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Arte Equestre portuguesa Património Imaterial da Humanidade

A Arte Equestre Portuguesa foi classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

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Arte Equestre portuguesa Património Imaterial da Humanidade

A Arte Equestre Portuguesa foi classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

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A classificação é o resultado de um processo iniciado em 2015 e desenvolvido em parceria pela Associação Portuguesa de Criadores do Puro-Sangue Lusitano, pela Parques de Sintra, que gere a Escola Portuguesa de Arte Equestre, e pelo município da Golegã. A Arte Equestre Portuguesa foi integrada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial em 2021.

De acordo com os documentos da candidatura, as entidades promotoras propõem como medidas de salvaguarda desta prática a criação de um centro de investigação associado à Biblioteca Equestre D. Diogo de Bragança, no Palácio Nacional de Queluz, a garantia da Escola Portuguesa de Arte Equestre como instituição de referência no ensino, e a integração da equitação como parte de um complemento ao currículo escolar, com base num projeto-piloto já existente na Golegã, entre outros.

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Tendo por base um respeito pelo cavalo para que se estabeleça uma “perfeita harmonia” com os cavaleiros, a Arte Equestre Portuguesa interliga as dimensões funcionais e artísticas, “originando duas expressões indissociáveis, uma popular e uma erudita”, como se pode ler na documentação da candidatura à UNESCO.

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“Em todas as suas dimensões, a Arte Equestre em Portugal diferencia-se pela posição do cavaleiro na sela, a indumentária específica e os arreios. O cavaleiro desenvolve um conhecimento equestre, procurando a colaboração suave e consentida do cavalo, sem forçar, intuindo o que lhe é pedido”, acrescenta o mesmo texto.

 

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André Gomes eleito presidente da Associação de Turismo do Algarve por unanimidade

André Gomes foi eleito por unanimidade e recebeu um total de 103 votos para presidir à ATA ao longo do triénio 2024-2027, num ato eleitoral que decorreu esta terça-feira, 3 de dezembro.

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O presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), André Gomes, foi eleito para presidir à Associação de Turismo do Algarve (ATA), num ato eleitoral que decorreu esta terça-feira, 3 de dezembro, no auditório da Região de Turismo do Algarve.

André Gomes, que foi eleito por unanimidade e recebeu um total de 103 votos para presidir à ATA ao longo do triénio 2024-2027, já se comprometeu a dar continuidade ao trabalho realizado, assumindo uma estratégia que aposta na inovação, na articulação eficaz entre a ATA e a RTA e na valorização do contributo de todos os agentes e profissionais do setor.

“O Algarve está cada vez mais conectado ao mundo e diversificado nas suas propostas. Este mandato será dedicado a consolidar o trabalho feito e a introduzir estratégias que ampliem o nosso alcance e os resultados já conquistados, através da promoção de um turismo sustentável e adaptado às necessidades dos nossos associados e dos nossos visitantes”, afirmou o responsável.

O presidente ATA recordou alguns dos marcos mais relevantes alcançados pela associação durante o primeiro mandato deste presidente, com destaque para a “expansão expressiva da sua base de associados”, “o aumento exponencial do número de empresas associadas que se candidataram aos apoios financeiros”, “o contributo para o fortalecimento da conectividade aérea da região”, “o reforço do reconhecimento internacional da região”, “o crescimento significativo do interesse de mercados de longa distância” e “a escolha do Algarve como palco da primeira edição do Guia Michelin Portugal”.

“Contamos com todos para, juntos e com uma energia renovada, continuarmos a construir o futuro do turismo do Algarve, com a determinação e o compromisso que a nossa região merece”, acrescentou André Gomes.

 

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Equipa da Admar SCR | Créditos: DR

Alojamento

Admar SCR disponibiliza fundo de até 70M€ para investimentos em turismo e saúde

A empresa gestora de fundos de capital de risco disponibiliza até 70 milhões de euros, sendo que metade do valor será investido em hotéis, bem como empresas de serviços e tecnologia relacionados com o turismo. O objetivo passa por garantir que pelo menos 70% deste capital seja direcionado para projetos em Portugal.

