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Évora recebe mais um hotel com a abertura do Holiday Inn Express

A mais recente abertura do Holiday Inn Express Évora surge de uma parceria entre o InterContinental Hotels Group (IHG) e a AHM – Ace Hospitality Management, empresa que integra o grupo Mercan Properties e que ficará encarregue pela gestão do hotel.

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O Holiday Inn Express Évora abre portas esta quarta-feira, próximo de pontos de interesse histórico e cultural como o Templo Romano, a Sé Catedral e a Capela dos Ossos.

A mais recente unidade hoteleira de Évora conta com 76 quartos, distribuídos entre 51 quartos de tipologia queen e 25 quartos twin, caracterizados pelos espaços de trabalho, máquinas de chá ou café e a disponibilização de serviço de lavandaria e engomaria.

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A tarifa inclui pequeno-almoço express com opções que vão desde bacon, ovos mexidos, produtos de pastelaria, cereais, iogurtes e fruta da época, existindo a possibilidade desta refeição ser embalada. O hotel dispõe ainda de 53 lugares de estacionamento, que incluem sete postos de carregamento para veículos elétricos e três lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida.

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A gestão do hotel será assegurada pela empresa AHM – Ace Hospitality Management, que integra o Grupo Mercan Properties.

Créditos: Website Holiday Inn Express Évora

“A inauguração do Holiday Inn Express Évora marca um passo importante na nossa estratégia de alargamento da presença da AHM em Portugal, e neste caso em particular no Alentejo, com uma parceria que estabelecemos com a IHG. No período de pouco mais de um mês, esta é a segunda abertura que assumimos neste território, sendo o quarto hotel IHG do grupo a abrir”, sublinha Mariano Faz, CEO da AHM – Ace Hospitality Management.

O novo Holiday Inn Express Évora é o segundo hotel no Alentejo da marca Holiday Inn, que faz parte do InterContinental Hotels Group (IHG), juntando-se agora ao Holiday Inn Beja, inaugurado em agosto, e ao Hilton Garden Inn Évora.

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Emprego e Formação

WTTC: Mulheres e jovens continuam a enfrentar barreiras no emprego nas viagens e turismo

O WTTC acaba de revelar que a pandemia da Covid-19 teve um forte impacto no emprego de mulheres e jovens no setor das viagens e turismo, e apela a ações urgentes para reverter esta situação, que ainda permanece.

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) lançou um novo relatório revelando o forte impacto da pandemia no emprego de mulheres e jovens no setor global de viagens e turismo.

Quase 70 milhões de pessoas que trabalham em viagens e turismo perderam os seus empregos durante a pandemia, mas mulheres e jovens foram desproporcionalmente afetados porque as suas funções eram mais propensas a serem desempenhadas nas áreas mais afetadas, como hospitalidade e serviços de alimentação.

Embora o setor tenha visto uma forte recuperação, o relatório “Tendências sociais no emprego em viagens e turismo” descobriu que este empregou 42 milhões de mulheres e pouco mais de 16 milhões de jovens em 2022, notavelmente abaixo dos 48,4 milhões de mulheres (-13%) e quase 19 milhões de jovens trabalhadores (15%) apoiados pelo setor em 2019.

Mesmo assim, e apesar do setor continuar a ser uma fonte vital de empregos para estes dois grupos, o relatório deixa claro que mais deve ser feito para garantir uma recuperação inclusiva e equitativa, destacando ser fundamental que aprendamos com essas dificuldades e implementemos medidas para proteger esses grupos de serem afetados desproporcionalmente em crises futuras.

O WTTC reconhece ainda que, apesar da recuperação económica mundial, a recuperação social continuou atrasada, principalmente para mulheres e jovens, que têm maior probabilidade de ficar presos em funções informais, de meio período ou de baixa remuneração, sem segurança ou potencial de crescimento.

