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Mais hóspedes, com menos dormidas, mas proveitos a subir em fevereiro

Embora o mês de fevereiro mostre um ligeiro abrandamento no número de hóspedes e uma descida nas dormidas, os proveitos continuam a subir. No acumulado do ano, os números do turismo em Portugal continuam a crescer em todos os parâmetros.

Victor Jorge
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Mais hóspedes, com menos dormidas, mas proveitos a subir em fevereiro

Embora o mês de fevereiro mostre um ligeiro abrandamento no número de hóspedes e uma descida nas dormidas, os proveitos continuam a subir. No acumulado do ano, os números do turismo em Portugal continuam a crescer em todos os parâmetros.

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No mês de fevereiro de 2025, o setor do alojamento turístico registou 1,8 milhões de hóspedes e 4,2 milhões de dormidas, correspondendo a variações de 0,6% e -2,5%, respetivamente (+8,2% e +6,3% em janeiro, pela mesma ordem).

As dormidas de residentes totalizaram 1,375 milhões, tendo diminuído 0,8% face às 1,387 milhões de igual mês de 2024 (+11% em janeiro), enquanto os mercados externos apresentaram um decréscimo de 3,3% (+3,9% em janeiro), alcançando 2,795 milhões de dormidas, contra as 2,892 milhões de fevereiro do ano passado.

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Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), “estes resultados foram influenciados pela estrutura móvel do calendário, ou seja, por um lado, pelo efeito do período de férias associado ao Carnaval, que este ano ocorreu em março, enquanto no ano anterior se concentrou em fevereiro”. Por outro lado, refere o INE, “o mês de fevereiro deste ano teve menos dia que o ano anterior, uma vez que 2024 foi um ano bissexto”.

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Em termos de dormidas, os dados do INE indicam uma liderança de Lisboa, com 1,170 milhões, correspondendo a uma ligeira descida de 5,6% face a fevereiro de 2024, sendo a única região a ultrapassar a fasquia do milhão.

Em segundo lugar, aparece o Algarve, com 776 mil dormidas, o que perfaz um decréscimo de 5,1% face a fevereiro do ano passado, surgindo o Norte em terceiro lugar, com 756 mil dormidas, uma subida de 0,9% face ao mês homólogo de 2024.

A maior subida nas dormidas, no mês de fevereiro, foi conseguida pela Península de Setúbal (+7,8%), enquanto nas descidas, a região do Oeste e vale do Tejo apresenta um decréscimo de 7,1%.

Subida dos residentes compensam descida dos não residentes
No que diz respeito aos hóspedes, contabilizados que foram 1,773 milhões de pessoas, os residentes somaram 817 mil, correspondendo a uma subida de 2,2% face a fevereiro de 2024, enquanto os não residentes totalizaram 957 mil, uma descida de 0,8% relativamente a igual período do ano passado.

Também aqui, a liderança pertence a Lisboa com 533 mil hóspedes numa descida de 1,6% relativamente a fevereiro de 2024, com a região Norte a ocupar a segunda posição com 427 mil hóspedes (+2,5%) e em terceiro lugar o Algarve com, 211 mil hóspedes (+0,9%).

Destaque para a subida a duplo dígito dos Açores (+11,3%), totalizando 49 mil hóspedes, enquanto a maior descida pertenceu à região do Oeste e vale do Tejo (-3,3%).

Dos mais de 957 mil hóspedes não residentes, Espanha liderou com 125 mil, aparecendo o Reino Unido (115 mil) e França (79 mil) em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Já nas dormidas, os 10 principais mercados emissores, em fevereiro, representaram 72,1% do total de dormidas de não residentes neste mês, com o mercado britânico a manter a liderança (16,4% do total das dormidas de não residentes em fevereiro), com 458 mil, apesar do decréscimo de 7,5% face ao mês homólogo.

As dormidas do mercado alemão, o segundo principal mercado emissor em fevereiro (11,2% do total), diminuíram 5,1% para 313 mil. Seguiu-se o mercado espanhol, na 3.ª posição (quota de 8,3%), com um decréscimo de 8,4% para 231 mil.

No grupo dos 10 principais mercados emissores em fevereiro, o mercado polaco foi o único a registar crescimento (+23,2%), atingindo os 119 mil. Nos decréscimos, destacou-se a variação registada do mercado brasileiro (-18,9%) para 130 mil.

