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Atout France está satisfeita com lançamento de website em português e planeia mais novidades

O diretor regional da Atout France para Espanha, Portugal, Itália, Brasil e México, Emmanuel Marcinkowski, acredita que a versão portuguesa do website ajudou a que França mantivesse, no ano passado, cerca de um milhão de turistas lusos, que geraram perto de 150 milhões de euros em receitas no país.

Inês de Matos
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Atout France está satisfeita com lançamento de website em português e planeia mais novidades

O diretor regional da Atout France para Espanha, Portugal, Itália, Brasil e México, Emmanuel Marcinkowski, acredita que a versão portuguesa do website ajudou a que França mantivesse, no ano passado, cerca de um milhão de turistas lusos, que geraram perto de 150 milhões de euros em receitas no país.

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A Atout France faz um balanço positivo do lançamento da versão portuguesa do seu website, que conta com ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e que, segundo Emmanuel Marcinkowski, diretor regional da Atout France para Espanha, Portugal, Itália, Brasil e México, permitiu gerar “mais de seis mil circuitos” em apenas três meses.

“Está a ser muito usado, em três meses, tínhamos mais de seis mil circuitos gerados através da IA. Através deste website, o turista pode gerar vários roteiros em França para ter mais ideias para descobrir o destino”, disse o responsável ao Publituris, à margem do workshop Mediatour France 2025, que decorreu no Bairro Alto Hotel, em Lisboa.

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O responsável da Atout France considera que a versão portuguesa do website france.fr é importante também para dar a conhecer outros destinos franceses além de Paris, da Disneyland Paris ou da Côte d’Azur, a exemplo da cidade de Perpignant ou a região de Aix-en-provence, que estiveram em destaque durante o workshop Mediatour France 2025.

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“Estamos a promover outros destinos em França e é também por isso que temos, desde há seis meses, uma versão portuguesa/brasileira no site do Turismo de França (france.fr), que conta com Inteligência Artificial”, acrescentou Emmanuel Marcinkowski.

Em breve, referiu ainda o responsável, o website da Atout France deverá permitir também pedido de informação através do Whatsapp, ainda que essa seja uma novidade prevista mais para o final de 2025 ou para 2026.

O diretor regional da Atout France para Espanha, Portugal, Itália, Brasil e México acredita que a versão portuguesa do website ajudou a que França mantivesse, no ano passado, o mesmo número de turistas portugueses que já tinha recebido no ano anterior, num volume de cerca de um milhão de turistas lusos, que geraram perto de 150 milhões de euros em receitas.

“As visitas dos turistas portugueses a França estão estáveis, o que é bom. Não temos crescimento, mas também não houve descida. Recebemos, mais ou menos, um milhão de turistas portugueses em França no ano passado. A França manteve-se como o segundo destino dos turistas portugueses, e o mercado português representa, mais ou menos, 150 milhões de euros em receitas turísticas para França”, indicou, revelando que as receitas do mercado português “cresceram um pouco face ao ano anterior”.

Para 2025, Emmanuel Marcinkowski mostra-se confiante de que os portugueses vão continuar a visitar França, esperando que seja possível manter, mais ou menos, o mesmo volume de turistas portugueses.

“Podemos dizer que estamos contentes com os números de 2024 do mercado português e, para 2025, as expectativas são igualmente positivas”, indicou, realçando que é também por isso que a Atout France vai levar uma comitiva de operadores turísticos e agências de viagens portuguesas à feira Rendez Vous em France, que vai ter lugar em Lion, entre 6 e 8 de junho.

Em 2025, França conta continuar a “capitalizar” com os Jogos Olímpicos de 2024 que, segundo o responsável, “foram um sucesso, não só pelo número de turistas, mas também pela divulgação da imagem de França que permitiram”.

“Penso que os Jogos Olímpicos foram um sucesso também ao nível do acolhimento e isso é muito importante para nós”, acrescentou o responsável, que espera que “2025 volte a ser um bom ano para o turismo francês, onde os portugueses são sempre bem-vindos”.

