Caminhos da Geira e dos Arrieiros faz aumentar número de peregrinos com partida de Braga
De acordo com a Associação Transfronteiriça do Caminho da Geira e dos Arrieiros, o número de peregrinos que iniciaram o Caminho de Santigo, em Braga aumentou 7,9% devido a este percurso.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Durante este ano de 2024, dados compilados até 26 de outubro, 1.067 peregrinos iniciaram, em Braga, o Caminho de Santiago, correspondendo a uma subida de 7,9% em comparação com igual período do ano passado, destacando-se o Caminho da Geira e dos Arrieiros (CGA), pelo seu grande aumento de popularidade.
O CGA registou um aumento de 36,2% nas partidas de Braga, evoluindo de 354 para 482 peregrinos, comparando com o ano passado.
Segundo o Serviço de Peregrinos da Catedral de Santiago de Compostela, este caminho também registou um crescimento de 42,5% no número total de “compostelas” emitidas, consolidando-se como uma opção cada vez mais valorizada por quem procura uma peregrinação autêntica e imersiva.
Os dados indicam uma ligeira diminuição nas partidas de Braga pelo Caminho Português Central, que registou uma queda de 6% em termos homólogos. No entanto, o número global de peregrinos neste percurso cresceu 6,60%.
O aumento de peregrinos mostra Braga a consolidar-se como um ponto de partida relevante, com um contributo crescente do Caminho da Geira e dos Arrieiros. Segundo as associações que o promovem, foi percorrido este ano por mais de 1.200 peregrinos, havendo uma parte que não solicita a Compostela, logo não entra nas estatísticas oficiais.
O Caminho da Geira tem 239 quilómetros, começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela do Homem.
Nos últimos seis anos, foi percorrido por mais de 5.000 peregrinos, sobretudo de Portugal, Espanha, do resto da Europa, e de nações como do Afeganistão, Aruba, Austrália, Azerbaijão, Bahamas, Belize, Brasil, China, Correia do Sul, Colômbia, EUA, Japão, México, Porto Rico, Palestina e Uruguai.
Apresentado em 2017, reconhecido pela Igreja em 2019, e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021), o percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos: a Geira, a via do género mais bem conservada do antigo império romano ocidental, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos poucos que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.