Assim, Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, recorda que “mulheres e jovens são a espinha dorsal do nosso setor, mas continuam a enfrentar barreiras significativas”, para avançar que “ao investir em profissionalismo, promover políticas inclusivas e fomentar o empreendedorismo, podemos desbloquear todo o potencial desses grupos e garantir que o nosso setor lidere o caminho na criação de oportunidades de emprego significativas e sustentáveis.”

O relatório também destaca que as mulheres continuam sub representadas em cargos de alta remuneração e liderança, com a divisão de género no emprego em viagens e turismo quase refletindo a da economia em geral.

Trabalhadores jovens, que representam uma parcela maior da força de trabalho neste setor, em comparação à economia em geral, enfrentam desafios específicos no acesso a empregos estáveis.

De entre as principais áreas de foco para governos e o setor incluem: Desenvolver políticas de formação de competências e de igualdade de género; Melhorar as oportunidades de emprego para mulheres e jovens; Investir em programas de educação e liderança; Implementar práticas de contratação inclusivas e remuneração igualitária; Apoiar acordos de trabalho flexíveis e cuidados infantis; Promover o empreendedorismo através do apoio a startups e pequenas empresas.

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Transportes

Pablo Pastega passa a vice-presidente para a Europa Ocidental da FlixBus

A FlixBus reorganizou a atividade na Europa com a nomeação de Pablo Pastega como vice-presidente para a Europa Ocidental. O diretor-Ibérico da empresa, desde 2018, assume agora esta nova business region que, além de Portugal e Espanha, integra a França, Bélgica, Luxemburgo e os Países Baixos.

A FlixBus reorganizou a sua liderança a nível europeu, passando Pablo Pastega, até aqui diretor-geral da FlixBus em Portugal e Espanha, a liderar uma nova business region que integra, também, a França, Bélgica, Luxemburgo e os Países Baixos.

Em comunicado, a empresa que desenvolve a sua atividade na Europa há quase 13 anos, pretende “otimizar a sua presença neste continente, de forma a continuar a ganhar quota de mercado”.

O agora vice-presidente para a Europa Ocidental terá a seu cargo uma equipa de 170 colaboradores e uma rede de mais de uma centena de parceiros de autocarros, constituída maioritariamente por micro, pequenas e médias empresas locais, que se associam à FlixBus para proporcionar uma mobilidade acessível e de elevada qualidade aos milhões de passageiros que viajam nestes países.

Pablo Pastega refere que, “embora a FlixBus se tenha tornado um operador-chave em cada um dos países pelos quais sou agora responsável, a empresa enfrenta ainda muitos desafios”.

O novo vice-presidente para a Europa Ocidental da FlixBus descreve que, em França, considerado um mercado “vital para as viagens de longo curso na Europa”, a questão do encerramento da estação rodoviária de Bercy, a maior da Europa em termos de passageiros, é “essencial e deve ser resolvida”. Pastega refere ainda “o desvio dos subsídios concedidos ao carpooling, sobre o qual obtivemos uma importante vitória no Conselho de Estado em junho passado” como é tema a ser considerado.

Já em Portugal, Pastega diz que o setor e a sociedade “souberam tirar partido da abertura do mercado e, segundo os últimos dados disponíveis, o número de passageiros nos expressos duplicou”. No entanto, admite, “há ainda um longo caminho a percorrer, nomeadamente no que toca ao acesso dos terminais. É inadmissível que em cidades como Coimbra ou Évora a FlixBus não consiga parar no terminal rodoviário. Isto para não falar de Sete Rios, em Lisboa, onde tentamos parar já desde 2017”.

As questões relativas às infraestruturas estarão também no centro das discussões na Bélgica e nos Países Baixos nos próximos anos, para garantir que estes países “continuem a ser polos europeus dinâmicos para o transporte rodoviário de passageiros”, frisa o responsável da FlixBus.

Por último, em Espanha, o desafio da liberalização do mercado do transporte em autocarro é um objetivo antigo que é pessoalmente caro a Pablo Pastega, “tal como a luta contra certas formas de concorrência distorcida, organizadas em benefício de setores como o carpooling”.

