de euros.

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Victor Jorge

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BTL

Nova edição: Especial BTL 2025, vencedores Trade Awards, TUI, Tour10, Uganda, ATR e Timeless

A última edição do Publituris traz muito para ler. São 112 páginas que têm no Especial dedicado à BTL 2025 o tema principal, com entrevistas a Pedro Braga (diretor-geral da FCE Lisboa – Feiras Congressos e Eventos), José Santos (presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo), Gonçalo Lopes (presidente da Câmara de Leiria), e Niurka Pérez Denis (Turismo de Cuba). Além disso, mostramos os vencedores dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025”, trazemos novidades da TUI e da Tour10, falámos com Eduarda Neves (Portugal Travel Team + Euromic), bem como com Lilly Ajarova (Turismo do Uganda) e viajámos até à Jamaica. A finalizar, Artur Sousa (ATR), revela o que esperar de 2025 e Nuno Costa (Timeless) fala sobre a evolução para o setor de ‘leisure & corporate mobility services’, assim como sobre as novidades para 2025 e sobre os desafios que ameaçam o futuro deste setor.

Publituris

A nova edição do jornal Publituris faz capa com a entrevista ao presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, José Santos. Destino Nacional convidado da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, José Santos, lançou ideia do que será realizado no Alentejo e no Ribatejo para atrair mais turistas nacionais e, principalmente, internacionais. Depois de, em 2024, a região do Alentejo e Ribatejo ter o melhor ano turístico de sempre, José Santos salienta que o Enoturismo, é hoje um porta-estandarte e um produto que une muito o Alentejo e Ribatejo.

Adepto de “melhor em menos mercados”, José Santos salienta que existem preocupações e, além da recuperação dos mercados emissores, é preciso olhar melhor para o ordenamento do território.

Destinos na BTL
Com o destaque da edição a estar na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, além da entrevista a José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e Destino Nacional convidado, o Publituris entrevistou o presidente de Câmara, Gonçalo Lopes, enquanto responsável pelo Município convidado da maior feira de turismo nacional.

O concelho de Leiria oferece uma combinação única de história, cultura e paisagens naturais, proporcionando uma experiência inesquecível a quem visita a região. Com um património riquíssimo, que inclui o emblemático Castelo de Leiria e a beleza serena das praias da região, Leiria convida a descobrir os seus segredos mais bem guardados. A sua oferta cultural diversificada, com festivais de música, teatro e arte, aliada a uma gastronomia autêntica e aos trilhos naturais da Mata Nacional de Leiria, fazem deste território um ponto de encontro entre tradição e modernidade. Daí não ser de estranhar o facto do concelho ser o grande protagonista da 35.ª edição da BTL, na qualidade de Município Convidado.

Já relativamente a Cuba, Destino Internacional convidado da BTL, o grande potencial do mercado português voltou a ficar evidente em 2024 ao subir para o 11.º lugar, entre os primeiros 20 emissores para o país, com a chegada de 33.745 visitantes. Mais uma vez foi o único mercado europeu a crescer, tendo superado o recorde alcançado em 2019. Assim, em entrevista ao Publituris, Niurka Pérez Denis, conselheira de Turismo de Cuba em Espanha e Portugal, dá conta de ações neste mercado considerado estratégico que visam a sua consolidação.

A abrir este especial, contudo, está a conversa com Pedro Braga, diretor-geral da FCE Lisboa – Feiras Congressos e Eventos, que admitiu que a BTL “é um reflexo da boa performance do turismo em Portugal”. Certo é que “não temos mais um metro quadrado disponível”, o que faz com que as próximas edições sejam desafiantes, reconhece Pedro Braga.

Vencedores dos “Portugal Trade Awards 2025”
Esta edição mostra, também, os vencedores dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL2025”. Dos 89 nomeados na 13.ª edição dos prémios, resultaram 15 vencedores, existindo ainda lugar à entrega de um prémio de “Personalidade do Ano”, distinção atribuída diretamente pela redação do Publituris.

