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Transportes

CP encerra 2024 com mais de 185 milhões de passageiros transportados

A CP – Comboios de Portugal terá transportado, em 2024, mais 12,8 milhões de passageiros que no ano anterior, num aumento que foi “transversal a todos os serviços comerciais da empresa”.

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Transportes

A CP – Comboios de Portugal deverá ter encerrado 2024 com mais de 185 milhões de passageiros transportados, número que traduz um aumento de 12,8 milhões de passageiros face ao ano anterior.

“Estes dados, ainda provisórios para os últimos dois meses do ano, refletem o crescimento contínuo e sustentado da procura pelos serviços da CP”, refere a empresa de transporte ferroviário nacional, em comunicado.

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De acordo com a CP – Comboios de Portugal, “o aumento de passageiros foi transversal a todos os serviços comerciais da empresa”, contrastando com anos anteriores em que o aumento de passageiros tinha sido “particularmente evidente nos serviços urbanos”.

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“Os serviços urbanos, regionais, inter-regionais e de longo curso registaram todos uma procura acrescida, o que confirma a atratividade do comboio como uma solução de transporte confiável, sustentável e acessível”, acrescenta a CP – Comboios de Portugal.

Segundo Pedro Moreira, presidente do Conselho de Administração da CP, “este aumento de passageiros em todos os serviços da CP demonstra que o comboio é cada vez mais a escolha natural dos portugueses, não apenas nas grandes áreas urbanas, mas também nas ligações regionais e de longo curso”.

“É um reconhecimento da eficiência da ferrovia como meio de transporte sustentável”, acrescenta o responsável, considerando que os números comprovam que o “comboio é a solução ideal para responder a este desafio, contribuindo para a redução da pegada ecológica e para uma mobilidade mais inclusiva e eficiente em todo o território nacional”.

 

 

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Turismo do Alentejo denuncia “tratamento desigual” na abolição de portagens

O presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, denuncia que, em vários territórios da região, não só as portagens continuam a ser cobradas, como até aumentaram.

O presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, queixa-se que a região está a ser alvo de “tratamento desigual” na abolição das portagens, uma vez que, em vários territórios da região, não só as portagens continuam a ser cobradas, como até aumentaram.

“Não estou contra essa medida [abolição de portagens nas autoestradas do Interior e Algarve conhecidas como ex-Scut]. Estou contra que não se tenha usado a mesma bitola para com uma parte importante do interior do Alentejo”, afirmou o responsável, citado pelo ECO.

José Manuel Santos denuncia em em vários territórios do Alentejo Central e Alto Alentejo, que são atravessados pela A6, houve “um aumento do custo da portagem”, o que contrasta com outras regiões, que viram as portagens das ex-SCUT abolidas a partir de 1 de janeiro.

Por isso, o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo diz ver “com desagrado” o “tratamento desigual” do Alentejo, principalmente porque se trata de uma área que “afeta a competitividade turística dos territórios do interior”.

José Manuel Santos considera que a abolição das portagens é uma medida que “vai na direção certa”, já que representa “um estímulo e um incentivo à deslocação de pessoas, também turistas, para os territórios do interior, nomeadamente do norte e do centro”.

“Mas, em contrapartida, há um tratamento desigual dado aos territórios do Alentejo Central e um pouco do Alto Alentejo, que são atravessados pela autoestrada A6, em que verificamos, inclusive, que há um aumento do custo da portagem”, acrescentou, denunciando que o preço da portagem para viaturas ligeiras no troço Marateca – Caia da A6 aumentou 35 cêntimos.

Apesar de considerar que se trata de um aumento ligeiro, o responsável defende a subida do preço da portagem “não é um estimulo” à deslocação de turistas para a região, o que é injusto para esta região.

A manutenção da portagem e o seu aumento “não ajudam à competitividade turística do Alentejo, essencialmente para o mercado interno”, uma vez que “o turista nacional é um cliente mais sensível ao fator preço”.

“Queremos que o Alentejo seja um destino de férias para todos aqueles que querem vir usufruir da hospitalidade, qualidade e diversidade dos nossos recursos e produtos turísticos e preocupa-nos haver medidas que vão no sentido de favorecer outras regiões do país”, acrescentou.

