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Hoti Hotéis fecha 2024 com receitas de 112M€ e prepara estreia no segmento residencial

Após faturar 112 milhões de euros em 2024, o grupo Hoti Hotéis prepara-se para investir 250 milhões de euros em novos hotéis. Este ano, além da abertura do Meliá São João da Madeira, o grupo vai estrear-se no segmento residencial com um projeto na Avenida da Boavista, no Porto, fruto de um investimento entre os 45 e os 50 milhões de euros.

Carla Nunes
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Hoti Hotéis fecha 2024 com receitas de 112M€ e prepara estreia no segmento residencial

Após faturar 112 milhões de euros em 2024, o grupo Hoti Hotéis prepara-se para investir 250 milhões de euros em novos hotéis. Este ano, além da abertura do Meliá São João da Madeira, o grupo vai estrear-se no segmento residencial com um projeto na Avenida da Boavista, no Porto, fruto de um investimento entre os 45 e os 50 milhões de euros.

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O grupo Hoti Hotéis faturou 112 milhões de euros em 2024, um aumento de 9% face às receitas que gerou em 2023.

Já o lucro operacional bruto situou-se nos 47 milhões de euros em 2024, um valor que representa uma subida de 11% em relação ao ano anterior.

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De acordo com Miguel Proença, CEO da Hoti Hotéis, estes valores foram conseguidos “acima de tudo pelo aumento do preço médio”, que subiu 8% no ano passado em relação a 2023 – aliás, 2024 foi o primeiro ano em que o grupo superou os 100 euros de preço médio, de acordo com o CEO.

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Do total de receitas, 25% coube ao mercado nacional e 8% ao norte-americano, cuja quota era de 4% em 2019.

Apesar de representar 9% das receitas do grupo em 2024, o mercado espanhol foi o que protagonizou a maior queda face a 2019, altura em que assumia 12,5% das receitas. Seguiram-se os mercados do Reino Unido (6% das receitas em 2024 e 4,5% em 2019); França (5% das receitas em 2024 e 6% em 2019) e o Brasil (4,5% em 2024).

Para este ano, a Hoti Hotéis estima uma receita entre os 123 e os 125 milhões de euros.

Grupo investe 250 milhões de euros em novos hotéis

Para os próximos três anos, o grupo prepara-se para investir 250 milhões de euros em 12 novos hotéis, num total de cerca de 1.500 quartos.

Para meados deste ano é esperada a abertura do Meliá São João da Madeira, um quatro estrelas de 100 quartos situado no Palacete do Conde Dias Garcia, alvo de um investimento de 15 milhões de euros.

Do pipeline hoteleiro do grupo para os próximos três anos fazem também parte o Meliá Viana do Castelo, de 130 quartos, cuja primeira pedra será lançada este ano; o Meliá Famalicão; o Meliá Guimarães; o Meliá Viana do Castelo; o Meliá Porto Boavista; um hotel Star Inn em Aveiro e um hotel em Coimbra.

Ainda em território nacional, o grupo tem projetos assinados para um Meliá em Monte Gordo e um hotel Innside em Lisboa, no Largo do Rato, sendo que este último se encontra no Tribunal Administrativo desde 2016.

Lá fora, é esperada a abertura do Meliá Luanda, um cinco estrelas de 250 quartos situado no complexo Luanda Waterfalls.

O ano de 2025 vai ser ainda marcado pelo lançamento do segmento residence na Hoti Hotéis, segundo o administrador do grupo, Ricardo Gonçalves. Com abertura prevista para o primeiro semestre de 2025, o primeiro projeto residencial do grupo ficará situado na Avenida da Boavista, no Porto, com um total de 127 unidades de alojamento e cinco espaços comerciais, fruto de um investimento entre os 45 e os 50 milhões de euros.

A este juntar-se-á um outro projeto residencial em Aveiro, junto ao Meliá Ria, com 300.000 metros quadrados.