TUI Espanha, Portugal e LATAM
Reconhecendo haver sinergias claras entre as operações em Espanha e Portugal e os mercados da América Latina, o Grupo TUI integrou estas regiões sob a liderança de Andrea Pfeiffer, que já as considera de sucesso. “Um dos avanços mais relevantes foi a integração de sistemas, facilitando reservas dinâmicas, personalização de itinerários e acesso a uma rede global de fornecedores. Este modelo fortalece a nossa transformação digital, agilizando os processos para as agências de viagens e para os clientes, alinhando-nos com a nossa estratégia de futuro”, nesta busca, por parte do grupo, de aceleração da sua expansão internacional, afirmou a responsável pelos três mercados, em entrevista que concedeu ao Publituris.

Tour10
A Tour10 é hoje mais do que um “bed bank”, uma vez que, para além de disponibilizar cerca de 500 mil hotéis em mais de 160 países e destinos, também começou a oferecer um conjunto de experiências/atividades que os agentes de viagens podem sugerir aos seus clientes, gerando valor acrescentado. Em Portugal, há vários anos, a empresa está a apostar fortemente, com departamento comercial e no departamento de reservas em Faro, mercado que já gera entre 25% a 30% do total de faturação da empresa.

Portugal Travel Team
Eduarda Neves, CEO da Portugal Travel Team, foi eleita, no início do ano, presidente da Euromic, uma associação global de DMC (Destination Management Companies), assumindo o cargo para um mandato de dois anos. Em entrevista ao Publituris, a empresária explica as estratégias e os desafios que esta associação sem fins lucrativos enfrenta, bem como os objetivos do seu mandato.

Uganda
Em entrevista ao Publituris, Lilly Ajarova, diretora do Turismo do Uganda, descreve um país que conta com uma oferta única, mas que está ainda a dar os primeiros passos no desenvolvimento turístico. Por isso, o número de turistas portugueses que visita o país continua a ser baixo, realidade que o Turismo do Uganda pretende mudar com mais promoção e, de preferência, com investimentos de empresas portuguesas no setor.

Sentir a “vibe” da Jamaica
A convite da Newblue, o Publituris foi conhecer a nova aposta do operador turístico nas Caraíbas. Num país onde reina o Reggae de Bob Marley e a cultura Rastafari, a Jamaica é o quinto maior país insular das Caraíbas. Hotéis novos e/ou renovados, muito mar e natureza, boa gastronomia, são também muitas as experiências que se pode e deve viver. O importante é “feel the vibe, respect and relax”. “Ya man!”.

ATR
No ano passado, a ATR – Atividades Turísticas e Representações passou a representar em Portugal duas novas companhias aéreas, novidades que vieram tornar ainda mais positivo o ano da empresa que, segundo Artur Sousa, Managing Director da ATR, conseguiu fechar “2024 com conquistas importantes”.

Delta no aeroporto de Lisboa
A partir do final deste mês, a Delta Air Lines aumentará a sua capacidade no aeroporto da Portela, em Lisboa, em 30% sem adicionar novos voos. Como é que isto é possível de um dia para o outro num aeroporto saturado e à beira do colapso?

À boleia desta estratégia da Delta, a SkyExpert, empresa de consultoria especializada em aviação, aeroportos e turismo, explora o “delta” de crescimento à disposição de qualquer companhia no dito congestionado” aeroporto de Lisboa.

Timeless
Quando abriu portas, em 2019, a Timeless afirmava-se como “uma ‘alfaiataria’ no mercado dos transportes de luxo”, mas, seis anos depois, a empresa cresceu e muita coisa mudou. Em entrevista ao Publituris, Nuno Costa, CEO da Timeless, fala sobre a evolução para o setor de ‘leisure & corporate mobility services’, assim como sobre as novidades para 2025 e sobre os desafios que ameaçam o futuro deste setor.

Check-in + Pulse Report
Num “Check-in” especial BTL 2025, as questões colocadas ao Conselho Editorial do Publituris têm a maior feira de turismo como foco.

Também a GuestCentric analisa a evolução da procura, performance canais, mercados, evolução do preço médio e expectativas para o mês de março na hotelaria em Portugal.