Recorde-se que, a partir desta quarta-feira, 1 de janeiro, as portagens foram abolidas na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 – Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho, esta última apenas nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

 

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PLAY Airlines entra em 2025 com desconto de 25% em voos para a Islândia e EUA

A promoção da PLAY Airlines é válida para reservas até 10 de janeiro e aplica-se a voos de ida e volta para Reiquiavique, na Islândia, ou Baltimore, Boston e Nova Iorque, nos EUA.

A PLAY Airlines lançou uma nova promoção para assinalar a chegada de 2025, que oferece um desconto de 25% numa vasta seleção de voos para a Islândia e EUA, informou a companhia aérea islandesa, em comunicado.

“De 3 a 10 de janeiro, uma seleção de voos da companhia área low-cost islandesa vão apresentar um desconto direto de 25%”, lê-se na informação divulgada pela transportadora.

Reiquiavique, capital da Islândia, assim como Baltimore, Boston ou Nova Iorque, nos EUA, via Reiquiavique, são os voos incluídos nesta promoção da PLAY Airlines, que é válida para viagens entre janeiro e maio, assim como de setembro a outubro de 2025.

A promoção da PLAY Airlines aplica-se a reservas online, realizadas através do website da companhia aérea, que está disponível aqui, em voos de ida e volta, excluindo taxas e está sujeita à disponibilidade de lugares.

 

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Meeting Industry

3.ª edição da FITUR Sports analisa futuro do turismo desportivo

A FITUR Sports, organizada em colaboração com a Spain is Sport – AFYDAD, analisará como será o futuro do turismo desportivo, com foco na sustentabilidade e marketing.

tagsFITUR

A 3.ª edição da FITUR Sports, uma organização conjunta entre a IFEMA Madrid e a Spain is Sport – AFYDAD, terá três painéis que abordarão o futuro do turismo desportivo.

Assim, o programa para os três dias dedicados aos profissionais (22 a 24 de janeiro, estendendo-se a feira até ao dia 26 de janeiro para o setor B2C), focar-se-á em tópicos como “Desportos Outdoor” e “Desportos de competição, eventos e marketing desportivo”.

A FITUR Sports é completada com a FITUR Sports Zone, uma área para exposições, reuniões de negócios e networking, com faixas horárias dedicadas a networking e reuniões B2B através da secção FITUR Sports e da aplicação FITUR Live Connect.

Já durante o fim de semana, a FITUR Sports Brands & Events centrar-se-á em ativações B2C dos expositores com o público em geral.

A inauguração oficial da FITUR Sports 2025 terá lugar na quinta-feira, 23 de janeiro, no espaço próprio da secção, localizado no pavilhão 4 do Centro de Exposições, na presença da diretora da FITUR, María Valcarce, do Ppesidente da Espanha é Desporto – AFYDAD Andrés de la Dehesa, bem como de representantes do Conselho de Turismo da CEOE, da Turespaña e do Conselho Superior do Desporto.

Além dos principais atores públicos e privados estarão também presentes, durante todo o programa, as diferentes federações e associações profissionais ligadas ao desporto e ao turismo, e os principais patrocinadores envolvidos.

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Aviação

Aeromexico é a companhia mais pontual do mundo

Num ranking estabelecido pela Cirium, a companhia aérea mexicana aparece em primeiro lugar, seguida da Saudi e da Delta Air Lines.

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De acordo com o Cirium On-Time Performance Review 2024, que analisa a atividade das companhias aéreas e aeroportos a nível mundial, o título de campeão da pontualidade vai para a Aeromexico que, dos 196.911 voos, completou 86,70% dentro dos horários estabelecidos.

O ranking da Cirium coloca a Saudi em segundo lugar, com uma taxa de pontualidade de 86,35% – tendo operado 192.560 voos – e em terceiro lugar a Delta Air Lines com 83,46% de pontualidade nos 1.712.529 operados, em 2024.

Do Top 10 do ranking fazem ainda parte, por ordem decrescente, a LATAM Airlines (82,89%), Qatar Airways (82,83%), Azul (82,42%), Avianca (81,80%), Iberia (81,58%), SAS (81,40%) e United Airlines (80,93%).

Este Top 10 das companhias aéreas mais pontuais, em 2024, obtém uma taxa de pontualidade global de 83,04% em 99,42% de voos analisados que somaram perto de 5,5 milhões de voos.

