Associação Nacional de Turismo leva problemáticas do sector à AR
Esta quarta-feira, dia 2, o grupo reúne-se com o PSD, PS e com a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.

Raquel Relvas Neto
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A Associação Nacional de Turismo (ANT) iniciou, esta terça-feira, o conjunto de reuniões com os grupos parlamentares com assento na Assembleia da República.
A primeira reunião decorreu com o grupo parlamentar do PCP – deputado João Ramos e assessor Ricardo Oliveira. Neste primeiro contacto foram abordados assuntos como a apresentação formal da ANT, missão e objectivos, bem como a agenda com os seguintes assuntos: O valor do IVA na restauração, os custos de contexto e de energia, as acessibilidades, a lei do arrendamento, SCUT, entre outros. Foram ainda introduzidas as seguintes questões: A estratégia Portugal 2020 e o desenvolvimento regional, o plano rodoviário nacional e a conclusão dos Itinerários Complementares e Principais (IC / IP). Foi também efectuado um balanço da aplicação da Lei 33/2013, e do modelo de financiamento das entidades regionais de turismo (ERT).
Na audiência com o grupo parlamentar do CDS/PP, deputado Hélder Amaral, foi discutido o balanço da Lei 33/2013*, a necessidade da articulação da promoção interna/externa, e em particular a discussão de um novo modelo para a promoção externa após 2014, sendo que o mesmo deverá ter em conta a articulação das Agências Regionais de Promoção Turística – ARPT com as ERT, com a marca Portugal e o sector privado.
A reunião com o Bloco de Esquerda decorreu com o líder parlamentar Filipe Soares. Para além da apresentação da ANT e sua missão, foi analisada a problemática das SCUT e taxa de utilização, o regime de acesso jurídico de exercício de actividade de comércio, serviços e restauração; e a lei do arrendamento.
Esta quarta-feira, dia 2, o grupo reúne-se com o PSD, PS e com a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.