Grupo Norwegian fecha ano de 2024 com mais de 26 milhões de passageiros
No último mês de 2024, o grupo norueguês transportou 1,8 milhões de passageiros, divididos entre os 1,5 milhões da Norwegian e perto de 300 mil da Widerøe.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
O grupo Norwegian transportou, em dezembro de 2024, 1,8 milhões de passageiros, referindo que a capacidade aumentou em 24% face a igual período do ano passado.
Assim, das companhias pertencentes ao grupo norueguês, a Norwegian transporte perto de 1,5 milhões de passageiros, enquanto a Widerøe ficou perto dos 300 mil.
Já no total do ano 2024, o grupo informa que as duas companhias aéreas transportaram 26,4 milhões de passageiros.
Em comunicado, o grupo informa que a capacidade, neste mês de dezembro, foi de 2.491 milhões de assentos-quilómetros, 24% superior ao mesmo período do ano passado. O tráfego real de passageiros (medido em PKT) foi de 2.049 milhões de assentos-quilómetro, um aumento de 22% em relação a dezembro de 2023. A ocupação média foi de 82,2%, uma ligeira diminuição de 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Já a receita unitária foi ligeiramente inferior em comparação com o ano passado, principalmente devido a um aumento de 10% na duração média do transporte operado, tendo a Norwegian operador uma média de 73 aeronaves durante o mês de dezembro.
No caso da Widerøe, a capacidade (AKO) em novembro foi de 152 milhões de lugares-quilómetro, mais 2% do que no mesmo período do ano passado. O tráfego real de passageiros (PKT) foi de 111 milhões de lugares-quilómetro e a ocupação média de 73,3%, mais 2,6% do que em dezembro do ano passado.
A Widerøe estabeleceu um novo recorde de passageiros transportados em 2024, transportando 3,8 milhões de passageiros.
Na nota de imprensa, Geir Karlsen, CEO de Norwegian, reconhece que o mês de dezembro apresentou “uma série de desafios operacionais para a Norwegian, principalmente devido às condições climatéricas e a problemas operacionais em vários aeroportos na Europa e nos países nórdicos”.
Assim, a regularidade, ou seja, a percentagem de voos regulares operados, foi de 98,8%, um decréscimo de 0,7%, com a pontualidade (percentagem de voos que descolam no prazo de 15 minutos após a hora prevista), a registar um ligeiro aumento de 0,3% para 70,7%.