Além da presença do responsável da Atout France, o workshop Mediatour France 2025 contou também com a participação da região de Aix-en-provence e da cidade de Perpignant, assim como do Château de Chenonceau e do parque temático Futuroscope, sem esquecer a Air France, que voa diariamente entre Lisboa, Porto e Paris.

 

 

 

 

 

 

 

 

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Cimeira da ECTAA 2025 apela à necessidade de uma regulamentação europeia única

A proteção de viagens em negócios B2B e B2C apresenta vários desafios para as agências, que foram apresentados e analisados por profissionais do setor durante o Travel Protection Summit promovido em Bruxelas pela Associação Europeia de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA).

O evento reuniu mais de 140 profissionais da indústria de viagens, especialistas financeiros, legisladores, tecnologia e fornecedores para analisar como enfrentar os desafios crescentes na proteção de viagens, incluindo segurança de pagamento, regulamentação, conformidade e complexidades de seguros.

Eric Drésin, secretário-geral da ECTAA, abriu a cimeira sublinhando a necessidade urgente de as empresas reforçarem as suas estratégias de gestão de risco num ambiente regulamentar e financeiro cada vez mais complexo, alertando-as para prepararam o terreno para discussões aprofundadas sobre como a indústria de viagens pode fortalecer a segurança financeira, conformidade e proteção do consumidor, mantendo ao mesmo tempo a competitividade.

Um ponto alto do evento foi uma mensagem especial do Comissário da UE, Apostolos Tzitzikostas, que enfatizou que a resiliência e a competitividade no setor das viagens e do turismo da UE devem andar de mãos dadas com uma melhoria proteção de passageiros e viajantes. A sua intervenção reforçou a importância de equilibrar o crescimento da indústria com salvaguardas mais fortes para empresas e consumidores.

A proteção de pagamentos emergiu como um tema central, com contribuições de especialistas lançando luz sobre o modelo quadripartido (titular do cartão, emissor, adquirente e comerciante) e o seu papel crítico na gestão de riscos financeiros. Neste ambiente altamente complexo, as discussões examinaram as diferenças entre os modelos de agência e de comerciante, destacando as vantagens dos cartões virtuais para aumentar a segurança e a eficiência dos pagamentos de viagens B2B. Contudo, também foi reconhecido que ainda há um trabalho significativo a ser feito na educação da indústria de viagens sobre riscos de pagamento e proteção.

Referiram-se à diretiva sobre viagens organizadas , atualmente em análise por Bruxelas, que explica a utilidade de as companhias aéreas poderem estar seguradas contra a falência e, assim, poderem responder aos clientes.

No entanto, um dos maiores desafios para os agentes em termos de proteção de viagem levantados durante o debate foi o impacto para ambas as partes se o cliente não estiver na Europa, mas noutro país onde o sistema legal é diferente.

Neste caso, algumas partes interessadas concordaram que há uma parte do turismo que não é protegida pela diretiva sobre viagens organizadas, uma vez que os viajantes, especialmente os mais jovens, tendem a escolher as soluções mais baratas.

Para além da segurança dos pagamentos, a cimeira explorou o impacto da legislação da UE e das decisões recentes do Tribunal da Justiça da União Europeia sobre como as empresas devem adaptar os seus mecanismos de proteção. Os palestrantes destacaram como as mudanças na regulamentação estão a obrigar as empresas a reavaliarem as suas estratégias de gestão de risco, especialmente nos países fragmentados.

No encerramento da cimeira, o vice-presidente da ECTAA, Heli Mäki-Fränti, resumiu as principais conclusões, enfatizando a importância da colaboração contínua entre agentes de viagens, operadores turísticos, instituições financeiras e reguladores. Também anunciou que a Cimeira de Distribuição de Viagens da ECTAA, marcada para 10 e 11 de fevereiro de 2026, em Bruxelas, dará continuidade ao diálogo da indústria sobre o futuro da distribuição de viagens, inovação e regulamentação.

 

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Turismo de Portugal organiza 3.ª “Visit Portugal Conference” a 11 de março

No dia 11 de março, em Lisboa, o Turismo de Portugal irá explorar as últimas tendências, mercados e segmentos do turismo global na 3.ª edição da Visit Portugal Conference.

