Turismo dos Açores com boas perspectivas para 2025
A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, destacou, durante a ITB Berlim, que decorre está quinta-feira, “o papel decisivo dos empresários regionais no sucesso do turismo dos Açores” e o entusiasmo face às perspectivas do setor para 2025.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Num convívio que manteve com a Visit Azores e com as empresas regionais presentes na feira, Berta Cabral, anunciou que as últimas estatísticas referentes ao setor, para o período de janeiro de 2025, apontam para “uma subida perto dos dois dígitos, a fazer crer que os Açores estão a ter um comportamento muito positivo neste inverno IATA e a antever um ano de 2025 de grande sucesso”, disse, citada em nota publicada na página oficial do Governo Regional.
A governante avançou que “crescemos acima de 12% em novembro e dezembro, e, agora, 9% em janeiro, um caminho progressivo para ir atenuando a sazonalidade”, para conta que se “mantêm elevados níveis de interesse e atratividade do destino Açores a nível nacional e internacional, com um ‘Ano de Ouro’ em 2024”, havendo já novidades na conetividade aérea para o verão de 2025 com o anúncio recente de novas rotas, como Dusseldorf-Ponta Delgada, pela Eurowings.
Segundo o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), em janeiro, no conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico (hotelaria, alojamento local e turismo no espaço) dos Açores registaram-se 130,3 mil dormidas, valor superior em 9,0% ao registado no mês homólogo.
Em 2024, e pela primeira vez na história, registaram-se nos Açores mais de 4,2 milhões de dormidas, mais de 187 milhões de euros de proveitos na hotelaria e 18 milhões de euros no Turismo em Espaço Rural.
E porque estava na ITB Berlim, a secretária Regional recordou que o mercado alemão é o principal emissor estrangeiro na Europa (ficou apenas atrás dos EUA), e representou mais de 455 mil dormidas em 2024, ou seja, um crescimento de 7% face a 2023.
“É um dos mercados prioritários definidos no PEMTA 2030, onde deve ser reforçada continuamente a aposta promocional da Região enquanto destino turístico. É um mercado com grande apetência para o tipo de produto que temos para o oferecer, nomeadamente Natureza Terra e Mar e, em 2025, teremos o reforço das ligações aéreas, com a rota de Dusseldorf operada pela Eurowings e uma frequência adicional na operação da SATA na rota de Frankfurt, para além da nova rota Zurique-Terceira, pela Edelweiss”, defendeu.
O estudo recentemente elaborado pela Ernst & Young (EY) demonstra que o turismo representa atualmente mais de 1.200 milhões de euros de Valor Acrescentado Bruto na economia dos Açores, ou seja, cerca de 20% do VAB regional, 17% do PIB e 17% do emprego.
Tendo em conta estes dados, Berta Cabral assegurou que o Governo dos Açores vai continuar a defender “uma atitude pedagógica em torno do turismo, pois é um setor transversal, que alavanca e potencia todos os outros setores económicos, em todas as ilhas”.