“Enfrentaremos todos estes desafios com a ajuda das equipas existentes, que provaram a sua capacidade de tornar as viagens de autocarro atrativas, acessíveis e sustentáveis durante muitos anos”, conclui o novo vice-presidente para a Europa Ocidental da FlixBus.

Pablo Pastega terá como missão continuar a desenvolver a FlixBus nestes mercados, e centrar-se em questões específicas em cada um deles, como a segurança, as infraestruturas, e a criação de frotas mais sustentáveis, tal como acontece em França e no Benelux, onde estão a ser preparados projetos de autocarros movidos a bio-LNG, e também em Portugal, onde foi lançado, no início do mês, um autocarro 100% elétrico na ligação entre Lisboa e Porto.

Licenciado pela Kedge Business School e detentor de um MBA do INSEAD, antes de integrar a FlixBus Pablo Pastega trabalhou sete anos para a Cisco, tendo depois ocupado cargos de gestão em diferentes start-up europeias.

Em 2023, a Flix gerou um volume de negócios de 1.186 milhões de euros na Europa, e transportou 55 milhões de passageiros. Presente em todo o continente, a empresa liga quase 3.000 destinos todos os dias. Além disso, empenhada em transformar as viagens de longa distância à escala global, pretende ser uma força motriz para um futuro sustentável, oferecendo uma das soluções de emissões de CO2 mais baixas, estando a trabalhar para fazer evoluir a sua frota para combustíveis alternativos. A empresa estabeleceu o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono na Europa até 2040.

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Plane and a gas station with the inscription BIO. Decarbonization concept

Aviação

IATA vai conectar companhias aéreas e fornecedores de SAF para agilizar aquisição de combustível

A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo, anunciou que vai criar o Matchmaker de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), uma plataforma para conectar companhias aéreas com fornecedores de SAF, cujo lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2025.

Com esta decisão, a IATA pretende agilizar e simplificar o processo de aquisição de combustível de aviação sustentável e facilitar o cumprimento dos regulamentos de redução de carbono na indústria.

“A nossa visão é criar uma plataforma de matchmaking transparente, eficiente e acessível que acelerará a adoção do SAF à medida que a indústria da aviação avança em direção a emissões líquidas zero de CO2 até 2050. A plataforma fará isso, reduzindo os custos e complicações que as companhias aéreas enfrentam ao procurar fornecedores de SAF”, revelou Marie Owens Thomsen, vice-presidente sénior de sustentabilidade da IATA, avançando que “a maturidade e a globalização do mercado de SAF serão aprimoradas pela transparência que o SAF Matchmaker permitirá. Cada passo nessa direção é de grande importância, considerando que o SAF é a ferramenta de descarbonização mais significativa do transporte aéreo”, defendeu.

Especificamente, o SAF Matchmaker abordará três questões críticas:

– Conectividade: produtores e fornecedores de SAF poderão postar volumes de SAF disponíveis ou planeados e as companhias aéreas poderão registar o seu interesse em comprar volumes de SAF mostrados ou desejados. Quaisquer negociações subsequentes ocorrerão fora da plataforma.

– Visibilidade: A plataforma conterá informações abrangentes sobre o SAF disponível, como volumes, matéria-prima utilizada, localização e tecnologia de produção, reduções de emissões, bem como conformidade com o Carbon Offsetting Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA) ou a Diretiva de Energia Renovável da União Europeia (EU RED).

– Eficiência: A disponibilidade de uma plataforma central simplificará a aquisição de SAF, tornando a contectividade mais fácil e rápida para todas as partes. Também facilitará o desenvolvimento de inteligência de mercado com base em dados que a plataforma gerará.

O foco inicial da plataforma serão as companhias aéreas e os fornecedores de SAF, sendo que, futuramente, os governos e compradores corporativos de SAF não aeronáuticos também poderão participar.