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A Admar SCR, empresa gestora de fundos de capital de risco, disponibiliza um novo fundo de investimento para potenciais aquisições nos setores da saúde e do turismo, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Sob o nome H2 Health & Hospitality FCRF, este novo fundo terá um capital de até 70 milhões de euros. Deste valor, 50% serão investidos em hotéis e empresas de serviços e tecnologia relacionados com o turismo. Os restantes 50% serão alocados a empresas e ativos no setor de saúde privada, incluindo hospitais privados, clínicas especializadas e unidades de cuidados continuados.

A empresa assegura em nota de imprensa que “pelo menos 70% do capital será direcionado para projetos em Portugal”, com ênfase tanto em novas iniciativas, como na aquisição de participações em empresas já estabelecidas. Já “o restante” do capital poderá ser investido em mercados internacionais, de acordo com a empresa.

O investimento mínimo no fundo é de 100.000 euros.

O H2 Health & Hospitality FCRF contará com a colaboração do Grupo Onyria para a área do turismo, dados os seus “mais de 40 anos de atividade e histórico no desenvolvimento de projetos turísticos”. No setor da saúde, o fundo terá o acompanhamento de Luís Miguel Farinha, consultor da CUF | Hospitais e Clínicas.

“O lançamento deste fundo é mais um passo na nossa estratégia de crescimento e diversificação de investimentos e reflete o nosso compromisso em desenvolver setores-chave da economia portuguesa”, afirma João Cota Dias, administrador da Admar SCR.

Este lançamento segue-se a um anterior fundo apresentado pela Admar SCR em 2021, o Golden Estate FCRF, focado em setores como imobiliário, turismo e energias renováveis, cujo período de captação de capital foi concluído este ano.

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Aviação

Procura por viagens aéreas manteve-se sólida em outubro

Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), em outubro, a procura por viagens aéreas continuou a aumentar, principalmente a internacional, numa subida comum a todas as regiões, apesar do load factor ter descido na América Latina e Médio Oriente.

Inês de Matos

A procura por viagens aéreas manteve-se sólida em outubro, avança a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que diz que a procura global cresceu 7.1% face a outubro de 2023, enquanto a procura internacional subiu ainda mais, num aumento de 9.5% em comparação com mês homólogo do ano passado.

Os dados divulgados pela IATA mostram que, a nível global, também a capacidade cresceu em outubro, ficando 6.1% acima do mesmo mês de 2023, enquanto o load factor chegou aos 83.9%, numa subida de 0.8pp comparativamente ao apurado em outubro do ano passado.

A nível internacional, a capacidade disponibilizada aumentou 8.6% em outubro, enquanto o load factor foi de 83.5%, depois de ter crescido 0.6pp em comparação com o mesmo mês de 2023.

Os resultados positivos foram ainda comuns ao mercado doméstico, cuja procura cresceu 3.5% face a outubro de 2023, enquanto a capacidade aumentou 2.0% face a mês homólogo do ano passado e o load factor foi de 84.5%, subindo 1.2pp face a outubro de 2023.

“A continuação da procura forte e estável é uma boa notícia, mas igualmente importante é a melhoria constante nos fatores de utilização. Isso mostra o excelente trabalho que a indústria está a fazer ao transportar pessoas com mais eficiência”, considera Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Procura internacional aumenta mas load factor desce em duas regiões

A IATA diz que o crescimento na procura internacional foi comum a todas as regiões do mundo, com a Europa a destacar-se pelo load factor mais elevado, enquanto África apresentou um “aumento acentuado” neste indicador e a América do Sul e o Médio Oriente sofreram quedas.