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Grupo Norwegian fecha ano de 2024 com mais de 26 milhões de passageiros

No último mês de 2024, o grupo norueguês transportou 1,8 milhões de passageiros, divididos entre os 1,5 milhões da Norwegian e perto de 300 mil da Widerøe.

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O grupo Norwegian transportou, em dezembro de 2024, 1,8 milhões de passageiros, referindo que a capacidade aumentou em 24% face a igual período do ano passado.

Assim, das companhias pertencentes ao grupo norueguês, a Norwegian transporte perto de 1,5 milhões de passageiros, enquanto a Widerøe ficou perto dos 300 mil.

Já no total do ano 2024, o grupo informa que as duas companhias aéreas transportaram 26,4 milhões de passageiros.

Em comunicado, o grupo informa que a capacidade, neste mês de dezembro, foi de 2.491 milhões de assentos-quilómetros, 24% superior ao mesmo período do ano passado. O tráfego real de passageiros (medido em PKT) foi de 2.049 milhões de assentos-quilómetro, um aumento de 22% em relação a dezembro de 2023. A ocupação média foi de 82,2%, uma ligeira diminuição de 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já a receita unitária foi ligeiramente inferior em comparação com o ano passado, principalmente devido a um aumento de 10% na duração média do transporte operado, tendo a Norwegian operador uma média de 73 aeronaves durante o mês de dezembro.

No caso da Widerøe, a capacidade (AKO) em novembro foi de 152 milhões de lugares-quilómetro, mais 2% do que no mesmo período do ano passado. O tráfego real de passageiros (PKT) foi de 111 milhões de lugares-quilómetro e a ocupação média de 73,3%, mais 2,6% do que em dezembro do ano passado.

A Widerøe estabeleceu um novo recorde de passageiros transportados em 2024, transportando 3,8 milhões de passageiros.

Na nota de imprensa, Geir Karlsen, CEO de Norwegian, reconhece que o mês de dezembro apresentou “uma série de desafios operacionais para a Norwegian, principalmente devido às condições climatéricas e a problemas operacionais em vários aeroportos na Europa e nos países nórdicos”.

Assim, a regularidade, ou seja, a percentagem de voos regulares operados, foi de 98,8%, um decréscimo de 0,7%, com a pontualidade (percentagem de voos que descolam no prazo de 15 minutos após a hora prevista), a registar um ligeiro aumento de 0,3% para 70,7%.

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United Airlines começa a testar Wi-Fi Starlink a partir de fevereiro

A United Airlines vai começar a testar o serviço de internet da Starlink a partir de fevereiro de 2025, em voos comerciais operados em aviões Embraer E-175.

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A United Airlines vai começar a testar o serviço de internet da Starlink a partir de fevereiro de 2025, em voos comerciais operados em aviões Embraer E-175, avança a imprensa norte-americana.

De acordo com a informação divulgada, o serviço providenciado pela Starlink, empresa de Elon Musk que fornece internet por satélite, foi contratado pela United Airlines no final de 2024, com o objetivo de o instalar em toda a sua frota, composta por cerca de mil aviões.

Num primeiro momento, o serviço de internet Wi-Fi da Starlink vai estar disponível apenas em alguns voos, esperando-se que venha a ser alargado a toda a frota da companhia aérea numa fase posterior, ainda que não tenha sido avançada qualquer data.

Entretanto, a United Airlines já explicou que a conexão vai ser gratuita para os membros do programa MileagePlus, o programa de fidelização da transportadora aérea norte-americana.

Recorde-se que a Starlink promete velocidades de conexão que chegam aos 220 Mbps em aviões, o que permite, por exemplo, assistir a filmes ou realizar video-chamadas durante um voo.

Além da United Airlines, a Starlink estabeleceu já parcerias com outras transportadoras aéreas, como a Hawaiian Airlines ou a companhia aérea regional JSX.

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LePlan promove pacote “Disney Essencial” nos voos diretos entre Madrid e Orlando

O Le Plan, operador turístico do grupo Ávoris está a promover no mercado português o pacote “Disney Essencial”, que permite desfrutar do Walt Disney World, na Florida, e dos seus quatro parques temáticos, nos voos diretos entre Madrid e Orlando.

