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FlixBus lança primeiro expresso elétrico em Portugal

A FlixBus explica que este autocarro opera entre o Porto, Vila Real, Amarante e Bragança, numa parceria entre a empresa e o operador local Auto Viação Feirense, com o apoio do município de Bragança.

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FlixBus lança primeiro expresso elétrico em Portugal

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A FlixBus passou esta terça-feira, 7 de junho, a oferecer viagens 100% neutras em carbono em território nacional, novidade que surge com o lançamento do primeiro autocarro expresso completamente elétrico do país.

Num comunicado enviado à imprensa, a FlixBus explica que este autocarro opera entre o Porto, Vila Real, Amarante e Bragança, numa parceria entre a empresa e o operador local Auto Viação Feirense.

“É apenas um pequeno passo mas que representa muito para a mobilidade sustentável em Portugal. Para a FlixBus, é dar seguimento ao projeto que temos de proporcionar a milhões de pessoas uma mobilidade sustentável e acessível, e asseguramos que os autocarros intercidades, os chamados expressos, sejam também eles centrais para a revolução da mobilidade verde”, refere Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus para Portugal e Espanha.

De acordo com a FlixBus, a chegada deste primeiro autocarro expresso 100% elétrico representa um primeiro teste e conta com o apoio do município de Bragança, que “desde o primeiro momento se disponibilizou para receber este projeto na cidade, proporcionando as condições necessárias para o arranque deste teste piloto, nomeadamente no apoio ao carregamento do autocarro elétrico”.

O autocarro da marca Yotong será operado pela AV Feirense, um dos principais parceiros da FlixBus em Portugal, tem capacidade para 47 passageiros e uma autonomia de cerca de 350km, demorando  cerca de três horas a carregar.

“O autocarro 100% elétrico vai ficar afeto à linha da FlixBus que faz a ligação entre o Porto e a cidade de Bragança, com paragens em Amarante e Vila Real”, acrescenta a empresa, explicando que os seus projetos de mobilidade sustentável não se ficam por aqui.

Nas próximas semanas, indica a FlixBus, a empresa vai receber um autocarro equipado com painéis solares e que vai operar na linha internacional que liga Lisboa a Madrid.

“Portugal precisa de fazer um grande investimento nas infraestruturas, se realmente quer promover os meios de transporte coletivos e mais sustentáveis. A FlixBus continua a parar em estradas, parques de estacionamento ou até bombas de combustível porque não nos é dado acesso a terminais de várias cidades importantes, e não creio que isso seja benéfico ou confortável para o passageiro”, considera também Pablo Pastega.

 

 

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Privatização da Azores Airlines será concluída “em breve” mas não este ano

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, adianta que o processo só deverá ser retomado em 2025 mas diz que “muito em breve as tutelas das Finanças e dos Transportes tratarão de dar seguimento à privatização da Azores Airlines.

O Governo Regional dos Açores pretende retomar a privatização da Azores Airlines “em breve”, ainda que não seja possível concluir o processo este ano, avança a Lusa, que cita o vice-presidente do executivo regional, Artur Lima.

“As indicações do senhor presidente do Governo é para que o assunto seja retomado, seja feita uma análise. Agora, depressa e bem não há quem. Este ano, naturalmente, não é possível”, afirmou o governante regional, à margem da leitura do comunicado do Conselho de Governo, que se reuniu em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria.

Questionado hoje sobre o processo de privatização, o governante adiantou que “muito em breve, as tutelas das Finanças e dos Transportes tratarão de dar seguimento a esse processo”, que será “objeto de uma análise profunda”, em que serão equacionadas “todas as hipóteses”.

A Lusa recorda que, em maio, o executivo açoriano cancelou o concurso de privatização da Azores Airlines e anunciou o lançamento de um novo concurso, alegando que a companhia estava avaliada em mais 14 milhões de euros do que no início do processo.

Quando anunciou o cancelamento do concurso, Artur Lima, porta-voz do Conselho de Governo, disse que o executivo pretendia “iniciar brevemente o novo processo de privatização da Azores Airlines”, mas lembrou que a região tinha até 2025 para concluir o processo, como acordado com a Comissão Europeia.

