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Alojamento

Pestana reestrutura área comercial

Grupo tem dois novos directores: Tiago Massa e Paulo Vicente.

Patricia Afonso
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Patricia Afonso
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O Grupo Pestana reestruturou a sua área comercial e nomeou dois novos directores: Tiago Massa, como director regional com as vendas das unidades no Algarve; e Paulo Vicente que assume a direcção das vendas dos operadores turísticos online.

Para Pedro Fernandez, administrador do Grupo Pestana com o pelouro de operações para Portugal e África: “Esta reestruturação da área comercial é apenas fruto da permanente e constante renovação de desafios que o Grupo Pestana oferece aos seus colaboradores, permitindo assim o

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desenvolvimento das suas carreiras e simultaneamente o aumento da eficiência do Grupo. Ambos têm uma vasta experiência na área de vendas e, por isso, são a escolha natural para estes novos desafios.”

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Casas Açorianas promovem encontro anual em São Jorge

As Casas Açorianas realizam o seu encontro anual na ilha de São Jorge de 13 a 16 de fevereiro, numa altura em que, segundo esta Associação de Turismo em Espaço Rural já haverá dados que permitam fazer um balanço mais efetivo do ano turístico de 2024 e debater perspetivas para o futuro do turismo nos Açores.

A associação tem acompanhado e discutido o crescimento que a atividade turística tem tido nos Açores em várias vertentes, nomeadamente nas mais valias que deixa na economia, assim como o efeito e influência da carga turística no território. Pela importância desta análise e da sua discussão em fórum aberto como é o das Casas Açorianas, o encontro de 2025 terá como tema – “Não Perca o Rumo”.

Depois do encontro de 2024, os associados das Casas Açorianas terem debatido o tema “Açores: Mais ou Melhores Turistas?”, “que desde então passou a fazer parte da agenda turística da Região, tendo sido abordado em muitos discursos, artigos de opinião ou entrevistas na imprensa regional”, pretende-se este ano, indica a associação em nota de imprensa, olhar para o caminho a percorrer tendo como ponto de partida a realidade da nossa atividade turística”.

Para além da sessão de abertura e de encerramento, em que participarão entidades locais e regionais, o encontro vai contar com dois painéis, divididos em dois dias, que terão como temas: “Chegados aqui como pautar futuro?”, em que participarão especialistas no setor, e “Visão de fora para dentro – Como os jornalistas veem o turismo nos Açores?”, que contará com a participação de profissionais da comunicação social.

O evento contará, para além dos associados das Casas Açorianas, com a presença de vários oradores e de um conjunto de jornalistas da imprensa regional e nacional, e ainda bloguers que se deslocarão à Ilha de São Jorge para fazerem a cobertura do evento e realizarem uma presstrip durante a qual vão ficar a conhecer a ilha e o que ela tem para oferecer a quem a visita.

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LATAM Boeing 787-9 Dreamliner photographed on May 13, 2016 from Wolfe Air Aviation Learjet 25B.

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LATAM transporta mais de 82 milhões de passageiros, em 2024

Em 2024, a companhia aérea transportou mais 11% em comparação com 2023, com o maior aumento percentual a residir nos passageiros internacionais.

No ano de 2024, a LATAM Airlines transportou mais de 82 milhões de passageiros, representando um aumento de 11% face aos 73,9 milhões de 2023.

Em comunicado, o grupo informa que desses 82 milhões de passageiros, 33 milhões (+5,6%%) foram transportados pela LATAM Airlines Brasil em voos domésticos no Brasil, enquanto 31,1 milhões (+11,1%) foram realizados a nível doméstico pela LATAM Airlines Chile, LATAM Airlines Colômbia, LATAM Airlines Equador e LATAM Airlines Peru. Os restantes 16 milhões, correspondendo a um aumento de 24,3% face a 2023, referem-se às operações internacionais realizadas por todas as filias do grupo.

Já no último mês de 2024, o grupo LATAM Airlines transportou um total de 7,3 milhões de passageiros, representando um aumento de 5,4% em relação ao mesmo mês de 2023. Também em dezembro, o maior número de passageiros transportados foram no mercado doméstico do Brasil pela LATAM Brasil (3,1 milhões; +3,8%), seguindo-se os 2,7 milhões transportados pelas filiais do Chile, Colômbia, Equador e Peru. Já a nível internacional, o grupo transportou, em dezembro, mais de 1,4 milhões de passageiros (+17,4%).

