“Acreditamos que, para Portugal, este poderá ser o evento da retoma”
Com um portefólio de mais de 20 unidades, há dois anos que a Amazing Evolution gere com “expectativa a realização da BTL”. Num ano em que os sinais apontam para uma significativa recuperação do mercado, Rita Pereira, SVP Strategy & Business Development da Amazing Evolution, destaca ao Publituris algumas novidades para 2022.
Victor Jorge
BTL
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Com um calendário de ações comerciais “sempre muito completo”, a Amazing Evolution salienta, pela voz de Rita Pereira, SVP Strategy & Business Development da Amazing Evolution, que “seria importante assumirmos a edição de 2022 da BTL como um regresso ao formato habitual”.
Que expectativas possui relativamente à BTL 2022 a menos duas semanas do início do evento e depois da não realização em 2020 e 2021?
É verdade que as expetativas para a BTL deste ano são elevadas. Aliás, para vários aspetos do nosso setor este ano as expectativas estão bastante elevadas. Esta edição da BTL, e a altura em que se realiza, acaba por marcar, definitivamente, o início do regresso à normalidade. Especialmente numa altura em que o turismo tem mostrado sinais consistentes de recuperação.
O que poderemos esperar da participação da Amazing Evolution nesta BTL 2022?
Gostamos sempre de surpreender com a nossa presença em cada edição da BTL. Mas, essencialmente, queremos mesmo transmitir que, quando se trabalha com resiliência e, especialmente, com paixão, se conseguem atingir resultados e criar valor. É isso que queremos continuar a mostrar e a transmitir ao mercado e, especialmente, a todos os clientes e parceiros que trabalham connosco.
A estratégia da Amazing Evolution terá como alvo o mercado interno ou externo? Que importância possui, neste aspeto, o programa dos “Hosted Buyers”?
Com um portefólio de mais de 20 unidades, em segmentos de mercado bastante distintos, o nosso foco é sempre adaptado de acordo com as características próprias de cada projeto. Desde há vários anos que temos feito uma grande aposta no mercado interno, o que acabou por trazer resultados mais sustentados neste contexto de pandemia. No entanto, o mercado externo é crucial para diversas localizações e épocas do ano e, por isso, a Amazing tem feito um grande investimento em ações dirigidas aos mercados emissores chave. O programa de “hosted buyers” tem um grande potencial e achamos que poderá ser cada vez mais uma aposta da BTL, sempre num formato one-to-one previamente agendado, mais personalizado e criterioso.
Que oferta diferenciadora tem a Amazing Evolution para oferecer ao mercado e que irá ser foco na BTL 2022?
Com uma grande diversidade de produtos no nosso portefólio, na Amazing temos sempre ofertas diferenciadoras para apresentar em cada uma das unidades. Adicionalmente, e em termos de portefólio, temos algumas novidades para 2022, nomeadamente, a expansão da área de negócio do concierge residencial, que se traduz na disponibilização de serviços de hotelaria em condomínios residenciais, bem como novas unidades como o Estoril Vintage ou o Sleep & Nature que irão abrir já no primeiro semestre de 2022.
A sazonalidade continua a ser um dos grandes desafios a ultrapassar pelos hotéis em Portugal?
A sazonalidade continua e existir em algumas localizações, no entanto, na Amazing procuramos sempre encará-la como uma oportunidade de crescimento. Quer seja na estratégia de desenvolvimento dos produtos, procurando dotá-los de infra-estruturas, facilities e serviços, quer seja na estratégia comercial e de marketing através da aposta em mercados e canais diversificados.
Para além disso, a própria pandemia e as alterações de alguns hábitos e comportamentos, que acabaram por resultar em alguns padrões de sazonalidade distintos em 2020 e 2021, poderá trazer algumas alterações mais estruturais com potencial de criar oportunidades para os hotéis fora das épocas de procura mais habituais.
Entretanto, a ITB já cancelou o evento presencial, que se deveria realizar uma semana antes da BTL, a FITUR teve uma edição que superou, segundo os presentes, as expectativas, a BIT de Milão também foi adiada. Como se gere esta expectativa e dúvida relativamente a medidas e restrições que poderão ser colocadas a qualquer hora e dificultar ou até impossibilitar a participação?
Há dois anos que gerimos esta expectativa de realização da BTL. E tem sido quase sempre mesmo até à última hora. Acreditamos que este ano não haverá decisão de última hora em contrário, e que a edição deste ano se vai mesmo realizar.
A sazonalidade continua e existir em algumas localizações, no entanto, na Amazing procuramos sempre encará-la como uma oportunidade de crescimento
Este poderá ser o evento da retoma para o setor do turismo ou ainda existem demasiadas dúvidas e incertezas?
Acreditamos que, para Portugal, este poderá ser o evento da retoma sim. A Amazing tem vindo a estar presente em diversos eventos internacionais nos últimos meses, e o sentido de confiança tem sido crescente. É claro que ainda subsistem algumas dúvidas e incertezas sobre a evolução da pandemia e se se poderá verificar algum retrocesso face aos progressos que fomos fazendo, mas a própria dinâmica do mercado, e o crescimento da procura que se tem vindo a verificar nas últimas semanas são um bom indicador.
Falando agora especificamente da Amazing Evolution, como correu o ano de 2021 e que expectativas possuem, aos dias de hoje, relativamente a 2022?
Todos sabemos como foi o ano de 2021, com vários períodos de altos e baixos relativamente à evolução da pandemia e das medidas e restrições adotadas e isso, claro, teve um grande impacto na performance do ano. Em algumas localizações, como Lisboa cidade, e em alguns produtos, onde o segmento MICE tem muita importância, por exemplo, a performance de 2021 foi muito mais afetada, não permitindo ainda uma recuperação para níveis mais próximos de 2019. No entanto, para outros produtos, em que as famílias e o lazer são essenciais, os resultados foram francamente positivos, ultrapassando inclusive o volume de procura e receita de 2019.
Além da BTL 2022, que outras ações irão desenvolver para este ano de 2022 e que mercados terão como alvo?
Dada a dimensão e diversidade do nosso portefólio, o nosso calendário de ações comerciais é sempre muito completo. E especialmente este ano em que já regressámos à realização presencial de vários eventos, feiras e workshops.
Para além dos eventos mais comuns nos mercados europeus, vamos também participar, por exemplo, em várias edições da ILTM, para o segmento luxury e lifestyle, e na IMTM, em Israel, por ser um mercado emissor emergente com grande potencial.
Se tivesse de fazer um pedido à organização da BTL 2022, qual seria?
Num ano em que os sinais apontam para uma significativa recuperação do mercado, seria importante assumirmos a edição de 2022 da BTL como um regresso ao formato habitual, mantendo sempre que possível o espírito de cooperação e divulgação que tem estado presente na organização do evento, nomeadamente mantendo as agendas de eventos paralelos e atividades de divulgação.
No final do evento, que balanço gostaria de conseguir fazer?
Desde 2020 que a Amazing tinha preparado uma presença institucional muito inovadora para a BTL. Agora, passados dois anos, fomos reforçando a mensagem a transmitir e, no final do evento, gostaríamos que, para além do portefólio de hotéis que gerimos e que todos os anos são parte da nossa participação, todos os que nos visitem se identifiquem com os nossos valores, sobretudo com a paixão de fazer cada vez mais, melhor e diferente.