Opiniões
Para finalizar, as opiniões nesta edição distribuída na BTL 2025, pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) – “O valor do turismo”; Pedro Castro (SkyExpert) – “BTL: Better Tourism…e Cuba?!”; Sílvia Dias (Savoy Signature) – “O valor dos encontros pessoais – Do turismo à diplomacia”; José Siogo Moraes (Sports Ventures) – “Portugal pode ser um gigante do turismo desportivo na Europa”; Sofia Almeida (Universidade Europeia) – “Serão as taxas turísticas uma medida sustentável? Ou um risco para a competitividade dos destinos?”; Teresa Palrão (Universidade Lusófona) – “Empreender no Turismo Industrial: Da Tradição à Inovação”.

Leia a edição aqui.

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“A TAP tem uma imagem muito melhor lá fora do que tem em Portugal, infelizmente”, considera Luís Rodrigues

Com a TAP num processo de privatização, salientando Luís Rodrigues, CEO da companhia aérea, que “neste momento, ninguém está a falar na final da privatização”, mas sim num “adiamento de dois ou três meses”, a realidade é que a TAP é hoje “uma empresa normal, o que não quer dizer perfeita”.

Victor Jorge

Luís Rodrigues; CEO da TAP, enalteceu esta quarta-feira, no decorrer de uma conferência na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, que “temos tido o privilégio, de algum tempo a esta parte, de ter responsáveis governativos pelo turismo, nomeadamente, secretários de Estado do Turismo, que têm construído em cima do que os seus antecessores fizeram, não destruindo o que vinha a ser feito”, considerando essa realidade “fundamental”.

Admitindo ser um “funcionário público”, Luís Rodrigues, frisou que a TAP “foi ou era uma empresa anormal, no sentido em que os salários estavam cortados entre 35 a 50%, a operação funcionava muito mal e abria as noticias todos os dias não pelas melhores razões. Hoje é uma empresa normal. E normal não quer dizer perfeita. Ainda há muita coisa para fazer”.

E perante este cenário, o CEO da TAP admitiu que, “sendo uma empresa normal [a TAP] tem por obrigação ser uma empresa de referência no setor”, indicando que “já o é nalgumas áreas”.

Para Luís Rodrigues, contudo, “a TAP tem uma imagem muito melhor lá fora do que tem em Portugal, infelizmente”.

Quanto ao processo de privatização, e não entrado em detalhes, “o CEO da companhia reconheceu que “o facto de termos de caminhar para uma empresa de excelência é independente da privatização”. Ou seja, “temos obrigação de o fazer mesmo que continue uma empresa pública”. No entanto, reconheceu que “a privatização tende a acelerar isso e facilitar este processo, mas se não acontecer o mundo não vai acabar”.

Até porque, “neste momento ninguém está a falar na final da privatização, mas de um adiamento de dois ou três meses”, destacou.

Quanto ao setor do turismo no geral em Portugal, Luís Rodrigues deixou a mensagem de que “nada se resolve de um dia para o outro, as políticas não podem ser muito diferentes”, já que “temos de olhar mais para aquilo que nos une do que para aquilo que nos separa. O caminho é esse, independentemente do que se possa estar a passar cá fora”.

E a concluir salientou que a TAP “se não conseguir fazer uma boa operação não conseguirá fazer parte deste ecossistema do turismo de valor em Portugal e para o qual devemos estar todos a remar para o mesmo lado”.

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Victor Jorge

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“Lisboa não pode ser uma cidade lowcost”, diz José Luís Arnaut, presidente-adjunto da ATL

José Luís Arnaut, presidente da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), admitiu hoje, durante uma conferência realizada na BTL 2025, que “as [companhias] lowcost são importantes, mas Lisboa não pode ser uma cidade lowcost”, considerando ainda que as taxas turísticas são “necessárias”.

Victor Jorge

Durante CNN Summit, realizada no primeiro dia da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, José Luís Arnaut, presidente-adjunto da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), fez questão de lembrar a importância que o turismo tem para a cidade de Lisboa, referindo que o “PIB direto do Turismo em Lisboa é 13% e 37% indireto”, admitindo, ao contrário do que disse Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que o Turismo “não é um problema para a cidade de Lisboa”.

Por isso, frisou, “a aceitação do turismo é fundamental, porque é essencial para a economia”, considerando, no entanto, que “sem regulação vamos para o desastre”.