O último trimestre também foi de crescimento para o grupo LATAM Airlines, tendo transportado 21,5 milhões de passageiros, ou seja, mais 7,1% que em período homólogo de 2023. Neste período, a LATAM Brasil transportou9,2 milhões de passageiros, enquanto as restantes filias somaram 8,1 milhões. Já a nível internacional foram transportados 3,6 milhões de passageiros.

Em comunicado, o grupo refere que a LATAM Airlines aumentou, em dezembro, a sua capacidade consolidada, medida em assentos-quilómetros disponíveis (ASK), em 10,9% em relação a dezembro de 2023. Este crescimento foi impulsionado principalmente por um aumento de 16,1% nas operações internacionais do grupo. Durante este período, foram lançadas novas rotas internacionais de Santiago (Chile) para Bariloche (Argentina), de Recife (Brasil) e Punta del Este (Uruguai), bem como de Lima (Peru) para Montego Bay (Jamaica) e Rosário (Argentina).

Numa base anual, o grupo LATAM Airlines aumentou a sua capacidade consolidada, medida em assentos-quilómetros disponíveis (ASK), em 15,1% em comparação com a totalidade do ano de 2023, em linha com a última orientação atualizada em outubro passado.

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Mercado das Viagens abre dois novos balcões

No âmbito do seu crescimento sustentado, e prosseguindo a filosofia estabelecida pelos seus responsáveis, a rede de agências Mercado de Viagens acaba de abrir duas novas lojas em Viana do Castelo e Espinho.

Na opinião de Adriano Portugal, diretor geral do Mercado das Viagens, e dos seus administradores, citados na nota de imprensa, estas duas aberturas, representam mais um passo no plano de crescimento da rede, seguindo as premissas de sustentabilidade que foram instituídas como política da rede.

Desta forma, “conseguimos uma maior cobertura geográfica, permitindo-nos alargar o nosso mercado alvo, e oferecer a esse mesmo mercado um produto de qualidade, assegurando-lhe uma cultura de serviço tão intrínseca à nossa marca”, referem.

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Foto: Frame It

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Alentejo reconhecido como um dos melhores destinos gastronómicos do mundo

O guia TasteAtlas distinguiu a região do Alentejo como o 9.º melhor destino gastronómico do mundo.

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O guia TasteAtlas reconheceu o Alentejo como o 9.º melhor destino gastronómico do mundo, com base nas reviews e das preferências dos cibernautas.

Este reconhecimento enquadra-se, segundo a Entidade Regional do Turismo do Alentejo (ERTA), “nas diversas iniciativas estratégicas para promover a gastronomia alentejana, reforçando o apoio a restaurantes locais e a valorização dos produtos e pratos típicos que são ícones da região”.

José Santos, presidente da ERTA, refere que, “em 2024, intensificamos o apoio à gastronomia alentejana com o objetivo claro de consolidar a preferência crescente dos turistas pela nossa região”. Por isso, salienta que este reconhecimento “é um passo fundamental na nossa estratégia, e embora haja ainda muito a conquistar, acreditamos que esta distinção abre novas oportunidades para a gastronomia alentejana se afirmar mundialmente”.

A gastronomia tem sido um dos “pilares centrais” da ERTA, como parte da estratégia para fortalecer a afirmação e dinamização turística do Alentejo, com a valorização da culinária regional a ser uma “alavanca crucial” para a região se destacar nos mercados internacionais.

A ERTA tem, de resto, promovido uma série de iniciativas focadas na celebração da culinária alentejana, incluindo eventos como o ‘Food Love Fest’, que em 2025 terá a sua segunda edição, reforçando o compromisso contínuo da Entidade em promover a gastronomia como um dos principais pilares do desenvolvimento turístico e económico da região.

José Santos conclui que este prémio “não só destaca a gastronomia alentejana como um dos maiores atrativos da região, mas também sublinha o impacto positivo que ela tem na economia nacional, alinhando-se perfeitamente com a nossa estratégia de promover o Alentejo como um destino turístico de excelência”.

