Lucros do grupo Air France-KLM caem 50% para 489 milhões de euros
O grupo Air France-KLM viu as receitas, em 2024, subirem 5% face a 2023, totalizando 31,5 mil milhões de euros. Contudo, os lucros líquidos baixaram de 990 milhões de euros para 489 milhões de euros. No total, o grupo interessado na compra da TAP transportou perto de 98 milhões de passageiros.

Victor Jorge
O grupo Air France-KLM obteve, em 2024, receitas de 31,5 mil milhões de euros, uma subida de 5% face aos 30 mil milhões obtidos em 2023. O grupo, que já demonstrou interesse na aquisição da TAP, revela, em comunicado, que os lucros operacionais de 1,6 mil milhões de euros correspondem a uma queda de 6,4% face ao ano anterior e os lucros líquidos passaram de 990 milhões para 489 milhões de euros, ou seja, uma quebra de 51%.
Relativamente aos passageiros transportados em 2024, o grupo franco-neerlandês indica uma subida de 4,7% para 97,9 milhões de passageiros, com um load factor de 87,6%, uma ligeira subida de 0,6 pontos percentuais face a 2023.
O grupo informa, também, que a margem operacional decresceu ligeiramente para 5,1%, impactada pelo impacto dos Jogos Olímpicos realizados em Paris, evento que acabou por diminuir as viagens de turismo para a capital francesa. Apesar da forte procura e do crescimento do turismo a nível global, os resultados anuais da Air France-KLM foram impactados pelas greves realizadas no início do ano e aumento de custos.
Já os custos com salários e custos relacionados aumentarem 9% para perto de 9,5 mil milhões de euros, enquanto os custos com combustível atingiram os 6,9 mil milhões de euros contra os 7,3 mil milhões de 2023, ou seja, uma redução de 5%.
Neste âmbito, o grupo revela que incorporou 103 mil toneladas (1,25% do total de combustível utilizado) de SAF, representando um aumento de 13,6% quando comparado com 2023, salientando a assinatura de um acordo com a TotalEnergies para o fornecimento de 1,5 milhões de toneladas de SAF para a próxima década até 2035.
Ainda relativamente aos passageiros transportados, a Air France-KLM transportou 74,8 milhões de passageiros (+3,7%) – 41,8 milhões para a Air France e 33 milhões para a KLM -, com a Transavia a transportar os restantes 23,2 milhões.
Na Air France-KLM do total de passageiros transportados, 26,5 milhões (+3,4%) foram em voos long-haul, quanto os restantes 48,2 milhões foram em short-medium-haul (+3,8%).
Entre os voos de longo curso, destaque para o mercado norte-americano com 9,7 milhões de passageiros (+5,2%), embora a região que maior crescimento (+13,2%) registou tivesse sido o Médio Oriente/Ásia para mais de 6 milhões de passageiros.
Destaque para o decréscimo da América Latina que registou uma quebra de 1% para 3,4 milhões de passageiros, com o continente africano a sofrer a maior descida (-3,9%) para 3,9 milhões de passageiros.