Quanto ao fluxo turístico que a cidade de Lisboa recebe, Arnaut referiu que “chega via aérea”, destacando o mercado dos EUA e o aumento dos voos do outro lado para o Atlântico para a capital portuguesa.

Fazendo referência ao trabalho que for feito anteriormente pela TAP com o mercado norte-americano e continuado “e bem” pela atual administração, José Luís Arnaut frisou que “será um mercado com grande procura, apesar da instabilidade política e volatilidade vivida pelo país”. De resto, explicou que “esse crescimento do mercado dos EUA é “fundamental para potenciar o crescimento da TAP e o crescimento do turismo em Portugal”.

Defendendo ainda que as taxas turísticas são “necessárias”, José Luís Arnaut considerou ainda que “nunca deixou de vir um turista a Lisboa por causa da taxa turística”.

O presidente-adjunto da ATL admitiu ainda que “as [companhias] lowcost são importantes, mas Lisboa não pode ser uma cidade lowcost”. E justificou esta ideia com os valores que os turistas deixam, em média, em Lisboa, 316 euros por dia, contra os 309 euros a nível nacional referindo o também presidente do Conselho de Administração da ANA – Aeroportos de Portugal, que “hoje chegam a Lisboa 15 voos diários dos EUA” e, por isso, “é uma realidade nova”, detalhou José Luís Arnaut.

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Estão entregues os “Portugal Trade Awards 2025”. “Personalidade do Ano” é Jorge Rebelo de Almeida

Foram entregues esta quarta-feira, 12 de março, os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025”. No total, foram 15 premiados, com a “Personalidade do Ano” a ser Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé.

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Dos 89 nomeados para a 13.ª edição dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025”, o jornal Publituris entregou, no primeiro dia da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, a 12 de março, prémios aos 15 vencedores.

Assim, os vencedores desta 13.ª edição foram:

Melhor Operador Turístico – Solférias
Melhor Agência Corporativa – Cosmos
Melhor Consolidador – Consolidador.com
Melhor DMC – Abreu Events
Melhor Distribuidor B2B – Abreu Online
Melhor GSA Aviação – ATR
Melhor Sistema Global de Distribuição – Travelport
Melhor Empresa de Gestão Hoteleira – Unlock Boutique Hotels
Melhor Empresa de Software de Gestão Hoteleira – Newhotel
Melhor Startup – Try Portugal
Melhor Consultoria e Assessoria em Turismo – Neoturis
Melhor Formação Turismo – Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Melhor Parceiro Segurador – SGS
Melhor Empresa de Organização de Eventos – GR8 events
Melhor Venue para Eventos e Congressos – MEO Arena

O prémio de “Personalidade do Ano”, atribuído diretamente pela redação do Publituris, foi entregue a Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé.

Como sempre, os vencedores resultam de uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do jornal do Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária (10%).

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Madeira é novamente “Destino Preferido Nacional 2025” da APAVT

Foi durante a manhã do primeiro dia da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025 que a APAVT anunciou a Madeira como “Destino Preferido Nacional 2025 da associação.

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A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) anunciou no primeiro dia da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, após um encontro entre o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, o Turismo Regional da Madeira, e Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, a nomeação da Madeira, uma vez mais, como “Destino Preferido Nacional 2025 da APAVT”.

A parceria da APAVT com a Madeira tem sido marcada por uma “colaboração estreita, focada em promover o destino de forma eficaz e inovadora”, refere a APAVT, em comunicado. A região, que já foi “Destino Preferido” em 2016, 2020 e 2021, assume, mais uma vez, esta posição de destaque para o ano de 2025, refletindo a confiança dos agentes de viagens e operadores turísticos na sua oferta.

“A Madeira continua a ser um destino-chave para o setor turístico português, com um esforço contínuo na melhoria da oferta turística”, salientando a associação liderada por Pedro Costa Ferreira que, “com o apoio permanente da APAVT e dos agentes de viagens e operadores turísticos nacionais, este novo título vem reforçar este posicionamento de sucesso no turismo nacional”.