Dormidas dos não residentes estagnam no primeiro bimestre
No acumulado do ano (janeiro-fevereiro), os dados divulgados pelo INE mostram uma subida de 4,1% no número de hóspedes, totalizando 3,378 milhões. Os residentes em Portugal somaram 1,564 milhões, numa evolução de 5,7%, enquanto os não residentes totalizaram 1,814 milhões, uma subida de 2,7% face aos dois primeiros meses de 2024.

Lisboa liderou no número de hóspedes, com 1,040 milhões (+3% face ao primeiro bimestre de 2024), seguindo-se o Norte com 812 mil (+4,7%) e o Algarve (375 mil, +3,3%). A região que mais cresceu no número de hóspedes neste primeiro bimestre de 2025 foram os Açores (+13,6%), não se registando qualquer descida nas regiões turísticas nacionais.

Nos hóspedes não residentes, Espanha foi quem registou maior número, com 228 mil, seguindo-se o Reino Unido (quase 200 mil) e EUA (152 mil).

Analisadas as dormidas nestes primeiros dois meses de 2025, o mercado nacional registou 7,840 milhões numa subida de 1,4% face ao período homólogo de 2024. Neste parâmetro, os residentes em Portugal somaram 2,642 milhões de dormidas, numa subida de 4,5% face aos primeiros dois meses de 2025. Já as dormidas de não residentes registaram uma descida de 0,1% para 5,198 milhões.

A região da Grande Lisboa aparece novamente a liderar neste campo, com 2,246 milhões de dormidas, embora registe uma descida de 0,3%. O Norte é a segunda região com mais dormidas, com 1,429 milhões, numa subida de 3,5% face a igual período do ano passado. Em terceiro lugar aparece o Algarve, com 1,347 milhões de dormidas, correspondendo a uma descida de 2,5% relativamente a janeiro-fevereiro de 2024.

A maior subida doi registada pela Península de Setúbal, com um incremento de 10,4%, para 164 mil dormidas, enquanto no capítulo das descidas, o Algarve reparte esta posição (-2,5%) com a região do Oeste e Vale do Tejo.

Por mercados emissores, das quase 5,2 milhões de dormidas, quase 810 mil foram de britânicos, surgindo a Alemanha em segundo lugar (580 mil) e Espanha na terceira posição (431 mil).

Mais proveitos
Apesar do decréscimo nas dormidas, os proveitos aumentaram em fevereiro, +4% nos proveitos totais e +3,4% nos relativos a aposento (+13,9% e +14,3% em janeiro, pela mesma ordem), atingindo 287,7 e 208,8 milhões de euros, respetivamente.

A Grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (34,5% dos proveitos totais – 99,4 milhões de euros – e 36% dos proveitos de aposento – 75 milhões de euros), seguida da Madeira (17,1% – 49 milhões de euros – e 16,7% – 35 milhões de euros, respetivamente) e do Norte (16,4% – 47 milhões de euros – e 16,5% – 34 milhões de euros, pela mesma ordem).

Os aumentos de proveitos mais expressivos ocorreram na Madeira (+16,7% nos proveitos totais e +20,7% nos de aposento) e na Península de Setúbal (+12,2% e +15,4%, pela mesma ordem). Os maiores decréscimos registaram-se no Oeste e Vale do Tejo (-3,1% e -0,7%, respetivamente) e no Alentejo (-2,4% em ambos).

Já no acumulado dos primeiros dois meses de 2025, os proveitos totais somaram quase 550 milhões de euros, numa subida de 8,5% face a igual período de 2024, enquanto os proveitos de aposentos totalizaram 398 milhões de euros, correspondendo a uma subida de 8,3%.

Lisboa aparece em primeiro lugar com mais de 191 milhões de euros em proveitos totais (+5,1%), seguindo-se a Madeira com 99 milhões de euros (+22,9%) e o Norte com 90 milhões de euros (+8,2%).

No que diz respeito aos proveitos de aposentos, a liderança também pertence a Lisboa com 145 milhões de euros (+4,5%), seguindo-se a Madeira com 69 milhões de euros (+24,6%) e o Norte com 65 milhões de euros (+6,9%).