Sob o mote “Global Tourism Insights”, o Turismo de Portugal (TdP) organiza, no dia 11 de março, a sua conferência anual onde irá abordas os mais recentes temas sobre mercados internacionais, segmentos e tendências no Turismo.

Com a abertura a estar reservada ao secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, serão várias as partilhas de visões, conhecimento e experiências, por parte de oradores nacionais e internacionais, em tópicos relevantes para a internacionalização das empresas e das marcas turísticas.

Com insights de mercado de diversos delegados do Turismo de Portugal espalhados pelo mundo – Espanha, Brasil, Chéquia, Irlanda, Alemanha, Índia, Polónia, Itália, Reino Unido, países Nórdicos, Japão/Coreia do Sul, EUA, Canadá, Países Baixos/Bélgica, França – a conferência contará, igualmente, com a participação de David Levine, Business Trandes Specialist, que irá abordar o tema da Inteligência Artificial: “IA e eu: Navegando Tendências de Negócios na Era da Inteligência Artificial”.

Ainda da parte da manhã, Luis Monteiro, Amazon Web Services Principal, Travel and Hospitality EMEA, dedicará a sua intervenção à “IA para o Futuro: Um guia para negócios”, e será apresentada “A Jornada Criativa / Internacionalização da Gastronomia”.

Já da parte da tarde há lugar a um “Fórum de Líderes do Turismo” em formato de Mesa Redonda, para depois, Simon Calder, conhecido jornalista de viagens, dar, “pelas lentes de um jornalista”, a sua visão de “como os media influenciam a escolha dos destinos”.

A fechar, Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, abordará a participação de Portugal na Expo 2025 Osaka, sob o mote “Portugal em Osaka: Ocean of Brands”, com Joana Gomes Cardoso, Comissária da portuguesa da feira, ficando o encerramento da conferência para Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

O registo pode ser feito no site da VisitPortugal Conference 2025: Global Tourism Insights.

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Turismo do Algarve marca presença na FINE #WineTourism Marketplace

O Turismo do Algarve estreia-se no FINE #WineTourism Marketplace, evento que se realiza nos dias 5 e 6 de março, em Valladolid.

O Turismo do Algarve vai marcar presença, pela primeira vez, na FINE #WineTourism Marketplace, cuja 6.ª edição decorrerá a 5 e 6 de março de 2025, na Feria de Valladolid, em Espanha, evento internacional que promove destinos vinícolas e impulsiona novas oportunidades de negócio no setor do enoturismo.

O Algarve contará com um espaço próprio para reuniões e apresentação da sua oferta ao nível do segmento do enoturismo, incluindo disponibilização de materiais promocionais como os guias de vinhos e gastronomia do Turismo do Algarve. No espaço Algarve, a Comissão Vitivinícola do Algarve, responsável pela rota Algarve Wine Tourism, promoverá ainda provas de vinhos, destacando a diversidade e qualidade da produção regional.

Após o evento, de 7 a 11 de março, um grupo de operadores internacionais terá a oportunidade de participar numa viagem de familiarização ao Algarve, organizada pelo Algarve Golden Terroir – território algarvio candidato a Cidade Europeia do Vinho 2026 – em parceria com o Turismo do Algarve. Esta iniciativa oferece aos participantes a oportunidade de descobrir, em primeira mão, as experiências enoturísticas da região.

André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, destaca que “a participação na FINE 2025 é uma excelente oportunidade para consolidar o Algarve como destino de referência no enoturismo, reforçando a presença no mercado espanhol e noutros mercados internacionais. Além do pós-tour, que permitirá aos participantes vivenciar in loco o nosso território e a sua oferta diversificada e complementar, a participação inclui também um evento B2B, reunindo cerca de 75 compradores nacionais e internacionais, proporcionando uma plataforma estratégica para networking e promoção das regiões vitivinícolas.”

Criada em 2000, a FINE #WineTourism Marketplace contou, em 2024, com 140 expositores de Espanha, Portugal e Itália e atraiu 84 operadores turísticos de 23 países. A organização estima que o enoturismo tenha gerado 7 mil milhões de dólares em 2021, com projeções para atingir 13 mil milhões até 2026.

