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Local by Clube Viajar reflete proximidade e conhecimento profundo do destino Portugal

Na sequência do recente rebranding do departamento de incoming da Clube Viajar, que passou a designar-se Local DMC by Clube Viajar, o Publituris falou com a diretora Comercial, Mariana Morais, que nos deu conta dos motivos desta nova identidade. “Este projeto surge como uma evolução estratégica para criar uma marca mais alinhada com o que fazemos e com a forma como queremos posicionar-nos no mercado internacional”, revelou. Um nome e uma identidade visual que “refletem melhor a nossa missão de conectar os nossos clientes às pessoas e cultura de Portugal”.

Carolina Morgado
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Local by Clube Viajar reflete proximidade e conhecimento profundo do destino Portugal

Na sequência do recente rebranding do departamento de incoming da Clube Viajar, que passou a designar-se Local DMC by Clube Viajar, o Publituris falou com a diretora Comercial, Mariana Morais, que nos deu conta dos motivos desta nova identidade. “Este projeto surge como uma evolução estratégica para criar uma marca mais alinhada com o que fazemos e com a forma como queremos posicionar-nos no mercado internacional”, revelou. Um nome e uma identidade visual que “refletem melhor a nossa missão de conectar os nossos clientes às pessoas e cultura de Portugal”.

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A nova identidade do departamento de incoming da Clube Viajar, um grupo com mais de 30 anos de experiência no setor das viagens, reflete três pilares fundamentais, conforme avança Mariana Morais, diretora Comercial da Local by Clube Viajar. A proximidade, pois “criamos experiências à medida, desenhadas com base em conhecimento profundo e na relação de proximidade com clientes e parceiros”; a autenticidade, porque, “mais do que uma DMC, somos especialistas locais que proporcionam um verdadeiro mergulho na cultura portuguesa”; e a expertise e personalização, já que “cada programa é pensado ao detalhe, garantindo experiências únicas e inesquecíveis”.

“Já há algum tempo existia o desejo de fazer um freshen’up à marca, incluindo a sua componente visual, de forma a refletir melhor a nossa evolução, alinhar a nossa identidade com aquilo que somos e o nosso compromisso com a excelência”, expõe Mariana Morais.

Conforme explica a responsável, a Local é uma DMC 100% dedicada à gestão de eventos, incentivos e experiências Mariana Morais, diretora Comercial da Local by Clube Viajar exclusivas de luxo em Portugal, avançando que “o nosso trabalho vai além da organização logística – desenhamos programas que destacam os produtos locais, os costumes e a essência de cada região, criando ligações genuínas entre os viajantes e o destino”. Neste sentido, o rebranding da marca surge “como um passo natural na consolidação da nossa presença no mercado internacional”, sublinha Mariana Morais, realçando que, com o crescimento do setor MICE & Luxury Travel em Portugal, “sentimos a necessidade de reforçar a nossa identidade com um nome que representa melhor a nossa proposta de valor”.

Mesma equipa e mesmo nível de serviço de excelência
Por outro lado, este rebranding “mantém a mesma equipa, o mesmo nível de serviço de excelência e a mesma dedicação aos nossos clientes, agora sob uma marca que reflete ainda mais a nossa essência e compromisso com experiências autênticas e diferenciadoras em Portugal”, assegura. A Local DMC foca-se sobretudo no segmento corporate / incentivos, mas segundo a sua diretora Comercial, “tem vindo a crescer o número de pedidos no segmento de luxury leisure, organizando eventos de incentivo e reuniões para empresas internacionais assim como itinerários de experiências únicas em Portugal”, cujos mercados prioritários chegam da Alemanha, Benelux, Estados Unidos, Áustria, Espanha e os mercados emergentes da América Latina.