Na Ásia-Pacífico, as companhias aéreas experimentaram o maior aumento da procura internacional, que chegou aos 17.5%, enquanto a capacidade cresceu 17.2% e o load factor ficou nos 82.9%, depois de um aumento de 0.3pp face ao mesmo mês do ano passado.

Na América Latina, o crescimento da procura internacional foi de 10,9%, pouco abaixo dos 11.6% de crescimento apresentados pela capacidade, tendo o load factor sido de 85.3%, o que traduz uma descida de 0.6pp face a outubro de 2023.

Em África, a procura internacional cresceu ainda 10,4% e a capacidade subiu 5.3%, com o load factor dos voos das transportadoras africanas a apresentar ainda uma subida de 3,4pp, fixando-se nos 73.2%.

Na Europa, a procura internacional cresceu 8.7% e a capacidade aumentou 7.3%, tendo o load factor das companhias aéreas europeias subido ainda 1.1pp, passando para os 85,7%.

Na América do Norte, a procura internacional de outubro apresentou um crescimento mais modesto, de 3.2%, enquanto a capacidade cresceu 2.9% face a outubro do ano passado, e o load factor subiu 0.3pp, fixando-se nos 84.2%.

Já no Médio Oriente, onde a procura internacional aumentou apenas 2,2%, a capacidade teve um crescimento semelhante e não foi além dos 2.5%, enquanto o load factor apresentou mesmo uma descida, passando para os 80.2%, depois de uma queda de 0.2pp face a outubro do ano passado.

 

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Enoturismo

Publituris organiza conferência dedicada ao Enoturismo

Depois do lançamento da 1.ª edição do Book de Enoturismo, durante a BTL 2024, o jornal Publituris organiza, com o apoio do Turismo de Portugal, uma conferência dedicada ao Enoturismo em Portugal, no dia 12 de dezembro, a partir das 10h00, na Casa da América Latina, em Lisboa.

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No dia 12 de dezembro, a partir das 10h00, na Casa da América Latina, em Lisboa, o Enoturismo volta a estar em destaque com a conferência organizada pelo jornal Publituris, com o apoio do Turismo de Portugal.

Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal abre a conferência com um enquadramento das linhas que nortearão o Enoturismo e como Portugal irá promover este produto turístico junto dos mercados internacionais.

Seguir-se-ão dois painéis de debate. O primeiro abordará “Destinos Improváveis” no Enoturismo, com a participação de Sara Silva presidente da Direção da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA); Rodolfo Queirós, presidente da Comissão Vitivinícola da Beira Interior (CVRBI); e Diana Soeiro, diretora de Marketing da Ode Winery, Farm & Living.

O segundo painel é dedicado a “Destinos Prováveis” no Enoturismo, com a participação de Maria Manuel Ramos, diretora de Turismo da Sogevinus; Luísa Rebelo, General Manager do Torre de Palma Wine Hotel; e Pedro Ribeiro, diretor de Vendas e Marketing da Vila Galé Hotels.

Em Portugal, o Enoturismo é uma atividade estratégica para o setor turístico e para a economia local das regiões vinhateiras.

Prova do sucesso do Enoturismo no nosso país foi a recente distinção de Portugal como “Melhor Destino de Enoturismo do Mundo”, um reconhecimento promovido pela FIBEGA, a Feira Internacional de Turismo Gastronómico, sediada em Madrid. O prémio destaca o compromisso do nosso país com a excelência no setor vitivinícola e turístico.

Antes, na edição de 2024 dos “World’s Best Vineyards”, Portugal reforçou a sua posição, aumentando de 9 para 11 o número de unidades presentes, qualidade evidenciada com o facto de três dos 11 projetos terem ficado classificados no Top-50.