Estada média continuou a decrescer em fevereiro
Em fevereiro, a estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,35 noites) continuou a diminuir (-3,1%, após -1,8% em janeiro). Os valores mais elevados deste indicador continuaram a observar-se na Madeira (4,73 noites) e no Algarve (3,68 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,58 noites) e no Oeste e Vale do Tejo (1,64 noites).

Em fevereiro, a estada média dos residentes (1,68 noites) diminuiu 3,0% e a dos não residentes (2,92 noites) decresceu 2,6%.

A Madeira registou as estadas médias mais prolongadas, quer dos não residentes (5,33 noites) quer dos residentes (2,88 noites).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 39,6 euros em fevereiro, registando um aumento de 4,5% (+10,4% em janeiro). O rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 87,9 euros (+4,9%, após +7,2% em janeiro).

O valor de RevPAR mais elevado foi registado na Madeira (71,5 euros), seguindo-se a Grande Lisboa (64,7 euros). Os maiores crescimentos ocorreram na Madeira (+22,4%) e na Península de Setúbal (+18,0%), enquanto no Alentejo se registou o maior decréscimo (-5,7%).

A Grande Lisboa destacou-se com o valor mais elevado de ADR (110,2 euros), seguida da Madeira (100,1 euros), tendo esta última apresentado o maior crescimento neste indicador (+18,6%).

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Turismo de Portugal recebe galardão de Melhor Destino nos prémios Routes Europe 2025
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Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025

Pelo segundo ano consecutivo, o Turismo de Portugal ganhou o prémio de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025.

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O Turismo de Portugal venceu, pelo segundo ano consecutivo, o galardão de Melhor Destino nos prémios Routes Europe 2025, numa cerimónia que teve lugar em Sevilha, Espanha – um prémio que celebra a excelência no marketing dos destinos, reconhecendo as entidades que impulsionam o crescimento da conectividade aérea.
Este reconhecimento destaca o trabalho realizado pelas companhias aéreas, aeroportos e destinos, juntamente com a sua estratégia contínua para 2025.
Através de esforços concertados, que incluem a criação de incentivos, a identificação de oportunidades de mercado e o envolvimento em campanhas de marketing conjuntas, o Turismo de Portugal alcançou um sucesso significativo no desenvolvimento de rotas e no crescimento sustentado da conectividade. Este prémio reconhece, assim, o esforço e o trabalho desenvolvido na última década, em estreita colaboração com as companhias aéreas parceiras, no sentido de oferecer rotas sustentáveis.
Os finalistas na categoria “Destino”, foram avaliados por um painel de juízes de companhias aéreas que pontuaram os destinos que consideram ter oferecido o melhor apoio de marketing nos últimos doze meses.
Com este prémio, reforça-se, também, a importância do papel do Turismo de Portugal no apoio à tomada de decisão e na dinamização das políticas públicas de turismo que promovam a conectividade aérea internacional para Portugal, e reforçando a competitividade do país.
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AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação

A AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve iniciou as celebrações dos seus 30 anos com tiveram início na quinta-feira, dia 10 de abril, com uma cerimónia pautada por diversas homenagens, entre associados e personalidade que foram determinantes na vida da associação.

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Durante o evento, realizado no edifício sede, em Albufeira, foi inaugurada a Galeria dos Presidentes, que evoca todos os associados que integraram a presidência da Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal, seguindo-se ao descerramento de um memorial de homenagem a Elidérico Viegas, fundador da AHETA e presidente durante 26 anos, falecido em novembro de 2024.

Na mesma cerimónia, foram igualmente homenageados, com a entrega de um troféu, os associados que participaram na escritura de constituição da AHETA e nos primeiros corpos sociais, assim como outras personalidades que contribuíram e contribuem para a atividade da associação. Entre os quais os funcionários Lígia Santos, Patrícia Nunes e Ricardo Baptista, este último trabalha na AHETA há precisamente 30 anos.

As qualidades de Elidérico Viegas, não só pessoais como profissionais, foram elogiadas por todos quantos usaram da palavra e, em particular, pelo seu amigo e jornalista Ramiro Santos, o qual lhe dedicou um texto. Ramiro Santos referiu-se a Elidérico Viegas como um “homem íntegro”, cuja “obra está para além do Algarve”.