Assim, a Local, oferece serviços completos de gestão de eventos em todo Portugal, incluindo as ilhas. Quer esteja a organizar reuniões corporativas, programas de incentivos ou experiências de lazer exclusivas, cada programa “é meticulosamente elaborado para atingir os seus objetivos, combinando a cultura portuguesa com a nossa experiência local em cada detalhe”, acentua a marca na sua página oficial, para evidenciar que desde o design de itinerários personalizados até à gestão da execução no local, “tratamos de todos os aspetos com precisão e cuidado”.

Parte do Clube Viajar Travel Group, fundado em 1995, e afiliada à Lufthansa City Centre desde 2020, que amplia a sua visibilidade global e a conecta a mercados estratégicos, a marca desenvolve uma estratégia de promoção que inclui, feiras internacionais e networking, como IMEX Frankfurt, IBTM Barcelona, ou ILTM, entre outras, bem como parcerias estratégicas com agências e empresas de eventos internacionais e organização de famtrips no destino, além de manter uma presença digital ativa nas redes sociais, que lhe permite reforçar o seu posicionamento no setor.

Visibilidade global
Efetivamente, ser membro da Lufthansa City Centre (LCC) dá à Local DMC “vantagem competitiva”, permitindo-lhe “o acesso a uma rede global de mais de 500 agências especializadas, maior credibilidade e confiança no mercado internacional, e possibilidade de participar em ações de formação e eventos exclusivos”, observou. Refira-se que, fundada em 1991, a LCC sustenta que os seus parceiros DMC são verdadeiros especialistas em destinos dos países e regiões que representam e estão bem enraizados localmente, conhecendo todos os segredos e preciosidades escondidas para tornar a jornada do seu cliente uma experiência única na vida. Todas as agências de viagens do Lufthansa City Center têm um selo de aprovação da sede da LCC, sediada em Frankfurt, Alemanha. Este selo garante que as empresas tenham a expertise, o know-how e a infraestrutura para fornecer serviços recetivo nos países e regiões que representam.

Portugal bem posicionado no segmento MICE
Sendo o MICE o principal core business da Local DMC, Mariana Morais confirma que “tem vindo a crescer em Portugal, consolidando o país como um dos destinos mais procurados para eventos corporativos de alto nível”. No entanto, destacou que “a escassez de staff qualificado torna cada vez mais desafiante garantir um serviço premium e exemplar”, daí que “o papel de um DMC no terreno é mais essencial do que nunca, assegurando a qualidade e a excelência na execução de cada evento”.

E os clientes agradecem, referindo-se, de uma forma geral, três aspetos principais no seu feedback: “A diversidade e exclusividade das experiências oferecidas; A qualidade dos serviços e parceiros locais; O acompanhamento próximo e personalizado da nossa equipa”, esclareceu a responsável.

A Local DMC também não descora a questão da sustentabilidade, que considera “um compromisso central”, refletido em dois eixos principais, que passam, designadamente, por “sustentabilidade nas experiências que criamos, e dentro da própria empresa”, ressalvou Mariana Morais.

Por um lado, disse, “trabalhamos com parceiros e fornecedores sustentáveis, garantindo que os nossos programas apoiam a economia local e reduzem o impacto ambiental, promovemos atividades ecológicas e culturais, como tours de barco elétrico no Douro, workshops com produtores locais e experiências gastronómicas baseadas em produtos biológicos e sazonais, bem como o turismo responsável, incentivando os clientes a respeitar as tradições, apoiar negócios locais e reduzir o desperdício”, sublinhou.

Quanto à sustentabilidade dentro da própria empresa, a diretora Comercial enfatizou “políticas internas de reciclagem e redução de consumo de papel e plástico, uso de tecnologias digitais para diminuir o impacto ambiental na gestão dos programas, e ações de caráter social e comunitário, colaborando com instituições locais para apoiar causas sociais e promover um turismo mais inclusivo”, para concluir que, Portugal tem um potencial imenso para o turismo sustentável, e “queremos garantir que cada viagem que organizamos respeita e valoriza o meio ambiente e a cultura local”.