“Temos tempo de lançar um novo concurso de privatização e, como temos tempo e temos uma companhia mais valiosa, podemos lançar um concurso de privatização melhor, que melhor defenda os Açores e que sirva os interesses dos Açores”, explicou Artur Lima, em maio.

Entretanto, o único consórcio admitido, a Newtour/MS Aviation, interpôs uma providência cautelar contra a decisão do Governo Regional dos Açores.

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Explora Journeys inaugura segundo navio a 15 de setembro

O EXPLORA II, o segundo navio da Explora Journeys, vai ser inaugurado numa cerimónia em Civitavecchia, Itália, e conta com Rosalba Giugni, fundadora e presidente da Fundação Marevivo, como madrinha.

O EXPLORA II, o segundo navio da Explora Journeys, a marca de luxo do MSC Group, vai ser inaugurado a 15 de setembro, em Civitavecchia, perto de Roma, Itália, contando com Rosalba Giugni, fundadora e presidente da Fundação Marevivo, como madrinha.

Num comunicado enviado à imprensa, a Explora Journeys adianta que a cerimónia de nomeação acontece depois da “entrega do EXPLORA II do construtor naval ao armador, a 12 de setembro, no estaleiro Fincantieri em Sestri Ponente, perto de Génova, Itália”.

Segundo a companhia de cruzeiros de luxo, a cerimónia vai contar com uma mistura de “tradições marítimas e momentos glamorosos, incluindo espetáculos, entretenimento vibrante e delícias culinárias que celebram o ‘Ocean State of Mind’”.

A cerimónia vai contar também com a presença da madrinha do navio, Rosalba Giugni, fundadora e presidente da Fundação Marevivo, uma organização não partidária de conservação ambiental comprometida com a preservação dos ambientes marinhos e que foi fundada em 1985.

“É uma honra ter a Rosalba Guigni como madrinha do novo e magnífico navio de luxo da Explora Journeys, simboilizando a dedicação do MSC Group e da nossa MSC Foundation em preservar a beleza natural dos oceanos que são fundamentais para as nossas viagens pelo mundo. O seu compromisso com a conservação marinha e a proteção do mar faz dela uma inspiração para todos nós. A paixão de Rosalba pelo mar estende-se à divulgação científica e à defesa pública, tornando-a uma madrinha adequada para o EXPLORA II”, afirma Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da Cruise Division do MSC Group.

No dia seguinte à inauguração, o EXPLORA II parte para a sua viagem inaugural, que vai ter a duração de sete noites e que tem como destino Terragona, em Espanha, incluindo escalas em Sorrento, Lipari (Ilhas Eólias), Trapani (Sicília) e Siracusa (Sicília), em Itália, assim como em Valletta, Malta.

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Barcelona vai ter “aumento substancial” da taxa turística para cruzeiristas de curta duração

O jornal espanhol Hosteltur diz que há um acordo entre as autoridades catalãs e municipais para o aumento do valor para passageiros que ficam na cidade até 12 horas. Atualmente, este valor está nos quatro euros por passageiro.

A taxa turística que é cobrada aos cruzeiristas que desembarcam em Barcelona e ficam poucas horas na cidade deverá sofrer um “aumento substancial” em breve, avança o jornal espanhol Hosteltur, que diz que há um acordo entre as autoridades catalãs e municipais para o aumento do valor, que atualmente está no quatro euros por passageiro.

O Hoteltur revela que o presidente da Generalitat da Catalunha, Salvador Illa, e Jaume Collboni, autarca da capital catalã, já terão chegado a um acordo que prevê a eliminação  do limite da sobretaxa municipal turística para passageiros de cruzeiros que fiquem até 12 horas na cidade.

“Uma tributação substancialmente mais elevada vai ajudar-nos a controlar a procura de cruzeiros com escalas de duração inferior a 12 horas, que são aqueles que fazem uso mais intensivo da cidade e criam mais tensões nos espaços públicos”, afirma Jaume Collboni, autarca de Barcelona.

Esta alteração deverá, contudo, ter de ser ainda especificada no próximo projeto de orçamento, até porque não foi, por enquanto, avançado qualquer valor para as escalas de curta duração.

Além do aumento da taxa turística para passageiros de cruzeiros que fiquem até 12 horas na cidade, os responsáveis mostram-se também disponíveis para um debate mais alargado sobre a tributação turística em geral em Barcelona, o que deverá acontecer no âmbito da negociação dos próximos orçamentos.