Miguel Albuquerque, destacou o trabalho constante e importante que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos anos com a APAVT, admitindo que a associação “tem sido um parceiro fundamental no desenvolvimento do setor turístico nacional e, sobretudo, regional”.

O presidente do Governo Regional da Madeira recordou ainda que “que este setor se baseia num trabalho participado por muitas pessoas e entidades, e é neste esforço conjunto que se consegue crescer de forma sustentada. Ser uma vez mais o destino preferido da APAVT é, não só uma honra e um privilégio, mas sobretudo uma grande responsabilidade, tendo em conta a importância crescente do mercado nacional para o arquipélago”.

Do lado da APAVT, Pedro Costa Ferreira enalteceu o facto da associação trabalhar com a Madeira, ao longo destes últimos anos, de forma “próxima, cúmplice e atingido excelentes resultados”, concluindo que “a Madeira é um exemplo de boas práticas de gestão do território e de relacionamento com os agentes de viagens”.

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Cuba atravessa tempos difíceis, mas de confiança nos atributos do destino

“Tenho, pessoalmente, uma dívida para com o mercado português, porque ainda fazemos pouco e poderíamos contribuir muito mais”, reconheceu Niurka Pérez Denis, conselheira de Turismo de Cuba em Espanha e Portugal, país que, nesta edição da BTL 2025, ostenta o título de “Destino Internacional Convidado”.

tagsCuba

O seu grande potencial do mercado português voltou a ficar evidente em 2024 ao subir para o 11.º lugar, entre os primeiros 20 emissores para Cuba, com a chegada de 33.745 visitantes. Mais uma vez foi o único mercado europeu a crescer, tendo superado o recorde alcançado em 2019. Assim, em entrevista ao Publituris, Niurka Pérez Denis, conselheira de Turismo de Cuba em Espanha e Portugal, dá conta de ações neste mercado considerado estratégico que visam a sua consolidação.

Qual é a importância do mercado português para Cuba?
Este mercado continua a ser estratégico para o país e a nossa intenção é continuar a fortalece-lo, por isso não podemos deixar de estar na BTL; porém, não basta que as quatro letras que dão nome à nossa ilha, ÚNICA como a define a sua campanha promocional, o abracem todos os anos à entrada do Pavilhão, mas é o momento ideal para Cuba ser o “Destino Internacional Convidado” da BTL 2025.

Promover o aumento do investimento estrangeiro, incentivar a exportação de serviços, continuar a fortalecer o marketing do destino, mostrando os seus pontos fortes e benefícios, bem como os produtos e serviços oferecidos aos viajantes que escolhem a ilha para as suas férias e a possibilidade de fechar novos negócios, é o nosso interesse na BTL 2025 junto do mercado português.

Como tem evoluído o mercado português nos últimos anos, e no ano passado?
Sempre achamos este mercado muito interessante, agradecido e que ama muito Cuba. Tenho, pessoalmente, uma dívida para com o mercado português porque ainda fazemos pouco e poderíamos contribuir muito mais.

O mercado português apresentou tendências positivas para o destino Cuba em 2023, estando entre os principais emissores de turistas para o arquipélago, sendo o único mercado europeu que está em crescimento. O seu grande potencial voltou a ficar evidente em 2024 ao subir para o 11.º lugar, entre os primeiros 20 emissores para Cuba, com a chegada de 33.745 visitantes, é mais uma vez o único mercado europeu que está a crescer e supera o recorde alcançado em 2019.

Qual tem sido a vossa promoção neste mercado, sabendo que não havendo voos diretos, apenas operações charters no verão?
Entre as ações que têm contribuído para estes resultados destaca-se a primeira edição da Bolsa Turística de Destinos Cuba 2024 realizada, em maio, em Albufeira, evento dedicado a profissionais do turismo com alcance internacional que reuniu diferentes atores do setor de Portugal e Espanha, com resultados muito positivos e onde a música cubana, a comida típica da região, as danças típicas e o calor do cubano, fizeram com que todos os que nos acompanhassem se apaixonassem. De salientar ainda o XIV Fórum Portugal/América Latina patrocinado pelo Instituto para a Promoção da América Latina e das Caraíbas (IPDAL), realizado em Lisboa em 2023 e no qual Cuba foi o país convidado.

