Portugal considerado o “Melhor Destino de Enoturismo” do Mundo
O património enoturístico nacional foi reconhecido na FIBEGA onde Portugal foi distinguido como o “Melhor Destino de Enoturismo” do Mundo.
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Portugal foi eleito como o “Melhor Destino de Enoturismo” do Mundo, um reconhecimento promovido pela FIBEGA, a Feira Internacional de Turismo Gastronómico, sediada em Madrid, prémio entregue a Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, na capital espanhol, onde destacou “o compromisso do nosso país com a excelência no setor vitivinícola e turístico”.
Portugal possui 14 regiões vinícolas e é reconhecido como o 9.º país com maior área de vinha do mundo (190 mil hectares) e o 3.º com maior diversidade de castas autóctones (mais de 250 castas). Este património inclui a primeira Região Demarcada e Regulamentada do mundo, o Douro, reconhecida como Património Mundial da UNESCO desde 2001.
De acordo com os dados do Turismo de Portugal existiam, no final de 2022, 458 unidades de Enoturismo em Portugal, cuja concentração é, maioritariamente, no Norte (141), Centro (121) e Alentejo (126).
Carlos Abade, sublinha que “este reconhecimento internacional é um testemunho do trabalho conjunto, e do qual o Turismo de Portugal se orgulha, entre produtores, empresários, entidades públicas e privadas. Reforça o compromisso do país com a excelência no Enoturismo, consolida a nossa posição de liderança global, e demonstra a importância de continuar a inovar, desenvolver parcerias e qualificar a oferta com experiências autênticas e sofisticadas que ligam os visitantes com o território e a comunidade.”
O Enoturismo, uma vertente crescente do turismo nacional, tem desempenhado um papel crucial na qualificação e diversificação da oferta turística. Em 2023 e 2024, Portugal liderou o The Wine Lover’s Index e superou destinos como Itália, Espanha e França. Além disso, o país viu um aumento significativo no número de unidades de enoturismo distinguidas no World’s Best Vineyards 2024, com 11 propriedades reconhecidas, das quais três figuram no Top 50.
De referir ainda que segundo os dados do Turismo de Portugal, referentes a 2022, a origem dos visitantes é repartida de forma equilibrada entre o mercado nacional e internacional, com uma ligeira predominância dos não residentes. No top de origens internacionais assume particular relevo o facto de os dois principais mercados serem intercontinentais – EUA e Brasil – superando um vasto conjunto de mercados europeus, com os britânicos e alemães nas primeiras posições.
Esta tendência é contrariada nas regiões do Algarve e Madeira, por via dos importantes fluxos turísticos com origem na Europa, com marcada presença de alemães nas duas regiões, britânicos na Madeira e neerlandeses no Algarve.
Relativamente ao quem visita as unidades de Enoturismo, as visitas mais comuns têm origem em núcleos de reduzida dimensão, destacando-se os “grupos de amigos”, os clientes individuais ou as famílias sem filhos.
Desde 2019, data do lançamento do Programa de Ação para o Enoturismo, pelo Turismo de Portugal, mais de 80 projetos foram apoiados, com um investimento total superior a 94 milhões de euros, abrangendo formação para mais de 3.800 profissionais.