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PLAY Airlines oferece 25% de desconto em voos à partida de Portugal

A oferta da PLAY Airlines aplica-se aos voos da companhia aéreas desde Lisboa, Porto, Faro e Madeira, com destino à Islândia, cujas reservas sejam realizadas até dia 3 de abril.

A PLAY Airlines lançou uma nova campanha promocional que oferece um desconto de 25%  nos voos à partida de Portugal, oferta que é válida até dia 3 de abril, informou a companhia aérea low cost islandesa.

“De 31 de março a 3 de abril, os voos da PLAY Airlines com partida de Lisboa, Porto, Faro e Madeira, com destino à Islândia, vão estar ainda mais baratos”, destaca a companhia aérea, num comunicado divulgado esta segunda-feira, 31 de março.
Para usufruir da promoção, basta inserir o código PLAY25 no momento da aquisição dos bilhetes, sendo a promoção válida para voos entre 1 e 31 de maio, bem como de 1 de setembro a 15 de dezembro de 2025.
A companhia aérea indica que o “desconto anunciado é válido em voos selecionados dentro do período de voo anunciado para novas reservas online ao reservar as rotas de voo de ida e volta”, que estão especificadas aqui.
A oferta está sujeita a disponibilidade e não se aplica a impostos, taxas, serviços adicionais e encargos da transportadora.
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Finnair inaugura esta segunda-feira rota entre Helsínquia e Faro

Os voos da Finnair entre Faro e Helsínquia arrancam esta segunda-feira, 31 de março, e vão decorrer ao longo da temporada de verão, com duas ligações aéreas por semana.

A Finnair inaugura esta segunda-feira, 31 de março, a nova rota entre Helsínquia, capital da Finlândia, e Faro, numa operação de verão que conta com duas frequências semanais, às segundas e quintas-feiras, informou a companhia aérea.

“Faro é o terceiro destino em Portugal para o qual a Finnair opera voos diretos desde Helsínquia, juntando-se a Lisboa, para onde a companhia aérea voa diariamente, e à Madeira, com duas frequências semanais para o aeroporto do Funchal”, lê-se na informação enviada à imprensa.

Às segundas-feiras, as partidas de Faro decorrem pelas 15h45 e a chegada à capital finlandesa está prevista para as 22h30, enquanto em sentido contrário as partidas estão previstas para as 11h55, chegando à capital algarvia pelas 14h55.

Já às quintas-feiras, as saídas de Faro decorrem pelas 12h00, chegando a Helsínquia às 18h45, enquanto em sentido contrário a partida da capital finlandesa está marcada para as 08h10, chegando a Faro às 11h10.

 

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Experiência Interrail fica mais fácil com a nova plataforma Railee

Para simplificar e agilizar a experiência dos viajantes que exploram a Europa com o passe Interrail, acaba de ser lançada a nova plataforma Railee, que permite planear a rota de comboio pelos países europeus, reservar determinadas viagens com antecedência e partilhar a experiência.

A Railee tem como objetivo ajudar os viajantes a planear e otimizar os seus itinerários. Em menos de 11 cliques, eles podem organizar a sua viagem pela Europa, reservar com antecedência e prever reservas mais caras. O site também permite visualizar o custo total da viagem e partilhar o itinerário.

A nova plataforma também oferece roteiros temáticos já preparados do início ao fim, como a descoberta das Terras Altas da Escócia, um grande tour pela Itália ou uma viagem pelos países bálticos. As várias opções de passe Interrail estão disponíveis no site, incluindo a oferta a partir de € 212 para menores de 28 anos (€ 283 para maiores de 28 anos), que permite viagens de comboio ilimitadas pela Europa durante quatro dias ao longo de um mês.

Lançado em 1972, o programa Interrail, que permite que turistas de todas as idades explorem 33 países do continente reservando viagens com mais de 50 companhias ferroviárias, atrai centenas de milhares de viajantes todos os anos. Em 2023, atingiu recorde de vendas com 1,2 milhão de passes adquiridos, um aumento de 25% em relação ao ano anterior.