A participação do Turismo do Algarve insere-se na candidatura INTERNACIONALIZAR + Algarve 3.0 e contará com a presença da Comissão Vitivinícola do Algarve e do Algarve Golden Terroir, reforçando a valorização e promoção do enoturismo algarvio.

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Lusanova lança campanha “Mês dos Circuitos” para premiar agentes de viagens

A Lusanova lança uma campanha especial de incentivo às vendas destinada aos agentes de viagens, válida durante todo o mês de março. Com o mote “Mês dos Circuitos”, a iniciativa visa reconhecer e premiar o empenho dos profissionais do setor da distribuição turística, reforçando a sua parceria com o operador turístico.

A campanha abrange um vasto leque de produtos da Lusanova, incluindo todos os Circuitos Ibéricos e Europeus, bem como a programação exclusiva para a Albânia, Itália, Malta, Ilhas Britânicas, Dubai e os produtos integrados na seção Lusanova Plus. Durante este período, os agentes de viagens terão acesso a comissões especiais em reservas realizadas dentro do âmbito desta oferta.

Nos Circuitos Europeus, destacam-se itinerários icónicos como As Capitais da Europa Central, Os Melhores dos Balcãs, Polónia e as Capitais Imperiais ou Escandinávia e Fiordes.

Nos Circuitos Ibéricos, constam os Regulares com partidas de Lisboa e reforço das saídas do Porto para os itinerários Do Alentejo ao Douro, Grandes Cidades de Espanha, Grandes Santuários Ibéricos com Lourdes e Portugal Gourmet.

Já nos itinerários Lusanova Plus, que se distinguem por partidas únicas em datas especiais e acompanhamento personalizado, incluem-se o novo Japão Kazumi Especial EXPO 2025, o Marraquexe e Essaouira, e o Sri Lanka – País de Contrastes.

 

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Dolce CampoReal Lisboa convida a fugir à rotina e viver o Carnaval de Torres Vedras

O Dolce CampoReal Lisboa, apenas a 30 minutos de Lisboa, convida a uma escapadinha para mergulhar na folia do Carnaval. O ambiente ideal para celebrar esta época festiva em família, combinando o conforto e a tranquilidade do resort com a vibrante tradição do Carnaval de Torres Vedras.

O Dolce CampoReal Lisboa, apenas a 30 minutos de Lisboa, convida a uma escapadinha para mergulhar na folia do Carnaval. O ambiente ideal para celebrar esta época festiva em família, combinando o conforto e a tranquilidade do resort com a vibrante tradição do Carnaval de Torres Vedras.

A pensar nos mais pequenos, o Welly Kids Park do Dolce CampoReal Lisboa, que abre a 28 de fevereiro, oferece experiências como escalada, arborismo, bubble soccer. Os workshops dão asas à imaginação, com o ‘mundo da plasticina’, a arte em papel’, os exploradores de cores’ e a ‘arte com balões’. No espírito carnavalesco, o worskhop ‘mural de carnaval’, o atelier ‘máscara de carnaval’ e o ‘desfile de fantasias’ prometem muita animação e diversão.

O jantar buffet especial vai aguçar o paladar, com pratos como moqueca de tamboril, picanha grelhada com cebola frita, ou o churrasco misto. Nas sobremesas, brigadeiros, quindim de coco e outras iguarias vão tornar ainda mais doces os dias passados em família no resort.

Para mais informações e reservas, contactar o Dolce CampoReal Lisboa, através do email reservations@dolcecamporeal.com ou do telefone 261 960 900.

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EXPLORA I e EXPLORA II apresentam itinerários exclusivos de primavera no Mediterrâneo

A Explora Journeys, marca de viagens marítimas de luxo do MSC Group, acaba de revelar os itinerários exclusivos de primavera no Mediterrâneo, a bordo do EXPLORA I e do EXPLORA II.

Os itinerários da Páscoa a bordo do EXPLORA I oferecem aos viajantes uma mistura de história, cultura e beleza natural, com destaques que incluem, nomeadamente, Barcelona a Barcelona, 20 noites, de 14 de abril a 4 de maio de 2025. De Barcelona à Costa Blanca de Alicante, passando por Ibiza, Sardenha, Tunísia, Sicília, Nápoles, Casablanca, Gibraltar e Motril.