Programa

09h30 – Receção

10h00 – Enoturismo em Portugal
Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal

10h30 – I Painel – “Enoturismo – Destinos Improváveis”
Sara Silva, Presidente da Direção da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA)
Rodolfo Queirós, Presidente da Comissão Vitivinícola da Beira Interior (CVRBI)
Diana Soeiro, Diretora de Marketing da Ode Winery, Farm & Living

11h15 – Coffee-break

11h45 II Painel – “Enoturismo – Destinos Prováveis”
Maria Manuel Ramos, Diretora de Turismo da Sogevinus
Luísa Rebelo, General Manager do Torre de Palma Wine Hotel
Pedro Ribeiro, Diretor de Vendas e Marketing da Vila Galé Hotels

A participação é gratuita, requerendo, contudo, inscrição.

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APECATE esclarece recuperação do IVA no setor

A APECATE vai promover uma sessão de esclarecimento sobre a recuperação de IVA no setor do Turismo, Eventos e Animação Turística.

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A APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos – vai organizar no próximo dia 6 de dezembro, entre as 12h00 e as 13h00, uma sessão de esclarecimento online sobre a recuperação do IVA através do Portal das Finanças e do Turismo de Portugal.

A sessão contará com a participação das especialistas Catarina Belim, advogada fiscalista especializada em organização de eventos, e Ana Almeida, contabilista, que irão abordar algumas questões fundamentais sobre o tema, nomeadamente: como utilizar o Portal do Turismo de Portugal para recuperar o IVA, que IVA pode ser recuperado e que informações são necessárias para este processo.

Este tema reveste-se de particular importância dado que levanta muitas questões práticas e operacionais para as empresas do setor. O tema do IVA dos eventos foi, inclusivamente, abordado numa sessão do mais recente Congresso da APECATE, onde se constatou a necessidade de um maior esclarecimento sobre as suas diversas aplicabilidades e os desafios que as empresas enfrentam no dia a dia.

A iniciativa é aberta a todos os interessados e visa promover um espaço de partilha de conhecimentos e soluções sobre as dificuldades práticas na aplicação do IVA nas suas diversas vertentes. A sessão é gratuita para os associados da APECATE e tem o custo de 10€ para os não associados.

Os interessados podem inscrever-se através do link: Formulário de Inscrição

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LATAM Airlines contrata crédito ligado a objetivos de sustentabilidade

A LATAM Airlines tornou-se na primeira companhia aérea da América do Sul a subscrever um crédito ligado aos objetivos de sustentabilidade e que vai recompensar a transportadora com taxas especiais, de acordo com a sua redução da intensidade de carbono até 2028.

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A LATAM Airlines tornou-se na primeira companhia aérea da América do Sul a subscrever um crédito que está ligado aos objetivos de sustentabilidade e que vai recompensar a transportadora com taxas especiais, de acordo com a redução da intensidade de carbono até 2028.

De acordo com uma nota informativa do Grupo LATAM Airlines, este “Empréstimo Vinculado à Sustentabilidade”, contratado com o Credit Agricole Corporate & Investment Banking, tem um valor total de 300 milhões de dólares (285 milhões de euros) e corresponde a uma “linha de crédito rotativo que permite à LATAM Airlines ter acesso a financiamento adicional a longo prazo, sob condições especiais de taxa de juros, caso cumpra uma série de metas associadas à sustentabilidade”.

“O novo compromisso bancário surge num contexto favorável para a LATAM Airlines que, após o seu regresso à Bolsa de Nova Iorque com o simbólico “Ring the Bell”, registou um lucro líquido de 301 milhões de dólares (cerca de 286 milhões de euros) no terceiro trimestre do ano, acumulando 705 milhões de dólares (cerca de 670 milhões de euros) de lucro líquido entre janeiro e setembro de 2024”, explica a companhia aérea.

Segundo Andrés del Valle, diretor de Finanças Corporativas do Grupo LATAM Airlines, este é o “primeiro produto financeiro associado à sustentabilidade” que a companhia aérea contrata e representa um primeiro passo para que a transportadora continue “a explorar outros instrumentos semelhantes no futuro, como as obrigações ligadas à sustentabilidade”.

