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Transportes

Grupo Norwegian fecha ano de 2024 com mais de 26 milhões de passageiros

No último mês de 2024, o grupo norueguês transportou 1,8 milhões de passageiros, divididos entre os 1,5 milhões da Norwegian e perto de 300 mil da Widerøe.

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Grupo Norwegian fecha ano de 2024 com mais de 26 milhões de passageiros

No último mês de 2024, o grupo norueguês transportou 1,8 milhões de passageiros, divididos entre os 1,5 milhões da Norwegian e perto de 300 mil da Widerøe.

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O grupo Norwegian transportou, em dezembro de 2024, 1,8 milhões de passageiros, referindo que a capacidade aumentou em 24% face a igual período do ano passado.

Assim, das companhias pertencentes ao grupo norueguês, a Norwegian transporte perto de 1,5 milhões de passageiros, enquanto a Widerøe ficou perto dos 300 mil.

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Já no total do ano 2024, o grupo informa que as duas companhias aéreas transportaram 26,4 milhões de passageiros.

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Em comunicado, o grupo informa que a capacidade, neste mês de dezembro, foi de 2.491 milhões de assentos-quilómetros, 24% superior ao mesmo período do ano passado. O tráfego real de passageiros (medido em PKT) foi de 2.049 milhões de assentos-quilómetro, um aumento de 22% em relação a dezembro de 2023. A ocupação média foi de 82,2%, uma ligeira diminuição de 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já a receita unitária foi ligeiramente inferior em comparação com o ano passado, principalmente devido a um aumento de 10% na duração média do transporte operado, tendo a Norwegian operador uma média de 73 aeronaves durante o mês de dezembro.

No caso da Widerøe, a capacidade (AKO) em novembro foi de 152 milhões de lugares-quilómetro, mais 2% do que no mesmo período do ano passado. O tráfego real de passageiros (PKT) foi de 111 milhões de lugares-quilómetro e a ocupação média de 73,3%, mais 2,6% do que em dezembro do ano passado.

A Widerøe estabeleceu um novo recorde de passageiros transportados em 2024, transportando 3,8 milhões de passageiros.

Na nota de imprensa, Geir Karlsen, CEO de Norwegian, reconhece que o mês de dezembro apresentou “uma série de desafios operacionais para a Norwegian, principalmente devido às condições climatéricas e a problemas operacionais em vários aeroportos na Europa e nos países nórdicos”.

Assim, a regularidade, ou seja, a percentagem de voos regulares operados, foi de 98,8%, um decréscimo de 0,7%, com a pontualidade (percentagem de voos que descolam no prazo de 15 minutos após a hora prevista), a registar um ligeiro aumento de 0,3% para 70,7%.

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Destinos

As tendências em viagens e turismo para 2025, segundo a Amadeus

Com o início de mais um ano, a Amadeus lança um olhar sobre o futuro do setor do turismo a nível global no relatório “Travel Trends”, elaborado em colaboração com a Globetrender.

De acordo com o “Travel Trends 2025” da Amadeus, realizado em colaboração com a Globetrender, são cinco as tendências principais a ter em conta para este ano que se inicia.

Viagens Nostálgicas
A nostalgia alimenta o surgimento de viagens que revivem tempos antigos, nos quais o passado ocupa um lugar central. Do regresso dos filmes e séries dos anos 90, à paixão da Geração Z pelas câmaras digitais, a cultura abraça o retro para onde quer que olhe.

De acordo com um inquérito realizado pela Crystal Ski Holidays, 60% dos britânicos tentaram recriar as suas viagens favoritas de infância com os seus filhos, com 90% a levar os seus filhos aos mesmos sítios que frequentavam quando eram jovens.

Experiências de voo personalizadas
Até 2025, as viagens aéreas atingirão novos patamares de personalização, combinando tecnologia inteligente com experiências de voo personalizadas. Embora muitos passageiros consumam conteúdos nos seus próprios dispositivos, as companhias aéreas estão a aumentar a aposta ao combinar entretenimento algorítmico com sistemas de bordo hiperpersonalizados que oferecem conteúdos atualizados – desde filmes e séries de televisão, a anúncios e artigos de compras personalizados para cada passageiro, nas suas preferências históricas (enquanto membros de programas de fidelização).

