Destinos

Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas

O 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas, que terminou esta quinta-feira, na Zâmbia, delineou planos concretos para alcançar objetivos comuns, com foco na inovação, cooperação técnica, conectividade , investimentos em turismo e confiança do turista através da segurança.

Publituris
Destinos

Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas

O 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas, que terminou esta quinta-feira, na Zâmbia, delineou planos concretos para alcançar objetivos comuns, com foco na inovação, cooperação técnica, conectividade , investimentos em turismo e confiança do turista através da segurança.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados

De acordo com dados da ONU Turismo, ambas as regiões recuperaram dos impactos da pandemia: em 2024, a África recebeu 74 milhões de chegadas internacionais, mais 7% face a 2019 e mais 12% em comparação com o 2023, enquanto as Américas acolheram 213 milhões, o que equivale a 97% das chegadas pré-pandemia. O encontro da Zâmbia deixou claros os fortes vínculos entre as duas regiões, tanto em termos de visitantes entre as regiões e dentro delas, como em termos de mercados de origem e destinatários de investimentos.

O Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, afirmou que este encontro “é prova do compromisso duradouro da África e das Américas com a cooperação além das fronteiras e dos oceanos”, para avançar que “o nosso propósito é promover o crescimento inclusivo e garantir que o turismo continue a ser um motor de prosperidade partilhada. Acima de tudo, ao focar em formação e desenvolvimento de competências, estamos a dar às pessoas, especialmente aos jovens, os meios para ter sucesso no mundo competitivo de hoje.”

PUB

Aumentar e direcionar o investimento para o turismo é um dos pilares fundamentais da Declaração de Punta Cana. Na Zâmbia, a ONU Turismo partilhou as suas conquistas nessa área prioritária. Até o momento, foram publicadas 18 edições das “Diretrizes para Negócios no Turismo ” para investimentos para destinos na África e nas Américas, enquanto outras 10 estão em desenvolvimento.

PUB

As diretrizes destacam o enorme potencial de investimento em turismo dentro e entre as regiões. Entre 2019 e 2024, a África investiu cerca de 3,9 milhões de dólares em 36 projetos nas Américas, enquanto a América Latina e as Caraíbas investiram o mesmo valor em 34 projetos na África. Com o objetivo de elevar esses níveis, a ONU Turismo anunciou planos para organizar uma Conferência Bienal de Investimento em Turismo África-Américas. A conferência reunirá governos, instituições financeiras, atores do setor privado e parceiros de desenvolvimento com o objetivo de impulsionar os fluxos de investimento intercontinentais e direcionar o investimento através de prioridades partilhadas.

Com mais de 50% da força de trabalho do turismo com menos de 25 anos, o setor oferece vastas oportunidades para os jovens, especialmente na África – o continente mais jovem do mundo – e nas Américas. Para colocar em prática os objetivos educacionais da Declaração de Punta Cana, a ONU Turismo está a promover ações de formação em ambas as regiões, pretendendo alcançar cerca de 2.000 beneficiários em África e nas Américas através dos seus novos cursos via WhatsApp para desenvolvimento profissional.

Em sintonia com a educação, a Declaração de Punta Cana coloca a inovação no centro da cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento do turismo. Em Livingstone, a ONU Turismo anunciou o lançamento de uma primeira Competição de Startups para as regiões. O desafio “Pontes de Inovação” procurará empresas prontas para enfrentar desafios nas áreas de sustentabilidade, inclusão e transformação digital, com foco nas comunidades locais.

O investimento também será o principal objetivo do primeiro Escritório Temático de Turismo da ONU em Marrocos. O escritório pretende ser um centro de inovação, com programas de aceleração para startups regionais, pesquisa e desenvolvimento, e para celebrar novos talentos através de Aventuras Tecnológicas no Turismo.