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Aviação

Governo vai lançar concursos para produção de SAF

O Governo vai avançar com concursos para a produção de combustível de aviação sustentável (SAF) tendo recebido já manifestações de interesse de “várias empresas”, anunciou a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

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tagsSAF

“O que nós pretendemos é que Portugal seja um produtor a nível europeu e mesmo mundial de combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF na sigla em inglês) “, disse a governante à margem da cerimónia de constituição da Aliança para a Sustentabilidade na Aviação (ASA) que definirá, precisamente, a estratégia nacional para a sustentabilidade do setor.

A ministra explicou que o país reúne todas as condições para ter um lugar de destaque nesta área, uma vez que “para a promoção destes combustíveis é preciso energia renovável a um preço acessível, que é o caso de Portugal”.

“Temos um grande potencial de energia renovável”, reforçou Maria da Graça Carvalho.

A governante revelou ainda que já tiveram contactos de várias empresas interessadas em avançar com projetos de produção de SAF em Portugal, estando o Governo a estudar o lançamento de concursos específicos.

“Felizmente, temos muitas empresas interessadas e que apresentaram estudos e projetos para serem implementados em Portugal. Há muito interesse nacional e internacional”, destacou.

Parte deste apoio será oriundo das novas regras, aprovadas no Conselho de Ministros em outubro de 2024, que preveem a transferência de parte da taxa de carbono para um máximo de 40 milhões de euros em “prol de ações ou atividades de descarbonização no setor da aviação civil”.

Mais concretamente, este apoio terá como objetivo estimular a produção nacional de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF na sigla em inglês) e eletrocombustíveis de aviação sustentáveis (eSAF) – a atribuir no âmbito do Roteiro Nacional para a Descarbonização da Aviação (RONDA), em 2026. O montante será atribuído através das receitas obtidas pelo Fundo Ambiental por via do Comércio de Licenças de Emissão (CELE) aviação e pela taxa de carbono, devendo contribuir para a descarbonização do setor.

Questionada sobre o calendário previsto para o arranque dos concursos para a produção de SAF, Maria da Graça Carvalho explicou que serão conduzidos pela Agência para o Clima que está em fase de formação.

“Durante o mês de janeiro ou início de fevereiro a Agência para o Clima já deverá estar a funcionar e uma das primeiras prioridades será lançar este concurso”, garantiu, não tendo dúvidas de que irá atrair vários consórcios.

O objetivo é colocar Portugal na lista de produtores de combustível sustentável para a aviação (SAF) a nível mundial, numa altura em que as companhias aéreas passaram a ser obrigadas, desde 01 de janeiro, a incorporar 2% de SAF. Uma meta que vai aumentar progressivamente até 2050.

Um dos entraves ao cumprimento desta meta, como as companhias aéreas têm alertado, é a falta de produção que se reflete também nos preços mais elevados deste tipo de combustível que pode ser produzido, por exemplo, através de óleos alimentares usados.

Esta situação tem levado as empresas do setor a avançar com a implementação de sobretaxas, que se refletem no aumento dos preços das viagens aéreas, como foi o caso da TAP.

Recorde-se que, recentemente, a TAP anunciou que “para compensar parcialmente os custos adicionais”, introduzirá uma sobretaxa SAF, “que se aplicará à partida dos aeroportos europeus (exceto voos domésticos)”. Esta tarifa vai variar entre os dois euros em classe económica na Europa e os 24 euros em executiva para voos intercontinentais.

 

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Grupo IAG interessado em alcançar participação maioritária na TAP ao longo do tempo

O grupo aéreo IAG manifestou ao Governo português interesse numa participação maioritária na TAP ao longo do tempo, caso avance para a compra, uma decisão que vai depender das condições impostas pelo Estado.

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tagsIAGTAP

“Ao longo do tempo, gostaríamos de ter um caminho para uma [posição] maioritária, porque daria possibilidade ao negócio para crescer sem o investimento de outros acionistas”, avançou o administrador do IAG Jonathan Sullivan, num encontro com jornalistas portugueses, em Dublin, na Irlanda, revela a agência Lusa.

O responsável acrescentou que este interesse numa posição maioritária na TAP foi já expresso ao Governo português, estando agora o grupo à espera de conhecer as condições para o negócio. “Não sabemos se vamos participar ou não, depende das condições”, realçou Jonathan Sullivan.