“Este marco não só reforça o nosso compromisso de ser um grupo mais sustentável, em linha com nossa estratégia e ações focadas em mudanças climáticas, economia circular e valor compartilhado, mas também permite que a LATAM Airlines seja pioneira na promoção de finanças relacionadas à sustentabilidade no setor de aviação na região”, acrescenta o responsável.

O empréstimo é um refinanciamento de um Spare Engine Facility (SEF) existente, que faz parte da estrutura de capital da LATAM Airlines há uma década e permitiu uma “redução significativa da taxa de juros, além de otimizar a garantia da linha – ou seja, reduzir o número de motores dados em garantia – e estender a duração para o futuro”.

A transação inclui disposições relacionadas com a sustentabilidade, segundo as quais a companhia aérea pode receber ajustamentos de preços com base no seu desempenho no que respeita à intensidade de carbono das operações, medida em toneladas de emissões de CO2/tonelada-quilómetro de receitas (RTK).

Segundo a LATAM Airlines, “esta operação inaugural de financiamento sustentável apoia a estratégia da empresa, em particular o objetivo do grupo de atingir zero emissões líquidas até 2050”.

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ONU Turismo aponta recuperação total do turismo até final do ano e destaca subida das receitas em Portugal

As previsões da ONU Turismo têm por base o mais recente Barómetro Mundial do Turismo, que identifica uma “recuperação notável do setor” após a crise provocada pela pandemia da COVID-19 e destaca o crescimento das receitas turísticas, incluindo em Portugal.

Inês de Matos

Até setembro, o setor do turismo recuperou 98% dos níveis pré-pandemia e contabilizou 1,1 mil milhões de turistas que realizaram viagens internacionais, indica a ONU Turismo, que prevê que a recuperação total do setor aconteça até ao final do ano, o que também se deve à subida das receitas turísticas, que já chega aos 51% em Portugal.

“A recuperação total da maior crise da história do setor é esperada até o final do ano, apesar dos desafios económicos, geopolíticos e climáticos”, indica a ONU Turismo, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 4 de dezembro.

As previsões da ONU Turismo têm por base o mais recente Barómetro Mundial do Turismo, que identifica uma “recuperação notável do setor” após a crise provocada pela pandemia da COVID-19, uma vez que “a maioria das regiões já ultrapassou os números de chegadas de 2019 no período de janeiro a setembro de 2024”.

“O relatório também mostra resultados excelentes em termos de receitas de turismo internacional, com a maioria dos destinos com dados disponíveis a registar crescimento de dois dígitos em comparação a 2019”, acrescenta a informação divulgada pela ONU Turismo, que destaca Portugal como um dos países onde este indicador mais subiu até setembro.

Segundo Zurab Pololikashvili, secretário-geral da ONU Turismo, o crescimento das receitas turísticas representa “uma excelente notícia para as economias ao redor do mundo”, uma vez que os gastos estão a crescer acima das chegadas, o que tem “um impacto direto em milhões de empregos e pequenas empresas, e contribui decisivamente para o balanço de pagamentos e receitas fiscais de muitas economias”.

Forte procura na Europa e recuperação da Ásia-Pacífico ditam recuperação

Os dados divulgados pela ONU Turismo mostram que as chegadas internacionais de turistas “cresceram fortemente” nos primeiros nove meses de 2024, o que foi impulsionado pela “forte demanda pós-pandemia na Europa e pelo desempenho robusto de grandes mercados globais de origem, bem como pela recuperação contínua de destinos na Ásia e no Pacífico”.

“O aumento da conectividade aérea e a facilitação de vistos também apoiaram as viagens internacionais”, acrescenta a ONU Turismo, que destaca um “crescimento recorde” de 29% face a 2019, no Médio Oriente.

Já a Europa (+1%) e África (+6%) também excederam os níveis de 2019, enquanto as Américas recuperaram 97% das chegadas pré-pandemia, apesar de continuarem 3% abaixo do resultado de 2019.