No que diz respeito à conetividade e segurança turística, refira-se que a 2ª Conferência Ministerial sobre Turismo e Transporte Aéreo em África, que terá lugar realizada em Angola em julho, terá como foco IA e inovação para conectividade, e na Zâmbia, o encontro destacou o progresso da ONU Turismo na elevação dos padrões de segurança para turistas, aumentando assim a confiança em viagens para ambas as regiões.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

TUI Portugal lança campanha “Verão à Vista” com descontos no longo curso

A TUI Portugal lançou a campanha “Verão à Vista”, que conta com reduções até 50% e bonificações até 200 euros por pessoa, em destinos de longo curso. Adicionalmente, tem ainda disponíveis dois incentivos para agentes de viagens.

A TUI Portugal lançou uma campanha de descontos para esta época alta, denominada “Verão à Vista” e que conta com reduções até 50% e bonificações até 200 euros por pessoa, em destinos de longo curso, informou o operador turístico, em comunicado.

“Em vigor até 26 de maio, a campanha foi pensada para responder à procura crescente por experiências de qualidade, oferecendo mais vantagens e flexibilidade aos viajantes portugueses”, explica a TUI Portugal, na informação divulgada.

A campanha “Verão à Vista” conta com descontos até 50% em mais de 100 hotéis distribuídos por dez destinos emblemáticos, concretamente Maldivas, Maurícia, Seychelles, Zanzibar, Quénia, Costa Rica, México, Jamaica, República Dominicana e Polinésia Francesa.

“Os clientes podem ainda beneficiar de upgrades gratuitos, preços especiais e outras vantagens exclusivas”, acrescenta a informação divulgada esta quinta-feira, 24 de abril, pela TUI Portugal.

Adicionalmente, será ainda aplicada uma bonificação por pessoa, que pode chegar aos 200 euros por pessoa, dependendo do valor total da reserva, uma vez que quanto mais alto for o valor da reserva, maior será o desconto oferecido.

“Esta oferta adicional é válida para todas as reservas efetuadas durante o período da campanha, com exceção de produtos dinâmicos e de alguns destinos específicos como Alemanha, Cabo Verde, Camboja, Canadá, China, Coreia do Sul, EUA, Escócia, Espanha, Finlândia, Grécia, Islândia, Itália, Jordânia, Letónia, México, Noruega, Panamá, Tunísia, Turquia e Vietname”, acrescenta a TUI Portugal.

Dois incentivos para agências de viagens

Paralelamente, a TUI Portugal lançou também dois incentivos para agências de viagens, o primeiro dos quais consiste num desafio de vendas, no qual o agente com maior número de passageiros (mínimo de 10) para a Costa Rica, ganha uma viagem para duas pessoas ao destino, incluindo visitas ao Parque Nacional Tortuguero e ao Parque Nacional Manuel Antonio.

Já o segundo incentivo tem como objetivo premiar as vendas dos parceiros durante o período da campanha, oferecendo 50 euros em cartão-presente ou saldo TUI por cada cinco mil euros em vendas que os agentes de viagens realizem.

“Com esta campanha queremos oferecer aos nossos clientes propostas que aliem descanso, autenticidade e vantagens exclusivas, ao mesmo tempo que damos ferramentas aos nossos parceiros para facilitar o processo de venda. O ‘Verão à Vista’ é uma oportunidade para disponibilizar experiências personalizadas em condições especialmente apelativas”, destaca Valentín Escalera, diretor comercial da TUI Spain, Portugal & Americas.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Air France abre nova rota entre Paris e Phuket no inverno

A nova rota da Air France entre Paris-CDG e Phuket, na Tailândia, arranca a 27 de novembro, com três voos por semana, e surge na sequência da rota iniciada no ano passado para Manila, nas Filipinas, mostrando que a companhia aérea francesa está “a virar o seu foco para a Ásia”

A Air France vai passar a voar diretamente entre Paris-CDG e Phuket, um dos principais destinos turísticos da Tailândia, numa operação que arranca a 27 de novembro e que vai contar com três voos por semana, informou a companhia aérea, em comunicado.

A abertura desta nova rota, explica a Air France, surge na sequência dos voos iniciados, no ano passado, para Manila, nas Filipinas, e mostra que “a companhia aérea francesa está, uma vez mais, a virar o seu foco para a Ásia”.