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Turismo Centro de Portugal e municípios celebram Dia Mundial do Turismo com atividades na região

O tema escolhido para as celebrações deste ano é “Turismo e Paz”, de forma a lembrar o papel do setor na promoção da paz e do entendimento entre povos.

A Turismo Centro de Portugal (TCP) e vários municípios da região associam-se às celebrações globais do Dia Mundial do Turismo, comemorado a 27 de setembro, com uma série de iniciativas centradas no tema deste ano, “Turismo e Paz”.

A ONU Turismo – nova designação oficial da Organização Mundial do Turismo – escolheu o tema “Turismo e Paz” para lembrar o papel fundamental do setor na construção de pontes entre culturas e nações, promovendo a paz e o entendimento entre povos.

“O tema Turismo e Paz é especialmente relevante no contexto internacional que vivemos hoje”, afirma Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal. “O turismo, mais do que qualquer outra atividade, tem a capacidade de construir pontes entre culturas e promover o entendimento, ultrapassando fronteiras, desmontando preconceitos e celebrando as diferenças. É um agente de paz essencial que contribui para a estabilidade e o progresso global”, acrescenta.

Municípios celebram o Dia Mundial do Turismo
Um pouco por toda a região Centro, os municípios aderiram ao Dia Mundial do Turismo, com uma variedade de eventos que vão acontecer durante toda a semana. As atividades incluem entradas gratuitas em museus, conferências, passeios culturais e muitas outras iniciativas que apelam à descoberta e valorização do património local.

A programação completa das comemorações está disponível no site da Turismo Centro de Portugal (em turismodocentro.pt) e nas páginas oficiais dos municípios participantes.

Assim, em Abrantes, os visitantes podem participar em demonstrações gastronómicas, passeios de barco na albufeira de Castelo do Bode e visitar museus gratuitamente. Almeida oferece entrada livre no Museu Vilar Formoso Fronteira da Paz e no Museu Histórico-Militar, além de brindes para os visitantes dos seus postos de turismo.

Arganil celebra a data com uma caminhada guiada pela vila no dia 27, e uma visita de operadores turísticos no dia 3 de outubro, promovendo o território junto dos profissionais do setor. Cantanhede assinala a data com uma conferência sobre “O Turismo Enquanto Fator Dinamizador dos Territórios: Projeto Gândara Tour Sensations”, enquanto em Coimbra o destaque vai para a conferência “O Turismo em Coimbra Acontece”, no Convento São Francisco.

A Câmara da Covilhã assinala o dia 27 de setembro com ações que incluem a oferta de fotografias instantâneas, teatro de rua e a apresentação da remodelação do posto de turismo. O Festival Vapor, no Entroncamento, anima a região entre 27 e 29 de setembro, com concertos, teatro e atividades interativas para todas as idades. Já em Peniche e São Pedro do Sul, os municípios organizam percursos de limpeza costeira e trilhos ecológicos, envolvendo a comunidade em ações de sustentabilidade.

Numa iniciativa conjunta, os concelhos de Estarreja, Murtosa e Ovar promovem uma reflexão sobre o “Turismo Náutico e Marítimo na Ria, Oportunidades e Desafios “numa tertúlia agendada para dia 27. Ainda em Estarreja, são promovidas visitas gratuitas às principais atrações turísticas.

Em Figueira de Castelo Rodrigo, haverá visitas gratuitas ao Centro Interpretativo Ephraim Bueno, para conhecer a história da presença judaica no concelho, e Figueiró dos Vinhos promove o Roteiro Encenado “Figueiró dos Vinhos aos olhos de Malhoa”, que convida à descoberta do património da vila com ligação ao mestre José Malhoa.

O município da Guarda comemora a data com uma conferência na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e com uma caminhada de três quilómetros, seguida de uma sessão de yoga, nos Passadiços do Mondego. Tábua apresenta o novo portal “Tábua, O Encanto das Beiras!” e oferece uma cerveja artesanal local a todos os hóspedes que neste dia se encontrem alojados no território.