Jaume Collboni explica a intenção de aumentar esta taxa com o facto de Barcelona ter recebido, no ano passado, 1,6 milhões de visitantes de cruzeiros e de ter novas perspectivas de crescimento para 2024, para valores que, segundo o autarca, “não são aceitáveis” para a cidade, pelo que o aumento da taxa procurará evitar esse crescimento.

“Defendemos que Barcelona tem que ser um porto base para cruzeiros e temos que limitar muito, muito a atividade de escalas de cruzeiros”, acrescenta o presidente da autarquia de Barcelona.

No primeiro semestre de 2024, o porto de Barcelona contabilizou 323 escalas de navios de cruzeiro, 83% deles com Barcelona como base, face aos 79% registados em todo o ano de 2023.

 

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TAP lança campanha que oferece bagagem extra em voos entre Portugal, Moçambique e Angola

A nova campanha promocional da TAP é válida para vendas até 29 de março de 2025 e aplica-se a viagens dentro do range do sistema entre Portugal, Moçambique e Angola, sem período especifico de viagem.

A TAP lançou uma nova campanha promocional que oferece condições especiais de bagagem de porão aos passageiros que viajem entre Portugal, Moçambique e Angola, informou a companhia aérea de bandeira nacional, em comunicado.

De acordo com a TAP,  a nova campanha promocional é válida para vendas até 29 de março de 2025 e aplica-se a viagens dentro do range do sistema, sem período especifico de viagem.

Desta forma, nas tarifas Brands Executive/Top Executive, passa a ser possível transportar até três volumes de bagagem, num máximo de 32 quilos para malas de porão, enquanto na Brands Classic/Plus, que também prevê o transporte de três volumes, o limite é de 23 quilos. Já a tarifa Brand Basic contempla dois volumes, até 23 quilos.

“Com bagagem extra, os passageiros podem levar e trazer mais lembranças, presentes e recordações, tornando ainda mais memoráveis as viagens”, sublinha ainda a TAP, na informação divulgada.

 

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Royal Caribbean International encomenda 4.º navio da classe Icon

A Royal Caribbean International assinou um acordo com o construtor naval Meyer Turku para encomendar um quarto navio da classe Icon, cuja chegada está prevista para 2027, e que tem ainda opção de construir um quinto e um sexto navio da classe Icon.

A Royal Caribbean International assinou um acordo com o construtor naval Meyer Turku para encomendar um quarto navio da classe Icon, cuja chegada está prevista para 2027, informou a companhia de cruzeiros, em comunicado.

“Mantendo o incrível momentum com o lançamento do Icon of the Seas e o entusiasmo pelo seu gémeo, o Star of the Seas, que chegará em 2025, estamos muito entusiasmados por, mais uma vez, estarmos com a Meyer Turku para expandir a nossa lista de navios da classe Icon e continuarmos com os nossos planos de crescimento”, afirma Jason Liberty, presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean.

O acordo agora assinado prevê também a opção de construir um quinto e um sexto navio da classe Icon, mas está ainda dependente das condições habituais, incluindo o financiamento.

Segundo a Royal Caribbean International, desde o seu lançamento, o Icon of the Seas mudou o “jogo” em termos de experiências de férias e superou as expectativas dos clientes, assim como ao nível do seu desempenho financeiro.

Recorde-se que o primeiro navio da classe Icon foi inaugurado em janeiro 2024 e será seguido pelo Star of the Seas, cujo lançamento está previsto para 2025, com a companhia a garantir que 2continuará a oferecer experiências revolucionárias ao juntar-se ao Icon e ao terceiro navio da classe Icon (lançamento em 2026), ainda a ser nomeado”.

“Com este anúncio, o Grupo Royal Caribbean continua a impulsionar o seu crescimento para ajudar os hóspedes a transformar as férias da sua vida numa vida cheia de férias”, refere ainda a Royal Caribbean International.

A Meyer Turku já construiu 21 navios para a Royal Caribbean International ao longo de 28 anos, num pipeline de que tem ainda sete novos navios encomendados e duas opções de estaleiros navais, incluindo o sétimo navio da classe Oasis, que está previsto para 2028.