A nova rota vai ser direta e será operada em aviões Boeing 777-300ER, com as partidas de Paris-CDG a decorrerem às segundas, quartas e sábados, pelas 15h50, enquanto as saídas de Phuket estão marcadas para as terças, quintas e domingos, às 11h50.

Os horários estão ainda sujeitos a aprovação governamental e, para os passageiros portugueses, os voos podem ser acedidos através das várias ligações aéreas que a Air France disponibiliza a partir de Lisboa e do Porto, via Paris-CDG.

“Com esta nova rota, a Air France continua a satisfazer a crescente procura de viagens para a Ásia. Ao longo do inverno de 2025-26, a Air France vai servir 11 destinos na região: Banguecoque, Pequim, Ho Chi Minh, Hong Kong, Manila, Osaka, Seul, Xangai, Singapura, Tóquio-Haneda e agora Phuket”, resume a companhia aérea.

Recorde-se que Phuket, localizada no Sul da Tailândia, é a maior ilha do país e um conhecido destino turístico pelas suas praias de areia branca, águas azul-turquesa e paisagens exuberantes.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Lusanova e Turismo do Dubai promoveram formação para agentes de viagens

A sessão de formação decorreu a 23 de abril e contou com a participação de 15 profissionais do setor, com o objetivo de “aprofundar o conhecimento sobre o destino e fortalecer a sua promoção no mercado nacional”.

A Lusanova e o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET) promoveram, a 23 de abril, uma sessão de formação para agentes de viagens, que decorreu nos escritórios do operador turístico, em Lisboa, com o objetivo de “aprofundar o conhecimento sobre o destino e fortalecer a sua promoção no mercado nacional”.

“O evento contou com a participação de cerca de 15 profissionais do setor, que tiveram a oportunidade de ficar a conhecer as mais recentes novidades e aprofundar conhecimentos sobre o emirado”, indica a Lusanova, num comunicado enviado à imprensa esta quinta-feira, 24 de abril.

A sessão de formação contou com a participação de Alexandra Pires, representante do DET em Portugal, que apresentou as atrações Hype House, o SKY Views Observatory, o AYA Universe e o ARTE Museum, espaços inovadores que “refletem a constante reinvenção do emirado enquanto destino turístico de referência”.

Já Francisco Álvares, diretor comercial do operador turístico, deu a conhecer a variedade da oferta da Lusanova para o Dubai, que inclui escapadas de três noites na cidade, como combinações com destinos como Abu Dhabi, Maldivas, Seychelles, Maurícias, Tailândia, Zanzibar, entre outros locais na Ásia.

A iniciativa integra o plano de formação contínua da Lusanova, que ao longo do ano aposta no reforço de competências dos agentes de viagem, com foco na valorização de destinos estratégicos na programação do operador turístico como o Dubai.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Zé Manel Taxista protagoniza nova campanha da ATL

A nova campanha digital da Associação Turismo de Lisboa (ATL), denominada “Lisboa ReclAMO-TE”, é protagonizada por Zé Manel Taxista, a conhecida personagem de Maria Rueff, convidando os lisboetas “a redescobrir a cidade e a aproveitar a luz, os monumentos e os espaços mais emblemáticos da capital”.

Publituris

A Associação Turismo de Lisboa (ATL) lançou esta quarta-feira, 23 de abril, a nova campanha digital “Lisboa ReclAMO-TE”, que é protagonizada por Zé Manel Taxista, a conhecida personagem de Maria Rueff, e outras seis figuras públicas, e que, de forma satírica, convida os lisboetas “a redescobrir a cidade e a aproveitar a luz, os monumentos e os espaços mais emblemáticos da capital”.

“Entre a vontade incontornável de reclamar da crescente afluência de turistas e o amor ‘alfacinha’ que perdura no coração dos lisboetas, esta iniciativa da Associação Turismo de Lisboa relembra a portugalidade da capital e a importância de que continue a ser vivida por todos. “Lisboa, ReclAMO-TE” desafia a ideia tradicional de turista, alargando o conceito também aos residentes, numa abordagem que combina humor e talento nacional”, explica a ATL, num comunicado enviado à imprensa.