A Ásia e o Pacífico atingiram 85% dos níveis de 2019 face à recuperação de 66% verificada em 2023, com a ONU Turismo a realçar que estas áreas “experimentaram uma recuperação gradual, embora desigual, nas chegadas desde que a região reabriu para viagens internacionais em 2023”.

A ONU Turismo diz ainda que “a temporada de verão no Hemisfério Norte foi geralmente forte, com chegadas as em todo o mundo a atingirem 99% dos valores pré-pandémicos no terceiro trimestre de 2024”.

“Um total de 60 dos 111 destinos ultrapassaram os números de chegadas de 2019 nos primeiros oito a nove meses de 2024. Alguns dos melhores desempenhos em chegadas durante este período foram o Catar (+141% em relação a 2019), onde as chegadas mais que dobraram, Albânia (+77%), Arábia Saudita (+61%), Curaçao (+48%), Tanzânia (+43%), Colômbia e Andorra (ambos +36%)”, lê-se na informação divulgada.

“Crescimento extraordinário” nas receitas, incluindo em Portugal

A ONU Turismo destaca ainda o “crescimento extraordinário” registado nas receitas turísticas até setembro, e revela que, neste período, houve um total de 35 dos 43 países com dados disponíveis sobre receitas que “excederam os valores pré-pandémicos nos primeiros oito a nove meses de 2024”, muitos até com crescimentos a dois dígitos e acima da inflação, como é o caso de Portugal.

Em Portugal, as receitas turísticas subiram, até setembro, 51% face ao mesmo período pré-pandemia, o que coloca o país no grupo das maiores subidas, a par da Sérvia (+99%), onde as receitas mais que dobraram, bem como Paquistão (+64%), Roménia (+61%), Japão (+59%), Nicarágua e Tanzânia (ambos 50%).

Os gastos com o turismo internacional também subiram, especialmente entre grandes mercados de origem, como a Alemanha (+35% em comparação a 2019), os Estados Unidos (+33%) e a França (+11%), ainda que também tenha sido relatado um “forte crescimento de gastos” tno Reino Unido (+46%), Austrália (+34%), Canadá (+28%) e Itália (+26%), neste caso, até junho de 2024.

A ONU Turismo destaca ainda a Índia, sublinhando que os dados disponíveis “mostram um aumento nos gastos de saída deste mercado cada vez mais importante, com crescimento de 81% até junho de 2024 (em comparação a 2019)”.

Os dados apurados levam a ONU Turismo a mostrar-se confiante de que “as chegadas de turistas internacionais atinjam os níveis de 2019 em 2024”, uma vez que as “receitas do turismo internacional já haviam praticamente atingido os níveis pré-pandêmicos em 2023”.

“Embora um grande número de destinos já tenha excedido os números de chegadas pré-pandêmicos em 2023, ou o tenham feito em 2024, ainda há espaço para recuperação em várias sub-regiões e destinos. Uma recuperação mais lenta em partes do Nordeste da Ásia e da Europa Central e Oriental contrasta com os fortes resultados em todas as outras sub-regiões europeias, Oriente Médio, América Central e Caribe, onde as chegadas ultrapassaram os valores pré-pandêmicos”, alerta a ONU Turismo.

Ainda que os dados sejam animadores, existem diversos desafios no mundo que, segundo a ONU Turismo, podem interferir nas previsões, a exemplo dos fatores económicos, geopolíticos e climáticos.

“O setor de turismo ainda enfrenta inflação em viagens e turismo, principalmente altos preços de transporte e acomodação, bem como preços voláteis do petróleo. Grandes conflitos e tensões ao redor do mundo continuam a impactar a confiança do consumidor, enquanto eventos climáticos extremos e escassez de pessoal também são desafios críticos para o desempenho do turismo”, resume a ONU Turismo.