Apesar de todas essas vantagens, o passe Interrail também tem limitações. Alguns comboios de alta velocidade exigem uma reserva suplementar, que obviamente está sujeita a uma taxa, assim como alguns comboios noturnos. Como as empresas ferroviárias privadas não são parceiras do programa, é possível que o viajante tenha de pagar um pouco mais por uma rota específica.

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Islândia restringe turismo em nome do ambiente

O governo da Islândia está a implementar uma política para restringir o turismo e proteger o meio ambiente frágil, em resposta ao crescente impacto ambiental em sítios naturais.

A Islândia, com suas paisagens de tirar o fôlego, sempre fascinou viajantes do mundo inteiro. No entanto, o país agora está a optar por conter essa onda turística motivada por vários fatores alarmantes. Perante os danos crescentes, a preservação de paisagens vulcânicas e glaciais tornou-se uma necessidade absoluta. Essas preciosidades naturais outrora preservadas agora estão a sofrer o impacto do turismo descontrolado, que ameaça a sua integridade e o seu caráter selvagem único.

A superlotação em locais icónicos como a Lagoa Azul ou as Cataratas de Gullfoss transforma a experiência autêntica numa corrida de obstáculos para os visitantes, distorcendo a própria essência do que atrai as pessoas a esta ilha nórdica: a sua natureza.

Perante esta situação, o governo islandês está a implementar um conjunto de restritivas. A introdução de um imposto turístico progressivo visa regular as visitas e, ao mesmo tempo, financiar a restauração de áreas danificadas. Esta contribuição obrigatória, modulada de acordo com as estações do ano, visa distribuir melhor as chegadas ao longo do ano, em vez de concentrá-las nos meses de verão.

O país está simultaneamente a apertar as regras com os alugueres de curto prazo em áreas sensíveis. Os proprietários agora devem obter licenças específicas e cumprir cotas rigorosas. A limitação dos investimentos hoteleiros complementa esta estratégia com uma moratória sobre novas construções em determinadas regiões, favorecendo a renovação das estruturas existentes em detrimento da expansão contínua do parque de alojamentos turísticos.

No entanto, a restrição do turismo na Islândia provocou reações mistas entre as diversas partes interessadas. Toda a cadeia de valor do turismo, desde agentes de viagens, hoteleiros até guias locais, temem pela sustentabilidade de seus negócios, tendo expressado a sua apreensão com esta nova política, vendo as suas projeções financeiras ameaçadas pela esperada queda no público, enquanto teve uma receção favorável dos ambientalistas, que dizem que as medidas colocam o desenvolvimento sustentável no centro das preocupações nacionais.

Por outro lado, o país nórdico procura reduzir a sua vulnerabilidade às flutuações no setor de turismo estimulando outros ramos de atividade. As autoridades estão a apostar principalmente nas indústrias de tecnologia, na energia verde e na economia criativa para construir um modelo económico mais resiliente e menos dependente dos “caprichos” do turismo internacional.

 

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Transportes

easyJet reabre base de Faro para o verão de 2025

A easyJet retomou a atividade da sua base sazonal no Algarve, mantendo-se em funcionamento até ao final de outubro, operando 19 rotas a partir do aeroporto de Faro.

A easyJet reabriu a sua base de Faro, inaugurada no verão de 2021, a partir da qual vai operar 19 rotas este verão. Até ao final de outubro, a companhia irá realizar ligações de e para o Algarve, onde possui 4 aviões em base – dois Airbus A319 e dois Airbus A320 – e que se juntam aos 5 aviões que durante todo o ano operam para Faro desde outras bases, atingindo uma capacidade total de mais de 2 milhões de lugares.