 

 

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MSC Cruzeiros vai ter 19 cruzeiros com partida e chegada a Lisboa no verão 2025

A MSC Cruzeiros vai disponibilizar 19 partidas e chegadas à capital portuguesa, entre final de abril e novembro de 2025, além de dois mini-cruzeiros entre Lisboa e Génova, a bordo do MSC Musica.

Inês de Matos

No próximo verão, Lisboa voltar a estar em destaque na programação da MSC Cruzeiros, que vai disponibilizar 19 partidas e chegadas à capital portuguesa, entre final de abril e novembro de 2025, informou a companhia de cruzeiros em comunicado.

Segundo a MSC Cruzeiros, estão previstos 18 cruzeiros de 10 noites no MSC Musica, incluindo escalas em Génova (Itália), Marselha (França), Málaga (Espanha), Cádiz (Espanha), Alicante, Mahón (Espanha) e Olbia (Itália).

Além dos 18 cruzeiros de 10 noites, a MSC Cruzeiros disponibiliza ainda um itinerário de 12 noites também com embarque e desembarque em Lisboa, com início a 28 outubro e escalas em Alicante, Mahon, Olbia, Génova, Marselha, Barcelona, Málaga e Gibraltar, assim como dois mini-cruzeiros, um dos quais com embarque em Lisboa e desembarque em Génova e outro com embarque com Génova e desembarque em Lisboa.

A MSC Cruzeiros indica que, nestes cruzeiros, está disponível o pacote especial Cruzeiro e Voos, que incluem “o cruzeiro, transferes e voo para variadíssimos destinos, para que os viajantes saibam o custo exato das suas férias, sem terem de se preocupar com custos extra”.

Além do MSC Musica em Lisboa, a programação da MSC Cruzeiros para o verão 2025 contempla também o Mediterrâneo Ocidental, onde vão estar os navios MSC World Europa, MSC Orchestra, MSC Seaside, MSC Seaview e MSC Magnifica, todos com partidas desde Barcelona. 

No Mediterrâneo Oriental, a oferta da MSC Cruzeiros conta com cruzeiros no MSC Divina desde Civitavecchia (Roma), assim como no MSC Lírica,MSC Armonia e MSC Opera desde Veneza-Marghera (Itália). 

No Norte da Europa, a proposta da MSC Cruzeiros passa pelos navios MSC Euribia para os fiordes noruegueses desde Kiel, e MSC Poesia, que vai contar com partidas de Copenhaga também para os fiordes e para as Capitais Bálticas.

A oferta da MSC Cruzeiros para o verão de 2025 fica ainda completa com as Caraíbas, que vão contar com os navios MSC World America e MSC Seascape desde Miami, EUA; MSC Seashore desde Port Canaveral e MSC Meraviglia desde Nova Iorque, sendo que todos os cruzeiros das Caraíbas incluem escala na Ocean Cay MSC Marine Reserve, a ilha privada da MSC Cruzeiros nas Bahamas.

 

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MSC Cruzeiros e Explora Journeys mostram novidades em novo roadshow

No total, o roadshow da MSC Cruzeiros e da Explora Journeys vai passar por seis cidades, arrancando em Lisboa, a 10 de setembro, e terminando em Ponta Delgada, a 13 de novembro.

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A MSC Cruzeiros e a Explora Journeys vão voltar a dar a conhecer as novidades para este inverno e para o próximo ano no já habitual roadshow anual, que este ano começa a 10 de setembro, em Lisboa, e só termina a 13 de novembro, em Ponta Delgada.

A iniciativa, que arranca em Lisboa a 10 de setembro, a bordo do navio MSC Virtuosa, vai voltar a contar com a participação da TAP e da Emirates, habituais parceiros da companhia de cruzeiros, que vão promover ações exclusivas a bordo dos navios para além das várias sessões presenciais.

Segundo um comunicado da MSC Cruzeiros, o roadshow deste ano inclui “vários eventos a bordo do glamoroso navio MSC Virtuosa (Lisboa, Funchal e Ponta Delgada), e ainda o alargamento do roadshow a novas regiões do país com eventos em Albufeira, Algarve, Coimbra e Ponta Delgada nos Açores”.