O Governo reuniu-se recentemente com interessados na compra da transportadora aérea portuguesa, no âmbito do processo de reprivatização preparado pelo anterior executivo socialista, que o queria concluir em 2024, mas que ficou em espera com a mudança de Governo.

Além do IAG, os grupos europeus Lufthansa e Air France-KLM também manifestaram publicamente interesse no negócio.

O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, disse, em entrevista ao Público, que a reprivatização iria acelerar após a aprovação do Orçamento do Estado, no final de novembro, adiantando que existe consenso sobre a privatização, mas não sobre a percentagem a vender.

O administrador do IAG apontou que o negócio da TAP é interessante por “muitas razões”, como o ‘hub’ (plataforma de distribuição de voos), que considerou “um ativo tremendo”, a conectividade com a América Latina e com a América do Norte, que seria “um bom complemento” à operação das companhias que compõem o grupo IAG, como a Aer Lingus.

A companhia de bandeira irlandesa foi comprada pelo IAG em 2015, num processo que levantou algumas preocupações por parte do Governo, que manteve uma participação e impôs condições como a manutenção da marca, do ‘hub’ em Dublin e da conectividade com Londres – Heathrow.

“[O Governo português] é muito parecido com o irlandês e nós encorajamos isso, porque tem sido bom para a população, é bom que o Governo esteja envolvido com interesses estratégicos, como o irlandês tem estado”, apontou o responsável do IAG.

“[Se comprarmos,] queremos que a TAP se mantenha orgulhosamente portuguesa”, vincou o administrador.

Questionado sobre as preocupações relativamente ao fim do ‘hub’ da TAP em Lisboa, pela proximidade com o de Madrid, da Ibéria, outra das companhias do grupo de aviação, Sullivan garantiu que o interesse do grupo, caso avance para a compra, é desenvolver os dois ‘hubs’.

“Ter ‘hubs’ que são, de alguma forma, próximos, é muito positivo, […] porque os passageiros beneficiam”, defendeu, lembrando que Dublin é mais próximo de Londres do que Lisboa de Madrid, tal como Barcelona e Madrid estão mais próximas do que Lisboa e Madrid.

Quanto às diferenças relativamente aos seus potenciais concorrentes no negócio, Jonathan Sullivan considerou que o IAG tem como vantagem o facto de as suas companhias aéreas fazerem o planeamento da sua operação de forma totalmente independente umas das outras, uma vez que o processo de tomada de decisões é descentralizado, apenas “subindo” ao grupo quando estão em causa investimentos avultados, como a compra de aviões, por exemplo.

Questionado sobre os constrangimentos no aeroporto de Lisboa, o responsável desvalorizou: “Heathrow está limitado há anos e a British Airways encontrou forma de crescer, podemos encontrar maneiras de crescer mesmo num aeroporto que está lotado, estamos confiantes que a TAP, mesmo na Portela, pode encontrar uma forma de crescer”.

*Lusa

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Proveitos totais do alojamento turístico somam quase 6,4 mil milhões de euros até novembro

Segundo informa o Instituto Nacional de Estatística (INE), a evolução das dormidas de residentes acelerou o crescimento dos proveitos em novembro. No acumulado, até novembro, os proveitos totais estão 11% acima de período homólogo de 2023.

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Em novembro de 20241, o setor do alojamento turístico registou 2,2 milhões de hóspedes (+14%)3 e 5 milhões de dormidas (+9,8%), gerando 385,9 milhões de euros de proveitos totais e 285,3 milhões de euros de proveitos de aposento (+16,7% em ambos), depois de terem crescido 10% e 10,9%, em outubro, pela mesma ordem.

No acumulado de janeiro a novembro, as dormidas registaram um crescimento de 4,1%, atingindo 76,1 milhões, dando origem a aumentos de 11% nos proveitos totais e nos de aposentos, totalizando quase 6,4 mil milhões de euros e 4,9 mil milhões de euros, respetivamente. Segundo o INE, “este aumento deveu-se, principalmente, às dormidas de não residentes, que cresceram 4,8%, tendo as de residentes registado um crescimento inferior (+2,5%)”.

A Grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (39,4% dos proveitos totais e 42,1% dos proveitos de aposento), seguida do Norte (16,8% e 16,9%, respetivamente) e da Madeira (14,3% e 13,6%, pela mesma ordem).

Todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, com os maiores aumentos a ocorrerem no Centro (+31,4% nos proveitos totais e +31,9% nos de aposento) e na Madeira (+26,3% e +28,8%, respetivamente).

O INE refere que “o crescimento dos proveitos foi transversal aos três segmentos de alojamento no mês de novembro”. Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (pesos de 88% e 86,3% no total do alojamento turístico, respetivamente) aumentaram ambos 17%.

Nos estabelecimentos de alojamento local, registaram-se aumentos de 12,3% nos proveitos totais e 12,7% nos proveitos de aposento (quotas de 8,7% e 10,5%, respetivamente).

Já no turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 3,3% e 3,2%, pela mesma ordem), os aumentos foram de 23,2% e 25%, respetivamente.

RevPAR e ADR em alta em todas as regiões
No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 48 euros em novembro, registando um aumento de 11,3% (+7,9% em outubro).

O valor de RevPAR mais elevado foi registado na Grande Lisboa (95,1 euros), seguindo-se a Madeira (72,0 euros). Os maiores crescimentos ocorreram na Península de Setúbal (+26,9%), no Centro (+23,8%) e na Madeira (+23,3%).

Este indicador cresceu, em novembro, segundo o INE, 13% na hotelaria (+9% em outubro). No alojamento local e no turismo no espaço rural e de habitação, registaram-se aumentos de, respetivamente, 4,3% e 10,4% (+4,3% e +4,6%, em outubro, pela mesma ordem).

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 98 euros (+6,8%, após +6,2% em outubro).

A Grande Lisboa destacou-se com o valor mais elevado de ADR (138,7 euros), seguida da Madeira (98,5 euros) e do Norte (86,5 euros). Todas as regiões registaram aumentos neste indicador, tendo os crescimentos mais expressivos ocorrido na Madeira (+20,2%), no Centro (+10,5%) e no Oeste e Vale do Tejo (+8,5%).

Em novembro, o ADR cresceu em todos os segmentos, +7,1% na hotelaria (+6,2% em outubro), +4,5% no alojamento local (+4,9% em outubro) e +2,2% no turismo no espaço rural e de habitação (+8,9% em outubro).

No período acumulado de janeiro a novembro de 2024, o RevPAR atingiu 72 euros e o ADR 121,6 euros (+7,0% e + 6,5%, respetivamente).

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Optviagens aposta em Cuba com programação em circuito diferenciado

A Optviagens vai colocar à venda, no final deste mês de janeiro, uma programação para Cuba em circuito diferenciado, com o título “Encantos de Cuba: Cultura e Beleza Caribenha”, que será também colocado na plataforma DIT para que todos os associados possam vender este produto exclusivo, revelou ao Publituris, André Gilvaia, gerente da agência de viagens. A programação é de 10 noites em voos da Air Europa, via Madrid.

Com vista a promover e comercializar este produto, a Optviagens vai estar na BTL dentro do stand da DIT e, paralelamente, no espaço de representação de Cuba, pois “fomos convidados a pudermos estar a vender o nosso circuito dentro do stand, por forma a impactar mais as nossas vendas de um destino que me apaixona e que precisa, acima de tudo, de desmistificar algumas informações de que não tem qualidade”, disse ao Publituris, André Gilvaia, gerente da agência de viagens. Assim, avançou, “cresceu a minha vontade de fazer algo para que todos possam visitar e sentir confiança no destino. A programação, projetada para 2025, mas se tudo correr bem, poderá dar continuidade em 2026, será igualmente promovida na Feira das Viagens, no Porto (FLY Feira das Viagens), que decorrerá nos dias 22 e 23 de março.

“Este meu projeto de incentivo a Cuba nasceu pelas já várias visitas ao destino, e no passado ano fiquei com a forte vontade de construir algo de único naquele país, e com o decorrer do projeto o meu grande amigo destas já longas caminhadas juntos no turismo, o João Rodrigues, da Oporturista, mostrou também interesse em fazer parte e como também é um apaixonado pelo destino, juntamo-nos e fomos construindo esta iniciativa”, destacou o responsável da Optviagens.

