Futuro inclusivo de género para o turismo africano defendido em congresso
O Ministério do Turismo e Assuntos Culturais da Serra Leoa, em colaboração com a ONU Turismo, sediou um Congresso Regional de Mulheres no Turismo com o tema “Além do empoderamento, para educação, inovação e acesso financeiro”.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
O congresso reuniu mais de 500 participantes dos setores público e privado, alojamento e indústrias culturais e criativas em Serra Leoa. Com foco em políticas sensíveis ao género e expansão do acesso à educação, mentoria, inovação tecnológica e finanças, delegados de 12 países africanos enriqueceram as discussões: Serra Leoa, Burkina Faso, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Gâmbia, Quênia, Libéria, Namíbia, Nigéria, África do Sul, Zâmbia e Zimbábue.
Elcia Grandcourt, diretora para a África na ONU Turismo, foi acompanhada por representantes de várias organizações internacionais, incluindo ONU Mulheres e AUDA-NEPAD, bem como pelo Coordenador Residente da ONU para Serra Leoa.
Num forte compromisso com a inclusão, o congresso facilitou a participação de mulheres com limitações físicas, fornecendo interpretação em linguagem gestual e encorajando as mulheres com deficiência a envolverem-se plenamente em todas as atividades que digam respeito ao turismo.
Em sua mensagem de vídeo, Natalia Bayona, Diretora Executiva de Turismo da ONU, anunciou a alocação de 100 bolsas de estudo da organização “Tourism Online Academy” para o governo de Serra Leoa: 50 “Introdução à Gestão da Indústria do Turismo” e 50 “Introdução ao Direito Internacional de Turismo e Viagens”. Esta iniciativa aborda a necessidade urgente de educação abrangente e desenvolvimento de habilidades no setor de turismo, estendendo-se além da hospitalidade tradicional para incluir marketing digital e comércio eletrónico, com apoio governamental para a educação acessível.
Os especialistas também destacaram a importância de impor políticas de igualdade de género para garantir a representação das mulheres em funções de liderança e tomada de decisão, e para promover um ambiente de apoio à colaboração e networking. Estratégias inovadoras alavancando as redes sociais e o comércio eletrónico foram discutidas como ferramentas cruciais para a construção de marca e engajamento de mercado, enquanto abordar a exclusão digital para mulheres vulneráveis e geograficamente isoladas surgiu como uma prioridade.
No âmbito do congresso, foi realizado um workshop técnico sobre acesso financeiro, equipando 80 mulheres empreendedoras de 30 organizações e associações com insights para navegar em ecossistemas financeiros.
À margem do congresso, o Women in Tourism Africa Leadership Committee (WITLAC), um comité pan-africano apoiado por vários Estados-membros africanos e facilitado pelo Secretariado de Turismo da ONU, convocou duas reuniões fechadas para avaliar o progresso e desenvolver ainda mais iniciativas que apoiam o empoderamento das mulheres no turismo, tendo focado em educação, inovação e acesso a financiamento, com resultados tangíveis.