No total, o roadshow da MSC Cruzeiros e da Explora Journeys, a marca de luxo do MSC Group, vai passar por seis cidades, arrancando em Lisboa a 10 de setembro, a bordo do MSC Virtuosa, numa iniciativa que conta com a participação da Emirates e que tem início pelas 09h30. No dia 17 de setembro, o evento tem lugar no Funchal, Madeira, também a bordo do MSC Virtuosa, a partir das 10h30.

Lisboa recebe ainda outras duas apresentações no âmbito deste roadshow, a 22 e 28 de outubro, respetivamente, a primeira das quais no Vandelli Botanical Garden, pelas 19h00, enquanto a segunda volta a decorrer no MSC Virtuosa, incluindo a participação da TAP, com início pelas 09h30.

A 24 de outubro, o roadshow da MSC Cruzeiros e da Explora Journeys passa ainda por Coimbra, decorrendo no Hotel Tivoli Coimbra, pelas 19h0o, e no dia 29 muda-se para o Porto, concretamente para o Terminal de Cruzeiros de Leixões, onde o evento decorre pelas 19h00.

Em novembro, estão previstas mais duas sessões deste roadshow, a primeira das quais em Albufeira, no dia 6 de novembro, no Grand Real Santa Eulalia Resort Hotel & Spa, pelas 19h00, enquanto Ponta Delgada, Açores, recebe o evento que encerra a iniciativa, no dia 13 de novembro, numa apresentação que volta a decorrer a bordo do MSC Virtuosa, pelas 18h00.

Todas as sessões do roashow da MSC Cruzeiros e da Explora Journeys incluem cocktail de boas-vindas, apresentações e almoço/jantar, sendo que as sessões que decorrem a bordo do MSC Virtuosa incluem ainda visita ao navio.

Entre os principais destaques deste roadshow estão as partidas que a MSC Cruzeiros vai promover no Funchal no Inverno 2024-2025, num total de 21 cruzeiros com partida/chegada à capital madeirense e duração que varia entre as três, seis, sete, oito, nove ou 14 noites, visitando as Canárias.

Os itinerários com partida/chegada ao Funchal vão ser realizados pelo navio MSC Opera, entre 3 de novembro de 2024 e 20 de março de 2025, e permitem incluir o Pacote Especial Cruzeiro e Voos de ida/volta de Lisboa e o Pacote Especial Cruzeiro e Voos de ida/volta do Porto.

Além dos cruzeiros do Funchal, no próximo inverno, a MSC Cruzeiros disponibiliza mais de 150 itinerários à volta do mundo, incluindo o Mediterrâneo Ocidental, o Norte da Europa e as Caraíbas.

O roadshow vai também servir para a MSC Cruzeiros apresentar as primeiras novidades para o verão de 2025, com destaque para os 19 cruzeiros de 10 e 12 noites com embarque e desembarque em Lisboa, além de dois mini-cruzeiros, um com embarque em Lisboa e desembarque em Génova e outro com embarque com Génova e desembarque em Lisboa.

“O MSC Musica realizará, do final de Abril até Novembro de 2025, itinerários com partida e chegada a Lisboa com passagens por Génova (Itália), Marselha (França), Málaga (Espanha), Cádiz (Espanha), Alicante, Mahón (Espanha) e Olbia (Itália)”, indica a MSC Cruzeiros.

Também no caso dos cruzeiros de Lisboa, a MSC Cruzeiros disponibiliza o Pacote Especial Cruzeiro e Voos, que incluem cruzeiro, transferes e voo para variadíssimos destinos.

Além destes cruzeiros de Lisboa, a MSC Cruzeiros vai também disponibilizar oferta para o Mediterrâneo Ocidental, onde vão estar a operar cinco navios, assim como para o Mediterrâneo Oriental, que vai contar com outros quatro navios em operação.

No Norte da Europa, a MSC Cruzeiros vai ter ainda em operação dois navios de cruzeiros, numa oferta que é ainda complementada pelas Caraíbas, onde vão operar outros quatro navios.

Já no que diz respeito à Explora Journeys, ao longo do roadshow vão também ser dado a conhecer o calendário de chegada de novos navios, que é composto por seis navios até 2028.

