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Polónia sofre queda de 14% nos turistas portugueses devido à guerra na Ucrânia

Agata Witoslawska, diretora do Turismo da Polónia, considera que, para contrariar o receio que os turistas portugueses possam ter da guerra, é preciso trabalhar para dar a conhecer a Polónia em Portugal e mostrar que a vida no país “continua normal”, pois o conflito está “muito distante” do território polaco.

Inês de Matos
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Polónia sofre queda de 14% nos turistas portugueses devido à guerra na Ucrânia

Agata Witoslawska, diretora do Turismo da Polónia, considera que, para contrariar o receio que os turistas portugueses possam ter da guerra, é preciso trabalhar para dar a conhecer a Polónia em Portugal e mostrar que a vida no país “continua normal”, pois o conflito está “muito distante” do território polaco.

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Apesar de estar distante, a guerra na Ucrânia ditou um decréscimo das visitas dos turistas portugueses à Polónia, admitiu esta quarta-feira, 19 de fevereiro, Agata Witoslawska, diretora do Turismo da Polónia, que considera que, para contrariar esta realidade, é preciso trabalhar para dar a conhecer a Polónia em Portugal e mostrar que a guerra está “muito distante” do território polaco.

“Precisamos de recuperar quase 14% dos turistas portugueses que visitavam a Polónia. Imagino que, para os portugueses, a guerra na Ucrânia não é uma situação muito confortável, principalmente se tivermos em conta que Portugal não vive uma situação de guerra há mais de 200 anos”, começou por admitir a responsável em conversa com os jornalistas, à margem de um workshop que o Turismo da Polónia voltou a promover em Lisboa.

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Segundo Agata Witoslawska, em 2019, a Polónia tinha recebido cerca de 71 mil turistas portugueses, número que baixou 14% no ano passado, numa descida que a responsável atribui ao facto dos portugueses terem receio do conflito armado, apesar da vida na Polónia “continuar normal” e das hostilidades decorrerem numa zona da Ucrânia que fica longe da Polónia.

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“Acredito que para os portugueses seja horrível ter uma guerra tão próxima da Polónia. Mas, se olharmos para o mapa, percebemos que a Ucrânia é um país muito grande e que a zona de Donetsk, onde o conflito realmente está a acontecer, fica muito longe da Polónia.  Mesmo assim, consigo perceber que os portugueses tenham algum receio”, acrescentou.

A responsável do Turismo da Polónia diz, no entanto, que tem havido alguma recuperação por parte do mercado português, ainda que a um ritmo mais lento do que o verificado, por exemplo, em Espanha.

“O turismo português na Polónia está a recuperar, é uma recuperação mais lenta do que, por exemplo, apresenta Espanha. Em Espanha, temos um decréscimo de apenas 10% comparativamente aos números dos espanhóis que visitaram a Polónia em 2019. Em Portugal, temos muito trabalho ainda para fazer, mas também acredito que temos de estar mais presentes no mercado”, explicou, referindo, por isso, que o Turismo da Polónia planeia realizar mais eventos B2B em Portugal, tendo já garantida a presença na próxima edição da BTL e com brochuras em português.

Agata Witoslawska diz que fundamentais para essa recuperação são também os voos que a LOT abriu recentemente entre Lisboa e Varsóvia, que passam a ligações diárias no final deste mês e que, segundo a responsável, devem ajudar à desejada recuperação, uma vez que, sublinhou a responsável, “sem os voos, a Polónia não é um destino competitivo”.

Este ano, o Turismo da Polónia pretende promover, essencialmente, os mercados de Natal que são uma tradição no país e que os turistas também apreciam, estando previsto o lançamento de pacotes específicos para este fim, assim como no âmbito do Turismo Ativo e dos City-Breaks, de forma a aproveitar também os dois voos diários que passaram a existir, já que o voo diário da LOT se juntou aos voos que a TAP já operava diariamente para o destino.

 

 

 

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Prémios

Votações para os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025” terminam hoje

As votações para os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025” terminam esta sexta-feira, dia 21 de fevereiro.