Reinaldo Teixeira, administrador da Garvetur, que faz parte da direção da AHETA desde o início, fez um balanço destas três décadas de existência da associação. O empresário considera que “esta é uma caminhada que a todos deve orgulhar, mas há uma parte que deve entristecer, pois existe um conjunto de infraestruturas que continua por resolver e a culpa é de todos”, dando vários exemplos, como o Hospital Central; a conclusão das melhorias da EN 125 ou a ligação ferroviária ao aeroporto.

Também presente no evento, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado falou da influência que a AHETA sempre exerceu no setor, para realçar que associação é “um parceiro estratégico importante para dar força aos empresários”, tendo igualmente um “papel clarificador acerca da indústria do turismo”.

Outro ponto alto das comemorações do 30º aniversário da AHETA será a Conferência Turismo +30, agendada, agendada para 29 de maio, e que acontece no Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center, em Albufeira.

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Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo

A escala inaugural em Lisboa foi assinalada com a tradicional cerimónia de troca de placas a bordo, que contou com a participação do capitão Diego Michelozzi, assim como de representantes do Porto de Lisboa e de várias autoridades nacionais.

Inês de Matos

O EXPLORA I, primeiro navio da Explora Journeys, a companhia de luxo do grupo da MSC Cruzeiros, realizou esta segunda-feira, 14 de abril, a primeira escala em Lisboa, momento que foi assinalado com uma cerimónia a bordo e que aconteceu durante a viagem de reposicionamento do navio no Mediterrâneo, onde vai ficar até outubro.

A escala inaugural em Lisboa foi assinalada com a tradicional cerimónia de troca de placas a bordo, que contou com a participação do capitão Diego Michelozzi, assim como de representantes do Porto de Lisboa e de várias autoridades nacionais.

Após a cerimónia, Silvia Oliveira, sales executive da Explora Journeys em Portugal, realizou uma pequena apresentação do EXPLORA I, navio que inaugurou os cruzeiros de luxo da Explora Journeys, uma marca que tem raízes “no profundo respeito pelos Oceanos”, assim como nas tradições marítimas.

Com “461 suítes, todas vista mar, e com varandas que são as maiores do setor”, cujas áreas variam dos 35 aos 280 metros quadrados, o EXPLORA I é um navio de perto de 65 mil toneladas, que prima pelo “design minimalista”, assim como pela qualidade do serviço a bordo, como indica o rácio de 1,25 passageiros para cada tripulante.

Destaque merece também a gastronomia a bordo, que é apontada mesmo como “um ex-libris”, já que os passageiros têm à disposição seis restaurantes, todos incluídos na tarifa, com exceção do Anthology, que é “um restaurante com chef com estrela Michelin, com sete degustações” e que está apenas incluído nas tarifas superiores.

Emporium Market Place, que é uma espécie de buffet com oito estações gastronómicas; Sakura, dedicado à cozinha oriental; Marble & Co, que aposta nas carnes; Fil Rouge, de cozinha francesa; e Med Yacht Club, de gastronomia mediterrânica, constituem as restantes opções gastronómicas.

O EXPLORA I conta ainda com três piscinas exteriores climatizadas, uma interior com cobertura retrátil, ginásio com zona interior e exterior, 64 cabanas e jacuzzis, assim como Spa com cerca de mil metros quadrados e zona termal, com piscina interior.

Disponíveis estão ainda vários lounges e bares, incluindo um bar de charutos e o Malt Whisky Bar, casino, assim como um espaço dedicado aos mais novos, já que o navio também está pensado para famílias, dispondo, por isso, de 78 suítes comunicantes.

A tarifa inclui também bebidas ilimitadas, incluindo vinhos de excelência e licores premium, Wi-Fi a bordo, assim como programas de bem-estar e fitness, taxas, e transporte do porto para o centro da cidade.

Verão 2025 no Mediterrâneo

O EXPLORA I fez também a sua escala inaugural em Ponta Delgada, na passada sexta-feira, 11 de abril, num itinerário que vai ainda passar por Espanha e que vai colocar o navio no Mediterrâneo, onde vai ficar ao longo do verão de 2025.

Em novembro, o EXPLORA I regressa à América Central e Caraíbas, onde vai ficar até março de 2026, altura em que regressa novamente ao Mediterrâneo para mais uma temporada de verão.