Por regiões, na Europa, a liderança pertence à Iberia Express com 84,69% de taxa de pontualidade, o que lhe dá a “vitória” nas companhias lowcost analisadas. Nos lugares seguintes no continente europeu seguem a também espanhola Iberia (81,58%), SAS (81,40%) e Vueling (81,20%), sendo as únicas a registar taxas de pontualidade acima dos 80%.

Na Ásia-Pacífico, a liderança pertence à JAL (80,90%), seguindo-se a ANA (80,62%), ficando todas as outras companhias com taxas inferiores a 80%.

Na América do Norte, as únicas duas companhias com taxas superiores a 80% de pontualidade foram as já mencionadas Delta Air Lines com 83,46% e United Airlines com 80,93%.

Na América Latina, a Copa Airlines assume o primeiro lugar, com uma taxa de 88,22% com os seus 125 mil voos, não aparecendo no top da classificação global, uma vez tratar-se de uma companhia regional e não global, lugar ocupado pela Aeromexico. Deste ranking latino-americano fazem ainda parte da Carribean Airlines (85,47%), Gol (84,09%), Aerolineas Argentinas (83,06%), LATAM Airlines (82,89%), Azul (82,42%) e Avianca (81,80%).

No Médio Oriente e África, a Cirium dá a liderança a outra companhia com voos regionais, nomeadamente, a FlySafair, com uma taxa de pontualidade de 93,82%, seguindo-se a Oman Air (90,27%) e Royal Jordanian (87,02%). A Saudia aparece neste ranking regional em 5.º lugar, com os já mencionados 86,35%, aparecendo com taxas superiores a 80% ainda a Kuwait Airways (84,63%), Gulf Air (84,11%) e Qatar Airways (82,83%).

Nas companhias lowcosta, a Iberia Express lidera com 84,69%, seguindo-se a Gol (84,09%), Azul (82,42%), Peach Aviation (82,32%) e Vueling (81,20%).

No que diz respeito aos aeroportos, a Cirium dá como vencedor na classificação global ao Riyadh King Khalid International Airport, com uma taxa de pontualidade nas partidas de 86,65%, servindo o aeroporto 115 rotas.

O Top 3 é concluído com o Lima Jorge Chavez International Airport e Mexico City Benito Juarez International Airport com taxas de pontualidade de 84,57% e 84,04%, respetivamente.

Na análise efetuada aos “Grandes Aeroportos”, a liderança pertence à infraestrutura da Arábia Saudita, com o segundo lugar a ser detido pelo Honolulu International Airport, com 85,45%, seguindo-se o Lima Jorge Chavez International Airport.

Nos “Aeroportos Médios”, é o Panama City Tocumen International Airport que lidera com uma taxa de pontualidade de 90,34%, seguindo-se o Brasilia International Airport (88,19%) e Osaka Itami International Airport (88,18%).

Finalmente, nos “Aeroportos Pequenos”, é o Guayaquil Jose Joaquin de Olmedo Intl Airport que ocupa o primeiro lugar, mercê de uma taxa de pontualidade de 91,38%, seguindo-se o Quito Mariscal Sucre International Airport (90,05%) e Cape Town International Airport (89,39%).

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Transportes

Ryanair transporta 13,6 milhões de passageiros em dezembro de 2024

A Ryanair transportou, em dezembro de 2024, 13,6 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 8% face a igual período de 2023.

O último mês do ano de 2024 viu a Ryanair transportar 13,6 milhões de passageiros nos 77.380 voos efetuados. Este número corresponde a uma subida de 8% face aos 12,5 milhões de passageiros transportados em dezembro de 2023.

O load factor no mês em análise fixou-se nos 92%, um aumento de 1 ponto percentual relativamente ao load factor do mesmo mês de 2023.

Já no acumulado do ano, ou seja, até dezembro de 2024, a Ryanair transportou 197,2 milhões de passageiros, o que corresponde a uma subida de 8% face aos 181,8 milhões de período homólogo de 2023.

Relativamente ao load factor, em dezembro de 2024, este manteve-se inalterado relativamente ao do mesmo mês de 2023, fixando-se nos 94%.

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Taxa turística já é cobrada em 40 municípios portugueses

Em Portugal são já 4o os municípios que passaram a cobrar taxa sobre as dormidas turísticas, prevendo-se que este número venha a aumentar, ao longo deste ano, em mais uma dezena de municípios.