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As votações para a 13.ª edição dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025” terminam esta sexta-feira, dia 21 de fevereiro.

Com 89 nomeados, as 15 categorias são:
Melhor Operador Turístico
Melhor Agência Corporativa
Melhor Consolidador
Melhor DMC
Melhor Distribuidor B2B
Melhor GSA Aviação
Melhor Sistema Global de Distribuição
Melhor Empresa de Gestão Hoteleira
Melhor Empresa de Software de Gestão Hoteleira
Melhor Startup
Melhor Consultoria e Assessoria em Turismo
Melhor Formação Turismo
Melhor Parceiro Segurador
Melhor Empresa de Organização de Eventos
Melhor Venue para Eventos e Congressos

Poderá votar até ao final do dia de hoje em https://premios.publituris.pt/trade/2025/

Como sempre, os vencedores resultam de uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do jornal do Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária (10%).

O prémio de “Personalidade do Ano” é atribuído diretamente pela redação do Publituris.

Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 12 de março de 2025, a partir das 11h00 na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, em Lisboa.

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Lusanova 2025: Aumentar diversidade e consolidar especialização em destinos estratégicos

Em 2025, a Lusanova vai manter “a nossa estratégia que até agora tem tido de sucesso, e não temos tido razão para a alterar, que é ir aumentando a nossa diversidade em novos destinos e consolidando a especialização em destinos que consideramos estratégicos”, revelou, esta quinta-feira, o diretor Operacional do operador turístico, Tiago Encarnação, e que deu conta das grandes novidades para este ano.

Como é já do conhecimento do mercado, a Lusanova divide a sua programação em três grandes grupos, e em 2025, não será exceção. No que diz respeito aos circuitos regulares com partidas garantidas para a Europa que incluem os Circuitos Ibéricos, o operador turístico, segundo o seu diretor Operacional, Tiago Encarnação, que falava aos jornalistas, esta quinta-feira, em Lisboa, “neste grande grupo aumentámos mais três itinerários para Itália: Lagos do Norte com Bernina Express, com parte comboio, seis dias; Os Segredos da Calábria, sete dias; e Milão, Ligúria e Cinque Terra, seis dias”.

Também há um aumento de circuitos para a Albânia, “uma aposta da nossa parte para este ano: Albânia com Montenegro: Albânia com Macedónia e Bulgária; Albânia com Macedónia do Norte e Grécia”, enquanto “vamos manter a programação do Mediterrâneo: Sicília, Malta, Turquia, Chipre e Grécia, que também nos caracteriza”, disse o responsável.

Açores e Madeira, segundo Tiago Encarnação, “vamos manter a programação normal, sendo que este ano os pacotes são mais dinâmicos, o que quer dizer que os agentes de viagens podem personalizar ainda mais as experiências que os seus clientes podem ter em cada um destes destinos, duas regiões que, na Lusanova, tem um catálogo à parte”.

Ao nível dos Grandes Destinos, que é outro grupo da programação da Lusanova, “aumentámos este ano destinos para o Sudoeste Asiático, tendo introduzido a Indonésia, Malásia e Singapura, com componente praia, mais dois circuitos só Malásia. Na Indonésia, Bali, tem circuito de quatro dias com opção de escolher praia de três a sete dias, bem como Java e Bali, de 13 dias, que inclui circuito de oito dias e possibilidade de juntar praia”, destacou o diretor Operacional do operador turístico.

Além disso, “continuamos a especialização nos destinos que já nos caraterizam, como Marrocos, Egito, Índia, Tailândia, Vietnam, Camboja, Canadá, Dubai, Japão e Brasil vão ter mais itinerários e continuar esta dedicação às Praias do Índico e Safaris que têm dado um bom resultado, uma aposta que deve ser continuada, revelou o responsável.

O terceiro grupo de destinos, em grupo, a Lusanova Plus, a Lusanova apresenta, este ano, um catálogo único inclui não só os circuitos em grupo para a Europa e para os Grandes Destinos, como “o que chamamos os Circuitos Ibéricos Temáticos em Espanha e Portugal, porque têm todos as mesmas caraterísticas: viagens com maior acompanhamento, mais calmas, guia e mais serviços incluídos”.