Outro itinerário é de Barcelona a Pireu (Atenas), 10 noites, de 18 a 28 de abril, que passará por Malta, Creta, Rodes, Palma, Palermo, Paros e Kusadasi. O EXPLORA I vai navegar também entre Barcelona e La Valletta, quatro noites, de 18 a 22 de abril, incluindo Palma e Palermo.

Mais concretamente, nos itinerários de primavera no Mediterrâneo Oriental e Ocidental conta-se o cruzeiro de Barcelona para Santa Cruz de Tenerife, seis noites, de 3 a 9 de abril, a bordo do EXPLORA II, que atracará o porto de Motril, Estreito de Gibraltar, Tânger e Casablanca.

O EXPLORA II vai chegar a Lisboa numa viagem de quatro noites, entre 4 e 8 de março, vinda de Barcelona, passando por Málaga. Há também de Istambul a Fusina (Veneza), 10 noites, de 5 a 15 de maio, no EXPLORA I.

A Explora Journeys eleva cada viagem com uma ampla seleção de experiências e comodidades incluídas. De refeições de classe mundial e ofertas de bem-estar a encontros culturais imersivos, cada elemento é meticulosamente selecionado para garantir um nível incomparável de conforto e indulgência.

A viagem inclui: Nove experiências culinárias e refeições na suíte; Bebidas ilimitadas, incluindo vinhos requintados, bebidas destiladas premium, café especiais, chás e refrigerantes; Acesso à área termal do Ocean Wellness-The Spa; Wi-Fi de alta velocidade gratuita em todo o navio; Programas de bem-estar e fitness; Todas as gratificações a bordo; Serviços de shuttle do porto para o centro da cidade, quando aplicável; Uma garrafa de champanhe de boas-vindas na suíte à chegada; Uma seleção personalizada de uma garrada de vinho e bebida destilada na suíte à chegada; Serviço de uma equipa de especialistas em hospitalidade dedicados.

 

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EUA preocupados com futuros eventos desportivos e falta de capacidade de resposta das autoridades nacionais

Um relatório da “US Travel Commission on Seamless and Secure Travel” alerta que o sistema de transporte aéreo dos EUA não está preparado para os futuros eventos que o país irá organizar, começando pelo Mundial de 2026, citando o processamento lento de vistos e a segurança desatualizada como entraves que poderão penalizar o turismo no país.

As entidades responsáveis pelo turismo e viagens nos Estados Unidos da América (EUA) estão preocupadas com a resposta que o sistema de transporte aéreo e de vistos darão nos próximos tempos, principalmente, quando se avizinham eventos como a Ryder Cup 2025, o 250.º aniversário da fundação dos EUA, o Campeonato Mundial de Futebol de 2026, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2028, Campeonato do Mundo de Rugby em 2031, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de 2038, bem como diversos Grandes Prémios de Formula 1 em Las Vegas, Miami e Austin ao longo da próxima década.

No relatório “A Vision for a World-Class Travel System in America”, a comissão destaca que, só para os eventos em 2025 e 2026, serão esperados mais de 40 milhões de visitantes internacionais, podendo contribuir com mais de 95 mil milhões de dólares em receitas fiscais para o país. Só para o Campeonato do Mundo de Futebol, a realizar em 2026, são esperados mais de seis milhões de visitantes internacionais.

Contudo, a comissão refere que os tempos de espera para vistos podem ultrapassar seis meses, o que pode levar a uma perda de 19 mil milhões de dólares em turismo, recomendando um aumento do pessoal da Alfândega e Proteção de Fronteiras e a melhoria da tecnologia da Administração de Segurança dos Transportes para fazer face a esta realidade.

Por isso, o relatório refere que “é hora de uma nova estratégia, uma estratégia para garantir a liderança global dos EUA em viagens e estabelecer o país como o principal destino do mundo”.