Hotéis com personalidade
Em 2025, os hotéis serão notícia por se tornarem cada vez mais destinos por direito próprio e o novo motivo para viajar. A especificidade dos serviços oferecidos e a integração plena nos ambientes e comunidades locais, permitirá a imersão dos hóspedes na cultura local, na história e na beleza natural do seu meio envolvente.

De acordo com a DataIntelo, o mercado global de Boutique Hotéis foi avaliado em 100 mil milhões de dólares, prevendo-se que atinja os 180 mil milhões de dólares, em 2032.

Ressurgimento da Ásia
Após anos de restrições de viagem, os viajantes estão ansiosos por redescobrir os tesouros culturais da Ásia. A China está a abrir as suas portas a milhões de pessoas ao expandir a isenção de vistos, e a Tailândia, com os seus novos vistos para nómadas digitais e um programa mais amplo de isenção de vistos para 93 países, deverá atrair um público global.

O relatório avança que, em 2025, “as viagens de entrada e saída de e para a da Ásia (e, mais significativamente, da China) deverão finalmente atingir os níveis anteriores a 2019 e abrirão totalmente este mercado ao mundo”.

A agência americana de notação de crédito Fitch Ratings estima ser “provável” que o turismo na Ásia regresse aos níveis pré-Covid durante o primeiro semestre de 2025, graças, em parte, “à desvalorização da moeda, que a torna mais acessível aos para os visitantes estrangeiros”.

A contribuir para este maior fluxo de turismo em direção à Ásia aparecem, por exemplo, a transmissão da segunda temporada da série televisiva sul-coreana “Squid Game”, que deverá aumentar ainda mais o interesse em viagens à Coreia do Sul; enquanto o programa Shōgun 2024 inspirou viagens históricas ao Japão (a segunda e a terceira temporada foram também encomendadas). Já o interesse pelo Japão estará centrado na realização da Expo 2025, que terá lugar em Osaka.

Olhando para o futuro, nos próximos 15 anos, a região Ásia-Pacífico será responsável por 50% do crescimento global de passageiros aéreos (segundo a IATA), impulsionada por um aumento da população de classe média, com oito em cada dez famílias a entrar nesta classe a nível mundial na próxima década.

Redescoberta pessoal
Enfrentando o cansaço digital, os viajantes procuram trocar a sua vida plena de ligações online por novas experiências, designadamente, as viagens para fazer novos amigos e até mesmo encontrar romance na vida real. De acordo com os dados de reservas da Amadeus, as viagens individuais de lazer aumentaram 15,6%, em 2023, em comparação com o ano anterior, com um aumento adicional de 9,2% em 2024.

Foto: Depositphotos.com
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Aviação

2024: AirHelp diz que 34% dos 34M de passageiros que partiram de aeroportos portugueses tiveram perturbações

Segundo a análise da AirHelp, apesar de ter havido uma melhoria no ano passado, entre os “países europeus com maior tráfego aéreo, Portugal é dos que apresenta uma maior taxa de voos atrasados”.

A AirHelp apurou que, no ano passado, Portugal voltou a registar uma “elevada taxa de voos com perturbações” e que 34% dos 34 milhões de passageiros que partiram de aeroportos nacionais tiveram problemas com atrasos e cancelamentos de voos, número que colocam o país com o terceiro pior desempenho a nível europeu.

Segundo a análise da empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, entre os “países europeus com maior tráfego aéreo, Portugal é dos que apresenta uma maior taxa de voos atrasados”.

No ano passado, mais de 80 mil voos “sofreram algum tipo de perturbação – cancelamento ou atraso – afetando mais de 11 milhões de passageiros, ou seja, 34% dos mais de 34 milhões que viajaram a partir de Portugal”, dos quais mais de 630 mil passageiros são elegíveis para a obtenção de compensação.

Por rotas, a AirHelp diz que Madrid foi o destino preferencial de quem partiu de Lisboa, com 962 mil passageiros aéreos contabilizados nesta rota, “dos quais 38% sofreu alguma perturbação no seu voo”; seguindo-se Paris, que foi o segundo destino de quem partiu de Lisboa e registou de 868 mil passageiros aéreos, dos quais 38% sofreu alguma perturbação. Já a rota Madeira-Lisboa foi a terceira mais procurada, com 647 mil passageiros aéreos, incluindo 37% que tiveram sofrer alguma perturbação.