Para grupos até 20 pessoas “Encantos de Cuba: Cultura e Beleza Caribenha” prevê saídas de Lisboa e do Porto, com a Air Europa, via Madrid (inclui mala de porão para cada passageiro), em datas já previamente definidas: 4 a 13 de junho; 11 a 20 de junho; 18 a 27 de junho; 3 a 12 de setembro; 10 a 19 de setembro; 17 a 26 de setembro; 1 a 10 de outubro; 8 a 17 de outubro; e 17 a 26 de outubro.

O circuito tem início em Havana. À chegada ao aeroporto os participantes desta viagem terão à sua espera uma pessoa da equipa do serviço VIP do aeroporto que os acompanharão nos trâmites de imigração os levarão à Sala VIP, e que tratará igualmente da recolha das bagagens. O programa inclui transfere privado para o alojamento, seguido de jantar de boas-vindas no La Esquina D´Fraile (restaurante privado).

No segundo dia está previsto, na capital cubana, um “Passeio Colonial”, passeio especializado, a pé, pelas praças principais, pracinhas e corredores interligados que permitem descobrir o renascimento da cidade antiga, ao mesmo tempo que confirmam o seu marcado carácter residencial e a continuidade das suas tradições. Para quem procura descobrir a essência da cidade e não se contentar apenas com um olhar superficial, um passeio pela sua história é essencial. Uma história que bem pode ser aprendida nas principais praças coloniais que existem em Havana Velha. Segue-se o almoço no Doña Eutimia (restaurante privado).

À tarde, é a vez da excursão “Desvendando Havana dos anos 50”, um passeio que permite conhecer lugares surpreendentes que ainda conservam o seu encanto e salas de instituições museológicas que recriam a realidade cubana dos anos 1950, para finalizar com a Cerimónia de Tiro de Canhão em Havana e jantar no Cha Cha Cha (restaurante privado).

No dia seguinte haverá excursão ao Vale de Viñales. Distinguido pelos seus “mogotes” únicos, o Vale de Viñales é sem dúvida uma das mais belas paisagens naturais da ilha, declarada Parque Nacional de Cuba e Património Mundial pela UNESCO em 1999. Haverá uma breve paragem no Ranchón de Las Barrigonas, rodeado de típicas casas camponesas e plantações de tabaco. Como parte do passeio, visita-se uma fábrica de tabaco manufaturado (ou a Casa del Veguero, nos dias em que a fábrica não presta serviços); o Mural da Pré-História, um dos frescos ao ar livre mais importantes do mundo, que recria o processo de evolução da vida na Serra de los Órganos; o Mirador Los Jazmines, que oferece uma das melhores vistas panorâmicas do Vale de Viñales; e a Cueva del Indio (incluindo passeio de barco pelo rio que corre no seu interior). O almoço será no El Cuajaní, projeto agroecológico privado, seguido de regresso a Havana.

No quarto dia da viagem, de acordo com o programa, é a vez de Cienfuegos, conhecida como a pérola do sul de Cuba, com direito a passeio pela cidade. Fundada por emigrantes franceses no início do século XIX, Cienfuegos está localizada numa maravilhosa baía natural onde se encontra o maior coral de Cuba já descoberto, chamado Notre Dame. Como parte do roteiro serão visitadas as ruas e avenidas mais emblemáticas da cidade, declarada Património Mundial pela UNESCO em 2005, o Parque Martí, o Teatro Tomás Terry, a Casa de Bens Culturais e a Catedral da Purísima Concepción. Cienfuegos será descoberta de uma forma diferente, com a ajuda de Los Prada, uma autêntica família de pescadores. Num barco privado será percorrida a baía de Cienfuegos, uma baía dentro da qual estão localizadas 14 pequenas chaves. A navegação continua por La Milpa e Las Damas, terminando na Vila Castelo de Jagua.

De regresso à doca, segue-se em direção a Trinidad, com jantar em San José (restaurante privado). Está prevista excursão em Trinidad, cidade fundada em 1514 por Diego Velázquez com o nome de Villa de la Santísima Trinidad. Com as suas ruas escavadas no meio, a sua Plaza Mayor e a sua arquitetura vernácula, parece ter parado no tempo. É distinguida como uma das cidades coloniais mais bem preservadas das Caraíbas. Devido à sua importância histórica como centro de comércio de açúcar nos séculos XVIII e XIX, foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1988, juntamente com o Valle de los Ingenios, que será igualmente visitada com guia. Como parte do passeio o programa oferece visitas ao Museu Romântico, à Igreja da Santíssima Trindade, a Oficina de Cerâmica e o bar Canchánchara, para um típico cocktail de boas-vindas, seguindo-se Finca Guachinango para desfrutar de um almoço camponês.