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O pacote Disney Essencial para o verão, numa operação que decorrerá de 21 de junho a 13 de setembro de 2025i, nclui voo direto Madrid-Orlando Madrid, transferes entre o aeroporto e o hotel e vice-versa, sete noites de alojamento na unidade hoteleira selecionada em só alojamento e quatro dias de entradas no Walt Disney World.

Para os que pretendem mais emoções fortes, o operador turístico aconselha a reserva do “Parque Lovers”, e serão acrescentadas à viagem dois dias de entradas para o Universal Orlando, para que se possa conhecer os dois parques numa mesma viagem.

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TAP obtém certificação ambiental da IATA

A TAP e a Portugália Airlines conquistaram a certificação ambiental Environmental Assessment (IEnvA), que é atribuída pela IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo e que confirma “o empenho em adotar práticas responsáveis no setor da aviação”.

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A TAP e a Portugália Airlines conquistaram a certificação ambiental Environmental Assessment (IEnvA), que é atribuída pela IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo e que confirma “o empenho em adotar práticas responsáveis no setor da aviação”.

De acordo com um comunicado da TAP, esta foi a primeira certificação ambiental atribuída a ambas as companhias aéreas e tem por base a norma ISO 14001, refletindo “a implementação de um sistema de gestão ambiental robusto, projetado para garantir a eficácia da aplicação de boas práticas que minimizem os impactes ambientais, o que implicou a definição de uma Política Ambiental abrangente para ambas as companhias”.

“A certificação IEnvA incidiu, nesta fase, nas atividades com impactes ambientais relevantes associados às operações de voo globais das duas companhias e aos edifícios corporativos em Portugal”, explica a TAP, na informação divulgada.

Segundo Luís Rodrigues, CEO da TAP Air Portugal, esta certificação “representa um passo importante” na jornada continua de sustentabilidade da TAP, sendo também um reconhecimento do trabalho conjunto das equipas das companhias aéreas e do compromisso das transportadoras com o futuro do planeta.

“Esta certificação representa um passo importante na nossa jornada contínua de sustentabilidade. Estamos empenhados em liderar pelo exemplo, reduzindo os impactes ambientais das nossas operações e promovendo uma aviação mais responsável”, refere o responsável.

Na informação divulgada, a TAP garante que esta certificação representa apenas “um dos vários passos” que a companhia aérea de bandeira nacional tem vindo a dar para “consolidar o seu compromisso com a sustentabilidade”, que já tinha levado, em 2024, à criação de um Comité de Sustentabilidade, que é presidido pelo CEO da transportadora e que funciona como “órgão que supervisiona e orienta as decisões de implementação da estratégia de sustentabilidade”.

No último ano, acrescenta a TAP, também foi dada continuidade ao programa de renovação da frota da companhia aérea, assim como dos seus veículos operacionais e corporativos, que levou inclusive à instalação de um posto de carregamento elétrico nas instalações da transportadora.

Relevante é ainda o projeto Sustainable Cabin, desenvolvido em parceria com a Cateringpor, que levou à implementação de um projeto de reciclagem de resíduos gerados a bordo em voos com chegada a Lisboa, que conta com “a participação ativa dos tripulantes de cabina, que desempenham um papel crucial no sucesso da iniciativa”.

Adicionalmente, a TAP introduziu utensílios reutilizáveis e recicláveis na classe económica dos seus voos de longo curso e, a partir de 2025, vai passar a utilizar SAF – Combustível Sustentável para a Aviação, numa quantidade em linha com o definido pela União Europeia.

“O nível para este ano é de dois por cento e este combustível alternativo, apesar de mais dispendioso, representa um importante passo rumo a uma aviação com menor impacte ambiental”, diz a TAP, que vai passar a cobrar Sobretaxa SAF nos voos à partida de aeroportos europeus, com exceção dos voos domésticos, cujo valor vai variar entre os dois euros para voos em classe económica na Europa e os 24 euros para classe executiva em voos intercontinentais.