Os dados da AirHelp mostram, no entanto, que 2024 trouxe uma melhoria da situação, já que, em 2023, tinham sido 36% os voos com partida de Portugal a sofrer perturbações, a mesma percentagem que se verificou também nos voos com chegada a território nacional.

“O ano de 2024 foi um ano positivo para os aeroportos portugueses, que, em geral, registaram uma melhoria na performance da operação de voos, no que à pontualidade diz respeito, com uma diminuição do número de voos e de passageiros afetados por problemas nos voos, com cancelamento e atrasos, apesar do aumento do número de voos totais operados com partida em Portugal e a manutenção do número de passageiros”, refere o advogado especialista em direitos dos passageiros aéreos Pedro Miguel Madaleno.

O especialista realça que, em 2024, registou-se “uma inversão da tendência de crescimento dos números e das percentagens de voos e passageiros afetados por perturbações que se vinha registando desde o fim da pandemia de Covid-19”.

Por aeroportos, Lisboa voltou a ser o que registou maior número de passageiros, com mais de 17 milhões de passageiros a partirem da infraestrutura aeroportuária da capital, dos quais 40% terão sofrido alguma perturbação.

O Aeroporto do Porto foi o segundo mais movimentado e registou aproximadamente sete milhões e meio de passageiros aéreos, com 30% destes a sofrer alguma perturbação no seu voo, seguindo-se, em terceiro lugar, o Aeroporto de Faro, que registou mais de quatro milhões de passageiros aéreos, com 23% a sentir alguma dificuldade.

Os meses de verão, acrescenta a AirHelp, foram os que “registaram maior tráfego aéreo”, com destaque para julho e agosto, ainda que tenham sido nos meses de setembro e outubro que se registaram mais perturbações, com 42% e 45% dos voos, respetivamente, a sofrerem algum atraso ou cancelamento.

Portugal foi o terceiro país da Europa com maior número de perturbações

Além de Portugal, a análise da AirHelp analisou também as perturbações em voos a nível europeu, apurando que dos mais de 960 milhões de passageiros que passaram pelos aeroportos europeus; “30% deles viram os seus voos atrasados ou cancelados e mais de 19 milhões puderam reclamar uma indemnização financeira”.

De acordo com os dados da AirHelp, foi na Grécia que mais passageiros foram afetados por problemas nos voos, uma vez que dos 35 milhões de passageiros que passaram por este país europeu, 37% viram o seu voo sofrer algum atraso ou cancelamento, seguindo-se a Alemanha, que registou mais de 105 milhões de passageiros aéreos, sendo que “34% destes sofreu algum tipo de perturbação no seu voo, o que corresponde a mais de dois milhões e meio de passageiros aéreos”. Portugal fecha o pódio e fica na terceira posição.

Mas também houve bons exemplos e a AirHelp destaca a Noruega, Islândia e Lituânia como os países europeus com maior pontualidade, já que 81% dos 30 milhões de passageiros que apanharam um voo na Noruega chegaram ao seu destino a tempo. Na Islândia, 80% dos mais de quatro milhões de passageiros que voaram a partir de aeroportos islandeses partiram a tempo; tal como na Lituânia, onde esta percentagem também foi de 80% entre os mais de 2,5 milhões de passageiros que iniciaram a sua viagem neste país báltico.

A AirHelp diz ainda que Espanha foi, pelo segundo ano consecutivo, o país europeu com mais voos registados, com perto de um milhão de voos e 145 milhões de passageiros contabilizados, tendo, no entanto, piorado os seus registos de pontualidade, uma vez que 26% dos 145 milhões de passageiros que passaram por aeroportos espanhóis a sofrer uma perturbação no seu voo.

Já o segundo lugar pertenceu ao Reino Unido, que registou também 145 milhões de passageiros, sendo que 32% sofreu alguma perturbação no seu voo, enquanto a Alemanha, que foi o terceiro país com mais tráfego aéreo na Europa, registou mais de 105 milhões de passageiros aéreos. Itália, por sua vez, ficou na quarta posição, com 105 milhões de passageiros aéreos, 32% dos quais teve alguma perturbação, enquanto França encerra o Top5, tendo contabilizado 98 milhões de passageiros, incluindo 31% que tiveram problemas de pontualidade com o seu voo.