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Quinta do Lago adquire o Conrad Algarve

Situado no coração da Quinta do Lago, o Conrad Algarve soma 154 suites, 80 apartamentos, duas vilas e seis restaurantes e bares à oferta da Quinta do Lago. A unidade hoteleira oferece ainda um restaurante com estrela Michelin e um spa.

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A Quinta do Lago adquiriu o Conrad Algarve, num processo liderado pelo Chief Executive Officer (CEO), Sean Moriarty, e pelo Chief Financial Officer (CFO), Miguel Sousa.

A aquisição, realizada a um fundo gerido pela ECS – uma gestora de ativos participada pela Davidson Kempner Capital Management – foi apoiada pela PLMJ, “parceira jurídica de longa data da Quinta do Lago”, como a mesma refere em nota de imprensa. Do lado do vendedor, Uría Menéndez atuou como assessora jurídica, enquanto a CBRE e a Eastdil Secured foram responsáveis pela intermediação da transação.

Recorde-se que o Conrad Algarve, situado no coração da Quinta do Lago, conta com 154 suites, 80 apartamentos, duas vilas e seis restaurantes e bares, incluindo um restaurante com estrela Michelin e um spa. Por essa razão, a Quinta do Lago considera que esta aquisição “complementa o portfólio existente do resort”, que inclui 14 restaurantes e bares, o centro desportivo de alto rendimento “The Campus”, serviços de propriedade através do Clube de Quinta e três campos de golfe.

A esta oferta acrescem 80 apartamentos com acabamentos premium, incluídos no portfólio de vendas e alugueres da Quinta do Lago.

Ao longo dos anos, o resort assegura ter investido mais de 70 milhões de euros “na melhoria da experiência de quem o visita, transformando-se de um destino principalmente centrado no golfe para um resort dinâmico com um estilo de vida ativo que apela a um público mais jovem e diversificado”, como refere em comunicado.

“Esta aquisição representa um passo transformador para nós. Trazer uma propriedade deste calibre para o mercado e para o portfólio da Quinta do Lago alinha-se perfeitamente com a nossa dedicação na criação de experiências para os nossos hóspedes. O Conrad Algarve é o complemento perfeito para as nossas ofertas, elevando a nossa reputação como um destino global para quem procura exclusividade”, afirma Sean Moriarty, CEO da Quinta do Lago.

Já Manuel Noronha Andrade, CEO da ECS, comenta que “esta operação reflete o compromisso da ECS em identificar oportunidades que criem valor significativo. Acreditamos que, sob a nova gestão, o resort continuará a elevar o nível do mercado hoteleiro na região”.

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TAP sobe dois lugares no ranking da AirHelp e alcança melhor posição em cinco anos

A TAP ficou na 29.ª posição do AirHelp Score 2024, o ranking da AirHelp que identifica as melhores companhias aéreas do mundo, naquela que foi a melhor classificação da companhia aérea nacional nos últimos cinco anos.

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A TAP subiu dois lugares no AirHelp Score 2024, o ranking da AirHelp que identifica as melhores companhias aéreas do mundo, ficando na 29.ª posição, com uma pontuação global de 6,97, avança a empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, em comunicado.

“Na análise referente a Portugal, verifica-se que a TAP Air Portugal, encontra-se na 29ª posição do ranking, com uma pontuação global de 6,97 com o ponderador mais baixo a ser a pontualidade dos voos (5,9). No processamento de reclamações, a companhia aérea apresenta uma pontuação de 7 e na qualidade do serviço uma pontuação de 8”, indica a AirHelp.

Apesar de ter subido dois lugares face à 31.ª posição alcançada neste ranking em 2024, “a pontuação global da companhia área diminui face ao ano passado, passando de 7,16 em 2023 para 6,97 em 2024”, aponta a AirHelp.

“É de referir ainda que, em 2024, a TAP aumentou a sua pontuação no que à pontualidade e qualidade de serviço diz respeito. No entanto, na gestão de reclamações, a companhia aérea viu a sua pontuação diminuir”, justifica a empresa.