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Constituição de novas empresas desce em 2024 arrastada pelos Transportes

O setor dos Transportes apresentou, em 2024, uma “queda muito expressiva” na constituição de novas empresas, que desceu 22%, e liderou também o número de encerramentos, segundo dados provisórios do Barómetro da Informa D&B.

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No ano passado, foram criadas 50.705 novas empresas em Portugal, número que traduz uma descida de 2,6% face ao ano anterior e que, segundo dados provisórios do Barómetro da Informa D&B, foi essencialmente provocada pela “queda muito significativa no setor dos Transportes”, onde o número de novas constituições de empresas desceu 22% em comparação com 2023.

“Segundo o dados provisórios do Barómetro da Informa D&B, a descida das constituições ocorreu em mais de metade dos setores de atividade, mas foi sobretudo marcada pela queda muito significativa no setor dos Transportes (-22%; -1 324 constituições), e em especial no Transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros (-28%; -1 370 constituições)”, lê-se na informação divulgada pela consultora, esta terça-feira, 7 de janeiro.

Os dados da Informa D&B mostram que, em 2024, a queda na constituição de novas empresas no setor dos Transportes foi “equivalente à descida das constituições no conjunto de todos os setores”, isto depois desta atividade ter “registado grandes aumentos nos últimos anos”.

Além dos Transportes, também os setores Grossistas (-12%; -287 constituições de empresas), Alojamento e restauração (-2,6%; – 134 constituições de empresas) e Agricultura e outros recursos naturais (-7,2%; -118 constituições de empresas) viram a constituição de novas empresas recuar em 2024.

Apesar destas descidas, a Informa D&B diz que 2024 foi “o segundo mais alto de sempre” na constituição de novas empresa, ficando 1-367 constituições de empresas atrás de 2023 e confirmando “o elevado empreendedorismo no período a seguir à pandemia”.

E houve vários setores a crescer na constituição de novas empresas, com destaque para Construção, que liderou neste indicador, registando um aumento de 7,1%, com mais 409 constituições de empresas, seguindo-se os Serviços empresariais (+1,4%; +124 constituições de empresas), Atividades imobiliárias (+1,2%; +62 constituições de empresas) e Serviços gerais (+0,4%; +28 constituições de empresas).

A Informa D&B realça que, no ano passado, “os setores com maior número de constituições de empresas foram também aqueles onde este indicador mais subiu em 2024”, sendo que os setores da Construção, Serviços empresariais e Serviços gerais registam mesmo crescimento na criação de empresas pelo quarto ano consecutivo.

Por regiões, foi nos distritos de Aveiro, Funchal e Viana do Castelo que se registaram os maiores aumentos na constituição de novas empresas, com subidas de 8,1%, 13% e 19%, respetivamente, enquanto os grandes centros urbanos de Lisboa (-9,3%; -1 628 constituições de empresas) e Porto (-2,5%; -218 constituições de empresas), foram “os que registaram a maior queda no número de constituições de empresas no ano, uma queda que está associada sobretudo do setor dos Transportes”.

Encerramentos descem mas insolvências aumentam

Os dados da Informa D&B mostram ainda que, no ano passado, registaram-se 12.818 encerramentos de empresas em Portugal, um registo abaixo do ano anterior e que se notou a partir da segunda metade do ano, já que o primeiro semestre ficou marcado por um aumento de 5% nos encerramentos.

Tal na constituição de novas empresas, também nos encerramentos o setor dos Transportes volta a liderar, com um aumento de 2,9% neste indicador, o que representa mais 22 encerramentos que em 2023.

Já as insolvências voltaram a aumentar pelo segundo ano consecutivo, registando-se 2.080 empresas com novos processos de insolvência, “o que corresponde a um aumento de 8,2% face a 2023 (+157 empresas com processos de insolvência)”.