Quanto à procura nestes dois primeiros meses de 2025, “estamos neste momento a ter crescimentos de 5 a 10%, e a manter-se esta tendência, poderemos continuar a crescer, este ano, ao mesmo nível de 2024”, ressalvou Tiago Encarnação, para sublinhar que o objetivo “é crescer consolidadamente, ao mesmo ritmo, ano após ano. Não somos de grandes aventuras, nem de grandes passos em frente, mas com os pés bem assentes na terra”.

Entre os destinos que se destacam neste momento em termos de reservas, “Japão, com quatro circuitos, continua a ter bastante procura, bem como a Islândia, agora vamos ver o resto”. Sobre o Japão, Tiago Encarnação lembrou ainda um circuito Lusanova Plus que inclui a Expo de Osaka 2025.

A Lusanova tem já na rua mais de 90% da sua programação para este ano. “Nos próximos meses é capaz de sair mais alguns circuitos que ainda estão em negociação, mas o grosso, o mais importante, e aquilo que nos vai caraterizar este ano já está tudo lançado, carregado no site e para venda”, disse, defendendo que “nos Circuitos Europeus, acredito que somos o operador turístico com mais oferta, com partidas garantidas, guia em português. São mais de 100, com uma média de 10 a 15 saídas por circuito”.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Lusanova operador turístico cresceu 15% em 2024

“2024 foi um bom ano”, apontou o diretor Operacional da Lusanova, Tiago Encarnação, para avançar que o grupo cresceu 10% face a 2023, com uma faturação previsível um pouco acima dos 30 milhões de euros, enquanto só o operador turístico teve um crescimento de 15%, “um resultado espectável”, disse.

Em jeito de balanço de 2024 do conjunto de produtos que programa, à margem da festa que a Lusanova promoveu, esta quinta-feira, num restaurante em Lisboa, e que reuniu agentes de viagens e parceiros, onde foram apresentadas de forma informal as novidades da programação do operador turístico para 2025, Tiago Encarnação, disse aos jornalistas que “tivemos crescimento ao nível dos Circuitos Europeus, Açores e Madeira subiram 20%, com uma forte procura para os Açores, enquanto a Madeira consolidou-se, assim como os Circuitos Ibéricos”.

O diretor Operacional da Lusanova explicou que, em relação aos Circuitos Europeus “continuámos a crescer ao nível dos 10%, mesmo nos destinos mais tradicionais e consolidados, como Itália, Benelux e Capitais da Europa Central, mas onde houve aumentos mais significativos foram nas Ilhas Britânicas. De facto, o Reino Unido e a Irlanda tiveram bastante procura no mercado português”, para acrescentar que a Escandinávia, Islândia, Báltico e Balcãs também tiveram bastante procura, e a nível do Mediterrâneo, referiu Malta, Grécia e Turquia.

No que diz respeito aos Grandes Destinos, “que alavancou mais os resultados da Lusanova”, segundo Tiago Encarnação, “de destacar a Índia/Sri Lanka que retomámos os níveis de 2019, que face a 2023 cresceu mais, e o Sudoeste Asiático (Tailândia, Vietnam e Camboja) que teve melhor performance em número de reservas. O Japão foi uma grande surpresa, com muita procura o ano passado, assim como a China”.

Em relação aos destinos de proximidade, o Egito e Marrocos assistiu-se, segundo o responsável do operador turístico, “a uma consolidação da procura”, mas salientou que “houve um dado importante que foram as Praias do Índico e os Safaris onde a Lusanova, enquanto operador turístico não tem tanta experiência como os destinos culturais, houve igualmente uma subida da procura para o continente americano”, apontou, lembrando que todos os dados revelados diziam respeito a individuais.

No que se refere a grupos privados, “os pedidos das agências de viagens cresceram, e acho que tem a ver também com a reestruturação que, depois da pandemia, fizemos no departamento de grupos e que, ano após ano tem vindo a mostrar resultados porque as agências de viagens cada vez mais nos procuram a nível de orçamentos”, ressalvou.