A nova campanha da ATL divide-se em cinco episódios que contam também com as participações de Carla Andrino, João Baião, Sofia Arruda, Vasco Pereira Coutinho, Irma e Cláudio de Castro, que apanham boleia com o Zé Manel Taxista em diferentes locais da cidade, numa viagem que, segundo a informação divulgada, “revela a beleza histórica de Lisboa e destaca o investimento gerado pelo turismo, visível na reabilitação de património, eventos, transportes, jardins e outros espaços públicos”.

Criada pela Burson, a nova campanha já está disponível nas redes sociais Instagram e YouTube, assim como nos canais institucionais da ATL. O primeiro episódio pode ser visualizado aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Soltour faz balanço positivo da Páscoa e revela aumentos de 56% nas reservas e de 41% nos passageiros

Cancún e Punta Cana estiveram, segundo a Soltour, entre os destinos mais procurados nesta Páscoa, uma vez que ambos contaram com partidas diretas de Lisboa, em operações da Soltour que registaram uma ocupação de 100%.

Publituris

A Soltour faz um balanço positivo das vendas para o período da Páscoa, durante o qual diz ter registado “um crescimento notável, a partir de Portugal”, com aumentos de 56% nas reservas e de 41% nos passageiros transportados, face a igual período do ano passado.

“Alicerçados num reforço da capacidade de operação, os resultados confirmam que a Semana Santa se mantém como um dos momentos mais relevantes para a venda de viagens no mercado nacional. Em comparação com o período homólogo de 2024, as reservas cresceram 56% e o número de passageiros transportados aumentou 41%”, refere o operador turístico, em comunicado.

Cancún e Punta Cana estiveram, segundo a Soltour, entre os destinos mais procurados nesta Páscoa, uma vez que ambos contaram com partidas diretas de Lisboa, em operações da Soltour que registaram uma ocupação de 100%.

Além do México e República Dominicana, a Soltour revela que também a Eslovénia (desde Lisboa) e Cabo Verde (desde Lisboa e Porto) “registaram taxas de ocupação quase totais, na ordem dos 99%”.

“A Páscoa tem vindo a afirmar-se como um dos períodos preferidos dos portugueses para viajar, permitindo aproveitar uma pausa fora dos fluxos turísticos mais intensos do verão. Este crescimento expressivo reflete não só a crescente procura por parte dos viajantes, mas também a nossa confiança enquanto operador com quase 50 anos de experiência. Na Soltour, procuramos sempre antecipar as necessidades do mercado e disponibilizar uma oferta sólida, diferenciada e segura, que permita às agências de viagens responder com confiança às expectativas dos seus clientes”, afirma Luís Santos, diretor da Soltour em Portugal.

A Soltour diz ainda que, para além das operações especiais da Semana Santa, os viajantes portugueses continuaram a escolher destinos variados da programação regular do operador turístico, o que confirma “a confiança na qualidade e abrangência da oferta do operador, que entrou em 2025 com uma aposta clara na diversificação de destinos”.

“Riviera Maya, Istambul, Sal (Cabo Verde), Madeira, Tenerife, Gran Canária, Milão, Riga, Samaná, Praga, Fez, La Romana e Zagreb estiveram entre os destinos mais populares para os viajantes portugueses e espanhóis, com partidas de vários aeroportos ibéricos”, refere ainda a Soltour.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Porto de Lisboa estabelece parceria para monitorizar índices de emissões dos navios

O Porto de Lisboa é a primeira infraestrutura portuária do sul da Europa a integrar a rede EPI – Environmental Port Index, sistema que permite avaliar e monitorizar os índices de emissões dos navios durante o período de permanência em porto e que vai ser usado em navios de cruzeiro e de mercadorias.

Publituris

O Porto de Lisboa estabeleceu uma parceria com o EPI – Environmental Port Index, sistema que permite avaliar e monitorizar os índices de emissões dos navios durante o período de permanência em porto, tornando-se na primeira infraestrutura portuária do sul da Europa a integrar a rede EPI.