Torres Vedras organiza o Fórum Turismo de Torres Vedras, que reunirá especialistas e profissionais do setor para debater temas como o enoturismo e o nomadismo digital, enquanto Vila de Rei desafia os habitantes e visitantes a partilharem nas suas redes sociais fotos que apresentem e exibam os miradouros do território.

Vila Nova da Barquinha comemora a data com um concerto da Banda Sinfónica do Exército e um espetáculo pirotécnico, assim como com um percurso de limpeza do Trilho Panorâmico do Tejo.

Já no dia 25 de setembro, o Turismo de Portugal distingue empresas turísticas comprometidas com a sustentabilidade, numa cerimónia a realizar-se em Alcobaça, no âmbito do Programa Empresas Turismo 360°.

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Grande Prémio de Portugal de MotoGP confirmado até 2026 no Algarve

O Grande Prémio de Portugal de MotoGP vai disputar-se no Autódromo Internacional do Algarve (AIA) por, pelo menos mais dois anos, até 2026. Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, considera que “estamos a falar de um acontecimento que tem uma capacidade única de promover e projetar Portugal como destino turístico e como organizador de grandes eventos desportivos”.

“Conseguimos”. Foi desta forma que Jaime Costa, diretor-geral da Parkalgar, empresa gestora do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, anunciou, em conferência de imprensa, a realização de um contrato para dois anos, pela primeira vez”, disse Jaime Costa, diretor-geral da Parkalgar, empresa gestora do autódromo algarvio, em conferência de imprensa que decorreu nas instalações do AIA.

“O Grande Prémio de Portugal e o nosso traçado, com as suas particularidades únicas no calendário, são já uma referência para os pilotos e equipas. O facto de fecharmos um contrato por dois anos permite-nos encarar o evento de uma forma totalmente distinta, com uma continuidade de melhoria na oferta da experiência do espectador, de forma alcançar números recorde de visitantes ao nosso circuito e consequentemente ao país e região, deixando assente as suas mais valias económicas para o território. Estamos já a trabalhar no GP de 2025, para que seja, uma vez mais, um evento único em Portugal”, referiu Jaime Costa.

Igualmente presente na cerimónia o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, reforçou que o Grande Prémio de MotoGP  “é um dos eventos desportivos com maior visibilidade em todo o mundo, chegando a mais de 200 países e a mais de 430 milhões de lares. Logo, estamos a falar de um acontecimento que tem uma capacidade única de promover e projetar Portugal como destino turístico e como organizador de grandes eventos desportivos”.

Pedro Machado salientou ainda que, “ao apoiarmos a realização destas iniciativas estamos a reforçar a reputação e a capacidade de atracção do nosso país e isso é, do ponto de vista do turismo, muito relevante. Tem também um impacto económico imediato na economia regional que é igualmente significativo, uma vez que se trata de uma prova que movimenta milhares de pessoas, durante vários dias, entre espetadores e staff das equipas em competição”.

De referir que, em 2024, foram mais de 170 mil os espectadores que passaram pelas bancadas do circuito gerando o evento um impacto económico direto de aproximadamente 80 milhões de euros, tendo o GP de Portugal sido causador de um aumento de pagamentos através de cartão bancário de 14% para os cartões nacionais e 16% para cartões estrangeiros em especial oriundos do Reino Unido, Alemanha, Espanha e Irlanda.

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No outono 2024: Alemães trocam destinos do Mediterrâneo por viagens de longo curso

Como mostra a Mabrian, a Ásia, Médio Oriente e países nórdicos são alguns dos destinos de outono de 2024 para os viajantes alemães, que estão gradualmente a inclinar-se para alternativas aos destinos do Mediterrâneo, tradicionalmente ainda muito procurados para escapadas. As exceções a essa tendência são Portugal e Tunísia, já que a procura sazonal da Alemanha aumenta 5% e 52%, respetivamente, face ao outono de 2023.