 

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Transportes

MSC Cruzeiros promove cruzeiros com partida e chegada a Lisboa em nova campanha global

A nova campanha global de marketing da MSC Cruzeiros, denominada “Beauty 2.0”, tem como foco os cruzeiros portugueses com partida e chegada a Lisboa, que a companhia promove entre abril e outubro de 2025, a bordo do MSC Musica.

A MSC Cruzeiros lançou uma nova campanha global de marketing, denominada “Beauty 2.0”, que tem como foco os cruzeiros portugueses com partida e chegada a Lisboa, que a companhia promove entre abril e outubro de 2025, a bordo do MSC Musica.

“A nossa já conhecida campanha For a Greater Beauty dá mais um passo em direção ao futuro. A campanha Beauty 2.0 é uma evolução natural do conceito de Beleza que sempre nos inspirou. Aplicamo-la nos mais pequenos detalhes para que estes se transformem em recordações indeléveis. Traduzimos, assim, a nossa missão, simplificando uma mensagem com um storytelling focado na Beleza que está, afinal, em tudo o que nos rodeia”, explica a MSC Cruzeiros, em comunicado.

A nova campanha da companhia de cruzeiros conta com spots televisivos de 20 segundos e vai estar em vigor ao longo de cinco semanas, focando os cruzeiros portugueses no final do vídeo.

A MSC Cruzeiros lembra que estes itinerários vão ser realizados pelo MSC Musica, navio que conta quase exclusivamente camarotes com varanda, assim como com generosos espaços interiores e exteriores, como o teatro com 1.100 lugares e diversos espaços de restauração, incluindo dois restaurantes principais, o restaurante de especialidade Kaito Sushi Bar e um buffet, assim como uma escolha de oito lounges e bares.

O vídeo da nova campanha da MSC Cruzeiros pode ser visualizado aqui.

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Alojamento

Reservas de alojamento em plataformas digitais sobem 18% no 3.º trimestre de 2024 na UE

Segundo avançam os dados disponibilizados pelo Eurostat, as reservas de alojamento realizadas via plataformas digitais totalizaram mais de 366 milhões de noites no 3.º trimestre do ano. No acumulado dos nove meses, totalizam quase 700 milhões.

Durante o 3.º trimestre de 2024, foram reservadas 366,2 milhões de noites através de plataformas digitais – Airbnb, Booking, Expdia ou Tripadvisor, entre outras – na União Europeia (UE), correspondendo a uma subida de 18% face a igual período de 2023, informa o Eurostat.

Os dados disponibilizados recentemente confirmam que os três meses do período em análise registaram aumentos. Em julho, registaram-se 135 milhões de reservas (+16,4%), enquanto em agosto o valor subiu para 152,2 milhões (+21,6%), reduzindo para 79 milhões (+14%).

A liderar este ranking, relativamente ao 3.º trimestre de 2024, aparece a França com 81,6 milhões de reservas, seguindo-se Espanha com 67,3 milhões, e Itália com 55,7 milhões, indicando o Eurostat que Portugal registou 18,9 milhões de reservas.

Já no acumulado dos primeiros nove meses de 2024, a entidade estatística europeia revela que na UE foram realizadas perto de 700 milhões de reservas em alojamento. Também nesta análise, a liderança pertence a França com mais de 157 milhões de reservas. Seguem-se Espanha com mais de 136 milhões e Itália com perto de 105 milhões. Portugal aparece com 37 milhões de reservas feitas via plataformas digitais de janeiro a setembro de 2024.

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Aviação

Ryanair lança promoção com desconto de 20% para voos até março

A Ryanair lançou uma nova promoção que oferece um desconto de 20% para voos em janeiro, fevereiro e março, e que está disponível para reservas até à meia-noite desta quinta-feira, 9 de janeiro.

A Ryanair lançou uma nova promoção que oferece um desconto de 20% para voos em janeiro, fevereiro e março, e que está disponível para reservas até à meia-noite desta quinta-feira, 9 de janeiro.

“Comece 2025 com uma viagem a um dos destinos de sol de inverno e city-break mais populares da Ryanair”, propõe a companhia aérea, indicando que esta oferta está disponível por um período limitado, nos mais de 235 destinos da rede da transportadora.

Roma, Milão ou Marraquexe são alguns dos destinos que a Ryanair destaca para viagens até março, cujos bilhetes com 20% podem ser adquiridos através do website da companhia aérea, disponível aqui.