“A APL reconhece há muito tempo a necessidade de informações detalhadas sobre os navios que fazem escalas no Porto de Lisboa, o EPI é a solução perfeita para essa necessidade e estamos entusiasmados em fazer parte dessa rede. Por meio deste novo acordo o porto terá, por um lado, acesso a dados valiosos para ajudar a monitorizar o impacto ambiental dos navios que o visitam, e por outro ao ingressar na rede EPI fortalece sua estratégia ambiental e aprofunda o seu compromisso com a sustentabilidade”, congratula-se Carlos Correia, presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL).

O EPI é um sistema que foi desenvolvido por um conjunto de portos noruegueses em colaboração com a Consultora DNV e diversos especialistas da indústria marítima, mas que tem vindo apenas a ser aplicado a navio de cruzeiros e que, em Lisboa, vai ser também usado para monitorizar os índices de emissões também dos navios de mercadorias.

Even Husby, CEO do EPI, destaca o facto do porto da capital portuguesa ser o primeiro no sul da Europa a contar com este sistema, considerando que “Lisboa está a fazer grandes avanços rumo à sustentabilidade”, pelo que a adesão ao EPI é mais um passo nesse sentido.

Segundo o comunicado do Porto de Lisboa, a plataforma do EPI “monitoriza, entre outras coisas, as emissões atmosféricas dos navios nos portos, fornecendo uma visão abrangente do desempenho de sustentabilidade dos navios”, numa abordagem baseada em dados que “promove a responsabilidade e estimula o progresso na redução da poluição relacionada aos portos”.

O sistema foi lançado em 2019 e, desde então, “tornou-se numa iniciativa global de destaque, promovendo a colaboração entre portos e operadores de navios para reduzir as emissões, e a sustentabilidade, e ao abrir caminho para um futuro mais verde na indústria marítima”.

Even Husby revela que os esforços dos parceiros que formaram o EPI já “contribuíram significativamente para a redução de CO2”, pelo que o responsável diz estar, agora, ansioso para “ver como essa colaboração com o Porto de Lisboa impulsionará ainda mais mudanças ambientais positivas.”

O EPI conta, atualmente, com a participação de 39 portos na Escandinávia e na Europa, prevendo-se que a rede venha a integrar mais portos em breve, de forma a promover uma “redução das emissões e a responsabilidade ambiental em todo o setor”.

Mais informações sobre este sistema aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

easyJet coloca à venda mais de 45 milhões de lugares em mais de 250 mil voos para o verão 2026

Entre as opções da easyJet já disponíveis para o verão do próximo ano, estão também mais de 2,5 milhões de lugares, em mais de 14 mil voos, de e para Portugal.

Publituris

A easyJet anunciou esta quarta-feira, 23 de abril, que os bilhetes para os mais de 45 milhões de lugares em mais de 250 mil voos para o verão de 2026 já se encontram à venda, destinam-se a viagens que decorram entre 23 de março e 14 de junho de 2026, que também incluem Portugal.

“Estes números incluem mais de 2,5 milhões de lugares, em mais de 14 mil voos, de e para Portugal”, refere a companhia aérea em comunicado, explicando que, com a abertura das vendas, os “passageiros podem já começar a pensar numa escapadela de Páscoa ou numa viagem para aproveitar alguns fins-de-semana prolongados do próximo ano”.

Funchal, Sal, Milão ou Londres são alguns dos destinos propostos pela companhia aérea low cost, cujas reservas estão disponíveis aqui.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Líbere Porto Laranjais | Créditos: DR
Alojamento

Líbere Hospitality Group abre aparthotel no Porto

O operador espanhol de alojamento de curta e média duração abre o seu primeiro aparthotel no Porto, o Líbere Porto Laranjais, em dois edifícios distintos na Rua do Almada, num total de 24 apartamentos. O projeto, que data de 2018, abre agora portas após o anúncio do Líbere Hospitality Group para mais duas unidades na cidade Invicta: uma junto à Ponte D. Luís e outra na Boavista, na Rua Júlio Dinis 604.

Publituris

O Líbere Hospitality Group (LHG), operador espanhol de alojamento de curta e média duração, abre o seu primeiro projeto no Porto, o Líbere Porto Laranjais. Desta forma, passa a contar com dois ativos em Portugal, com este recente aparthotel a juntar-se ao Líbere Lisboa Príncipe Real, que abriu portas em Lisboa em novembro de 2023.