Da mesma forma, após o estrondoso sucesso da I Macro Convenção Internacional do grupo DIT Gestión em 2023, os agentes associados tiveram mais uma vez a oportunidade de desfrutar de uma experiência única num destino tão impressionante como Cuba. Esta II Macro Convenção nada teve a ver com a homónima de 2023, e a agenda deste ano permitiu aos agentes explorar outras zonas emblemáticas da ilha. Tendo em conta que tanto Portugal como Espanha figuram na lista dos principais mercados emissores de turistas durante o verão, reuniram-se cerca de 300 operadores turísticos de ambos os mercados.

Um programa versátil aguardava os participantes, pois contemplou ações de aperfeiçoamento profissional especializado, formação de operadores turísticos e formação com os produtos turísticos que atualmente se comercializam no destino, visitas a locais de interesse em Holguín, e também em Santiago de Cuba e Guantánamo, bem como sessões de trabalho e workshops com fornecedores locais e demonstrações culinárias, entre outros; contribuindo assim para o estabelecimento de alianças, troca de ideias e experiências para a comercialização dos produtos turísticos do leste de Cuba, das suas belezas naturais e da sua impressionante cultura.

Novas rotas aéreas diretas de Lisboa para Cuba através das companhias aéreas Iberojet e World2Fly facilitaram a chegada de turistas portugueses a Varadero, principal estância turística do arquipélago caribenho, durante o verão de 2023 e em 2024 foram expandidas para destinos como Cayo Santa María e Jardines del Rey.

Entretanto, durante o resto do ano o acesso via Madrid é mantido com outras companhias aéreas como a Iberia e a AirEuropa, e a recém incorporada, AirChina.

 

Continua a ser uma tarefa pendente para mim e para o destino, conseguir uma ligação direta de Portugal a Havana através de um voo regular que ligue os dois países durante todo o ano, para isso continuaremos a insistir com a companhia aérea TAP

 

Previsão de 2,6 milhões de visitantes em 2025
De que forma Cuba tem vindo a explicar aos mercados, nomeadamente, o português, as dificuldades que o país tem atravessado?
O cenário de Cuba é muito diferente de outros destinos caribenhos, marcado pelo intensificado bloqueio económico, comercial e financeiro que nos é imposto pelos Estados Unidos; com novas medidas que dificultam o comércio internacional, a proibição de atividades de cruzeiros – de e para Cuba -, restrições de viagens para cidadãos norte-americanos, a inclusão injusta do nosso país na lista de países patrocinadores do terrorismo, a perseguição financeira e uma agressiva campanha mediática contra a ilha, constituem travões indiscutíveis para a economia cubana, e consequentemente, também para o turismo.

Como resultado da inclusão na lista de Patrocinadores Estatais do Terrorismo, um viajante que visita Cuba não é elegível para participar do Sistema Eletrónico de Autorização de Viagem (ESTA) e deve solicitar um visto para entrar nos Estados Unidos.

Em tempos tão difíceis, não só para Cuba, mas para o mundo, continuamos empenhados em desenvolver a nossa infraestrutura turística, oferecendo um produto turístico de excelência, próspero e sustentável; mostrar ao mundo as belezas inigualáveis desta ilha e a hospitalidade das suas gentes, um destino turístico excecional que oferece experiências únicas, repletas de história, cultura e tradição.

Para este ano, Cuba espera atingir 2,6 milhões de visitantes, valor que ultrapassará entre 11% e 12% o alcançado em 2024, e Portugal, enquanto mercado emissor, deve continuar a crescer, contribuindo para este valor.

No feedback com operadores turísticos, agências de viagens e cliente final, o atributo mais bem avaliado é a segurança do destino, que diferencia Cuba dos demais destinos da região caribenha, e continuará a ser uma força com a qual tocaremos todos os corações.

E para demonstrar que não há adversidade que pare, em novembro passado Cuba sediou o XV Congresso Internacional da Federação de Jornalistas e Escritores de Turismo (FEPET), que contou com a presença de 50 profissionais de informação turística das 140 filiadas e que tiveram a oportunidade de visitar destinos como Havana, Pinar del Río, Trinidad, Cienfuegos e Varadero. O papel da imprensa é fundamental para fazer brilhar esta indústria em Cuba.