 

 

 

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Campaign | Formula 1 | Early Bird 2025

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Qatar Airways Holidays lança pacotes para o Grande Prémio de Fórmula 1 do Qatar

Além do bilhete para assistir à prova, os pacotes para o Grande Prémio de Fórmula 1 do Qatar incluem também voos de ida e volta pela Qatar Airways, até Doha, assim como alojamento em hotéis de quatro ou cinco estrelas, num mínimo de três dias e com pequeno-almoço.

A Qatar Airways Holidays, operador turístico do grupo Qatar Airways, anunciou o lançamento de novos pacotes para a temporada de 2025 da Fórmula 1, que incluem o Grande Prémio do Qatar.

Num comunicado divulgado esta quarta-feira, 8 de janeiro, a Qatar Airways Holidays revela que o Grande Prémio do Qatar vai decorrer entre 28 e 3o de novembro de 2025, no Circuito Internacional de Lusail, para o qual estão já disponíveis quatro pacotes de viagem.

Todos os pacotes podem ser consultados aqui e, além do bilhete para assistir à prova, incluem também voos pela Qatar Airways, até Doha, assim como alojamento em hotéis de quatro ou cinco estrelas,  num mínimo de três dias e com pequeno-almoço.

“Estes pacotes oferecem aos entusiastas do automobilismo um lugar na primeira fila da corrida e uma oportunidade de desfrutar da hospitalidade mundialmente famosa do Qatar. Os pacotes incluem voos de ida e volta com a Qatar Airways e bilhetes para três dias de corridas”, indica a Qatar Airways Holidays.

Segundo Steven Reynolds, vice-presidente sénior da Qatar Airways Holidays e da Discover Qatar, o lançamento destes pacotes segue-se ao sucesso alcançado no ano passado, o que deu confiança ao operador turístico para lançar estas propostas com quase um ano de antecedência.

“Os pacotes para fãs de 2025 garantirão uma experiência inesquecível para quem viajar para o Qatar para um dos fins-de-semana mais emocionantes de 2025. Os entusiastas do automobilismo de mais de 80 países vão beneficiar de uma grande poupança com esses pacotes de férias da Qatar Airways”, afirma o responsável.

Até 12 de fevereiro, os pacotes da Qatar Airways Holidays para o Grande Prémio de Fórmula 1 do Qatar têm um desconto de 20%, enquanto entre 13 de fevereiro e 19 de março contam com uma redução de 10%.

A compra destes pacotes dá ainda acesso a espetáculos após a corrida, permitindo ainda que os membros do Privilege Club, o programa de passageiro frequente da companhia aérea, possam acumular pontos no valor total do pacote.

Além do Grande Prémio do Qatar, a Qatar Airways é também parceira de outras duas corridas do calendário oficial de 2025, concretamente o Grande Prémio do Reino Unido e do Azerbaijão.

 

 

 

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Destinos

Tailândia recebeu mais turistas do que o esperado

A recuperação do turismo é confirmada na Tailândia, com 35 milhões de visitantes em 2024. Os gastos turísticos no ano passado renderam cerca de 45 mil milhões de euros.

A Tailândia recebeu mais de 35 milhões de visitantes em 2024, um pouco além da meta estabelecida pelo governo, de acordo com dados oficiais acabados de ser divulgados.

O reino, famoso pelos seus templos budistas e pelas suas praias paradisíacas, atraiu precisamente 35,54 milhões de visitantes nos últimos doze meses, face aos 28,15 milhões do ano anterior, um aumento de 26%, indicou o ministério do Turismo, citado pelo Le Figaro, com AFP.

Após anos de mínimos associados à pandemia de Covid-19, a China voltou a ser o principal país de origem de turistas na Tailândia, com 6,73 milhões de pessoas (+91%), à frente da Malásia, Índia, Coreia do Sul e Rússia.

Nos últimos meses, o governo tailandês tem intensificado iniciativas para impulsionar o setor, cruciais para a sua economia, como o levantamento das restrições de vistos para chineses e indianos e a organização de eventos promocionais.

Os gastos turísticos no ano passado renderam 1,6 biliões de baht, ou cerca de 45 mil milhões de euros, segundo o ministro do Turismo e Desportos, Sorawong Thienthong.