Localizado na Rua do Almada, próximo da Rua de Santa Catarina, o Líbere Porto Laranjais está distribuído por dois edifícios, com um total de 24 unidades de alojamento. O primeiro edifício, no número 339, conta com 14 apartamentos. Já o segundo, no número 374, reúne 10 apartamentos.

Com dimensões que variam entre os 30 e os 80 metros quadrados, os apartamentos do Líbere Porto Laranjais, na sua maioria com terraço, datam entre os séculos XVIII e XXI, sendo que alguns contam com banho turco privativo.

O projeto para este aparthotel classificado com quatro estrelas começou em 2018, estando agora concluído, de acordo com o grupo, após “uma extensa pesquisa histórica e arqueológica pela equipa de arquitetos, que respeitaram a história e o carácter do edifício”.

Líbere Porto Laranjais | Créditos: DR

Para Antón de la Rica, Co-CEO do LHG, “a abertura deste novo edifício no Porto constituí um marco importante e representa um passo estratégico fundamental na expansão da empresa”. Como refere em nota de imprensa, “este projeto não só reforça o crescimento em grandes capitais, mas também reflete o interesse em cidades com grande potencial e atratividade”.

Se em 2023, o LHG tinha a ideia de “continuar a crescer e exportar o modelo de negócio para todo o sul da Europa”, como referiu Pedro Silvestre, responsável pelo desenvolvimento de negócio em Portugal, agora pretende “consolidar esse modelo e continuar a aumentar os ativos”.

Recorde-se que o operador espanhol já tinha anunciado dois projetos no Porto: um junto à Ponte D. Luís, com 21 apartamentos e 14 lugares de estacionamento; e outro na Boavista, na Rua Júlio Dinis 604, com 58 unidades de alojamento.

Atualmente, o grupo conta com mais de 1.900 unidades em carteira.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Macau perto dos 10M de visitantes no 1.º trimestre

No primeiro trimestre, Macau assistiu a um crescimento de 11,1% no número de visitantes face a igual período de 2024, naquele que foi o segundo melhor arranque do ano no território, apesar do total de turistas internacionais estar ainda mais de 20% abaixo dos números pré-pandemia.

Publituris

Nos três primeiros meses de 2025, Macau recebeu 9,86 milhões de visitantes, número que corresponde a um crescimento de 11,1% face a igual período de 2024 e que, segundo a Lusa, corresponde ao segundo melhor arranque do ano no território.

De acordo com dados oficiais da Direção dos Serviços de Estatísticas e Censos de Macau (DSEC), 59% dos visitantes (5,82 milhões) chegaram em excursões organizadas e passaram menos de um dia na cidade.

O forte crescimento é explicado pelas medidas de apoio a Macau que o governo central chinês tem vindo a adotar, a exemplo do limite de isenção fiscal de bens pessoais adquiridos por visitantes da China ou do alargamento a mais 10 cidades da China da lista de locais com “vistos individuais” para visitar Hong Kong e Macau, sendo que, desde 1 de janeiro, também os residentes da cidade vizinha de Zhuhai passaram a poder visitar Macau uma vez por semana e ficar até sete dias.

Estas medidas levaram a que “a esmagadora maioria (90,8%) dos turistas que chegaram a Macau nos três primeiros meses do ano” fosse proveniente da China continental ou de Hong Kong.

No entanto, Macau recebeu também, nos primeiro semestre do ano, 682 mil visitantes internacionais, num crescimento de 16,9% em comparação com o primeiro trimestre de 2024.

Apesar dos números positivos, o total de visitantes internacionais em Macau está ainda abaixo dos números pré-pandemia, numa descida que, segundo os dados oficiais, chega aos 20,3%.

Em abril, a diretora dos Serviços de Turismo de Macau (DST), Maria Helena de Senna Fernandes, disse que em 2025 a prioridade vai continuar a ser “captar turistas internacionais”, motivo pelo qual o organismo tem prevista a participação em feiras no estrangeiro e a organização de atividades no território.

