Associação Nacional de Turismo leva problemáticas do sector à AR
Esta quarta-feira, dia 2, o grupo reúne-se com o PSD, PS e com a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.

Raquel Relvas Neto
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
A Associação Nacional de Turismo (ANT) iniciou, esta terça-feira, o conjunto de reuniões com os grupos parlamentares com assento na Assembleia da República.
A primeira reunião decorreu com o grupo parlamentar do PCP – deputado João Ramos e assessor Ricardo Oliveira. Neste primeiro contacto foram abordados assuntos como a apresentação formal da ANT, missão e objectivos, bem como a agenda com os seguintes assuntos: O valor do IVA na restauração, os custos de contexto e de energia, as acessibilidades, a lei do arrendamento, SCUT, entre outros. Foram ainda introduzidas as seguintes questões: A estratégia Portugal 2020 e o desenvolvimento regional, o plano rodoviário nacional e a conclusão dos Itinerários Complementares e Principais (IC / IP). Foi também efectuado um balanço da aplicação da Lei 33/2013, e do modelo de financiamento das entidades regionais de turismo (ERT).
Na audiência com o grupo parlamentar do CDS/PP, deputado Hélder Amaral, foi discutido o balanço da Lei 33/2013*, a necessidade da articulação da promoção interna/externa, e em particular a discussão de um novo modelo para a promoção externa após 2014, sendo que o mesmo deverá ter em conta a articulação das Agências Regionais de Promoção Turística – ARPT com as ERT, com a marca Portugal e o sector privado.
A reunião com o Bloco de Esquerda decorreu com o líder parlamentar Filipe Soares. Para além da apresentação da ANT e sua missão, foi analisada a problemática das SCUT e taxa de utilização, o regime de acesso jurídico de exercício de actividade de comércio, serviços e restauração; e a lei do arrendamento.
Esta quarta-feira, dia 2, o grupo reúne-se com o PSD, PS e com a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.