Recorde-se que o país dos sorrisos recebeu um número recorde de 39 milhões de turistas em 2019, mas o seu ímpeto foi interrompido repentinamente devido à pandemia.

O Banco Mundial espera que o país ultrapasse o nível pré-pandemia em 2025, mas informa que os turistas estão a gastar 20% menos do que antes, num relatório publicado em julho.

 

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TACV aumenta capacidade de oferta nas ligações interilhas

A TACV – Cabo Verde Airlines informou em comunicado que, deste finais de 2024 aumentou a capacidade de oferta de 142 para 272 lugares e passou a operar com quatro aviões nas ligações entre as ilhas.

Citado pela Inforpress, o comunicado da TACV indica que, com a atual frota de quatro aeronaves, sendo dois ATR e dois DASH, a companhia quase que duplica a sua capacidade de oferta, representando um crescimento na ordem dos 92%.

“Desde a retoma das operações de transportes interilhas, a Cabo Verde Airlines tem vindo a aumentar gradualmente o número de voos domésticos. Nos primeiros três meses, realizou uma média de 350 voos mensais, tendo atingido 566 voos nos do último trimestre de 2024”, diz ainda o comunicado.

A companhia aérea cabo-verdiana informou, por outro lado, que além dos quatro aviões, sempre que se mostrar necessário, utiliza um dos Boeing nos voos interilhas a fim de satisfazer toda a procura.

Entretanto, a presidente da Associação das Agências de Viagens e Turismo de Cabo Verde, Marvela Rodrigues, garantiu, em entrevista à Inforpress, que houve melhorias consideráveis na capacidade de oferta dos voos interilhas, mas reclamou dos cancelamentos que têm constrangido, sobretudo, os que trabalham com operadores internacionais.

“Os visitantes vêm já com um pacote para as ilhas. Quando se cancela o voo é complicado porque temos de fazer todo o pacote e ficam, às vezes, sem complementar o programa escolhido com muita antecedência”, explicou a responsável.

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United Airlines começa a testar Wi-Fi Starlink a partir de fevereiro

A United Airlines vai começar a testar o serviço de internet da Starlink a partir de fevereiro de 2025, em voos comerciais operados em aviões Embraer E-175.

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A United Airlines vai começar a testar o serviço de internet da Starlink a partir de fevereiro de 2025, em voos comerciais operados em aviões Embraer E-175, avança a imprensa norte-americana.

De acordo com a informação divulgada, o serviço providenciado pela Starlink, empresa de Elon Musk que fornece internet por satélite, foi contratado pela United Airlines no final de 2024, com o objetivo de o instalar em toda a sua frota, composta por cerca de mil aviões.

Num primeiro momento, o serviço de internet Wi-Fi da Starlink vai estar disponível apenas em alguns voos, esperando-se que venha a ser alargado a toda a frota da companhia aérea numa fase posterior, ainda que não tenha sido avançada qualquer data.

Entretanto, a United Airlines já explicou que a conexão vai ser gratuita para os membros do programa MileagePlus, o programa de fidelização da transportadora aérea norte-americana.

Recorde-se que a Starlink promete velocidades de conexão que chegam aos 220 Mbps em aviões, o que permite, por exemplo, assistir a filmes ou realizar video-chamadas durante um voo.

Além da United Airlines, a Starlink estabeleceu já parcerias com outras transportadoras aéreas, como a Hawaiian Airlines ou a companhia aérea regional JSX.

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LePlan promove pacote “Disney Essencial” nos voos diretos entre Madrid e Orlando

O Le Plan, operador turístico do grupo Ávoris está a promover no mercado português o pacote “Disney Essencial”, que permite desfrutar do Walt Disney World, na Florida, e dos seus quatro parques temáticos, nos voos diretos entre Madrid e Orlando.

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O pacote Disney Essencial para o verão, numa operação que decorrerá de 21 de junho a 13 de setembro de 2025i, nclui voo direto Madrid-Orlando Madrid, transferes entre o aeroporto e o hotel e vice-versa, sete noites de alojamento na unidade hoteleira selecionada em só alojamento e quatro dias de entradas no Walt Disney World.

Para os que pretendem mais emoções fortes, o operador turístico aconselha a reserva do “Parque Lovers”, e serão acrescentadas à viagem dois dias de entradas para o Universal Orlando, para que se possa conhecer os dois parques numa mesma viagem.

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