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Em Portugal são já 4o os municípios que passaram a cobrar taxa sobre as dormidas turísticas, prevendo-se que este número venha a aumentar, ao longo deste ano, em mais uma dezena de municípios.

De acordo com a Lusa, que fez uma contagem dos municípios nacionais que já cobram taxa turística, o número está atualmente nos 40 municípios, depois de também seis municípios de São Miguel, nos Açores, terem passado a taxar as dormidas turísticas.

O Alentejo é, até à data, a única região do país onde ainda não é cobrada taxa turística em nenhum município, ainda que a Lusa lembre que a autarquia de Évora já deu início à discussão sobre o tema e começou a preparar o regulamento para a adoção de uma taxa turística.

A Lusa diz que, atualmente, do total dos 308 concelhos portugueses, 40 já fazem a cobrança e em nove a iniciativa está na calha para ser iniciada em 2025, o que poderá aumentar ainda mais este número.

Na Madeira, a taxa turística tem o valor de dois euros por noite, num máximo de sete noites, e já é cobrada nos municípios do Funchal, Santa Cruz, Santana, Ponta do Sol, Machico, Ribeira Brava e Calheta, prevendo-se que Câmara de Lobos, São Vicente e Porto Santo passam a cobrar a mesma taxa a partir deste ano, pelo que apenas o município de Porto Moniz deverá permanecer sem taxa.

Além das dormidas turísticas, o Funchal passou também a cobrar, aos passageiros dos cruzeiros que chegam à cidade, uma taxa de dois euros a partir desta quarta-feira, 1 de janeiro.

Nos Açores, a taxa turística começa agora a ser cobrada em seis municípios da ilha de São Miguel –  Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação e Nordeste – com um valor de dois euros por noite, até um máximo de três noites, ainda que os restantes dos 19 concelhos do arquipélago continuem a não cobrar qualquer taxa.

Nos Açores, o PAN quer ainda criar uma segunda taxa turística, que seria aplicada aos passageiros que entrem por via aérea ou marítima no arquipélago e que teria um valor de três euros, mas que continua sem passar do papel.

A taxa mais elevada, com o valor de quatro euros por noite, é cobrada desde setembro em Lisboa, ainda que a taxa de Lisboa esteja em vigor desde 2016, mas inicialmente com um valor mais baixo, que começou em um euros e, mais tarde, passou para dois euros. Na capital, a taxa é cobrada até um máximo de sete noites e exclui os menores de 13 anos de idade.

Tal como o Funchal, também Lisboa passou a cobrar, no ano passado, uma taxa turística aos passageiros de navios de cruzeiros de desembarquem na capital portuguesa e que tem o valor de dois euros, sendo aplicada apenas a maiores de 13 anos de idade.

A lista de municípios nacionais que já cobram taxa turística deverá crescer ao longo deste ano, uma vez que também a cidade de Almada tem em consulta pública, até 29 de janeiro, a revisão do Regulamento e da Tabelas de Taxas do Município, que inclui a criação de uma taxa turística de dois euros no caso de estabelecimentos de alojamento (num máximo de cinco noites) e de 1,5 euros no caso de parques de campismo e caravanismo.

Já a Nazaré está a preparar a implementação da taxa, estando a ser elaborado um regulamento que vai entrar em consulta pública, pelo que a autarquia estima poder começar a cobrar a taxa este ano.

Em Vila Nova de Gaia, a denominada Taxa da Cidade é de 2,5 euros e é também cobrado um imposto de 1,25 euros para dormidas motivadas por atividades profissionais, académicas, sociais, desportivas, culturais ou outras não predominantemente turísticas.

No Porto, a taxa está em vigor desde 2018 e é conhecida como Taxa Municipal Turística, destinando-se a responder ao crescimento da atividade turística na cidade, tendo o valor sido aumentado em 2023 devido ao crescimento da despesa associada ao turismo e suportada pela autarquia em áreas como a cultura, património, ambiente, urbanismo ou mobilidade.

Já no Algarve, é cobrada uma taxa sobre as dormidas turísticas em sete dos 16 municípios algarvios, com a Lusa a indicar que em Albufeira, Lagoa, Loulé, Portimão, Olhão e Vila Real de Santo António os hóspedes pagam dois euros na época alta (de abril a outubro) e um euro na época baixa (de novembro a março).

