O novo viajante “quer verdade e responsabilidade”, concluíram os oradores da conferência do Publituris na BTL
Com a pandemia, os novos viajantes tornaram-se mais exigentes, mas acima de tudo querem a verdade do produto que compram em toda a cadeia de valor do turismo, e responsabilidade de quem os acolhe, para além de se preocuparem com as questões da segurança sanitária.
Carolina Morgado
BTL
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Esta opinião foi unânime entre os convidados da conferência promovida pelo Publituris, no âmbito da BTL: Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, Margarida Almeida, CEO da Amazing Evolution, Sílvia Dias, diretora de Marketing da Savoy Signature, e José Lopes, diretor-geral da easyJet para Portugal.
Se no início da pandemia o desafio foi “assustador para todo o setor”, o turismo aproveitou para “aprender” e passou a comunicar com o cliente de forma clara, como disse o presidente do Turismo de Portugal.
Já Margarida Almeida apontou que “a autenticidade do produto” passou a ser mais valorizado, num cliente que hoje é muito mais exigente e que vem “à procura de sair mais rico do que entrou num hotel, e levar na mala a paixão dessa estadia”.
A CEO da Amazing Evolution acrescentou que “a conexão com a natureza passou a ser mais real e mais verdadeira”.
Já Sílvia Dias referiu que “o que prometemos tem que ser concretizado se queremos fidelizar esse cliente”. Por isso, a cadeia hoteleira, durante a pandemia, apostou na formação do seu staff porque o novo cliente “mais do que a eficiência, passou a valorizar a empatia”.
Por sua vez, José Lopes destacou que a comunicação “tem sido o fator facilitador para chegar aos passageiros e restituir a confiança que estava abalada. Já tínhamos um avanço nesse aspeto, mas tivemos que investir mais nessa área, e hoje, numa informação baseada na ciência”.
Luís Araújo realçou que se antigamente conquistar o cliente era pelo dinheiro que gastava numa boa cama ou na remodelação de um hotel “hoje só não chega”, para indicar que “mais do que exigência da sustentabilidade ambiental, económica e social, a responsabilidade é a palavra-chave”, o cliente não vai querer pagar mais por “quem toma conta dele”.
Todos os intervenientes na conferência do Publituris apontaram que a mobilidade mais simples e mais verde vai ser o futuro, bem como a evolução do processo de digitalização num setor que, nunca vai deixar de ser um negócio de pessoas para pessoas.
Tudo o que foi dito nesta conferência poderá ser lido em pormenor na próxima edição do Publituris.