As contas da Oxford Economics indicam que a quota de mercado dos EUA caiu de 12,8% para 9,1% desde 2015. “Apenas a recuperação dessas perdas resultaria em mais 127 milhões de visitantes na próxima década, gerando 478 mil milhões de dólares em despesas adicionais nas empresas norte-americanas, criando 140.000 novos empregos e aumentando as receitas fiscais em 55 mil milhões de dólares face ao cenário base”, aponta o relatório.

Embora o documento refira que os EUA detenham, atualmente, “o maior mercado de viagens do mundo”, o rápido crescimento do setor na China coloca o país no caminho para igualar e depois superar os EUA em quase 500 mil milhões de dólares na próxima década.

Mas não somente da China que a comissão norte-americana vê uma ameaça. O mercado de viagens da Índia também está a expandir-se rapidamente, o que deverá permitir ao país subir do oitavo para o quarto lugar a nível global em termos de dimensão de mercado até 2034.

“Até 2035, a China planeia aumentar em mais de 50% o número de aeroportos civis, enquanto a Índia espera que o tráfego aéreo anual de passageiros passe dos 376 milhões atuais para mais de 3 mil milhões até 2047”, revelam as contas feitas pela comissão.

De resto e de um modo geral, “a região Ásia-Pacífico está a desenvolver rapidamente a sua infraestrutura de viagens para acomodar a crescente procura”, antecipa a comissão, representando “mais de um terço dos grandes projetos de construção em aeroportos existentes e mais de metade da construção de novos aeroportos” a nível global.

Além disso, existem outros países determinados a conquistar uma maior fatia do “boom” global do turismo.

A Arábia Saudita vai a investir mais de um bilião de dólares na próxima década como parte da sua estratégia para atrair 100 milhões de visitantes até 2030. O objetivo é diversificar a economia do país, tradicionalmente dependente do petróleo, utilizando o turismo como um dos principais motores. “As autoridades sauditas estão a promover ativamente os locais reconhecidos pela UNESCO do país como destinos culturais, ao mesmo tempo que desenvolvem a Arábia Saudita como um centro de turismo desportivo”, refere o relatório.

E nos Emirados Árabes Unidos (EAU), a “Estratégia de Turismo de Abu Dhabi 2030” pretende duplicar o número de visitantes que pernoitam na cidade, criar quase 200.000 empregos no setor do turismo e investir 10 mil milhões de dólares em novos museus, parques temáticos, locais culturais e quartos de hotel. Para atrair novos visitantes, Abu Dhabi planeia mais do que duplicar a sua campanha de marketing e promoção, expandindo-se para 15 novos mercados.

Resultante da “inércia”, a comissão destaca que os EUA “estão a perder quota de mercado global no setor das viagens de longo curso”, apontando para uma queda de 41% desde 2000. “Caímos para o terceiro lugar na competição global pelo turismo, atrás de Espanha e França, apesar de sermos considerados o destino mais desejado do mundo”, frisam os autores do relatório.

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Só o tempo de espera excessivo para vistos pode custar aos EUA 150 mil milhões de dólares em despesas ao longo dos próximos 10 anos, ao levar 39 milhões de visitantes a viajar para outros destinos.

“Perder apenas uma única rota internacional devido à falta de pessoal na Alfândega e Proteção de Fronteiras pode resultar numa perda de até 227 milhões de dólares por ano para a economia dos EUA”, concluem as contas feitas pela comissão.

Considerando o turismo “essencial” para a economia dos EUA, “gerando 2,8 biliões de dólares em impacto económico em 2023, o que representa 2,5% do PIB do país, mais de 1,3 biliões de dólares em despesas com turismo contribuíram com 89 mil milhões de dólares em receitas fiscais para estados e comunidades em todo o país”.

Além disso, mais de 15 milhões de trabalhadores americanos estão diretamente empregados ou fortemente dependentes do setor do turismo.

Por isso, o objetivo da comissão passa por tornar as viagens “mais modernas, convenientes e seguras”, indicando que será necessário “assumir liderança, desenvolver soluções, dar prioridade ao financiamento e impulsionar mudanças políticas significativas em Washington que gerem benefícios reais”.