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Alojamento

Sónia Machado junta-se ao Domes Lake Algarve como Golf Specialist

Segundo o Domus Lake Algarve – Autograph Collection, Sónia Machado fica “responsável pela gestão do serviço de concierge de golfe e terá um papel essencial na coordenação e operação de todas as atividades relacionadas com a atividade”.

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O Domes Lake Algarve – Autograph Collection passou a contar com uma nova Golf Specialist, cargo que passa a ser desempenhado por Sónia Machado, que fica “responsável pela gestão do serviço de concierge de golfe e terá um papel essencial na coordenação e operação de todas as atividades relacionadas com a atividade, garantido uma experiência única aos clientes”.

“Esta contratação surge âmbito da nova estratégia do Domes Lake Algarve, que inclui a abertura deste novo serviço de Golf Concierge, de forma a elevar o posicionamento do resort como um destino de luxo, especializado em responder às necessidades de um público premium”, explica o Domes Lake Algarve – Autograph Collection, em comunicado.

Com mais de 20 anos de experiência, Sónia Machado já desempenhou diversos papéis-chave como Golf Coordinator e Experience Golf Assistant em vários grupos, tendo sido responsável, nas últimas duas décadas, “pela gestão de reservas de grupos de golfe, garantindo que cada detalhe da experiência seja cuidadosamente planeado”, o que inclui desde a organização do alojamento e reservas de golfe, até à coordenação dos transferes.

“A sua função de Golf Specialist no Domes Lake Algarve passará por gerir os contratos de golfe e reservas, pacotes e promoções sazonais, além de acompanhar as informações sobre manutenção, encerramento e regras dos campos contratados”, lê-se na informação divulgada pelo resort.

Sónia Machado diz estar honrada com a escolha e por integrar o grupo Domes, considerando que “este novo serviço do Domes Lake Algarve vai elevar a experiência do golfe aos turistas nacionais e internacionais”.

“O nosso principal objetivo é proporcionar aos clientes o melhor que o golfe no Algarve tem para oferecer, com uma experiência completa desde a reserva de tee times até ao transporte e logística, criando uma experiência sem complicações para os hóspedes”, refere a nova Golf Specialist do Domes Lake Algarve.

Mário Custódio, diretor-geral do resort, considera que a “experiência consolidada na área de golfe” que Sónia Machado possui representa uma “contribuição significativa” para a equipa do Domus Lake Algarve, que vem elevar a “qualidade dos serviços e o sucesso da operação”.

“Irá certamente contribuir para responder às expectativas de golfistas internacionais que valorizam serviços de concierge especializados e que estão habituados a viajar para destinos específicos de golfe. Traz ainda a oportunidade de organizarmos torneios de golfe, captar eventos corporativos e viagens em grupo, reduzindo o efeito da sazonalidade. Pretendemos, também, apostar em pacotes turísticos que combinam golfe com outras experiências, como gastronomia e tratamentos wellness, ampliando o público-alvo”, acrescenta o responsável.

Localizado junto à marina de Vilamoura e de inspiração mediterrânica, o Domus Lake Algarve – Autograph Collection é o único hotel do grupo grego Domes fora da Grécia.

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Living Tours regressa à Índia para promover experiências turísticas em Portugal e Espanha

A Living Tours está a participar no SATTE – South Asia’s Leading Travel Show, feira de viagens e turismo que está a decorrer em Nova Deli e na qual a empresa portuguesa está presente para apresentar as experiências turísticas que disponibiliza em Portugal e Espanha.

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A Living Tours está de regresso à Índia para participar no SATTE – South Asia’s Leading Travel Show, feira de viagens e turismo que está a decorrer em Nova Deli e na qual a empresa portuguesa está presente para apresentar as experiências turísticas que disponibiliza em Portugal e Espanha.