“A subida deste indicador verificou-se na maioria dos setores de atividade”, revela a Informa D&B, destacando o setor das Indústrias, que foi o que apresentou o maior número de empresas com novos processos de insolvência e maior crescimento no ano passado.

“O setor das Indústrias é o que apresenta maior número de empresas com novos processos de insolvência e foi também o que registou maior crescimento neste indicador em 2024 (+25%; +116 empresas com processos de insolvência), um crescimento que representa mais de metade do aumento total do ano”, explica a Informa D&B.

Estas subidas, acrescenta a consultora, foram “mais concentradas no subsetor de Têxteis e Moda, em especial na região Norte, mais concretamente nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Guimarães e Lousada”.

 

 

 

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Alemães preveem aumento nos gastos com viagens em 2025, segundo a DRV

A Federação Alemã de Viagens (DRV) estima que os alemães aumentem os gastos com viagens em 2025, embora o número de viajantes seja igual ao ano anterior. O desejo de viajar continua inabalável, apesar das preocupações com as possíveis consequências da crise económica na Alemanha.

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O setor do turismo alemão espera um aumento dos gastos em viagens organizadas e individuais este ano, à medida que o desejo de viajar continua inabalável.

Para o ano turístico 2024/25, que termina no final de outubro, a Federação Alemã de Viagens prevê um aumento de 6% no volume de negócios. “Assim, os gastos planeados com serviços de viagens reservados antes de sair de férias deverão atingir 85 mil milhões de euros este ano”, disse a DRV.

As ofertas dos operadores turísticos representam metade do mercado total de viagens. No entanto, espera-se que o número de viajantes que passaram pelo menos uma noite se mantenha ao nível do ano anterior, de 139 milhões de pessoas.

“Apesar de todas as crises e desafios económicos, os alemães não perdem o desejo de viajar”, ​​disse Norbert Fiebig, presidente da DRV. A tendência é reservar cada vez mais cedo. No entanto, a indústria das viagens também está preocupada com as possíveis consequências da crise económica, que poderá atenuar o desejo de consumir devido às preocupações crescentes com a ameaça do desemprego: “Se as tendências económicas negativas se consolidarem, terá repercussões sobre o comportamento dos viajantes”, acrescentou o dirigente.

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Parque Terra Nostra renova título de International Camellia Garden of Excellence até 2034

Este reconhecimento, atribuído pela International Camellia Society, reafirma o Parque Terra Nostra como “um espaço de excelência mundial”, uma “referência na área da botânica” e um “símbolo de preservação e valorização das camélias”.

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O Parque Terra Nostra, um dos mais visitados jardins botânicos dos Açores, renovou o título de International Camellia Garden of Excellence até 2034, reconhecimento atribuído pela International Camellia Society e que reafirma o parque como “um espaço de excelência mundial”, uma “referência na área da botânica” e um “símbolo de preservação e valorização das camélias”.

“O título, que é atribuído apenas a jardins com coleções de camélias notáveis pela sua qualidade, diversidade e relevância histórica, sublinha o compromisso do Parque Terra Nostra em promover a conservação e o estudo desta espécie botânica. Com uma coleção de mais de 800 variedades de camélias, o jardim torna-se um ponto de encontro para apreciadores e investigadores de todo o mundo”, explica a Bensaude Hotels Collection – Azorean Hospitality, grupo hoteleiro proprietário do Parque Terra Nostra.

O Parque Terra Nostra, que está prestes a celebrar 250 anos de história, conta com uma equipa de 19 jardineiros, um jardineiro-chefe e dois técnicos em agronomia, que “contribuem diariamente para a preservação de um dos mais ricos patrimónios botânicos de Portugal”.

“As camélias fazem parte do Parque Terra Nostra desde, pelo menos, 1910. A camélia mais antiga do parque tem uma idade estimada de 114 anos, estando acompanhada por várias outras plantas de idade e importância histórica semelhantes, numa área que ocupa, aproximadamente, 19 mil m². Ao todo, são 2.720 camélias georreferenciadas, distribuídas por cinco áreas temáticas distintas, ao longo de caminhos históricos e junto ao lago”, acrescenta a Bensaude Hotels Collection.