Em Faro, é ainda cobrada uma taxa de 1,5 euros por noite ao longo de todo o ano, enquanto Vila Real de Santo António, que foi o primeiro município do Algarve a adotar esta taxa, o valor continua a ser de um euro por noite, com exceção dos parques de campismo, caravanismo e áreas de serviço de autocaravanas, onde o valor é de 50 cêntimos.

A Lusa lembra ainda que, em Portugal continental, cada município fixa a sua taxa e define as normas de aplicação, ainda que existam critérios comuns, como a isenção de pagamento para as crianças (começam a pagar a partir dos 12 anos em alguns casos, noutros mais tarde) e pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%, além dos cidadãos que se encontrem hospedados para tratamentos médicos.

A lista de atuais autarquias com taxa turística no país inclui ainda Amarante, Braga, Coimbra, Cascais, Figueira da Foz, Loures, Mafra, Maia, Óbidos, Oeiras, Peniche, Póvoa de Varzim, Setúbal e Sintra.

Terras de Bouro, do qual faz parte a vila do Gêres, está atualmente a preparar o regulamento, e Matosinhos e Baião estão também entre os territórios onde os visitantes vão começar a pagar taxa em 2025.

 

 

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“Tentações 2025” é novo catálogo da TUI Portugal

Com 38 novos produtos alinhados com as tendências do mercado, itinerários exclusivos para experiências autênticas e personalizadas, “Tentações 2025” é o novo catálogo da TUI Portugal.

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Esta seleção exclusiva de destinos e produtos-chave foi concebida para inspirar as viagens deste ano, respondendo às tendências e preferências dos viajantes portugueses. O catálogo inclui 38 novos produtos, ampliando a oferta com circuitos e pacotes em destinos populares como Marrocos e Cuba, além de propostas únicas em países como a Colômbia, com o programa “Colômbia Imperdível”, e a Coreia do Sul, com o programa “Tesouros da Coreia do Sul”.

Com um total de 71 produtos, este catálogo, exclusivamente disponível em formato digital, oferece circuitos regulares, pacotes exclusivos TUI, estadias e opções de fly & drive, todas pensadas para proporcionar itinerários flexíveis e experiências completas em cada destino. Entre as novidades, destacam-se circuitos no Vietname (“Tonkin”), na Irlanda (“Irlanda, a Ilha Esmeralda”), em Itália (“O Melhor da Costa Almafitana”), na Escócia (“Segredos da Escócia”), bem como pacotes para destinos exóticos como Malolo, nas Ilhas Fiji, Brasil e Madagáscar.

O catálogo “Tentações 2025” também reforça a colaboração entre a TUI Portugal e a TUI Spain, uma vez que ambos os mercados partilham o mesmo formato e programação neste lançamento. Este esforço conjunto tem como objetivo otimizar a oferta para as agências de viagens e clientes em ambos os países, garantindo o acesso a produtos alinhados com as últimas tendências do setor.

Entretanto, a TUI expande o seu portefólio global de desporto como patrocinadora principal e parceira oficial de distribuição da TUI Mediterranean Marathon League, uma série única de eventos desportivos internacionais que decorrem em destinos como Chipre, Grécia, Itália e Espanha. Esta parceria, que abrange as edições de 2025, 2026 e 2027, destaca o compromisso da TUI em oferecer experiências de viagem enriquecedoras através de eventos desportivos de classe mundial e reforça a sua dedicação para com os parceiros locais de viagem nos destinos. O portfólio global da TUI inclui mais de mil campos desportivos, como de ténis e futebol, áreas dedicadas ao fitness e uma variedade de opções de treino personalizado.

A TUI Mediterranean Marathon League 2025 começa no dia 9 de março, em Pafos, Chipre, onde os participantes irão correr ao longo da pitoresca costa mediterrânea e por vilas históricas, partindo do local de nascimento de Afrodite. A jornada continua no dia 6 de abril com a Alexander The Great Marathon, que segue os passos de Pella, local de nascimento de Alexander, até Salónica, oferecendo aos participantes vistas espetaculares do Mar Egeu. O ponto intermédio será alcançado a 19 de outubro, na TUI Palma Marathon Mallorca, onde mais de 10.000 corredores irão explorar os caminhos costeiros e as ruas da cidade. O grande final terá lugar a 15 de novembro, em Palermo, na Sicília, com um percurso que serpenteia pelo histórico litoral da cidade, passando por teatros, palácios e pela icónica catedral do centro histórico. Em breve, a TUI Mediterranean Marathon League também tem como objetivo incluir a TUI Rhodes Marathon.