Assim e em conclusão, a comissão refere os seguintes pontos que devem merecer uma atenção especial e rápida por parte da nova administração norte-americana: “impacto económico dos atrasos no processamento de vistos, equilíbrio entre segurança e eficiência, experiência e satisfação do viajante, limitações de infraestrutura e definir um posicionamento competitivo”.

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Enoturismo

Quinta da Lagoalva aposta em enoturismo premium

Amplamente conhecida pelos seus Vinhos do Tejo, a Quinta da Lagoalva tem no enoturismo uma aposta cada vez mais forte e com novas ofertas, destinadas a públicos que procuram programas mais exclusivos e intimistas. Integrada na Rota dos Vinhos do Tejo é um dos produtores da Tejo Wine Route 118.

Com 660 hectares contíguos, a Quinta da Lagoalva, uma das maiores e mais antigas do Ribatejo, em Alpiarça, e pertença da família Holstein Campilho, aposta em enoturismo premium, incluindo a família e o enólogo nas experiências. Assim, acaba de lançar a experiência “No Palácio da Lagoalva com a família”, que começa com um passeio guiado pelo núcleo central da quinta, com visita à capela de São Pedro, onde há um breve enquadramento dos usos e costumes de antigamente e de hoje; ao museu, onde está exposto o património dos carros de cavalos da Lagoalva; e à cavalariça, onde é mostrada a coudelaria da família.

Com grande foco na produção de vinhos, ninguém sai da Lagoalva sem passar pela adega, onde é explicado o processo de vinificação e estágio. Nesta experiência, o momento alto é uma prova de vinhos – de categoria Grande Reserva – e a degustação do azeite da Quinta Lagoalva, seguida de almoço no Palácio da Lagoalva, acompanhado por um dos proprietários, a quem poderão ouvir contar a história e histórias desta que é uma quinta com mais de 832 anos. Esta proposta tem um valor de €190,00 por pessoa.

No entanto, a partir de €30,00 por pessoa, são várias as propostas de enoturismo e eventos que a Quinta da Lagoalva proporciona ao longo do ano. Em registo de “chave-na-mão” são sete as opções, com a mais “embrionária” – “Viver a Lagoalva” – a incluir visita, prova de vinhos e azeite, com opção de almoço. Com um forte vínculo ao mundo equestre e detentora de uma imponente coleção de carros de cavalos, a Quinta da Lagoalva proporciona um passeio de charrete, para quem quiser ficar a conhecer melhor a propriedade e os seus produtos agrícolas: a cortiça, o azeite e o vinho. O programa “Explorar a Lagoalva em charrete” pode ou não incluir almoço, o que dita o valor de €75,00 ou €100,00, respetivamente. O passeio pedestre, a prova de três vinhos e azeite estão sempre incluídos.

Para enófilos mais experientes, a Quinta da Lagoalva tem duas experiências vínicas com os enólogos Pedro Pinhão e Luís Paulino: há um convite para “Aprender com a Lagoalva” (curso de vinhos com almoço; duração: cinco horas; preço: €150,00 por pessoa) e outro para “Criar com a Lagoalva” (workshop de vinhos com almoço; duração: cinco horas; €195,00 por pessoa). Na primeira, são abordados os conceitos terroir, vinhas, vindima, técnicas de vinificação, denominações de origem, prova visual, olfativa e gustativa, aromas e defeitos. Tudo isto depois de uma visita às vinhas, à adega, onde é feita uma prova comparativa e comentada de vários vinhos. No workshop mete-se a “mão na massa” ou o “vinho na garrafa”: diferentes equipas têm a missão de criar o seu próprio vinho, que o enólogo prova, às cegas, a fim de eleger o que mais gosta. Esta atividade termina com uma prova de três vinhos, azeite, produtos regionais e almoço.

 

Para além dos programas apresentados, na organização de eventos corporate, a Quinta da Lagoalva dispõe de condições para a sua realização. Também é possível casar na Quinta da Lagoalva, usufruindo da capela da família, dos espaços da quinta ou elegendo uma tenda.

 

 

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Viseu Dão Lafões com números históricos de hóspedes e dormidas em 2024

O território da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões alcançou números históricos em 2024, com um aumento de 14,2% no número de hóspedes e um crescimento de 10,8% nas dormidas.