“Já começou a terceira visita do operador turístico líder em Portugal e Espanha a um dos principais eventos do setor na Índia. A pensar no número crescente de turistas indianos que escolhem os territórios da Península Ibérica como destino para atividades de lazer, a Living Tours prepara-se para apresentar novas experiências nas cidades de Lisboa, Barcelona, Madrid, Ibiza e Palma de Maiorca”, refere a Living Tours, em comunicado.

Segundo a Living Tours, este regresso à feira de Nova Deli “reforça o compromisso da empresa com o mercado indiano, consolidando uma aposta iniciada ainda em 2023, altura em que estabelecia novas parcerias na cidade de Mumbai”.

“A atenção voltada para a Índia não se faz ao acaso. O número crescente de turistas indianos a escolherem Portugal como destino, o aumento do número de viagens internacionais e o interesse em experiências culturais autênticas foram os principais motivos para que este país rapidamente se tenha tornado num mercado estratégico para a Living Tours”, acrescenta a informação divulgada.

Entre as experiências turísticas que a Living Tours está a promover na Índia, o destaque vai para as propostas em cidades como Lisboa, Fátima, Nazaré, Óbidos, Arrábida ou Comporta, onde a empresa “reforçou a disponibilização de recursos próprios, entre frotas e equipas, para concretizar experiências com foco nos roteiros gastronómicos e vinícolas e percursos na natureza”.

A empresa explica que a “tendência do turismo de natureza mantém-se nas viagens à região das Ilhas Baleares, mais especificamente em Ibiza e Palma de Maiorca, em que se exploram atividades como voos de balão de ar quente, visitas a grutas marinhas e coasteering”.

“Para quem procura experiências mais ligadas à cultura e à herança histórica do destino, as cidades espanholas Barcelona, Madrid e Andaluzia, disponibilizam roteiros chave na mão através da área de especialização Living DMC (Destination Management Company)”, acrescenta a Living Tours.

Segundo Rui Terroso, CEO da Living Tours, o mercado indiano é já o terceiro “mais importante” para a empresa, motivo pelo qual “a participação em eventos como a SATTE 2025 é um passo natural na consolidação” da presença da Living Tours no país, com o objetivo de “fortalecer relações com parceiros estratégicos e oferecer experiências ainda mais personalizadas”.

Além da Índia, a Living Tours prevê o reforço da sua presença noutros mercados dentro da Europa e América do Sul e tem já definida uma lista de presença em importantes feiras e eventos de turismo em todo o mundo, com destaque para a participação, em março, na ITB Berlin e na BTL, sendo que, no caso da feira nacional, a Living Tours vai participar em parceria com a GEA Portugal.

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BTL

TdP promove seminário “Turismo Responsável: práticas que inspiram” durante a BTL

Enquadrado na programação da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, o Turismo de Portugal (TdP) promove o seminário “Turismo Responsável: práticas que inspiram”, que terá lugar no dia 13 de março, às 17h00, no Auditório AVK, Pavilhão 3 da FIL – Feira Internacional de Lisboa.

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O objetivo desta iniciativa é dar a conhecer projetos inovadores que contribuem para a transformação das comunidades e dos territórios e debater, com um painel de discussão composto por especialistas de diferentes áreas, o caminho para uma operação turística mais sustentável, refletindo sobre como podemos envolver as comunidades no crescimento responsável do setor, com impacto positivo nos destinos, indica a organização do seminário.

O Turismo de Portugal refere ainda que, na adoção destas boas práticas, o turismo responsável procura garantir que as atividades turísticas contribuem para o desenvolvimento sustentável, preservando os recursos naturais e culturais para as gerações futuras, ao mesmo tempo que proporcionam experiências enriquecedoras para os turistas e benefícios reais para as comunidades locais.​​

De acordo com o programa, a abertura do seminário contará com intervenção de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, e o encerramento caberá a Leonor Picão, diretora coordenadora da Direção de Recursos e Oferta, Turismo de Portugal.