A partir de Faro, a easyJet ligará diretamente o Algarve a diversas cidades europeias, com rotas para Bordéus, Lyon, Nantes, Paris Orly, Toulouse (França), Birmingham, Bristol, Glasgow, Liverpool, Londres Gatwick, Londres Luton, Londres Southend, Manchester, Southampton (Inglaterra), Belfast (Irlanda), Amesterdão (Países Baixos), Basileia, Genebra e Zurique (Suíça).

José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, destaca os “mais de 190 mil voos que nos permitiram transportar de e para o aeroporto de Faro mais de 24 milhões de passageiros”, numa operação que começou em 1999.

O responsável pela companhia aérea no nosso país conclui que, “com a reabertura da base aérea de Faro ajudamos a contribuir para o desenvolvimento económico e turístico da região do Algarve. Temos aumentado a empregabilidade local e são já 167 os colaboradores que temos nesta base e que nos vão permitir operar 19 rotas neste verão de 2025, com uma capacidade para mais de 2 milhões de passageiros”.

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Transportes

Aeroportos da Madeira aumentam ligações depois de ultrapassar os 5 milhões de passageiros em 2024

Os Aeroportos da Madeira contarão com 14 novas operações. A 8 de junho será inaugurada a ligação direta com a United Airlines.  

Os Aeroportos da Madeira – Funchal e Porto Santo – receberam mais de 5 milhões de passageiros em 2024, indicando a ANA – Aeroportos de Portugal um aumento de 4,6% face a 2023 e +50% relativamente a 2019.

Em comunicado, a ANA refere que os aeroportos da Madeira e Porto Santo “também consolidaram a sua operação ao longo do ano com um crescimento de 8% na atual temporada de inverno, garantindo um fluxo contínuo de tráfego para além da época alta”.

Com a inauguração a 8 de junho da nova rota Nova Iorque (Newark) – Madeira, a United Airlines passa a ser a única companhia americana a operar nos cinco aeroportos ANA, agora com as novas rotas para Faro e Madeira que iniciam no Verão de 2025.

Entre os novos destinos diretos contam-se voos para Nantes e Londres (Luton) com a easyJet (14 rotas diretas à Madeira da companhia aérea); Edimburgo (Escócia) com a Ryanair, marcando o regresso do segundo avião baseado na Madeira); Shannon (República da Irlanda) com a Ryanair; Milão ((Malpensa) com a Ryanair; o regresso de Bruxelas com a Brussels Airlines; Londres (Luton) com a Jet2.com; Nuremberga (Alemanha) com a Condor (operada pela Marabu); e Bournemouth (UK) com a Jet2.com.

Além disso, as rotas inauguradas durante o inverno de 2024, estendem-se para o verão de 2025 e incluem Reiquiavique com a Play; Amesterdão com a easyJet; Colónia com a Eurowings, e Estocolmo com a SAS.

Para suportar o crescimento sustentado do tráfego e garantir elevados padrões operacionais, a ANA diz estar a implementar um “programa robusto de investimentos em infraestrutura e tecnologia, abrangendo todos os aeroportos sob a sua gestão”.

Assim, estão a ser realizadas “significativas melhorias” no terminal, algumas já concluídas, como a criação de um novo lounge e do canal de fast lane na área de segurança, novas lojas e novos espaços que melhoram a experiência do passageiro nos aeroportos da Madeira.

Já no campo da sustentabilidade, a ANA está a implementar um conjunto de iniciativas “inovadoras” que vão desde a instalação de tecnologia biométrica nas portas de acesso e embarque, à instalação de centrais fotovoltaicas na Madeira e em Porto Santo e ao aproveitamento dos ventos com Micro Eólicas no perímetro aeroportuário.

Já no Aeroporto do Porto Santo, a ANA destaca o “grande investimento que será efetuado”, com o desenvolvimento de um novo terminal que permitirá duplicar a capacidade operacional, num investimento superior a 50 milhões de euros.