“Em novembro, o navio vai estar posicionado na América Central e nas Caraíbas, habitualmente fazemos os portos mais emblemáticos e outros menos conhecidos”, revelou Silvia Oliveira, explicando que, na Explora Journeys, as “travessias mais lentas para o cliente aproveitar mais, as excursões são diferentes” e existem “overnights para aproveitar o tempo em escala”.

“A filosofia é o Ocean State of Mind, ter tempo e espaço”, resumiu a responsável.

 

 

 

 

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Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028

O Egito estabeleceu a meta de atrair 30 milhões de turistas anualmente até 2028, conforme anunciado pelo Presidente da República, Abdel Fattah El-Sisi. A iniciativa visa impulsionar a economia do país através do fortalecimento do setor turístico, que é uma fonte significativa de divisas e empregos.

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Em 2024, o país recebeu aproximadamente 15,78 milhões de turistas, um aumento de 6% em relação ao ano anterior e um novo recorde de chegadas. A estratégia do governo para dobrar esse número inclui a expansão da capacidade hoteleira, a melhoria da infraestrutura e a promoção do rico patrimônio cultural egípcio.

Os principais projetos que apoiam esse objetivo incluem o desenvolvimento do Grande Museu Egípcio, próximo das Pirâmides de Gizé, onde foi criado um novo centro de visitantes e sistema de trânsito, já em operação, e a reforma do histórico Museu Egípcio no Cairo. Além disso, estão em andamento esforços para aumentar a capacidade de voos e agilizar os processos de visto, facilitando o acesso de visitantes internacionais.

O ministro Turismo e Antiguidades, Ahmed Issa, enfatizou a importância do envolvimento do setor privado e de parcerias internacionais para atingir esses objetivos. O plano, segundo a imprensa egípcia, também inclui campanhas de marketing direcionadas para atrair turistas de mercados emergentes e diversificar a oferta turística do Egito para além dos locais históricos tradicionais, incluindo resorts de praia, ecoturismo e viagens de aventura.

Novo centro de visitantes e sistema de trânsito nas Pirâmides de Gizé

Entretanto, uma nova era de exploração começou no sítio arqueológico mais icônico do Egito, graças a um amplo projeto de remodelação liderado pela Orascom Pyramids Entertainment em colaboração com o Ministério do Turismo e Antiguidades. A tão aguardada reforma, que inclui novas máquinas de bilhetes a um sistema de transporte atualizado, visa tornar a exploração das Pirâmides mais tranquila, inteligente e imersiva.

O antigo “Portão da Casa Mena” deu lugar a uma nova entrada principal: “O Grande Portão”, localizado na estrada Cairo-Faium. Uma vez lá dentro, os visitantes vivenciam uma experiência totalmente remodelada, começando pelo novo “Centro de Visitantes” acessível para cadeiras de rodas, onde é possível retirar os bilhetes de entrada em elegantes máquinas de autoatendimento, passar pela segurança sem dificuldades e apreciar um moderno salão de exposições repleto de réplicas de artefatos, infográficos e um filme histórico que reinventa o Egito Antigo.

A imprensa local dá ainda conta de uma nova área de compras para souvenirs e itens essenciais, um lounge VIP para quem pretender algo mais sofisticado e um terminal rodoviário central pronto para conduzir o visitante pela zona arqueológica. O novo sistema de transporte conta com paragens designadas em cada sítio arqueológico principal — da Grande Pirâmide de Quéops à Esfinge —, com mais serviços para hóspedes e cafetarias ao longo do percurso.

Só no primeiro dia do teste, o local recebeu mais de 12 mil visitantes, mais do que o dobro da média diária habitual. Segundo o Ministério do Turismo e Antiguidades, esta mudança resultou num aumento de 120% no tráfego, com todos os sete novos pontos de autocarros a operar em toda a zona arqueológica.

 

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Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo

O setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países que compõem, desde 1981, o Conselho de Cooperação dos Países Árabes do Golfo (GCC-Stat) – Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein, Kuwait, Omã e Catar.

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Os dados mais recentes divulgados pelo Centro Estatístico do Conselho de Cooperação dos Países Árabes do Golfo (GCC-Stat) indicam que a contribuição do setor de viagens e turismo para o PIB da região, até o final de 2024, atingiu aproximadamente 11,4%, com um valor de 247,1 mil milhões de dólares.

