Futuro inclusivo de género para o turismo africano defendido em congresso
O Ministério do Turismo e Assuntos Culturais da Serra Leoa, em colaboração com a ONU Turismo, sediou um Congresso Regional de Mulheres no Turismo com o tema “Além do empoderamento, para educação, inovação e acesso financeiro”.
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O congresso reuniu mais de 500 participantes dos setores público e privado, alojamento e indústrias culturais e criativas em Serra Leoa. Com foco em políticas sensíveis ao género e expansão do acesso à educação, mentoria, inovação tecnológica e finanças, delegados de 12 países africanos enriqueceram as discussões: Serra Leoa, Burkina Faso, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Gâmbia, Quênia, Libéria, Namíbia, Nigéria, África do Sul, Zâmbia e Zimbábue.
Elcia Grandcourt, diretora para a África na ONU Turismo, foi acompanhada por representantes de várias organizações internacionais, incluindo ONU Mulheres e AUDA-NEPAD, bem como pelo Coordenador Residente da ONU para Serra Leoa.
Num forte compromisso com a inclusão, o congresso facilitou a participação de mulheres com limitações físicas, fornecendo interpretação em linguagem gestual e encorajando as mulheres com deficiência a envolverem-se plenamente em todas as atividades que digam respeito ao turismo.
Em sua mensagem de vídeo, Natalia Bayona, Diretora Executiva de Turismo da ONU, anunciou a alocação de 100 bolsas de estudo da organização “Tourism Online Academy” para o governo de Serra Leoa: 50 “Introdução à Gestão da Indústria do Turismo” e 50 “Introdução ao Direito Internacional de Turismo e Viagens”. Esta iniciativa aborda a necessidade urgente de educação abrangente e desenvolvimento de habilidades no setor de turismo, estendendo-se além da hospitalidade tradicional para incluir marketing digital e comércio eletrónico, com apoio governamental para a educação acessível.
Os especialistas também destacaram a importância de impor políticas de igualdade de género para garantir a representação das mulheres em funções de liderança e tomada de decisão, e para promover um ambiente de apoio à colaboração e networking. Estratégias inovadoras alavancando as redes sociais e o comércio eletrónico foram discutidas como ferramentas cruciais para a construção de marca e engajamento de mercado, enquanto abordar a exclusão digital para mulheres vulneráveis e geograficamente isoladas surgiu como uma prioridade.
No âmbito do congresso, foi realizado um workshop técnico sobre acesso financeiro, equipando 80 mulheres empreendedoras de 30 organizações e associações com insights para navegar em ecossistemas financeiros.
À margem do congresso, o Women in Tourism Africa Leadership Committee (WITLAC), um comité pan-africano apoiado por vários Estados-membros africanos e facilitado pelo Secretariado de Turismo da ONU, convocou duas reuniões fechadas para avaliar o progresso e desenvolver ainda mais iniciativas que apoiam o empoderamento das mulheres no turismo, tendo focado em educação, inovação e acesso a financiamento, com resultados tangíveis.