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Photo Taken In Spain, Palma
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Mais 50 Boeing para a Korean Air

A Korean Air encomendou 50 aviões de fuselagem larga à Boeing.

A Korean Air finalizou a encomenda de 50 aviões de fuselagem larga à Boeing, incluindo 20 unidades 777-9, 20 aviões 787-10 e opções para mais 10 unidades adicionais do 787 Dreamliner representando o maior acordo da companhia aérea com a Boeing, adiantando-se que “terá um papel fundamental na integração contínua das operações com a Asiana Airlines”.

“Durante mais de 50 anos, a Korean Air e a Boeing construíram uma relação baseada na confiança e no crescimento mútuo. Agora, fortalecemos ainda mais essa relação histórica com esta encomenda marcante”, afirmou Walter Cho, presidente e CEO da Korean Air e do Hanjin Group.

A Korean Air está a transformar-se numa das maiores companhias aéreas do mundo em termos de capacidade, após a sua fusão com a Asiana Airlines no ano passado. Recentemente, a transportadora revelou a sua nova identidade visual e pintura num 787-10 como primeiro passo para operar sob uma única entidade. Como parte desse processo, a empresa está a renovar a sua frota com novos aviões de fuselagem larga e eficiência energética para aumentar a capacidade da sua rede global.

“A combinação da eficiência económica e do alcance do 777X e do 787 Dreamliner posicionará a Korean Air para um crescimento contínuo e sucesso a longo prazo”, concluiu Dan Schull, vice-presidente de Vendas e Marketing Comercial da Boeing para o Nordeste Asiático.

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Transportes

Turespaña prevê 11,1 milhões de assentos no mês de abril

A Turespaña estima um incremento de 7% no número de assentos para o mês de abril. Já a AENA avança com 320 milhões de passageiros nos aeroportos espanhóis em 2025.

A Turespaña estima em 11,1 milhões o número total de lugares previstos em voos internacionais para Espanha no mês de abril de 2025. Em comparação com o mesmo mês do ano 2024, quando foram oferecidos 10,4 milhões, o aumento anual é de 7,3%.

Comparando as previsões com os dados registados na mesma data de 2024, os aumentos mais significativos no mês de abril verificam-se no Reino Unido (+7,6%), Alemanha (+7,2%) e Itália (+7%), enquanto o crescimento mais moderado é o de França (+2%).

Entre os países nórdicos, a Noruega regista o maior crescimento de lugares disponíveis, com um aumento de 8,3%, seguindo-se a Finlândia (+4,2%) e a Suécia (+0,8%).

Pelo contrário, a Dinamarca reduz o número de lugares previstos para abril, com uma ligeira descida de 1%.

Destacam-se ainda a Irlanda, a Polónia e a Turquia, com uma projeção de crescimento superior a 15% cada.

Já os Estados Unidos recuperam dinamismo em abril (+1,4%). Entre os países ibero-americanos, a Colômbia e o México registam os maiores volumes de capacidade programada, com um aumento significativo de 13,5% no primeiro caso, e uma redução de 4% no segundo para o quarto mês do ano.

Para o ano 2025, a AENA estima que o crescimento do número de passageiros nos aeroportos em Espanha será de 3,4%, atingindo aproximadamente 320 milhões de passageiros.

Recorde-se que, em 2024, o tráfego de passageiros nos aeroportos espanhóis geridos pela AENA alcançou os 309,3 milhões, representando um crescimento de 9,2% face a 2023 e um recorde pelo segundo ano consecutivo.

Para a próxima temporada de verão, que começou a 30 de março e se prolongará até 25 de outubro, as companhias aéreas programaram em Espanha 246,8 milhões de lugares entre partidas e chegadas. Isto representa um aumento de 1,5% face aos lugares programados para a mesma temporada de 2024 e de 6,5% em comparação com o tráfego efetivamente operado no final da última temporada.