Experiências que combinam cultura, atividades ao ar livre e paisagens são as principais motivações dos planos de viagem dos alemães, entre setembro e novembro.

Enquanto os países do Mediterrâneo continuam a atrair viajantes alemães, destinos de longa distância, particularmente no Médio Oriente e na Ásia estão a tornar-se cada vez mais populares para o outono de 2024. Esta tendência é destacada por uma análise recente da Mabrian, a plataforma global de inteligência de viagens e turismo que faz parte da The Data Appeal Company.

Para esta análise, o Share of Searches Index da Mabrian rastreou pesquisas de voos na Alemanha, feitas com pelo menos três meses de antecedência, para viagens entre setembro e novembro de 2024, com foco nos destinos de melhor desempenho para o mercado de viagens alemão.   “Ao contrário das reservas confirmadas, esta proporção mostra o grau de interesse do mercado em determinados destinos”, diz Carlos Cendra, sócio e diretor de Marketing e Comunicação da Mabrian. “Se as reservas são confirmadas depende de muitos fatores, desde a conectividade disponível, preços de voos e alojamento, ou outros fenómenos que podem influenciar a disposição dos viajantes de comprar ou gastar.”

Os dados também indicam que os planos de viagem entre setembro e novembro de 2024 refletem uma tendência de mudança, um ligeiro reajuste da procura ainda forte por destinos no Mediterrâneo e um aumento na procura por destinos alternativos de médio curso no Cáucaso e na Ásia Central, alguns países nórdicos e também na Península Balcânica.

Vários países asiáticos estão entre os 20 destinos mais procurados pelos alemães para o outono de 2024, sendo a Índia (+41% em comparação com o outono de 2023), Vietname (+35% ano a ano) e Singapura (+26%), os que apresentam o maior crescimento na procura, seguidos pelo Japão (+15% em comparação com o outono de 2023), Indonésia (+11%) e Tailândia (+10%).

À semelhança da Ásia, o aumento da procura por destinos do Médio Oriente para viagens de outono entre os alemães é alimentado pela conectividade aérea direta. A procura dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita cresceu +23% e +57% em comparação ao outono de 2023, assim como o Egito (+ 41%). Como indicam os dados da Mabrian, o Egito, e particularmente a Arábia Saudita, são considerados pelos alemães como os destinos culturais por excelência, também adequados para viagens ativas e ao ar livre, enquanto os Emirados Árabes Unidos são um turismo ativo e de compras de classe mundial.

Outros destinos de longo curso que estão a registar um aumento na procura neste outono são a Austrália (+21% em relação ao ano anterior), e destinos exóticos de sol e praia, como Maldivas (+23%), Maurícias e República Dominicana (+85% e +25%, respetivamente), bem como o Sri Lanka (+9% em relação ao outono de 2023).

Quanto ao médio curso, os viajantes alemães ainda mostram uma forte preferência por destinos tradicionais do Mediterrâneo para viagens de outono, como a Turquia em particular, além de Espanha, Itália, França ou Grécia), mas, à medida que a procura se estabiliza ou diminui ligeiramente este ano, em comparação com o mesmo período em 2023, a Península Balcânica, o Cáucaso e a Ásia Central, e alguns países nórdicos estão a tornar-se mais atraentes para este mercado.

Como explica Carlos Cendra, “essa mudança responde a um apetite por visitar destinos menos conhecidos e encontrar opções e experiências com melhor custo-benefício que ofereçam um equilíbrio entre atrações culturais, gastronomia e turismo ativo. Na verdade, as exceções a essa tendência são Portugal e Tunísia, já que a procura sazonal da Alemanha aumenta 5% e 52%, respetivamente, em comparação ao outono de 2023.

