Atout France está satisfeita com lançamento de website em português e planeia mais novidades
O diretor regional da Atout France para Espanha, Portugal, Itália, Brasil e México, Emmanuel Marcinkowski, acredita que a versão portuguesa do website ajudou a que França mantivesse, no ano passado, cerca de um milhão de turistas lusos, que geraram perto de 150 milhões de euros em receitas no país.

Inês de Matos
A Atout France faz um balanço positivo do lançamento da versão portuguesa do seu website, que conta com ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e que, segundo Emmanuel Marcinkowski, diretor regional da Atout France para Espanha, Portugal, Itália, Brasil e México, permitiu gerar “mais de seis mil circuitos” em apenas três meses.
“Está a ser muito usado, em três meses, tínhamos mais de seis mil circuitos gerados através da IA. Através deste website, o turista pode gerar vários roteiros em França para ter mais ideias para descobrir o destino”, disse o responsável ao Publituris, à margem do workshop Mediatour France 2025, que decorreu no Bairro Alto Hotel, em Lisboa.
O responsável da Atout France considera que a versão portuguesa do website france.fr é importante também para dar a conhecer outros destinos franceses além de Paris, da Disneyland Paris ou da Côte d’Azur, a exemplo da cidade de Perpignant ou a região de Aix-en-provence, que estiveram em destaque durante o workshop Mediatour France 2025.
“Estamos a promover outros destinos em França e é também por isso que temos, desde há seis meses, uma versão portuguesa/brasileira no site do Turismo de França (france.fr), que conta com Inteligência Artificial”, acrescentou Emmanuel Marcinkowski.
Em breve, referiu ainda o responsável, o website da Atout France deverá permitir também pedido de informação através do Whatsapp, ainda que essa seja uma novidade prevista mais para o final de 2025 ou para 2026.
O diretor regional da Atout France para Espanha, Portugal, Itália, Brasil e México acredita que a versão portuguesa do website ajudou a que França mantivesse, no ano passado, o mesmo número de turistas portugueses que já tinha recebido no ano anterior, num volume de cerca de um milhão de turistas lusos, que geraram perto de 150 milhões de euros em receitas.
“As visitas dos turistas portugueses a França estão estáveis, o que é bom. Não temos crescimento, mas também não houve descida. Recebemos, mais ou menos, um milhão de turistas portugueses em França no ano passado. A França manteve-se como o segundo destino dos turistas portugueses, e o mercado português representa, mais ou menos, 150 milhões de euros em receitas turísticas para França”, indicou, revelando que as receitas do mercado português “cresceram um pouco face ao ano anterior”.
Para 2025, Emmanuel Marcinkowski mostra-se confiante de que os portugueses vão continuar a visitar França, esperando que seja possível manter, mais ou menos, o mesmo volume de turistas portugueses.
“Podemos dizer que estamos contentes com os números de 2024 do mercado português e, para 2025, as expectativas são igualmente positivas”, indicou, realçando que é também por isso que a Atout France vai levar uma comitiva de operadores turísticos e agências de viagens portuguesas à feira Rendez Vous em France, que vai ter lugar em Lion, entre 6 e 8 de junho.
Em 2025, França conta continuar a “capitalizar” com os Jogos Olímpicos de 2024 que, segundo o responsável, “foram um sucesso, não só pelo número de turistas, mas também pela divulgação da imagem de França que permitiram”.
“Penso que os Jogos Olímpicos foram um sucesso também ao nível do acolhimento e isso é muito importante para nós”, acrescentou o responsável, que espera que “2025 volte a ser um bom ano para o turismo francês, onde os portugueses são sempre bem-vindos”.
Além da presença do responsável da Atout France, o workshop Mediatour France 2025 contou também com a participação da região de Aix-en-provence e da cidade de Perpignant, assim como do Château de Chenonceau e do parque temático Futuroscope, sem esquecer a Air France, que voa diariamente entre Lisboa, Porto e Paris.