“Turismo como Ferramenta de Transformação Social” será uma das questões em debate com participação de Mário Linhares, Ad GENTES, Associação Leigos Missionários da Consolata – Projeto Zambujal 360, Luís Oliveira, Fundação Inatel – Projeto Aldeia dos Sonhos e Susana Viseu, Associação Business as Nature – Projeto Guardiãs da Natureza. Haverá lugar ainda para uma mesa-redonda sobre “Turismo e Comunidades Locais” com Marta Aguiar, Experimenta Paisagem, Emanuel de Castro, Geopark Estrela, Raquel Gaspar, Ocean Alive, e Catarina Gonçalves, Spira.

 

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Apresentação do Clube Literário Visit Portugal

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Clube Literário Visit Portugal apresentado em Óbidos

O Clube Literário Visit Portugal visa, de acordo com nota publicada na página oficial do Turismo de Portugal, promover a colaboração entre empresários, empreendedores, territórios e agentes culturais, com foco na criação de redes de contacto que fomentem parcerias estratégicas e estimulem a cooperação em iniciativas turísticas, culturais e económicas.

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O Clube Literário Visit Portugal visa, de acordo com nota publicada na página oficial do Turismo de Portugal, promover a colaboração entre empresários, empreendedores, territórios e agentes culturais, com foco na criação de redes de contacto que fomentem parcerias estratégicas e estimulem a cooperação em iniciativas turísticas, culturais e económicas. Através de workshops, encontros e eventos de networking, serão exploradas sinergias e partilhadas boas práticas, promovendo o desenvolvimento de novas ideias e negócios no setor.

O público-alvo inclui alunos de Turismo Literário, empreendedores interessados em inovar no setor e promotores de roteiros e eventos literários. Além disso, está direcionada a comunidades locais que desejem preservar e promover o seu património literário, incentivando o desenvolvimento económico e turístico, especialmente em regiões fora dos grandes circuitos turísticos.

Através de dois pilares estratégicos — redes de contacto e formação contínua —, serão realizadas ao longo do ano atividades como masterclasses, workshops, tertúlias, visitas a eventos literários e um Encontro Nacional de Turismo Literário. Está igualmente previsto o lançamento de um website, indica o Turismo de Portugal.

Além disso, será criado um calendário partilhado, onde todos os membros — alunos, empreendedores, promotores e comunidades — poderão contribuir e colaborar na organização de eventos ou iniciativas ligadas à promoção do turismo literário.

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Turismo de Portugal e Embratur vão criar plano de atividades até 2027 para promoção internacional conjunta

Esta parceria tem por base o memorando de entendimento que já tinha sido assinado entre o Turismo de Portugal e a Embratur em Lisboa, a 22 de abril de 2023, e prevê uma série de iniciativas conjuntas até 2027, com base em seis eixos estratégicos.

Inês de Matos

No âmbito da XIV Cimeira Brasil-Portugal, o Turismo de Portugal e a Embratur assinaram um memorando de entendimento que prevê a criação de um plano de ação/atividades até 2027 para “a execução da estratégia conjunta de promoção turística internacional”.

A parceria, divulgada através de uma nota de imprensa da Embaixada do Brasil em Lisboa, tem por base o memorando de entendimento que já tinha sido assinado entre as duas partes em Lisboa, a 22 de abril de 2023, e assenta em seis eixos estratégicos.

‘Conhecimento, Tecnologia e Inovação no Turismo’, com vista à “troca de conhecimentos/experiências”; ‘Sustentabilidade’, para “promover projetos de sustentabilidade no turismo, com foco na regeneração da biodiversidade e na inclusão social”; ‘Conectividade aérea e Flexibilização de voos’, para “promover e dinamizar a conectividade aérea entre ambos os países”; ‘Produtos Turísticos’, para “dinamizar e promover Produtos Turísticos”; ‘Planejamento e Gestão Estratégica’, com vista à “troca de experiências em temas de planeamento e gestão estratégica”; e ainda ‘Formação e Capacitação’, para “promover a partilha de conhecimento/experiências e ações de capacitação profissional”, são os eixos estratégicos previstos.

A informação divulgada explica que esta parceria visa “dar continuidade aos compromissos e objetivos assumidos, estabelecendo e dinamizando as relações entre a Embratur e o Turismo de Portugal, de intercâmbio de boas práticas no âmbito da promoção turística internacional”.