A MSC Cruzeiros diz ainda que vai promover, para quem não puder participar presencialmente nos eventos, webinares com os parceiros TAP e Emirates, que devem ter lugar ainda durante o mês de novembro e cujas data e links serão anunciados oportunamente.

 

 

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Rede Expressos reforça sustentabilidade com 48 novos autocarros

Segundo a Rede Expressos, os novos autocarros começam a circular em 2025, vêm contribuir “para a melhoria da qualidade do ar e cumprem os padrões mais rigorosos de emissões”.

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A Rede Expressos investiu 15 milhões de euros na aquisição de 48 novos autocarros, investimento que, segundo a empresa de autocarros de passageiros, representa um compromisso com  a sustentabilidade, uma vez que “permitirá reduzir a idade média da frota para menos de cinco anos, em comparação com os atuais seis anos”.

“Os novos autocarros, que começarão a circular em 2025, são projetados para definir padrões de eficiência (com menores emissões de CO2), com motores Euro 6 que utilizam AdBlue, que contribuem eficazmente para a melhoria da qualidade do ar e cumprem os padrões mais rigorosos de emissões”, refere a Rede Expressos, num comunicado enviado à imprensa.

Os novos autocarros estão também equipados com Wi-Fi 5G, tomadas para carregamento de dispositivos móveis e bancos mais confortáveis com função de deslocamento lateral, o que vai permitir elevar “a comodidade dos passageiros a um nível sem precedentes”.

A Rede Expressos diz ainda que está “determinada a liderar a transição para um transporte rodoviário mais verde e eficiente, alinhado com a revisão da política de sustentabilidade e mobilidade definido pela Comissão Europeia (maio de 2024) a fim de reduzir ainda mais as emissões de CO2 no setor dos transportes rodoviários para 2030 (-45%)”.

“Não só estamos determinados a liderar a transição para um transporte rodoviário mais verde e eficiente, como também temos que dar resposta aos passageiros que, cada vez mais, estão preocupados com práticas ecológicas nas suas escolhas de viagem”, afirma Carlos Oliveira, diretor-geral da Rede Expressos.

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easyJet anuncia parcerias para descarbonizar aviação e quer modernizar espaço aéreo europeu

A easyJet anunciou uma nova parceria com a JetZero para descarbonizar a aviação e apresentou um estudo que diz que a modernização do espaço aéreo europeu poderia eliminar 18 milhões de toneladas de CO2 anualmente.

Inês de Matos

A easyJet anunciou esta quarta-feira, 4 de setembro, uma nova parceria com a JetZero para descarbonizar a aviação e apresentou um estudo que diz que a modernização do espaço aéreo europeu poderia eliminar 18 milhões de toneladas de CO2 anualmente, novidades que foram dadas a conhecer durante uma conferência sobre sustentabilidade na aviação, que decorreu na Universidade de Cranfield, no Reino Unido.

De acordo com a companhia aérea, a easyJet é a primeira companhia aérea europeia a estabelecer uma parceria com a JetZero, uma startup norte-americana que está a “desenvolver uma aeronave de fuselagem integrada ultra-eficiente, potencialmente alimentada a hidrogénio”, cuja entrada ao serviço deverá acontecer em 2030 e que conta com “um design que poderá reduzir o consumo de combustível em até 50%”.

No âmbito da parceria com a JetZero, a easyJet tornou-se também na primeira companhia aérea europeia a integrar o Grupo de Trabalho de Companhias Aéreas da JetZero, que pretende contribuir “com conhecimentos operacionais e técnicos para o desenvolvimento de aeronaves de fuselagem integrada, que prometem ser mais eficientes em termos de combustível e compatíveis com novas tecnologias de propulsão, incluindo o hidrogénio”.

“O projeto, que conta com o apoio de entidades como a NASA e a FAA, visa introduzir a primeira aeronave deste tipo até 2030 e explorar a sua compatibilidade com propulsão a hidrogénio”, adianta a companhia aérea, explicando que esta aeronave de fuselagem integrada (BWB) poderá “reduzir em até 50% o consumo de combustível, representando um avanço significativo no design de aeronaves comerciais”.

Além das novas parcerias, a easyJet apresentou também um estudo que revela que a modernização do espaço aéreo europeu poderá “reduzir 18 milhões de toneladas de CO2 por ano”.