Em junho, Macau recebe a reunião semianual da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos e, em dezembro, o congresso anual da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

O território vai ser ainda palco da 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau (MITE, na sigla em inglês), que decorre entre 25 e 27 de abril, e que vai contar com a participação de uma delegação europeia, com “cerca de 20 pessoas”.

Na MITE, Portugal vai ter um espaço próprio, que irá ainda incluir, pela primeira vez, a secção “Estação do Café”, para “destacar as caraterísticas dos países de língua portuguesa”, disse a dirigente, citada pela Lusa.

Em agosto de 2024, Maria Helena de Senna Fernandes apontou como meta mais de três milhões de visitantes internacionais em 2025.

Recorde-se que, no ano passado, Macau recebeu 34,9 milhões de visitantes, mais 23,8% do que no ano anterior, mas ainda longe do recorde de 39,4 milhões fixado em 2019, antes da pandemia.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Pipadouro lança eventos com música e vinho no Douro à noite

As “Exclusive Nights” da Pipadouro vão estar disponíveis de maio a outubro, com a primeira edição agendada para 16 de maio, e incluem animação musical e várias experiências gastronómicas e com vinho.

Publituris

A Pipadouro anunciou o lançamento de eventos com música e vinho no Douro, à noite, na proposta “Exclusive Nights”, que vai estar disponível de maio a outubro e que promete “serões memoráveis a bordo do icónico Friendship I, superiate de 1957 que servia a Marinha Inglesa”.

“Serão seis noites únicas, de maio a outubro, cada uma com uma atmosfera musical distinta: do jazz ao fado, passando por DJ sets, tuna académica, violino ao vivo e banda de covers. Cocktails de vinho do Porto e vinhos tranquilos, branco e tinto, a par de petiscos cuidadosamente curados, com destaque para produtores locais, completam a experiência sofisticada e intimista”, lê-se num comunicado enviado à imprensa.

A primeira edição está agendada para 16 de maio, entre as 21h00 e as 23h30, a bordo do Wooden Yacht Classic com 66 pés, ancorado no cais privado da Pipadouro no Pinhão, num programa que vai contar com música a cargo dos Caju. Durante o evento, a Pipadouro vai ainda apresentar “formas criativas e inesperadas de consumir vinho, reforçando o seu papel pioneiro no setor”.

As “Exclusive Nights” estão limitadas a um máximo de 20 pessoas e implicam a compra antecipada de bilhetes, cujo valor é de 100 euros por pessoa, incluindo duas bebidas e aperitivos ligeiros.

“Mais do que um ingrediente da experiência, o vinho será a estrela absoluta destas noites, em que iremos desafiar a visão tradicional e já conhecida do enoturismo, respondendo às exigências de um público cada vez mais diverso e curioso. Seja um jovem da geração Z ou um enófilo experiente, todos encontrarão nestes eventos vínicos motivos para se surpreender e brindar. Ao inovar, a Pipadouro acredita que, como sempre, muitos seguirão este caminho e que, no fim, quem ganhará é o Douro, os seus visitantes e todo o ecossistema regional”, afirma Ana Clara Silva, diretora de Operações da empresa.

As “Exclusive Nights” passam a integrar o Pipadouro Excellence, um leque de serviços premium da operadora, que foi concebido para elevar as experiências de enoturismo de luxo e ultraluxo no rio Douro.

As novas valências incluem serviços personalizados como butler, para um acompanhamento personalizado de cada cliente; babysitter, que garantirá a segurança e diversão das crianças, permitindo que os adultos usufruam das distintas experiências; ou massagens, ideais para programas com pernoita a bordo.

Recorde-se que a Pipadouro conta com uma frota de iates vintage dos anos 50 e 60, disponibilizando serviços como “chef à la carte” para proporcionar experiências enogastronómicas a bordo; driver privado em viaturas clássicas ou modernas; viagens exclusivas de helicóptero; fotógrafo e vídeografo para perpetuar os momentos a bordo; um guia local certificado; e ainda um “wine educator”, ou seja, um profissional com conhecimento aprofundado e técnico sobre a cultura de vinhos.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.