O plano de atividades destina-se ao período 2025-2027 e foi formalizado numa cerimónia em Brasília, esta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assim como pelo ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis.

 

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Hotelaria

Radisson Hotel Group expande-se na Península Ibérica com novos hotéis em Portugal e Espanha

O Radisson Hotel Group continua a sua expansão estratégica na Península Ibérica, com novos investimentos planeados em Portugal e Espanha. No nosso país o grupo hoteleiro vai abrir o Radisson RED Porto Gaia em Vila Nova de Gaia, e fazer uma grande reforma do Radisson Blu Hotel em Lisboa.

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Entre os desenvolvimentos mais significativos do grupo hoteleiro internacional na Península Ibérica ​​estão o Radisson RED Malaga e o Radisson Resort & Residences Tenerife, bem como o próximo Radisson RED Porto Gaia em Vila Nova de Gaia e uma grande reforma do Radisson Blu Hotel em Lisboa. Essas propriedades serão adicionadas ao crescente portfólio do Grupo na região, aumentando sua presença em destinos urbanos e de lazer.

No início de 2027, o Radisson RED Porto Gaia abrirá as suas portas em Vila Nova de Gaia, oferecendo aos hóspedes fácil acesso às principais atrações, incluindo a Ponte Dom Luís I e o centro histórico da cidade do Porto. O hotel contará com 250 quartos e diversos espaços sociais, incluindo um bar na cobertura com vista para o Rio Douro. Trata-se da primeira marca Radisson RED em Portugal, oferecendo uma experiência de estilo de vida dinâmica para os visitantes.

Em Espanha, o Radisson RED fará a sua estreia em Málaga com a inauguração do Radisson RED Málaga no segundo quadrimestre de 2027. O hotel de 102 quartos oferecerá uma experiência ousada e voltada para o design. Os hóspedes desfrutarão de um bar na cobertura e piscina com vistas panorâmicas da paisagem urbana histórica de Málaga. Com espaços multifuncionais para reuniões e uma área de fitness, o hotel atenderá tanto viajantes a negócios quanto a lazer.

Por sua vez, o Radisson Resort & Residences Tenerife será inaugurado no quarto trimestre de 2025 após uma reforma abrangente. Situado no topo de uma colina, o resort oferecerá vistas panorâmicas e fácil acesso às principais atrações, como Loro Parque e Parque Nacional de Teide, marcando a estreia da marca Radisson na ilha. Com 242 unidades, incluindo quartos de hotel e apartamentos, o resort contará com dois restaurantes, um bar na piscina e um salão de baile de 500 m2 para conferências e eventos.

Além das novas propriedades, a cadeia está a fazer um investimento significativo na reforma do Radisson Blu Hotel, em Lisboa, com o objetivo de elevar as ofertas da unidade e reforçar a sua presença na capital portuguesa.

Valerie Schuermans, vice-presidente de Desenvolvimento do Radisson Hotel Group, expressou que “a nossa expansão pela Espanha e Portugal com esses novos hotéis e investimentos reforça o nosso compromisso de crescer em mercados-chave na Península Ibérica”, realçando que as marcas Radisson RED em Málaga, Porto Gaia e Tenerife “oferecerão experiências dinâmicas e vibrantes, enquanto o nosso investimento contínuo em Lisboa solidifica ainda mais a nossa liderança em hospitalidade de resort e estilo de vida.”

Com um ambicioso plano de crescimento em vigor, o Radisson Hotel Group está pronto para redefinir a experiência de hospitalidade na Península Ibérica, oferecendo mais destinos e experiências elevadas aos hóspedes em toda a região.

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Boost Portugal reorganiza e reforça oferta de walking tours

A Boost Portugal reorganizou e reforçou a oferta de walking tours, que está disponível através das marcas The Cooltours e Bluedragon e em Lisboa, Sintra e Porto, passando a oferecer oito propostas distintas, com acompanhamento de guias locais.

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A Boost Portugal reorganizou e reforçou a oferta de walking tours, que está disponível através das marcas The Cooltours e Bluedragon e em Lisboa, Sintra e Porto, passando a oferecer oito propostas distintas, com acompanhamento de guias locais.