No ano passado, a região recebeu 349.923 hóspedes, praticamente mais 50 mil que o total de 300.164 registado em 2023. A nível nacional, o crescimento médio de hóspedes foi de 4,9%.

Nas dormidas em alojamentos turísticos, outro indicador muito importante para a atividade, o crescimento foi de 10,8%, mais do dobro da média nacional (4,0%). No total, Viseu Dão Lafões contabilizou 633.045 dormidas durante o ano, mais 61.690 do que em 2023.

Para Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões, “os números agora conhecidos comprovam que Viseu Dão Lafões é, cada vez mais, um destino turístico de referência em Portugal”, avançando que “o mérito vai para os empresários que, com um trabalho incansável, apostaram na inovação e na qualidade da oferta, mas também para a estratégia concertada da Comunidade Intermunicipal, que tem investido fortemente na valorização dos principais ativos turísticos que o nosso território oferece”.

Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destaca que “este crescimento é, também, uma grande motivação para continuarmos a promover, junto de um público alargado, aqueles que são os principais atributos do nosso território e investir na qualidade e na diferenciação do nosso destino”, conclui.

 

 

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Emprego e Formação

ESHTE lança pós-graduação em “Criação e Gestão de startups em Turismo”

A nova pós-graduação da ESHTE reforça a contínua aposta formativa da instituição e prepara os estudantes para um setor cada vez mais competitivo com a modalidade online a torná-la acessível a um maior número de estudantes.

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) abriu as inscrições, até 14 de março, para a pós-graduação em “Criação e Gestão de startups em Turismo”, reforçando o seu compromisso com a diversificação da oferta formativa, desta vez, com o objetivo de preparar os estudantes para enfrentar desafios únicos, que incluem a necessidade de inovação e diferenciação num mercado competitivo, bem como a gestão eficiente de recursos e a adaptação a novas tendências e tecnologias no setor do turismo.

“Fomos sentindo que os já diplomados na área do Turismo e Hotelaria identificam oportunidades que surgem no mercado, no entanto, sentem necessidade de desenvolver as ferramentas necessárias para criar e gerir o seu próprio negócio. Esta pós-graduação pode dar resposta às suas dúvidas, bem como as bases essenciais para atingir o sucesso”, realça a professora e coordenadora do curso, Maria de Lurdes Calisto.

Esta nova pós-graduação, tal como a de “Turismo Literário” lançada anteriormente, dá a oportunidade aos estudantes de obterem o reembolso integral das propinas (250 euros), caso concluam com mérito o primeiro semestre. Este apoio financeiro poderá ser aumentado com base no desempenho académico ao longo de todas as unidades curriculares do curso.

O plano curricular, completo e diversificado, está direcionado para empreendedores, em qualquer setor de atividade do Turismo e Hotelaria – alojamento, restauração, animação turística, agências de viagens, entre outras atividades -, e concentra-se em diversas áreas como o marketing, finanças, recursos humanos, financiamento e critérios e processos de licenciamento.

Depois de concluírem esta pós-graduação, os estudantes vão ser capazes de responder às mais diversas exigências associadas ao empreendedorismo e à gestão de pequenas e médias empresas, identificar novas oportunidades de negócio em turismo e de desenvolver modelos de negócio inovadores, colocando em prática o que adquiriram ao longo de toda a estrutura curricular.

Para a professora e coordenadora da pós-graduação, Maria de Lurdes Calisto, “quem estiver dedicado a criar e a gerir o seu negócio, num mercado tão competitivo como este, não pode abdicar de temas como a transformação digital e a sustentabilidade”, reforçando ainda que “esta pós-graduação não é só para quem pretende dar os primeiros passos no empreendedorismo, mas também para quem quer fazer crescer ainda mais o seu negócio”.

De referir ainda que a ESHTE posicionou-se entre as instituições de ensino superior com melhores índices de inserção profissional em Portugal, depois de, em 2024, ter atingido uma taxa de empregabilidade de 95,9%.

As inscrições estão disponíveis no Portal de Candidaturas online da ESHTE.

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