Os dados também demonstram que a taxa de crescimento da contribuição do setor para o PIB do Golfo aumentou em aproximadamente 31,9% face aos números registados em 2019, estimando-se que a contribuição das viagens e turismo atinja os 13,3% em 2034, chegando a 371,2 mil milhões de dólares, com uma taxa média de crescimento anual, entre 2024 e 2034, que deverá ultrapassar 4,2%.

Por outro lado, as estatísticas indicam que a taxa média de crescimento anual do número de turistas entre os países do GCC de 2019 a 2023 atingiu 41,5%, o que representou 26,5% do total de turistas internacionais que chegaram aos países do GCC em 2023.

 

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Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo

De acordo com os dados divulgados pela Airports Council International (ACI) World, o Aeroporto de Atlanta (EUA) continua a ser o aeroporto mais movimento do mundo. Já na movimentação de passageiros internacionais, é o Dubai que lidera.

Victor Jorge

108.067.766. Foi este o número de passageiros que o Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport (EUA) movimentou no ano 2024, correspondendo a uma subida de 3,3% face ao ano anterior de 2023, mas continuando abaixo dos números alcançados em 2019 (-2,2%).

O Top 3 do ranking da ACI World é completado pelo Aeroporto Internacional do Dubai, com 92.331.506 passageiros, uma subida de 6,1% face a 2023 e um crescimento de 6,9% relativamente a 2019. Dallas Fort Worth International Airport completa o pódio, com 87.817.864 passageiros, um aumento de 7,4% referente a 2023 e +17% quando comprado com o ano 2019.

A maior subida no ranking dos 10 melhores aeroportos foi registada pelo Aeroporto Internacional de Xangai Pudong, que passou da 21.ª posição, em 2023, para o 10.º lugar, em 2024. Esta ascensão foi impulsionada pela ampliação das políticas de vistos, pela retoma e expansão dos voos internacionais, por melhorias operacionais e pela recuperação da região Ásia-Pacífico, em particular da China.

Justin Erbacci, diretor-geral da ACI World, salienta que “no meio de desafios globais, destaca-se a resiliência dos aeroportos mais movimentados do mundo. Estes centros são artérias vitais do comércio, dos negócios e da conectividade”.

Os dados preliminares indicam que o total global de passageiros, em 2024, rondou os 9,5 mil milhões, representando um aumento de 9% em relação a 2023, ou um crescimento de 3,8% face aos níveis pré-pandemia (2019).

Os 10 aeroportos mais movimentados, que representam 9% do tráfego global (855 milhões de passageiros), registaram um aumento de 8,8% em comparação com 2023 e um crescimento de 8,4% face aos resultados de 2019 (789 milhões de passageiros em 2019).

Analisando os principais aeroportos a nível de movimentação de passageiros internacionais, a liderança pertence ao Dubai, com mais de 92,3 milhões de passageiros (+6,1% face a 2023 e + 7% face a 2019), seguindo-se o aeroporto de Heathrow/Londres com 79,2 milhões de passageiros internacionais (+5,7% face a 2023 e +4,1% face a 2019) e o aeroporto de Incheon/Coreia do Sul, com 70,7 milhões de passageiros internacionais (+26,7% face a 2023 e +0,1% face a 2019).

Em 2024, o crescimento do tráfego global de passageiros enfrentou “incertezas significativas decorrentes da evolução dos cenários económicos e geopolíticos”, refere a ACI World, adiantando ainda que “os desafios contínuos nas cadeias de abastecimento e os atrasos na produção por parte dos fabricantes de aeronaves, bem como as tensões geopolíticas, representaram um risco para as oportunidades de crescimento, ao potencialmente alterarem rotas de voo, aumentarem os custos operacionais e afetarem a confiança dos passageiros”.

Além disso, “a ameaça de tarifas aduaneiras gerou preocupações sobre possíveis perturbações no comércio global, o que afetou indiretamente a procura por viagens internacionais e impulsionou o aumento das construções”, frisa a entidade.

Em 2025, a ACI World prevê que o tráfego global de passageiros atinja os 9,9 mil milhões, com uma taxa de crescimento anual de 4,8%. “Embora a procura por viagens continue forte, espera-se que o ritmo de expansão abrande, à medida que os mercados transitam de picos impulsionados pela recuperação para padrões de crescimento estrutural e a longo prazo”, refere a ACI World.