“O objetivo é dar a conhecer alguns segredos de Portugal através de guias locais ou, como são chamados na Boost Portugal, os “contadores de histórias”. Cada tour foi pensada para ser realizada em ritmo de lazer, aproveitando o bom tempo típico de Portugal”, explica a Boost Portugal.

Entre as propostas, a Boost Portugal destaca os programas “O Melhor do Porto” e “Food & Wine Walking Tour”, pela Bluedragon. A primeira proposta consiste num tour por todo o centro da cidade, incluindo os bairros antigos e ruas pitorescas, enquanto a segunda é uma “experiência gastronómica imersiva que combina os sabores tradicionais do Porto com um passeio guiado pelas ruas históricas da cidade”.

O tour “O Melhor do Porto” apresenta preços a partir de 29 euros por pessoa e tem uma duração de três horas, com as partidas a decorrer às 10h00 e às 15h00, enquanto para a segunda os preços começam nos 74 euros por pessoa, numa visita que tem uma duração três horas e que está disponível diariamente.

A The Cooltours tem disponíveis mais seis propostas para Lisboa e Sintra, concretamente “Palácio da Pena – Bilhete + Visita Guiada”, Quinta da Regaleira – Bilhete + Visita Guiada, Lisboa Food Walking Tour, Castelo de São Jorge – Bilhete + Visita Guiada, O Melhor de Belém e Mosteiro dos Jerónimos – Bilhete + Visita Guiada.

Para o Palácio da Pena, está disponível um “passeio imersivo pela arquitetura vibrante do Palácio da Pena e seus jardins exuberantes”, numa visita guiada com bilhete incluído, com preços a partir dos 40 euros por pessoa e que tem partidas das 14h30 às 16h30.

Já a opção para a Quinta da Regaleira permite descobrir “os mistérios de Sintra” e deste conhecido monumento, assim como do Palácio Biester, numa visita com preços desde 32 euros por pessoa com partidas às segundas, quartas, sextas e domingos às 11h30.

O Lisboa Food Walking Tour propõe “um verdadeiro banquete itinerante pelo centro de Lisboa, com 13 degustações que incluem pão, doces, petiscos, carnes, licores, vinho e cerveja, culminando com um passeio de barco no rio Tejo”, numa opção que tem preços desde 80 por pessoa e a duração de três horas, contando com partidas de terça a sábado às 16h00.

Para o Castelo de São Jorge, a proposta da Boost Portugal passa por um “passeio pelas ruelas inclinadas de Alfama”, que passa também “pelos miradouros e pela Baixa Pombalina”, numa proposta que inclui entrada no castelo e visita guiada, e que tem preços desde 40 euros por pessoa e duração de duas horas, contando com partidas diárias às 10h00, 12h00, 15h00 e 17h00.

A proposta O Melhor de Belém consiste ainda numa “caminhada pelos monumentos icónicos da Era dos Descobrimentos, incluindo a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o imponente Mosteiro dos Jerónimos”, tem preços desde 50 por pessoa e a duração de três horas, contando com partidas de terça a sábado às 09h00.

Por fim, a opção para o Mosteiro dos Jerónimos propõe a exploração dos “claustros detalhados e a importância do monumento na história da expansão marítima portuguesa”, inclui bilhete de entrada e visita guiada, contando com preços desde 42 euros por pessoa, com a duração de duas horas e partidas de terça a sábado às 09h00.

Nas propostas da The Cooltours, o ponto de encontro acontece à porta dos monumentos, exceto no “Lisboa Food Walking Tour”, em que o encontro é no Mercado da Ribeira. As reservas podem ser feitas através do número de telefone +351 910 124 199 ou do e-mail info.lisbon@thecooltours.com.

Já nas propostas da Bluedragon, o ponto de encontro é na Rua Alexandre Herculano, 251, no Porto, e as reservas podem ser feitas pelo número de telefone +351 912 562 190 ou pelo e-mail info@bluedragon.pt.

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