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Emprego e Formação

Até 18 de julho: Abertas candidaturas aos cursos das Escolas do Turismo de Portugal

As candidaturas aos cursos das Escolas do Turismo de Portugal decorrem de 1 de abril a 18 de julho de 2025, exclusivas para alunos nacionais e residentes na União Europeia. São Cursos de Especialização Tecnológica (Nível 5), Cursos Profissionais (Nível 4) e Cursos on-the-job da rede de Escolas do Turismo de Portugal.

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De acordo com o Turismo de Portugal, os candidatos poderão especializar-se em áreas fundamentais do setor, como Cozinha, Pastelaria, Padaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria / Alojamento, Informação e Animação Turística, Organização de Eventos, Património e Turismo de Natureza e Aventura, para reforçar que “esta é uma excelente oportunidade de ingressar numa formação reconhecida mundialmente, dando os primeiros passos numa carreira promissora no setor do turismo”.

​As candidaturas são para Cursos de Especialização Tecnológica (CET) – acesso com o 12.º ano – nível 5; Cursos Profissionais – acesso com o 9.º ano – nível 4; e Cursos de Dupla Certificação on the job – acesso com o 11.º ano, podendo candidatar-se cidadãos da União Europeia (UE)​, ou estudantes que não tenham cidadania europeia, residentes em Portugal (com autorização de residência), via online a partir do portal das Escolas.

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Roma acolhe edição de 2025 da Cimeira Mundial do WTTC

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) leva este ano a Roma a sua cimeira global, entre os dias 28 e 30 de setembro, marcando um regresso significativo à Europa após seis anos. O 25º WTTC Global Summit pretende mostrar os últimos desenvolvimentos e compromissos que impulsionam o setor, garantindo que viagens e turismo continuem a ser um pilar fundamental da economia mundial.

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A capital italiana vai sediar a 25ª edição do WTTC Global Summit, no Auditório Parco della Musica, de 28 a 30 de setembro de 2025, acaba de anunciar a instituição.

Reconhecido como o principal evento anual no calendário global de Viagens e Turismo, a cimeira mundial do WTTC reúne líderes empresariais, representantes governamentais e profissionais da indústria para discutir os desafios e oportunidades mais urgentes que moldam o setor a nível mundial.

Com Roma como pano de fundo, o Global Summit 2025 promete ser um evento espetacular, com destaque para os últimos desenvolvimentos em transformação digital, turismo regenerativo e estratégias de investimento, além de discussões sobre a crescente importância da tecnologia para impulsionar o setor.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, acredita que “Roma fornecerá o cenário perfeito para os nossos membros, representantes governamentais e convidados ilustres, que viajarão de todos os cantos do globo”.

Já Daniela Santanchè, ministra do Turismo da Itália, destacou que, o seu país está pronto “para aproveitar a oportunidade de fortalecer a sua posição de liderança no setor de turismo promovendo sustentabilidade, inovação digital e turismo experiencial”, para avançar que “acreditamos firmemente que eventos como este são essenciais para fomentar o diálogo entre os setores público e privado, estimulando novos investimentos e garantindo um futuro próspero para nosso setor, que é um dos principais motores da economia do nosso país”.

Ao longo dos anos, o Global Summit recebeu uma lista impressionante de palestrantes influentes que moldaram políticas globais e inspiraram mudanças.

De recordar que a cimeira de 2024, em Perth, contou com palestras de John Kerry, 68º Secretário de Estado dos EUA, que abordou preocupações climáticas urgentes e o papel do turismo sustentável, e do conservacionista Robert Irwin, que cativou o público com seus insights sobre a conservação da vida selvagem e a responsabilidade do setor de turismo na proteção de habitats naturais.

Em anos anteriores, os participantes tiveram o privilégio de ouvir palestrantes poderosos, como os ex-presidentes dos EUA, Barack Obama e Bill Clinton, os ex-primeiros-ministros do Reino Unido Theresa May, David Cameron e Tony Blair, e o ex-secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon.

 

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