Por sua vez, o Vale dos Engenhos, é uma extensa planície de cerca de 250 km2 que durante os séculos XVIII e XIX conheceria o seu maior esplendor graças ao boom açucareiro que, apoiado no trabalho de milhares de escravos, permitiria grandes fortunas a serem acumuladas pelos proprietários de terras que ali se estabeleceram. Como parte do passeio é possível avistar uma antiga plantação de açúcar, bem como, da Torre Manaca Iznaga, uma vista panorâmica incomparável do vale. O jantar, em Trinidad está marcado no restaurante La Esquina 373.

O sexto dia deste circuito leva os participantes à La Villa de San Juan de los Remedios, conhecida como a Oitava Aldeia Fundada de Cuba, com tour e almoço no La Paloma (restaurante privado), bem como a Cayo Santa María, com alojamento em hotel All Inclusive, com dois dias livres para desfrutar de praias cristalinas e areias brancas e finas, um lugar paradisíaco no norte da província de Villa Clara. Em Cayo Santa María, a Optviagens recomenda como excursão opcional “Crucero del Sol”, que custa 100 euros por adulto, tarifa de ida e volta, com passeio de catamarã, almoço no Dolphinarium (ou em Las Brujas se não quiser ir aos delfinários) com lagosta, lanche e bar aberto, mergulho com snorkel, contato interativo e show de golfinhos.

De regresso a Havana, está prevista uma parada em Santa Clara para visitar o Complexo Monumental Ernesto Guevara, local onde estão localizados o Museu e o Memorial onde repousam os restos mortais de Che e seus companheiros, com almoço no La Cocinita (restaurante privado).

Outra vez na capital cubana, haverá ainda tempo para visita ao Capitólio de Havana. Considerado o edifício mais simbólico da capital cubana, o Capitólio Nacional renasceu em 2019 por ocasião das comemorações do meio milénio da antiga cidade de San Cristóvão de Havana. Este centro foi restaurado pelo Gabinete do Historiador da Cidade para convertê-lo na sede do órgão legislativo da República de Cuba: a Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento Cubano).

O programa contempla ainda visita à Companhia e Escola Cuba de Dança Lizt Alfonso, fundada em 1991 e uma das mais prestigiadas e populares do país, com tempo livre para fazer compras ou perder no Centro Histórico de Havana, antes da partida para o Aeroporto Internacional de Havana em transfere privativo, de regresso a Madrid.

Os hotéis assinalados são todos de cinco estrelas e são o Mística Havana, o Mística Trinidad, o Blu Cayo Santa Maria e o Royalton Havana.

Resumindo, este programa inclui, entre outros, atendimento VIP no aeroporto no momento do check-in, todas as transferências privativas para o grupo, visitas de acordo com itinerário, nove pequenos almoços, cinco jantares em Havana, cinco almoços em Havana e Remédios, bem como o regime tudo incluído em Cayo Santa María, , código de visto de turismo, seguro básico de assistência em viagem, cartão SIM com linha local e dados para o tour leader entrar em contato com suporte da agência de viagens 24 horas por dia, 7 dias por semana, e ainda uma pessoa grátis a partir de 15 pagando em quatro duplo.

A Optviagens lembra que para entrar em Cuba é necessário: Passaporte válido com validade mínima de seis meses; Formulário de entrada em Cuba com visto por turista incorporado – D´Travellers em https://www.dviajeros.mitrans.gob.cu/xxxxxx (código visto).

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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AENA regista mais de 309 milhões de passageiros nos aeroportos espanhóis em 2024

O Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas registou o maior número de passageiros, em 2024, com 66,1 milhões, o que representa um crescimento de 9,9 % em relação a 2023. Seguem-se o aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat e o aeroporto de Palma de Maiorca.

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Os aeroportos da rede AENA em Espanha encerraram 2024 com 309.332.069 passageiros, correspondendo a uma subida de 9,2% face a 2023. Em termos e movimentos de aeronaves, a gestora dos aeroportos, em Espanha, indica o movimento de 2.590.861, mais 7,8% do que em 2023.

O Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas registou o maior número de passageiros, em 2024, com 66.196.984, o que representa um crescimento de 9,9% em relação a 2023. Seguem-se o aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat, com 55.034.955 (+10,3% em relação a 2023); Palma de Maiorca, com 33.298.164 passageiros (+7%); Málaga-Costa del Sol, com 24.923. 774 (+11,5%); Alicante-Elche Miguel Hernández, com 18.387.387 (+16,8%); Gran Canaria, com 15.211.338 (+9%); Tenerife Sul, com 13.740.411 (+11,4%) e Valência, com 10.811.672 passageiros, ou seja, mais 8,7% do que em 2023.

Em termos de operações, o aeroporto com mais movimentos, em 2024, foi Adolfo Suárez Madrid-Barajas, com um total de 420.182 aeronaves movimentadas (+8% em relação a 2023), seguido por Josep Tarradellas Barcelona-El Prat, com 347.977 voos (+9,1%); Palma de Maiorca, com 243.200 (+6,2%); Málaga-Costa del Sol, com 174.915 (+8,2%); Gran Canaria, com 140.464 (+8,4%) e Alicante-Elche Miguel Hernández, com 116.270 aterragens e descolagens (+15,6%).

Globalmente, os aeroportos do Grupo AENA (que incluem os 46 aeroportos e dois heliportos em Espanha, o aeroporto de Londres-Luton e 17 aeroportos no Brasil) encerraram 2024 com 369.444.029 passageiros, mais 8,5 % do que em 2023, e movimentaram 3.203.747 aeronaves, mais 7,1 % do que em 2023.

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Delta aumenta em 30% a capacidade entre Lisboa e os EUA com novo Airbus A330-900neo

A Delta irá colocar o novo Airbus A330-900neo nos voos entre Lisboa e os hubs da companhia em Nova Iorque-JFK e Boston durante todo o verão de 2025.

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A Delta Air Lines vai operar ambas as suas rotas portuguesas com o novíssimo e topo de gama Airbus A330-900neo durante todo o seu programa de verão de 2025.

Assim, a partir de 29 de março, as duas ligações diretas entre Lisboa e os hubs da companhia aérea em Nova Iorque-JFK e Boston-Logan serão melhoradas com a introdução de um novo aparelho que eleva ainda mais a experiência do cliente e representa um significativo acréscimo de até 30% na capacidade.

De acordo com Matteo Curcio, vice-presidente Sénior para a região EMEAI da Delta Air Lines, “operar o novo A330-900neo durante todo o verão significa mais opções de viagem e oportunidades para promover o intenso e crescente tráfego transatlântico de lazer e negócios em ambos os sentidos. Além disso, dado que Portugal é um destino líder para os turistas norte-americanos, mantendo o nosso compromisso com Portugal, continuamos atentos a novas oportunidades para conectá-lo ainda mais a mais cidades e destinos dos EUA”.

Com até 14 voos semanais sem escalas (ou 430 lugares/semana) ao longo do ano entre Lisboa e os hubs de Nova Iorque-JFK e Boston, e em conjunto com os seus parceiros transatlânticos, nomeadamente a Air France-KLM, através dos seus hubs em Paris e Amesterdão, a Delta vai continuar a oferecer aos clientes portugueses mais opções e fortes ligações aos EUA e mais além. Ambos os serviços são operados todo o ano num renovado Boeing 767-300, tendo os clientes à escolha, que viajam entre Portugal e os EUA, quatro experiências: Delta One (ou Delta One Suites no novo aparelho A330-900neo), Delta Premium Select, Delta Comfort+ e Main Cabin.

Desta forma, o serviço diário da Delta entre Lisboa e Boston far-se-á diariamente com saída de Lisboa às 12h45, com chegada a Boston às 15h30. Já na rota contrária, a saída de Boston está marcada para as 23h15, com chegada a Lisboa às 10h45 do dia seguinte.

A rota entre Lisboa e Nova Iorque JFK tem saída diária da capital portuguesa às 10h00, com chegada ao outro lado do Atlântico às 13h00.

Já Nova Iorque JFK – Lisboa terá partida às 19h55 e chegada a Lisboa no dia seguinte pelas 08h00.

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