Segundo a companhia aérea, este estudo recorreu à inteligência artificial para avaliar o impacto das ineficiências no espaço aéreo europeu, com os resultados a indicarem que que “a modernização do espaço aéreo poderia eliminar 18 milhões de toneladas de CO2 anualmente, trazendo benefícios imediatos e significativos para a indústria da aviação”.

O estudo apurou que “as ineficiências atuais aumentam as emissões de CO2 em mais de 10%, correspondendo a 663.710 toneladas anuais” e isto considerando apenas os voos da easyJet, sendo que a companhia aérea poderia “alcançar uma redução superior a 10% com a modernização do espaço aéreo”.

Reino Unido, Itália, França, Espanha e Suíça são os países que, segundo este estudo da easyJet, apresentam “maior necessidade de melhorias” no que diz respeito ao espaço aéreo.

O estudo da easyJet revelou ainda que “há um excesso de carbono a ser libertado durante as fases de voo, com a fase de descida a revelar-se particularmente ineficiente devido ao mau planeamento do espaço aéreo inferior nas proximidades dos aeroportos”, pelo que a companhia aérea apela a “uma reforma urgente do espaço aéreo europeu” de forma a que seja possível “alcançar uma aviação mais eficiente e sustentável”.

Recorde-se que, em 2022, a easyJet a apresentou a estratégia “Roadmap to Net Zero” que prevê uma redução de 35% nas emissões de CO2 até 2035 e o objetivo de chegar à neutralidade carbónica até 2050.

*Leia mais sobre a conferência da easyJet sobre sustentabilidade na aviação nas próximas edições do Publituris.

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TAP já liga Lisboa a Floripa

A TAP Air Portugal iniciou, esta terça-feira, a sua nova rota direta entre Lisboa e Florianópolis (Floripa) – capital do estado brasileiro de Santa Catarina, uma operação que conta com três voos semanais.

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O voo TP109 da TAP aterrou, esta terça-feira, no Aeroporto Internacional de Florianópolis, Hercílio Luz, pela primeira vez, dando início a uma operação regular que contempla a oferta de três voos por semana à partida de Lisboa.

Luís Rodrigues, presidente da TAP, foi um dos passageiros do voo inaugural entre Lisboa e a capital do estado de Santa Catarina, afirmando que “convictos de que este voo vai ser muito bem aceite pelos clientes brasileiros e europeus, prova disso é a grande procura que se registou desde o primeiro dia que abrimos as vendas para esta rota”.

A inclusão de Florianópolis como destino TAP “surge como resposta à crescente procura por voos entre Portugal e o Sul do Brasil, reforçando o compromisso da companhia de continuar a investir para ser a companhia aérea europeia preferida dos brasileiros”, realçou o presidente da transportadora aérea.

A TAP opera para Florianópolis, em Santa Catarina, utilizando a aeronave Airbus A330-200, que transporta 269 passageiros, 244 em classe Económica e 25 em Executiva. O voo tem a duração de cerca de 12 horas.

Os voos são às terças, quintas e sábados, com partida de Lisboa entre as 10:10 e as 10:50 e chegada a Florianópolis entre as 17:15 e as 17:55. No sentido inverso, os voos partem da capital de Santa Catarina entre as 19:35 e as 20:40 e chegam à capital portuguesa entre as 9:50 e as 10:55 do dia seguinte.

Conhecida como Ilha da Magia e carinhosamente apelidada de Floripa, a capital do estado de Santa Catarina é composta por uma ilha principal, a Ilha de Santa Catarina, e uma pequena porção continental, além de várias pequenas ilhas ao redor. A cidade destaca-se pela sua beleza natural, praias paradisíacas, rica história e cultura, e elevada qualidade de vida, sendo um destino turístico cada vez mais popular para viajantes de todo o mundo.

Refira-se que, ainda este ano, a TAP vai retomar os voos entre Lisboa e Manaus, capital do Estado da Amazónia, numa operação com três ligações semanais, com escala em Belém, que acontecem às segundas, quartas e sextas. O primeiro voo está marcado para o próximo dia 4 de novembro.

A TAP Air Portugal voa diretamente de Lisboa e do Porto para um total, são 13 cidades do Brasil em 15 rotas.

 

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