Com a participação esperada de mais de 26.000 atletas provenientes de 90 países, a TUI Mediterranean Marathon League apesar de ter lugar na Europa, será um evento verdadeiramente global. Além das maratonas completas, existe uma variedade de opções de corrida, incluindo meias-maratonas com provas de 10km e 5km, garantindo que corredores de diferentes níveis possam participar nesta experiência.

 

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Transportes

MSC Cruzeiros abre vendas para World Cruise 2027

O World Cruise 2027 passa pelos cinco continentes ao longo de 121 noites e vai ter partida de quatro portos europeus, concretamente Civitavecchia e Génova, em Itália, Marselha, em França, e Barcelona, em Espanha, entre 5 e 8 de janeiro de 2027.

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A MSC Cruzeiros já abriu as vendas para o World Cruise 2027, itinerário de volta ao mundo de 121 noites, que passa por 45 destinos em 25 países, e que vai decorrer a bordo do navio MSC Musica.

Este itinerário, que passa pelos cinco continentes, vai ter partida de quatro portos europeus, concretamente Civitavecchia e Génova, em Itália, Marselha, em França, e Barcelona, em Espanha, entre 5 e 8 de janeiro de 2027.

“Esta viagem extraordinária cruzará o Equador duas vezes, oferecendo aos passageiros a experiência única de “perder” e “reviver” um dia, enquanto têm a oportunidade de descobrir paisagens, sons, sabores e tradições únicas de todo o mundo”, realça a companhia de cruzeiros.

Depois de sair da Europa, o World Cruise de 2027 segue para a América Latina, seguindo-se o Pacífico Sul e a Australásia, numa viagem que passa ainda pelo Havaí e costa oeste dos EUA, regressando à Europa através do Canal do Panamá e das Caraíbas.

A MSC Cruzeiros destaca a visita a Casablanca, em Marrocos, que pode ser aproveitada para visitar Marraquexe, assim como ao Mindelo, em Cabo Verde, e ao Rio de Janeiro, no Brasil. Na Argentina, o destaque vai para a escala em Ushuaia, conhecida como a cidade mais a sul no mundo.

Já no Pacífico Sul, o destaque vai para Aitutaki, considerada uma das ilhas mais bonitas da região, enquanto na Nova Zelândia é Milford Sound, um maravilha natural de renome mundial, que serviu de cenário a vários filmes populares.

A cidade australiana de Sydney, assim como Honolulu, no Havaí, são outros dos destaque dos World Cruise 2027 da MSC Cruzeiros, que regressa à Europa através do Canal do Panamá, passando ainda em Ocho Rios, na Jamaica.

“O itinerário inclui estadias de um dia inteiro em cada porto e destaques como pernoitas em Buenos Aires, Sydney e Papeete. Este itinerário extraordinário promete experiências inesquecíveis, misturando maravilhas naturais, marcos históricos e centros culturais para satisfazer o desejo de viajar de todos os passageiros”, destaca a MSC Cruzeiros.

O World Cruise 2027 inclui 15 excursões em terra, assim como o pacote de bebidas Dine & Drink, que inclui vinhos da casa, cerveja à pressão e uma seleção de outras bebidas oferecidas ao almoço e ao jantar, e ainda 30% de desconto nos serviços de lavandaria.

Os membros Classic do MSC Voyager Club e acima beneficiam também de um desconto de 5% no preço da reserva, sendo que os pontos ganhos com o World Cruise serão triplicados e adicionados à conta do cliente antes do início da viagem.

Reservas e mais informações aqui.

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Kannak inicia operações em Portugal com site próprio e oferta exclusiva de circuitos

O operador de circuitos do grupo World2Meet acaba de iniciar as suas operações em Portugal, passando a oferecer uma página web dedicada e itinerários especialmente concebidos para o mercado português.

A Kannak, operador de circuitos do grupo World2Meet, deu oficialmente início às suas operações em Portugal com o lançamento de um site exclusivo para este mercado. Através deste portal será possível aceder não só ao catálogo completo de circuitos personalizados pela Europa e outras regiões, como também ao atendimento em português e contatos comerciais especializados da W2M no país, desenvolvidos para facilitar a gestão das agências de viagens locais.

