Star Alliance estende sistema biométrico de reconhecimento facial ‘contactless’ ao aeroporto de Hamburgo
Depois de Frankfurt, Munique e Viena, o aeroporto de Hamburgo torna-se na 4.ª infraestrutura aeroportuária com o sistema biométrico de reconhecimento facial da Star Alliance.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Após uma fase introdutória bem-sucedida, o sistema biométrico de reconhecimento facial da Star Alliance foi lançado oficialmente no aeroporto de Hamburgo (Alemanha). Com o novo serviço, os passageiros da Austrian, SWISS e Lufthansa poderão passar pela segurança e embarcar sem contato e com rapidez, indicando os responsáveis do aeroporto que, no futuro, “um olhar será suficiente para embarcar, sem cartão de embarque ou smartphone”.
Os passageiros interessados no programa “Miles & More” precisam de efetuar um registo no Star Alliance Biometrics pelo menos 24 horas antes do voo na Austrian, Lufthansa ou SWISS. Para tal, necessitam do passaporte válido e da versão mais recente da Lufthansa App ou da App Miles & More. Assim que se registarem, podem passar pelo posto de controlo central de segurança e pelas portas de embarque A17 e C16 do aeroporto de Hamburgo sem contacto.
As entradas no portão e nas vias rápidas do posto central de segurança estão claramente sinalizadas. O rosto é capturado automaticamente pela câmara instalada e comparado com a imagem armazenada previamente. Os viajantes podem manter as máscaras que, atualmente, devem usar no terminal. Se existir uma correspondência positiva, as portas de entrada/controlo abrem automaticamente.
A plataforma de biometria da Star Alliance, na qual a tecnologia se baseia, já foi lançada com sucesso em novembro de 2020 nos hubs de Frankfurt, Munique e Viena com o objetivo de proporcionar aos passageiros uma experiência de viagem fácil e rápida, com o aeroporto de Hamburgo a ser a quarta infraestrutura aeroportuária a utilizar este método, sendo que, uma vez registados, os passageiros podem usar o acesso biométrico em todos os aeroportos participantes.
A solução de identificação usada na Star Alliance Biometrics é alimentada pela tecnologia de reconhecimento facial “NEC I: Delight da NEC Corporation”, da japonesa NEC, e está disponível para aderentes do Miles & More que concordaram com a utilização dos seus dados biométricos durante o processo de viagem.
Quanto à questão da proteção de dados, como fotos e outros identificadores, os responsáveis desta solução referem que “são criptografados e armazenados de forma segura dentro da plataforma”.
“O sistema foi desenvolvido desde o início em conformidade com as leis de proteção de dados aplicáveis e com base na mais recente tecnologia de reconhecimento facial”, indicam os responsáveis da Star Alliance, salientando ainda que “o armazenamento de dados pessoais é reduzido ao mínimo necessário”.
Falk Durm, Head of Ground & Airport Experience do Lufthansa Group, refere que no grupo “as soluções biométricas proporcionarão cada vez mais processos sem contato simplificados e mais eficientes nos aeroportos e, assim, melhorarão significativamente a experiência de viagem dos nossos passageiros”.
Já o vice-presidente de Customer Experience da Star Alliance, Christian Draeger, adianta que “o futuro das viagens aéreas é inspirado em experiências sem contato”.