A posição alcançada pela TAP no AirHelp Score 2024 é, no entanto, a melhor alcançada pela companhia aérea nacional nos últimos cinco anos, uma vez que, em 2019, a transportadora tinha ficado na 61.ª posição, subindo para o 33.º lugar em 2022 e para a 31.ª posição no ano passado.

Liderança regressa à Europa

O ranking da AirHelp analisou as companhias aéreas de todo o mundo e, este ano, não é liderado pela Qatar Airways, que alcançava a primeira posição desta lista desde 2016, ficando a dianteira para a Brussels Airlines, que registou uma subida vertiginosa.

“Este ano, cabe a uma companhia aérea europeia ocupar o primeiro lugar: a Brussels Airlines. A companhia aérea belga sobe 11 lugares em relação ao ano passado graças a uma pontuação de 8,12, obtida com base em 7,8 para a pontualidade, 7,9 para a experiência do utilizador e 8,7 para o tratamento das reclamações”, refere a AirHelp.

A Qatar Airways passou para a segunda posição do ranking, depois de uma descida na pontuação de 8,38 pontos, que tinha recebido no ano passado, para 8,11 pontos, enquanto a transportadora americana United Airlines figura no terceiro lugar com uma classificação global de 8,04 pontos.

“Em termos de ponderadores usados para obter a classificação global, a companhia aérea com a melhor pontuação de pontualidade é a Oman Air (em 19º lugar), enquanto a companhia aérea menos pontual da lista é a Tunisair (em 109º lugar). Em termos de qualidade do serviço, os passageiros da Emirates são os mais satisfeitos, apesar desta companhia aérea ocupar o 55º lugar na classificação; a Tunisair é, mais uma vez, a pior das companhias aéreas incluídas neste tópico. Finalmente, no que respeita à gestão de reclamações, a melhor companhia aérea é a Air Serbia (10º lugar)”, acrescenta a AirHelp.

O ranking AirHelp Score é realizado desde 2015, com o objetivo de oferecer aos passageiros aéreos as melhores previsões sobre como será a sua experiência de viagem com as companhias aéreas do mundo.

A avaliação da AirHelp é realizada de acordo com o processamento de reclamações, pontualidade e qualidade do serviço. Mais informações aqui.

 

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Icelandair já recebeu primeiro avião A321LR

O primeiro avião A321LR da Icelandair conta com 187 lugares e está configurado em duas classes de bordo, dando início à renovação da frota da companhia aérea islandesa, que vai contar com mais três destes aparelhos.

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A Icelandair já recebeu o seu primeiro avião Airbus A321LR, aparelho que marca o primeiro passo para a renovação da frota da companhia aérea islandesa, que deverá contar com mais três destes aparelhos, informou a Airbus, em comunicado.

O primeiro avião A321LR da Icelandair conta com 187 lugares e está configurado em duas classes de bordo, incluindo 22 lugares em Business e 165 assentos em classe económica.

“O A321LR é ideal para rotas transatlânticas, proporcionando alcance estendido com uma aeronave capaz de voar em rotas de até 4.000 milhas náuticas”, destaca a Airbus, que sublinha também a “avançada eficiência” deste aparelho, que consome menos 20% de combustível, assim como uma redução das emissões de CO2 face aos aparelhos mais antigos.

O novo avião da Icelandair conta também com motores que já estão preparados para operar com até 50% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), aumentando para até 100% a capacidade de SAF até 2030.

O aparelho conta ainda 40 compartimentos de bagagem, que proporcionam até mais 60% de capacidade de armazenamento face aos aviões de geração anterior, assim como sistema de entretenimento a bordo e o mais recente sistema de iluminação.

Até ao momento, a Airbus conta com 6.700 aparelhos A321 encomendados por mais de 90 clientes em todo o mundo.

 

 

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