A pensar em 2025, a Kannak procura implementar-se como operador turístico de referência no mercado nacional, oferecendo itinerários que permitem aos viajantes portugueses aceder a uma oferta de mais de 40 países, que vão desde a Europa ao Norte da África, passando pelo Médio Oriente e Ásia Central.

Entre os destinos de destaque estão o Uzbequistão e a Albânia que têm ganho relevância pelas suas propostas diferenciadas e pela possibilidade de explorar a Rota da Seda ou mergulhar na história dos Balcãs. Outras opções de destino incluem: os itinerários pela Eslovénia ou circuitos para descobrir os cenários mais icónicos da Europa, como sejam os fiordes noruegueses ou os grandes lagos e joias italianas. Por outro lado, os programas que percorrem as repúblicas bálticas ou as capitais imperiais oferecem a oportunidade de explorar a história europeia, visitando cidades como Praga, Budapeste ou Viena.

Malik Alkarea, diretor Comercial da Kannak, lembra que o operador turístico “nasceu com o propósito de redefinir a forma como se explora o mundo, oferecendo itinerários cuidadosamente desenhados que conectam culturas, paisagens e histórias”, realçando que, com este lançamento, em Portugal, “queremos aproximar a nossa proposta de circuitos personalizados aos viajantes portugueses, permitindo-lhes aceder a uma programação diversificada”.

Adaptada ao mercado local, a nova página web “reforça, assim, o nosso compromisso de oferecer uma experiência de viagem excecional, atuando como uma ponte entre a Europa e o resto do mundo”, sublinhou a responsável.

Como parte da sua estratégia de expansão digital, a Kannak lançou também a sua página web no Brasil, somando-se assim a outros países da América Latina como a Argentina, o Chile, o México e a Colômbia.

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Carolina Morgado

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Grupo Terras & Terroir assume nova identidade e passa para “Pacheca Group”

Esta mudança reflete, segundo os responsáveis, “a força da marca Pacheca e reforça a coesão do grupo no mercado nacional e internacional”.

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O Grupo Terras & Terroir passa, a partir de janeiro de 2025, a denominar-se “Pacheca Group”, numa mudança estratégica que visa fortalecer a associação do grupo à sua marca mais icónica, a Quinta da Pacheca. Com esta transformação, o grupo pretende “simplificar” a identificação nos mercados, sobretudo internacionais, capitalizando o prestígio e a notoriedade da marca Pacheca, reconhecida no setor vitícola e do enoturismo.

“Esta mudança não altera o nosso propósito, que permanece centrado na preservação e promoção dos produtos portugueses mais autênticos e na criação de experiências únicas nas nossas unidades hoteleiras”, destaca a administração do grupo, sublinhando que “com o nome Pacheca Group, reforçamos a ligação emocional com os mercados, otimizando a força de uma marca secular que representa autenticidade, tradição e excelência”.

A história que culmina no Pacheca Group começou em 2012, quando os empresários Paulo Pereira e Maria do Céu Gonçalves adquiriram a Quinta da Pacheca, no Douro. Desde então, o grupo expandiu-se para outras regiões vitícolas, criando uma rede de propriedades que alia a produção de vinhos de excelência à hospitalidade de topo, inspirada no universo do vinho. “O nome Pacheca é fácil de memorizar, pronunciar e associar, tanto em Portugal como no estrangeiro. Esta escolha facilita uma ligação emocional e direta com os nossos clientes e consumidores”, explica a administração.

Do Douro ao Alentejo, passando pelo Dão, Bairrada e Trás-os-Montes, o Pacheca Group possui a Quinta da Pacheca (Douro), com produção de vinhos e enoturismo, a Caminhos Cruzados (Dão), a Quinta do Ortigão (Bairrada), a Quinta Valle de Passos (Trás-os-Montes), a Quinta de São José do Barrilário (Douro), com vinhos e um hotel de cinco estrelas, as Vila Marim Country Houses (Mesão Frio, Douro), o Hotel da Folgosa (Armamar, Douro), a Ribafreixo Wines (Vidigueira, Alentejo), a Herdade da Rocha (Crato, Alentejo) e o POT (Porto).

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