O que é que Cuba, em termos de produtos turísticos, pretende oferecer ao mercado português para além de sol e praia?
Cuba como destino turístico tem múltiplos atrativos para oferecer ao visitante e nesta importante feira apresenta-se com uma rede hoteleira renovada com aderência às modernas tecnologias, respeito e preservação do meio ambiente, a economia circular, incorporando conceitos de reutilizar, reciclar, reduzir, num design de aproveitamento máximo de recursos; que no final de novembro já contava com 84.156 quartos, dos quais 74,4% são de 4 e 5 estrelas, e a presença na gestão hoteleira de 20 cadeias estrangeiras de reconhecimento internacional, das quais nove são espanholas, e a cadeia Vila Galé Hotéis, que iniciou no ano passado a gestão do seu primeiro hotel em Cuba, no complexo turístico Jardines del Rey.

Continuamos a trabalhar na diversificação da oferta turística, assente no desenho de experiências inovadoras em modalidades como o turismo de natureza e rural, o agroturismo e de aventura, o turismo cultural e histórico-patrimonial, acessível e inclusivo, a realização de eventos e incentivos, a organização de eventos com a comunidade LGBTI e o turismo de saúde, que têm um grande potencial de desenvolvimento do país, e que nos permitem mostrar Cuba como um destino diversificado e único, um destino que tem muito para oferecer para além das suas praias de reconhecimento internacional.

A oferta turística não hoteleira continua a fortalecer-se, estreitando ainda mais os nossos laços com as instituições culturais para a oferta do património cultural e arquitetónico cubano, para que não só constituam um complemento ao consolidado destino de sol e praia, mas também um motivo de viagem.

A captação de novas agências especializadas em eventos corporativos, organização de casamentos, turismo estudantil, turismo de bem-estar, trekking, eventos desportivos, academias de dança, programas gastronómicos, clubes de charutos, entre outros, num mercado como este com elevado potencial para desenvolver estas modalidades, será também o objetivo da delegação cubana nesta importante feira e fará parte dos nossos esforços para continuar a mostrar que também aspiramos a tornar-nos um destino preferencial na região latino-americana e nas Caraíbas, para o segmento MICE.

A expansão das ligações turísticas nos diferentes mercados com a inserção de novos operadores turísticos e agências de viagens, as ofertas do setor não estatal, os programas turísticos, combinados e de excursões e a renovação do produto “Circuito”, também continuam a distinguir-nos dos restantes destinos das Caraíbas.

Como é que Cuba se tem relacionado com a rede de distribuição turística em Portugal? E voos diretos, vai haver? A TA P é uma hipótese?
Agradecemos sempre aos operadores turísticos, agências de viagens, companhias aéreas, empresários, meios de comunicação e cadeias hoteleiras de Espanha e Portugal, todos eles nos acompanharam ao longo destes anos no compromisso com o turismo cubano, e também estarão connosco nestas jornadas de feira para lhes mostrar o que temos para oferecer, os principais atrativos, novidades e potencialidades do destino.

Continua a ser uma tarefa pendente para mim e para o destino, conseguir uma ligação direta de Portugal a Havana através de um voo regular que ligue os dois países durante todo o ano, para isso continuaremos a insistir com a companhia aérea TAP.

Proporcionar experiências autênticas
Quem procura Cuba a nível internacional? Que segmentos procuram?
Como sabemos, as preferências dos viajantes evoluem, adaptando-se às tendências emergentes e às novas formas de explorar o mundo. Neste âmbito foram identificadas as principais correntes que irão redefinir a forma como caminharemos através de uma abordagem baseada na sustentabilidade e na procura de experiências personalizadas, tendências que prometem transformar o turismo e oferecer opções inovadoras para cada tipo de viajante com um compromisso mais consciente, sustentável e tecnológico.

Os viajantes procurarão cada vez mais experiências autênticas, equilibrando conforto, bem-estar e um impacto positivo nos destinos que visitam, neste sentido o produto turístico cubano convida-os a viajar com propósito, responsabilidade, novas facilidades digitais para o viajante e ampla implantação de tecnologia.