“Desafios-chave como a incerteza económica, as tensões geopolíticas e as limitações de capacidade deverão ter um impacto crescente na trajetória do setor. Nos mercados desenvolvidos, a estabilização da procura, os estrangulamentos nas cadeias de produção de aeronaves e a falta de capacidade nos aeroportos poderão moderar o crescimento”, acrescenta ainda.

A ACI World conclui que “mercados emergentes, o aumento do investimento em infraestruturas e a crescente procura de viagens por parte da classe média deverão continuar a impulsionar a expansão. À medida que a indústria entra numa nova era de crescimento, o setor aeroportuário terá de concentrar-se na viabilidade financeira, no investimento em infraestruturas, na eficiência operacional e na sustentabilidade”.

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Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas

Macau pretende atrair mais visitantes do nordeste e sudeste asiático, bem como da América do Sul, e para tal vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior da RAEM, anunciou o Chefe do Executivo do território, Sam Hou Fai.

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No seu primeiro discurso político desde que tomou posse como chefe do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, no final do ano passado, Sam Hou Fai prometeu expandir proativamente o mercado de turismo internacional, ao mesmo tempo em que melhora a conectividade do aeroporto da RAEM.

A estratégia é concentrar-se em atrair visitantes mais jovens através de campanhas direcionadas, incluindo a organização de eventos internacionais de influenciadores na internet em larga escala para estabelecer Macau como uma “cidade global de influenciadores”, disse o dirigente citado pela imprensa local.

Ao mesmo tempo, propôs a criação de uma zona internacional integrada de turismo e cultura em Macau, a ser construída como um grande marco cultural com influência internacional e altos padrões, integrando funções de cultura, turismo e comércio.

O presidente-executivo também destacou os planos para diversificar a economia da RAEM, dependente de uma única fonte de receita fiscal, que é a indústria de jogos de azar, incentivando as concessionárias de jogos a se envolverem em investimentos não relacionados a jogos, estabelecer indicadores de avaliação para avaliar a eficácia de projetos de investimento não relacionados a jogos e rever regularmente a implementação geral de aprovações e contratos.

 

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Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro

Os aeroportos nacionais registaram um ligeiro decréscimo no movimento de passageiros no mês de fevereiro, totalizando pouco mais de 4,3 milhões. No acumulado dos dois meses de 2025, os números continuam positivos.

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Em fevereiro de 2025, os aeroportos nacionais movimentaram 4,317 milhões de passageiros, correspondendo a variações de -0,5% face aos 4,338 milhões de fevereiro de 2024 (+5,9% no mês anterior).

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que, no segundo mês de 2025, registou-se o desembarque médio diário de 78,6 mil passageiros, valor superior ao registado em fevereiro de 2024 (76,6 mil; +2,6%).

Em fevereiro de 2025, 82,9% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 1,8 milhões de passageiros (-0,3%), na maioria provenientes do continente europeu (68,7% do total), correspondendo a uma ligeira diminuição de 0,6% face a fevereiro de 2024. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 8,6% do total de passageiros desembarcados (-6,4%).

Relativamente aos passageiros embarcados, 82,1% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 1,7 milhões de passageiros (+1,1%), tendo 68% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um ligeiro crescimento de 0,3% face a fevereiro de 2024. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (8,7% do total; -3,2%).

“O movimento diário de aeronaves e passageiros é tipicamente influenciado por flutuações sazonais e de ciclo semanal. Os valores diários mais elevados são geralmente encontrados no período de verão e, no ano 2024, o domingo foi o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados”, refere o INE.

Relativamente à movimentação de aeronaves, o mês de fevereiro de 2025 também registou um ligeiro decréscimo de 0,2%, passando de 15.665, no segundo mês em 2024 para os atuais 15.641 de fevereiro de 2025.

Em fevereiro de 2025, Lisboa manteve a liderança na movimentação de passageiros, com 2,361 milhões, correspondendo a uma descida de 2,5% face ao mesmo mês de 2024 (+6,9% em janeiro, 2,416 milhões de passageiros).

Já o Porto, registou uma subida de 2,2% face ao mês homologo de 2024, totalizando 1,015 milhões de passageiros (+2,1% em janeiro, 950 mil passageiros). Faro também manteve o registo positivo (+1,5%), embora o crescimento seja inferior ao do mês de janeiro (+6,1%), totalizando 365 mil passageiros contra os 310 mil do mês anterior.