Para assinalar a renovação do título, o Parque Terra Nostra vai assinalar, este ano, o Florescer das Camélias a 22 de fevereiro, numa celebração que se vai estender até 22 de março e que inclui também a já tradicional Exposição de Camélias das Furnas.

“Este evento anual reúne o melhor da cultura e da botânica açoriana, promovendo não apenas as camélias, mas também a singularidade do património natural do arquipélago”, explica ainda a Bensaude Hotels Collection.

Recorde-se que o Parque Terra Nostra fica localizado nas Furnas, em São Miguel, Açores, e inclui o Terra Nostra Garden Hotel, uma unidade de quatro estrelas que conta com um total de 86 quartos.

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easyJet lança Mega Saldos com descontos até 20%

Madrid, Barcelona, Marraquexe, Agadir ou Zurique são alguns dos destinos incluídos nesta promoção da easyJet, que é válida para viagens até 14 de dezembro e cujas vendas decorrem até dia 20 de janeiro.

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A easyJet lançou uma nova promoção e está a oferecer 20% de desconto em mais de 125 mil lugares para voos na Europa e Norte de África, ao abrigo da campanha Mega Saldos, lançada esta segunda-feira, 6 de janeiro.

Madrid, Barcelona, Marraquexe, Agadir ou Zurique são alguns dos destinos incluídos nesta promoção da easyJet, que é válida para viagens até 14 de dezembro e cujas vendas decorrem até dia 20 de janeiro.

Os voos incluídos na promoção Mega Saldos têm partida de Lisboa, Porto e Faro e as reservas já se encontram a decorrer, podendo ser realizadas através do website ou app da transportadora.

“Esta campanha da easyJet permitirá que os seus passageiros visitem diferentes destinos por preços muito competitivos. Deste modo, a easyJet procura continuar a impulsionar o setor do turismo e aviação e a criar momentos únicos junto dos seus clientes”, acrescenta a informação divulgada pela companhia aérea.

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Azul abre vendas de voos extra para Carnaval brasileiro

A Azul vai operar 290 voos extra para o Carnaval brasileiro, num total de 46 mil assentos, que vão estar disponíveis entre 26 de fevereiro e 09 de março de 2025.

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A Azul já abriu as vendas para os mais de 290 voos extra que vai realizar para o Carnaval brasileiro, num total de 46 mil assentos, que vão estar disponíveis entre 26 de fevereiro e 09 de março, informou a companhia aérea brasileira, em comunicado.