O nosso portfólio inclui ofertas adaptadas para satisfazer todos os segmentos de clientes e mostrar aos visitantes a beleza e a diversidade de Cuba, um destino turístico que oferece experiências únicas e diferentes, cheias de história, cultura e tradição, num ambiente alegre rodeado de música e dança, o que nos permitirá alcançar o posicionamento como um destino líder para o turismo experiencial.

Hoje, mais do que nunca, a cultura é uma motivação para viajar e desfrutar do turismo musical e cultural, conhecendo os costumes e tradições locais. A cultura de Cuba é uma das suas características mais distintivas e um dos seus grandes potenciais. Múltiplas manifestações artísticas, figuras de renome mundial e espaços culturais fazem da maior das Antilhas uma das ilhas com maior diversidade cultural das Caraíbas.

À disposição dos visitantes temos uma extensa rede de emblemáticos teatros, catedrais, museus e galerias; centros noturnos e recreativos, onde poderá desfrutar das mais diversas manifestações culturais e ao mesmo tempo dançar ao ritmo de uma Cuba essencialmente dançante e sonora.

Cuba possui nove sítios declarados Património Cultural da Humanidade, incluindo cidades como Havana, Cienfuegos, Camagüey, Trinidad, Vale de Viñales, entre outras. Por outro lado, a ascensão da Inteligência Artificial e das redes sociais irão inspirar o planeamento das viagens, cerca de 40% dos viajantes afirmam que utilizarão a IA, e 47% continuarão a sua pesquisa através das redes sociais, portanto, a implementação de um plano de marketing que reforce a visibilidade do destino Cuba e o seu potencial de forma diversificada e responsável será estratégico.

A partir de agora iniciaremos ações que visam promover o verão, época em que mais de 76% dos viajantes portugueses continuam a preferir para as suas férias em destinos turísticos como o nosso que lhes oferecem pleno usufruto, um clima ótimo e um turismo cada vez mais sustentável e comprometido com o ambiente.

Como está a correr a campanha de promoção turística “ÚNICA”, que mostra a autenticidade do turismo cubano? O mercado internacional acredita no destino ou é preciso fazer mais?
Cuba tem o privilégio de que um dos valores mais lembrados pelos turistas é a “gentileza do seu povo” e é precisamente o valor intangível que queremos refletir na nossa campanha de promoção turística e que por sua vez convida a descobrir a ilha precisamente pela mão do seu povo, uma ilha que depois de visitá-la, os viajantes manterão para sempre uma marca indelével na sua memória. Cuba também, pelas suas características e peculiaridades, oferece uma gama de atributos que só podemos encontrar juntos neste país maravilhoso, as experiências, as aventuras, a sua natureza e as suas paisagens, a limpeza das suas praias e o ar puro que se respira são ÚNICOS. Durante os anos de 2023 e 2024, o destino recebeu diversos reconhecimentos internacionais.

Assim, no meio de importantes esforços para promover vínculos económico-comerciais com os diferentes mercados emissores a Cuba, chega a 43.ª edição da Feira Internacional de Turismo, FIT Cuba 2025.

Este evento profissional mais importante da indústria turística cubana, este ano acontecerá de 30 de abril a 3 de maio em Havana, no Complexo Morro – Cabaña, e será dedicado à República Popular da China como país convidado de honra, e exibirá como produto as tradições das Grandes Antilhas.

O eVisa para entrar em Cuba tem vindo a dar frutos?
Para facilitar a conectividade à Internet, contamos com a CubacelTur, uma linha telefónica temporária, com ciclo de vida de 30 dias, que pode ser comercializada por operadoras de turismo, agências de viagens, redes hoteleiras, mediante contratação em grupo, proporcionando ao cliente um estilo de vida bleisure.

Da mesma forma, no compromisso com a transformação digital do destino, outro passo importante foi a implementação gradual do visto eletrónico que vem sendo realizado pelo Ministério das Relações Exteriores de Cuba desde 6 de maio de 2024. Esta medida vem substituindo gradualmente o cartão turístico e tem como objetivo facilitar o fluxo de visitantes estrangeiros ao nosso país.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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