Dois meses positivos
No acumulado do ano 2025 – janeiro e fevereiro – os números do INE mostram, contudo, uma subida em todos os parâmetros.

Nos primeiros dois meses de 2025, os aeroportos nacionais movimentaram 8,563 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 2,6% face a igual período de 2024.

Neste período, o aeroporto de Lisboa movimentou 55,8% do total de passageiros (4,8 milhões), +2,1% comparando com os primeiros dois meses de 2024. O aeroporto de Faro registou um crescimento de 3,6% no movimento de passageiros (675 mil; 7,9% do total) e o aeroporto do Porto concentrou 22,9% do total de passageiros movimentados (cerca de 2 milhões) e aumentou 2,2%.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais nos primeiros dois meses de 2025, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados e embarcados face ao mesmo período de 2024 (+2,4% e +0,6%, respetivamente). Reino Unido e Espanha ocuparam a 2.ª e 3.ª posições, como principais países de origem e de destino. Alemanha ocupou a 4.ª posição. A 5.ª posição foi ocupada pelo Brasil enquanto país de origem e pela Itália enquanto país de destino dos voos.

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Arranca parceria entre Ryanair e Expedia

Os voos da Ryanair passam a estar disponíveis na plataforma do Expedia Group.

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Na sequência do anúncio da parceria “OTA Aprovada” em julho passado, a Ryanair revelou que os seus voos passam a estar disponíveis e podem ser reservados através do Expedia Group – uma das maiores empresas de tecnologia de viagens do mundo.

Esta parceria permite também que os clientes do Expedia Group que reservem voos da Ryanair forneçam corretamente os seus dados de contacto e pagamento à Ryanair, garantindo assim o acesso à sua conta myRyanair e o recebimento direto de informações importantes sobre o voo, sem necessidade de concluir o processo de verificação de cliente da Ryanair, exigido a clientes de agências de viagens online não autorizadas.

Dara Brady, diretor de Marketing da Ryanair, diz-se “satisfeito por os voos da Ryanair estarem agora disponíveis para reserva pelos clientes do Expedia Group”, enquanto Greg Schulze, diretor Comercial do Expedia Group, frisa que a parceria com a Ryanair “representa um marco importante na ampliação das opções de viagem para os nossos clientes. Ao integrar a vasta rede da Ryanair, que inclui rotas únicas por toda a Europa, esta colaboração oferece aos nossos clientes nos EUA e na Europa mais escolha e valor, tornando cada viagem numa memória inesquecível”.

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Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão

Representantes da indústria de turismo local destacaram a forte procura por reservas de férias de verão para a Turquia, afirmando que esperam um aumento significativo no número de turistas estrangeiros, especialmente da Europa, bem da Ásia e das Américas.

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O país tem como meta receber 65 milhões de visitantes e 64 mil milhões de dólares em receitas de turismo em 2025. O ano passado, a Turquia recebeu mais de 62 milhões de visitantes e gerou 61,1 mil milhões em receitas turísticas.

O Ministro da Cultura e Turismo, Mehmet Ersoy, afirmou que há “sinais de novos recordes no turismo”, realçando que no ano passado, 6,7 milhões de turistas visitaram a Turquia vindos da Rússia, 6,6 milhões da Alemanha e 4,4 milhões do Reino Unido. “A Turquia tornou-se o destino com o maior número de reservas antecipadas na Alemanha. A nossa meta é receber mais de 7 milhões de visitantes da Rússia e da Alemanha este ano. Além disso, esperamos 4,8 milhões de visitantes do Reino Unido em 2025”, disse o ministro. Espera-se, igualmente, mais visitantes da Polónia, Espanha e Itália em 2025.

Por sua vez, Firuz Bağlıkaya, presidente da Associação de Agências de Viagens Turcas (TÜRSAB), observa que os dados de reservas para a temporada de verão mostram uma procura forte e contínua de famílias alemãs por férias no país, designadamente, para Antália, enquanto Müberra Eresin, presidente da Associação Turca de Hoteleiros (TÜROB), enfatiza que a meta é superar os números de 2024 e, ao mesmo tempo, aumentar os preços médios dos quartos.

 

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