“Vão ser mais de 290 operações extras, entre 26 de fevereiro e 09 de março, totalizando oferta de mais de 46 mil assentos, o que corresponde a um aumento de 16% em relação ao feriado do ano passado”, lê-se na informação divulgada pela transportadora.
De acordo com a Azul, cerca de metade destes voos vai ter como destino a região Nordeste do país, e a “Bahia terá a maior parte das chegadas”, já que o Aeroporto de Salvador vai receber 24 voos extras, com partida de Confins, Viracopos e Recife, que totalizam quase 4 mil assentos.
“Com o aumento da demanda durante o Carnaval, a Azul tem o compromisso de oferecer mais opções de voos para que nossos clientes possam aproveitar a festividade com mais comodidade e flexibilidade. Como o Carnaval é um dos períodos de pico no setor de viagens, estamos ampliando nossa malha aérea para garantir que todos tenham a oportunidade de viajar”, explica César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais, Regulatório e Tributário da Azul.
De acordo com o responsável, o Carnaval da Bahia é um dos mais conhecidos do país, pelo que a Azul acredita que, além dos turistas brasileiros que vão viajar devido a esta festividade, os voos extra vão servir também os estrangeiros que vão visitar o Brasil nesta altura e que “poderão conectar-se para a capital baiana a partir de Campinas ou Belo Horizonte”.
No total, Salvador vai receber nove voos desde Campinas, aos quais se juntam outros cinco desde Confins e outros dois à partida de Recife, estando ainda previstas ligações extraordinárias para Ilhéus e Porto Seguro desde Campinas, Confins e Congonhas.
Azul abre três novos voos na Bahia
Além da operação extraordinária prevista para o Carnaval, a Azul anunciou ainda a abertura de três novos voos para a Bahia, passando a ligar a cidade de Salvador a Guanambi, Barreiras e Lençóis.
Os voos para Guanambi e Barreiras arrancaram esta segunda-feira, 6 de janeiro, enquanto as ligações para Lençóis têm início previsto para a próxima quinta-feira, 9 de janeiro.
De acordo com a Azul, com a abertura destes novos voos, a companhia aérea passa a disponibilizar uma média de 19 voos diários em Salvador, com ligação para 11 destinos a partir do aeroporto Luis Eduardo Magalhães, e a oferta de mais de 77 mil assentos por mês.
“Temos orgulho em expandir a nossa rede para o interior da Bahia, um dos estados com maior potencial turístico e de negócios no Brasil. A Azul sempre teve como prioridade conectar pessoas e fomentar o desenvolvimento regional, e isso é justamente o que estamos fazendo ao oferecer novas opções de voos para Guanambi, Barreiras e Lençóis”, acrescenta César Grandolfo.
A abertura destes voos acontece ao abrigo de uma parceria entre a Azul, o Governo do Estado da Bahia e o Governo Federal, no âmbito do programa Conheça o Brasil Voando, lançado em 2023 pelo Ministério do Turismo do Brasil e que tem como objetivo incentivar os voos e as viagens domésticas.
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Santa Catarina amplia presença no cenário internacional em 2025 com voo da TAP

O estado brasileiro de Santa Catarina, que conta agora com uma conexão direta com a Europa, via Lisboa, pela TAP, e com a América do Norte, via Panamá, vai ampliar, este ano, a sua presença internacional, e já confirmou que estará, uma vez mais, na BTL. Além disso, o estado fortaleceu a sua conexão com a América Latina, adicionando voos para destinos como Paraguai e Chile.

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Santa Catarina fechou 2024 com resultados expressivos para o turismo, consolidando-se como um dos principais destinos brasileiros e expandindo a sua presença internacional. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur/SC) investiu em ações estratégicas ao longo do ano, aumentando rotas aéreas, fortalecendo segmentos específicos e promovendo o estado em mercados-chave.

Em 2024, a Setur marcou presença em importantes feiras de turismo, reforçando a internacionalização e as vocações turísticas do estado. Pela primeira vez, Santa Catarina participou da BTL, em Portugal, o que impulsionou as negociações com a TAP Portugal para o voo direto Florianópolis-Lisboa, diz a imprensa local.

Um dos grandes marcos do ano, segundo os jornais locais, foi a ampliação das rotas aéreas internacionais. Pela primeira vez, Santa Catarina conta com uma conexão com a Europa, via Lisboa, e com a América do Norte, via Panamá. Além disso, o estado fortaleceu a sua conexão com a América Latina, adicionando voos para destinos como Paraguai e Chile.

A campanha estação inverno, lançada em 2023, ganhou ainda mais força neste ano. Focada no Oeste catarinense, a ação incluiu a produção de conteúdos audiovisuais e campanhas com influenciadores digitais, ampliando a visibilidade do turismo de inverno no estado e destacando as paisagens e experiências únicas da região.

As novas rotas e ações promocionais abriram portas para o fortalecimento de parcerias com o trade turístico internacional. Atração de investidores, conexões com empresários e ampliação de oportunidades para o turismo de negócios foram alguns dos resultados obtidos ao longo do ano de 2024.

Com os avanços de 2024, Santa Catarina inicia 2025 com o compromisso de fortalecer ainda mais sua presença internacional e diversificar as experiências turísticas no estado. O trabalho contínuo entre o governo, o trade turístico e a iniciativa privada reforça a posição do estado como referência em inovação e qualidade no turismo.

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