A procura alemã por viagens aos países nórdicos mostra tendências mistas: Dinamarca e Finlândia caem, enquanto Suécia e Noruega registam aumentos de +12% e +18%, impulsionados por atrações naturais e ao ar livre, particularmente atraentes para o mercado de Munique, com crescimento significativo da demanda.

Na península dos Bálcãs, Croácia (+45%), Sérvia (+25%) e Albânia (+73%) estão a tornar-se destinos populares de outono para os alemães, assim como o Cáucaso e a Ásia Central, com a Geórgia a registar +9% face o outono de 2023, juntamente com o interesse crescente no Uzbequistão, Azerbaijão e Cazaquistão, que ainda são destinos de nicho, mas a crescer significativamente.

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Rio Grande do Sul (Brasil) lança campanha para estimular turismo

O Rio Grande do Sul acaba de lançar uma campanha para estimular o setor do turismo que foi altamente prejudicado com as graves cheias que assolam aquele estado do brasil, em finais de abril deste ano.

O governo do estado lançou uma campanha de turismo, considerada como a maior junto do mercado da história do Rio Grande do Sul (RS) e que tem como objetivo posicionar o estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente após as enchentes que impactaram fortemente o fluxo de visitantes. À campanha somam-se outras ações que já vêm sendo realizadas para incentivar o setor turístico no RS.

A campanha inclui uma série de ações que abrangem desde anúncios em aeroportos brasileiros a inserções de áudio e vídeo em medias especializadas e em veículos de cobertura nacional. Na cerimónia de lançamento, também foi apresentado o vídeo da campanha, cujo tema é “O Brasil Abraçou o Rio Grande do Sul e Agora Queremos Abraçar o Brasil”, slogan inspirado em frases do governador do estado, Eduardo Leite, após as enchentes.

Eduardo Leite destacou a capacidade da população gaúcha de superar e reagir aos desafios enfrentados pelo Estado. “Passamos por muitos desafios e demonstramos a capacidade de reação do povo gaúcho e a nossa capacidade de superação, que também estamos a observar agora. Esta campanha do turismo soma-se a tantas outras ações que estamos a empreender ao longo dos últimos anos, como a recuperação da capacidade de investimento do estado e as iniciativas para impulsionar o turismo do Rio Grande do Sul”, afirmou.

A campanha tem como foco promover a resiliência, a segurança e a atratividade do estado, destacando as belezas naturais, a cultura e a gastronomia gaúchas em diversas regiões do Brasil e fomentando o setor turístico, um dos importantes pilares da economia.

Por sua vez, o secretário de Turismo, Ronaldo Santini, realçou que o estado está pronto para receber os turistas. “Este momento que vivemos hoje é muito importante, pois agora temos a oportunidade de demonstrar a todos aqueles que dedicaram um tempo significativo para nos ajudar a nos reerguermos que estamos prontos. Queremos convidar o Brasil e o mundo para nos visitarem, passearem pelas nossas paisagens, vivenciarem a nossa cultura na sua diversidade e conhecerem os sabores da nossa culinária”, afirmou para destacar que “com a retoma, em outubro, da nossa principal porta de entrada para turistas, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, precisamos mostrar que estamos prontos”, complementou.

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Iberia lança rota sazonal de inverno para Innsbruck

A operação sazonal da Iberia para Innsbruck, na Áustria, decorre entre 1 de dezembro de 2024 e 26 de março de 2025., contando com dois voos por semana, às quartas-feiras e domingos.

A Iberia anunciou um novo destino para este inverno, passando a ligar Madrid a Innsbruck, na Áustria, numa operação sazonal que vai decorrer entre 1 de dezembro de 2024 e 26 de março de 2025.

A operação sazonal da Iberia para Innsbruck vai contar com dois voos por semana, às quartas-feiras e domingos, num avião A320neo, somando um total de 11,500 assentos ao longo deste inverno.

Num comunicado enviado à imprensa, a Iberia lembra que Innsbruck, capital do Tirol austríaco, é um destino associado aos desportos de inverno e amado pelos praticantes de ski, que se junta a Salzburg, também na Áustria, e que também é um apreciado destino de inverno.

Os voos da Iberia para Innsbruck partem de Madrid pelas 06h50 e chegam à cidade austríaca pelas 09h25, enquanto em sentido contrário a partida de Innsbruck decorre pelas 10h15, chegando à capital espanhola pelas 13h00.

Os bilhetes para a nova rota de inverno da Iberia já se encontram disponíveis para reserva e apresentam preços desde 119 euros por trajeto, no website iberia.com

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VI Convenção do Mercado das Viagens vai ser em Lagos de 7 a 9 de fevereiro de 2025

A rede Mercado das Viagens anunciou, esta terça-feira, que a sua VI Convenção vai ter lugar na cidade algarvia de Lagos, entre os dias 7 e 9 de fevereiro de 2025. O tema é “Conectando sonhos, criando memórias”.

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Como já é tradição, este evento, de periodicidade anual, reunirá as agências de viagens da rede e os seus principais parceiros de negócios, assim como representantes do setor do turismo. “É sempre uma satisfação podermos encontrar os nossos principais parceiros e compartilhar experiências que fortalecem a nossa rede”, indica a nota de imprensa divulgada pelo Mercado das Viagens.

O primeiro dia da Convenção será inteiramente dedicado aos gerentes dos balcões da rede de gestão, com uma programação especial que incluirá convidados na área de estratégia de investimento, gestão financeira, coaching e programação neurolinguística, além de um docente na área de tecnologia e comunicação.

No dia 8 de fevereiro, a convenção contará com apresentações dos parceiros oficias e um workshop que reunirá um amplo leque de operadores do trade, proporcionando o networking e troca de conhecimentos.

“Estamos convencidos que este encontro será uma oportunidade proveitosa para todos os envolvidos, fortalecendo laços e impulsionando novas estratégias para o futuro do turismo”, diz ainda o Mercado das Viagens.

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Açores são Destino de Referência EarthCheck 2024

Os Açores foram reconhecidos como Destino de Referência EarthCheck 2024, distinção que reconhece a política de sustentabilidade em vigor no arquipélago açoriano.

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Os Açores foram reconhecidos como Destino de Referência EarthCheck 2024, distinção que reconhece a política de sustentabilidade em vigor no arquipélago açoriano, avança a Lusa, que cita o Governo Regional dos Açores.

Num comunicado do executivo açoriano, explica-se que “a Região Autónoma dos Açores preencheu os requisitos para ser reconhecida como um destino de referência da EarthCheck”.

“Os Açores foram cuidadosamente selecionados para acompanhar o desempenho em áreas-chave de meio ambiente e impacto no desempenho social, refere a nota divulgada pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores.

O reconhecimento foi atribuido porque os Açores ficaram classificados, em 15 dos indicadores EarthCheck avaliados, no nível de referência ou acima dele, a exemplo da emissão de gases com efeito de estufa, consumo de água potável, resíduos enviados para aterro, percentagem de análise de águas conformes, conservação do habitat e benefícios socioeconómicos.

Face a 2023, a região açoriana tem agora mais um indicador acima do nível de referência, concretamente a emissão de gases com efeito de estufa, demonstrando a evolução positiva da avaliação.

Já no que diz respeito às melhores práticas, os Açores foram distinguidos pela organização EarthCheck com “a percentagem de zonas verdes, a poupança de água e a segurança do destino”.

O normativo da EarthCheck reúne um conjunto de indicadores que permite acompanhar o desempenho do destino Açores, nas áreas conexas ao desenvolvimento sustentável a nível ambiental, sociocultural e económico.

Segundo Berta Cabral, secretária regional do Turismo dos Açores, estes resultados “demonstram, mais uma vez, uma evolução positiva, passando até a ter mais um indicador acima dos níveis de referência e mantendo os destaques nas melhores práticas”.

 

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